Sei sulla pagina 1di 4

Estudo Bblico: Casamento e Edificao Texto: Sl 127 Introduo H vrias idias equivocadas sobre a unio entre um homem e sua

mulher. Todas elas so fruto da influncia do pecado sobre o indivduo e as sociedades. Muitas pessoas acreditam que casamento loteria; questo de sorte ou azar. Diversas vezes ouvi as mais distintas pessoas dizendo: casamento loteria, alguns poucos acertam e a maioria erra. Outras pessoas pensam que casamento um lugar mtico, onde mora a plena felicidade e a plena realizao pessoal. a percepo do casamento conto de fadas. Casar-se para essas pessoas experimentar o paraso na Terra. E se no h essa plena felicidade no atual casamento, ela deve ser encontrada em outro casamento, com outra pessoa. Tais pessoas desconsideram o fato de que CASAMENTO SE CONTRI, NO NASCE FEITO NEM NOS DADO PRONTO. H ainda aqueles que vem o casamento como uma instituio falida e fracassada. Casamento uma conveno humana e social que mais prejudica do que ajuda. Na melhor das hipteses o casamento um mal necessrio. Essas pessoas transferem culpas e responsabilidades, POIS OS PROBLEMAS NO CASAMENTO SO CAUSADOS PELAS PESSOAS, NO PELA INSTITUIO. Todas as concepes acima so equivocadas. Casamento no questo de sorte ou azar; ele no uma loteria. Na verdade, a razo do sucesso no relacionamento conjugal no se encontra no acaso, mas na juno da obedincia humana com a orientao divina. Quando se obedece aos preceitos do Senhor no h como ser derrotado no matrimnio. Casamento no um conto de fadas; h lutas e dificuldades como em qualquer outro tipo de relacionamento. Infelizmente a velha natureza admica ainda reside em ns. Porm, o casamento tem sua graa, sua beleza e suas muitas alegrias e contentamentos. O casamento pode ser uma enorme bno. O fracasso de tantos casamentos no diz respeito instituio casamento, mas dureza do corao humano, obstinao em pecar e seguir o seu maligno corao. A culpa no do casamento; ela , na maioria dos casos, nossa. Desenvolvimento possvel ter um casamento feliz e abenoado? possvel sobreviver avalanche de separaes dos nossos dias? plausvel esperar o melhor para a vida conjugal? possvel endireitar o que est errado no matrimnio? Podese esperar reviver os dias de encantamento e bem-querer de outrora? Creio que sim. E quero apresentar a base bblica para isso a partir do Salmo 127. A coleo de Salmos que vai do 120 e termina no 134 chamado de cnticos de romagem ou cnticos de peregrinao. O Salmo 127, portanto, faz parte dessa coleo. Eles so assim chamados porque eram usados pelos judeus em suas peregrinaes a Jerusalm a fim de participar das trs festas fundamentais no judasmo: pscoa, pentecostes e tabernculo. 1

Neste salmo (127) os peregrinos pedem a bno do Senhor para a famlia. O salmista usa trs figuras para ensinar o povo a necessidade da presena de Deus no ambiente familiar. As figuras so a do construtor, do guarda e do trabalhador provedor. A idia fundamental do Salmo mostrar que, sem Deus, todo esforo vo. Deus tem que estar presente, edificando, protegendo e provendo o necessrio ao seu povo. Certamente o salmo no ensina a excluir a ao humana. O salmo no prope que fiquemos de braos cruzados quanto s nossas obrigaes e responsabilidades. Ele no nos incentiva a sermos displicentes com a segurana nem tampouco preguiosos quanto ao trabalho. O foco : coloque Deus no centro de sua vida. No faa nada sem a presena de Deus. Assim, no se trata de escolhermos: ou eu ajo ou Deus age. No esse o sentindo. A verdadeira mensagem : aja, mas no sozinho. Faa, mas sempre acompanhado da presena bendita do Senhor. VOC TEM QUE SER ATIVO E RESPONSAVEL EM SUA VIDA, MAS NO QUEIRA EDIFICAR, PROTEGER E PROVER SUA FAMLIA SEM A PRESENA E ORIENTAO DO SENHOR. O salmista, portanto, usa a imagem do construtor ou edificador de casas para falar da necessidade da presena de Deus e do uso de suas ferramentas e materiais. O texto no nos diz quais so os materiais e ferramentas usados, mas o todo das Escrituras, sim. Neste estudo, queremos olhar quais so as ferramentas e os materiais necessrios para edificar o casamento no Senhor. Vejamos, portanto, o que as Escrituras nos ensinam sobre esse tpico. Tema: Edificando o casamento Luz das Escrituras. 1) Precisamos fundamentar nosso relacionamento no amor. Infelizmente, mesmo dentro de nossas igrejas no se sabe o que o amor bblico. fato que as pessoas confundem amor com paixo. E muitos ainda pensam que amor apenas um sentimento. Por isso, tantos dizem: o amor acabou!, quando na verdade a paixo que foi embora. Gosto da definio de C. S Lewis sobre o amor. Ele diz que o amor uma disposio de alma. Traduzindo: o amor uma atitude. Amamos quando agimos. E pelas Escrituras podemos dizer que Lewis estava certo: Deus amou o mundo e deu Seu Filho para nos salvar (Jo 3.16) Jesus disse que o Samaritano que fez algo pelo ferido beira do caminho foi quem verdadeiramente amou o seu prximo (Lc 10.25-37). O homem deve amar sua esposa como Cristo amou a Igreja. E Cristo amou a Igreja fazendo algo: deu sua vida em resgate por ela (Ef 5.2233).

Para entendermos um pouco melhor sobre o amor precisamos estudar mais detalhadamente a suprema descrio sobre ele, ou seja, precisamos analisar 1 Co 13. De modo bem resumido, aprendemos neste texto que:

O amor est acima dos dons, da cincia e at mesmo de sacrifcio em nome de uma ideologia (vv. 1-3). O amor identificado por suas qualidades (vv. 4-6): 1) pacincia; 2) confiana; 3) simplicidade, 4) humildade; 5) decncia; 6) solidariedade; 7) calma; 8) perdo; e 9) santidade. O ensino claro o seguinte: o amor de acordo com as Escrituras tem comportamento adequado, porta-se corretamente. O amor identificado por suas aes (v. 7): ele est presente quando somos capazes de 1) sofrer; 2) crer; 3) esperar e 4) suportar. Dessa pequena anlise do texto, podemos aprender que:

Nada que tenhamos ou faamos maior ou melhor do que expressar o amor. Precisamos resgatar a verdade da supremacia do amor sobre todas as coisas. O QUE O MEU CONJUGE MAIS PRECISA SER AMADO(A). A MAIOR NECESSIDADE HUMANA AINDA AMAR E SER AMADO. Tudo mais perde seu valor e encantamento frente ao amor. O amor no mera palavra. Ele no se expressa apenas por meio de palavras, mas sim por intermdio de comportamentos bem definidos. QUEM AMA VAI DESENVOLVER COMPORTAMENTOS DIGNOS DO AMOR QUE DIZ TER O amor se manifesta em aes concretas. Quem ama age. Quem ama faz. Quem ama realiza obras que revelam o amor que diz ter.

Em suma: amor no paixo. Amor no se expressa apenas por palavras, mas, sobretudo, com comportamento pessoal e aes concretas. Quem quiser edificar seu matrimnio precisar amar como a Bblia ensina a amar. 2) Precisamos fundamentar nosso relacionamento no perdo. Poucas atitudes so to importantes em qualquer tipo de relao quanto o perdo. No h nenhum ser humano que no precise dar e receber perdo. Erramos. Pecamos. Mesmo tendo sido lavados e remidos no sangue de Jesus, a verdade existencial mais percebida a das nossas iniquidades, falhas e pecados contra o nosso Deus e contra os nossos semelhantes. E, infelizmente, os cnjuges no esto isentos de ofender o outro e ser ofendido. O crente ainda erra e peca. Ele no se encontra no patamar da perfeio. A Bblia muito clara sobre esse ponto (1 Jo 1. 8, 10). E por pecarmos e errarmos como qualquer outro ser humano, precisamos da graa do perdo. Mesmo os mais santos e consagrados erraro contra o seu cnjuge. Em maior ou menor grau, ofenderemos e magoaremos quem dizemos amar. Lembro-me da histria que ouvi sobre dona Ruth Graham, esposa do lendrio pastor batista Billy Graham. Perguntaram-lha se alguma vez ela quis separar-se do grande evangelista. Ela parou, pensou um pouco e respondeu: separar, no. Mat-lo, muitas vezes! Precisamos do perdo, pois sem ele no caminharemos muito longe (nem muito bem) em nossos relacionamentos. Voc muitas vezes precisar 3

pedir perdo. Voc muitas vezes ter que ministrar o perdo. E, se voc no tiver a disposio de perdoar e pedir perdo, falar como tantos tm dito: o amor acabou! Isto porque o corao fica to sobrecarregado com mgoas, ressentimentos, ms lembranas, raiva e dio que sufoca o amor (no o mata!) Pelas Escrituras, o que aprendemos que o amor jamais acaba (1 Co 13.8). O que acaba a nossa disposio em perdoar. O que realmente acontece que ficamos to cheios de ms experincias conjugais que pensamos que o amor acabou e assim, desistimos de continuar. H uma histria bblica que nos ajuda a solucionarmos este problema. Trata-se da histria das peregrinaes de Isaque (Gn 26. 12-25). Aps ter semeado e colhido uma extraordinria safra (v. 12) e enriquecido muitssimo (vv. 13-14), viu-se invejado pelos filisteus (v. 14) e sofreu a represlia de ter os poos dgua entulhados (v. 15). E tais fontes de gua eram indispensveis para a sobrevivncia e prosperidade de seus rebanhos. Isaque comea a desentulhar o que os filisteus entulharam. E ao desentulhar, brota novamente gua do poo. A gua no deixou de existir. Ela s estava obstruda. Assim o nosso corao. Quando ministramos perdo, o amor brota novamente. Quando nos dispomos a perdoar e a pedir perdo, a gua doce e preciosa do amor brota novamente em nossa alma e em nosso corao. Deus pode fazer maravilhas quando nos dispomos a perdoar. O contrrio tambm verdadeiro: no haver casamento sem perdo. O amor no vai surgir sem perdo. Apesar de no o matarmos, ns o sufocamos e o enterramos vivo. Lidei com casos de um dos cnjuges no se dispor a perdoar. No havia infidelidade, havia outros erros. O que aconteceu? Separao. Por qu? Simplesmente porque a pessoa simplesmente no quis tirar os entulhos da alma, no quis perdoar; queria manter no corao o ressentimento, a decepo, a dor e a mgoa. No havia espao para o perdo, nem tampouco para um recomeo. Preferiu-se tentar um novo relacionamento.

A insensatez dessa posio acreditar que em outro relacionamento a pessoa no vai encontrar a decepo, o desapontamento. Trocar de pessoa significa apenas trocar de problemas. s vezes nem significa trocar de problemas uma vez que os mesmos problemas podem se repetir na nova aposta. O que se deve fazer? Perdoar. fcil? No ! E perdoar to mais difcil quanto mais duro de corao a pessoa for. preciso retirar entulhos. Concluso. Deus quer edificar nosso casamento. Para isso, precisamos nos dispor a amar e a perdoar. Se no houver tais atitudes em nosso corao e alma, dificilmente iremos adiante em nossa vida conjugal. Resolva hoje amar na perspectiva bblica. Desenvolva os comportamentos exigidos pelo amor. Tenha aes que revelem amor. Tome a resoluta deciso de esvaziar seu corao de toda mgoa, ressentimento, amargura, dio e ms lembranas. Que assim seja. Amm! 4

Potrebbero piacerti anche