Sei sulla pagina 1di 29

Configuraes Globais

1A Unidades organizacionais 1 Mandante (client) 2 Empresa (company code) 3 Centro de lucro 4 Segmento 5 Sociedade 6 Diviso C1 Toda organizao para a qual devem ser criados um balano financeiro e uma demonstrao de resultados deve ser armazenada como empresa no sistema da SAP 1B Copia Empresa (dados copiados) 1 Definicao 2 Parametros globais 3 Tabelas customizing 4 Contas do razo 5 Determinacao de contas 1C - Definio de uma empresa 1 Chave da empresa com 4 digitos 2 Nome da empresa 3 Local 4 Pais 5 Moeda 6 Idioma 7 Endereco 1D Parametros globais na definio de uma empresa 1 Plano de contas 2 Exercicio 3 Defaults da empresa 1E Objetos na atividade processar empresa 1 Dados do endereo 2 Moeda padro para a empresa 3 Codigo do idioma 4 Codigo do Pais C2 Quando voc define uma diviso, so tem de inserir um cdigo alfalnumerico de quatro caracteres e uma descrio breve. Segmentos tem dez caracteres. Sociedades tem seis caracteres.

1F Necessidades de contabilidade 1 Para quais reas/segmentos da empresa possvel elaborar relatrios separadamente. 2 Para quais responsveis/diretores ser necessrio elaborar relatrios 1G Outras unidades organizacionais importantes 1 Diviso reas de operao independentes dentro da Cia. Ex.: treinamento/consultoria/desenvolvimento de software . 2 Centro de lucro reas onde so auferido s lucro dentro da empresa- hoje mais ligado ao segmento. 3 Segmento Intimamente ligado ao centro de lucro, basicamente na relao de 1 para 1 mas no necessariamente. Ex. SAP ERP/SAP B1 4 Sociedade Radical do CNPJ 5 rea funcional Administrativo/tcnico/vendas 1H Questes mais importantes para a seleo de objetos organizacionais: 1 Qual o principio contbil mais importante em meu empreendimento? 2 Segundo quais princpios as cifras so reportadas em minha sociedade 3 Minha sociedade estrutura sua demonstrao de acordo com os custos totais ou com a contabilidade de custos de venda? 4 Minha sociedade esta obrigado por lei a emitir demonstraes por segmento 5 Minha sociedade precisa emitir demonstrativos financeiros consolidados? C3 rea de contabilidade de custos o elemento organizacional mais importante no Controlling. Uma rea de contabilidade de custos identifica uma estrutura organizacional independente onde os custos e receitas podem ser administrados e alocados. Ela representa uma unidade de contabilidade de custos separada. possvel atribuir mais de uma empresa a uma rea de contabilidade de custos. Isto permite a contabilidade de custos interempresariais entre empresas. necessrio que usem o mesmo plano de contas e a mesma variante de exerccio.

T1 Voc pode atribuir uma diviso a uma empresa. Falso as diviso no so atribudas diretamente a empresa. Isto permite uma analise alem das fronteiras da empresa. C4 Ledger A empresa possui apenas um Ledger principal e ate 4 ledger no principais . Os lanamentos feitos no Ledger principal so automaticamente copiados para os ledgers no principais.

1G Cenrios (quais campos so atualizados no Ledger durante um lanamento) 1 Centro de custo 2 Preparao para consolidao (tipo de transao de consolidao e sociedade parceira) 3 - Diviso 4 Atualizao do centro de lucro 5 Segmentao 6 Analise de custo de venda 1H Principio Variante 1 Definir Variante 2 Determinar valores para a variante 3 Atribuir a variante a objetos 1I O exerccio contbil pode ser: 1 Independente do ano 2 Especifico do ano. C5 A variante do exerccio contem a definio de perodos contbeis e perodos extraordinrios. Os perodos extraordinrios so utilizados para lanamentos que no so atribudos a perodos de tempo, mas ao processo empresarial de encerramento do exerccio. No total, podem-se definir 16 perodos. 1J Categorias de taxas de cambio 1 Taxa histrica 2 Cotao para venda 3 Cotao para compra 4 Taxa mdia 5 A taxa em certas datas fixadas. 1M Ferramentas para atualizao de taxas de cambio 1 Inverso 2 Moeda base 3 Margens da taxa de cambio 1N Tipos de taxa de cambio 1 - Taxa de venda (B) 2 Taxa media (M) 3 Taxa de compra (G) 1O - Tipos de cotao 1 Direta (1 dlar 1 euro = 1,07021) 2 Indireta (1 euro 1 dolar = /0,93439) FAZER MACETE Direta , a moeda da empresa fica a direita da cotao

2 Dados Mestre
2A Etapas para criar um plano de contas 1 definio do plano de contas 2 propriedades do plano de contas 3 atribuio do plano de contas a empresa 2B Definio do plano de contas 1 Chave do plano de contas 2 Descrio 3 Idioma de atualizao 4 Tamanho do numero da conta razo 5 Criao manual ou automtica das classes de custo 6 Plano de contas do grupo de empresa 7 Status de bloqueado C6 Atribuio de plano de contas Todas as empresas precisam ter um plano de contas atribudo. Um plano de contas pode ser atribudo a vrias empresas (principio variante) 2C Segmento de plano de contas O plano de contas contm informaes bsicas sobre as contas. As informaes de uma conta so resumidas em um segmento de plano de contas 1 Numero da conta 2 Nome da conta (texto breve e descritivo) 3 Campos de controles 4 Campos de consolidao 2D Status do campo 1 Oculto 2 Exibir (somente leitura) 3 Entrada obrigatria 4 Entrada opcional C7 Status de campo para dados mestre O status de campo tem origem na transao e no grupo de contas, sendo que a prioridade vem do enumerado acima, sendo Oculto o de maior prioridade e Entrada Opcional o de prioridade mais baixa.

2E Tipo de conta 1 Contas a receber (conta de reconciliao) D 2 Contas a pagar (contas de reconciliao) K 3 Ativo A 4 Material M 5 Razo S

6 Contratos V 2F Excees para exibio de partidas individuais 1 Contas de conciliao (clientes/fornecedores) 2 Contas de receita 3 Contas d estoque de materiais 4 Contas de impostos 2E Administrao de partidas em aberto 1 contas de compensao bancria 2 Contas de compensao para entrada/sada de mercadorias/faturas 3 Contas de compensao de salrios C8 Se a moeda da conta for a moeda interna, a conta poder receber lanamentos em qualquer moeda. As outras moedas sero convertidas na moeda interna para cada partida individual. Se o indicador apenas saldos em moeda interna estiver marcado no registro de dados mestre, a movimentao no perodo ser administrada apenas para montantes convertidos na moeda interna. Contas cuja conta for em moeda estrangeira, podero receber lanamentos apenas em nessa moeda estrangeira. 2F Segmentos empresariais O segmento empresarial uma parte de uma sociedade que: 1 realize atividades comerciais que geram receitas em vista das quais despesas podem ser incorridas 2 Cujos lucros operacionais so regularmente inspecionados pelo administrador principal 3 sobre a qual existam informaes financeiras correspondentes. 2G Repartio de documentos Levar para contas do ativo e passa o rateio que suas contra partidas receberam quando de suas origens 1 entrada manual 2 implementao de BAdi 3 definio de regras de substituio 4 classificao contbil standard T2 Os segmentos tem referencia temporal Falso No possvel exibir, ativar ou modificar um segmento dentro do intervalo. Os segmentos esto atribudos a uma hierarquia? Falso

Como a diviso, os segmentos no so atribudos a nenhuma estrutura e podem ser utilizados entre empresas. Posso atribuir o mesmo segmento a vrios centros de lucros? Verdadeiro Os segmentos esto associados a regras legais e esto ligados a vrios centros de lucros. 2I Cancelada 2J Segmentos em contas do razo auxiliar (clientes/fornecedores) 1 No nvel do mandante 2 Segmento da empresa 3 Segmento da rea de vendas/compras C9 - Em grupos de clientes/fornecedores intervalos de numerao no podem sobrepor-se. Embora uma mesma faixa de numerao possa ser atribuda a mais de um grupo.

C10 Controle do status de campo em contas do razo auxiliar. Seguem os mesmo 4 status de campo do plano de contas (Oculto/Exibir/Entrada Obrigatoria/Entrada opcional). Tem origem no Grupo de contas/ na empresa e na transao. C11 Principio do controle duplo. Pode-se definir que uma pessoa faa modificaes nos dados mestre de cliente ou de fornecedor, enquanto outra responsvel pela confirmao das modificaes, normalmente para modificaes criticas de clientes/fornecedores. C12 Compensao de cliente/fornecedor Se um cliente for tambm fornecedor ou vice-versa, o programa de pagamento podero compensar partidas em aberto reciprocamente. C13 Pagador recebedor alternativo Vende para um, recebe de um terceiro. Compra de um paga o terceiro. Devidamente indicado no dado mestre. C14 Sede/Filial. Venda para cada filial da casas Bahia, gera contas a receber no dado mestre da matriz pagadora.

3 CONTROLE DE DOCUMENTOS
3A Documentos so identificados de modo exclusivo: 1 Numero do documento 2 Empresa 3 Exerccio fiscal 3B Documentos contem o seguinte: 1 Cabealho do documento 2 Entre 2 e 999 partidas. 3C Chaves de controle importantes: 1 Tipo de documento 2 Chave de lanamento (PK) C15 Se o sistema atribui automaticamente o numero do documente Atribuio interna. Se o usurio digita o numero de documento atribuio externa. Se for externa pode ser alfanumrico C16 Lanamento de uma partida por linha. Ex. Uma linha a debito e outra linha a credito. No tem cod_debito/cod_credito na mesma linha. 3D Tipo de documento definem o seguinte: 1 Intervalo de numerao para nmeros de documentos 2 Tipos de contas autorizados para lanamentos 3 Status dos campos texto do cabealho e numero de referencia no cabealho do documento. 4 Se as faturas so lanadas com o processo de contabilizao liquida. 3E Tipos de documentos standard/principais 1 DR Faturas de clientes. 2 DG Notas de crditos de clientes 3 DZ Pagamentos de clientes 4 SA Lanamentos da conta no razo 5 AB documentos gerais 6 KR Faturas de fornecedores 7 KG Notas de crditos de fornecedores 8 KZ Pagamentos de fornecedores 9 KN Faturas liquidadas e notas de credito de fornecedores C17 - O tipo de documento AB permite lanamento em todos os tipos de contas. Todos outros tipos de documentos limitam os tipos de contas em que possvel fazer o lanamento. O tipo de documento DG, por exemplo, permite apenas fazer lanamentos no cliente (D) e nas contas do razo (S).

3F Intervalo de numerao de documentos 1 Numerao interna o sistema grava o numero atual e atribui o prximo 2 Atribuio externa de nmeros O usurio insere o numero, podendo ser alfanumrico. 3G Chaves de lanamento 1 - Em que tipo de conta possvel lanar uma partida 2 Se o item lanado como dbito ou crdito 3 O status de campo de detalhes adicionais. 3H - Chaves de lanamento standard 1 Contas do razo. 40 a Debito e 50 a Credito 2 Faturas de clientes. 01 a Debito e 50 a Credito 3 Faturas de fornecedores. Debito 31 e 40 a Credito. C18 O status do campo no lanamento do documento vem do dado mestre da conta contbil e da chave do lanamento. Lembrando que neste caso a combinao de Ocultar com Entrada Obrigatria gera erro. 3I Grupos de tolerncia pode-se inserir limites superiores para : 1 Montante total por documento 2 Montante total por item de cliente/fornecedor 3 Desconto que um usurio pode concede nesse grupo de tolerncia. 3J Lanamentos simples na contabilidade 1 Conta do razo 2 Faturas de clientes 3 Notas de crdito do cliente 4 Faturas do fornecedor 5 Notas de crdito do fornecedor

4 CONTROLE DE LANCAMENTOS
4A Duas vises de documentos na contabilidade financeira. 1 Viso de entrada 2 Viso do razo 4B Processo de repartio de documentos 1 Repartio passiva. (a repartio original (rateio) transferida aos itens compensados) 2 Baseado em regra baseado em uma regra de repartio. 3 Criao de linhas de compensao. cria linhas de compensao de maneira que consegue o saldo zero no centro de lucro ou na diviso. 4C Objeto da repartio standard 1 Diviso 2 Centro de lucro 3 Segmento

C19 Saldo zero. Exemplo. O lanamento reparte o documento em segmento A e B. Se o segmento estiver definido como saldo zero. Alem de se preocupar em zerar o documento como um todo o sistema ira reparticionar usando contas de compensao de maneira que dentro do segmento A o saldo do lanamento tambm ser zero e mesma coisa para o segmento B.

C20 Um procedimento de repartio, em suma , o total de todas as regras de repartio de todas as transaes comerciais. Como tal, o procedimento de repartio define como e sob quais circunstancias sero efetuadas reparties de documentos. De forma detalhada, isso significa que cada procedimento de partio define como cada categoria de partida tratada nas transaes.

4D Valores propostos em opes de processamento 1 Entrada de recibo (status do campo) 2 Exibio de documentos 3 Partidas em aberto (forma de exibio de partidas em aberto) 4E Campos permitidos para modificao 1 Cabealho do documento Numero de referencia e texto 2 Nos itens NO permitido alterao na chave de lanamento, no montante, nem em qualquer outro que interfira na conciliao.

4F Campos que so registrados conforme os usurios modifiquem lanamentos 1 O campo que foi modificado 2 Valores novos e antigos 3 Usurio que fez a modificao 4 A hora e a data da modificao 4G Pre- requisitos para modificao 1 Perodo de lanamento em aberto 2 Partida individual no compensada 3 Lancamento como debito/lanamento como crdito 4 Sem nota de crdito referente a fatura 5 sem nota de crdito de adiantamento 4H Regras de modificao de documento 1 Tipo de conta 2 Classe da transao 3 Empresa 4I Maneiras de estornar um documento 1 Lanamento de estorno normal 2 Lanamento negativo 4J Dados para condies de pagamento 1 Data base 2 Condies de desconto 3 Percentual de descontos 4K Condies de pagamento propostas/Local da fatura 1 Se em FI do segmento da empresa no dado mestre do cliente 2 Se no gerenciamento da ordem do cliente , vem do segmento da rea de vendas 3 Se no gerenciamento da ordem de compra , vem do segmento de compras

C21 Condies de pagamento em notas de crdito/notas de dbito (devolues) so copiadas da fatura original, desde que esta esteja referenciada.

4M Dados bsicos das condies de pagamento 1 Dia limite 2 Descrio da condio de pagamento 3 Tipo de conta (define o livro auxiliar onde a condio de pagamento pode ser criada (cliente/fornecedores)) 4N Controle de pagamento 1 pode-se usar chaves de bloqueio 2 - Forma de pagamento 4O Data base em condies de pagamento 1 Valores propostos : Nenhuma proposta, data do documento, data de lanamento, data de entrada. 2 Especificaes para clculo da data base: uso de um dia fixo.

C22 Dias limites, define uma regra para ate determinado dia, tipo ate dia 15 e outra para depois do dia 15. Os dias limites permitem condies de pagamento especificas da data em uma chave de condies de pagamento. Pode-se definir diversas verses de condies de pagamento, cada uma delas com diferentes diasC23 Para pagamento em prestaes deve-se definir uma condio de pagamento para cada prestao. Depois deve-se definir uma condio com a flag pagamento de prestao e atribuir as condies criadas anteriormente a esta. C24 Lanamento de desconto procedimento bruto. A fatura lanada em receita ou despesa pelo valor bruto. Na compensao da fatura o desconto lanado em despesa de desconto ou receita de desconto (somente no dia da compensao) C25 Lanamento de desconto procedimento liquido. A fatura lanada na despesa ou receita pelo valor liquido, o restante lanamento em uma conta de compensao de desconto. Quando da compensao da fatura o montante e tirado da conta de compensao de desconto, Se o desconto no se confirmar, a diferena lanada em uma conta de perda do desconto.

T3 Os dias limites definem as datas das validades de desconto. Resposta : falso Os dias limites so utilizados para gravar diversas verses de condies de pagamento sob a mesma chave de condio de pagamento. 4P Base de calculo do imposto 1 Montante liquido itens tributveis menos o desconto 2 Montante bruto itens tributveis incluindo o valor do imposto 4Q IVA Liquidado/suportado 1 IVA Liquidado um passivo da empresa em relao a repartio publica 2 IVA suportado um contas a receber, um crdito, que a empresa tem com a repartio publica. 4R Exemplos de operaes interempresariais 1 Uma empresa compra de outras empresas (suprimento centralizado) 2 Uma empresa paga fatura de outras empresas (pagamento central) 3 Uma empresa vende mercadorias para outras empresas

C26 Integrao em tempo real CO FI Os lanamentos so efetuados em tempo real (para cada documento do CO). Nesse caso, o documento subseqente de FI no possui contas de compensao. As linhas de compensao sero necessrias apenas se a atividade em contabilidade gerencial /CO (2) resultar em uma modificao da entidade de balanceamento.

5 Compensao
5A Exemplo de lanamentos com compensao 1 lanada uma fatura em uma conta de cliente. Esta fatura mencionada como uma partida em aberto porque at agora no foi paga. 2 O cliente paga a fatura e o pagamento atribudo a partida em aberto 3 A fatura compensada e o pagamento atribudo a partida em aberto 4 Exemplo de compensao de conta fazer, manualmente, a compensao de uma fatura em aberto com um crdito relacionado e pagamento na conta. Ce1 Compensacao na conta e lanamento com compensacao 5B Programa de compensao 1 Etapas: Agrupar itens para cada conta. Se o saldo for zero , os itens so marcados para compensao. 2 Pre requisitos: Critrios do customizing/ contas definidas para compensao automtica. 3 Itens no compensados( partidas mesmo/ lanamentos estatsticos/ itens com imposto retido na fonte.) 5C Agrupamentos para seleo de partidas em aberto 1 Numero de conta de conciliao 2 Moeda 3 Cdigo de razo especial 4 Cinco critrios livremente definidos do cabealho ou do item do documento. Ex. Numero de referencia/campo de atribuio. 5D O programa de compensao no compensa 1 Partidas mesmo 2 Lanamentos estatsticos relativos a letras de cambio 3 Adiantamentos somente podem ser compensados se os itens de compensao de adiantamento j estiverem sido lanados 4 Itens com entradas de imposto retido na fonte. C27 Processo de pagamento manual Um pagamento manual uma transao que compensa uma partida em aberto, geralmente uma fatura, pela atribuio manual de um montante de compensao. Uma entrada de pagamento, geralmente utilizada em contas a receber, compensa um montante devedor em aberto. Uma sada de pagamento, geralmente utilizada em contas a pagar, compensa um montante de crdito em aberto. 5E Etapas de um pagamento manual 1 Os dados so inseridos no cabealho do documento 2 As partidas em aberto so selecionadas para compensao 3 A transao gravada.

5F Seo cabealho do pagamento do programa de pagamento manual 1 Data do documento 2 Tipo de documento 3 Empresa 4 Data de lanamento ( e conseqentemente perodo contbil) 5 Cdigo da moeda (taxa de cambio e data da converso, se nenhum for informada usada a tabela de converso) 6 referencias necessrias para identificar a entrada de pagamento nos campos: numero do documento de referencia/texto do cabealho do documento/ texto da compensao 5G Seo dados bancrios do programa de pagamento manual 1 conta do razo 2 Montante 3 Encargos bancrios 4 Data efetiva 5 Texto 6 numero de atribuio 5F Seleo de partidas em aberto (do programa de pagamento manual) 1 Conta e tipo da conta 2 Partidas em aberto normais ou transaes do razo especial 3 Numero do aviso de pagamento 4 Outras contas 5 selees adicionais voc pode usar por exemplo: distribuir por idade ou pesquisa automtica 5G Lanamento automtica para compensao de partidas em aberto 1 Despesa/receita por descontos 2 Compensao de desconto (processo de contabilizao liquida) 3 Ajustes de imposto 4 diferenas de cambio 5 encargos bancrios 6 - compensao de pagamentos interempresariais 7 pagamentos a maior ou a menor dentro das tolerncias 5H Regras de tolerncias para diferenas aceitveis 1 Grupo de tolerncia para empregados 2 Grupo de tolerncia para contas do razo 3 Grupo de tolerncia para clientes/fornecedores 5I Processamento de diferenas de pagamento no irrelevantes 1 pagamento parcial 2 partida residual 3 diferena lanada em uma conta atribuda a um motivo ou um novo item de lanamento 4 pagamento da conta

5J Motivos de diferena 1 Lanamentos de diferenas 2 Pagamentos parciais 3 Partidas residuais 5K Outras funes opcionais 1 Controle do tipo de aviso de pagamento que enviado ao cliente 2 Controle da conta em que lanado uma partida residual 3 Lanamento automtico de uma partida residual em uma conta do razo especificada. 4 excluso de partidas residuais de verificaes de limite de crdito porque so litigiosas

6 LIVRO CAIXA
6A Atribuies do livro caixa 1 Criar um livro caixa separado para cada moeda. 2 fazer lanamentos em contas de cliente, de fornecedor e do razo. 3 Executar vrios livros caixas em cada empresa. 4 Selecionar uma chave de 4 dgitos para identificar o livro caixa. 6B Definio de livro caixa. 1 Empresa onde se quer utilizar o livro caixa 2 O nome de identificao do livro caixa 3 As contas do razo onde se quer lanar as transaes do livro caixa. 4 A moeda 5 Tipos de documentos aceitos (Lanamentos em contas do razo/sadas de pagamentos de fornecedores/entradas de pagamentos de fornecedores/sadas de pagamentos de clientes/entradas de pagamentos de clientes) 6C Tipos de transao contbil 1 Despesa (E) 2 Receitas 3 Transferncia de fundos lquidos 4 Do banco para o livro caixa (C) 5 Do livro caixa para o banco (B) 6 Entradas/Sadas de pagamentos do contas a receber (D) 7 Entradas/sadas de pagamentos do contas a pagar (K) D Entradas e sadas de pagamento no livro caixa, exige a existncia previa de uma fatura no razao auxiliar 6D Criao de transaes contbeis 1 Empresa 2 Tipo de transao 3 cdigos de impostos 4 para as categoria (E,R,C e B) pode-se indicar uma conta razo a ser proposta 5 Para as categorias (E e R) deve-se definir um cdigo de imposto 6 A transao contbil ter um numero e poder ser chamada pelo seu nome ou numero 7 Cdigo que bloqueia lanamentos pode ser definido C28 O livro caixa uma das transaes contbeis Enjoy que voc pode processar em uma nica tela. Nesta tela, voc pode inserir, exibir e modificar entradas do livro caixa. Pode-se gravar entradas de livro caixa localmente no livro auxiliar do livro caixa e copi-las ou elimin-las. As entradas do livro caixa gravadas so lanadas no razo, por exemplo, no final do dia de trabalho. NO ON LINE

C29 - Voc pode inserir um documento de livro caixa com uma repartio de documentos. Em outras palavras, um documento de livro caixa pode conter vrios itens com diferentes cdigos de imposto e/ou classificaes contbeis relevantes para a contabilidade de custos. Quando o documento de livro caixa encaminhado para a contabilidade financeira, somente criado um documento contbil.

7 PAGAMENTOS AUTOMATICOS 7A Processo de pagamento automtico 1 Entrada das faturas 2 Faturas pendentes so analisadas para verificao de vencimento 3 As faturas a serem pagas so preparadas para verificao 4 Os pagamentos so aprovados e/ou modificados 5 Pagamentos das faturas 7B Configurao da estrutura do programa de pagamento 1 Todas as empresas 2 Empresas pagadoras 3 Forma de pagamento/pais 4 Forma de pagamento para empresa 5 Seleo de bancos 6 Bancos da empresa 7C Todas as empresas (configurao da estrutura do programa de pagamento) 1 Relaes de pagamento interempresarial 2 Empresas que processam pagamentos 3 Descontos 4 Dias de tolerncia para pagamentos 5 As transaes de cliente e fornecedores a serem processadas 7D Empresas pagadoras (configurao da estrutura do programa de pagamento) 1 Montantes mnimos de entradas e sadas de pagamentos 2 formulrios de aviso de pagamento e EDI 3 especificaes de letra de cambio 7E Forma de pagamento/pais (configurao da estrutura do programa de pagamento) 1 Definir/criar formas de pagamento validas para o pais (cheques/transferncia bancaria/ letra de cambio etc) 2 Requisitos de registro mestre, ou seja, endereo obrigatrio 3 tipos de documentos para lanamentos 4 Programas de impresso 5 Moedas permitidas 7F Formas de pagamentos/empresa(configurao da estrutura do programa de pagamento) 1 Montantes de pagamento mnimo e Maximo 2 Se pagamentos no exterior e em moeda estrangeira so aceitos 3 Opes de agrupamento 4 Otimizao bancria 5 Formulrios de meios de pagamento

7G Seleo de bancos (configurao da estrutura do programa de pagamento) 1 Ordem de classificao 2 Montantes 3 Contas 4 Despesas/taxas 5 Data efetiva (d+1, d+2)

7H Seleo de bancos /Sequncia hierarquica (configurao da estrutura do programa de pagamento) 1 Forma de pagamento 2 Moeda, vazio se pertencer a todas as moeda 3 Ordem de prioridade 4 O identificados do banco da empresa que deve ser usado. 7I Seleo de bancos, contas e montantes: (configurao da estrutura do programa de pagamento) 1 Conta de compensao para o lanamento do livro auxiliar 2 Conta de compensao para letras de cambio 3 Recursos financeiros disponveis em cada banco C30 A data efetiva utilizada com administrao de caixa e previso. Trata-se de o numero de dias ate a data efetiva da sada do recurso no banco. 7J Seleo de bancos, despesas/taxas (configurao da estrutura do programa de pagamento) 1- Calculas encargos bancrios adicionais para entrada/sada de pagamentos 2- Utilizado com letras de cambio 3- Configurao adicional de lanamento automtico 7K Definies para executar o programa de pagamento automtico 1 O que deve ser pago? 2 Que forma de pagamento ser utilizada? 3 Quando ser efetuado o pagamento? 4 - Quais empresas sero consideradas? 5 como ser feito o pagamento? 7I Identificao da operao de pagamento 1 Data de execuo 2 Identificao

C31 A lista de propostas mostra os parceiros de negcios e montantes a serem pagos ou recebidos. Conforme a estrutura de linhas que os usurios selecionam para a tela, podem ser exibidos os nmeros dos documentos associados e os descontos. As excees tambm so listadas aqui. Os usurios podem pesquisar vrias vezes para visualizar e modificar os detalhes das partidas com pagamento individual. 7J Lista de excees (pagamento automtico) 1 A fatura esta bloqueada 2 Dados invlidos no registro mestre 3 Forma de pagamento invalida 4 Banco da empresa invalido 5 O montante de pagamento menor que o montante mnimo definido para pagamento 6 dinheiro insuficiente para o banco da empresa por configurao 7 Saldo devedor. C32 aconselhvel utilizar as subcontas bancrias para o lanamento de entrada e sada de pagamentos, por exemplo, contas para cheques emitidos, sada de transferncias, cheques recebidos e transferncias recebidas. C33 O tipo de documento para documentos de pagamento definido nas especificaes da forma de pagamento especificas do pais. Para os pagamentos interempresariais voc pode inserir outro tipo de documento utilizado para os lanamentos de compensao. Ambos os tipos de documento devem ser definidos utilizando a atribuio interna de nmeros. 7K Execuo da impresso em pagamento automtico 1 Transferem os meios de pagamento, os avisos de pagamento e a lista de pagamentos para a administrao de impresso. 2 Transferem os dados de pagamento IDS (intercambio de dados por suporte magntico) para a administrao IDS 3 Criam documentos intermedirios para pagamentos selecionados, que podem ser encaminhados para subsistema EDI 7L Formulrios de Meios de pagamento 1 Formulrio para aviso de pagamento e aviso de saldo zero 2 Formulrio de nota de acompanhamento de EDI 3 Formulrio de meios de transferncias de pagamento 4 Formulrio seguinte, por exemplo, nota de acompanhamento de DME. 7M PAYMENT MEDIUM WORKBENCH (PMW) (vantagens) 1 Uniformidade 2 Formatos podem ser alterados facilmente, sem serem efetuadas modificacoes 3 Podem ser criados novos formatos sem programao

C34 A granularidade especificada na definio do formato do meio de pagamento e determina a forma como os meios de pagamento devem ser impressos, separadamente, em agrupamentos de pagamentos, Geralmente, um agrupamento de pagamentos corresponde a um arquivo de pagamento. C35 A verificao do saldo devedor aps a criao de uma proposta de pagamento, avalia todas as partidas de dbito vencidos sem uma forma de entrada de pagamento com relao aos pagamentos propostos. Se o saldo devedor ou saldo credor resultante for inferior ao montante mnimo de pagamento, os pagamentos sero adicionados a lista de excees e a conta ser colocada em uma lista de contas bloqueadas. C36 O Schedule manager representa um conjunto de atividas a serem executadas ao longo de um perodo de tempo. Pode ser utilizado para programar funes de pagamentos automticos.

8 SISTEMA DE COBRANCA AUTOMATICA

8A Sntese do sistema de advertncia. 1 Atualizar parmetros 2 Programa de emisso de advertncias 3 Modificar advertncias 4 Iniciar impresso de advertncias. 8B Estrutura de configurao do programa de advertncia 1 Procedimentos de adevertencia 2 Niveis de adevertencia 3 Despesas/taxas 4 Montantes mnimos 5 Textos de advertncia 6 Ambiente 8C - Procedimentos de advertncia (Sintese) 1 Chave do procedimento de advertncia a ser usada. 2 Uma descrio do procedimento de advertncia 3 O intervalo de advertncia em dias 4 O mnimo de dias em atraso, aps o qual ser enviada uma advertncia 5 Periodos de carncia por partida individual 6 Codigo do calculo de juros para calculo de juros de mora 7 Carta de advertncia, mesmo se o saldo da conta for positivo. 8D Selecionar partidas em aberto para envio das advertncias 1 Empresas 2 Intervalo de contas de clientes/fornecedores 3 Selecao livre de clientes e fornecedores 4 Documentos lanados ate a data de: 5 Selecao livre de documentos. 8E Etapas da emisso de advertncias 1 Quais contas sero consideradas na emisso de advertncia 2 Quais so os itens em atraso e eles devem ser advertidos em que nvel de advertncia. 3 A conta deve ser advertida? Como?

9 CORRESPONDENCIA 9A Tipos de correspondncia 1 Aviso de pagamento 2 Extrato de conta 3 Correspondencia individual 4 lista de partidas ema aberto 5 Definidos pelo usurio C37 Um tipo de correspondncia representa um tipo de carta no sistema. Voce deve criar um tipo de correspondncia para cada tipo de carta necessrio. Os tipos de correspondncia podem ser selecionados pelo usurio durante o processamento de transaes comerciais ou podem ser utilizados automaticamente de acordo com as regras definidas pelo usurio ou pelo sistema.

10 ESPECIFICO DO PAIS (CHEQUES E LOCKBOX) 10A Documentos de pagamento e cheques 1 Programa de pagamento automtico 2 Lanamento e impresso de cheques 3 Lancamento manual de cheque escrito a Mao ou datilografado. 10B Invalidar cheques e estorno de pagamentos 1 Invalidar um cheque emitido 2 Invalidar um cheque no usado (roubado ou acidentalmente danificado) 3 Invalidar e reimprimir um cheque (erro de impresso) 4 Invalidar informao de cheque para a execuo de pagamento (estoque de cheques esgotado) 5 Renumerar cheques (impresso incorretamente) 6 Invalidar cheque e cancelar pagamento (fatura paga incorretamente) 10C Registro de cheques 1 Todos os cheques 2 Cheques pendentes 3 Cheques pagos 4 Cheques invalidados 10D Cheques descontados (depositados e compensados) 1 O cheque marcado como descontado no registro de cheques 2 Um documento de compensao criado 3 O documento de pagamento e a fatura original so atualizados com a data de resgate 4 Os dados do cheque compensado podem ser manualmente inseridos, ou automaticamente carregados por meio do prgrama RFEBCK00 C38 LockBox um servio que o banco oferece para facilitar a cobrana e o processamento de entradas de pagamento, de forma ordenada. Em vez de enviar os pagamentos para o seu escritrio, os clientes enviam, pelo correio, os pagamentos e os avisos de pagamento diretamente para uma localizao do banco central, em geral, em uma caixa postal. As baixas destes recebimento acontecem atravez de processamento de um arquivo fornecido pelo banco com a relao dos cheques recebidos atravs da LockBox. C39 Entradas de lanamentos em LockBox Geralmente, o programa de importao LockBox configurado para lanar uma entrada em caixa em um conta de entrada de pagamentos e uma conta para entradas em caixa no atribudas. Quando as informaes do aviso de pagamento so compensadas com partidas em aberto do cliente, a partida ema Berto e o lanamento na conta para entradas em caixa no atribudas so compensados. Os

cheques no atribudos permanecem na conta de entradas em caixa no atribudas e devero ser processados manualmente em uma transao de processamento posterior.

11 SINTESE DAS ATIVIDADES DE ENCERRAMENTO 11A Atividades de pre-encerramento 1 - Tecnicas Abertura do novo perodo contbil (FI) 2 FI Inclusao de provises/diferimentos, processamento de lanamentos peridicos e despesas com crditos irrecuperveis no AR, lanamento de despesas de depreciao e juros na contabilidade do imobilizado. 3 MM Atualizao da conta de compensao EM/EF, lanamento de reavaliaes do material. 4 HR Lanar despesas de folha de pagamento 5 SD Lanar sada de mercadorias por entrega aos clientes 6 Tecnicas- Encerrar o ms anterior ao MM, encerrar os livros auxiliares (FI), encerramento preliminar do razo (FI)

11B Atividades pos-encerramento 1 FI Avaliaes em moeda estrangeira 2 Tcnica encerramento final do perodo anterior 3 FI/CO Criao de relatrios externos e internos.

12 BALANCOS FINANCEIROS 12A Estrutura do balano/DRE 1 Quais itens a serem includos e a sequencia e hierarquia desses itens 2 O texto descritivo dos itens 3 O plano de contas e as contas individuais que so relevantes para o relatrio 4 Os totais a serem exibidos 12B Itens especiais no balano 1 Imobilizado 2 Passivos 3 Lucro 4 Perda 5 Resultado de lucros e perdas 6 Contas no atribudas 7 Anexos do balano 12C Atribuio do grupo de contas segundo o saldo 1 Se o saldo conjunto de todas as contas listadas neste item for um saldo devedor ele aparecera aqui. 2 - Se o saldo conjunto de todas as contas listadas neste item for um saldo credor ele aparecera aqui. 3 Os saldos sempre aparecero aqui. No importando se devedor ou credor. C40 O relatrio de pesquisa uma ferramenta que permite analisar a movimentao da conta do razo em um perodo e os balanos/demonstraes de resultados. Voce tambm pode efetuar a analise de desvios como comparaes de dados planejados/reais, comparaes anuais e assim por diante.

13 CONTAS A RECEBER C41 Atividades de encerramento do contas a receber/pagar No inicio do exerccio fiscal executado o programa de transporte de saldo inicial, que faz o transporte de saldos das contas dos clientes para o exerccio seguinte. Os perodos de lanamento do exerccio fiscal anterior so bloqueados e os perodos especiais para o encerramento de lanamentos so abertos. Uma reconciliao tcnica garante que o lanamento dos documentos no tem problemas. Os saldos so confirmados, os documentos em moeda estrangeira so avaliados, os valores so ajustados e as contas a receber so reagrupadas. C42 Avaliao em moeda estrangeira. A avaliao em moeda estrangeira ser necessria se as contas de fornecedor contiverem partidas em aberto em uma moeda estrangeira. Os montantes destas partidas em aberto so convertidos para moeda local no momento em que so inseridos, segundo a taxa de cambio atual . A taxa de cambio ser provavelmente diferente na hora do encerramento, e as partidas em aberto devem ser avaliadas novamente. Um programa avalia as partidas em aberto de acordo com a nova taxa de cambio e insere a diferena de avaliao nas partidas individuais avaliadas. Ele tambm cria os lanamentos de avaliao. 13A Areas de avaliao 1 Definir reas de avaliao de variao cambial 2 - Atribuir um mtodo de avaliao no customizing 3 C43 Ajuste do valor individual para credito duvidosos (PDD) Os crditos duvidosos so liquidados como ajuste do valor individual (AVI) durante o encerramento do exerccio. O mtodo do razo especial pode ser utilizado para este processo, j que a transao inserida na conta do cliente e, tambm, lanada em uma conta do razo especial, ajustes de valores individuais para contas a receber. Tendo sido assegurado que a dvida irrecupervel ou que o valor a receber foi pago, o ajuste do valor individual pode ser estornado. Se a dvida for irrecupervel, o valor a receber ser compensado na conta do cliente e o montante, lanado na conta de depreciao do contas a receber. O IVA ajustado no lanamento. C44 Reagrupamento no contas a pagar e a receber As contas a pagar e a receber devem ser listadas separadamente no balano. Como possvel que alguns fornecedores tenham um saldo devedor, estes saldos precisam ser alterados nas contas de fornecedores similares a clientes antes da criao dos balanos/demonstraes de resultados.

Em alguns pases tambm necessrio que as contas sejam agrupadas no balano de acordo co o restante da vida til (ex. a vencer em 30 dias/ a vencer em 31/90 dias/ a vencer a mais de 90 dias) Ambos reagrupamentos so executados com um programa especial. Ao mesmo tempo, estes reagrupamentos so retirados no primeiro dia do perodo seguinte, uma vez que o reagrupamento no necessrio ao processamento dirio. Este processo tambm deve ser usado no caso da conta de reconciliao de um fornecedor tenha sido alterada durante o exerccio.

14 PROVISOES E DIFERIEMENTOS 14A Distino entre provises/diferimentos 1 Provises Situao de acionamento: economicamente, despesas/receitas pertencem ao perodo atual e somente so lanadas em um perodo subseqente quando uma fatura recebida ou emitida. 2 Diferimentos Situao de acionamento: Despesas/receitas so lanadas no perodo atual quando h o recebimento/emisso de uma fatura, mas economicamente elas pertencem, ao menos em parte, a um perodo futuro. C45 Accrual engine Ele recebe com entrada dados bsicos que descrevem o assunto a ser utilizado na proviso, por exemplo, dados de um contrato de locao. O accrual engine usa esses dados para calcular as provises e cria os lanamentos peridicos associados. Exatamente com acontece com o motor de uma mquina, o Accrual engine no visvel para o usurio final. O usurio trabalha com os componentes da aplicao do acrual engine. Os assuntos a serem utilizados nas provises so inseridos nesses componentes e encaminhados para o accrual engine. 14B O Accrual Engine usado para : (entre outras coisas) 1 Provises manuais na contabilidade financeira 2 Provises relativas a prmios 3 Contabilidade de leasing 4 Intellectual property management 12C Vantagens do Accrual engine 1 Calculo automtico de provises 2 Lancamento peridico automticos 3 Simulacoes 4 Suporta relatrios paralelos 5 Sistema de informaes extensivo 6 Componentes de aplicao so fornecidos pela SAP eno precisam ser criados pelos clientes.

Potrebbero piacerti anche