Sei sulla pagina 1di 2

Controle por Cdigo de Barras

A codificao dos materiais essencial para todo o controle sistemtico e preciso que o Caixa Digital oferece. Para que um material possa ser reconhecido pelo o sistema e rastreado a qualquer momento, ele necessita de uma identidade nica (seu cdigo). Atravs do cdigo de barras de um material possvel obter: sua situao, sua suposta posio, as informaes que nele deveriam constar, seu tipo, modelo e categoria. A cada mudana de situao do material necessrio ler seu cdigo de barras, assim o sistema sempre possui um registro atualizado do material. Os principais eventos que requerem leitura de material pelo seu cdigo de barras so: Envio de material de ponto de distribuio (Sede) para ponto de vendas; Recebimento de material em ponto de venda; Baixa de material danificado em ponto de venda; Venda de material em ponto de venda; Devoluo (para o ponto de distribuio) de material danificado ou enviado para ponto de venda incorreto; Recebimento de material devolvido em ponto de distribuio (Sede).

As leituras dos cdigos podem ser feitas por digitao ou atravs de leitor de cdigo de barras (que a soluo mais rpida e precisa). Dependendo do volume de material, a leitura de todos os materiais pode ser custosa. Nesses casos recomenda-se o uso de lotes de materiais. Cada lote de material possui um cdigo de barras. Efetuando a leitura desse cdigo, registra-se a chegada (recebimento) ou o envio (expedio) de todos os cdigos de barras dos materiais que compe o lote. A composio dos lotes feita durante o momento em que os materiais recebem seus cdigos de barras.

Outras Vantagens do Uso de Cdigo de Barras


Preciso nas Vendas Quando um produto vendido, seu cdigo de barras lido, dando baixa do material no estoque. Na leitura, o sistema identifica exatamente que tipo de material est sendo vendido, identificando inclusive o preo total a ser cobrado. Dessa forma os preos sempre sero devidamente informados aos vendedores, evitando venda de materiais com valores errados (como venda de placas refletivas pelo preo de placas normais), intencionalmente ou no.

Controle de Erros de Produo Quando um produto que se encontra no posto est danificado, seja pelo funcionrio que o manejou ou por algum outro fator, a obrigao do funcionrio notificar o sistema do erro. O material errado fica registrado no sistema e encaminhado para a verificao fsica na sede, garantindo que o erro apontado confere com as condies do material. Essa rotina permite identificar os pontos de venda onde a perda de material grande.

A Inscrio de Cdigo de Barras


Os cdigos de barras dos materiais so primeiramente gerados por um software (como o DigitalDesk BarCode) para ento serem impressos nos materiais. No modelo atual do Rio de Janeiro, os materiais recebem a impresso em uma esteira acoplada a uma impressora industrial. Logo aps a impresso, na mesma esteira, retirada uma fotografia do cdigo impresso. O cdigo da fotografia interpretado (OCR) e verificado com o cdigo que deveria ser impresso, garantindo que a impresso no material est correta e legvel. O maior empecilho para implantao de controle de estoque por cdigo de barras (utilizado pelo Caixa Digital) o investimento inicial em impressoras industriais. Em razo disso, outras possibilidades, como etiquetao simples em papel adesivo, esto sendo avaliadas para substituio, visando um custo mais acessvel para produes de volumes menores.

Controle de Estoque Por Quantidade


O controle de estoque (no aplicada pelo CaixaDigital) por quantidade uma opo que no requer a codificao dos materiais. Os materiais enviados a um posto so conferidos atravs de sua contagem, no identificando os materiais individualmente. Numa situao ideal o modelo no apresenta problemas. Os problemas surgem quando materiais so extraviados, sendo impossvel identificar, por exemplo, se eles foram perdidos no envio ou no recebimento, ou ainda se eles foram enviados para um destino errado (outro posto de venda). Materiais enviados para o destino errado no podem ser rapidamente identificados, reduzindo a eficcia do remanejamento para o posto que deveria receb-los. A vantagem de controle de estoque por quantidade o seu reduzido preo de implantao, ao custo de um controle impreciso que se assemelha a um controle feito atravs de planilhas.

Mais informaes sobre o sistema Caixa Digital no site http://caixadigital.digitaldesk.com.br ou pelo email contato@digitaldesk.com.br

Potrebbero piacerti anche