Sei sulla pagina 1di 11

O processo comunicativo e seus elementos

O usurio de uma lngua a usa diariamente para vrias finalidades: comprar, vender, expressar opinies, sentimentos e necessidades. A finalidade sempre se comunicar com o outro, pois s assim conseguir sobreviver. A grande questo : O que comunicar? Muitos acreditam que basta transmitir uma mensagem para estar comunicando. Outros acham que compreender uma ideia uma forma de comunicao. No entanto, s h comunicao se uma mensagem for passada e a mesma for entendida pelo receptor. Se o falante colocar a ideia e ela no for assimilada pelo ouvinte, no houve comunicao. Por isso, somente para ilustrar, os grandes sucessos na televiso so de programas que falam para um pblico especfico. certo que um mesmo programa no atingir a todas as camadas sociais existentes no Brasil. Sendo assim, o artista tem que saber para quem est se dirigindo, pois assim escolher o nvel de linguagem adequado e conseguir prender a ateno do telespectador.

Segundo Martins e Zilberknop (2004), a comunicao se d por meio de um processo que contm elementos importantes para a realizao dela.

Fonte: de onde parte a mensagem.

Ex.: Pedro no tem computador. Por isso, ele pediu que Joo escrevesse um e-mail para Maria, em seu nome, para dizer que a ama. Maria leu o e-mail. No caso acima, Pedro a fonte, pois a mensagem partiu dele.

Emissor: quem transmite a mensagem.

Ex.: Pedro no tem computador. Por isso, ele pediu que Joo escrevesse um e-mail para Maria, em seu nome, para dizer que a ama. No caso acima, Joo o emissor, uma vez que ele est passando a mensagem.

Mensagem: a ideia que se quer transmitir.

Ex.: Pedro no tem computador. Por isso, ele pediu que Joo escrevesse um e-mail para Maria, em seu nome, para dizer que a ama.

Lngua Portuguesa: da oralidade escrita

No caso acima, a mensagem eu te amo.

Canal: o meio pelo qual se passa a mensagem. Pode ser natural (meios sensoriais) ou tecnolgico (todo e qualquer recurso que no use o corpo).
Ex.: Pedro no tem computador. Por isso, ele pediu que Joo escrevesse um e-mail para Maria, em seu nome, para dizer que a ama. No caso acima, o canal tecnolgico. Ex.: Pedro fez um corao no ar para Maria. No caso acima, o canal natural. Cdigo: um conjunto de sinais estruturados usados por uma comunidade lingustica. Pode ser verbal (usa a palavra escrita ou falada) ou no-verbal (sinais, cores, desenhos, entre outros recursos). Ex.: Pedro no tem computador. Por isso, ele pediu que Joo escrevesse um e-mail para Maria, em seu nome, para dizer que a ama. No caso acima, o cdigo verbal, tendo em vista que a mensagem foi escrita. Ex.: Pedro fez um corao no ar para Maria. No caso acima, o cdigo no-verbal, pois a mensagem foi transmitida por meio de um sinal.

Receptor ou recebedor: aquele que recebe a mensagem e tem o importante papel de repass-la, quando for o caso, para o destinatrio.
Ex.: Pedro pediu para Joana dizer a Maria que a ama. No caso acima, Joana o receptor porque repassar a mensagem de Pedro para Maria.

Destinatrio: a quem a mensagem se destina.

Ex.: Pedro pediu para Joana dizer a Maria que a ama. No caso acima, Maria o destinatrio, pois a mensagem para ela e no para Joana.

Fatores que podem atrapalhar a comunicao


Durante o processo comunicativo, precisamos garantir que o receptor est prestando ateno na mensagem para que ele a compreenda. Esse cuidado

14

O processo comunicativo e seus elementos

deve ocorrer porque existem fatores que atrapalham a comunicao, como colocam Martins e Zilberknop (2004, p. 31):

rudo qualquer interveno que atrapalhe a transmisso de uma mensagem.


Ex.: Som alto, televiso ligada, roupas extravagantes.

entropia uma mensagem desordenada, que no tem incio nem fim. Muitas vezes no tem sentido.
Ex.: Pegar eu Maria. redundncia a repetio da mesma mensagem com outras palavras. Ao mesmo tempo que ela tenta assegurar a compreenso da mensagem, pode passar tambm que o emissor no domina outro assunto ou no acredita na capacidade de compreenso de seu ouvinte. Ex.: A abordagem da gramtica faz-se necessria porque ela importante para a construo de texto. Produzir textos implica em conhecer bem a sintaxe da lngua. necessrio conhecer suas normas para a escritura de textos.

Qualidades de um bom texto


Tanto o texto oral quanto o escrito precisam ter algumas qualidades que garantam no somente a compreenso, mas a elegncia. possvel uma produo escrita ser elegante? claro que sim. Para garantir a harmonia do texto, precisamos nos atentar aos seguintes fenmenos:

aliterao repetio do mesmo som.

Ex.: O suave som de sua voz soa muito bem. emenda de vogais na sequncia frasal, se escolhermos palavras que terminam e comeam com a mesma vogal, damos um tom deselegante ao texto. Ex.: Ela a avisou do perigo.

cacofonia repetio de sons desagradveis ou formao de palavras chulas na sequncia frsica.


Ex.: A boca dela muito bonita.

rima a combinao sonora geralmente no final da palavra.

Ex.: O corao grando do Pedro ganhou o amorzo de Maria.

15

Lngua Portuguesa: da oralidade escrita

repetio de palavras usar o mesmo termo no texto, sem substitu-lo, demonstra falta de vocabulrio.
Ex.: Maria uma boa aluna. Maria estuda todos os dias um pouco de cada contedo. Maria bem-conceituada com os professores e Maria ter, certamente, um futuro brilhante.

excesso de que oraes muito longas apresentam vrios que, deixando o texto arrastado.
Ex.: Eu disse que gostaria que ela pedisse seu presente logo e que isso iria facilitar a vida dele. preciso tomar cuidado com a pontuao e com a ordem das palavras na frase, pois se esses recursos so mal empregados, eles comprometem a compreenso da frase. Muitas vezes escrevemos difcil para mostrarmos que dominamos a lngua. Entretanto, para que o receptor entenda a mensagem, precisamos escrever da forma mais simples e clara. Clareza a segunda qualidade de um bom texto. Colocaremos alguns exemplos de frases no claras.

Ex.: No absolves? No absolvo. No absolves? No! Absolvo. (mudana de sentido) Indicamos plulas calmas para pessoas. Contratamos garotas para cuidar de criana de boa aparncia. Um texto claro no mundo de hoje to importante quanto um texto conciso. Conciso outra qualidade de um bom texto. Como se sabe, as informaes atualmente so rpidas e mudam constantemente. O uso da internet, do celular, dos jornais por grande parte dos falantes nativos faz com que textos objetivos sejam lidos. No temos mais tempo para ficarmos lendo textos emproados, com informaes desnecessrias e falsas. Por isso, quanto mais objetivo e verdadeiro for o texto nos dados que fornece, mais leitores ele ter. Abaixo segue um exemplo de um texto no conciso.

Ex.: Estudar, como j se sabe, exige muita disciplina e determinao. Todos tm conscincia que muitas horas de sono sero sacrificadas, bem como o tempo com a famlia. No entanto, o mundo atual, cheio de informaes rpidas, pede uma qualificao cada vez maior e mais abrangente por parte de todos. Isso, com toda a certeza, s se alcana atravs do conhecimento. Cabe, ento, com muita seriedade e estudo, buscar esse diferencial para ser, sempre, uma pessoa com chances no mercado de trabalho.

16

O processo comunicativo e seus elementos

Deixando esse texto mais conciso, ele ficaria assim. Ex.: Estudar exige muita disciplina e determinao. Todos tm conscincia que muitas horas de sono sero sacrificadas, bem como o tempo com a famlia. No entanto, o mundo atual pede uma qualificao cada vez maior e mais abrangente por parte de todos. Isso s se alcana atravs do conhecimento. Cabe, ento, com muita seriedade e estudo, buscar esse diferencial para ser uma pessoa com chances no mercado de trabalho.

Funes da linguagem
No processo comunicativo, utilizamos a nossa linguagem com funes predeterminadas. Ningum conversa sem ter um objetivo; ns queremos que um dos seis elementos da comunicao seja evidenciado na nossa fala. Por isso, temos seis funes da linguagem. De acordo com Martins e Zilberknop (2004, p. 35-36), so elas:

Funo referencial (ou denotativa ou cognitiva)


Aponta para o sentido real dos seres e coisas.

Por que a Lua fica amarelada de vez em quando?

(FRANCO, 2005)

O fenmeno ocasionado pela disperso da luz. Como a Lua no tem luz prpria, ela reflete a luz do Sol, que branca resultado da soma de todas as cores. Quando atravessa a atmosfera do nosso planeta, a luz refletida pela Lua se dissipa pelo ar. Em contato com as molculas dos gases que compem o ar (oxignio, nitrognio e hidrognio), algumas cores, como o violeta, o azul e o verde, podem se dispersar a ponto de se tornarem imperceptveis. o que acontece quando a Lua est mais prxima do horizonte ao amanhecer ou anoitecer. Nesses momentos, a luz penetra a parte da atmosfera mais prxima do cho e, para isso, tem de atravessar uma camada mais densa de ar. Nesse processo, perde boa parte de suas cores azul e verde. Sobram muito amarelo, laranja e vermelho. A mistura dessas cores que d o tom amarelado, diz Luiz Nunes de Oliveira, professor do Instituto de Fsica de So Paulo (USP).

17

Lngua Portuguesa: da oralidade escrita

Quando est bem no alto do cu, a luz refletida pela Lua conserva a cor original, que o branco. Isso porque o ar mais rarefeito em altitudes elevadas, fazendo com que a perda das tonalidades luminosas verde, azul e violeta seja pequena.

No texto anterior, Lua um satlite natural da Terra. No tem nenhum sentido figurado, apenas o sentido denotativo.

Funo emotiva (ou expressiva)


Centra-se no sujeito emissor e tenta suscitar a impresso de um sentimento verdadeiro ou simulado.

Confisso
Eduardo Lages/Paulo Srgio Valle

Eu s queria saber de voc E se voc vive mesmo sem mim Pois eu ainda no te esqueci Em cada amor eu procuro voc [...]

Funo conativa (ou apelativa ou imperativa)


Centra-se no sujeito receptor e eminentemente persuasria.

Propaganda dos relgios Citizen


[...] Mude de atitude. De bateria no. Young Eco-drive Dispensa troca de bateria [...] Na propaganda anterior, vimos que o objetivo fazer com que o receptor deixe de fazer algo que ele fazia para ter um relgio mais moderno.
18

O processo comunicativo e seus elementos

Funo ftica (ou de contato)


Visa a estabelecer, prolongar ou interromper a comunicao e serve para testar a eficincia do canal.

Al, al, marciano


Rita Lee/Roberto de Carvalho

Al, al, marciano Aqui quem fala da Terra Pra variar estamos em guerra Voc no imagina a loucura O ser humano t na maior fissura porque T cada vez mais down o high society [...]

O termo al tenta iniciar uma conversa, por isso ela testa o canal (neste caso, rdio ou telefone) em que se d o processo comunicativo.

Funo metalingustica
a lngua falando da prpria lngua. Serve para transmitir ao receptor reflexes sobre a lngua.

O que saber amar


Guilherme Arantes

[...] O seu olhar em mim a janela pro futuro e o melhor presente que eu pude ganhar: O que saber amar. O que saber amar
19

Lngua Portuguesa: da oralidade escrita

seno um caminho pra crescer nunca descuidar que o outro tambm cresa por voc. Nessa cano, o autor define o que saber amar usando outras palavras da lngua para explicar um sentimento, uma atitude.

Funo potica
Centra-se na mensagem. Predomina a conotao e o subjetivismo.

Amar
Carlos Drummond de Andrade

Que pode uma criatura seno, entre criaturas, amar? amar e esquecer, amar e malamar, amar, desamar, amar? sempre, e at de olhos vidrados amar? Que pode, pergunto, o ser amoroso, sozinho, em rotao universal, seno rodar tambm, e amar? amar o que o mar traz praia, o que ele sepulta, e o que, na brisa marinha, sal, ou preciso de amor, ou simples nsia? [...]

A preocupao de Carlos Drummond de Andrade nesse poema com a mensagem. Ele s deseja passar para as pessoas a importncia de se amar nesta vida. Todos esses aspectos so importantes para que tenhamos a importncia do quanto a nossa lngua rica no momento em que a estamos usando.
20

O processo comunicativo e seus elementos

Atividades
Identifique, na situao abaixo, os elementos do processo comunicativo: 1. Pedro mandou um bilhete para Maria dizendo que quer sair com ela. Joana recebeu o bilhete e entregou-o para ela. Fonte

Emissor

Canal

Cdigo

Mensagem

Receptor ou recebedor

Destinatrio

2. Identifique que tipo de funo predomina nos textos abaixo: a)

No quero dinheiro
Tim Maia

Vou pedir pra voc ficar Vou pedir pra voc voltar Eu te amo Eu te quero bem

21

Lngua Portuguesa: da oralidade escrita

b) V buscar o carro para mim!

c) Voc est bem, no ?

d) O baro do ao est cansado. Benjamin Steinbruch est preparando seu afastamento da presidncia da CSN. Ficar, contudo, na presidncia do conselho de administrao, traando a estratgia da siderrgica. No vai parar de mandar (nem isso de seu estilo), mas deixa o dia-a-dia para um executivo mandar. Veja, 1. de fev. 2006.

e)

Ismlia
Alphonsus de Guimaraens

Quando Ismlia enlouqueceu, Ps-se na torre a sonhar... Viu uma lua no cu, Viu outra lua no mar. No sonho em que se perdeu, Banhou-se toda em luar... Queria subir ao cu, Queria descer ao mar... [...]

f) Lingustica a cincia que estuda a linguagem verbal humana.

22

O processo comunicativo e seus elementos

Dica de estudo
Um bom livro para ler : BAGNO, Marcos. A Lngua de Eullia: novela sociolingustica. So Paulo: Contexto, 1997. Esse livro trata da variao lingustica, mas importante ver como as funes da linguagem esto em diferentes partes do texto. Os personagens, no desenrolar da trama, utilizam a lngua para diferentes objetivos. Vale a pena conferir!

Autoavaliao
1. Identifique, nas passagens abaixo, os elementos que prejudicam a qualidade do texto: a) Maria chamou Joana para sair. Ela a avistou na sada da escola e ficou feliz de ter tido o timo insight de cham-la para sair. b) Maria queria saias para meninas rosas. c) Pedro, todos os dias, na sada da escola, como de costume, chama Maria para conversar. Ela, muito feliz e apaixonada, escuta, diariamente, encantada, sua fala sem sentido, mas cheia, como todos sabem, de segundas intenes.

d) Maria viu Pedro saindo com Joana quando ela tinha combinado o contrrio. e) O pai de Pedro pediu ao menino para ele parar em casa e pegar os livros. 2. Identifique, nas situaes abaixo, os elementos do processo comunicativo. a) Pedro pediu para Joana falar para Maria esper-lo no final do corredor. b) Joo escreveu um e-mail para Maria dizendo que Pedro pedia que ela o esperasse no final do corredor. Maria leu o e-mail. c) Joo escreveu um e-mail para Maria dizendo que Pedro pedia que ela o esperasse no final do corredor. Joana leu o e-mail e falou para Maria.

23

Potrebbero piacerti anche