Sei sulla pagina 1di 4

Trabalho de Artes

Thiago Queiroz Marcio Sena 1 Serie A

Estudo das Cores


Segundo os estudos de psicologia, a cor uma realidade sensorial qual no podemos fugir. Alm de atuarem sobre a emotividade humana, as cores produzem uma sensao de movimento, uma dinmica envolvente e compulsiva. 80% da informao visual esta relacionada com as cores. Algumas experincias psicolgicas tm provado que h uma reao fsica do indivduo diante da cor. A luz colorida intensifica a circulao sangunea e age sobre a musculatura, no sentido de aumentar sua fora, segundo uma sequncia que vai do azul, passando pelo verde, amarelo, laranja e vermelho. O efeito produzido pela cor to direto e espontneo que se torna difcil acreditar que ele conote apenas experincias passadas. Cientificamente, nada comprova a existncia de um processo fisiolgico que explique o porqu dessa reao fsica do homem estimulao da cor. Entretanto, algumas pesquisas mostram reaes diante da cor. O psiclogo, psiquiatra e filsofo suo Max Luscher realizou um teste interessante com as cores em 1949 e que foi rapidamente difundido nos anos 60 em toda a Europa e Estados Unidos. Ele descobriu que a preferncia por uma cor est associada a um estado mental e de equilbrio hormonal. Sua pesquisa foi baseada no processo de atrao e repulso. Segundo este estudo, a viso das cores e das combinaes cromticas gera uma resposta de comportamento emocional e fsica de tal forma que a preferncia ou repulsa por uma determinada cor pode revelar aspectos e tendncias emotivas. Em resumo, as cores falam sobre ns, dando informaes sobre nossas necessidades, desejos, medos. Basta saber decifrar a mensagem.

A Percepo das Cores


Quando as pessoas so obrigadas a olhar por um determinado tempo para o vermelho, por exemplo, observa-se que h uma estimulao em todo sistema nervoso: h uma elevao da presso arterial e nota-se que o ritmo cardaco se altera. O vermelho puro atua diretamente sobre o ramo simptico do sistema neurovegetativo. Observar o azul puro produz efeito exatamente contrrio: o ritmo cardaco e a respirao diminuem.

A preferncia por determinados efeitos psicodinmicos da cor pode servir de sintoma para revelar sua ndole temperamental e mesmo o carter que formou. Como as cores estimulam determinados comportamentos, o interesse por esta ou aquela cor e as circunstncias em que isto acontece pode ser uma fonte de informaes sobre a pessoa. A psicodinmica das cores pode determinar comportamentos complexos. Por exemplo, se um homem subitamente se interessa por gravatas vermelhas, ou uma mulher passa a se vestir mais vezes de cor-de-rosa, algo inconsciente pode estar comandando este comportamento. Um homem poder estar no empenho de conquista de uma parceira, ou a mulher na conquista de um parceiro. Portanto o sbito interesse pelo vermelho (a cor mais sexual e mais ativa) denotou a vitalidade sexual notria do homem ou da mulher que manifestaram o fenmeno.

A Cromoterapia
A medicina est to avanada que hoje possvel encontrar remdio para todo tipo de patologia, desde o estresse at o cncer. Mas ainda h tratamentos naturais que atuam como um complemento da medicina tradicional. Um desses mtodos a cromoterapia, que consiste em um tratamento teraputico atravs das cores e possui mais de mil anos de histria. O ser humano sempre utilizou as cores intuitivamente pelos resultados que elas proporcionam. No toa que vestimos preto em velrios e branco em hospitais. H quem enxergue a terapia com reservas, mas no h porque se preocupar. Algumas pessoas associam a cromoterapia a esoterismo e espiritualidade, mas no isso. uma atividade da sade usada e estudada tambm por mdicos, psiclogos e outros especialistas. Atua como medicina complementar e auxilia na preveno de problemas de sade. A cromoterapia traz diversos benefcios sade. Estimular o subconsciente a reagir de forma positiva a determinadas patologias e equilibrar o indivduo energeticamente um deles, Dependendo da cor utilizada, a terapia vai oferecer reequilbrio bioenergtico e diminuio das patologias. Alm disso, o paciente vai ter uma mudana de comportamento, tornando-se mais calmo e tranquilo. O resultado do tratamento sempre positivo

Potrebbero piacerti anche