Sei sulla pagina 1di 10

Iniciao Cientfica CESUMAR Jan./Jun. 2012, v. 14, n. 1, p.

109-118

EDUCAO AMBIENTAL, TOPOFOBIA E TOPOCDO DE UMA ESCOLA PBLICA DE MARLIA - SP

Vladimir Bertapeli*

RESUMO: A Educao Ambiental, nas ltimas dcadas, vem sendo valorizada como um conjunto de aes pedaggicas que deve estar presente, tanto de maneira transversal quanto interdisciplinar, na formao crtica dos indivduos. Mas como sensibilizar pessoas alheias aos problemas ambientais quando tampouco sabem o que acontece com o seu prprio espao? Como falar de Educao Ambiental entre estudantes, funcionrios e professores que consideram hostil o ambiente escolar? Para responder essas questes, o presente trabalho faz uma anlise a respeito da maneira como os frequentadores de uma escola estadual, localizada no municpio de Marlia, So Paulo, se relacionam e qual a percepo que eles possuem do lugar. PALAVRAS-CHAVE: Educao Ambiental; Topofobia; Topocdio.

ENVIRONMENTAL EDUCATION, TOPOFOBIA AND TOPOCIDE IN A GOVERNMENT SCHOOL IN MARLIA SP BRAZIL


ABSTRACT: Environmental Education has been valorized during the last decade as a set of pedagogical actions which must exist transversally and interdisciplinarily within the subjects critical formation. How must people foreign to environmental issues be sensitivized when they hardly know what is happening within their own surroundings? How may one speak about Environmental Education among students, staff and teachers who consider the school environment as a dangerous and hostile place? Current analysis investigates the manner people who attend a government school in Marlia SP Brazil relate themselves to the school environment and perceive the place. KEYWORDS: Environmental Education; Topophobia; Topocide.

Graduado em Cincias Sociais, licenciatura e bacharelado, pela Universidade Estadual Paulista - FFC-UNESP; Bolsista Fapesp (Inciao Cientfica); Membro do Centro de Pesquisas e Estudos Agrrios e Ambientais -CPEA, FFC-UNESP e do Centro de Estudos Indgenas Miguel Angel Menndez - CEIMAM, FCLAr-UNESP; E-mail: vladbertapeli@marilia.unesp.br.
*

110

Educao Ambiental, Topofobia e Topocdio de uma Escola Pblica de Marlia-SP

INTRODUO A crise ambiental pela qual passa o planeta Terra com desmatamentos; poluio das guas, do solo e do ar, secas prolongadas; enchentes; desertificao; reduo da biodiversidade; aquecimento global etc. fez com que surgisse a concordncia de que, se tais problemas no forem resolvidos ou mitigados, podero, consequentemente, ameaar a existncia de todos os seres vivos. Podemos dizer que tal crise teve a sua gnese com a Revoluo Industrial e no podemos esquecer que outros elementos tambm contriburam para isso, como, por exemplo, o crescimento urbano desordenado e o apelo da propaganda. Este ltimo possibilitou o surgimento da sociedade de consumo, na qual, para ser feliz, no basta apenas consumir o necessrio, mas tambm o suprfluo. Assim, tais elementos provocaram o aumento da quantidade de lixo produzido e intensificaram a degradao ambiental. Vale ressaltar que apenas na dcada de 1970 as questes ecolgicas despertaram a conscincia mundial para a necessidade de manuteno do meio ambiente. Desde ento, a Organizao das Naes Unidas (ONU) vem realizando conferncias para debater tais problemticas com a inteno a busca de solues para os principais impactos ambientais globais. Assim, a relao at ento existente entre natureza e humanidade, que tem provocado tal crise, , sem dvida, posta no centro das discusses acadmicas, dos governos e da sociedade civil. E, nas ltimas dcadas, temos ento presenciado inmeras tentativas em que se procuram instaurar prticas socialmente sustentveis. Portanto, tem-se institudo, tanto no mbito de programas governamentais quanto nas aes dos movimentos sociais e ecolgicos, iniciativas que promovam a soluo ou mitigao de tal situao.

Consequentemente, as escolas, entre outros espaos, so apontadas como lugares ideais para a formao e sensibilizao de cidados atentos s questes ambientais. Logo, a Educao Ambiental vem sendo valorizada como um conjunto de aes pedaggicas que deve estar presente, tanto de maneira transversal quanto interdisciplinar, adotando um conjunto dos saberes, na formao crtica dos indivduos (CARVALHO, 2006). Todavia, questiona-se a melhor maneira de sensibilizar crianas e jovens que so alheias aos problemas socioambientais que afligem a humanidade, quando tampouco sabem o que acontece com o seu prprio espao. Outra problemtica aqui apontada como falar de EA (Educao Ambiental) entre estudantes, funcionrios e professores que consideram hostil o ambiente escolar. Para responder a essas questes, o presente trabalho tem por objetivo fazer uma anlise a respeito da maneira como estudantes, professores e funcionrios de uma escola estadual, localizada no municpio de Marlia, So Paulo, se relacionam com o lugar e qual a percepo que dele possuem. Portanto, para uma pesquisa desta natureza, que possibilita a interdisciplinaridade entre os diversos campos do saber cientfico, acreditamos que a metodologia a ser aplicada deve estar fundamentada na Antropologia Interpretativa de Clifford Geertz e na Geografia da Percepo (Topofilia) de Yi-Fu Tuan. Campos estes do conhecimento cujas bases esto na Semitica e na Filosofia Fenomenolgica que, por seu turno, apresentam-se como formas de anlise da relao homem-espao. A Fenomenologia apresentada como o campo de apreciao da essncia dos fenmenos, tanto materiais (naturais), quanto imateriais (culturais, ideias), enquanto que a Semitica considerada como a rea do conhecimento que estuda os signos, isto , tudo aquilo que produzido e pode ser interpretado.

Inciao Cientfica CESUMAR - jan./jun. 2012, v. 14, n. 1, p. 109-118 - ISSN 1518-1243

BERTAPELI

111

2 HISTRIA DA EDUCAO AMBIENTAL NO BRASIL E NO MUNDO A Educao Ambiental, segundo Isabel Carvalho (2006), fruto do movimento ecolgico que, por seu turno, teve sua gnese na nova esquerda e na contracultura das dcadas de 1960 e 1970. O gegrafo Carlos Porto Gonalves (1996) destaca que, durante esse perodo, houve
um aumento de movimentos que no s criticavam o modo de produo capitalista, mas, essencialmente, o modo de vida.
[...] enquanto o movimento operrio em sua vertente marxista dominante (social-democrata e leninista) insistia na misso histrica do proletariado que, uma vez vitorioso sobre a burguesia capitalista, resolveria ento todos os problemas cotidianos, os movimentos que emergem na dcada de 1960 partem da situao concreta de vida de jovens, das mulheres, das minorias tnicas, etc. para exigir a mudana dessas condies. (GONALVES, 1996, p. 11-12).

denunciar a degradao social e ambiental em todas as comunidades que encontravam pelo trajeto. Portanto, a Educao Ambiental no Brasil fruto dos movimentos sociais e ecolgicos.
[...] as lutas ambientais so espaos de ao emancipadores que devem ser valorizados por uma prtica educativa que se some busca de uma sociedade justa e ambientalmente sustentvel. Nesse sentido, a EA estaria ao lado das foras integrantes de um projeto de cidadania democrtica, ampliada pela luta de justia ambiental. (CARVALHO, 2006, p. 169).

Consequentemente, os ambientalistas brasileiros tambm foram influenciados por esses movimentos. Entretanto, lembramos que o contexto histrico-poltico do Brasil daquela poca era marcado pelas lutas de redemocratizao do pas, fazendo com que o movimento ecolgico daqui assumisse matizes peculiares. Assim, temos por um lado essa demanda dos movimentos sociais e organizaes polticas pelo fim da ditadura militar e, por outro, havia o contexto internacional em que eram latentes as crticas da contracultura e das formas de luta do ecologismo europeu e estadunidense. Desse modo, entendemos que houve um progressivo dilogo e aproximaes entre ecologistas e os movimentos sociais no Brasil. Deu-se, portanto, um carter social a determinados movimentos ambientalistas. Por exemplo, a luta dos seringueiros da Amaznia, liderados por Chico Mendes, que acabou tendo tambm dimenses ecolgicas; ou ento os ribeirinhos do Rio So Francisco, no serto da Bahia, que, em 1993, com apoio dos frades franciscanos, desceram o So Francisco para

No mbito mundial, podemos dizer que o interesse dos rgos internacionais pela EA comeou quando esta passou a ser objeto de discusso de polticas pblicas nos encontros promovidos pela Organizao das Naes Unidas (ONU): na I Conferncia Internacional sobre Meio Ambiente, realizada em Estocolmo, Sucia, em 1972; na I Conferncia sobre Educao Ambiental em Tibilisi (na ex-URSS), em 1977; e na II Conferncia sobre Educao Ambiental, em Tessalnica, Grcia, em 1992. Sendo estes dois ltimos encontros que lanaram as bases da EA para o mundo (ALVES, 2000). Logo, essa mobilizao internacional proporcionou inmeras conferncias e seminrios em diversos pases, bem como a adoo de tal proposta em programas governamentais. A Educao Ambiental apareceu, pela primeira vez, na legislao brasileira em 1973, como atribuio da Secretaria Especial de Meio Ambiente (SEMA). Mas foi na dcada de 1980 e 1990, com o avano da conscincia ambiental, que ela cresceu e se tornou mais conhecida. Segue abaixo as principais polticas pblicas para a Educao Ambiental no Brasil: a) Em 1984, tem-se a criao do Programa Nacional de Educao Ambiental (PRONEA).

Inciao Cientfica CESUMAR - jan./jun. 2012, v. 14, n. 1, p.109-118 - ISSN 1518-1243

112

Educao Ambiental, Topofobia e Topocdio de uma Escola Pblica de Marlia-SP

b) A Constituio de 1988, no captulo de meio ambiente, a Educao Ambiental passa a ser includa como direito e dever do Estado. c) criado, em 1992, pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renovveis (IBAMA) e pelo Ministrio da Educao (MEC) o Ncleo de Educao Ambiental. d) Em 1997 elaborado os Parmetros Curriculares Nacionais, no qual o meio ambiente includo como um dos temas transversais. e) aprovada, em 1999, a Poltica Nacional de Educao Ambiental, a Lei n 9.795. f) No ano de 2001 implementado pelo MEC o Programa Parmetros em Ao: meio ambiente na escola. g) Regulamenta-se no ano seguinte a Poltica Nacional de Educao Ambiental (Lei n 9.795) pelo Decreto n 4.281. h) Em 2003 cria-se o rgo Gestor da Poltica Nacional de Educao Ambiental, reunindo MEC e MMA. Entretanto, o evento mais significativo que possibilitou o avano da Educao Ambiental no Brasil e tambm em vrias partes do mundo, sem dvida, foi o Frum Global. Este aconteceu paralelamente a Rio-92, isto , a Conferncia da ONU sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente, realizada no Rio de Janeiro em 1992. Um dos consensos desse Frum foi a necessidade de disseminar uma nova conscincia e atitude em relao ao cuidado com o planeta entre as crianas e jovens (ALVES, 2000).

Os movimentos sociais e as organizaes no governamentais (ONGs) que estavam presentes no Frum Global formularam o Tratado de Educao Ambiental para sociedades sustentveis, no qual foi definido um projeto pedaggico para Educao Ambiental. O Brasil segue, portanto, as orientaes desse Tratado (CARVALHO, 2006). Desde ento, a Educao Ambiental tem procurado estabelecer uma perspectiva interdisciplinar para a compreenso das questes que afetam as relaes entre os grupos humanos e os ambientes em que aqueles esto inseridos, acionando as diversas reas do conhecimento e os inmeros saberes das comunidades e populaes locais. Alm disso, seja no mbito da escola formal, seja na organizao comunitria, a Educao Ambiental procura gerar processos de mudanas culturais cujo objetivo obter a sensibilizao crise socioambiental e urgncia na mudana dos padres de uso dos bens naturais.

3 A ESCOLA A escola pesquisada ocupa uma quadra de um bairro de Marlia, cidade localizada na regio noroeste do Estado de So Paulo. Atualmente h nela 810 alunos, distribudos em trs perodos. Deste nmero, a Escola possui 370 estudantes que esto matriculados no Ensino Fundamental, enquanto 440 esto no Ensino Mdio. Muitos deles residem no prprio bairro, em geral so filhos de trabalhadores de baixa renda em sua maioria mulheres que exercem servios como diarista, auxiliar de limpeza, doceiras, caixas de supermercados, etc. , desempregados e ambulantes. H tambm aqueles que esto envolvidos em alguma atividade ilcita. O corpo docente, por sua vez, composto por 30 professores, sendo um pouco mais da metade efetivada em seu cargo. A outra poro formada por

Inciao Cientfica CESUMAR - jan./jun. 2012, v. 14, n. 1, p. 109-118 - ISSN 1518-1243

BERTAPELI

113

professores substitutos, eventuais ou afastados. E muitos deles moram em regies distantes da Escola. Em relao aos funcionrios, h 12 agentes que exercem funes como, por exemplo, administrativa, cozinha, limpeza, zeladoria e inspeo de alunos. Ao contrrio dos professores, muitos dos funcionrios residem nas imediaes da Escola ou em bairros prximos. Tal escola circundada por rvores e um muro alto que, com o passar dos anos e com o aumento da violncia, fora tomando corpo. Dois portes de ferro do acesso Escola: um secretaria, a entrada oficial, uma vez que o nome da Escola est ali afixado e utilizado pelos professores e funcionrios; e o outro est localizado aos fundos, sendo usado pelos alunos.
Os muros demarcam claramente a passagem entre duas realidades: o mundo da rua e o mundo da escola, como que a tentar separar algo que insiste em se aproximar. A escola tenta se fechar em seu prprio mundo, com regras, ritmos e tempos. (DAYRELL, 2001, p. 147)

d acesso ao terceiro edifcio, controlado por um funcionrio. Este, alm de controlar a entrada e sada de professores e alunos, tambm responsvel pela ordem no ptio e at nas salas de aula. Para isso ele utiliza um apito que constantemente ouvido por todos, inclusive nos horrios de aula. Sobre o motivo disso, um dos professores explicou que foi uma maneira encontrada pela direo para inibir a depredao do terceiro prdio pelos alunos. neste ambiente, portanto, que alunos, funcionrios e professores convivem diariamente. Um lugar considerado hostil, como pode se perceber atravs dos signos imprimidos por eles.
[...] a concepo de vida social como organizada em termos de smbolos [...] cujo significado [...] devemos tomar para conhecer o que formula seus princpios [...] A explicao interpretativa [...] concentrase no significado que instituies, aes, imagens, elocues, eventos, costumes [...] tm para seus proprietrios. (GEERTZ, 1998, p. 36-37).

A estrutura composta por trs prdios: dois deles possuem piso superior e o terceiro o ptio coberto que liga aos dois primeiros. Encontra-se no primeiro a sala da diretoria, secretaria, professores, sanitrios. No segundo prdio temos a biblioteca, almoxarifado, sanitrios, cozinha, cantina e refeitrio. J no terceiro prdio esto localizadas as salas de aula, de informtica e a casa do zelador. H mesas e bancos de concreto que esto distribudos do lado de fora da cobertura do ptio e sob algumas rvores. Existe tambm uma quadra coberta. E, em frente a esta, rente aos sanitrios, existe uma pequena horta protegida por uma cerca. A passagem de um prdio para o outro dificultada por grades e portes. Para quem ingressa pelo lado em que os professores e funcionrios adentram, tem que passar por trs portes. O ltimo destes, que

Assim, a cultura est localizada nos smbolos criados pelos homens e, alm do mais, os modelos de ao social esto repletos de smbolos que so entendidos pelas pessoas de um determinado grupo social. Todavia, pelo fato de serem pblicos, lembramos que esses smbolos podem tambm ser compreendidos por todos. A razo disso que a cultura possui um carter compartilhado e, por conseguinte, pode ser compreendida por todos (GEERTZ, 1978).

4 FENOMENOLOGIA, TOPOFOBIA E TOPOCDIO O gegrafo Yi-fu Tuan (1980) observa que os indivduos possuem diferentes formas de sentir e compreender o lugar em que vivem. Partindo da fenomenologia, esse gegrafo realizou significativos

Inciao Cientfica CESUMAR - jan./jun. 2012, v. 14, n. 1, p.109-118 - ISSN 1518-1243

114

Educao Ambiental, Topofobia e Topocdio de uma Escola Pblica de Marlia-SP

estudos a respeito das vises que as pessoas tm acerca do meio ambiente e de que maneira o percebem, estruturam e avaliam. As suas contribuies vo desde a anlise como os indivduos sentem e conhecem o espao e o lugar at a maneira como experienciam e entendem o mundo. Segundo Tuan (1980, p. 17):
[...] a percepo a resposta dos sentidos aos estmulos internos, como a atitude proposital, na qual certos fenmenos so claramente registrados, enquanto outros retrocedem para a sombra, ou so bloqueados.

foi o filsofo francs Merleau-Ponty (1999) em sua obra Fenomenologia da Percepo, quem melhor demonstrou a relao entre corpo e o espao exterior na dinmica das percepes.
Toda percepo exterior imediatamente sinnima de uma certa percepo de meu corpo, assim como toda percepo de meu corpo se explicita na linguagem da percepo exterior [...] ser preciso despertar a experincia do mundo tal como ele nos aparece enquanto percebemos o mundo com nosso corpo. (MERLEAUPONTY, 1999, p. 277-278).

O que diz respeito fenomenologia, lembramos que foi Edmund Husserl o fundador de tal pensamento filosfico e que fora Influenciado pela filosofia kantiana. A fenomenologia, segundo Japiassu & Marcondes (1993), uma tentativa de descrio da subjetividade transcendental dos modos de operar a conscincia. Giddens (1996), por sua vez, aponta que falar de fenomenologia no falar de um corpo de pensamento simples e unificado. Desse modo, visando estabelecer um mtodo de fundamentao da cincia e da constituio da filosofia como cincia rigorosa, a fenomenologia definida como uma volta aos fenmenos, quilo que aparece conscincia, que se d como seu objeto intencional. O conceito de intencionalidade, por sua vez, ocupa um lugar de destaque dentro do pensamento fenomenolgico, definindo a prpria conscincia como intencional, como voltada para o mundo, sendo que toda conscincia conscincia de alguma coisa. Portanto, a fenomenologia pretende ao mesmo tempo combater o empirismo e o psicologismo e superar a oposio tradicional entre realismo e idealismo. (JAPIASSU; MARCONDES, 1993) O antroplogo David Le Breton (2007), por seu turno, ao declarar a seguinte frase: Sinto, logo existo, o que contraria o pensamento cartesiano; isto porque no considera que o corpo seja um limite para ao conhecimento do mundo e do esprito, lembra-nos que

Lembramos ainda que a fenomenologia de Merleau-Ponty (1980a, 1980b, 1999) depara-se com duas linhas de pensamento: o idealismo filosfico e o empirismo cientfico, que lhe parecem insuficientes para a compreenso do mundo. Isto porque, enquanto o idealismo filosfico postula que o conhecimento do mundo ocorre por meio das representaes que o indivduo faz sobre o que est a sua volta, por outro lado, o empirismo cientfico coloca que o mundo existe independentemente da significao-mundo, ou seja, de nossas representaes. Assim, como sada para esse impasse entre subjetivismo e objetivismo, a percepo apontada por esse filsofo como sendo a relao primordial com o mundo. Alm disso, Merleau-Ponty (1999) afirma que esse entendimento da percepo implica em dizer que ela no apenas compreendida como algo verdadeiro, mas como acesso a verdade.
H uma relao de meu corpo consigo mesmo que transforma no vinculum do eu com as coisas. Quando a minha mo direita toca a esquerda, sinto-a como uma coisa-fria, mas no mesmo instante, se eu quiser, um acontecimento extraordinrio se produz: eis que minha mo esquerda tambm se pe a sentir a mo direita. [...] H uma reviravolta na relao, a mo

Inciao Cientfica CESUMAR - jan./jun. 2012, v. 14, n. 1, p. 109-118 - ISSN 1518-1243

BERTAPELI

115

tocada torna-se tocante, obrigando-me a dizer que o tato est espalhado pelo corpo, que o corpo coisa sentiente, sujeitoobjeto. (MERLEAU-PONTY, 1980a, p.247).

A experincia do mundo que ocorre no corpo atravs dos sentidos fundamental no processo de cognitivo. Alm disso, a relao com o outro tambm procede da mesma forma pelo fato de que se percebe outra sensibilidade, depois um indivduo, depois um pensamento. Assim, percebe-se que o outro tambm percebe (MERLEAU-PONTY, 1980b). Desse modo, segundo a fenomenologia, o homem v o mundo e seus fenmenos conforme a sua cultura, o meio ambiente, a educao e outros fatores que constituem seu entorno e seu interior (HUSSERL, 1975, apud ROCHA, 2002/2003). Sobre o conceito de cultura aqui empregado, utilizamos a proposta de Geertz (1978). Este, partindo de um pressuposto de Max Weber, afirma que a cultura uma teia de significados desenvolvida pelo prprio homem e que o mantm preso, na qual no cabe antropologia a busca pelas leis, mas a procura de seus significados. A partir dessa concepo, o homem se efetiva pela ao do corpo no tempo e no espao. Estes so habitados pelo corpo e essa a condio humana para o conhecimento. Isso essencial para refletir sobre a tomada de conscincia sensvel do mundo, a inscrio do homem no seu entorno e a elaborao simblica do seu meio atravs das percepes (LE BRETON, 2007). Assim, Tuan (1980, 1983) denomina topofilia o amor ao lugar que muitos demonstram ter. Logo, esta pode ser entendida como os laos afetivos do indivduo com seu meio ambiente. O oposto disto a topofobia, que a averso que as pessoas tm ao lugar. Alm destes dois conceitos, ele tambm usa o conceito de topocdio, cujo significado a destruio que o homem efetua sobre as paisagens naturais e culturais.

Neste sentido, os estudantes da escola pesquisada, assim como qualquer outro grupo social que possui alguma averso ao lugar topofobia , passam ento a recri-lo, ou seja, adaptam o espao escolar conforme os seus interesses. Entre os alunos isso se d naqueles espaos fora da sala de aula, a hora da entrada e sada da escola, o intervalo e a aula de educao fsica.
Os alunos [...] se apropriam dos espaos, que a rigor no lhes pertencem, recriando neles novos sentidos e suas prprias formas de sociabilidade. Assim, as mesas do ptio se tornam arquibancadas, pontos privilegiados de observao do movimento. (DAYRELL, 2001, p. 147).

Por exemplo, a escada que liga o primeiro ao segundo prdio, sem dvida, um dos espaos reutilizado por eles. neste lugar que os encontros so realizados. O interessante que esses encontros se do diante da direo, da secretaria e, sobretudo, para o porto principal. Os bebedouros tambm so adaptados pelos estudantes. Alm de serem usados para beber gua, eles acabam tambm servindo para lavar rostos e braos. Os banheiros, por sua vez, so utilizados para outros fins. So neles que muitos alunos se escondem para matar aula. Alm de ressignificar o espao devido topofobia, muitos deles passam tambm a destru-lo, o chamado topocdio. O pssimo estado de conservao das salas e de todo a estrutura, com pichaes nas carteiras e paredes, sujeiras deixadas no cho e a precariedade na manuteno devido ao pequeno quadro de funcionrios, so exemplos de topocdio. A direo da Escola tenta amenizar a situao atravs de campanhas de conscientizao para os alunos, mas essas campanhas no surtem o esperado resultado pelo fato de no se levar em conta que muitos dos alunos so

Inciao Cientfica CESUMAR - jan./jun. 2012, v. 14, n. 1, p.109-118 - ISSN 1518-1243

116

Educao Ambiental, Topofobia e Topocdio de uma Escola Pblica de Marlia-SP

avessos escola e, por essa razo, passam a destru-la. Assim, como podemos observar, o aspecto fsico e a forma como os alunos lidam com o espao, demonstram certos elementos que podem explicar a maneira como so dadas as relaes. Se a arquitetura do lugar fosse outra, que considerasse as caractersticas dos seus frequentadores, muitos dos problemas enfrentados pela escola no existiriam. Como afirma Dayrell (2001, p. 147), [...] a arquitetura e a ocupao do espao fsico no so neutras [...] O espao arquitetnico da escola expressa uma determinada concepo educativa. A topofobia e o topocdio tambm se manifestam dentro da sala de aula. As turmas, geralmente com 35 a 45 pessoas, so confinadas em pequenos espaos. Este , sem a menor dvida, um fator prejudicial para o rendimento das aulas. Percebe-se o quanto isto compromete o trabalho do professor no que tange aos cuidados que ele deve ter com a diversidade cultural. O comportamento dos estudantes dentro da sala menciono aqui apenas estes pelo fato de que os professores no frequentam o ptio na hora do intervalo, o que tambm podemos considerar como um outro exemplo de averso ao lugar no muito diferente do que se pode constatar no ptio. Mas, ao contrrio do que acontece l fora, a hostilidades entre professores e alguns alunos so latentes. comum presenciar brigas entre professores e estudantes, com ofensas, provocaes e gestos desrespeitosos. Afinal, como o professor pode tratar s necessidades individuais numa sala contendo um enorme contingente de pessoas? E mais, num quadro como este, como ele pode abordar a Educao Ambiental?

nas escolas, seguindo o modelo do Tratado de Educao Ambiental para sociedades sustentveis, proposto pelas organizaes no governamentais e pelos movimentos sociais durante o Frum Global, cuja finalidade mudar o comportamento que as pessoas tm para com o meio ambiente, no alcanar o resultado esperado se no for levado em conta os laos afetivos ou a averso que os indivduos possuem em relao ao espao que os cercam. Assim, uma maneira de reverter tal situao a possibilidade de trabalhar com a percepo ambiental na escola. Isto , procurar os modos pelos quais os fenmenos se mostram, considerando para isso as nuances do sentir o lugar que cada estudante, professor e os demais envolvidos possuem. Isso porque a fenomenologia da percepo, ao ser aliada Educao Ambiental, procura descrever os significados das experincias de vida de cada um, explora a estrutura da conscincia dos seres humanos, busca a essncia dos fenmenos e, por fim, utiliza elementos baseados na memria, imagens, significaes e vivncias para reconstruir o mundo. Consequentemente, ela rompe com a proposta da cincia cartesiana de dicotomia do sujeito e objeto. Segundo Quaranta (2005), a fenomenologia de Merleau-Ponty, ao enfatizar o papel do corpo para conhecer o mundo, mostra-se como um caminho para se trabalhar em educao ambiental a percepo em diversos ambientes. Alm disso, a possibilidade de interao com o outro fundamental em um mundo comum que nos subjacente, isto , a diferena entre as nossas perspectivas no so incomensurveis porque, do comeo ao fim, estamos falando de um mesmo mundo (MERLEAU-PONTY, 1980a). Alm disso, conforme as palavras de Muoz (1975, p. 12):
Pero el organismo y el mdio, para Merleau-

5 CONSIDERAES FINAIS A aplicao de um projeto pedaggico ambiental

Inciao Cientfica CESUMAR - jan./jun. 2012, v. 14, n. 1, p. 109-118 - ISSN 1518-1243

BERTAPELI

117

Ponty, mantienem una dialctica vivida no formulable en tesis, so pena de convertirla en dialctica embalsamada. La relacin no podr ser nunca una relacin objetiva sino vivida, puesto que se trata de una relacin por el sentido.

______. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Rio de Janeiro, RJ: Vozes, 1998. GIDDENS, A. Algumas escolas da teoria social e filosofia. In. NOVAS Regras do Mtodo Sociolgico. Lisboa: Gradiva, 1996. GONALVES, C. W. P. Os descaminhos do meio ambiente. So Paulo, SP: Contexto, 1996. JAPIASSU, H.; MARCONDES, D. Dicionrio bsico de filosofia. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 1993. LE BRETON, D. El sabor del mundo: una antropologia de los sentidos. Buenos Aires: Nueva Vision, 2007. MERLEAU-PONTY, M. O filsofo e sua sombra. In. OS PENSADORES. So Paulo, SP: Abril Cultural, 1980a. ______. De Mauss a Claude Lvi-Strauss. In. OS PENSADORES. So Paulo, SP: Abril Cultural, 1980b. ______. Fenomenologia da percepo. So Paulo, SP: Martins Fontes, 1999. MUOZ, J. A. A. La antropologia fenomenolgica de Maurice Merleau-Ponty. Madrid: Fragua, 1975. QUARANTA, M. Educao ambiental e fenomenologia: a importncia da excurso para as percepes de meio ambiente em estudantes de ensino mdio. 2005. 232 f. Dissertao (Mestrado em educao) Universidade de Sorocaba - UNISO, Sorocaba, 2005. ROCHA, L. B. Fenomenologia, semitica e geografia da percepo: alternativas para analisar o espao geogrfico. Revista da Casa de Geografia de Sobral, Sobral, v. 4/5, p. 67-79, 2002/2003. Disponvel em: <http:// www.uvanet.br/rcg/artigos/fenomenologia_semiotica. pdf>. Acesso em: 23 dez. 2008.

E segundo Tuan (1980, p. 17):


[...] a percepo a resposta dos sentidos aos estmulos internos, como a atitude proposital, na qual certos fenmenos so claramente registrados, enquanto outros retrocedem para a sombra, ou so bloqueados.

Desse modo, o exerccio da Educao Ambiental em lugares ricos em estmulos sensoriais, como em trilhas, passeios a museus, parques e at mesmo no ptio e nos arredores da escola, cria a oportunidade para os estudantes utilizarem seus corpos para perceberem o lugar em que esto inseridos. Isso permite a interao entre as pessoas, reconhece e valoriza o ambiente em que vivem, tornando-as mais humanas.

REFERNCIAS ALVES, R. Educao ambiental: um desafio aos educadores? 2000. 146f. Dissertao (Mestrado em educao) - Universidade Estadual Paulista, Marlia, 2000. CARVALHO, I. Educao ambiental: a formao do sujeito ecolgico. So Paulo, SP: Cortez, 2006. DAYRELL, J. Mltiplos olhares sobre educao e cultura. Belo Horizonte, MG: UFMG, 2001. GEERTZ, C. A interpretao das culturas. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 1978.

Inciao Cientfica CESUMAR - jan./jun. 2012, v. 14, n. 1, p.109-118 - ISSN 1518-1243

118

Educao Ambiental, Topofobia e Topocdio de uma Escola Pblica de Marlia-SP

TUAN, Y. Topofilia: um estudo da percepo, atitudes e valores do meio ambiente. So Paulo, SP: Difel, 1980. ______. Espao e lugar: a perspectiva da experincia. So Paulo, SP: Difel, 1983.

Recebido em: 04 maro 2010. Aceito em: 03 abril 2012.

Inciao Cientfica CESUMAR - jan./jun. 2012, v. 14, n. 1, p. 109-118 - ISSN 1518-1243

Potrebbero piacerti anche