Sei sulla pagina 1di 11

ANLISE DE FALHA DE UMA MQUINA DE ENSAIO

Failure Analysis of a compression testing machine


Andr Rocha Pimentaa,* Franklin Delano Cavalcante Leitob Rodrigo M. Silvab Marlia Garcia Dinizb
a

Centro Federal de Educao Tecnolgica de Qumica de Nilpolis, Unidade descentralizada de Ensino de Paracambi, Paracambi, Brasil. b Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Ps-Graduao em Engenharia Mecnica, Rio de Janeiro, Brasil.

RESUMO O presente trabalho tem como objetivo avaliar os motivos que ocasionaram a falha de um parafuso em uma mquina de ensaio de compresso e, aps compreenso do problema, sugerir procedimentos que evitem a ocorrncia de falhas futuras. Para a anlise de fratura, utilizou-se microscopia eletrnica de varredura, energy dispersive spectroscopy e microscopia ptica. O mecanismo de fratura encontrado foi o de ruptura por dimples; os resultados da anlise qumica do material permitiram concluir que se tratava de um ao baixo carbono sem elementos de liga; a microestrutura do material era formada de ferrita e perlita. Conclui-se que o motivo da fratura foi uma sobrecarga ocorrida durante a operao. Palavras-chave: anlise de falha; fractografia; parafuso.

ABSTRACT The aim of this study was to evaluate the reasons that had led failure of a screw of a compression testing machine, and after understanding the problem, suggest procedures to prevent future failure occurrences. Scanning electron microscopy, energy dispersive spectroscopy and optical microscopy were used to the fracture analysis. The fracture mode found was the dimple rupture. The results of chemistry analysis had allowed concluding that the material was a low-carbon steel without alloy elements. The material microstructure were made of ferrite and pearlite. An overload occurred during the work and it was the responsible of the fracture. Keywords: failure analysis; fractography; screw.

Anlise de falha...

INTRODUO A falha em equipamentos de engenharia quase sempre um evento indesejvel, podendo acarretar vrios problemas, tais como: colocar vidas humanas em risco, causar perdas econmicas e ocasionar a indisponibilidade de produtos ou servios. Embora as causas de falhas e o comportamento dos materiais possam ser conhecidos, sua preveno uma condio difcil de ser garantida (CALLISTER, 2002). Segundo o Metals Handbook (1986), as falhas dos materiais podem ser atribudas a diferentes fatores: utilizao de material inadequado, defeitos oriundos do processo de fabricao, erros de projeto ou de montagem, manuteno ou utilizao inadequada do equipamento. A histria est repleta de peas e mquinas que falharam em trabalho. Nos ltimos anos, vrios pesquisadores tm-se dedicado a investigar o motivo pelo qual os materiais entram em colapso e, aps a compreenso da causa da fratura, sugerir correes no sentido de evitar falhas futuras. Cndido et al. (2006) relatou que para a investigao de uma falha obtenha sucesso e possa resultar na confeco de um laudo tcnico sobre o ocorrido, necessrio seguir uma metodologia para a anlise da falha. Essa metodologia pode ser dividida em cinco etapas: histria prvia (compreenso da fabricao e da utilizao do equipamento); seleo e limpeza das partes a serem analisadas; ensaios no destrutivos (anlise macroscpica, ensaio de dureza e anlise qumica); ensaios destrutivos de microscopia e mecnicos; anlise de resultados, constando concluses e recomendaes.

A superfcie de fratura registra a histria da falha. Ela contm informaes sobre os efeitos do meio-ambiente, a qualidade do material e os carregamentos aos quais a pea esteve submetida. Por esta razo, a fractografia a principal tcnica utilizada para determinar-se como o material fraturou (METALS HANDBOOK 1987). O Metals Handbook (1987) descreve as duas formas de fraturas que podem ocorrer nos metais e suas ligas: transgranular e intragranular, quando a fratura ocorre atravs dos gros do material e atravs dos contornos dos gros, respectivamente. Ainda segundo o Metals Handbook (1987), os mecanismos de fratura podem ser divididos em quatro tipos: ruptura por dimples, clivagem, fadiga e decohesive rupture. Ruptura por dimples ocorre atravs do coalescimento de microvazios, os vazios so originados nas descontinuidades existentes nos materiais pela ao de uma fora externa, geralmente de trao ou cisalhamento. Esse mecanismo de ruptura ocorre quando o material foi exposto a uma tenso maior que a tenso de ruptura do material e caracterstico de materiais dcteis, com grande capacidade de absorver energia durante a ruptura. A aparncia da fratura de
Revista Perspectivas da Cincia e Tecnologia v.1, n.1, jan-jun 2009.
42

Anlise de falha...

cavidades esfricas ou alongadas, dependendo do sentido de aplicao da fora. Na clivagem, a fratura ocorre pelos planos de baixo ndice cristalogrfico, conhecidos como planos de clivagem. A clivagem, como a ruptura por dimples, ocorre por sobrecarga, porm a clivagem encontrada em materiais frgeis, com baixa capacidade de absoro de energia. Sua aparncia formada por regies planas e lisas. O processo de fadiga ocorre em trs estgios: nucleao da trinca, propagao da trinca e fratura catastrfica. Esse processo se d quando a pea est submetida a esforos cclicos e pode ocorrer em nveis de tenso abaixo do limite de escoamento do material. As fractografias de fadiga so caracterizadas pela existncia de curvas de nvel, que so as linhas de propagao da trinca. O mecanismo denominado decohesive rupture se d quando no existe deformao plstica ou esta pequena e no houve nenhum dos mecanismos de fratura anteriores. Esse tipo de fratura acontece geralmente devido a um ambiente corrosivo ou em microestruturas especficas. Como escrito por Pizzo et al. (2007), os parafusos so componentes largamente aplicados na unio de componentes, principalmente quando a desmontagem posterior se faz necessria. Os parafusos tambm possuem a facilidade de serem facilmente substitudos em caso de falhas, porm a falha de um parafuso pode ser catastrfica, danificando vrias partes do equipamento. A Figura 01 apresenta a mquina de ensaio de compresso DRWB 300 do Laboratrio de Engenharia da Universidade do Estadual do Rio de Janeiro, cuja capacidade de 300 toneladas e onde durante um ensaio ocorreu a fratura de um dos parafusos de fixao da garra. O item A apontado na Figura 01 o parafuso de fixao da garra (item B) que suporta o cabeote superior da mquina (item C). Durante a realizao de um ensaio de compresso, o parafuso de fixao da garra fraturou de forma repentina, prejudicando a realizao do ensaio e comprometendo a disponibilidade de mquina para execuo de servios externos e uso dos alunos at o termino de sua manuteno. A mquina de ensaio de compresso se encontra instalada no Laboratrio de Construo Civil e utilizada para ensaios de blocos de concreto e tijolos. Os blocos so colocados entre os cabeotes superiores e inferiores e comprimidos por um sistema hidrulico. O presente trabalho tem por objetivo investigar o motivo da falha do parafuso de fixao da garra que prende o cabeote superior de uma mquina de ensaio de compresso e aps a anlise, sugerir procedimentos que possam evitar falhas futuras.

Revista Perspectivas da Cincia e Tecnologia v.1, n.1, jan-jun 2009.

43

Anlise de falha...

B A

Figura 01 Mquina para ensaio de compresso DRWB 300 do Laboratrio de Engenharia da Universidade estadual do Rio de Janeiro

MATERIAIS E MTODO Imediatamente aps a fratura do parafuso, as duas partes do componente foram acondicionadas em um recipiente, hermeticamente fechado, juntamente com slica gel, a fim de evitar-se oxidao e preservar-se a superfcie de fratura, para posterior anlise. A primeira etapa da investigao foi observar a mquina de ensaio em funcionamento, determinando se algum procedimento poderia ter acarretado a falha. Na segunda etapa foi observada a pea fraturada, onde foram realizados ensaios de fractogrfia, anlise qumica e metalogrfica. A superfcie de fratura foi analisada em um microscpio eletrnico de varredura (MEV) marca ZEISS modelo DSM 960, operando no modo Eltrons Secundrios (SE) a 20 kV e 80 A, com o objetivo de verificar possveis indcios que apontassem a causa da fratura. Tambm no MEV, foi realizada uma anlise qumica semi-quantitativa por Energy Dispersive Spectroscopy (EDS). Segundo Goldstein et al (2003) o MEV possui excelente desempenho na obteno de imagens de fractografia, atingindo aumentos na ordem de 105 X.

Revista Perspectivas da Cincia e Tecnologia v.1, n.1, jan-jun 2009.

44

Anlise de falha...

Para observar-se a microestrutura do material, uma amostra sofreu preparao metalogrfica. Cortou-se uma amostra do parafuso prxima regio da fratura, utilizando-se um disco de corte e leo refrigerante, para no aquecer a amostra at temperaturas muito elevadas, o que pode acarretar uma mudana microestrutural. Aps o corte, a amostra foi embutida em resina de cura a frio, e posteriormente lixada com lixas n 80, 220, 360, 400 e 600, nessa ordem. Posteriormente, a amostra foi polida com alumina de 1 mcron e atacada quimicamente com Nital 2% durante 6 segundos. Esse procedimento descrito por Mannheimer (2002) para preparao de amostras metalogrficas. A amostra foi observada em um microscpio Neophot 2, com sistema de captura de imagem integrado ao computador. RESULTADOS E DISCUSSO Ao observar a mquina em funcionamento, notou-se que corpos de prova de blocos de concreto, preparados equivocadamente, poderiam sobrecarregar os parafusos de sustentao da garra. Quando as superfcies do corpo de prova no esto paralelas, o cabeote superior possui um mecanismo de compensao dessa inclinao, adaptando-se ao corpo de prova. Caso o copo de prova esteja muito inclinado, o cabeote superior pode encostar em uma das garras de fixao, empurrando-a para cima e, assim, realizando um esforo sobre o parafuso que fixa a garra. A hiptese de que o cabeote superior empurra as garras corroborada pelas marcas existentes na pintura da pea; estas marcas so destacadas na Figura 02. As Figuras 03 e 04 apresentam, respectivamente, a rea selecionada para o ensaio de EDS o resultado da anlise qumica realizada no MEV. Devido ausncia de registros sobre os componentes da mquina, no existe um padro de composio qumica que possa ser comparado com o resultado, contudo o EDS aponta para a existncia de elementos de um ao ao carbono comum sem a presena de elementos de liga. No foi possvel estabelecer-se a correspondncia da anlise qumica com um ao padronizado por normas, devido ao ensaio de EDS no fornecer os percentuais de cada elemento qumico encontrado, indicando apenas a existncia desses elementos. A presena de alumnio pode ser provavelmente atribuda ao processo de fabricao do ao. Segundo Souza (1989), o alumnio muito utilizado como desoxidante para acalmar os aos de baixo carbono, tendo como principais efeitos o refinamento do gro e o aumento da tenacidade.

Revista Perspectivas da Cincia e Tecnologia v.1, n.1, jan-jun 2009.

45

Anlise de falha...

Figura 02 Mquina para ensaio de compresso, detalhe das marcas de atrito do cabeote superior com as garras de fixao.

Figura 03 rea selecionada para o ensaio de EDS, aumento 1500x, MEV, modo SE

Revista Perspectivas da Cincia e Tecnologia v.1, n.1, jan-jun 2009.

46

Anlise de falha...

Figura 04 Resultado do EDS, picos significativos de Fe, Si e Al

As fractografias obtidas no MEV so apresentadas a seguir. Na Figura 05 observa-se toda a superfcie de fratura do parafuso, enquanto, nas Figuras 06 e 07, utilizou-se um aumento que permitiu a visualizao dos mecanismos de fratura.

Figura 05 Superfcie de fratura do parafuso, aumento 10x, MEV, modo SE

Revista Perspectivas da Cincia e Tecnologia v.1, n.1, jan-jun 2009.

47

Anlise de falha...

Figura 06 Superfcie de fratura do parafuso, aumento 1200x, MEV, modo SE

Figura 07 Superfcie de fratura do parafuso, aumento 1200x, MEV, modo SE

Revista Perspectivas da Cincia e Tecnologia v.1, n.1, jan-jun 2009.

48

Anlise de falha...

Em alguns casos, uma anlise macrogrfica, definida por Colpaert (1974) como anlise de uma superfcie com aumento de at 10X, revela informaes importantes, que podem levar a descobrir-se o motivo de uma fratura. Giordano et al. (2008), atravs de uma observao macrogrfica, observou, em uma fratura de uma pea de injetora, a existncia de marcas de chevron, que indicam que a pea fraturou por fadiga. Porm, a macrografia da regio de fratura do parafuso ilustrada pela Figura 05 no apresenta nenhuma evidncia que indique o modo de fratura. Em uma varredura por toda a rea da amostra fraturada, no foram encontrados indicadores que apontassem para mecanismos de fadiga, como estrias, regies polidas de nucleao de trincas ou marcas de chevron. A mesma ausncia foi percebida em relao aos padres de superfcies comuns fratura frgil; no foram encontrados flats de mudanas de planos cristalinos ou por conseqncia de fratura de clivagem. Observou-se a presena de dimples esfricos e alongados em toda a superfcie analisada, conforme pode ser observado na Figura 06 e na Figura 07. A presena de dimples est associada a uma fratura do tipo dctil e a esforos de trao ou cisalhamento. Esse tipo de fratura normalmente ocorre quando o material submetido a uma tenso acima do seu limite de resistncia. Complementando, a hiptese da fratura, devido presena de alumnio no parafuso do presente estudo, pode ser descartada, j que o mecanismo de fratura encontrado na anlise de fractografia foi do tipo dctil. A Figura 08 mostra a microestrutura do parafuso em uma regio prxima fratura, notando-se a presena de uma grande quantidade de ferrita e uma pequena quantidade de perlita. Segundo o Metals Handbook (2004), uma estrutura caracterstica de um ao de baixo carbono, o que refora a teoria de que o material um ao de baixo teor de carbono.

Figura 08 Microestrutura do parafuso

Revista Perspectivas da Cincia e Tecnologia v.1, n.1, jan-jun 2009.

49

Anlise de falha...

Na anlise em microscpio ptico, no foram encontradas quaisquer regies com microestruturas alteradas ou qualquer indcio que apontasse para a possibilidade de corroso nos contornos de gro. CONCLUSES No foram encontrados quaisquer indcios que apontassem para uma fratura de fadiga. No se encontraram estrias de fadiga na anlise de MEV e a superfcie de fratura no apresentava, quando observada com lupa, as trs regies caractersticas de fratura por fadiga: nucleao da trinca, propagao da trinca e fratura catastrfica do material. Na anlise da microestrutura, no se encontrou nenhuma regio que tivesse sofrido processo de corroso nos contornos de gro. Caso esse fato tivesse ocorrido, seria possvel apontar a fragilizao do material como possvel causa da fratura. A anlise qumica mostrou que o parafuso era fabricado em um ao carbono comum, portanto no possua nenhum elemento qumico que pudesse ter atuado como elemento fragilizador. A superfcie de fratura analisada no MEV aponta para uma fratura do tipo dctil, normalmente encontrada em corpos de ensaio de trao de materiais dcteis. Todos os fatores anteriores, aliados anlise de funcionamento da mquina, levam a concluir-se que o parafuso fraturou por excesso de carga. Para evitar futuras sobrecargas, recomenda-se maior cuidado no preparo dos corpos de prova. Na construo dos mesmos, as faces superior e inferior devem ficar o mais paralelas possvel, evitando-se que o cabeote superior da mquina empurre as garras de fixao para cima durante a operao, o que pode acarretar a fratura do parafuso de fixao das garras.

REFERNCIAS AZEVEDO, C. R. F.; HIPPERT Jr, E. Anlise de falhas em implantes cirrgicos no Brasil: a necessidade de uma regulamentao adequada. Cadernos de Sade Pblica, Rio de Janeiro, v. 18, n. 5, p. 1347-1358, set./out. 2002. CALLISTER Jr, W. D. Cincia e engenharia dos materiais: uma introduo . de Janeiro: Livros Tcnicos S.A., 2002. Rio

CNDIDO, L. C.; GODEFROID, L. B.; MORAIS, W. A. Anlise de falhas. So Paulo: Associao Brasileira de Metalurgia e Materiais, 2006. CHIAVERINI, V. Tratamento trmico das ligas metlicas. So Paulo: Associao Brasileira de Metalurgia e Materiais, 2003.

Revista Perspectivas da Cincia e Tecnologia v.1, n.1, jan-jun 2009.

50

Anlise de falha...

GIORDANO, E. J.; SILVA, P. S. C. P.; POTOMATI, F.; BOLFARINI, C. Fadiga de componente fundido de injetora. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABM, 63., 2008, So Paulo. Anais... So Paulo, 2008. GOLDSTEIN, J.; NEWBURY, D.; JOY, D.; LYMAN, C.; ECHLIN, P.; LIFSHIN, E.; SAWYER, L.; MICHAEL, J. Scanning electron microscopy and x-ray microanalysis. New York: Springer, 2003. MANNHEIMER, W. A. Microscopia dos materiais uma introduo. Rio de Janeiro: E-papers, 2002. METALS HANDBOOK, Volume 11 Failure analysis and prevention. USA: ASM (American Society for Metals), 1986. METALS HANDBOOK, Volume 12 Fractography. USA: ASM (American Society for Metals), 1987. METALS HANDBOOK, Volume 9 Metallography and microstructure. USA: ASM (American Society for Metals), 1989. PIZZO, E.; ROSA, J.; SANTOS, V. M.; STROHAECKER, T. R. Anlise de falha e estudo comparativo de parafuso prisioneiro de compressor alternativo. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABM, 62., 2007, Esprito Santo. Anais... Esprito santo, 2007. SILVA, G. M. Falha catastrfica em aos fundidos de baixa liga e baixo carbono beneficiados devido a presena do alumnio residual. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABM, 63., 2008, So Paulo. Anais... So Paulo, 2008. SOUZA, S. A. Composio qumica dos aos. So Paulo: Edgard Blcher, 1989.

Revista Perspectivas da Cincia e Tecnologia v.1, n.1, jan-jun 2009.

51

Potrebbero piacerti anche