Sei sulla pagina 1di 24

Universidade Aberta do Nordeste e Ensino Distncia so marcas registradas da Fundao Demcrito Rocha. proibida a duplicao ou reproduo desse fascculo.

o. Cpia no autorizada crime.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias


Fsica, Qumica e Biologia
Alex Oliveira, Carlos Jr., Edson Marques, Montenegro e Ronaldo Paiva

07

O TUcIaTo G R A ubli r

p e Esta pode s da. o ializa n erc e: com o sit vel n m.br/ on Disp w.fdr.co 12 w em20 w en

146

Prezado(a) Leitor(a),

eza s rea de Cincias da Natur do conhecimento referente ca. Alm disso, de aos estudos dos objetos ida logia, da Qumica e da Fsi Neste fascculo que d continu re aspectos relevantes da Bio ncias nessa rea. faremos uma abordagem sob s habilidades e suas compet e suas Tecnologias, sa exercitar, com preciso, sua para que voc pos estaro dispostos exerccios Bom estudo!

Biologia
Programas de sade
Micro-organismos Os micro-organismos so formas de vida que no podem ser visualizadas sem auxlio de um microscpio. Esses seres diminutos podem ser encontrados no ar, no solo, e, inclusive, no homem. Bactrias e protozorios so exemplos de micro-organismos. Sade - Bem-estar fsico, mental e social de uma pessoa (OMS). Preveno (profilaxia) - Medidas para evitar uma doena. Por exemplo: andar calado, beber gua tratada. Agente etiolgico - o mesmo que agente patognico. o ser vivo causador direto da patologia. Agente transmissor (vetor biolgico) - Um ser vivo que leve o agente causador de uma pessoa doente para uma pessoa sadia. importante salientar que o agente causador penetra no corpo do vetor biolgico. Vetor mecnico - o ser vivo que transporta o agente causador na superfcie do seu corpo. O etiolgico no penetra no organismo do vetor mecnico. Por exemplo: a mosca transporta nas suas patas protozorios patognicos, ovos de Ascaris. Endemia - Doena cuja incidncia (no de casos novos por ano) previsvel (aproximadamente constante) em dada regio. Epidemia - Doena cuja incidncia ultrapassa muito o nmero de casos previstos numa regio. Atinge muitos indivduos em pouco tempo. Pandemia - Ocorre quando uma determinada doena, geralmente transmissvel, atinge uma grande parte da populao de uma determinada regio (cidade, estado, pas) ou do planeta. Portanto, a pandemia de maior proporo em relao epidemia, pois pode levar a milhares ou at milhes de vtimas.

Infeco - a implantao, o crescimento e a proliferao de seres agressores no organismo hospedeiro, acarretando-lhe prejuzo. provocada por um microparasita. Portanto, correto afirmar que estamos infectados por um vrus de gripe, mas incorreto falar que estamos infectados por um piolho (macroparasita). Infestao - a parasitose provocada por um macroparasita. Ex.: quando uma criana apresenta em seu intestino o Ascaris lumbricoides, popularmente chamada lombriga, dizemos que ela est infestada. Inflamao - A inflamao uma reao do organismo a uma injria tecidual, causada por trauma (pancadas) ou pela ao de parasitas. caracterizada por reao de vasos sanguneos, levando ao acmulo de fluidos e leuccitos com objetivo de destruir, diluir e isolar os agentes lesivos. So pontos fundamentais da inflamao: o calor, o rubor (vermelhido), o inchao (edema), a dor e a perda parcial de funo. Imunizao Ativa - Ocorre quando o prprio sistema imune do indivduo, ao entrar em contato com uma substncia estranha ao organismo, responde produzindo anticorpos e clulas imunes. Esse tipo de imunidade possui memria e especificidade. Os dois meios de se adquirir imunidade ativa so contraindo uma doena infecciosa e a vacinao. Imunizao Passiva - A Imunizao Passiva obtida pela transferncia ao indivduo de anticorpos j produzidos por induo em outro organismo. Esse tipo de imunidade produz uma rpida e eficiente proteo, que, contudo, temporria, durando, em mdia, poucas semanas ou meses. Doenas infecciosas Viroses - Viroses so doenas causadas por vrus. Vrus atacam os seres humanos, os animais, as plantas. Exemplo de algumas doenas causadas por vrus: o sarampo, a rubola, o herpes, as verrugas, a febre amarela, a poliomelite, a hidrofobia, a gripe, a Aids (Sndrome da Imunodeficincia Adquirida), esta causada pelo vrus HIV

Universidade Aberta do Nordeste

147

(vrus da imunodeficincia humana), Gripe A H1N1, dengue e muitas outras. So formas de contgio de algumas doenas virais: Gotculas de saliva no espirro, na tosse e na fala, como no caso de gripe, sarampo e gripe A H1N1. Contgio indireto: ocorre atravs de insetos vetores normalmente pela picada. (Ex.: dengue, febre amarela) Resumo das viroses mais importantes Doena
Gripe

Transfuses de sangue, por exemplo na Aids. Relaes sexuais: Aids, herpes, HPV. Mordidas de animais infectados: raiva. Transmisso vertical: da me para a criana, como na Aids. gua contaminada, como em algumas formas de hepatite.

Transmisso
Secrees oronasais A primeira ocorre usualmente na infncia, por exemplo, depois de o beb ser beijado por uma pessoa portadora da infeco, como o pai, a me ou outro adulto qualquer. O vrus passa atravs da pele, percorre um nervo e esconde-se numa juno nervosa, at ser reativado.

Caractersticas

Profilaxia

O vrus penetra pelas vias areas superiores, causando Vacinar e evitar o contato com secreindisposio, congesto nasal, febre e dor no corpo. es de pessoas contaminadas.

Herpes Labial

A leso apresenta pequenas bolhas agrupadas como num buqu sobre rea avermelhada e inchada. As bolhas rompem-se liberando lquido rico em vrus e formando uma ferida. a fase de maior perigo de transmisso da doena.

No h medida especfica, a no ser evitar o contato direto atravs de beijos e apertos de mos com a pessoa contaminada durante a fase da leso.

Aids

Ato sexual; transfuses de Usar preservativos; controlar o sanDeficincia do sistema imunolgico com a ocorrnsangue; seringas contaminague doado; usar seringas estreis e cia das infeces oportunistas. das; via placentria e parto. descartveis.

O vrus introduzido com a saliva do mosquito; dissemina-se pelo corpo atravs do sangue e localiza-se Picada de fmea de Aedes no fgado, no bao, nos rins, na medula ssea e nos Vacinar com linhagem de vrus atenuaFebre Amarela aegypti (urbana) e Haemago- gnglios linfticos. da (vacina de vrus vivo). Destruir criagus (febre amarela silvestre) Febre alta, dores de cabea, dores musculares, do- douros do mosquito-vetor. res sseas, ictercia, hemorragias digestivas e leses renais.

Dengue

Picada de Aedes aegypti

Forma clssica: febre sbita, moleza; dores musculares e articulares, nuseas, vmitos, exantema. Forma hemorrgica: hemorragias digestivas, gengivais; distrbios de coagulao e morte em alguns casos.

Combater o vetor. No h vacina.

Raiva (Hidrofobia)

Inicialmente, hipersensibilidade local, formigamento, ardor e sensao de fisgada ao longo dos nervos da Mordedura de animais conregio afetada. Melancolia, anorexia, insnia, cefataminados (ces, gatos, loleia, distrbios de comportamento, hidrofobia. Debos, morcegos, raposas.) generao dos nervos motores com paralisia. Morte na maioria dos casos (quase 100%).

Vacinar animais domsticos. Sacrifcar animais contaminados ou sob suspeita. Vacinar pessoas mordidas por animais raivosos ou suspeitos. Realizar soroterapia.

Varicela (catapora)

Contato direto.

Febre, cefaleia, fraqueza. Leses cutneas (ppulas).

Isolar doentes. Vacinar.

148

Doena
Condiloma

Transmisso

Caractersticas

Profilaxia

(cavalo de crista/verrugas Relao sexual genitais) Vrus HPV

Usar preservativos. Tratar os doentes. Vacinar j possvel (at o momento, Formao de verrugas friveis dentro e em torno dos s se tem convico de cinco anos de rgos sexuais. Pode gerar cncer de colo de tero. proteo. Na verdade, embora se trate da mais importante novidade surgida na preveno.

Bacterioses
So inmeras as doenas causadas por bactrias. Estes organismos vivos unicelulares e procariontes pertencentes ao Reino Monera podem causar no homem desde infeces leves at morte. Hansenase - Agente causador: Mycobacterium leprae. Afeta os nervos e a pele, causando insensibilidade das leses. Contgio: direto atravs de gotculas da fala ou com a ferida. Necessita de contato prolongado para contaminao. Botulismo - Causada pela bactria Clostridium botulinum. A doena ocorre pela ingesto de alimentos em conserva contaminados com a toxina produzida pela bactria. As toxinas so absorvidas no intestino e se espalham pelo sangue, afetando os nervos motores. Crie - Causada principalmente pela bactria Streptococcus mutans. Causa desmineralizao do dente e sua respectiva cavitao. Previne-se e trata-se a doena com orientao de um cirurgio-dentista. Os hbitos alimentares como a frequncia da ingesto do acar e os tipos de alimento afetam a incidncia da doena.

Veja algumas das doenas bacterianas mais comuns: Tuberculose - Agente causador: Mycobacterium tuberculosis. Transmisso: direta (gotculas de secreo respiratria). Profilaxia: evitar contato com pessoas contaminadas e vacinar com BCG. Meningite - Causador: Neisseria meningitidis. Transmisso: direta (espirro, tosse ou fala). Sinais e sintomas comuns: febre, vmito, nuseas e rigidez na nuca. Leptospirose - Causador: Leptospira sp. Transmisso: gua, lama, solo e vegetao midos, lixo ou por ingesto de alimentos e gua contaminados por urina do animal reservatrio (rato). Ttano - Agente causador: Clostridium tetani. ContamiProtozooses nao: solo, esterco, superfcie de objetos contaminados Nesta classificao, encontram-se todas as doenas caucom o esporo do ttano. Provoca contraes musculares sadas pela ao parasitria de protozorios. com rigidez. Vacina: antitetnica Neste grupo, incluem-se aquelas de contgio direto, tais Clera - Agente causador: Vibrio cholerae. Contgio: como tricomonase, e aquelas cujo contgio indireto, ingesto de gua e alimentos contaminados com a bacou seja, necessita de um agente transmissor para a dotria. Principal sinal: diarreia forte, resultado da ao de ena, como no caso da malria. uma enterotoxina. Preveno: tratamento da gua e lavagem das frutas e verduras com hipoclorito de sdio diludo em gua tratada. Veja abaixo as principais doenas causadas por protozorios e suas caractersticas. Doena
Disenteria amebiana ou amebase Leishmaniose Tegumentar (lcera de Bauru) Leishmaniose visceral ou calazar Doena de Chagas

Agente causador
Entamoeba histolytica Leishmania brasiliensis Leishmania chagasi Trypanosoma cruzi

Sintomas / sinais

Forma de contgio

Profilaxia
Medidas de higiene (lavagem das mos, adequao da gua e higienizao de frutas e verduras)

Diarreias com sangue e muco devido a leses na parede intes- Contaminao fecal oral tinal.

Picada do mosquito-palha, tambm Ulceraes graves de pele, princiconhecido como birigui ou cangaCombate ao vetor. palmente no rosto, nos braos e lhinha (gnero Lutzomyia e gnero nas pernas. Phlebotomus). Hepatoesplenomegalia. (anemia, Picada do mosquito flebtomo ( Lut- Combate ao vetor. Eliminao de hemorragias e infeces). zomia longipalpis). ces e gatos contaminados. Insuficincia cardaca e, em al- Contgio ocorre pelas fezes contaCombate ao vetor. Construo de guns casos, megaesfago e me- minadas do barbeiro atravs do local casas de alvenaria e no de taipa. gaclon. da picada.

Universidade Aberta do Nordeste

149

Doena
Doena do sono

Agente causador
Trypanosoma brucei

Sintomas / sinais

Forma de contgio

Profilaxia

Sonolncia e torpor devido a le- Picada da mosca ts-ts (gnero Combate ao vetor. ses no sistema nervoso. Glossina).

Tricomonase

Atravs de relaes sexuais ou pelo Uso de preservativos. Uso de vaTrichomonas Corrimento vaginal e prurido, uso de instalaes sanitrias ou obsos sanitrios limpos. vaginalis alm de uretrite. jetos contaminados.

Giardase

Giardia lamblia Plasmodium vivax Plasmodium malarie Plasmodium falciparum Leishmania donovani Toxoplasma gondii

Diarreias acompanhadas de doIngesto de alimentos (verduras, frures abdominais devido a leses tas etc.) ou gua contaminados por Medidas de higiene. na parede intestinal. Esteatorreia cistos do protozorio. (gordura nas fezes). Febres e mal-estares cclicos devido a substncias txicas liberadas pelo protozorio no sangue (intervalos regulares). Atinge fgado e medula ssea. Picada do mosquito-prego, um pernilongo pertencente ao gnero Anopheles. Combate ao vetor. OBS: o mosquito o hospedeiro definitivo da doena.

Malria

Calazar ou leishmaniose visceral

Telas de proteo nas janelas. Hepatoesplenomegalia. PanciPicada do mosquito flebtomo ( Lut- Uso de mosquiteiros. Combate topenia (anemia, hemorragias e zomia longipalpis). ao vetor. Eliminao de ces e gainfeces). tos contaminados. Sintomas variados. Atinge indi- Contato com fezes de feldios (ga- Higiene das mos. Ingesto de vduos com baixa imunidade e tos). Ingerir carne de porco e carnei- carnes bem-cozidas. Cuidado ao causa malformaes no embrio. ro malcozida. lidar com gatos.

Toxoplasmose

Micoses
So doenas causadas por fungos que, na maioria dos casos, atacam as superfcies do corpo (pele) e as mucosas. Vejamos algumas delas: Como se desenvolvem? Os organismos causadores podem ser de origem humana, animal ou do solo. Os fungos contaminantes patognicos so comuns em nosso ambiente, embora a incidncia seja pequena, devido resistncia do hospedeiro. Comumente, as infeces fngicas so, em algum grau, contagiosas. Conforme a sua localizao, podemos classificar as tinhas (infeco fngica) em: Tinha de couro cabeludo (capitis) - Muito frequente em crianas pr-escolares e escolares. Apresenta-se como uma placa de cabelos picotados, com descamao no centro ou com reao inflamatria. Tinha do corpo (corporis) - Pode aparecer em qualquer rea do corpo, em geral com aspecto bem caracterstico, e crescimento pelas bordas, com microvesculas, avermelhada. Tinha de p (pedis) - Nome popular: frieira ou p de atleta a micose mais comum. Pode se manifestar no meio dos dedos com fissuras ou na planta dos ps, tambm com aspecto descamativo ou com vesculas (pequenas bolhas).

Tinha crural (cruris) - a tinha localizada entre as coxas, podendo se alastrar para rea genital. mais comum em homens e no vero (pelo aumento da temperatura local e umidade). Onicomicose - uma infeco da lmina ungueal (unha) por dermatfito ou por outros fungos como leveduras do gnero Candida, leveduras exgenas e outros gneros de fungos existentes na terra e em madeiras apodrecidas. Pode haver comprometimento de uma nica unha ou de vrias. Em aidticos, por exemplo, frequente o acometimento mltiplo das unhas. Ptirase versicolor (micose de praia) - Por alguns fatores desencadeantes locais, como sudorese excessiva, pele muito seborreica ou predisposio gentica, desenvolvem leses no pescoo, tronco superior e face. Em geral, so leses arredondadas, escamosas, podendo ser mais claras que a pele normal (mais comum) ou at avermelhadas ou acastanhadas. Esse fungo encontrado na pele sem manifestaes clnicas de infeco, como j foi dito. O paciente procura o mdico pelo aspecto antiesttico das leses. Candidase - A principal espcie patognica a Candida albicans, causando uma infeco aguda ou crnica da pele e das mucosas (intestino, mucosa oral e vaginal). A forma saprfita pode tornar-se patognica devido a algumas alteraes, como umidade local, calor, macerao da pele, alteraes imunolgicas (como algumas do-

150

enas imunodebilitantes, uso prolongado de antibiticos e corticoides). Na criana, as localizaes mais comuns so mucosa oral (sapinho), pregas de flexo (axilas, virilhas, pescoo e regio das fraldas). Nas mulheres, muito frequente a localizao vulvovaginal. Questo comentada
(ENEM-2011) Os sintomas mais srios da Gripe A, causada pelo vrus H1N1, foram apresentados por pessoas mais idosas e por gestantes. O motivo aparente a menor imunidade desses grupos contra o vrus. Para aumentar a imunidade populacional relativa ao vrus da gripe A, o governo brasileiro distribuiu vacinas para os grupos mais suscetveis. A vacina contra o H1N1, assim como qualquer outra vacina contra agentes causadores de doenas infectocontagiosas, aumenta a imunidade das pessoas porque A) possui anticorpos contra o agente causador da doena. B) possui protenas que eliminam o agente causador da doena. C) estimula a produo de glbulos vermelhos pela medula ssea. D) possui linfcitos B e T que neutralizam o agente causador da doena. E) estimula a produo de anticorpos contra o agente causador da doena. Resposta: E

2. (Enem-2011) O vrus do papiloma humano (HPV, na sigla em ingls) causa o aparecimento de verrugas e infeco persistente, sendo o principal fator ambiental do cncer de colo de tero nas mulheres. O vrus pode entrar pela pele ou por mucosas do corpo, o qual desenvolve anticorpos contra a ameaa, embora em alguns casos a defesa natural do organismo no seja suficiente. Foi desenvolvida uma vacina contra o HPV, que reduz em at 90% as verrugas e 85,6% dos casos de infeco persistente em comparao com pessoas no vacinadas.
Disponvel em: http://g1.globo.com. Acesso em: 12 jun. 2011.

O benefcio da utilizao dessa vacina que pessoas vacinadas, em comparao com as no vacinadas, apresentam diferentes respostas ao vrus HPV em decorrncia do(a) A) alta concentrao de macrfagos. B) elevada taxa de anticorpos especficos anti-HPV circulantes. C) aumento na produo de hemcias aps a infeco por vrus HPV. D) rapidez na produo de altas concentraes de linfcitos matadores. E) presena de clulas de memria que atuam na resposta secundria. 3. (Enem-2011)

Soluo comentada
A vacinao um mtodo de imunizao ativa que tem por objetivo estimular o sistema imunolgico do indivduo a produzir os anticorpos, protenas de defesa especficas contra o agente causador da doena, neste caso o vrus H1N1. A vacinao tem duas caractersticas importantes: a memria e a especificidade.

Para aprender mais!


1. (Enem-2011) Belm cercada por 39 ilhas, e suas populaes convivem com ameaas de doenas. O motivo, apontado por especialistas, a poluio da gua do rio, principal fonte de sobrevivncia dos ribeirinhos. A diarreia frequente nas crianas e ocorre como consequncia da falta de saneamento bsico, j que a populao no tem acesso gua de boa qualidade. Como no h gua potvel, a alternativa consumir a do rio.
O Liberal. 8 jul. 2008. Disponvel em: http://www.oliberal.com.br.

(Disponvel em: www.anvisa.gov.br.)

O procedimento adequado para tratar a gua dos rios, a fim de atenuar os problemas de sade causados por micro-organismos a essas populaes ribeirinhas, a A) filtrao. B) clorao. C) coagulao D) fluoretao E) decantao

O mapa mostra a rea de ocorrncia da malria no mundo. Considerando-se sua distribuio na Amrica do Sul, a malria pode ser classificada como A) endemia, pois se concentra em uma rea geogrfica restrita desse continente. B) peste, j que ocorre nas regies mais quentes do continente.

Universidade Aberta do Nordeste

151

C) epidemia, j que ocorre na maior parte do continente. D) surto, pois apresenta ocorrncia em reas pequenas. E) pandemia, pois ocorre em todo o continente. 4. (Enem-2011) Durante as estaes chuvosas, aumentam, no Brasil, as campanhas de preveno dengue, que tm como objetivo a reduo da proliferao do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vrus da dengue. Que proposta preventiva poderia ser efetivada para diminuir a reproduo desse mosquito? A) Colocao de telas nas portas e nas janelas, pois o mosquito necessita de ambientes cobertos e fechados para a sua reproduo. B) Substituio das casas de barro por casas de alvenaria, haja vista que o mosquito se reproduz na parede das casas de barro. C) Remoo dos recipientes que possam acumular gua, porque as larvas do mosquito se desenvolvem nesse meio. D) Higienizao adequada de alimentos, visto que as larvas do mosquito se desenvolvem nesse tipo de substrato. E) Colocao de filtros de gua nas casas, visto que a reproduo do mosquito acontece em guas contaminadas. 5. (Enem-2010) A vacina, o soro e os antibiticos submetem os organismos a processos biolgicos diferentes. Pessoas que viajam para regies em que ocorrem altas incidncias de febre amarela, de picadas de cobras peonhentas e de leptospirose e que querem evitar ou tratar problemas de sade relacionados a esses ocorrncias devem seguir determinadas orientaes. Ao procurar um posto de sade, um viajante deveria ser orientado por um mdico a tomar preventivamente ou como medida de tratamento A) antibitico, contra os vrus da febra amarela, soro antiofdico, caso seja picado por uma cobra, e vacina contra a lepstospirose. B) vacina contra o vrus da febre amarela, soro antiofdico caso seja picado por uma cobra e antibitico caso entre em contato com a Leptospira sp. C) soro contra o vrus da febre amarela, antibitico caso seja picado por uma cobra, e soro contra toxinas bacterianas. D) antibitico ou soro, tanto contra o vrus da febre amarela como para veneno de cobrar, a vacina contra a leptospirose.
152

E)

soro antiofdico e antibitico contra a Leptospira sp e vacina contra a febre amarela, caso entre em contato com o vrus causador da doena.

Ampliando conhecimentos para o Enem


1. Textos para a questo. Texto 1 Causada por uma bactria, o gonococo (Neisseria gonorrhoeae), transmite-se por contato sexual. Provoca dor, ardncia e pus ao urinar. O tratamento deve ser feito sob orientao mdica, pois exige o emprego de antibiticos. Texto 2 Provocada pela bactria Treponema pallidum, transmitida, geralmente, por contato sexual (pode passar tambm da me para o feto pela placenta). Um sinal caracterstico da doena o aparecimento, prximo aos rgos sexuais, de uma ferida de bordas endurecidas, indolor (o cancro duro), que regride mesmo sem tratamento. Entretanto, essa regresso no significa que o indivduo esteja curado, sendo absolutamente necessrios diagnstico e tratamento mdicos. Sem tratamento, a doena tem srias consequncias, atacando diversos rgos do corpo, inclusive o sistema nervoso, e provocando paralisia progressiva e morte. As doenas dos textos 1 e 2 so respectivamente A) sfilis e gonorreia. B) C) gonorreia e hansenase. D) E) gonorreia e leptospirose. gonorreia e sfilis. sfilis e hansenase.

2. No Rio Grande do Sul, o ndice de toxoplasmose na populao alarmante, destacando-se as leses oftlmicas e as malformaes fetais causadas por esta doena. Alm da contaminao atravs de animais domsticos, principalmente do gato, o homem pode adquirir a doena por meio da ingesto de linguias e carnes malcozidas que estejam contaminadas. J a leptospirose uma zoonose causada por roedores, podendo o homem ser infectado ao entrar em contato com a urina dos ratos. Indique a alternativa que apresenta, respectivamente, os agentes causadores da toxoplasmose e da leptospirose. A) protozorio vrus. C) protozorio bactria. E) bactria vrus. B) inseto verme. D) verme protozorio.

3. Uma descrio sucinta do Triatoma (vulgarmente conhecido como chupana ou barbeiro) diria que um

inseto com aproximadamente 2 centmetros de comprimento, asas achatadas, largas e listradas nas bordas, no muito diferente de uma barata domstica comum, mas com um ferro comprido. Ao contrrio da barata, porm, hematfago. O pior de tudo que, alm de chupar o sangue das pessoas, defeca ao mesmo tempo. E pelas fezes que transmite a molstia.
De Cicco

O texto acima se refere ao hospedeiro intermedirio da A) malria. B) C) esquistossomose. D) E) doena de Chagas. ancilostomose. lcera de Bauru.

4. (UFC-2010) A Aids uma doena infecciosa que afeta o sistema imunolgico e cujo agente etiolgico o vrus HIV. Assinale a alternativa que apresenta duas formas de transmisso do vrus da Aids. A) Inalao de ar contaminado; uso de seringas no esterilizadas. B) Transfuso de sangue contaminado; ingesto de gua contaminada. C) Picada de inseto; contaminao do beb por meio da amamentao. D) Contato sexual sem o uso de preservativo; uso de talheres e copos contaminados. E) Contaminao do feto, pela me, por meio da placenta; contato sexual sem o uso de preservativo.

Atualmente, apenas 1% da energia gerada no mundo provm desse tipo de fonte. Porm, o potencial para explorao grande. Atualmente, a capacidade elica mundial de 238,4 GW (Gigawatts). O ar mais limpo somente uma das razes para aumentar o papel da energia elica na nossa mistura de proviso. Vejamos algumas outras boas razes: A energia elica preserva recursos hidrulicos. A energia elica compatvel com outros usos de terreno e pode servir como auxlio ao desenvolvimento econmico rural. A energia elica no produz emisses perigosas ou resduos slidos txicos. A energia elica completamente renovvel, altamente vivel e muito eficiente. A energia elica uma das fontes mais econmicas da nova gerao de eletricidade em grande escala. A energia elica est a tornar-se ainda mais econmica na produo medida que se atingem economias de escala e os preos de eletricidade aumentam. A energia elica favorvel ao emprego e criao de postos de trabalho. A energia elica apoia o crescimento econmico. A energia elica gera turismo a comunidades locais. A energia elica cria receitas alternativas a agricultores que arrendem a sua terra. A energia elica compensa as emisses de outras fontes de energia, assim reduzindo a nossa contribuio para as alteraes climticas globais.

Fsica
Energia Elica
A energia elica obtida pelo movimento do ar (vento) e no se tem registro de sua descoberta, mas estima-se que foi h milhares e milhares de anos. A energia dos ventos uma abundante fonte de energia renovvel, limpa e disponvel em todos os lugares. A utilizao dessa fonte energtica para a gerao de eletricidade, em escala comercial, teve incio h pouco mais de 30 anos, e, atravs de conhecimentos da indstria aeronutica, os equipamentos para gerao elica evoluram rapidamente em termos de ideias e conceitos preliminares para produtos de alta tecnologia. No incio da dcada de 70, com a crise mundial do petrleo, houve um grande interesse de pases europeus e dos Estados Unidos em desenvolver equipamentos para produo de eletricidade que ajudassem a diminuir a dependncia do petrleo e do carvo. Mais de 50.000 novos empregos foram criados, e uma slida indstria de componentes e equipamentos foi desenvolvida.

Gerao de energia elica no Brasil


Apesar de ter um territrio vasto com timo potencial de gerao de energia eltrica utilizando o vento, o Brasil ainda produz pouca energia a partir dessa fonte. Atualmente, o Brasil produz cerca de 900 megawatts, correspondendo a apenas 0,5% de participao no sistema eltrico nacional. So apenas 45 parques elicos (usinas elicas) em todo territrio nacional (dados de 2011).

A expanso
Porm, a boa notcia que o Governo Federal contratou 140 novos empreendimentos que devero estar em operao at o final de 2013. Com estes novos parques elicos, passaremos a produzir cerca de 5 mil megawatts, passando para 4,2% de participao no sistema eltrico nacional. Esta expanso est atraindo grandes empresas internacionais que apostam no crescimento deste tipo de energia no Brasil.

Universidade Aberta do Nordeste

153

Principais Parques Elicos no Brasil: Parque Elico de Osrio: instalado no municpio gacho de Osrio, , atualmente, o maior centro de gerao de energia elica no Brasil (em 2011). Possui a capacidade instalada de 150 megawatts. Usina de Energia Elica de Praia Formosa: instalada na cidade de Camocim (Cear). Possui a capacidade instalada de 104 megawatts. Parque Elico Alegria: instalado na cidade de Guamar (Rio Grande do Norte). Possui a capacidade instalada de 51 megawatts. Parque Elico do Rio de Fogo: instalado na cidade de Rio do Fogo (Rio Grande do Norte). Possui capacidade instalada de 41 megawatts. Parque Elico Eco Energy: instalado na cidade de Beberibe (Cear). Possui capacidade instalada de 25 megawatts.

Impactos e problemas da energia elica


Apesar de no queimarem combustveis fsseis e no emitirem poluentes, fazendas elicas no so totalmente desprovidas de impactos ambientais. Elas alteram paisagens com suas torres e hlices e podem ameaar pssaros se forem instaladas em rotas de migrao. Emitem um certo nvel de rudo (de baixa frequncia), que pode causar algum incmodo. Alm disso, podem causar interferncia na transmisso de televiso. O custo dos geradores elicos elevado, porm o vento uma fonte inesgotvel de energia. E as plantas elicas tm um retorno financeiro a um curto prazo. Outro problema que pode ser citado que, em regies onde o vento no constante ou a intensidade muito fraca, obtm-se pouca energia e, quando ocorrem chuvas muito fortes, h desperdcio de energia. Como funcionam as turbinas elicas

significa energia cintica, que pode ser capturada como a energia da gua em movimento capturada por uma turbina em uma usina hidreltrica. No caso de uma turbina elica, as ps da turbina so projetadas para capturar a energia cintica contida no vento. O resto praticamente idntico ao que ocorre em uma hidreltrica: quando as ps da turbina capturam a energia do vento e comeam a se mover, elas giram um eixo que une o cubo do rotor a um gerador. O gerador transforma essa energia rotacional em eletricidade. Toda a energia elica comea com o Sol. Quando o sol aquece uma determinada rea de terra, o ar ao redor dessa massa de terra absorve parte desse calor. A uma certa temperatura, esse ar mais quente comea a se elevar muito rapidamente, pois um determinado volume de ar quente mais leve do que um volume igual de ar mais frio. As partculas de ar que se movem mais rpido (mais quentes) exercem uma presso maior do que as partculas que se movem mais devagar, de modo que so necessrias menos delas para manter a presso normal do ar em uma determinada elevao. Quando este ar quente mais leve se eleva subitamente, o ar mais frio flui rpido para preencher o espao vazio deixado. Este ar que preenche o espao vazio o vento. Se se colocar um objeto como uma p de rotor no caminho desse vento, o vento ir empurr-la, transferindo parte de sua energia de movimento para a p. assim que uma turbina elica captura a energia do vento. A turbina de energia elica mais simples consiste em trs partes fundamentais: Ps do rotor: so, basicamente, as velas do sistema. Em sua forma mais simples, atuam como barreiras para o vento (projetos de ps mais modernas vo alm do mtodo de barreira). Quando o vento fora as ps a se mover, transfere parte de sua energia para o rotor. Eixo: o eixo da turbina elica conectado ao cubo do rotor. Quando o rotor gira, o eixo gira junto. Desse modo, o rotor transfere sua energia mecnica rotacional para o eixo, que est conectado a um gerador eltrico na outra extremidade. Gerador: na essncia, um dispositivo bastante simples, que usa as propriedades da induo eletromagntica para produzir tenso eltrica uma diferena de potencial eltrico. Um gerador simples consiste em ms e um condutor. O condutor um fio enrolado na forma de bobina. Dentro do gerador, o eixo se conecta a um conjunto de ms permanentes que circunda a bobina. Na induo eletromagntica, um condutor circundado por ms, se uma dessas partes estiver girando em relao

Pode ser difcil consider-lo assim, mas o ar um fluido como qualquer outro, exceto que suas partculas esto na forma gasosa em vez de lquida. Quando o ar se move rapidamente, na forma de vento, essas partculas tambm se movem rapidamente. Esse movimento

154

outra, estar induzindo tenso no condutor. Quando o rotor gira o eixo, este gira o conjunto de ms que, por sua vez, gera tenso na bobina. Essa tenso induz a circulao de corrente eltrica (geralmente corrente alternada) atravs das linhas de energia eltrica para distribuio. Turbina Elica:

1. 2. 3. 4. 5.

Ps. Rotor. Eixo do rotor (eixo de baixa velocidade). Caixa multiplicadora de velocidades. Srie de engrenagens dentro da caixa multiplicadora de velocidades. 6. Freno. 7. Eixo do gerador de eletricidade (eixo de alta velocidade). 8. Gerador (alternador ou dnamo) de eletricidade. 9. Cabos que transportam a energia produzida s linhas de distribuio de eletricidade.

Energia solar
As clulas solares das calculadoras e dos satlites so clulas ou mdulos fotovoltaicos (mdulos so simplesmente um grupo de clulas conectadas eletricamente e reunidas em uma estrutura). Fotovoltaica, como diz a palavra (foto = luz, voltaica = eletricidade), converte a luz do Sol diretamente em eletricidade. Antes usadas quase exclusivamente no espao, as clulas fotovoltaicas so cada vez mais usadas de modos menos exticos. Elas podem at mesmo abastecer uma casa de energia. Como esses dispositivos funcionam? Clulas fotovoltaicas (FV) so feitas de materiais especiais chamados de semicondutores, como o silcio, que atualmente o mais comum. Basicamente, quando a luz atinge a clula, uma certa quantidade dela absorvida pelo material semicondutor. Isso significa

que a energia da luz absorvida transferida para o semicondutor. A energia arranca os eltrons fracamente ligados, permitindo que eles possam fluir livremente. As clulas FV tambm possuem um ou mais campos eltricos que foram os eltrons livres, pela absoro da luz, a fluir em um certo sentido. Esse fluxo de eltrons uma corrente; pondo contatos de metal na parte superior e na parte inferior da clula FV, podemos drenar essa corrente para us-la externamente. Por exemplo, pode abastecer uma calculadora. Essa corrente, com a voltagem da clula (que um resultado de seu(s) campo(s) eltrico(s) embutido(s)), define a potncia que a clula pode produzir. Vamos dar uma boa olhada em um exemplo de clula fotovoltaica: a clula de silcio monocristalino. O silcio tem algumas propriedades qumicas especiais, principalmente em sua forma cristalina. Um tomo de silcio tem 14 eltrons, organizados em trs camadas diferentes. As duas primeiras camadas, aquelas mais prximas do centro, esto completamente cheias. J a camada mais externa preenchida pela metade, tendo apenas quatro eltrons. Um tomo de silcio sempre vai procurar modos de completar at sua ltima camada, que gostaria de ter oito eltrons. Para fazer isso, ele vai partilhar os eltrons com quatro de seus tomos vizinhos de silcio. isso que forma a estrutura cristalina, importante para esse tipo de clula FV. Acabamos de descrever o silcio cristalino puro. O silcio puro um mau condutor de eletricidade, porque nenhum de seus eltrons est livre para se mover. Bons condutores, como o cobre, tm eltrons livres. No silcio, os eltrons esto todos presos estrutura cristalina. O silcio, em uma clula solar, levemente modificado para que a clula funcione como deveria. Uma clula solar tem silcio com impurezas: outros tomos misturados com os tomos de silcio, mudando um pouco a forma das coisas. Geralmente pensamos nas impurezas como algo indesejvel, mas, em nosso caso, nossa clula no funcionaria sem elas. Essas impurezas so, na verdade, colocadas ali de propsito. Considere o silcio com alguns poucos tomos de fsforo, talvez um para cada milho de tomos de silcio. O tomo de fsforo tem cinco eltrons em sua camada externa, no quatro. Ele ainda se conecta com seus tomos de silcio vizinhos, mas, de certo modo, o fsforo tem um eltron que no se conecta. Ele no faz parte de uma ligao, mas h um prton positivo no ncleo do fsforo que o mantm no lugar.

Universidade Aberta do Nordeste

155

Quando energia adicionada ao silcio puro, por exemplo, na forma de calor, ela pode causar a liberao de alguns eltrons de suas ligaes, e eles deixam seus tomos. Um buraco deixado para trs em cada caso. Esses eltrons, ento, vagam aleatoriamente ao redor da distribuio dos tomos do cristalino, procurando outro buraco para entrar. Esses eltrons so chamados de portadores livres e podem carregar a corrente eltrica. H alguns deles no silcio puro, o que no os torna l muito teis. Nosso silcio impuro com tomos de fsforo misturados uma outra histria. Ele toma muito menos energia para liberar um dos nossos eltrons extras do fsforo porque eles no esto conectados por uma ligao, seus vizinhos no esto conectados a ele. Assim, a maioria desses eltrons se liberta, e h muito mais portadores livres do que haveria no silcio puro. O processo de adicionar impurezas de propsito chamado de doping, e, quando dopado com fsforo, o silcio resultante chamado tipo-N (n de negativo) por causa do predomnio dos eltrons livres. O silcio dopado tipo-N um condutor muito melhor do que o silcio puro. Na verdade, apenas parte da nossa clula solar tipo-N. A outra parte dopada com boro (que tem apenas trs eltrons, em vez de quatro, em sua camada mais externa) para se tornar um silcio do tipo-P. Em vez de ter eltrons livres, o silcio tipo-P (p de positivo) tem buracos livres. Os buracos, na verdade, so apenas a ausncia de eltrons, ento eles possuem carga oposta (positiva). Eles ficam se movendo, exatamente como os eltrons fazem. A parte interessante comea quando se coloca o silcio tipo-N com o silcio tipo-P. Lembre-se de que cada clula FV apresenta um campo eltrico. Sem um campo eltrico, a clula no funcionaria. Esse campo se forma quando o silcio tipo-N e tipo-P esto em contato. De repente, os eltrons livres no lado N, que estiveram procurando por todos os lugares pelos buracos para entrar, veem todos os buracos livres no lado P, e h uma corrida maluca para preench-los.

Vantagens da energia solar No polui durante seu uso. A poluio decorrente da fabricao dos equipamentos necessrios para a construo dos painis solares totalmente controlvel utilizando as formas de controle existentes atualmente. As centrais necessitam de manuteno mnima. Os painis solares so, a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma soluo economicamente vivel. A energia solar excelente em lugares remotos ou de difcil acesso, pois sua instalao em pequena escala no obriga a enormes investimentos em linhas de transmisso. Em pases tropicais, como o Brasil, a utilizao da energia solar vivel em praticamente todo o territrio, e, em locais longe dos centros de produo energtica, sua utilizao ajuda a diminuir a procura energtica nestes e consequentemente a perda de energia que ocorreria na transmisso. Desvantagens da energia solar

156

Existe variao nas quantidades produzidas de acordo com a situao climatrica (chuvas, neve), alm de que, durante a noite, no existe produo alguma, o que obriga a existncia de meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painis solares no estejam ligados rede de transmisso de energia. Locais em latitudes mdias e altas (Ex.: Finlndia, Islndia, Nova Zelndia e sul da Argentina e Chile) sofrem quedas bruscas de produo durante os meses de inverno devido menor disponibilidade diria de energia solar. Locais com frequente cobertura de nuvens (Londres) tendem a ter variaes dirias de produo de acordo com o grau de nebulosidade. As formas de armazenamento da energia solar so pouco eficientes quando comparadas, por exemplo, aos combustveis fsseis (carvo, petrleo e gs), e a energia hidroeltrica (gua). Os painis solares tm um rendimento de apenas 25%.

Energia solar no Brasil

Soluo comentada
A usina de tecnologia avanada (2009) e, de acordo com o grfico, o seu custo de produo em torno de 0,03 centavos de dlar por kWh. A potncia instalada (P) de 28,8 MW (28,8 . 106W) e deve ser calculada a energia (E) produzida em um dia (24 h). Assim:

Postes com painis solares no parque Barigui, Curitiba

Para aprender mais!


6. Uma fonte de energia que no agride o ambiente totalmente segura e usa um tipo de matria-prima infinita a energia elica, que gera eletricidade a partir da fora dos ventos. O Brasil privilegiado por ter o tipo de ventilao necessria para produzi-la. Todavia, ela a menos usada na matriz energtica brasileira. O Ministrio de Minas e Energia estima que as turbinas elicas produzam apenas 0,25% da energia consumida no pas. Isso ocorre porque ela compete com uma usina mais barata e eficiente: a hidreltrica, que responde por 80% da energia do Brasil. O investimento para se construir uma hidreltrica de aproximadamente US$ 100 por quilowatt. Os parques elicos exigem investimento de cerca de US$ 2 mil por quilowatt e a construo de uma usina nuclear, de aproximadamente US$ 6 mil por quilowatt. Instalados os parques, a energia dos ventos bastante competitiva, custando R$ 200,00 por megawatt-hora frente a R$ 150,00 por megawatt-hora das hidreltricas e a R$ 600,00 por megawatt-hora das termeltricas.
poca. 21/4/2008 (com adaptaes).

E em maro de 2011, foi inaugurada a primeira usina de Energia Solar do Brasil e da Amrica Latina. Trata-se da usina Tau, no Cear, composta por 4.680 painis solares, o suficiente para gerar energia para 1.500 famlias de baixa renda. O empreendimento foi feito pelo empresrio Eique Batista, atravs da EBX Engenharia. Como o Cear se situa sobre a linha do Equador, o potencial para gerao de energia solar muito alto, tanto que o Estado possui legislao prpria regulamentando o tema. Espera-se que esse empreendimento estimule a criao de mais usinas de energia solar no Brasil.

Questo comentada
O grfico abaixo representa o custo, em dlares, de energia eltrica produzida pelas usinas elicas em funo do tempo. Verifica-se que o custo tem cado ao longo dos anos e a energia elica passa a ser atrativa economicamente alm dos aspectos ambientais (energia limpa).

De acordo com o texto, entre as razes que contribuem para a menor participao da energia elica na matriz energtica brasileira, inclui-se o fato de A) haver, no pas, baixa disponibilidade de ventos que podem gerar energia eltrica. B) o investimento por quilowatt exigido para a construo de parques elicos ser de aproximadamente 20 vezes o necessrio para a construo de hidreltricas. C) o investimento por quilowatt exigido para a construo de parques elicos ser igual a 1/3 do necessrio para a construo de usinas nucleares. D) o custo mdio por megawatt-hora de energia obtida aps instalao de parques elicos ser igual a 1,2

Foi inaugurada, em 20 de agosto de 2009, a Usina de Energia Elica (UEE) Praias de Paracuru, localizada no municpio de Beberibe, no Litoral Leste do Cear, com capacidade de 28,8 MW. O custo aproximado, em dlares, da energia produzida por dia pela usina instalada no municpio de Beberibe utilizando a capacidade fornecida A) 18.300. B) 20.700. C) 23.800. D) 32.600. E) 35.500.

Universidade Aberta do Nordeste

157

E)

multiplicado pelo custo mdio do megawatt-hora obtido das hidreltricas. o custo mdio por megawatt-hora de energia obtida aps instalao de parques elicos ser igual a 1/3 do custo mdio do megawatt-hora obtido das termeltricas.

Fontes no renovveis

7. A longo prazo, necessitamos de uma fonte energtica que seja renovvel, economicamente eficiente e ambientalmente benigna. A energia solar a nica espcie de energia que satisfaz a todos esses requisitos.
CAPRA, Fritjof. O ponto de mutao. So Paulo: Crculo do Livro, 1982, p. 393.

Uma das formas de aproveitar a energia solar so os coletores solares. A intensidade mdia de energia irradiada pelo Sol sobre a superfcie da Terra de 280 W/ m2. Um coletor solar de 4 m2, com eficincia de 50%, contm 200 litros (200 kg) de gua e fica exposto ao Sol durante 10 horas. O calor especfico da gua 4200 J/kg oC. Nessas condies, a temperatura da gua aumenta, em oC, de A) 2,4. C) 12,0. E) 48,0. B) 4,8. D) 24,0.

Portanto, o planeta movido por fontes no renovveis de energia, e o fim desta era no renovvel est prximo. A palavra de ordem, para o sculo XXI, a busca, em larga escala, de fontes de energias renovveis. (Curso de Gesto Ambiental Autores: Arlindo Philippi Jr., Marcelo A. Romero, Gilda C. Bruna p.925 e 926 USP 2006 Adaptado) De acordo com as informaes do texto, a oferta de energia que provm de fontes renovveis, em 2001, foi, em toneladas equivalentes de petrleo, cerca de A) 1.300.106. C) 1.340.106. E) 1.370.106. B) D) 1.320.106. 1.350.106.

8. Considere o texto a seguir: PANORAMA ENERGTICO MUNDIAL Em termos mundiais, a oferta de energia no ano 2000 foi cerca de 9.963 x 106 toneladas equivalentes de petrleo (tEP) e, em 2003, foi cerca de 10.573 x 106 tEP, considerando uma taxa de crescimento mdia anual de 2%. A desagregao da oferta por fonte energtica aponta para um cenrio mundial no qual cerca de 87% de toda a energia provm de fontes no renovveis e somente 13% de fontes renovveis. Fontes renovveis

9. O esquema abaixo representa, de forma simplificada, o funcionamento de uma usina termonuclear. A sequncia formada pelos nmeros 1, 2, 3 e 4 representa as transformaes energticas ocorridas em vrias etapas na usina. Assim a sequncia 1, 2, 3 e 4 representa respectivamente as seguintes energias

Fonte: http://educacao.uol.com.br/planos-aula/medio/fisica-fissao-nuclear-e-reatores-de-fissao.jhtm Acesso em 13/5/2012.

158

A) energia potencial qumica (queima de combustvel energia trmica em trnsito energia cifssil) ntica energia eltrica. B) energia potencial qumica (queima de combustvel fssil) energia cintica em trnsito energia trmica energia eltrica. C) energia potencial qumica (fisso de urnio) enerenergia trmica energia cintica em trnsito gia eltrica. D) energia potencial qumica (fisso de urnio) enerenergia cintica energia trmica em trnsito gia eltrica. energia potencial qumica (queiE) energia cintica energia trmica em ma de combustvel fssil) trnsito energia eltrica.

6. Uma pessoa decidiu passear de metr e percorrer toda a linha sul, saindo da 1a at a ltima estao. Supondo que o trem faa todo o trajeto com velocidade escalar mdia equivalente a 75% da mxima velocidade operacional, o tempo gasto nesse passeio ser aproximadamente A) 12 min. C) 24 min. E) 36 min. B) 18 min. D) 30 min.

Ampliando conhecimentos para o Enem


5. A linha sul est sendo construda pelo Governo do Estado para atender os municpios de Fortaleza, Maracana e Pacatuba. Ao final do projeto, estaro funcionando 20 estaes que iro atender cerca de 350 mil passageiros por dia. Extenso da linha: a linha Sul do metr de Fortaleza ter 24,1 km, sendo 3,9 km subterrneos, 2,2 km elevados e 18 km em superfcie. Estaes: a linha toda ter 20 estaes (4 subterrneas, 2 elevadas e 14 em superfcie). Trens: a previso que circulem 20 trens eltricos compostos por trs carros cada um. Os trens eltricos medem 40 metros de comprimento cada um e capacidade para 445 passageiros, sendo 50 sentados. Os veculos so fabricados em alumnio. A velocidade mxima operacional do trem ser de 80 quilmetros por hora, embora possam alcanar 120 km/h. A expectativa que a operao comercial seja iniciada no comeo de 2013.

7. A evaporao um dos grandes problemas para os audes do Nordeste brasileiro. Atualmente esto em andamento pesquisas com o uso de garrafas pets no intuito de reduzir significativamente a evaporao. O processo simples: so associadas garrafas pets no sentido de formar uma manta flutuante que disposta sobre o espelho de gua do aude. Observe a sequncia de figuras abaixo.

A reduo no processo de evaporao conseguida principalmente A) devido mudana da natureza do lquido, ficando menos voltil, propiciando uma reduo significativa da evaporao. B) devido mudana da temperatura do lquido, os raios solares que antes eram absorvidos pela gua agora so refletidos pela manta, propiciando uma reduo significativa da evaporao. C) devido mudana da rea da superfcie livre do lquido, a rea do espelho ficou menor, propiciando uma reduo significativa da evaporao. D) devido mudana da presso na superfcie livre do lquido, a presso sobre o lquido aumentou, dificultando escape das partculas do lquido, propiciando uma reduo significativa da evaporao. E) devido mudana da presso de vapor do lquido, a quantidade de vapor de gua existente antes do uso da manta deixou de existir propiciando uma reduo significativa da evaporao. 8. Um estudante, ao comprar um livro, informa o melhor trajeto de entrega. Como a livraria se encontra no cruzamento das Av. Dom Lus com Virglio Tvo159

Adaptado de http://www.metrofor.ce.gov.br/index.php/noticias/43822

A ordem de grandeza da quantidade de passageiros atendidos pelo metr em um ms ser A) 106. C) 108. E) 1.010. B) 107. D) 109.

Universidade Aberta do Nordeste

ra, ele informa o seguinte roteiro: siga pela Av. Sen. Virglio Tvora rumo Av. Antnio Justa; chegando Av. Antnio Justa dobre esquerda e continue pela Av. da Abolio; o meu endereo o da esquina da Av. da Abolio com R. Joaquim Nabuco. O mapa abaixo dever ser usado como referncia. Considere que cada quarteiro mede 100 m e as larguras das ruas e das avenidas sejam desprezadas. Sabendo que o entregador seguiu o roteiro sugerido com velocidade escalar mdia de 50,4 km/h, os mdulos do deslocamento e do vetor velocidade mdia sero, respectivamente

com atraso de 0,100 s, e a onda sonora viaja com velocidade de 340 m/s no local do experimento. Assim o cientista escutar a voz atrasada aps A) B) C) D) E) 0,500 s aps a emisso da voz feita pelo cientista. 0,600 s aps a emisso da voz feita pelo cientista. 1,00 s aps a emisso da voz feita pelo cientista. 1,10 s aps a emisso da voz feita pelo cientista. no d para prever, pois faltam dados.

Qumica
Equilbrio qumico
Um estado alcanado por quase todas as reaes qumicas

Conceito
A maioria das reaes qumicas no se completa, ou seja, ocorre em um nico sentido. Quase todas as reaes so reversveis, em maior ou em menor extenso. No incio de um processo reversvel, a reao ocorre no sentido do consumo dos reagentes e da formao dos produtos, porm, logo que se formam algumas molculas do produto, a reao no sentido inverso comea a ocorrer tambm. Quando as concentraes dos reagentes e dos produtos deixam de variar com o tempo, o processo atingiu o equilbrio. Todos os sistemas em equilbrio qumico so dinmicos, ou seja, as reaes qumicas continuam a ocorrer simultaneamente na mesma velocidade no sentido da formao dos produtos (sentido direto) e dos reagentes (sentido inverso), mas as suas concentraes ficam constantes.
REAG ENTE A + REAG ENTE B
s i diet entdo r o s i i s entdo nver o

Fonte:Google maps

A) 1.400 m e 14 m/s. C) 1.200 m e 12 m/s. E) 1.000 m e 10 m/s.

B) D)

1.400 m e 10 m/s. 1.000 m e 14 m/s.

9. Mquina faz as pessoas pararem de falar Aparelho desenvolvido por cientistas japoneses poder ser usado em locais onde o silncio importante, como bibliotecas e museus.

PRO DUTO C + PRO DUTO D

Adaptado de http://super.abril.com.br/ciencia/maquina-faz-pessoas-pararem-falar-683146.shtml acesso em 6/5/2012

Um cientista localizado a 170 m da mquina realiza um teste e comea a falar com uma pessoa prxima a ela. Para essa distncia, a mquina emite ondas sonoras
160

Lei da ao das massas (quociente reacional e a constante de equilbrio) O conceito que descreve o equilbrio qumico em termos quantitativos foi proposto pelos noruegueses Cato Guldberg e Peter Waage em 1864. Eles observaram que a concentrao molar dos reagentes e produtos em uma reao qumica em equilbrio sempre obedecia a uma certa relao, caracterstica para cada tipo de reao e dependente apenas da temperatura, a qual eles denominaram de constante de equilbrio. Eles propuseram a lei da ao das massas para resumir suas concluses, cujo enunciado o seguinte: a velocidade de uma reao qumica diretamente proporcional s concentraes dos reagentes. Observaram que o fator importante na determinao da velocidade ou taxa de uma reao qu-

mica no apenas a quantidade de reagente, mas sim a quantidade de reagentes por unidade de volume, ou seja, a concentrao. Vamos considerar uma reao qumica do tipo: aA + bB cC + dD Podemos definir o quociente de reao, Q, pela expresso: Q =

[C]c [D ]d [ A ]a [B]b

Em que, [A], [B], [C] e [D] so as concentraes das espcies que participam da reao em um dado instante. Como essas concentraes evoluem ao longo da reao, o valor de Q tambm varia e aumenta a medida que a reao avana no sentido de formao dos produtos. Quando o sistema reacional atinge o estado de equilbrio, as concentraes das espcies tornam-se constantes, assim como o valor de Q que recebe o nome de constante de equilbrio, Keq: K eq =

Termos especficos para a Constante de Equilbrio: 1) Para reaes qumicas na fase gasosa que usam presses parciais: Kp. 2) Autoionizao da gua: constante de dissociao da gua, Kw. 3) Dissociao de cidos com a gua: constante de dissociao de cidos, Ka. 4) Reaes de base com a gua: constante de dissociao de bases, Kb. 5) Sistemas envolvendo solues saturadas de sais em meio aquoso: produto de solubilidade, Kps. Perturbao de Equilbrio: Princpio de Le Chatelier Henry Louis Le Chatelier, 1850-1936, formulou o Princpio de Le Chatelier, que diz respeito aos fatores que deslocam o equilbrio qumico. Em essncia, os principais fatores so a concentrao, a presso e a temperatura. Formalmente, o princpio pode ser assim descrito: Quando se aplica uma fora em um sistema em equilbrio, ele tende a se reajustar no sentido de diminuir os efeitos dessa fora a fuga ante a fora. Abaixo, temos um quadro que resume as possveis perturbaes ao estado de equilbrio e as respostas que dada pelo sistema.
ALTERAO NAS CONDIES DA REAO Adio de reagente Adio de produto Retirada de reagente Aumento da presso Diminuio da presso Aumento da temperatura Diminuio da temperatura Adio de catalisador DESLOCAMENTO DO EQUILBRIO No sentido dos produtos No sentido dos reagentes No sentido dos reagentes No sentido da contrao do volume = menor nmero de mol No sentido da expanso do volume = maior nmero de mol No sentido da reao endotrmica = absorve calor No sentido da reao exotrmica = libera calor No desloca o equilbrio
Quadro adaptado do CCEAD, puc.rio.br

[C]c [D ]d eq eq a [ A ]eq [B]b eq

[A]eq, [B]eq, [C]eq, e [D]eq so as concentraes das espcies no equilbrio. medida que a reao avana, o valor de Q se aproxima do valor da constante de equilbrio (Keq) , conforme mostra a figura abaixo.

Se Q > Keq Se Q < Keq Se Q = Keq

A reao avana no sentido dos reagentes A reao avana no sentido dos produtos A reao se encontra em equilbrio

Como escrever as Constantes de Equilbrio: 1) As concentraes dos gases so expressas como presses parciais P, e das espcies dissolvidas, em concentraes molares, [ ]; 2) As presses parciais ou concentraes so elevadas s potncias dos coeficientes estequiomtricos da reao balanceada; 3) Elimine os slidos ou lquidos puros e qualquer solvente da expresso.

Algumas aplicaes do equilbrio em nosso cotidiano


CULOS as lentes fotocromticas culos fotocromticos so aqueles que possuem lentes que mudam de cor, conforme a intensidade luminosa, ou seja, quando uma pessoa que usa esse tipo de culos est dentro de uma residncia, as lentes so praticamente incolores, mas, quando essa pessoa sai da residncia, ficando exposta luz, as lentes tendem a ficar com uma colorao escura. Isso devido uma reao qumica

Universidade Aberta do Nordeste

161

que ocorre nos culos, voc sabia? A reao que ocorre nas lentes dos culos a seguinte: AgC + Ener a Ag + C gi O cloreto de prata (AgCl), quando na lente, d uma aparncia clara a ela, j a prata metlica (Ag), quando formada na lente, d uma aparncia escura lente. Essa reao um caso em que se aumentar a energia, no caso a claridade, na lente, o equilbrio deslocar para o lado da formao do Ag elementar que escuro (na lente). Quando se diminui a intensidade luminosa na lente, ocorre o favorecimento da reao inversa, ou seja, a diminuio da sensao escura.
Fonte: quiprocura.net

O SANGUE O sangue humano um sistema-tampo ligeiramente bsico, ou seja, um lquido tamponado: seu pH permanece constante entre 7,35 e 7,45. Um dos tampes mais interessantes e importantes no sangue formado pelo cido carbnico (H2CO3) e pelo sal desse cido, o bicarbonato de sdio (NaHCO3).

H 2 CO3(aq) H 2 O( ) +CO 2(g)


H 2CO 3 H + + HCO 3

REFRIGERANTE um equilbrio muito fcil de romper Dentro de uma garrafa de refrigerante, ocorrem vrias reaes, mas um destaque pode ser dado para o cido carbnico (H2CO3), que se decompe em H2O e CO2. H 2CO 3(aq) H 2O + CO 2(g) Essa a reao de decomposio do cido carbnico, sendo que ela est em equilbrio qumico, pois medida que ocorre a decomposio, tambm ocorre a formao de cido carbnico, sendo assim, pode se dizer que uma reao que representa um estado de equilbrio, que sofre influncia pelo aumento de temperatura, pela presso e tambm pela concentrao. Quando abrimos uma garrafa de refrigerante, acontece uma diminuio da presso no interior do sistema (garrafa de refrigerante), ocorrendo um deslocamento do equilbrio para o lado de maior nmero de mols gasosos, ou seja, o lado dos produtos. Isso mostrado pelo princpio de Le Chatelier. O estado de equilbrio tambm pode ser deslocado pelo aumento da temperatura, ou seja, caso coloquemos um pouco de refrigerante para aquecer em um recipiente adequado, ocorrer a liberao de gases (essa reao endotrmica), assim como no caso em que abrimos a garrafa de refrigerante, ou seja, o gs liberado o gs carbnico, CO2. Neste exemplo, nas duas situaes, estaremos provocando um deslocamento de equilbrio qumico, o que provocar no refrigerante uma modificao no seu gosto. Isso voc j deve ter percebido, quando um resto de refrigerante fica muito tempo dentro da geladeira, ele fica com um gosto diferente, isto ocorre devido ao fato de ter ocorrido perda de CO2, logo, perda de H2CO3.
Fonte: quiprocura.net

Assim, existem as seguintes espcies nessa soluo-tampo: H2CO3: presente em grande quantidade, pois, sendo um cido fraco, sofre pouca ionizao; H+: proveniente da ionizao do H2CO3; HCO3 : tambm presente em alta quantidade, proveniente da ionizao do H2CO3 e da dissociao do sal (NaHCO3); Na+: proveniente da ionizao do NaHCO3; Se a essa soluo for adicionada uma pequena concentrao de cido, ir ocorrer sua ionizao, gerando ctions H+, que iro reagir com os nions HCO3 presentes no meio, originando cido carbnico no ionizado. No ocorre a variao do pH. J se uma base for adicionada, sero gerados nions OH . Esses ons se combinam com os ctions H+, provenientes da ionizao do H2CO3. Assim, os nions OH so neutralizados, mantendo o pH do meio. Questo comentada
No incio do sculo XX, a expectativa da ecloso da Primeira Guerra Mundial gerou uma desesperada necessidade por compostos de nitrognio porque os nitratos, normalmente usados na agricultura, estavam sendo usados na fabricao de explosivos. Quase todos os nitratos usados para fertilizantes e explosivos eram extrados de jazidas do Chile e o limitado suprimento no poderia atender demanda. Alm disso, as rotas de navegao eram vulnerveis a ataques, o que ameaava cortar totalmente o suprimento. Embora o nitrognio seja abundante no ar, os mtodos usados na poca para converter nitrognio em seus compostos eram muito dispendiosos para serem usados em grande escala. Qualquer nao que pudesse desenvolver um processo econmico para fixar o nitrognio atmosfrico, isto , combin-Io com outros elementos, teria todos os compostos de nitrognio que quisesse.
(Princpios da Qumica Peter Atkiins e Loretta Jones)

Posteriormente dois cientistas alemes, o qumico Fritz Haber e o engenheiro Carl Bosch, conseguiram sintetizar a amnia a partir dos seus elementos. O processo conhecido atualmente como a sntese de Haber-Bosch, utiliza elevadas

162

temperatura e presso e um catalisador apropriado, representado pela equao qumica a seguir:


N 2(g) + 3H 2(g) 2NH 3(g)

Usando o texto e conhecimentos de equilbrio qumico, pode-se afirmar que A) durante a adio de gua, o pH da soluo aumenta. B) a concentrao em relao ao on hidrnio reduzido metade. C) a concentrao dos ons hidroxila diminui durante a diluio. D) a condutibilidade eltrica da soluo aumenta durante a adio de gua. E) o grau de ionizao e a constante de ionizao do cido actico aumentam durante a diluio. 11. A preocupao com a sade dos dentes no to recente quanto se pode pensar. Para a limpeza dos dentes, os egpcios j usavam, por volta de 2000 a.C., uma mistura abrasiva constituda de pedra-pomes pulverizada e vinagre. Os dentes so formados por um mineral conhecido por hidroxiapatita, cuja frmula Ca5(PO4)3OH. A hidroxiapatita insolvel em gua e parcialmente solvel em solues cidas. A mucina forma uma pelcula sobre o dente denominada biofilme (placa). Se essa protena no for removida pela escovao, o crescimento da placa retm as partculas dos alimentos. Os carboidratos retidos so fermentados por bactrias, formando o cido ltico. Como a saliva no consegue dissolver a placa, a produo do cido ltico continua, diminuindo o pH, tornando a saliva cida. Em meio cido, a hidroxiapatita reage de acordo com a equao:
+ Ca5 ( 4 )O H (s) + 4H (aq) PO 3

Da anlise dos dados acima, pode-se inferir que A) a adio de gs clordrico ao sistema gasoso em equilbrio no modifica a posio do equilbrio. B) a adio de um gs inerte ao sistema gasoso em equilbrio, a presso constante no modifica as concentraes no equilbrio. C) a constante de equilbrio em relao s concentraes igual a constante de equilbrio em relao s presses parciais. D) na sntese da amnia, usada presso elevada para favorecer a converso dos gases reagentes em produtos. E) sabendo que a sntese da amnia exotrmica, uma elevao na temperatura favorece a formao do NH3.

Soluo comentada
A) Errada O HC (g) adicionado reage com NH3(g) de acordo com a equao: HC (g) + NH3(g) NH4C (s), portanto, o NH3(g) consumido, sendo favorecida a formao do produto. Errada A adio de gs inerte ao sistema, presso constante, provoca aumento no volume gasoso, diminuindo as presses parciais dos gases (N2, H2 e NH3), logo modifica as concentraes. Errada A afirmativa seria correta se a soma dos coeficientes dos reagentes gasosos fosse igual ao coeficiente do produto gasoso. Correta Aumento na presso, em fase gasosa, favorece a formao de menor volume (menor soma dos coeficientes dos componentes gasosos). Errada Aumento na temperatura favorece a reao na direo endotrmica.

B)

C)

D)

5Ca2+ + 3HPO 2aq) + H 2O ( ) ( aq) 4(

E)

Para aprender mais!


10. O termo vinagre deriva do francs vinaigre, quer dizer vinho agre (azedo). Na produo do vinagre, emprega-se uma fermentao por levedura para produo do lcool. A concentrao alcolica ajustada entre 10 a 13%, sendo, ento, exposta s bactrias do cido actico que vai oxidar a soluo alcolica at que se produza o vinagre na concentrao desejada.
(Wikipdia, a enciclopdia livre)

Se esse processo no for controlado, surgiro pequenas cavidades nos dentes, dando origem a formao de cries. A partir do exposto, pode-se inferir que A) assumindo o valor 5,0 do pH da saliva de uma pessoa, esse meio est to cido quanto uma soluo 1,0 . 105 mol/L de cido actico. B) bochechar com soluo aquosa de bicarbonato de sdio eleva o pH da saliva, favorecendo a formao do esmalte dos dentes. C) cremes dentais devem conter cidos fracos para favorecer, durante a escovao dos dentes, a formao da hidroxiapatita. D) conveniente usar uma soluo aquosa de hidrxido de sdio, para reduzir a acidez da saliva. E) mastigar comprimidos de leite de magnsia indicado para elevar o pH da saliva e favorecer o consumo de hidroxiapatita.

A adio de 100 cm3 de gua destilada a 100 cm3 de vinagre contendo 4,00 g de cido actico, produz uma nova soluo mais diluda. Dados: C = 12; H = 1; O = 16

Universidade Aberta do Nordeste

163

Ampliando conhecimentos para o ENEM


10. Uma parte do CO2 formado pelo nosso metabolismo, dissolve-se no sangue, de acordo com a equao simplificada:
CO 2(g) + 2H 2O ( ) H 3O +aq) + HCO 3(aq) (

Quando a eliminao do gs carbnico pela expirao de uma pessoa insuficiente, a concentrao de CO2 no plasma sanguneo aumenta, causando acidose. J um ataque de histeria ou ansiedade pode acarretar uma respirao muito rpida, provocando liberao de muito CO2, diminuindo sua concentrao no sangue, causando alcalose. Sobre o exposto, pode-se afirmar que A) de acordo com o Princpio de Le Chatelier, a diluio da soluo citada no texto favorece o aumento na concentrao de CO2. B) na acidose, o aumento do pH provocado pelo elevado consumo de CO2 favorecendo a formao de H3O+. C) uma alcalose pode ser tratada com administrao intravenosa de soluo aquosa de bicarbonato de sdio. D) um paciente com asma tem acidose respiratria devido baixa concentrao de CO2 no sangue, favorecendo a formao de H3O+. E) um paciente com histeria (provoca alcalose) pode ser tratado respirando o prprio ar, assim o ar inspirado mais rico em CO2. 11. A mais importante etapa de manuteno da gua de uma piscina requer um tratamento qumico, necessrio para combater poluentes que se dissolvem na gua, formao de algas e, principalmente, micro-organismos patognicos. O desinfetante HC O, cido hipocloroso, um dos mais usados nas piscinas. Ele capaz de matar muitos micro-organismos prejudiciais sade. O produto vendido com o nome de cloro lquido , na verdade, uma soluo aquosa de hipoclorito de sdio, em que se forma o agente bactericida, de acordo com a equao qumica a seguir:
+ NaC O (aq) + H 2O ( ) HC O (aq) + Na(aq) + O H (aq)

sar paredes celulares de bactrias e, uma vez l dentro, reage com outras molculas proteicas essenciais para a sobrevivncia desses micro-organismos, o que letal para eles. Muitos fatores afetam a concentrao do cido hipocloroso em uma piscina, mas, sem dvida, o pH o principal deles; e fcil entender o porqu: o cido hipocloroso um cido fraco e, em soluo aquosa, est presente no equilbrio representado a seguir:
+ HC O (aq) + H 2O ( ) H 3O (aq) + C O (aq)

A concentrao do cido hipocloroso no pode apresentar valores elevados, pois o cido pode reagir com NH3 de acordo com a equao a seguir: NH 3(aq) + 3 HC O (aq) NC
3( aq)

+ 3 H 2O ( )

As cloraminas (NC 3) causam irritao nos olhos e narinas. A concentrao do HC O no pode ser muito baixa, pois perde o poder bactericida. Influncia quantitativa do pH no equilbrio da ionizao do HC O
Valor do pH 6,0 7,0 8,0 % de C na forma de C O 3,5 27,5 78,5 % de C na forma de HC O 96,5 72,5 21,5

Obs. A ao bactericida ter eficincia mxima, no intervalo de pH entre 7,2 a 7,8. A) B) C) D) E) A partir do texto, pode-se afirmar que quando o pH da gua da piscina for igual a 6,0, haver excesso de HC O e formao de cloraminas. quando o pH da gua da piscina estiver muito alto, pode ser corrigido pela adio de carbonato de sdio. o hipoclorito de clcio Ca(C O)2 um sal duplo de hidrlise bsica. se o pH da gua da piscina for maior do que 7,8, as concentraes de C O e HC O so pequenas. uma contaminao amoniacal na gua da piscina consome mais HC O, diminuindo o pH do meio.

Radioatividade
Fisso nuclear um processo em cadeia em que ncleos pesados e radioativos se desintegram em ncleos menores, alm da liberao de grande quantidade de energia. Esse processo normalmente provocado por nutrons acelerados. a forma como a energia obtida nos reatores nucleares e nas bombas atmicas, por exemplo.

Outra comum o cloro granulado, que o hipoclorito de clcio slido, que, em gua, reage de acordo com a equao qumica seguinte:
Ca( O ) aq) + 2H 2O ( ) 2HC O (aq) + Ca2+ + 2 O H (aq) C 2( ( aq)

Graas a seu tamanho e ausncia de carga eltrica, a molcula do cido hipocloroso consegue atraves-

164

(infoescola.com)

Fuso nuclear a juno de ncleos atmicos leves originando um ncleo maior com a liberao de uma quantidade bem maior de energia.

lega de Kulcinski, afirmou que o Hlio-3 fornece um milho de vezes mais energia do que o carvo. O grande problema que a humanidade ainda no possui a tecnologia necessria para extrair a energia do Hlio-3. Ela deve ser feita por meio da fuso nuclear. As usinas nucleares atuais funcionam com base na fisso nuclear. O decaimento radioativo ocorre com emisses de radiaes acompanhadas de desprendimento de energia. Sobre tais emisses, pode-se afirmar que A) a radiao alfa formada por dois prtons e dois nutrons, tendo elevado poder ionizante e velocidade aproximadamente igual a 50% da velocidade da luz. B) as radiaes beta so eltrons emitidos pelo ncleo, com velocidade igual da luz. C) como a luz, gama uma radiao eletromagntica, mas de frequncia muito alta, e emitida isoladamente. D) quando um nucldeo emite uma radiao alfa e duas radiaes beta, o seu nmero de massa permanece o mesmo. E) o poder de penetrao das radiaes alfa, beta e gama decrescente na ordem: gama, beta e alfa.

Soluo comentada
A) Errada A radiao alfa formada por dois prtons e dois nutrons, mas tem velocidade aproximadamente igual a 10% da velocidade da luz. Errada A radiao beta um eltron emitido pelo ncleo com velocidade menor do que 90% da velocidade da luz. Errada As radiaes alfa e beta so frequentemente acompanhadas pela radiao gama. Errada A emisso de uma radiao alfa diminui duas unidades no nmero atmico e quatro no nmero de massa. A emisso de duas radiaes beta aumenta duas unidades no nmero atmico e no altera o nmero de massa. Portanto, os dois nucldeos tm o mesmo nmero de prtons. Correta O poder penetrante das emisses radiativas est em ordem decrescente assim: Gama > Beta > Alfa.

B) C) D)
(coladaweb.com)

Para ocorrer a fuso nuclear, necessria uma temperatura muito elevada, da ordem de 300.000.000 C. Por isso, essa fuso tambm chamada de fuso nuclear a quente. Nas estrelas, por exemplo o Sol, devido elevadssima temperatura, ocorrem reaes de fuso nuclear dos tomos de hidrognio. Questo comentada
Em entrevista ao Milwaukee Journal Sentinel, dois cientistas da Universidade Wisconsin-Madison (Estados Unidos) afirmaram que a Lua possui toda a energia que a Terra necessitar nesse milnio. Se ns pudermos pousar um nibus espacial na Lua, encher seu compartimento de carga com tubos de Hlio-3 minerados da superfcie e trazer o nibus de volta para a Terra, essa carga poder abastecer a totalidade da necessidade de energia dos Estados Unidos durante o ano inteiro, afirmou Gerald Kulcinski, professor de engenharia nuclear. John Santarius, co-

E)

Para aprender mais!


12. Medicina Nuclear A qumica nuclear transformou os diagnsticos mdicos, o tratamento e a pesquisa. Os traadores radiativos so usados para medir a funo dos rgos. O Sdio-24, por exemplo, usado para monitorar o fluxo sanguneo e, o Estrncio-87, para estudar o crescimento dos ossos. Porm, o impacto mais importante dos radioistopos no diagnstico foi no campo da obteno de imagens. O Tecncio-99 o nucldeo radiativo mais utilizado na medicina, especialmente para obter imagens de ossos. Esse istopo muito ativo e emite raios gama que atravessam

Universidade Aberta do Nordeste

165

rapidamente o corpo. Os raios gama causam muito menos danos que as partculas alfa, e o istopo tem vida to curta que os riscos ao paciente so mnimos. A tomografia por emisso de psitrons (PET) utiliza um emissor de psitrons, como o Flor-18, para obter imagens de tecidos humanos com um grau de detalhes que no so possveis com raios X. Ele tem sido muito usado para estudar as funes cerebrais e em diagnoses mdicas. Por exemplo, quando o hormnio estrognio marcado com o Flor-18 e injetado em um paciente com cncer, o composto marcado com flor preferencialmente absorvido pelo tumor. Os psitrons emitidos pelos tomos de flor so rapidamente aniquilados quando encontram eltrons. Os raios gama resultantes so detectados por um sistema de varredura que se move vagarosamente sobre a parte do corpo que contm o tumor. O crescimento do tumor pode ser rpido e precisamente estimado por essa tcnica.
(Princpios da Qumica Peter Atkiins e Loretta Jones)

tada e de gerao limpa para substituir as minguadas reservas de combustveis fsseis. No entanto, at agora, a fuso controlada representa um desafio tecnolgico, devido s altssimas presses e temperaturas envolvidas.
(Jornal O POVO, edio de 2009.)

Sobre o texto e os conhecimentos relativos ao assunto, pode-se afirmar que A) a fuso nuclear um processo fsico de transformao em que um elemento convertido em outro. B) a fuso nuclear de um deutrio com um trtio pode gerar um istopo do carbono. Nesse processo, ocorre uma grande liberao de energia. C) a fuso nuclear uma fonte de energia limpa, pois evita a emisso de gases poluentes que contribuem para o efeito estufa. A grande desvantagem o lixo radioativo gerado. D) nas estrelas, a fonte de energia a fuso nuclear dos istopos de hidrognio. Nesse processo, ocorre a formao de istopos do elemento hlio. E) at agora, o grande desafio da fuso controlada reduzir as altssimas temperaturas e presses exigidas. Isso ser possvel com o desenvolvimento de catalisadores e inibidores adequados para essa reao qumica.

Usando o texto e os conhecimentos de decaimento radioativo, pode-se afirmar que A) a diferena entre os nucldeos Sr-87 e Tc-99 somente no nmero de massa. B) quando uma partcula beta encontra um psitron, ambas so aniquiladas e se convertem completamente em energia. C) quando um nucldeo do Sdio-24 emite um raio beta, transforma-se em um nucldeo de um gs nobre. D) o Flor-18 um istopo do Oxignio-18. E) os raios alfa, beta e gama tm o mesmo poder ionizante. 13. Mais perto da fuso controlada Cientistas americanos ultrapassaram uma etapa considerada crucial para a fuso nuclear e resoluo de problemas relacionados a combustveis fsseis e emisso de gases de efeito estufa. Os pesquisadores conseguiram produzir um nvel de energia sem precedentes, informou a Administrao Nacional de Segurana Nuclear dos Estados Unidos. Os cientistas americanos conseguiram produzir um megajoule com a concentrao simultnea de 192 raios laser a uma temperatura de 111 milhes de graus Celcius num tubo do tamanho de um apontador cheio de deutrio e trtio, dois istopos do hidrognio. A fuso nuclear o motor do Sol e das estrelas. e sua produo artificial forneceria uma alternativa ilimi-

Ampliando conhecimentos para o Enem


12. A radiao nuclear tem muitas aplicaes como na medicina, na conservao de alimentos, na eliminao de insetos, bactrias e outros micro-organismos presentes em gros. Um mtodo muito usado, emprega a radiao gama emitida pelo istopo Co60 Esse istopo obtido artificialmente pela reao de um istopo do elemento qumico A com um nutron, gerando somente Co60 como produto da reao. O Co60 , decai para um istopo do elemento qumico B, com a emisso de uma radiao beta e radiao gama. Os elementos A e B tm nmeros atmicos, respectivamente, iguais a Dado: 27Co A) 27 e 28 C) 26 e 26 E) 26 e 28 B) 27 e27 D) 26 e 27

13. Acidente nuclear de Goinia Em 13 de setembro de 1987, teve incio em Goinia o maior acidente nuclear do Brasil. Uma caixa contendo

166

uma cpsula radiativa, usada em um hospital abandonado, foi encontrada por catadores de um ferro velho do local, que entenderam tratar-se de sucata. O equipamento foi desmontado e passado para terceiros. O material radiativo era cloreto de Csio-137. As pessoas expostas ao material radiativo comearam a desenvolver sintomas: nuseas, seguida de tontura, vmitos e diarreias. Durante o acidente com o Csio-137, milhares de pessoas foram contaminadas, com mortes e sequelas definitivas. Sabendo que a meia-vida do Cs137 30 anos, o tempo necessrio para desintegrar 87,5% de todo o Cs137 , em anos, igual a A) 30 C) 60 E) 90 B) 45 D) 75

LINHARES, Srgio e GEWANDSZNAJDER Fernando. Biologia Hoje. Editora tica. 11 edio, 2004. volume 2. MEDEIROS, Miguel A. Equilbrio Qumico. Disponvel em <http//www.quiprocura.net. Acesso em 27 de agosto de 2012. PEOPLE POWER. Energias limpas. Disponvel em: <http:// www.ppow.com.br/portal/2011/03/09/energias-limpas>. Acesso em: 21 jun. 2012 PORTAL SO FRANCISCO. Energia Elica. Disponvel em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/energia-eolica/energia-eolica.php>. Acesso em: 21 jun. 2012 SUA PESQUISA. Energia Elica no Brasil. Disponvel em: <http://www.suapesquisa.com/energia/energia_eolica_ brasil.htm>. Acesso em: 21 jun. 2012 UOL. HOWSTUFFWORKS. Aldous, Scott. Como funcionam as clulas solares. Disponvel em: <http://ambiente.hsw.uol.com.br/celulas-solares.htm>. Acesso em: 21 jun. 2012

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
AMABIS, Jose Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia dos Organismos. Editora Moderna. 3 edio 2012. Volume 2 AMBIENTE BRASIL. Impactos e Problemas. Disponvel em: <http://ambientes.ambientebrasil.com.br/energia/ eolica/impactos_e_problemas.html>. Acesso em: 21 jun. 2012 ARAJO, Hiram. Equilbrio Qumico. Disponvel em <http//www.ccead.puc_rio.br. Acesso em 27 de agosto de 2012. FOGAA, Jennifer. Soluo Tampo. Disponvel em <http//www.brasilescola.com. Acesso em 27 de agosto de 2012. LAYTON, Julia. Como funciona a energia elica. Disponvel em: <http://ambiente.hsw.uol.com.br/energia-eolica. htm>. Acesso em: 21 jun. 2012

GABARITO FASCCULO 6 Matemtica e suas Tecnologias Para aprender mais!


1 B 2 B 3 E 4 C 5 D 6 E 7 A 8 D

Ampliando conhecimentos para o Enem


1 D 11 D 2 B 12 E 3 D 13 D 4 A 14 B 5 D 15 A 6 E 16 C 7 C 17 A 8 C 18 A 9 D 19 B 10 B 20 C

Ateno!! Inscreva-se j e tenha acesso a outros materiais sobre o Enem no www.fdr.com.br/enem2012


Expediente
Presidente: Luciana Dummar Coordenao da Universidade Aberta do Nordeste: Eloisa Vidal Coordenao Pedaggica: Ana Paula Costa Salmin Coordenao de Produo Editorial: Srgio Falco Editor de Design: Deglaucy Jorge Teixeira Projeto Grfico e Capas: Dhara Sena e Welton Travassos Editorao Eletrnica: Dhara Sena Ilustraes: Karlson Gracie

Apoio

Parceria

Realizao

Promoo

Universidade Aberta do Nordeste

167

Potrebbero piacerti anche