Sei sulla pagina 1di 4

http://www.lds.org/conference/talk/displa y/0,5232,23-2-1037-13,00.

html F no Senhor Jesus Cristo


lder Kevin W. Pearson Dos Setenta Em uma famlia de f, no h por que haver temor ou dvida. Escolham viver pela f, e no pelo medo.

Convido, humildemente, a companhia do Esprito Santo ao discutirmos um princpio vital do evangelho: f no Senhor Jesus Cristo. Reconheo com profunda gratido e amor os grandes exemplos de f e fidelidade que vi em minha prpria vida. Para meus bons pais, minha famlia, meus lderes do sacerdcio, queridos missionrios, filhos maravilhosos e uma preciosa companheira eterna, expresso meu profundo amor e gratido. Reconheo minha necessidade e desejo de ter mais f, como discpulo e testemunha de Cristo. Nunca senti tamanha necessidade de f em minha vida quanto agora. Como pais, fomos ordenados a ensinar nossos filhos a compreender a doutrina () da f em Cristo, o Filho do Deus vivo (ver D&C 68:25). Isso exige mais do que simplesmente reconhecer a f como princpio do evangelho. Ter f ter confiana em algo ou algum (Bible Dictionary, Faith, p. 669). A f verdadeira precisa centralizar-se em Jesus Cristo. A f um princpio de ao e de poder (Bible Dictionary, p. 670). Exige que faamos, e no apenas acreditemos. F um dom espiritual de Deus que vem por meio do Esprito Santo. Exige compreenso e conhecimento corretos de Jesus Cristo, Seus atributos divinos e carter perfeito, Seus ensinamentos, Expiao, Ressurreio e poder do sacerdcio. A obedincia a esses princpios desenvolve a plena confiana Nele e em Seus servos ordenados, e a certeza de Suas bnos prometidas. No h outra coisa da qual tenhamos certeza to absoluta. No h outro alicerce na vida que nos proporcione essa mesma paz, alegria e esperana. Nos momentos incertos e difceis, a f realmente um dom espiritual digno de nossos maiores esforos. Podemos dar a nossos filhos instruo, lies, atividades esportivas, artes e posses materiais, mas se no lhes ensinarmos a ter f em Cristo, pouco teremos feito por eles. A f estimulada ao ouvirmos o testemunho daqueles que a possuem (Bible Dictionary, p. 669; ver tambm Romanos 10:1417). Seus filhos sabem que vocs sabem? Eles

percebem e sentem sua convico? Uma f forte desenvolvida pela obedincia ao evangelho de Jesus Cristo (Bible Dictionary, p. 669). O lder Bruce R. McConkie ensinou: F um dom de Deus concedido como recompensa pela retido pessoal. Sempre concedida quando a retido est presente, e quanto maior for a obedincia s leis de Deus, maior ser a investidura de f (Mormon Doctrine, 2a ed. [1966], p. 264). Se desejarmos mais f, precisamos ser mais obedientes. Quando ensinamos nossos filhos, por meio de exemplo ou preceito, a serem negligentes ou inconstantes na obedincia aos mandamentos de Deus, impedimos que eles recebam esse dom espiritual essencial. A f exige uma atitude de total obedincia, mesmo nas coisas pequenas e simples. O desejo uma partcula de f que se desenvolve dentro de ns quando sentimos a verdade divina. como se fosse uma fotossntese espiritual. A influncia do Esprito Santo, agindo na Luz de Cristo que h dentro de todo ser humano, produz o equivalente espiritual a uma reao qumica uma emoo, uma mudana de corao ou um desejo de saber. A esperana se desenvolve medida que as partculas de f se tornam molculas e ocorre o simples empenho de viver os princpios verdadeiros. medida que se desenvolvem padres de obedincia, as bnos especficas associadas ela so reconhecidas, e surge a crena. Desejo, esperana e crena so formas de f; mas a f, como princpio de poder, resulta de um padro constante de conduta e atitude obedientes. A retido pessoal uma deciso individual. A f um dom de Deus, e quem a possui pode receber imenso poder espiritual. H uma qualidade de f que se desenvolve quando concentramos todo nosso corao, poder, mente e fora. Ela vista e sentida nos olhos de um grande missionrio, de uma jovem valorosa e virtuosa, e de mes, pais e avs justos. Pode ser vista na vida de pessoas jovens e idosas, em todas as terras e culturas, falando todos os idiomas, em todas as situaes e condies de vida. So os olhos da f mencionados pelo profeta Alma (ver Alma 5:1526), a capacidade de concentrar-nos e de ser firmes, apegandonos firmemente a princpios verdadeiros, sem hesitar, mesmo quando a nvoa da escurido que enfrentamos for muito densa. Essa qualidade de f extremamente vigorosa. Contudo, necessrio que haja uma oposio em todas as coisas.() O Senhor Deus concedeu, portanto, que o homem agisse por si mesmo; e o homem no poderia agir por si mesmo a menos que fosse atrado por um ou por outro (2 Nfi 2:11, 16). O mesmo acontece com a f. Talvez seja tentador escolher a dvida e a descrena em vez da f. Quando Jesus retornou da transcendental experincia espiritual no Monte da Transfigurao, foi abordado por um pai desesperado cujo filho precisava de ajuda. O pai implorou: Se tu podes fazer alguma coisa, tem compaixo de ns, e ajuda-nos. Jesus respondeu: Se tu podes crer, tudo possvel ao que cr. E logo o pai do menino () clamando, com lgrimas, disse: Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade (ver Marcos 9:2224).

A f e o medo no podem coexistir. Um d lugar ao outro. A verdade pura e simples que todos precisamos edificar constantemente a f e vencer as fontes da descrena destrutiva. Os ensinamentos do Salvador comparando a f a um gro de mostarda reconhecem essa realidade (ver Mateus 13:3132). Pensem nisso da seguinte forma: a quantidade de f que possumos para usar a que resta depois de subtrairmos nossas fontes de dvida e descrena. Vocs podem perguntar a si mesmos: O saldo da minha f positivo ou negativo? Se sua f excede sua dvida e descrena, a resposta provavelmente ser positiva. Se voc permite que as fontes de dvida e descrena o manipulem, ento a resposta talvez seja negativa. Temos, porm, uma escolha. Alcanamos aquilo no qual nos concentramos constantemente. Como h oposio em todas as coisas, h foras que corroem nossa f. Algumas so resultado direto da influncia de Satans. Mas quanto s outras, no podemos culpar ningum a no ser ns mesmos. Essas decorrem de tendncias, atitudes e hbitos pessoais que podemos aprender a mudar. Chamo essas influncias de os Seis Ds Destrutivos. medida que eu os descrever, avaliem a influncia deles sobre vocs e seus filhos. O primeiro a dvida. A dvida no um princpio do evangelho. No vem da Luz de Cristo ou da influncia do Esprito Santo. A dvida uma emoo negativa relacionada ao medo. Resulta da falta de confiana em nossa prpria capacidade ou habilidade. No condiz com nossa identidade divina como filhos de Deus. A dvida leva ao desnimo. O desnimo decorre de expectativas frustradas. O desnimo crnico resulta em expectativas mais baixas, menor esforo, desejo enfraquecido e maior dificuldade em sentir e seguir o Esprito (ver Pregar Meu Evangelho [2004], p. 10). O desnimo e o desespero so a anttese da f. O desnimo leva distrao ou falta de enfoque. A distrao elimina o prprio enfoque exigido pelos olhos da f. O desnimo e a distrao so duas das mais eficazes armas de Satans, mas tambm so maus hbitos. A distrao leva falta dediligncia: um compromisso menor de permanecer leal e fiel e de seguir adiante a despeito das dificuldades e decepes. A decepo uma parte inevitvel da vida, mas no precisa levar dvida, ao desnimo, distrao ou falta de diligncia. Se no for revertido, esse caminho acabar levando desobedincia, que corri a prpria base da f. Muito frequentemente o resultado a descrena, isto , a recusa consciente ou inconsciente em acreditar. A descrena o estado descrito nas escrituras como a deciso de endurecer o corao. a perda da sensibilidade. Esses Seis Ds Destrutivos dvida, desnimo, distrao, falta de diligncia, desobedincia e descrena todos eles corroem e destroem nossa f. Temos a escolha de evit-los e venc-los.

Uma poca desafiadora exige maior vigor espiritual. Ponderem cuidadosamente a promessa do Salvador: Se tiverdes f em mim, tereis poder para fazer tudo quanto me parecer conveniente (Morni 7:33). Declaro humildemente que Deus, nosso Pai Celestial, vive e ama cada um de Seus filhos. Jesus Cristo nosso Salvador e Redentor. Ele vive e dirige pessoalmente Sua Igreja por intermdio do Presidente Monson, Seu profeta ungido. Porque Ele vive, sempre haver uma resplendente esperana diante de ns. Em uma famlia de f, no h por que haver temor ou dvida. Escolham viver pela f, e no pelo medo. No sagrado nome de Jesus Cristo. Amm

Potrebbero piacerti anche