Sei sulla pagina 1di 7

FORJAMENTO

FORJAMENTO
DEFINIO: Processo de obteno de peas metlicas por deformao plstica, a quente ou a frio, por meio de ferramentas animadas de movimentos de translao, agindo por choque ou por presso. O forjamento tambm pode ser utilizado como um meio para conferir a determinados metais as caractersticas mecnicas pretendidas, atravs de uma combinao adequada de tratamentos trmicos e mecnicos. CAMPO DE APLICAO: S permite obter peas de forma relativamente simples, necessitando de um ngulo de sada adequado (5 no alumnio e 3 nos aos, no mnimo); Permite a obteno de peas de pesos muito diversificados (desde as centenas de gramas at s centenas de toneladas); Pode ser aplicado tanto em pequenas como em grandes sries; As principais reas de aplicao so: Indstria automvel; Industria naval; Indstria aeronutica; Caminhos-deferro. VANTAGENS DO USO DE PEAS FORJADAS: O trabalho mecnico ressolda os ocos existentes no lingote de base, tais como micro-rechupes e chochos, tornando o material mais compacto; O trabalho mecnico destri a estrutura irregular e grosseira da fundio, substituindo-a por uma estrututa fina e uniforme, mais resiliente, menos susceptvel de ruptura frgil; O trabalho mecnico a desenvolver sobre o material pode ser realizado de forma a incrementar as suas propriedades nas direces em que se pretende uma maior resistncia fadiga (anisotropia), alinhando as heterogeneidades insolveis e desenvolvendo uma certa fibragem; Ao contrrio da maquinagem e da fundio, as fibras do material no so cortadas nem ficam dispersas (desordenadas); As peas forjadas, principalmente as estampadas, apresentam no fim do processo uma forma muito prxima da forma final pretendida, necessitando de maquinagem muito reduzida com pouco desperdcio de material; O forjamento permite altas cadncias de produo, com mquinas praticamente universais (prensas); actualmente o forjamento a frio ganha terreno devido alta qualidade e baixo custo das peas que produz, de pequenas dimenses em geral. INCONVENIENTES DO FORJAMENTO: Preo e desgaste das ferramentas; No permite a realizao de formas geomtricas complexas. TCNICAS DE FORJAMENTO: As tcnicas de forjamento podem classificar-se em: Forjamento em matriz aberta (forjamento livre ou universal ou simplesmente forjamento); Forjamento em matriz fechada (estampagem). O forjamento em matriz aberta realizado entre ferramentas de matrizes planas ou de formas muito simples. geralmente usado para grandes peas ou para pequenas sries. Esta tcnica frequentemente usada para preparar a forma da pea (esboo) para o posterior forjamento em matriz fechada (estampagem) ou maquinagem. Na estampagem a pea deformada entre duas metades de matiz que do a forma final ao produto. A pea deformada sob alta presso numa cavidade fechada podendo ser produzidas peas forjadas mais complexas que no caso da matriz aberta, mais precisas e com tolerncias dimensionais mais apertadas. MATERIAIS E TEMPERATURAS DE FORJAMENTO O aquecimento das peas indispensvel, j que de outra forma verificar-se-ia encruamento do material, com o consequente endurecimento, perda de tenacidade e possvel rotura ou fissurao (deteriorao das propriedades mecnicas). A taxa de deformao seria substancialmente menor, com o consequente incremento do nmero de ciclos de trabalho (etapas de deformao); As temperaturas aconselhadas (e as mnimas) para cada um dos materiais trabalhados por este processo podero ser
PFAB2 CONFORMAO PLSTICA MDC ISEP 2007

25

FORJAMENTO

observadas na tabela seguinte; Material Ao Titnio Cobre Lato forjvel EQUIPAMENTOS Martelos Piles / Malhos Movidos por ar comprimido ou accionamento mecnico; Utilizados para forjamento mdio ou ligeiro (f = 3 a 12ton); Estrutura de 1/2 montantes, consoante a presso de fecho a utilizar; Apresenta como vantagem essencial o baixo preo de aquisio; Apresenta como desvantagens: Baixa preciso; Problemas inerentes ao impacto (rudo, vibraes); Presses de fecho limitadas; Prensas Mecnicas Forjamento at 8.800 ton; Baseadas em sistemas de excntrico ou de frico; Mais apropriados a forjamento de pequenas profundidades (baixo curso); Vantagens: Substituio do impacto (malhos) pelo esmagamento; A vida das matrizes prolongada; Desvantagens: Custo inicial elevado (quando comparado com os malhos); Curso de trabalho limitado; Prensas Hidrulicas Accionadas por leo (ou gua); A corredia accionada por cilindros ou pistes hidrulicos que formam parte de um sistema hidrulico de alta presso; Permite presses de fecho at cerca de 50.000 ton; Principais vantagens: Velocidade de aproximao em vazio mais elevada que a velocidade de trabalho sobre o metal; Possibilidade de regulao da presso hidrulica em qualquer ponto do curso de deslocamento atravs de vlvulas; A velocidade de deformao pode ser ajustada ao longo do curso, em funo da resistncia oferecida pelo metal; Permite regular o choque transmitido ferramenta e peas (maior temperatura das peas); Fornos: A operao de forjamento propriamente dita precedida de um aquecimento executado num forno. Valores tpicos de velocidade para os diferentes equipamentos de forja: 26 PFAB2 CONFORMAO PLSTICA MDC ISEP 2007 Temperatura aconselhada (mnima) 1200 (800) 950C (850) 900C (700) 750C (550) Material Alumnio Duralumnio Magnsio Temperatura aconselhada (mnima) 500C (300) 420C (300) 350C

FORJAMENTO

Equipamento Prensa Hidrulica Prensa mecnica Prensa de parafuso Martelo Pilo Gravidade Impacto / Motorizado Martelo contra-golpe

Velocidade m/s 0.060.30 0.061.5 0.61.2 3.64.8 3.09.0 4.59.0

O tempo de vida til das ferramentas de forjamento (matrizes) depende: o Da temperatura a que so aquecidas as peas a deformar; o Da taxa de deformao imposta; o Do material em que so realizadas; o Do material trabalhado (mais ou menos abrasivo); o Do atrito; o Etc.

FORJAMENTO EM MATRIZ ABERTA (operaes elementares em construo unitria) 1. ESTIRAR: O material deformado de forma a diminuir a seco e aumentar o comprimento, numa direco perpendicular do movimento da ferramenta/prensa; 2. NERVURAR: Visa a demarcao de zonas que iro possuir diferentes seces no formato final da pea; 3. ESTIRAR SOBRE MANDRIL: Prolongamento do comprimento e simultnea diminuio da espessura em peas previamente furadas, nas quais enfiado um mandril que serve de suporte aco de deformao; 4. ESTIRAR BIGORNA: Idntico ao anterior, com a diferena do estiramento se dar na direco tangencial e no segundo uma geratriz; 5. ENCALCAMENTO: Reduo do comprimento au-mentando a seco da pea. uma operao delicada devido ao fenmeno de encurvadura, pelo que deve ser convenientemente alternada com operaes de estiramento; 6. SECCIONAR OU CORTAR: Eliminar extremidades irregulares; 7. FURAR: Executar furos com o auxlio de puno e matriz, com ou sem extruso; 8. FECHAR: Encurvar extremidades de tubos, atravs de sucessivas operaes suaves de deformao.

EXEMPLOS DE PEAS OBTIDAS POR FORJAMENTO EM MATRIZ ABERTA: Peas de revoluo macias, tais como eixos simples de laminadores ou veios de turbinas; Peas de revoluo realizadas com mandril, ocas, tais como reservatrios de presso, tubos, etc. Peas de revoluo de fraca espessura (discos), obtidas por encalcamento; Peas mais complexas, tais como cambotas, ncoras de navios, etc.

PFAB2 CONFORMAO PLSTICA MDC ISEP 2007

27

FORJAMENTO

TCNICA DO FORJAMENTO EM MATRIZ ABERTA As peas de grandes dimenses e elevada exigncia em caractersticas mecnicas, tais como rvores de turbinas hidrulicas, rvores de britadeiras gigantescas.. cambota de grandes motores diesel usados em centrais termoelctricas e na produo martima. so em geral obtidas por forjamento universal a partir de lingotes que atingem centenas de toneladas de peso, vindos directamente da aciaria. A figura ao lado mostra o aspecto de um desses lingotes. em corte. A cabea e o p do lingote (ricos em defeitos) so eliminados por seccionamento. No entanto, persistem certos defeitos que a operao de forjamento tem de eliminar: Microrechupes e rechupes resultantes de contraces trmicas ao longo do lingote. Segregaes marcadas pelas diferenas de composio qumica (concentrao de certos elementos tais como C, S, P,...). Zona basltica - os cristais prximos da pele do lingote so alongados e orientados perpendicularmente superfcie. No incio do forjamento estes cristais tm tendncia a perder coeso, o que pode provocar defeitos superficiais. O forjamento comporta, em geral, as seguintes duas gamas de operaes: Esboagem - consiste numa sucesso de operaes de estiramento encalcamento em que se procura: provocar o desaparecimento da zona basltica e dos rechupes. atenuar a heterogeneidade da composio qumica (segregao). As incluses tendem a alinhar-se no sentido do alongamento do metal dando origem fibragem. Acabamento - Procura-se dar pea uma forma geomtrica exterior o mais prxima possvel da sua forma final, a fim de limitar ao mnimo as operaes de maquinagem. Caso Prtico Considerar o fabrico de um rotor em ao de turbina. Devero considerar-se os seguintes dados: a. b. c. d. e. f. g. Presso de fecho da prensa: 7.500 ton Peso do lingote de partida: 190 ton Dimetro mdio inicial: 2,54 m Comprimento inicial: 6,7 m Temperatura de aquecimento: 1.200c Dimetro final mximo: 1,59 m Comprimento final mximo: 10,3 m

Etapas de deformao: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. Estiramento at =2270mm Corte da zona da cabea Corte da zona do p Encalcamento at =2490mm Estiragem at =2270mm Encalcamento at =2490mm Estiramento at =1670mm Nervuramento para vrios dimetros Estiramento das zonas intermdias Estiramento final para as cotas de forjamento Acabamento Perdas: a. b. c. d. Peso da pea em bruto j forjada: 114 ton Peso da cabea cortada: 35 ton Peso do p cortado: 27 ton Perdas ao fogo: 14 ton

28 PFAB2 CONFORMAO PLSTICA MDC ISEP 2007

FORJAMENTO

FORJAMENTO EM MATRIZ FECHADA (Estampagem) A estampagem uma tcnica que consiste em moldar, sob efeito de choque ou presso, um esboo de material, geralmente aquecido a elevada temperatura. em matrizes convenientemente gravadas. Os esboos de onde se parte podem ser obtidos por laminagem, extruso ou forjamento em matriz aberta. A estampagem particularmente adaptada para os seguintes casos: Fabricao em grande srie, pois a constncia das formas e das caractersticas metalrgicas interessante para as operaes de maquinagem subsequentes. Fabricao de peas fortemente solicitadas e de alta fiabilidade (Podero ser obtidas tolerncias dimensionais apertadas (50 75m), com rugosidades superficiais (Ra) na ordem dos 0.2 0.8m). Fabricao de peas de geometria complexa que necessitariam de muita matria prima e tempo de maquinagem elevado se fossem exclusivamente obtidas por arrancamento de apara. A rugosidade e tolerncias dimensionais melhoram com o incremento da presso de fecho do molde. Aspectos negativos da estampagem: Elevado custo dos equipamentos e ferramentas (s justificado em grandes sries). Desgaste rpido das ferramentas. Problemas frequentes de acabamento superficial das peas por oxidao (trabalho a quente). Aspecto das peas obtidas por forjamento em estampagem As peas tpicas obtidas por estampagem tm uma caracterstica comum: uma das dimenses normalmente superior s outras duas:

Concepo e fabrico de peas estampadas Poderemos subdividir o processo de fabricao de peas estampadas nas seguintes fases: Projecto Definir desenho da pea em bruto; Seleccionar os meios de produo a utilizar; Determinar as dimenses do esboo; Estudar a sequncia das operaes de deformao e as respectivas ferramentas; Fabricao Preparao do esboo; Aquecimento do esboo em forno apropriado; Estampagem, a qual pode ter operaes suces-sivas de deformao e eventuais rebarbagens; Tratamento trmico que confere s peas as caractersticas mecnicas desejadas; Acabamento final, o qual compreende as seguin-tes etapas: Limpeza por decapagem e granalhagem; Rebarbagem; Desempeno; Controlo dimensional final. Exemplo de uma biela obtida em vrias operaes de estampagem e respectiva matriz A matriz ao lado tem quatro cavidades e a pea obtida de forma sequencial (1 a 4). No final retirada a rebarba. A figura mostra tambm as fibragem obtida (em esquema) com este processo. Este processo (uma matriz para vrias operaes sequenciais) adequado para sries mdias. Para pequenas sries apenas a ltima fase seria obtida por estampagem, com as outras fases a serem obtidas pelo forjamento em matriz aberta. Para grandes sries poder-se-ia montar uma sequncia de matrizes cada uma para cada operao ou uma matriz para operaes simultneas.
PFAB2 CONFORMAO PLSTICA MDC ISEP 2007

29

FORJAMENTO

Rebarba A rebarba actua como uma reserva de material que colocado a mais no processo por forma a evitar deficincias de enchimento do molde e, portanto, produo de peas deficientes (mal cheias). A matriz possui, na folga de escoamento da matriz, um sulco de rebarba, o qual possui as seguintes funes: Vlvula de segurana para o excesso de metal na cavidade da matriz; Incrementa a presso de enchimento do molde, assegurando o seu total enchimento, uma vez que a existncia do sulco permite uma passagem suficientemente estreita (pouca folga); Controla a dimenso da rebarba; Evita a degradao das matrizes devido a excesso de presso. O segredo de um bom dimensionamento do sulco da rebarba consiste em dificultar a extruso do metal atravs da abertura estreita da rebarba, por forma a que este escoamento seja mais difcil do que o preenchimento total da cavidade da matriz. DEFEITOS DE FORJAMENTO Formao de fissuras superficiais devido a deformao excessiva a baixa temperatura; Formao de fissuras junto zona da rebarba Este defeito tanto mais comum quanto maior for a diferena entre a espessura da rebarba relativamente espessura do esboo, podendo ser evitado aumentando a espessura da rebarba ou posicionado a zona de rebarba numa posio menos crtica. Pode ser corrigido pelo rebarbamento a quente ou por um recozimento (alivio de tenses) antes do rebarbamento a frio; Formao de fissuras no interior das peas devido a tenses de traco; Formao de dobras devidas ao atrito do metal nas matrizes e que no se unem novamente durante o processo; Formao de vazios devido a mau enchimento ou bolhas de lubrificante aprisionadas; Impresso fraca, devido a falta de material para encher a matriz, temperatura demasiado baixa ou mau projecto das matrizes; Descentramentos devidos ao desalinhamento das matrizes, folgas no guiamento exageradas devido a desgaste ou m montagem; colocao do material no interior da cavidade incorrecta. OUTRAS PROCESSOS DE FORJAMENTO Forjamento com rolos

Moldao

30 PFAB2 CONFORMAO PLSTICA MDC ISEP 2007

FORJAMENTO

COMPARAO DO FORJAMENTO POR MARTELAMENTO COM O FORJAMENTO POR PRENSAGEM O forjamento por martelamento feito aplicando-se golpes rpidos e sucessivos no metal. Desse modo, a presso mxima acontece quando o martelo toca o metal, decrescendo rapidamente de intensidade medida que a energia do golpe absorvida na deformao do material. O resultado que o martelamento produz deformao principalmente nas camadas superficiais da pea. o que d uma deformao irregular nas fibras do material. No forjamento em prensa o metal fica sujeito aco da fora de compresso a baixa velocidade e a presso atinge seu valor mximo pouco antes de ser retirada, de modo que as camadas mais profundas da estrutura do material so atingidas no processo de conformao. A deformao resultante , ento, mais regular do que a produzida pela aco dinmica do martelamento.

COMPARAO COM OUTROS PROCESSOS DE FABRICO Relativamente fundio O forjamento d origem a peas com melhores caractersticas mecnicas, devido ao trabalho a frio e a quente O forjamento elimina defeitos metalrgicos, enquanto a fundio um processo gerador por excelncia de defeitos tais como chochos, rechupes, mal cheios e poros O forjamento cria direces preferenciais de resistncia, devido ao alinhamento de fibras e refina o gro O forjamento no necessita de um controlo de defeitos to moroso e caro como o empregue na fundio O forjamento requer um menor cuidado com as temperaturas envolvidas no processo, j que a fundio poder gerar segregaes com facilidade A fabricao de peas com boas propriedades mecnicas e formas complexas exige um longo processo produtivo e um exaustivo processo de controlo, o que no acontece com as peas obtidas por forjamento Relativamente soldadura O forjamento apresenta custos menores para altas cadncias de produo Os elevados custos iniciais das ferramentas para o forjamento so facilmente absorvidos pela poupana de material conseguida e pela exiguidade dos custos de inspeco associados As peas forjadas possuem um menor ndice de porosidades As peas forjadas apresentam melhores propriedades mecnicas A estrutura das peas forjadas mais homognea, devido a um aquecimento mais uniforme, situao que no se verifica na soldadura A peas forjadas no possuem ocos que possam estar na origem de fendas de fadiga O custo de inspeco na soldadura grande, sendo praticamente inexistente no forjamento A montagem das peas soldadas implica uma preparao muito cuidada das juntas, situao que incrementa o custo das peas assim ligadas, tornando o processo mais complexo que o forjamento Relativamente maquinagem A dimenso das peas maquinadas est limitada pelos formatos e dimenses dos produtos standard existentes no mercado. O forjamento poder, para determinadas dimenses, ser o nico processo disponvel para a realizao de peas (dimenses apreciveis) As peas maquinadas so mais sujeitas a fenmenos de fadiga, j que corta a fibragem do material Em contrapartida, o forjamento permite a orientao das fibras na direco de maior solicitao das peas O forjamento permite uma poupana considervel de material em peas ocas, furadas ou com grandes diferenas de seco, gerando muito menor desperdcio

PFAB2 CONFORMAO PLSTICA MDC ISEP 2007

31