Sei sulla pagina 1di 225

LCIA MACIEL BARBOSA DE OLIVEIRA

CORPOS INDISCIPLINADOS
Ao cultural em tempos de biopoltica

Tese apresentada Escola de Comunicaes e Artes da Universidade de So Paulo como exigncia parcial para obteno do Ttulo de Doutor em Cincia da Informao, rea de concentrao Cultura e Informao, sob orientao do Prof. Dr. Jos Teixeira Coelho Netto.

So Paulo

2006

LCIA MACIEL BARBOSA DE OLIVEIRA

CORPOS INDISCIPLINADOS
Ao cultural em tempos de biopoltica

Tese apresentada Escola de Comunicaes e Artes da Universidade de So Paulo como exigncia parcial para obteno do Ttulo de Doutor em Cincia da Informao, rea de concentrao Cultura e Informao, sob orientao do Prof. Dr. Jos Teixeira Coelho Netto.

So Paulo

2006

Agradecimentos

Gostaria de agradecer s pessoas que compartilharam comigo e que, por diferentes razes, foram essenciais consecuo deste trabalho. Agradecimento especial ao Teixeira Coelho, pelo enorme privilgio de t-lo tido como orientador. Pelo cuidado e rigor com que orientou o trabalho e, sobretudo, por nunca aceitar o caminho mais fcil, o j estabelecido. Como escreveu Niezstche, somente quem muda pertence ao meu mundo. Marlene e Paulo Anthero, referncias essenciais. Paula Murilo ngela Beto Dalva Mary Anne Gabriela Liliana Alessandra. Lvia e ao Adriano Matias Jonas Carolina Toms Mariana Remi Raphael Felipe Brbara Andr Juliano Caio Babette, Que cada um invente a prpria vida de mltiplas maneiras. Capes, pelo auxlio financeiro que permitiu a realizao desta p e s q u i s a .

Ao Marcelo (e nas palavras de Tom Jobim), se todos fossem iguais a voc que maravilha viver...

Resumo

O presente trabalho prope-se a identificar como se consubstancia a resistncia em tempos globalizados, quando o controle sobre os sujeitos exercido de forma capilar, englobando a vida em todos os aspectos. Sob a gide de um biopoder, como possvel resistir? O capital penetrou profundamente a vida humana, inscrevendo-se nos corpos, nas subjetividades, nos afetos, nos desejos. A resistncia expressa-se, assim, como luta em nome da vida, de uma outra forma de vida, respondendo ao complexo jogo de foras que caracteriza o poder nas sociedades contemporneas. A luta atual contra qualquer forma de subjugao, de submisso de subjetividade a qualquer tipo de poder. Como compor linhas de fora que se consubstanciem em um antipoder? A oposio agora foge esfera do poltico e se inscreve na da cultura, na medida em que visa outras conquistas e cria novas potncias de vida, novas sinergias coletivas. A tese aqui defendida que a resistncia se consubstancia como ao cultural e no como ao poltica, na medida em que a nfase no mais no fim a ser alcanado e sim no processo como agente transformador. A aposta na resistncia como possibilidade, como alargamento da esfera do ser, como processo de libertao baseado na livre expresso das diferenas. A tese desenrola-se a partir de diferentes intervenes culturais que pipocam pelo globo: Dias de Ao Global, Reclaim the Streets, Tute Bianche, Zapatistas, Luther Blisset, Greenpeace, Critical Mass, Raves ilegais, Critical Art Ensemble.

Palavras-chave: Ao cultural Resistncia Biopoltica Multido Singularidade

Abstract
The purpose of this work is to find out how the resistance is substantiated in this globalized era, when the control over people is exercised in a capilar level, involving all aspects of life. Under the control of a biopower, is it possible to resist? Capital inscribed itself deeply in human life, bodies, subjectiveness, affections, desires. Resistance expresses itself as a struggle in the name of life, of another form of life, reacting in response to the complex power games that characterizes contemporary societies. The struggle is against any form of subjugation, any subjective submission to any kind of power. How could emerge an antipower? The opposition now flees the political and inscribes itself in the cultural realm by creating new potencialities and new collective synergies. Since the emphasis is no longer on the goal to be achieved but on the process as transformation agent, the thesis here supported is that the resistance substantiates itself as a cultural action and not as a political one. The bet is on the resistance as a possibility, as an enlargement of the sphere of being, as a liberation process based on the diversity of free expression. The different cultural interventions spreading around the world are the basis to the development of this thesis: Global Action Days, Reclaim the Streets, Tute Bianche, Luther Blisset, Zapatists, Greenpeace, Critical Mass, illegal raves, Critical Art Ensemble.

Key-words: Cultural action Resistance - Biopolitics Multitude Singularity

10

SUMRIO

Introduo I. Vida sem mediao


Zonas Autnomas Temporrias Multiplicidade inconstante No h lado de fora Sinergia coletiva

10 23
27 47 58 63

II. Linhas de fuga


Identificaes Multivduo Porque tudo se move, meu amigo Tornar a vida uma aventura existencial Perambulaes Repensar as maneiras de estar no mundo Multido de singularidades Do pretume de gente ao compartilhamento

67
70 76 84 87 89 91 94 101

III. Corpos que escapam


Mil coraes pulsando E Culture Cultura amnsica e no verbal Brechas no ar Teknivals Techno

109
115 117 120 122 124 128

11

A cidade como obra aberta Liberdade individual, impotncia coletiva? Pedalando sobre a cultura do automvel

130 133 141

IV. Vida performativa


Da performance Guerreiros do Arco-ris Poticas da vida Cultura subjetiva Apresentao/Representao

145
150 157 162 167 169

Eplogo Bibliografia ndice

172 182 197

12

INTRODUO

13

O mltiplo no s o que tem muitas partes, mas o que dobrado de muitas maneiras. Gilles Deleuze

14

A capa do caderno Folhateen do jornal Folha de S.Paulo, voltado ao pblico jovem (como o sufixo teen procura ressaltar), estampa em 24 de abril de 2006 a manchete: Nostalgia Anarquista coletivos passadistas revivem os ideais do movimento para discutir a sociedade atual. A foto de uma garota em primeiro plano e de outra sem foco, atrs, portando lenos pretos estampados com smbolos contraculturais que lhes escondem o rosto, enfatiza o carter de confronto das participantes. A reportagem propriamente dita ocupa duas pginas no interior do caderno e tem como manchete: Contra o sistema. Na pgina seguinte, h um segmento da reportagem, intitulado Crise de representao, no qual se buscou a opinio de Francisco Foot Hardman, cientista poltico e filsofo, para entender as causas da revivescncia de tal nostalgia. A comear pela chamada da capa, tais coletivos so adjetivados como passadistas, ou seja, saudosistas, retrgrados, o que significa a idolatria de um passado descolado do presente. Da mesma forma, a idia de movimento que perpassa o texto aponta para um continuum cuja origem remete a um passado que se procura resgatar. O marco inicial a Guerra Civil Espanhola cujos agentes eram operrios e no estudantes, ressalta a matria , passando pela Contracultura, pelo movimento Punk, e culminando com os recentes movimentos Antiglobalizao, como so denominados na reportagem, cujo incio remete a Seattle, em 1999. As particularidades de cada uma dessas experincias no so ressaltadas e parecem compor um pastiche de resistncia que, hoje, teria fora quase nula.

15

Tal reportagem pode ser tomada como emblema de uma postura recorrente na atualidade, presente em reportagens jornalsticas, produes acadmicas e nas conversas entabuladas cotidianamente, que diz respeito ao esvaziamento da esfera poltica, ao declnio das foras utpicas, inexistncia de grandes teorias ou doutrinas que guiem a humanidade e de idias salvadoras voltadas para o futuro. Como corolrio dessa visada, as transformaes sociais parecem indiferentes aos sujeitos, indesejadas e, qui, impossveis. Utilizar molduras desgastadas para enquadrar uma realidade mutante, fluida, mltipla, torna a tarefa intil, para dizer o mnimo. A percepo exige empenho, anotou Antoni Muntadas, artista catalo. H signos por toda parte que apontam para mudanas significativas na forma de os sujeitos estarem no mundo, de perceberem sua existncia e o contexto em que esto inseridos. Tal percepo determina outras formas de agir e aponta para outros caminhos que no os j traados. A percepo exige empenho, insisto nas palavras de Muntadas. preciso reconhecer os signos ali onde os referenciais no fazem mais sentido. Senti-me provocada a escrever. Esta pesquisa fruto dessa provocao, da insatisfao em ouvir e ler, por toda parte, sobre a despolitizao generalizada, a apatia, o individualismo exacerbado, a eroso do espao pblico, o abismo em que cairamos, inevitavelmente, com a descrena nas instituies polticas tradicionais e na representao, como ponto nodal das sociedades democrticas. Quando o vis poltico ressaltado, como na

16

reportagem citada, os referenciais so sempre padronizados, o que impossibilita, de sada, uma compreenso mais ampla do presente. Vejo signos de mudana despontando por todos os lados, sobretudo nas geraes mais jovens, com quem convivo na universidade e na esfera mais prxima, alm dos inmeros sites capturados na internet a que busco continuamente. Muitos dos jovens com os quais tive proximidade pareciam-me tremendamente politizados, descontentes com a situao nacional e global e com aguda percepo de como essas esferas constituem um todo inseparvel. Sentiam-se sufocados pela percepo, nem sempre explicitada, de que no contexto de capitalismo global j no existe lado de fora, a oposio j est prevista e a dissidncia incorporada sistematicamente. A crena na ao direta, ou seja, na capacidade individual de agir e compor vontades coletivas, em detrimento da representao, gera outras formas de resistncia, tanto em confronto direto quanto na criao de universos paralelos, de alargamento da existncia. Quando a vida parece inteiramente submetida aos desgnios do capitalismo global, a resistncia passa a ser expressa como luta para reapropri-la: libertar corpos, subjetividades, desejos e afetos, criar outras formas de vida, outras sinergias coletivas. No contexto brasileiro, o espetculo a que assistimos de esfacelamento do Partido dos Trabalhadores, representante mais forte da esquerda no quadro partidrio nacional, previamente anunciado pela sua gesto no governo federal, que muito deixou a desejar no que tange s transformaes sociais, face s bandeiras histricas do partido, explicitou tanto a insero dependente do

17

Brasil no sistema capitalista global como a crise da poltica institucional como um todo. Parece-me impossvel imaginar os jovens, a quem fiz referncia anteriormente, filiarem-se a qualquer partido, seja de que espectro for, ao mesmo tempo em que participam ativamente de intervenes que funcionam como resistncias ao poder em seu sentido mais largo. O que procurei, aqui, foi identificar como se consubstancia a resistncia ao capitalismo como modo-de-produo e processo civilizatrio, nas palavras de Octavio Ianni em tempos globalizados, quando o controle sobre os sujeitos exercido de forma capilar. Sob a gide de um biopoder, como possvel resistir? A resistncia expressa-se como luta em nome da vida, de outra forma de vida, alheia aos desgnios do capital. Como recriar a vida previamente traada? A luta contra qualquer forma de subjugao, de submisso da subjetividade a qualquer tipo de poder. A luta pelo poder no faz mais nenhum sentido. Como compor linhas de fora que se consubstanciem em um antipoder? A aposta na resistncia como possibilidade, como modo de vida, como alargamento da esfera do ser, como processo de libertao baseado na livre expresso de diferenas. Foge, portanto, esfera poltica e inscreve-se na cultural, na medida em que visa outras conquistas e cria novas potncias de vida. O espao da poltica tem como elemento fundamental o poder. Na poltica o poder ganha papel crucial. Segundo Norberto Bobbio, o conceito de Poltica, entendida como forma de atividade humana, est estreitamente ligado ao de poder. A poltica tem por norte a noo de finalidade

18

que, embora varivel, enfatiza o fim em detrimento do meio, do processo. A resistncia atual, ao no mais lutar pelo poder e no se guiar pela noo de finalidade, enfatizando o processo como elemento fundamental, inscreve-se na esfera mais ampla da cultura. Explicitando: a tese aqui defendida que a resistncia na atualidade, em tempos de capitalismo global, consubstancia-se como ao cultural e no como ao poltica, na medida em que a nfase no mais no fim a ser alcanado e sim no processo como agente transformador. Ao cultural aposta. O poder sobre a vida transmuta-se em potncia de vida: potncia do instante vital. A tese desenrola-se a partir de mltiplas intervenes culturais que pipocam pelo globo: os Dias de Ao Global, as festas do Reclaim the Streets, as intervenes dos Tute Bianche, os zapatistas mexicanos, Luther Blisset, as performances do Greenpeace e do Critical Art Ensemble, as raves ilegais e as corridas da Critical Mass. Jum Nakao, estilista, que apresentou em um de seus desfiles roupas confeccionadas em papel, que foram rasgadas ao final da apresentao, questionado sobre o significado de sua interveno, respondeu que quando est tudo muito estabelecido e organizado, necessrio rasgar, abrir e permitir que algo novo entre, que mudanas sejam promovidas e novas possibilidades surjam. preciso rasgar a fantasia. Correr riscos, completaria. O mal-estar dos que enxergam a atualidade apenas como negatividade, como o avesso de uma poca de ouro que, apesar de inexistente, configuraria um ideal, deve ser

19

trocado no por uma positividade inconseqente, e sim por uma nova cartografia fluida que acentue diferenas, multiplicidades, desterritorializaes, e que se configure, ela tambm, como resistncia, aberta a fluxos mltiplos, decodificados. A visada da multiplicidade desterritorializante (dos territrios sociais, das identidades coletivas, dos sistemas de valor tradicionais), lembra Celso Favaretto. A experincia contempornea parece incomensurvel, no universalizvel, no sistematizvel. Ousaria dizer que o presente trabalho se pretendeu, ele mesmo, uma ao cultural na medida em que foi construdo no processo, sem molduras previamente traadas, apostando na sensibilidade para deixar que o objeto se desse a ver. Vale ressaltar que pretendi compreend-lo sem qualquer pretenso proftica. Para denominar as aes utilizadas para tecer a trama do trabalho, optei pelo uso de interveno ao invs de movimento, visando exatamente enfatizar a potncia e particularidade de cada uma delas, e no buscar um continuum, um processo determinvel. Uma constelao ampla de referncias constitui o marco terico utilizado no trabalho, com vistas a multiplicar as possibilidades de compreenso de uma realidade, ela mesma, mltipla. Dada a impossibilidade de formular um sistema ou uma tipologia das intervenes que se constituem no objeto do trabalho, procurei encontrar seus pontos de convergncia, afinidades, sublinhando particularidades, explorando a potncia do instante em que se desdobram. Ademais, buscar universaliz-las ou sistematiz-las seria sua prpria negao, seu engessamento, sua ordenao. Como

20

ressalta Massimo Canevacci, ao introduzir seu livro Culturas eXtremas, aqui se reivindica uma espontaneidade metodolgica polifnica que vai de encontro a todo rigor formal monolgico, a toda e qualquer moral holstica pensativa, a toda e qualquer implacvel estatstica. Ou ento, para sermos mais exatos, minha metodologia o gozo da diferena. A cultura parece-me o modo de entrada possvel para dar conta da fluidez do objeto, de sua multiplicidade. A partir da perspectiva cultural a apreenso da contemporaneidade pode ser ampliada. O espao da poltica tem como elemento referencial o poder. A cultura, por no ter um porto nico onde ancorar, est em toda parte, , ela tambm, nesses tempos globais, fluida, mvel, mutante, no mais um objeto duro mas composta de diferenas, contrastes, comparaes, tendncias, impermanncias. Constitui-se em objeto heurstico contingente ao qual se pode recorrer para falar da diversidade e do cambiante, e inventar novos modos de convivncia e apossamento da vida na atual realidade do mundo. Cabe pontuar que cultura entendida aqui como o feixe de relaes que permite a conversa entre partes distintas, aproximando-as. Para a elaborao conceitual, alguns autores foram referncias decisivas, como Michel Foucalt, Gilles Deleuze, Flix Guattari, Peter Pl Pelbart, Antonio Negri e Michael Hardt, Zigmunt Bauman, Giorgio Agamben, Paolo Virno, Massimo Canevacci, Hakim Bey, Teixeira Coelho, cada qual com suas particularidades, na tentativa de encontrar conceitos que dessem conta da realidade fluida, fugidia, dinmica que se buscava apreender. Tecer uma trama

21

fragmentria que permitisse estar altura do presente, como sublinhou Deleuze. Coerente com o objeto, conceitos abertos como desterritorializaes, multido de singularidades, devires, fluxos mltiplos, nomadismo, entre outros, permitem uma visada panormica, no compartimentada, dinmica. Enquanto redigia o trabalho, foi lanado o livro de Massimo Canevacci, Culturas eXtremas. J o havia ouvido expor suas idias em uma palestra proferida no Museu de Arte Contempornea da USP, mas, naquela ocasio, tratou de alguns conceitos lquidos que formulara para dar conta da realidade fluida e mutante que percebia caracterizar as grandes metrpoles. Ao ler o livro, surpreendi-me com a presena de algumas das intervenes que constituam o objeto da minha pesquisa e s quais no encontrara referncias em outros trabalhos, a no ser na Coleo Baderna lanada pela Conrad Editora, composta por alguns livros de compilao de artigos dos coletivos, capturados na Internet , ou nos prprios sites dos grupos. Apesar de muitas identificaes, o livro de Canevacci explora a cultura juvenil metropolitana, sobretudo italiana, e busca apreend-la a partir da formulao de conceitos lquidos que, para ele, so a nica maneira de dar conta de um objeto que foge s regras e conceitos consagrados. A meu ver, o livro, por vezes, torna-se muito fluido, com conceitos que, buscando dar conta de uma realidade mutante, perde os referenciais. Tais conceitos consubstanciam-se em fluxos contnuos em que difcil ancorar, mesmo que momentaneamente, impedindo-os de serem transpostos para outros contextos.

22

O livro de Peter Pl Pelbart, Vida capital: ensaios de biopoltica, forneceu referenciais decisivos, tanto pelo prisma dos ensaios a apropriao e reapropriao da vida como situao paradoxal, em que se confundem dominao e liberao, controle e escape, comando e resistncia , como por seu marco conceitual, sobretudo oriundo da filosofia, essencial ao desenvolvimento do meu trabalho. O livro TAZ Zona Autnoma Temporria, de Hakim Bey, foi uma feliz descoberta que informou de maneira decisiva o encaminhamento do trabalho. Como referncia para muitas das intervenes de que trato, sua leitura permitiu abordagens inovadoras sobre o objeto. O conceito de Imprio, desenvolvido no livro de Michael Hardt e Antonio Negri, do qual fiz uso para contextualizar a situao atual, apesar da minha divergncia com vrios pontos do livro, constitui uma formulao interessante no que tange a uma nova maneira de vislumbrar a configurao do mundo, uma nova e ampla cartografia mundial, identificando mudanas radicais e apresentando conceitos novos para que dem conta dessas transformaes. O Imprio uma nova estrutura de comando onde no h mais fronteiras: no Imprio j no h lado de fora, as estruturas de controle esto disseminadas por toda parte. Constitui-se em forma paradigmtica de biopoltica. Por outro lado, o Imprio parasita a multido da qual extrai sua fora, fazendo com que a biopotncia da multido aparea. O conceito de Imprio, ento, contm esse duplo sentido, de poder sobre a vida e potncia de vida. Minhas divergncias com esses autores advm da manuteno de figuras tradicionais como a do

23

militante, agente de transformaes, e por uma vontade, no claramente explcita, de resgatar lideranas e vanguardas que, a meu ver, no tm mais lugar nas intervenes que pesquisei. Alm desses, vrios livros que utilizei para desenvolver o trabalho tratam da resistncia na atualidade, questionam a possibilidade de resistncia no contexto em que estamos inseridos. De minha parte, proponho uma nova abordagem a partir do pressuposto de que a resistncia se consubstancia como ao cultural e no mais como ao poltica. Alm disso, a cartografia conceitual do trabalho foi sendo delineada a partir das prprias intervenes: do prprio objeto desbordaram questionamentos. O trabalho configura-se da seguinte forma: O primeiro captulo, Vida sem mediao, trata do contexto biopoltico atual, da insero da vida nos clculos do poder, da biopotncia do coletivo que age por ao e desero, criando zonas autnomas onde a vida vivida de maneira intensa, onde se suspende temporariamente a ordem estabelecida. O segundo captulo, Linhas de fuga, trata da mobilidade identitria, do xodo e do nomadismo como linhas de fuga, do conceito de multido e da singularidade qualquer, dos grupos de afinidade e da ao em redes conectadas e conectveis. O terceiro captulo, Corpos que escapam, trata das festas de rua, das raves ilegais, da msica eletrnica, das rdios piratas e da questo do espao pblico.

24

O quarto captulo, Vida performtica, trata das intervenes atuais, de carter performtico, aproximando arte e vida, trocando a representao pela apresentao a ao direta , potencializando a vida. O eplogo retoma questes levantadas ao longo do trabalho e o encerra.

25

CAPTULO I

26

VIDA SEM MEDIAO

Now that humans have become a temporary set of biological relationships, an opportunity has arisen to redesign their biological matrix to better fit the needs of

27

capital. To those who submit their offspring for redesign, capital promises in return to give that child a predisposition for a competitive edge in the open market (higher intelligence, better health, better dexterity, more desirable appearance etc.). This form of positive eugenics is market driven, and pays for itself, thereby killing two birds with one stone by achieving both profits and a better worker/citizen. The values needs of capital are now being inscribed on the body at a molecular level. Just how far this redesign process will go remains to be seen .

Critical Art Ensemble People before profits and before all things life, life, life, life, life, life, life, life, life

Palavras

proferidas

por

Rice

Baker-Yeboah,

msico

manifestante, que ecoavam do megafone e eram repetidas por um coro de milhares de outros manifestantes que ocupavam as ruas de Seattle em novembro de 1999, III Dia de Ao Global.

28

O que lutar pela vida hoje quando vivemos sob a gide de um biopoder que se exerce em todos os recantos da existncia? Como se consubstancia a resistncia em tempos globalizados quando o controle sobre os sujeitos exercido de forma capilar, englobando a vida em todos os aspectos? O capital penetrou profundamente a vida humana, inscrevendo-se nos corpos, nas subjetividades, nos afetos, nos desejos. A resistncia expressa-se, assim, como luta em nome da vida, de uma outra forma de vida, alheia aos desgnios do capital. Michel Foucault cunhou na dcada de 1970 o conceito de biopoltica, designando a entrada do corpo e da vida nos clculos explcitos do poder. As sociedades industriais criaram e desenvolveram diversos dispositivos visando a modelagem dos corpos e das subjetividades de seus cidados. Para Foucault o capitalismo, que se desenvolve em fins do sculo XVIII e incio do sculo XIX, socializa um primeiro objeto, que o corpo enquanto fora de produo, fora de trabalho. A sociedade capitalista no controla os indivduos apenas pela conscincia ou pela ideologia: seu controle comea no corpo, no somtico, no corporal. O corpo , assim, uma realidade biopoltica. O capitalismo entendido aqui tanto como capitalismo privado quanto como capitalismo estatal, caracterstico das experincias de socialismo real, implantadas aps as vrias revolues que se iniciaram com a Revoluo de Outubro de 1917, na Unio Sovitica, e adentraram o sculo XX. Ambos integram o sistema mundial de produo de mercadorias. O capitalismo estatal definiu-se como o regime de acumulao estatista visando a modernizao de pases agrcolas atrasados, num esforo gigantesco

29

de

industrializao

nacional

que

exigiu

um

modelo

de

governabilidade disciplinar cuja planificao foi levada ao extremo. Segundo Eric Hobsbawm, o planejamento econmico estatal centralizado objetivava a construo ultra-rpida das indstrias bsicas e da infra-estrutura essencial a uma sociedade industrial moderna. A ideologia do progresso dominante, com a conseqente acelerao da industrializao, fechou os olhos s conseqncias ecolgicas da construo macia de um sistema industrial baseado em ferro e fumaa. A agricultura foi violentamente estatizada, milhes de pessoas foram massacradas, levadas aos pelotes de fuzilamento, exiladas ou confinadas em campos de trabalho forado. O estado policial espalhou o terror contra seus opositores, inclusive os do prprio Partido Comunista. Controle social generalizado, produo planificada, centralizao, idolatria do trabalho, da tcnica e do progresso, ideologia produtivista, burocratizao e militarizao do Estado, sistema poltico unipartidrio. O capitalismo de Estado a corporificao da unidade que arrasa a multiplicidade e a subjetividade, fundindo o indivduo na totalidade. O poder se apossa dos corpos, sufoca desejos, desapropria a vida. Capitalismo privado e capitalismo estatal so as duas faces da mesma moeda. Para Foucault, o poder como prtica social constitudo historicamente, no estando situado em um ponto especfico da estrutura social e se concretiza como relao, se explicita como exerccio, como correlao de foras. Segundo sua definio, em A vontade de saber, o poder uma multiplicidade de correlaes de fora imanentes ao domnio onde se exercem e constitutivas de sua organizao. Seu carter onipresente

30

advm no de sua invencvel unidade e sim de se produzir, a cada instante, em todos os pontos, em toda relao entre um ponto e outro. Como responder a esse complexo jogo de foras que caracteriza o poder nas sociedades contemporneas o desafio que se coloca queles que a ele se opem. A luta atual contra qualquer forma de subjugao, de submisso da subjetividade a qualquer tipo de poder. Como compor linhas de fora que se consubstanciem em um antipoder?

ZONAS AUTNOMAS TEMPORRIAS


O projeto da modernidade, que surge no sculo XVIII e se consolida ao longo do sculo XIX, caracteriza-se pela separao entre vida poltica, religio, cincia, moral e arte, esferas anteriormente imbricadas. O processo de individualizao, industrializao e mercantilizao, a crena no progresso, na cincia e na tcnica, na razo e na evoluo moral da humanidade, inicia-se com tal projeto e o define. A obsesso pelo poder foi um tema central da modernidade. Ulrich Beck ressalta que a modernidade se pensou e se organizou sobre a base da unidade da identidade cultural o povo , do espao e do Estado. A consolidao da sociedade burguesa ao longo do sculo XIX, aps a Revoluo Industrial, intensifica o disciplinamento do corpo e a criao de uma conscincia vigilante em que cada um se encarrega de tomar conta de si mesmo, o que implica em que o poder no precisa faz-lo. Autodisciplinamento, auto-observncia, autopoliciamento, gesto de si. A internalizao da

31

vigilncia foi conseguida atravs de inmeros dispositivos, criados pelo projeto socioeconmico capitalista, que visavam a modelagem dos corpos e mentes. Corpos dceis e teis eram elementos fundamentais para a implantao de uma sociedade industrial vigorosa. Michel Foucault aponta que o agenciamento poltico da vida no se constitui atravs da submisso de outrem e sim de uma afirmao de si. Na biopoltica a vida absorvida inteiramente nos clculos do poder. As disciplinas do corpo e as regulaes da populao so os dois plos a partir dos quais se desenvolveu a organizao do poder sobre a vida. O adestramento do corpo, a gesto da vida, o controle dos gestos e das aes tinham por meta no s o aproveitamento mximo das potencialidades humanas como tambm a neutralizao da resistncia ao poder: aumentar a fora econmica e diminuir a fora poltica. Garantir, sustentar, reforar, multiplicar a vida e p-la em ordem, disciplin-la. Normatizar todas as instncias da vida de forma a controlar o imprevisvel. O desenvolvimento do capitalismo tinha como elemento indispensvel o biopoder, de forma a garantir uma insero controlada dos corpos no aparelho de produo e um ajustamento dos fenmenos da populao aos processos econmicos. As sociedades disciplinares, segundo as define Foucault, sucessoras das sociedades de soberania que tinham como um de seus privilgios caractersticos o poder do soberano sobre a vida e a morte de seus sditos , funcionam atravs de instituies de confinamento, fechadas e ordenadas: famlia, escola, hospital, fbrica, quartel, priso, manicmio. Dessa forma, alimentao, sade,

32

habitao, migrao, natalidade, longevidade, mortalidade, higiene, sexualidade tornar-se-o assuntos que dizem respeito ao poder, penetrando a sociedade de forma capilar: gerir o tempo, disciplinar o espao; canalizar as foras de produo, potencializ-las. Tais dispositivos funcionam no s como normatizadores da vida social mas tambm como fatores de segregao e hierarquizao social, garantindo relaes de dominao e efeitos de hegemonia. A ao sobre o corpo, o adestramento do gesto, a regulao do comportamento, a normalizao do prazer, a interpretao do discurso, com o objetivo de separar, comparar, distribuir, avaliar, hierarquizar, tudo isso faz com que aparea pela primeira vez na histria essa figura singular, individualizada o homem como produo do poder. Mas tambm, e ao mesmo tempo, como objeto de saber. As correlaes de fora que consubstanciam o poder engendram saberes. Para Foucault todos os saberes tm sua gnese em relaes de poder, o que significa que no h saber neutro. Aponta, da mesma forma, que onde h poder h resistncia, no como elemento que lhe exterior mas como sua parte intrnseca. A resistncia inerente ao poder. Assim como o poder no uno, a resistncia advm de uma multiplicidade de focos. No h, portanto, um lugar da Grande

33

Recusa e sim manifestaes que se definem como o outro termo nas relaes de poder. As resistncias, nessa perspectiva, so plurais, nicas e no se constituem como o negativo das relaes de poder, fadadas derrota. Assim como as relaes de poder formam um tecido espesso que atravessa os aparelhos e instituies sociais sem se fixar exatamente em nenhum ponto especfico, os pontos de resistncia esto pulverizados pela sociedade. H grandes rupturas, mas existem, sobretudo, pontos de resistncia transitrios e mveis que causam deslocamentos e reagrupamentos na sociedade e nos sujeitos. Assim como o poder investiu sobre a vida, foi ela que se tornou o objeto da luta poltica. O Critical Art Ensemble, de cujo trabalho retiramos a epgrafe que abre o presente captulo, define-se como um coletivo de cinco artistas de diferentes especialidades dedicados explorao das intersees entre arte, tecnologia, poltica radical e teoria crtica. Defendem o uso da mdia ttica segundo eles, efmera e situacionista, um fim em si mesma como forma de criar intervenes moleculares que contribuam para a oposio crescente cultura autoritria. Suas idias esto explicitadas nos cinco livros j publicados pela editora norte-americana Autonomedia, tambm disponibilizados em seu site na internet: The electronic disturbance, Eletronic civil desobedience, Flesh machine, Digital resistance e Molecular invasion. A disponibilizao de livros e afins atravs da internet parte estratgica do movimento de copyleft que defende o fim do direito propriedade intelectual. A Organizao Mundial de Comrcio substituiu o copyright, as marcas e patentes pelas TRIPs

34

Trade Related Intellectual Properties apagando a distino entre propriedade intelectual e industrial, transformando-as em mercadorias comercializveis. O fluxo livre de informaes constitui-se em oposio ao carter mercantil da propriedade intelectual na atualidade. O coletivo norte-americano trabalha, dentre outras formas, com performances participativas que criticam as representaes, produtos e polticas relacionadas emergente biotecnologia. Suas performances pblicas tm o intuito de desmistificar os processos cientficos ligados biotecnologia, tornando-os acessveis ao pblico de maneira geral. Os transgnicos so um dos temas contemplados nas performances. Steve Kurtz, um de seus integrantes, est sendo processado pelo governo norte-americano sob a acusao de bioterrorismo, com base no Patriotic Act, decretado pelo governo de George W. Bush aps os atentados de 11 de setembro de 2001. Sua casa foi vasculhada pela polcia, chamada por ele aps sua mulher ser vtima de um ataque cardaco, que resultou em sua morte. A polcia acionou o FBI ao ver os elementos que faziam parte de uma instalao que Kurtz criava para uma exposio no Massachusetts Museum of Contemporary Art, intitulada Joint Terrorism Task Force. Computadores, manuscritos, livros, equipamentos e mesmo o corpo de sua mulher foram apreendidos para anlise. Aps a Comisso de Sade Pblica do Estado de Nova York testar os materiais, Kurtz e o corpo de sua mulher foram liberados. Sua defesa sustenta que o material encontrado em sua residncia, como sementes transgnicas e algumas bactrias, parte de suas pesquisas e performances pblicas.

35

Conforme apontado no site que busca criar um fundo de defesa para Kurtz, o governo j tinha o intuito de peg-lo de alguma forma e a chance apareceu. A ao do Critical Art Ensemble causa incmodo. Em Digital Resistance: explorations in tactical media, livro do coletivo publicado em 2001, o binmio poder-saber, assinalado por Foucault, apontado na relao entre cincia e capitalismo cincia descrita como a nova religio do ocidente, criadora de mitos que naturalizam a poltica econmica apresentando-a como parte harmoniosa e inerente ao sistema. As formas de ao propostas pelo coletivo buscam novas modalidades de resistncia dentro da premissa de que no existe espao no inviolvel, totalmente seguro. Intervenes moleculares podem transpassar bunkers. A resistncia cultural e poltica deve buscar outras formas de ao, j que o capitalismo, em sua fase atual, caracteriza-se por sua fluidez, desterritorializao, mobilidade: floresce na ausncia. As aes no espao fsico podem ser ineficazes e, por isso, o coletivo prope uma nova forma de desobedincia civil a desobedincia civil eletrnica que ocorre no ciberespao. Segundo sugerem, bloquear o acesso s informaes a melhor forma de estilhaar qualquer instituio, seja militar, corporativa ou governamental. Quando tal operao bem-sucedida todos os segmentos da instituio so danificados. Assim como a Desobedincia Civil proposta por Henry Thoreau em 1849 a desobedincia civil eletrnica uma forma de ao direta no violenta, extra-institucional, cuja ttica principal so os bloqueios e a violao de propriedade alheia. Sadas, entradas, condutos e outros espaos-chave, segundo defendem, devem ser

36

ocupados pelas foras de contestao objetivando pressionar instituies engajadas em aes antiticas e criminais. Para lutar contra um poder descentralizado, so necessrios meios descentralizados e pulverizados agindo conjuntamente. A idia de um foco nico de resistncia no faz sentido no contexto biopoltico em que o poder est disseminado por toda parte. Como anotam, Power once represented itself as a visible sedentary force through various types of spectacle (media, architecture, etc.), but it has instead retreated into cyberspace where it can nomadically wander the globe, always absent to counterforces, always present whenever and wherever opportunity knocks. () Since cyberspace is accessible to all of the technocratic class, the resistant within this class can also use nomadic strategies and tactics. Aes nmades no ciberespao visando desestabilizar as instituies de poder. Segundo apontam, vivemos uma situao paradoxal, de ausncia e presena, em que uma enxurrada de dados e informaes lanada aos sujeitos, ao mesmo tempo em que deles se omitem informaes essenciais. Da mesma forma, os dados pessoais esto totalmente fora de controle individual e instituies das mais diversas so detentoras dessas informaes: padres de consumo,

37

filiaes polticas, lazer, dados bancrios etc. O direito privacidade, soberania individual, inexiste. No biopoder no h lado de fora. Gilles Deleuze, em um post-scriptum ao seu livro Conversaes, escrito em maio de 1990, aponta que s sociedades disciplinares, explicitadas por Foucault, sucederam-se as sociedades de controle, situando-as no ps-Segunda Guerra Mundial. Algumas mudanas ocorridas nesse perodo intensificaram certas tendncias disciplinadoras e ocasionaram transformaes na sociedade industrial. s antigas instituies disciplinares sucederam-se novos mecanismos de dominao, fruto do desenvolvimento tecnolgico. Os mecanismos de poder vo se tornando cada vez mais sutis e eficazes, abarcando a vida em todos os aspectos. Os sistemas fechados foram trocados por sistemas abertos. A lgica mecnica e serial foi substituda por uma lgica digital, ondulatria, flexvel, mutante, que desconhece fronteiras. As antigas palavras de ordem so, agora, senhas e cifras: ao homem confinado sucede o homem endividado, condenado dvida perptua. Deleuze descreve o capitalismo do sculo XIX como sendo de concentrao para a produo e de propriedade. J o capitalismo atual de sobre-produo, visando venda de servios e a negociao de aes, voltado ao mercado. O controle de curto prazo, rpido, ilimitado. Aponta que o capitalismo manteve, como constante, a excluso de grande parte da humanidade, mantida na misria, pobres demais para a dvida, numerosos demais para o confinamento. A prtica do confinamento que caracterizou as sociedades disciplinares no se faz mais necessria em um mundo no qual

38

inexiste lado de fora, em que tudo se encontra subsumido s regras do capital. A lgica da empresa substituiu a lgica da fbrica, operando mudanas na resistncia que determinam o enfraquecimento das antigas instituies, como sindicatos e partidos polticos. Deleuze contrape fbrica como um corpo que levava suas foras internas a um ponto de equilbrio, o mais alto possvel para a produo, o mais baixo possvel para os salrios, caracterstica das sociedades disciplinares , a empresa, que leva os indivduos a um estado de perptua instabilidade, com seu sistema competitivo de premiao, introduzindo uma rivalidade permanente e inexpivel. Zygmunt Bauman em seu livro Modernidade lquida defende a tese de que solidez da modernidade sucedeu a fluidez e liquefao da poca atual em que o capital se tornou extraterritorial, voltil e inconstante; viaja leve e rpido, descomprometido, descorporificado. O Panptico de Jeremy Bentham utilizado por Foucault como metfora do poder moderno em que um vigilante controla todos os movimentos dos indivduos confinados em seu edifcio volumoso e slido foi implodido, libertando o capital do peso, dos custos e, sobretudo, da tarefa que o prendia e o forava ao enfrentamento direto com os agentes explorados em nome de sua reproduo e engrandecimento. O engajamento entre capital e trabalho que caracterizou a modernidade slida, converteu-se em desengajamento na ao modernidade trabalho. A lquida, nova tal elite como global a conceitua Bauman: e desengajamento e enfraquecimento dos laos que prendem o capital desterritorializada descomprometida com o que quer que seja, a no ser com o capital

39

que a anima. Escapa aos compromissos locais: velocidade significa dominao. Os novos jogos de poder so nmades, como os fluxos de capital. A resistncia tambm nmade nas propostas do Critical Art Ensemble assim como em outras intervenes que pipocam pelo mundo. As empresas transnacionais, que do as cartas no jogo global, aspiram a um mundo sem fronteiras em que os Estados funcionem apenas como garantidores de sua funcionalidade. Os sujeitos tambm desejam tal mundo sem fronteiras em que os Estados funcionem apenas como garantidores de sua funcionalidade, o que parece um desejo irrealizvel numa poca voltada inteiramente aos desgnios do capital. Segundo anota Bauman, Se o tempo das revolues sistmicas passou, porque no h edifcios que alojem as mesas de controle do sistema, que poderiam ser atacados e capturados pelos revolucionrios; e tambm porque terrivelmente difcil, para no dizer impossvel, imaginar o que os vencedores, uma vez dentro dos edifcios (se os tivessem achado), poderiam fazer para virar a mesa e pr fim misria que os levou rebelio. A descrena nas rgidas instituies polticas tradicionais sindicatos e partidos , a impossibilidade de identificar o interlocutor

40

a quem dirigir reivindicaes, a perda de fora da representao que fora um dos elementos-chave da histria poltica moderna, o enfraquecimento do Estado-nao, frente ao avigoramento do capital transnacional, determinam um redimensionamento da resistncia para fazer frente fluidez do poder. O que se percebe que h o desejo de criao do que John Holloway, em seu livro Mudar o mundo sem tomar o poder, chama de antipoder em contraposio a um contrapoder, ou seja, a criao de uma sociedade livre de relaes de poder. Essa uma mudana substancial que foge esfera do poltico e inscreve-se na da cultura. Como o autor anota, O antipoder est na dignidade da

existncia cotidiana. O antipoder est nas relaes que estabelecemos o tempo todo: relaes de amor, amizade, camaradagem, comunidade, cooperao. Antonio Negri em 5 lies sobre Imprio defende a idia de que o antipoder no tem por finalidade a substituio do poder existente e sim o desenvolvimento de uma nova potncia de vida, de organizao e de produo. O antipoder simplesmente vive e produz vida. A ao poltica necessita de redefinio. A reduo da vida ao Uno identificado com uma liderana, um partido ou uma vanguarda, enfim, o poder, no mais o cerne da questo. Note-se, em uma fala do subcomandante Marcos, do movimento zapatista mexicano,

41

Pensamos que, se mudarmos a maneira de ver o poder, afirmando que no queremos tom-lo, isso produzir outra forma de fazer poltica e outro tipo de poltico, diferente dos que sofremos hoje em todo o espectro, esquerda, direita, e as variaes que haja. O Exrcito Zapatista de Libertao Nacional tornou sua sublevao pblica em 1 de janeiro de 1994, dia em que o Nafta Acordo de Livre Comrcio da Amrica do Norte entrou em vigor. Iniciou-se como luta armada que tomou municpios do Estado de Chiapas, Mxico, regio de povos indgenas. Apesar da forte represso, o EZLN passou a agir de forma no violenta, atravs de negociaes e difuso de comunicados e informes para a rede da sociedade civil internacional que se manifestou em apoio. Sua ao se d a partir do desejo de construo de um mundo em que caibam vrios mundos, com a eliminao de todos os tipos de relaes de poder e o fortalecimento da democracia participativa. Os zapatistas lutam no pela tomada do poder nacional mas, ao contrrio, por menos ingerncia do Estado em sua regio. Em tal zona autnoma busca-se a consolidao da democracia direta, da liberdade e da justia, atravs do fortalecimento da vida comunal, do governo participativo e da cultura maia, pelo direito diferena e pluralidade. Os zapatistas tm importncia fundamental e emblemtica na forma de resistncia da atualidade, embora alguns

42

elementos de sua ao faam parte de um acervo bastante tradicional, como o uso da luta armada como ponto de partida, da sua prpria denominao como Exrcito Zapatista de Libertao Nacional, composto por subcomandantes que, mesmo ironizando os postos oficiais do exrcito nacional, inscrevem-se em um universo similar. Apesar de se apresentar como uma luta localizada, desde o incio os zapatistas contaram com a participao global de simpatizantes do movimento, o que foi de fundamental importncia para sua sobrevivncia. Como apresentam em um de seus informes: O zapatismo no uma nova doutrina ou ideologia, nem uma bandeira que substitua o comunismo, o capitalismo ou a social-democracia. Nem chega a ter corpo terico acabado. para Somos definies. escorregadios

Escapamos dos esquemas. O zapatismo um sintoma do que est ocorrendo no mundo, algo maior e mais geral, que em cada continente aparece de uma forma. Em cada lugar essa rebeldia apresenta formas e reivindicaes prprias. Por isso dizemos que as rebelies mundo afora tm muito de zapatismo.

43

A globalizao intensificou as redes de comunicao atravs de inovaes tecnolgicas, o que tem sido de fundamental importncia para a ao de grupos e sujeitos descontentes com sua dinmica. Ricardo Dominguez, artista norte-americano, hackitivista, pioneiro na desobedincia civil eletrnica e integrante do Critical Art Ensemble, atua tambm no Movimento Zapatista Virtual, grupo de ativistas que apia os zapatistas e sua luta por autonomia em Chiapas, agindo no ciberespao. Uma de suas aes mais contundente realizou-se em abril de 1998 em resposta ao ataque promovido, em dezembro de 1997, pelo exrcito mexicano que matou mulheres, homens e crianas. No servidor em que o site da net-artista Carmim Karasic estava hospedado havia um monumento criado por ela com os nomes das vtimas do massacre; colocou-se um aplicativo que enviava, a cada visita feita ao site, um sinal eletrnico ao site da Presidncia do Mxico, como se o estivessem acessando. Durante quatro horas, 28 mil pessoas acionaram o dispositivo e o sistema caiu, ficou inoperante. O mesmo ocorreu com o site do Pentgono como resposta ao envio de 25 helicpteros ao governo mexicano. Intervenes fluidas, mveis e rpidas que desestabilizam momentaneamente o sistema tm sido constantes. Assim como o capitalismo em sua fase atual, tais intervenes tambm so globais e se utilizam largamente das redes criadas pelo sistema, como a internet e os telefones celulares. Agem atravs de brechas e fissuras, nos interstcios do poder global, criando zonas autnomas temporrias TAZ como prope Hakim Bey, cujas idias tornaram-se referncia

44

para diferentes intervenes, manifestaes, aes e movimentos espalhados pelo globo. A TAZ uma espcie de rebelio que no confronta o Estado diretamente, uma operao de guerrilha que libera uma rea (de terra, de tempo, de imaginao) e se dissolve para se re-fazer em outro lugar e outro momento, antes que o Estado possa esmag-la. A sublevao temporria o que se abre como possibilidade, experincias de pico que mostram, em rpidos momentos de suspenso, como a vida pode ser vivida de forma diferente. O levante uma ao de independncia cuja experincia gera uma mudana substantiva no sujeito. O potencial da vida cotidiana est em cena: a socialidade cotidiana eminentemente cultural. Zonas libertas so as festas de rua promovidas pelo Reclaim the Streets, uma ao de hackers na net tal como proposta pelo Critical Art Ensemble, os Dias de Ao Global em que se unem grupos dos mais diversos matizes contra a globalizao em moldes neoliberais , o Movimento Zapatista do EZLN, em Chiapas, as raves ilegais, entre outras. A ao proposta pela TAZ d-se a partir das fissuras do poder, momentos de suspenso que, ao serem deflagrados, devem desaparecer para reaparecer sob nova forma, em outra rea. A TAZ busca uma oposio pela presena e pela diferena e se pretende uma

45

experimentao no s de novas formas de ao poltica, mas de novas bases sociais comunitrias a fim de constituir governos da liberdade. Ao cultural em sentido amplo. A intensidade de uma experincia de pico, vivida no presente, opera uma mudana substantiva no sujeito. As novas formas de organizao e ao baseadas na participao, na igualdade, no respeito s diferenas, na alegria e no desejo j anunciam o que se busca. A nfase na ao direta como fim, e no como meio, traz implcita essa idia do processo como agente transformador: a resistncia como modo de existncia. A idia de criar uma zona autnoma em que se suspenda, mesmo que momentaneamente, o controle sobre a vida, que fuja gide do biopoder uma forma de resistncia que tem sido largamente utilizada. A desordem no prevista, a indisciplina dos corpos, abala as estruturas da sociedade de controle. Os corpos esto se tornando por demais indisciplinados, anota George Monbiot. A oposio, tal como proposta, exige uma renovao constante de tticas e aes j que o capitalismo atual apresenta, como uma de suas caractersticas mais latente, a capacidade de incorporao de suas partes dissidentes. Como que o mundo sempre

virado-de-cabea-para-baixo

acaba se endireitando? Por que, como estaes no Inferno, aps a revoluo sempre vem uma reao?

46

Eis o eixo que norteia as indagaes de Hakim Bey. Como escreveu Lampedusa, em O Leopardo, preciso mudar tudo para que tudo continue como est. Hakim Bey aponta que necessrio fugir trajetria padro: revoluo, reao, traio, a fundao de um Estado mais forte e ainda mais opressivo. A identificao entre revoluo e controle do Estado invivel no sculo XXI. A revoluo busca em essncia conservar o poder. Quem o detm o cerne da questo. por isso essencialmente conservadora. Experincias revolucionrias diversas confirmam tal afirmao. Outra forma de diz-lo, como fez Monnerot lembrado por Maffesoli e Vaneigem , que a revoluo nada mais do que uma circulao acelerada das elites. John Holloway sublinha que, com a queda da Unio Sovitica e dos regimes comunistas do Leste europeu, o pensamento revolucionrio foi liberado em relao identificao de revoluo com conquista do poder. O desafio que se coloca hoje como mudar o mundo sem tomar o poder, ou seja, sair da lgica estatal e da identificao entre revoluo e controle do Estado. O que as experincias comunistas mostraram que a mudana no levou maior liberdade, autonomia, ao fim das relaes de poder, valorizao do afetual na vida social, ao desenvolvimento pessoal e coletivo, retomada do corpo e apropriao da vida, sustentabilidade ecolgica. A idolatria do trabalho, da tcnica e do progresso reafirma-se; a burocratizao e a militarizao ganham terreno. Ainda segundo Holloway, reforma ou revoluo foram os termos dos debates travados ao longo do sculo XX pela esquerda, debates que encobriam o fato de os dois lados se guiarem pelo paradigma estatal.

47

Se o que se busca uma sociedade livre de relaes de poder, a conquista do Estado no o cerne da questo. H que se ampliar a esfera de luta dentro de outros parmetros, visando outras conquistas; criar novas potncias de vida, novas sinergias coletivas. Daniel Cohn-Bendit, emblema de Maio de 68 na Frana, anota em seu livro O grande bazar, Sou o visceralmente pensamento anticapitalista, reformista,

antiautoritrio e anticomunista. Para mim, stalinista, institucional dos partidos comunistas um momento da ideologia dominante. (...) Atualmente, anticapitalista qualquer tem que pessoa ser,

necessariamente, anticomunista. O Maio francs evidenciou uma crise generalizada da autoridade. Os movimentos que explodiram no globo na dcada de 1960 so o terreno frtil de onde emergiram movimentos dos mais diferentes matizes a partir da dcada de 1990, buscando re-equacionar subjetividade e emancipao. Como fugir a essa lgica do poder que engole foras vitais, recicla resistncias, transforma em mercadoria o que antes era oposio, vampiriza sujeitos e sua capacidade de criar? Onde possvel resistir? A TAZ busca evitar a mediao: experimentar a existncia de forma imediata numa modalidade de nomadismo em que

48

se perambula de revolta em revolta. O sedentarismo possibilita a ordenao e a dominao; significa a possibilidade de identificar e domesticar. O nomadismo frouxo, fluido, mvel; desordenado, mutante e desterritorializado. Aparecer, sumir, reaparecer: maneiras de fugir ao controle. Deleuze e Guattari anotam em seus Mil Plats, como uma das principais funes do Estado foi a de vencer uma vagabundagem de bando e um nomadismo de corpo, sublinhando que As maltas, os bandos, so grupos do tipo rizoma, por oposio ao tipo arborescente que se concentra em rgos de poder. por isso que os bandos em geral, mesmo de bandidagem, ou de mundanidade, so metamorfoses de uma mquina de guerra, que difere formalmente de qualquer aparelho de Estado, ou equivalente, o qual, ao contrrio, estrutura as sociedades centralizadas. As novas formas de resistncia so rizomticas, em oposio s formas arborescentes dos partidos polticos, sindicatos e outras instituies polticas, dos movimentos identitrios. O rizoma aberto, conectando um ponto qualquer com outro ponto qualquer, sem que tenham traos da mesma natureza. Pe em jogo regimes de signos muito diferentes.

49

O rizoma procede por variao, expanso, conquista, captura, picada. (...) O rizoma se refere a um mapa que deve ser produzido, desmontvel, construdo, conectvel, sempre reversvel,

modificvel, com mltiplas entradas e sadas, com suas linhas de fuga. Contra os sistemas centrados de (e mesmo policentrados), comunicao

hierrquica e ligaes preestabelecidas, o rizoma um sistema a-centrado, no hierrquico e no significante, sem General, sem memria organizadora ou autmato central, unicamente definido por uma circulao de estados.

MULTIPLICIDADE INCONSTANTE
Os grupos de afinidade compem a multido de singularidades que tem manifestado sua oposio de maneira ampla e autnoma. O lema zapatista de construo de um mundo em que caibam vrios mundos define a forma de ao. Incluir a palavra de ordem; igualdade como respeito s diferenas e como participao direta nas decises e aes. A idia de rede, de rizoma, fundamental para a compreenso dessas intervenes. Uma nova forma de coabitao:

50

descentralizada, plural, momentnea, flexvel. Seu princpio a juno de indivduos, grupos e mesmo outras redes, para a realizao de um objetivo comum em que eventuais divergncias no precisam ser superadas para a ao. uma livre dissociao. A rede no exclusiva, o que significa que possvel participar em diferentes redes simultaneamente. Esses grupos de afinidade podem ser definidos como a congregao de pessoas que se conhecem e tm objetivos parecidos, averses similares, mesmo que momentaneamente. A democracia direta no se baseia no consenso e na aceitao da vontade da maioria; diz respeito sim vontade individual compondo uma vontade coletiva. H um desejo de colar-se aos outros, de estar junto e agir sem que seja necessrio abrir mo da prpria subjetividade, sem que seja necessrio identificar-se rigidamente, sem estar enraizado em instituies, sem seguir lideranas. As manifestaes que ocorrem simultaneamente ao redor do globo para uma interveno pontual, so exemplo dessa forma rizomtica de ao. A internet um mapa aberto, conectando pontos, multiplicando entradas e sadas, colagens e perambulaes. uma rede eficaz para mobilizaes ao redor do planeta. A internet , de fato, uma rede de redes de computadores que trocam informaes entre si (internetwork, de onde provm a palavra internet, significa interligao de redes). Originou-se de um projeto financiado pela fora area dos Estados Unidos em 1962, no perodo da Guerra Fria, dirigido por Rand Paul Baran , cujo objetivo era manter o comando e controle dos msseis e avies de bombardeio depois de um

51

ataque nuclear, de forma a garantir um contra-ataque. Com o desenvolvimento posterior da rede e o acesso cada vez mais fcil a um nmero cada vez maior de usurios, a internet escapou ao controle e se transformou em arma eficaz de informao e mobilizao, permitindo a globalizao da resistncia. Hakim Bey distingue a net que define como a totalidade de todas as transferncias de informaes e de dados com carter hierrquico, j que algumas delas so privilgio de uma elite e a web uma contra-net, com estrutura aberta, no hierrquica e horizontal de troca de informaes. Como se a Internet fosse uma rede de pesca e a web, as teias de aranha tecidas entre os interstcios e rupturas da net. Nas brechas e fissuras do poder possvel agir. Para John Jordan, membro do coletivo ingls Reclaim the Streets, as intervenes contra o sistema devem funcionar como cardumes que se movem rapidamente em torno dos grandes e pesados navios. Redes cada vez mais imbricadas de iniciativas locais conectadas e simultneas tm permitido a ao conjunta ao redor do globo. A resistncia deve ser to global quanto o capitalismo transnacional. Desde seu incio as festas de rua e outras manifestaes do Reclaim the Streets tm congregado mais e mais pessoas e pases e seu potencial crescente. As festas, verdadeiros redemoinhos, celebram uma liberao temporria da ordem estabelecida, marcando a suspenso de toda a hierarquia, privilgios, normas e proibies. So da ordem do vivido, envolvendo a participao ativa da multido: um festival de resistncia e uma celebrao da diversidade. O Reclaim the Streets (RTS) teve origem no movimento antiestrada surgido no outono de 1991 em Londres. Criado nos meios

52

ambientalistas, opunha-se execuo de um plano de construo de estradas que o governo ingls decidira implantar a partir de 1989 sob o nome Road for Prosperity. Os manifestantes lanaram-se em protestos radicais de ao direta no-violenta. A M41 de Londres, uma via expressa de seis pistas, foi invadida por 8 mil ativistas durante nove horas. Duas pessoas vestidas com enormes trajes carnavalescos saias-balo sentaram-se em andaimes, suspensas a nove metros do cho. A polcia, observando o inusitado protesto, no podia imaginar que sob as grandes saias trabalhavam britadeiras enfurecidas abrindo buracos na rodovia, preenchidos com mudas de rvores pelos guerrilheiros-jardineiros. Em analogia ao slogan do Maio francs de 1968, sous le pav la plage, anunciou-se: sob o asfalto a floresta. Ao redor, uma festa de rua ocupava o espao pblico, resgatando-o. As ruas so lugares para se estar dentro e no para se mover atravs, prope o movimento. Ao mesmo tempo, a cultura dance crescia com festas itinerantes raves que congregavam um nmero crescente de pessoas. Embaladas por msica eletrnica de batida hiper-sincopada, espcie de lngua franca da contemporaneidade, caracterizavam-se por uma nova forma de organizao social, em que uma multiplicidade de identidades desfruta da msica sem letras ou mensagens, pelo prazer de estar junto. Nada comparvel sensao de unidade experienciada pelos ravers. Somos uma

53

comunidade no sentido mais pleno da palavra, declara um participante. As festas em grandes construes abandonadas ou espaos pblicos abertos e a crescente ocupao desses lugares por manifestantes antiestrada, trouxeram como reao o projeto do governo ingls, Criminal Justice and Public Order Act, aprovado em 1994. A partir da a polcia tinha plenos poderes para apreender aparelhos de som, encerrar festas, e poderia lidar de forma severa com os que a confrontassem. Como reao imediata, pessoas invadiram um tribunal abandonado e o transformaram em centro comunitrio em que a Lei da Justia Criminal foi amplamente debatida e estratgias de confronto foram pensadas. Grupos diversos como squatters, ravers, ambientalistas e anarquistas, reuniram-se tendo como tema comum o direito ao espao pblico no-colonizado. A vontade de tomar nas mos o prprio destino e a descrena nos canais institucionais, determinaram uma nova maneira de organizar-se e agir. Essa uma ruptura radical com as tradies britnicas de luta sindical e do Partido Trabalhista (Labour Party). O Reclaim the Streets surge nesse momento e cresce de maneira vertiginosa, atingindo diversas partes do planeta. Ativistas de diversos grupos e movimentos em todo o mundo esto discutindo, formando redes e se organizando para um dia internacional de ao direcionada ao

54

corao da economia global: os centros financeiros, distritos bancrios e sedes de corporaes multinacionais. (...) Com o esprito de fortalecer as redes internacionais pela igualdade, liberdade e sustentabilidade ecolgica, encorajamos todos os movimentos e grupos simpatizantes a organizarem seus prprios protestos ou aes autnomas no mesmo dia nos mesmos locais distritos financeiros por todo o mundo. Cada evento seria organizado autonomamente, podendo ser coordenado em cada cidade por uma variedade de grupos e movimentos, ao mesmo tempo ligados globalmente por correio, telefone, fax, e-mail e encontros internacionais. Greves, protestos, piquetes, aes, ocupaes, festas de rua, manifestaes, bloqueios, paralisaes uma unidade de diversos eventos est sendo planejada por uma rede crescente de indivduos, grupos, movimentos e alianas. Sua participao no importa o quo pequena crucial: reunies precisam ser organizadas, eventos planejados, panfletos impressos e

55

distribudos, fundos levantados, risadas e idias compartilhadas. Se cooperarmos e nos coordenarmos, podemos concretizar um mundo diferente: ele por acaso j foi to necessrio e to possvel? Esse texto compe o panfleto/convite internacional do Reclaim the Streets para o II Dia de Ao Global, realizado em 18 de junho de 1999, marcado por protestos em distritos financeiros em inmeras partes do mundo. A ao foi programada para coincidir com o primeiro dia do encontro do G8, grupo dos lderes dos pases mais desenvolvidos do mundo, em Colnia, na Alemanha. Contou com a participao de uma rede de grupos e sujeitos variados, unidos para uma interveno pontual. Ocorreram manifestaes em mais de 40 pases, em 120 cidades. A data coincidiu com a Caravana Intercontinental contra a Organizao Mundial do Comrcio que saiu da ndia. Na Nigria houve protestos intensos. Em Colnia mais de 70 mil pessoas saram s ruas para protestar contra a reunio do G8. O distrito financeiro de Londres parou diante das manifestaes: as bicicletas do Critical Mass invadiram as ruas, onde aconteciam festas com msica e dana, performances, protestos. O III Dia de Ao Global, em 30 de novembro de 1999, reuniu mais de 50 mil pessoas nas ruas de Seattle, Estados Unidos, simultaneamente a outras manifestaes ao redor do globo. Segundo Antonio Negri, Seattle um marco a partir do qual o movimento global da multido aparece. Seattle sediou a reunio da OMC

56

batizada de Rodada do Milnio. O inesperado das manifestaes, sua intensidade e potncia, efetivamente conseguiram interromper as negociaes de cpula. Seattle tornou-se paradigma para diversas intervenes posteriores que pipocaram pelo globo. H um documentrio independente intitulado This is what democracy looks like feito por um coletivo de cem cmeras que gravou os protestos em Seattle de pontos e ngulos diferentes que bastante rico para a compreenso da resistncia em tempos globalizados. O ttulo, por si s, significativo. A chamada democracia no sistema capitalista aparece retratada na dureza da represso aos manifestantes e nas estratgias governamentais visando a interrupo dos protestos. Desse ponto de vista a democracia no se faz nas ruas. Aos olhos dos manifestantes a democracia surge como compartilhamento da luta, como ao direta de cada sujeito, como a vida tomada nas prprias mos. A democracia, assim, ocupa as ruas, o espao pblico: lugar onde exercida de forma mais direta. O documentrio mostra de maneira patente que a ao conjunta de grupos e sujeitos to diversos vai se fazendo ao ser feita: no havia uma estratgia rgida previamente traada a ser seguida pelos manifestantes. Cada sujeito fala por si, age em conjunto e delibera sobre as tticas posteriores. Michel de Certeau destaca a distino importante entre estratgia e ttica. Define estratgia como o clculo das relaes de foras que se torna possvel a partir do momento em que um sujeito de querer e poder pode ser isolado. A ttica, em contrapartida, a arte do fraco e pode ser definida como a ao calculada que determinada pela ausncia de um lugar prprio. Ento

57

nenhuma delimitao de fora lhe fornece a condio de autonomia. A ttica no tem um lugar seno o do outro. A ausncia de poder e a impossibilidade de dar-se um projeto global, determinam sua ao golpe por golpe, de aproveitamento das ocasies que surgem. Sem lugar prprio, sem viso globalizante, cega e perspicaz como se fica no corpo a corpo sem distncia, comandada pelos acasos do tempo, a ttica determinada pela ausncia de poder assim como a estratgia organizada pelo postulado de um poder. Ao direta ttica posta em prtica. As manifestaes que duraram trs dias e tomaram o centro da cidade, cresceram em nmero e intensidade como resposta represso policial. Coros de manifestantes gritavam repetidamente our street em resposta pergunta Whose street? que ecoava pelas ruas. Leis de emergncia foram sancionadas como estratgia para conter os manifestantes, e repetidamente descumpridas pelos que ocupavam as ruas de maneira intensa. A guarda nacional foi chamada aps a decretao do estado de emergncia e a represso potencializou-se, com o uso de gases e outras substncias qumicas utilizadas pelo exrcito norte-americano em suas intervenes mundo afora, agravadas pela resoluo municipal que proibia a venda, compra e posse de mscaras contra gs. A diversidade de pessoas e grupos ressaltada por um manifestante que declara: Youve got people here from all over: labourers, people of enviromentalists, color, teachers, white youve got children, coalitions between mainstream

58

Americans, middle class, youve got poor workers, youve got poor, youve got everybody out, here, because it hurts people, its bad for our jobs here, its bad for the people over there .

O biopoder absorve a vida e a regula. As zonas autnomas, o xodo e o nomadismo so formas possveis de opor-se a esse poder desterritorializado. Como notam Negri e Hardt, os infinitos caminhos dos brbaros precisam formar um novo modo de vida. A concretizao de uma poltica pr-figurativa, em que a forma pela qual feita anuncia o tipo de sociedade que se quer construir, em que o processo de construo conjunta prenuncia uma nova socialidade, em que a igualdade, a participao e o respeito s diferenas so pilares fundamentais, tendo a experimentao e o devir como prerrogativas e o processo, com seu carter de indeterminao, como agente transformador, sublinham a ao como fim e no como meio para se alcanar um objetivo prdefinido. Ao cultural em seu sentido mais amplo, de criao das condies necessrias para que as pessoas inventem seus fins. Em um trecho extrado do documentrio nota-se: In this new global economy we lose our desire, our power and our vision. In any part of the world there are many women and men who choose the path of this

59

resistance, who do not accept this life of fear and isolation. We will respond to death with life. We will respond to the nightmare with dream, we will fight and imagine, create. And we will resist .

Ressaltamos que a forma como tais intervenes tm sido denominadas, movimento antiglobalizao, demonstra a falta de entendimento ou o desconhecimento da resistncia tal como se apresenta nos dias atuais, globalizada desde seu incio nas formas de mobilizao, de ao conjunta, de transbordamento de fronteiras; oposta rigidez dos movimentos identitrios. No se opem globalizao enquanto tal, e sim forma como tem sido conduzida, em moldes neoliberais. Do que se trata quando falamos em globalizao em moldes neoliberais?

NO H LADO DE FORA
A globalizao do mundo a concretizao do novo ciclo de expanso do capitalismo no apenas como modo de produo mas como processo civilizatrio de alcance mundial, abrangendo a

60

totalidade do globo de forma complexa e contraditria. O mapa do mundo rearranjado e o Estado-nao, emblema da modernidade, entra em declnio. O capital internacionaliza-se de forma intensa definindo um mercado mundial, uma produo internacionalizada, uma elite dirigente internacionalizada, amparada por organismos multilaterais internacionais, novas tecnologias de informao ligando instantaneamente todas as regies do globo, a explorao de mo-de-obra das economias com baixos salrios e sem benefcios sociais, o poder crescente das empresas transnacionais em detrimento dos estados nacionais, que passam a funcionar cada vez mais como organismos garantidores da liberdade de ao do capital internacional. O Estado deve tornar-se atraente para o capital transnacional e as polticas nacionais guiam-se por esse parmetro, abrindo-se para a ingerncia externa, quer de empresas transnacionais, quer de organismos internacionais multilaterais que atuam sob a gide das naes mais poderosas. Empresas, corporaes e conglomerados criam uma nova geografia mundial, trazendo, como conseqncia, uma nova diviso do trabalho. As conquistas e benefcios sociais que caracterizaram o Estado de bem-estar social, implantado em uma srie de pases no ps-Segunda Guerra Mundial, so descartados em nome do Estado mnimo. Com o fim da Guerra Fria o capitalismo intensifica-se, abarcando inclusive os pases comunistas do antigo Leste europeu. Os Estados nacionais so pressionados a promover reformas polticas, econmicas e scio-culturais a fim de favorecer a dinmica do capital, que transcende fronteiras, mercados, projetos nacionais, culturas e

61

civilizaes. A reforma do Estado diz respeito s instituies jurdico-polticas, promoo da desestatizao e desregulamentao da economia, privatizao de empresas produtivas e dos sistemas de sade, educao e previdncia, tudo em nome da racionalidade e da modernizao. A incorporao, associao ou venda de empresas nacionais s transnacionais amplamente incentivada. As relaes trabalhistas voltam a patamares anteriores no que se refere a uma srie de conquistas. Lado a lado com as corporaes transnacionais, as organizaes multilaterais FMI (Fundo Monetrio Internacional), BM (Banco Mundial), OMC (Organizao Mundial de Comrcio) agem, sobretudo, nos pases menos desenvolvidos, de forma a mold-los s exigncias do capitalismo transnacional. No contexto da globalizao o liberalismo se transforma em neoliberalismo, cuja ideologia diz respeito reforma do Estado, desestatizao da economia, privatizao de empresas governamentais, abertura de mercados, reduo de encargos sociais, informatizao de processos decisrios, produtivos e comerciais, intensificao da produtividade e lucratividade da empresa ou corporao nacional e transnacional. As prticas dos governos nacionais, das corporaes e conglomerados transnacionais, das organizaes multilaterais, assim como da produo intelectual, esto impregnadas pela ideologia do neoliberalismo. a ela que estamos nos referindo quando falamos de globalizao em moldes neoliberais. A globalizao no significa, em absoluto, a homogeneizao do mundo nem o conjunto das sociedades nacionais: uma nova e

62

intensa configurao do globo. Diversidades, desigualdades, tenses; articulaes e associaes; nacionalismos, fundamentalismos, xenofobias e etnicismos inscrevem-se nesse novo universo. Sujeitos passam a perceber as dimenses globais de sua existncia e a oposio ao capitalismo neoliberal redefinida. Hardt e Negri sustentam a tese de que a soberania tomou nova forma composta de uma srie de organismos nacionais e supranacionais, unidos por uma lgica ou regra nica. substncia poltica que regula essa forma global de economia do o nome de Imprio, conceituado como o aparelho de descentralizao e desterritorializao que incorpora o mundo inteiro: no Imprio j no existe lado de fora, o globo foi subsumido em sua lgica. O poder imperial distribudo em redes, por intermdio de mecanismos mveis e articulados de controle. O biopoder descreve aspectos centrais do conceito de Imprio. Caracteriza-se fundamentalmente pela ausncia de fronteiras: o poder exercido pelo Imprio no tem limites. O Imprio difere do imperialismo que exercia o domnio sobre o territrio, sobre suas riquezas e sua administrao a partir de um centro territorial de poder. O Imprio constitui-se no com base na fora e sim na sua capacidade de mostrar a fora como algo a servio do direito e da paz. O objeto do seu governo a vida social como um todo, e assim o Imprio se apresenta como forma paradigmtica de biopoder. As corporaes transnacionais constroem a trama fundamental do mundo biopoltico, articulando as populaes, os territrios e os corpos, funo exercida anteriormente pelos Estados-nao. A principal novidade da situao imperial,

63

apontam os autores, que no existe mais mediao entre os conflitos sociais que constituem o poltico: eles confrontam-se diretamente. Como no h mais lado de fora devemos abandonar definitivamente a busca por uma externalidade em que a resistncia possa se concretizar. As lutas no contexto do Imprio so biopolticas econmicas, polticas e culturais em nome da escolha de formas de vida, portanto, constituintes e criadoras, baseadas no mais em semelhanas mas em diferenas: uma comunicao de singularidades. Da mesma forma, as caractersticas acentrada e desterritorializada do Imprio permitem que seja atacado de qualquer parte. Assim como o Imprio no espetculo de sua fora continuamente de determina so recomposies sistmicas, tambm novas configuraes da luta. resistncia compostas pelas seqncias dos eventos Essa outra caracterstica fundamental da existncia da multido hoje, dentro do Imprio e contra o Imprio. Novas configuraes de luta e novas subjetividades so produzidas na conjuntura de eventos, no nomadismo universal, na mistura geral e na miscigenao de indivduos e populaes, e nas metamorfoses tecnolgicas da mquina biopoltica imperial.

64

O poder, ao se tornar inteiramente biopoltico, abarcando todo o corpo social, penetrando capilarmente em cada singularidade, absorve a sociedade civil implodindo a mediao dos elementos previamente coordenados, das foras sociais. Tal imploso ativa as resistncias antes marginalizadas, no centro de uma sociedade dimensionada em redes abertas: os pontos individuais so singularizados em mil plats, numa multiplicidade conectvel, em contnua intensidade. O paradoxo do poder imperial est justamente no fato de que, ao se tornar forma paradigmtica de biopoder, ativa a resistncia que se produz na desero, no xodo e no nomadismo. Ao invs de unificar e domesticar tudo sob sua gide, o biopoder abre brechas para a pluralidade e para a singularizao. Dessa forma, ao sentido pejorativo de biopoltica empregado por Foucault que posteriormente apontou seus traos criadores , em que a vida de forma ampla subjugada sua lgica, biopoltica passa a significar uma resistncia ativa que brota da multido de singularidades, cuja organizao poltica alternativa, de fluxos e intercmbios globais, permite captar um sentido ampliado de vida que inclui inteligncia, cooperao, afeto e desejo. Ao poder sobre a vida contrape-se a potncia da vida, potncia de vida do coletivo: biopotncia.

SINERGIA COLETIVA

65

O poder vampiriza a multido de singularidades e se renova atravs de sua potncia. Biopotncia invocar o poder da vida, sua multiplicidade de foras, seu leque de infinitas possibilidades, sua imprevisibilidade. Criar sinergias coletivas, afetaes recprocas. Todo tipo de devir, assinalam Deleuze e Guattari. O Imprio um aparelho de captura que suga a vitalidade da multido e dela se alimenta; mas a multido apresenta uma capacidade, sempre renovada, que impede sua subjugao ao biopoder. Peter Pl Pelbart assinala em seu livro Vida capital, que talvez o desafio atual seja intensificar os estalos e rachaduras do poder a partir da biopotncia da multido. O poder do Imprio parasita a energia vital da multido e extrai sua fora. A multido mltipla, conectvel, plural, centrfuga, ondulatria e flexvel, refratria unidade poltica. Pelbart a chama de caldo biopoltico, um magma material e imaterial que precede cada individuao. A multido descr das formas representativas. Procede por aes e deseres. Em 26 de setembro de 2000 realizou-se o V Dia de Ao Global, em Praga, Repblica Tcheca, por ocasio da reunio anual do FMI e do Banco Mundial que se realizava naquela cidade. No mundo todo ocorreram manifestaes simultneas e solidrias. As experincias anteriores de Seattle, Washington e Toronto, determinaram o aparato militar posto nas ruas para conter os manifestantes esperados. Desde a Primavera de Praga, em 1968, quando a rebelio tcheca foi esmagada pelos tanques soviticos em nome do poder da antiga URSS de manter sua hegemonia na regio , no se via manifestao to intensa nas ruas de Praga. Mais de 11 mil policiais, 1400

66

soldados, blindados, caminhes, helicpteros e outros aparatos militares foram postos em estado de ateno para conter os mais de 20 mil manifestantes. Desde as fronteiras a vigilncia era exercida de forma explcita, impedindo a entrada de pessoas previamente fichadas nas manifestaes de Seattle, Toronto e Washington. Uma zona de proteo especial foi criada a fim de circunscrever a rea em torno da qual a reunio teria lugar, volta do Palcio de Congressos Pankrac. O metr da cidade foi interditado. O relato assinado por Uncle Stu-pot, presente s manifestaes, descreve a atmosfera pr-manifestaes no centro de convergncia: L rolava a energia mais fodida e agradvel que eu j havia visto em um local de encontro pr-protesto. Havia muitas coisas legais rolando nesse enorme galpo vazio que possua um grande jardim em volta. Eu no parecia estar cercado de chatos ativistas, mas de pessoas que queriam se divertir e expressar dio a esse sistema desgraado atravs de novas e excitantes maneiras. Os confrontos com a polcia foram intensos e centenas de pessoas foram presas. Em contrapartida, a reunio do FMI e do Banco Mundial, marcada para o dia 28 de setembro, foi cancelada. Os grupos de afinidade de diferentes tendncias convergiram para as

67

manifestaes de Praga. Pessoas de vrias partes do mundo se deslocaram para os dias de ao e depois se separaram. A multido se fez visvel e desapareceu. Bandos nmades acamparam em Praga e desertaram. A biopotncia da multido se fez visvel. No conto de Kafka, Durante a construo da muralha da China, a construo de uma muralha para proteger o Imprio contra povos nmades, vindos do norte, pode servir de analogia aos bandos ps-modernos. A muralha, no tendo sido construda de forma contnua, apresentou, desde o seu incio, muitas brechas grandes que s foram preenchidas de maneira gradativa e vagarosa, muitas das quais nem chegaram a ser cobertas. Antes de sua concluso j havia nmades acampados na praa central, diante do Palcio Imperial. Todo o aparato mobilizado pelo Imprio para se proteger dos nmades torna-se intil: eles j esto instalados no corao da capital. Nos interstcios do poder a multido pode agir.

68

CAPTULO II

69

LINHAS DE FUGA

70

O exlio a vida levada fora da ordem habitual. nmade, descentrada, contrapontstica, mas, assim que nos acostumamos a ela, sua fora desestabilizadora entra em erupo novamente. Edward Said

To be on your own, without a home, like a complete unknown, like a rolling stone. Bob Dylan

71

Detectar quais as linhas de fuga presentes em uma sociedade quais seus contornos, seus pontos de mutao perceber onde tal sociedade pode vacilar, onde rachaduras se tornam visveis, onde ameaa trincar. por ali que os sujeitos escapam, que novas formas de resistncia so construdas, que as dissonncias se tornam visveis e novas agregaes acontecem. Na modernidade, a resistncia se consubstanciou em termos duais com a disputa pelo poder exercida de forma direta. No contexto atual, tal resistncia flutuante, hbrida, difusa, na tentativa de escapar a um poder dia a dia mais potente. Giorgio Agamben, em seu livro The coming community, ressalta que a resistncia na atualidade no mais determinada por nenhuma condio de pertencimento ser italiano, ser comunista, ser negro , mas pelo pertencimento em si, cuja figura de ao o que ele denomina singularidade qualquer, que se refere, precisamente, ao fato de no ser nem particular nem universal, nem individual nem genrica. Segundo Agamben anota, a novidade da poltica em andamento no mais lutar pela conquista ou controle do Estado: a luta travada entre o Estado e o no-Estado (a humanidade). A possibilidade de qualquer poltica futura est na singularidade qualquer, que no se define por sua pertinncia a uma identidade especfica, seja a de um grupo poltico ou de um movimento social: eis o principal inimigo do Estado. Emblema da singularidade qualquer o sujeito que desafiou os tanques na Praa Tiananmen, na China; corpo ereto contendo os movimentos dos tanques que marchavam para controlar as manifestaes que explodiam na praa. A disjuno insupervel entre a singularidade qualquer e a

72

organizao estatal se fez visvel. Ainda segundo Agamben, no se trata mais da simples afirmao do social em oposio ao Estado, que freqentemente encontrou expresso nos movimentos de protestos. A singularidade qualquer jamais formar uma societas, uma vez que no possui nenhuma identidade para reivindicar ou nenhuma atribuio para buscar reconhecimento. O que o Estado no pode tolerar que tais singularidades formem uma comunidade sem afirmar nenhuma identidade, contrariando sua obsesso em incluir as singularidades em identidades previamente definidas. Formaes no reconhecveis, que o recusem, so intolerveis para o poder estatal. J os indivduos, devotados a causas identitrias, so irrelevantes para o Estado. Multiplicidades inconstantes que recusam o poder e afirmam seu ser comum em formaes no identificveis consubstanciam linhas de fuga, pontos de escape.

IDENTIFICAES
No pertencer: a um lugar, a um partido, a um grupo fechado. A impermanncia como modo de ser; mutao, mobilidade. Manu Chao, cantor e compositor de msica pop, filho de espanhis, morou at os 25 anos em Paris. Nmade por opo, perambulou pelo mundo durante dez anos Tquio, Terra do Fogo, Senegal, Colmbia, Cidade do Mxico, Fortaleza, Rio de Janeiro, uma travessia pelo Atlntico em um navio caindo aos pedaos, fazendo shows em cada parada: Chiapas, Europa, viagem pela frica com um grupo de teatro

73

mambembe mesclando com igual mobilidade ritmos e lnguas diversas (suas letras so escritas em espanhol, francs, portugus e ingls), pode ser tomado como emblema da subjetividade contempornea. Desenraizado, desterritorializado, vagando pelo planeta sem amarras fortes, sem causas fixas, hesitando entre diferentes identidades, o que implica que no haja uma identidade dura, estvel (a identidade parece no ser mais um valor permanente): ser cidado do mundo implica a negao do territrio identitrio limitado e a afirmao de uma multiplicidade de identidades que se renovam continuamente. A rigidez das identidades imutveis, o pertencimento a uma cultura, a uma nao, cede lugar ao desejo de ser fluido, mutante, nmade. Em suas palavras, Me llaman el desaparecido/ que cuando llega ya se ha ido/ volando vengo/ volando voy/ deprisa, deprisa a rumbo perdido. Cuando me buscan nunca estoy/ cuando me encuentran yo no soy/ el que esta enfrente porque ya / me fui corriendo mas all. Me dicen el desaparecido/ fantasma que nunca esta/ me dicen el desagradecido/ pero esa no es la verdad. Yo llevo en el cuerpo un dolor/ que no me deja respirar/ llevo en el cuerpo una condena/ que siempre me echa a caminar.

74

Me llaman el desaparecido/ que cuando llega ya se ha ido/ volando vengo/ volando voy/ deprisa, deprisa a rumbo perdido. Yo llevo en el cuerpo un motor/ que nunca deja de rolar/ yo llevo en el alma un camino/ destinado a nunca llegar. Me llaman el desaparecido/ cuando llega ya se ha ido/ volando vengo, volando voy/ deprisa, deprisa a rumbo perdido. Perdido en el siglo... siglo veinte... rumbo al veintiuno .

No estar, no pertencer, no ser. Manu Chao trabalha recorrentemente com noes como clandestinidade, no pertencimento, desaparecimento, isento de uma carga trgica, apenas como constatao de sua condio. Identidades duras foram caractersticas da modernidade e lutas sem fim foram travadas em seu nome, a partir da premissa de que tudo e todos devem ser identificados e assumir tal identidade como algo imutvel. O Estado o triunfo do Uno e buscou incessantemente adestrar a multiplicidade social, reduzi-la a vetores controlveis. Partidos polticos e sindicatos seguem a mesma lgica organizacional e compem a oposio adestrada, previsvel, permitida. Pierre Clastres, em A sociedade contra o Estado, ressalta como temos interiorizada a noo de que a sociedade existe para o Estado e se desenvolve sob sua sombra protetora. As anlises das sociedades

75

ditas primitivas constroem-se sob o critrio da falta falta de Estado, falta de escrita, falta de histria quando, na realidade, dever-se-iam pautar pela luta contra o Estado: luta contra a unificao e a centralizao do poder. O mal, a fonte da infelicidade, ressalta Clastres, identificado pelos tupi-guaranis ao Um que, sob a tica poltica, a essncia universal do Estado. O Estado exerceu papel central na unificao, ordenao e controle social, elementos fundamentais para a consecuo de uma sociedade industrial vigorosa. O desenvolvimento do capitalismo inseparvel do disciplinamento da sociedade. O sujeito sonha com a multiplicidade; o Estado luta pela unidade, parafraseando Godard. A literatura traz mltiplos exemplos dessa luta pela multiplicidade que sujeitos diversos tm travado ao longo do tempo. Luigi Pirandello, em seu livro Um, nenhum, cem mil, enftico ao declarar que o aspecto trgico da vida est precisamente nessa lei a que o homem forado a obedecer, a lei que o obriga a ser um. Fernando Pessoa, que s se entendia como sinfonia, como escreveu em seu Livro do Desassossego, reivindicava o direito de experimentar seus vrios eus, e a essa experincia mltipla deu o nome de outramento. talo Calvino, ao sublinhar as seis qualidades a serem levadas para o sculo XXI, em Seis propostas para o prximo milnio, pe em destaque a multiplicidade, anotando que cada vida uma enciclopdia, uma biblioteca, um inventrio de objetos, uma amostragem de estilos, onde tudo pode ser continuamente remexido e reordenado de todas as maneiras possveis. O que est em pauta no o direito de diferir de um outro sujeito, mas, algo mais radical, o direito de diferir de si

76

mesmo. Pelbart destaca a possibilidade de desprender-se da prpria identidade e construir sua deriva ao acaso dos encontros e das hibridaes que a multido nos propicia. A abertura a mltiplas conexes, a fluxos descodificados, parece ser caracterstica de sujeitos que criam comunidades momentneas, feitas para no durar, como os grupos de afinidade que surgem, agem e desaparecem. Uma constelao de singularidades que surge, cada uma com luz prpria, brilha e ressurge, ou no, de maneira diferente. Espcie de caleidoscpio cujo desenho difere a cada volta. Agamben, ao conceituar a singularidade qualquer, usa como exemplo um anncio veiculado em Paris, em que jovens mulheres danavam juntas. A sensao, segundo descreve, era de sincronia e dissonncia, de confuso e singularidade, de comunicao e estranhamento entre os corpos danantes. Tal sensao advinha do fato de que essas jovens haviam sido filmadas separadamente e postas a danar sem que estivessem juntas. uma analogia possvel para as intervenes que pipocam pelo globo: multiplicidade de singularidades. Ao conjunta heterognea, oposta homogeneidade massificada em que os sujeitos compem um bloco em que no mais possvel distingui-los. Negri e Hardt apontam que a multiplicidade e a singularidade da multido so negadas na camisa-de-fora da identidade e homogeneidade do povo. A luta contra o capital a luta contra a identificao e no a luta por uma identificao alternativa. No a luta para estabelecer uma nova identidade ou uma nova composio, mas para intensificar uma antiidentidade, ressalta John Holloway.

77

Edward Said, intelectual palestino educado no Ocidente, defensor agudo da causa palestina, enftico ao afirmar que O nacionalismo a filosofia da identidade transformada numa paixo coletivamente organizada. E em outro de seus escritos Uma das coisas que considero, no diria mais repelente mas, em todo caso, antagonstica, a identidade. Quer dizer, a noo de identidade nica. O que me interessa, e aquilo sobre o que escrevo, a identidade mltipla, a polifonia de muitas vozes jogando-as umas contra as outras sem precisar reconcili-las, fazendo apenas o suficiente para mant-las juntas.

MULTIVDUO
As noes de identidade, individualidade, valor e verdade so postas em xeque pelas intervenes de Luther Blisset, iniciadas na Itlia em meados dos anos 1990, quando passou a circular o seguinte convite: qualquer um pode ser Luther Blisset, basta adotar o nome Luther Blisset. Seja voc tambm Luther Blisset. Aparies

78

simultneas de Blisset comearam a acontecer em diferentes lugares ao redor do mundo, numa espcie de clonagem subversiva. Todos podem ser Luther Blisset, agir em seu nome, em qualquer parte, e tais intervenes buscam desvelar os preconceitos e lugares-comuns sobre a identidade, os direitos autorais, a figura do autor, a mdia, o ativismo e o trabalho intelectual, alm da crtica e da ao efetiva contra o capitalismo. Segundo anotam, O que no tem identidade no

recupervel. Desde sempre, o objetivo de Blisset o de entrar no mainstream como cavalo de Tria e abrir as portas a mltiplas experincias. Opem-se (a forma impessoal fundamental) ao que chamam de IUI identidade nica imposta , a favor de uma comunidade aberta no identificada e no identificvel. Criticam ferozmente o conceito de indivduo, entendido como primeiro sujeito do direito burgus. Albert Libertad, anarquista francs do final do sculo XIX, contestava a identidade ao responder, quando lhe perguntavam o nome, tanto faz, pode usar o que quiser. O conceito de mitopoese, criao de mito como processo criativo associado bricolagem e ao aproveitamento de fragmentos da cultura, essencial no projeto de Blisset.

79

Utilizar as lendas urbanas, as tcnicas da intelligence, as estratgias publicitrias, mas se desviando de tudo isso com o intento de criar uma reputao, um personagem no comeo virtual, depois, cada vez mais real. Criou-se um mito de luta comum a diferentes tribos e comunidades que se concretiza no nome multiuso, mltiplo, adotado como enunciado positivo, de afirmao de uma viso inovadora do mundo. Tudo que assinado com o nome mltiplo no tem direitos autorais, livremente reproduzvel, modificvel, aperfeiovel, sem ter de prestar conta a qualquer autoridade. A questo do copyleft em pauta novamente. Qualquer um pode ser Luther Blisset, simplesmente declarando-se parte do projeto e assinando pelo nome coletivo de Luther Blisset. Trata-se de uma genuna experincia existencial, um exerccio de filosofia prtica. Luther Blisset deseja ver o que acontece quando no se separa mais quem constri do que construdo. (...) O capitalismo domina as coisas e as pessoas, nomeando-as e descrevendo-as: Voc um Eu. No, eu no quero mais ser um

80

Eu, quero ser infinitos Eus! O nome coletivo destri os mecanismos de controle da lgica burguesa. Sem possibilidade de classificao, o poder no pode impor identidades pr-cozidas e pr-digeridas, nem coloc-las uma contra as outras. Pavlov morre com seus sininhos de merda. As intervenes de Luther Blisset propem-se a criar uma situao aberta sem um agente identificvel. Assim, as festas em nibus, a propagao de entranhas de animais em espaos pblicos, a divulgao de notcias falsas na mdia, buscam desestabilizar e desvelar o sistema. Exemplificando: o mote do programa da TV italiana Quem o viu , transmitido ao vivo com a interao do pblico, era a busca de pessoas desaparecidas. Em janeiro de 1995 um comunicado registrou o desaparecimento do artista ingls Harry Kipper em Friuli, Itlia, durante uma viagem de bicicleta. O pedido veio de Bolonha, de um grupo de amigos de Kipper, transmitindo de uma rdio local. O programa envia uma equipe para entrevistar os amigos de Kipper e traar sua trajetria at o desaparecimento. Um grande aparato mobilizado. De l seguem para Londres onde traam o carter de Kipper e descrevem os lugares por ele freqentados, sua casa, seus amigos ingleses, suas obras. Posteriormente descobre-se que Harry Kipper nunca existiu e que se tratava de uma fraude assinada por um grupo de pessoas que atuavam em diferentes cidades

81

com uma caracterstica em comum: todos se denominavam Luther Blisset. Defendem que A guerrilha miditica um mtodo homeoptico de defesa da contra mdia a no ingerncia/presena

imaginrio coletivo e em nossa vida. Voltando contra a mdia suas prprias armas e dando uma margem maior de fama coisa, propaga-se uma nova forma de usufruir a mdia, interativa e parasitria, na qual o poder dos grandes meios de comunicao de massa redimensionado, ridicularizado, e a babaquice dos operadores do setor mostra-se evidente. O Reclaim the Streets ressalta no artigo On disorganisation, constante de seu site, como a comunicao de massa e o aparato legal do Estado esto tomados pelas noes de sistema de poder centralizado e controle direto, com a conseqente produo de cultos de personalidade. Sob essa perspectiva, suas intervenes no fazem nenhum sentido para tais instituies e dessa forma tm sido compreendidas. Liderana, ideologia, poder centralizado, controle de Estado, so noes veementemente rejeitadas pelas intervenes que propem, afirmando seu carter no-hierrquico, sem lideranas, abertamente organizado e pblico. A abertura a fluxos mltiplos,

82

decodificados, criando comunidades momentneas, redes de ao, sua forma de agir. Massimo Canevacci, antroplogo italiano, em palestra proferida no Museu de Arte Contempornea da USP, ao traar as linhas da subjetividade contempornea, defende a tese de que hoje devemos falar em multivduo myselves em contraposio ao conceito de indivduo, na medida em que o sujeito , na verdade, uma multiplicidade de sujeitos. Hoje s possvel pensar a partir do polifnico. Da mesma forma, contrape conceitos como Roots (razes) a Routs (itinerrios, no sentido de dispora) o que Maffesoli chamaria de enraizamento dinmico Hetero-representao (representao feita por outrem) a Auto-representao (contar-se e no delegar). Para ele as identidades so flutuantes e os corpos indefinidos. A lgica da identidade apia-se no poder e no domnio sobre os sujeitos. A pluralidade permite que se v alm. A cultura atual, segundo sublinha, dissonante e se caracteriza por fraturas. A dissoluo da lgica da fbrica, como lugar da identidade, cedeu TAZ Zona Autnoma Temporria , plena de multiplicidades. Cada universal parcial, cada singular plural. Gilles Deleuze j apontara que no existem universais, apenas singularidades. A lgica da identidade que caracterizou a modernidade afrouxa-se e a co-presena simultnea de uma multiplicidade de identidades conectadas passa a ser a tnica. As intervenes que surgem pelo globo no tm por premissa a identidade contrariando aqueles que defendem que a resistncia globalizao deve se operar atravs da afirmao de identidades e culturas que vista muito

83

mais como uma estratgia do sistema visando a fragmentao e o enrijecimento. No livro de Susan George, O relatrio Lugano em que ocorre uma fictcia reunio de especialistas para definir o futuro do capitalismo e traar estratgias para sua consecuo , a poltica de identidades apontada como eixo fundamental para a eliminao de pessoas, contra a noo de cidadania e de uma sociedade civil ativa. Reforar a fragmentao entendida como o isolamento de sujeitos em blocos compactos no comunicveis ressaltar as diferenas entre os grupos, criar guetos, so estratgias que favorecem a manuteno do projeto capitalista neoliberal. A resistncia tem a articulao em rede como estratgia fundamental de ao, assim como os grupos de afinidade que tm a fluidez como caracterstica. Acreditar que a rigidez de identidades possa funcionar como resistncia agir dentro da lgica do sistema. Zigmunt Bauman expe a questo de forma aguda ao afirmar que a identidade brota entre os tmulos das comunidades, mas floresce graas promessa da ressurreio dos mortos. A identidade hoje um processo e no um estado, alguma coisa mais parecida com a identificao, anota Teixeira Coelho: tornou-se a possibilidade de ser uma sucesso de estaes, algo em que se fica por algum tempo mas algo em que se est apenas de passagem. Os zapatistas, em suas aparies pblicas, sempre portam balaclavas gorros de malha que cobrem a cabea e deixam ver apenas os olhos e a boca , afirmando, dessa forma, que no h um lder com um rosto reconhecvel e, portanto, qualquer um pode ser o

84

lder, jogando com a idia de identificao coletiva. Em um de seus informes l-se, Marcos gay em So Francisco, negro na frica do Sul, asitico na Europa, chicano em San Isidro, anarquista na Espanha, palestino em Israel, indgena nas ruas de San Cristobal, membro de um bando de Neza, roqueiro em CU, em judeu na Alemanha, ombudsman Sedena,

feminista nos partidos polticos, comunista no ps-guerra fria, preso em Cintalapa, pacifista na Bsnia, mapuche nos Andes, professor na CNTE, artista sem galeria nem portflio, dona-de-casa sbado noite em qualquer colnia de qualquer cidade de qualquer Mxico, guerrilheiro no Mxico do final do sculo XX, grevista na CTM, reprter de nota para preencher espao nas pginas internas, machista no movimento feminista, mulher sozinha no metr s 10 da noite, aposentado de planto no Zcalo, campons sem-terra, editor marginal, operrio desempregado, mdico sem lugar para trabalhar, estudante no conformista, dissidente no neoliberalismo, escritor sem

85

livros

nem

leitores

e,

seguramente,

zapatista no sudeste mexicano. Enfim, Marcos um ser humano, qualquer neste mundo. Marcos uma multiplicidade e no um sujeito apenas, com sua identidade particular. A ausncia de lideranas numa grande vertente de movimentos e intervenes pode ser entendida, dentre outras formas, como a vontade de no serem identificados com um indivduo ou grupo, mas como expresso de vrios sujeitos atuando em conjunto. Quem est no comando?, pergunta colocada no site do Reclaim the Streets, respondida com a afirmao: Ns todos estamos. A forma de ao em redes significa uma coabitao entrecruzada de sujeitos, malevel, fluida. Para Raoul Vaneigen, em seu livro A arte de viver para as novas geraes, o problema organizar sem hierarquizar, procurar que o lder do jogo no se torne um chefe. O esprito ldico, declara, a melhor garantia contra a esclerose autoritria.

PORQUE TUDO SE MOVE, MEU AMIGO


Os Tute Bianche apareceram na Itlia, em setembro de 1994, aps a prefeitura de Milo desocupar o prdio onde funcionava o centro social Leoncavallo, squatted os squatters ocupam prdios abandonados onde so criados centros culturais e moradias comunitrias. O prefeito declarou que, a partir de ento, squatters no

86

seriam mais do que fantasmas vagando pela cidade. A resposta bem-humorada resultou na ocupao das ruas, em protesto intenso, por manifestantes vestidos com macaces brancos, como fantasmas. O squatt foi salvo e as intervenes dos Tute Bianche, como smbolo da invisibilidade dos excludos pelo capitalismo, espalharam-se pelo mundo, da Finlndia ao Mxico. A partir de ento, os Tute Bianche participaram de inmeras manifestaes ao redor do globo, sempre agindo a partir do conceito de desobedincia civil, que posteriormente se expandiu para o de desobedincia social. Qualquer pessoa pode vestir os macaces brancos e compartilhar das intervenes, que tm como referncia constante os zapatistas, o desligamento das experincias revolucionrias do sculo XX e a percepo da importncia dos smbolos e das imagens fortes, que no deixam dvidas quanto aos objetivos das aes: utilizar o potencial miditico a seu favor. Conforme sublinham, os macaces brancos branco como a sntese de todas as cores so uma brincadeira prtica; no so uniformes e sim ferramentas. As pessoas vestidas com esses macaces ficam engraadas e riem umas das outras. Alm disso, tais roupas dificultam correr da polcia o que uma ttica e transformam seus usurios em alvos fceis. Outros elementos como bias gigantes de borracha, capacetes de obra, coletes salva-vidas, joelheiras, cotoveleiras, mscaras contra gs, escudos feitos de latas reciclveis, compem o aparato inusitado usado pelos ativistas a partir do pressuposto de que o corpo pode ser usado como arma, desvelando o ridculo do aparato colocado contra eles por policiais fantasiados de robocops, cercados de tanques, cavalos e veculos

87

militares. Uma rebelio de corpos, agindo em comum em um movimento horizontal, interconectado, compartilhado pelos participantes, de todas as idades, de forma igualitria. Velhos esquemas de vanguardas e lideranas faliram, anotam. Para John Holloway, a identidade implica definio. A definio a descrio de uma identidade distinta de outras identidades e aspira delimit-las de forma no-contraditria. A definio nos exclui enquanto sujeitos ativos. A fragmentao se entendida no sentido de blocos duros no comunicveis fundamental para o pensamento identitrio, elemento bsico para a organizao social capitalista que sublinha sua importncia. A identidade a anttese do reconhecimento mtuo, da comunidade, da amizade e do amor. No h identidade que no seja construda, anota Eric Hobsbawm. As novas formas comunitrias fluidas, momentneas, instveis , no so a excluso da identidade e sim a afirmao de uma multiplicidade de identidades. A internet, que permite a conectividade de sujeitos diversos, no necessariamente identificveis, cria novas maneiras de estar junto. Sujeitos conectivos em interao, de forma rizomtica. Segundo Luther Blisset, A comunidade aberta que surge na Rede no uma sociedade liberada ps-revolucionria, e ainda menos uma classe revolucionria: ela a revoluo em ao, se identificarmos revoluo com uma evoluo imprevisvel e na beira da

88

catstrofe, um jogo do devir contnuo. No h mais um antes e um depois da revoluo, h somente um durante. As comunidades cabide (cloakroom community) conceito criado por Zigmunt Bauman para tratar das novas formas comunitrias , por definio, frgeis e transitrias, esparsas e fugidias, so as reunies momentneas em que muitos indivduos solitrios penduram seus solitrios medos individuais. carga trgica do conceito de Bauman contrape-se a idia de compartilhamento momentneo, fluido como o que permite agir a partir das brechas do poder. Canevacci ressalta que as identidades no so mais unitrias, igualitrias, ligadas a um sistema produtivo de tipo industrial, a um sistema reprodutivo de tipo familiar, a um sistema sexual de tipo monossexista, a um sistema racial de tipo purista, a um sistema geracional de tipo biologista. As identidades so plurais, fragmentrias, disjuntivas. A impermanncia, a insistncia em no durar, a mutabilidade, so elementos essenciais s subjetividades contemporneas que almejam no se deixar incorporar pelo sistema, uma vez que a cooptao de suas partes dissidentes caracterstica do capitalismo. Face ao prefixo negativo imputado no-identidade desfiliado, desengatado, desconectado, desplugado dever-se-ia pensar a no-identidade como geradora de outras formas de comunidade, em que clulas independentes experimentam a prpria existncia e a compartilham.

89

TORNAR A VIDA UMA AVENTURA EXISTENCIAL


Ao abarcar inteiramente a vida, o biopoder ativa resistncias que procedem por desero, xodo ou nomadismo. Se no h lado de fora preciso ser contra de qualquer parte, a qualquer momento. A resistncia passa pela reivindicao de um outro modo de vida; prope aes de forma direta, alm da esfera da representao elemento essencial da poltica moderna ; busca fugir da ordenao com seu impulso obsessivo por classificar, assentar, regular, adestrar e identificar. Rejeita qualquer forma de autoridade. O sedentarismo constitui-se em elemento fundamental para a consecuo da ordenao e da dominao. O nomadismo, em oposio, frouxo, desordenado, fluido, mvel, mutante. A possibilidade de aparecer, desaparecer e reaparecer de forma imprevista uma maneira de fugir ao controle. Os nmades afirmam sua soberania sobre a prpria vida; desenham outro espao aberto, sem cercas, sem domnios. Para Deleuze Se os nmades nos interessam tanto, porque so um devir, e no fazem parte da histria; esto excludos dela mas se metamorfoseiam para reaparecerem de outro modo, sob formas inesperadas nas linhas de fuga de um campo social.

90

Voluntrio ou forado, o nomadismo se constitui em uma outra maneira de estar no mundo. Michel Maffesoli dedica um livro ao tema do nomadismo como forma de compreender o estado de rebelio latente que percebe como caracterstica da contemporaneidade. Ao enclausuramento contrape-se a dinmica do exlio e da reintegrao, a intensificao da pulso de errncia. Segundo ressalta, a errncia traduz a pluralidade da pessoa e a duplicidade da existncia, quebrando o enclausuramento e o compromisso de residncia, prprios da modernidade. A circulao recomea. O nomadismo totalmente antittico em relao forma de Estado moderna, com sua obsesso por fixar e identificar. A vida errante uma vida de identidades mltiplas e s vezes contraditrias, aponta o autor. Foucault j notara como o capitalismo adestrou e assentou os indivduos como forma essencial para sua consecuo. Deleuze e Guattari, no livro cinco de seus Mil Plats, apontam que uma das tarefas fundamentais do Estado vencer o nomadismo e controlar as migraes. Conter linhas de fuga criadoras, corpos que escapam. O nmade no apreensvel, foge por todos os lados; desterritorializado por excelncia. Para Negri e Hardt, o nomadismo universal, a mistura geral, a miscigenao de indivduos e populaes, a conjuntura de eventos e as metamorfoses tecnolgicas, produzem novas subjetividades e novas configuraes de resistncia. A internet um mapa aberto que permite perambulaes, entradas e sadas, em que se foge para o outro a fim de constituir multido.

91

PERAMBULAES
A desero a recusa a uma forma de vida e a vontade de criao de formas alternativas. A recusa s estruturas estveis, a tomar o poder; a recusa a durar, a institucionalizar-se, a recusa a se deixar identificar, esvaziam o poder e jogam com a indeterminao, elemento desestabilizador porquanto no apreensvel. O desejo de se apropriar da vida, de torn-la uma aventura existencial, experimental, determinam a desero como linha de fuga que evacua a esfera do poder. No basta apenas ser contra, constituir-se em oposio nas esferas j conhecidas: preciso afirmar a prpria vida fora do esperado. Pode-se criar o inesperado coletivamente, compartilhando experincias sem fins precisos, investindo no processo como agente transformador. Criar novos espaos e novas relaes com o tempo. Negri e Hardt apontam que a demanda definitiva da cidadania global o direito de controlar o prprio movimento, desafiar o aparato bsico do poder, desenhar uma nova cartografia global. A Internacional Situacionista, criada em 1957, teve entre seus membros Guy Debord, Raoul Vaneigen e Asger Jorn, e foi referncia para diferentes intervenes e movimentos posteriores. Os slogans do Maio de 1968, pintados nos muros de Paris, reproduziam frases e idias situacionistas. Uma de suas aes era a chamada Psicogeografia, que propunha a reapropriao do espao urbano, quebrando cdigos impostos pelo poder e criando um mapa emocional da cidade que fosse alm do desenho previamente concebido, com suas ruas, avenidas, viadutos, edifcios, casas e

92

monumentos. H que se andar deriva, experimentar sensaes e desejos, novas ambincias no planejadas, rompendo cdigos impostos pelo poder pblico. A aventura existencial que tal experincia propicia, de encontros inesperados, experincias inusitadas, sensaes individuais ou coletivas, gera mudanas nos sujeitos e cria linhas de fuga. Ao cultural em amplo sentido que resgata a dimenso vagabunda da vida. Mobilidade libertria. Desterritorializao temporria.

REPENSAR AS MANEIRAS DE ESTAR NO MUNDO


O Imprio, conceito desenvolvido por Hardt e Negri, tambm se nomadizou, se tornou fluido e desterritorializado. Necessita da circulao de fluxos de capital, de bens, de informao, de imagens e de pessoas. Funciona, ele tambm, em redes conectadas, abertas e autnomas. Est solto, leve, desterritorializado. Est em toda parte, todo o tempo. Desertar fugir da lgica obsedante do poder, um estado de perptuo devir. No se deixar apreender nem identificar. Perambular. A contracultura, iniciada na dcada de 1960, fortemente influenciada pelos autores beat que, como Kerouac em On the road, colocavam o p na estrada para sair fora do sistema drop out , pregava comunidades alternativas numa espcie de retorno a uma poca de ouro em que os homens viveriam perto da natureza,

93

subsistindo do cultivo do prprio alimento, longe das relaes capitalistas, dos costumes burgueses, da sexualidade aprisionada, das desigualdades entre os sexos; saindo fora de si atravs de experincias alucingenas e psicodlicas. O xodo atual, num mundo em que inexiste lado de fora, deve ser pensado de outra forma. H que se achar brechas a fim de construir alternativas e, sobretudo, a ao deve funcionar como agente de transformao, de maneira que os sujeitos mudem a partir do momento em que agem para mudar o mundo. A questo ecolgica exemplifica esse ponto e est em pauta nas manifestaes e intervenes mundo afora, a partir da premissa de que no uma questo separada do poltico, do econmico, do cultural e do social. A luta atual por um outro padro de vida, a partir do desenvolvimento sustentvel, da defesa do meio-ambiente, de outro padro civilizatrio. preciso repensar as maneiras de estar no mundo, sob risco de eliminar-se qualquer possibilidade de sobrevivncia das geraes futuras. As pessoas percebem a fora da criatividade individual em intervenes conjuntas e a urgncia de agir. A criao de comunidades alternativas ineficaz se o que se busca a reaproprio da vida, a preservao global do meio-ambiente, a eliminao das desigualdades crescentes entre regies do mundo, a retomada do que comum humanidade e a afirmao de outras formas de vida atravs da ao dos sujeitos. necessrio no se deixar cooptar, recriar sempre, encontrar linhas de fuga, faz-las surgir. Posies alternativas fazem parte da lgica do sistema, esto previstas e devidamente neutralizadas; causam apenas desconfortos. Singularidades que criam zonas de suspenso

94

temporria, espaos prprios de existncia so a ao possvel. Segundo Massimo Canevacci a contracultura no existe mais pois no mais existe o contra. A poltica como utopia que transforma o mundo empenhando o futuro prximo morreu. O trmino da hegemonia, o fim da ideologia e o fim da poltica enxugaram o contra. Hoje existem relaes cada vez mais incestuosas entre as grandes empresas e conglomerados e programas sociais e organizaes nogovernamentais, consolidando a idia de que inexiste lado de fora. Sob o elegante rtulo de empresa com responsabilidade social, tais empresas criam uma face pblica que pretende anular os efeitos desastrosos da sua busca incessante por lucros. Por outro lado, as ONGs e outras iniciativas sociais procuram sobreviver e sanar as lacunas deixadas pelo Estado, cada dia menos comprometido com os problemas sociais. Relaes incestuosas tambm se do entre Partidos Polticos, Sindicatos e ONGs. O documentrio norte-americano The corporation, de Mark Achbar, Jennifer Abbott e Joel Bakan, de 2004, explora a questo da corporao no contexto do capitalismo global. Empresas propagandeiam sua responsabilidade social ao destinar parte dos lucros a instituies de apoio a programas sociais mundo afora, ao mesmo tempo em que contratam mo-de-obra infantil ou mo-de-obra adulta sub-remunerada e sem direitos, em pases cada vez mais empobrecidos, de forma a aferir lucros dia-a-dia crescentes. O elo que prendia o capital ao trabalho est se transformando em nome da possibilidade de se deslocar livremente, leve e solto, sem amarras que

95

impeam a consecuo das polticas corporativas. Naomi Klein, em seu livro No logo, parte do pressuposto de que uma grande onda de oposio dirigida contra corporaes transnacionais tomar corpo a partir do momento em que as pessoas descubram os segredos das grifes da teia logo mundial, estimulando um grande movimento poltico anticorporao. Citando John Jordan, membro do Reclaim the Streets As transnacionais esto afetando a

democracia, o trabalho, as comunidades, a cultura e a biosfera. Inadvertidamente, elas tm nos ajudado a ver todo problema como um sistema, a ligar cada questo a outra, a no ver um problema isoladamente. O poder, ao tornar-se biopoltico, ativa resistncias, to globais quanto o capitalismo transnacional. Subjetividades so afirmadas em relao, em rede; so afirmadas em ao. Constituem comunidades mltiplas em um conjunto aberto de relaes: uma multido de singularidades. A multido, como conceito de uma potncia, resiste de maneira difusa e afirma parcialidades, diferenas.

MULTIDO DE SINGULARIDADES

96

A cpula do G8 grupo dos oito pases capitalistas mais desenvolvidos do planeta, liderado por seus chefes de Estado, reunidos para decidir as linhas mestras das intervenes mundiais, durante os dias 19, 20 e 21 de julho de 2001, em Gnova, Itlia foi marcada por protestos intensos de sujeitos e grupos que convergiram para a cidade para mais um Dia de Ao Global. 200 mil pessoas conseguiram entrar na cidade, furando os bloqueios e o forte aparato policial posto para funcionar desde as fronteiras do pas, passando por cercos nas estradas e por estaes de trem fechadas de forma a impedir sua entrada. Simultaneamente, manifestantes ocuparam as ruas ao redor do mundo. Com medo das manifestaes, o European Vision, navio que custou mais de 250 milhes de dlares, foi alugado para hospedar os lderes participantes do encontro, tudo em nome da segurana mundial. Uma zona vermelha foi delimitada, com quatro quilmetros quadrados, e muros foram construdos para isolar a regio do Palcio Ducal, sede do encontro. Ali s entravam moradores com credenciais, o gs de cozinha foi cortado por precauo e o governo proibiu que se pendurassem roupas na janela, de forma a no chocar os participantes da cpula com padro esttico to duvidoso. A multido que convergiu para a cidade e ocupou suas ruas foi recebida por um nmero imenso de policiais prontos a reagir a qualquer ameaa. Segundo relatos de manifestantes, a polcia batia indiscriminadamente e fazia uso intenso de gs lacrimognio, lanado at de helicpteros. Policiais disfarados de manifestantes e de jornalistas foram identificados. A ameaa desejada veio atravs das demonstraes dos Black Block, grupo que congrega anarquistas e

97

que, diferente dos outros grupos de afinidade, defende, se necessrio, o uso da violncia nas intervenes. No se sabe se os policiais infiltrados iniciaram o quebra-quebra. O fato que uma batalha campal tomou lugar nas ruas da cidade, culminando com o assassinato de Carlo Giuliani, de 23 anos, morador de um squat em Gnova, com um tiro na cabea dado por um policial. Na madrugada do dia 22, a polcia invadiu a sede do Centro de Mdia Independente e do Frum Social de Gnova (uma coalizo de entidades), espancando brutalmente as pessoas que l se encontravam, destruindo equipamentos, se apropriando de documentos, fotos e vdeos das manifestaes. Vrias pessoas foram levadas para hospitais e outras tantas, presas, sofreram torturas. O saldo do evento: mais de 500 pessoas ficaram feridas e 126 foram detidas. Segundo relatrio oficial foram destrudos 83 carros, 41 lojas, 34 bancos, 9 postos do correio, 16 postos de gasolina, num prejuzo total de 6 milhes de dlares. Gnova colocou em evidncia um dos problemas advindos da ao de grupos de afinidade, sem lideranas, com participao horizontal: o desconforto entre grupos com tticas divergentes que devem aceitar-se mutuamente. Divergncias entre os Black Block e os Tute Bianche explicitaram-se. Isso ressalta a necessidade da ao construir-se como ao cultural, ou seja, funcionar como um processo de mudana sem fim definido. Arestas so aparadas em ao e formas possveis de compartilhamento so criadas. S assim a ao de grupos de afinidades possvel. Evidenciou, da mesma forma, a apropriao miditica dos acontecimentos, sempre impondo um padro que anula a especificidade que apresentam, teimando em fazer surgir lderes,

98

faces e identidades, divulgando as cenas de violncia como a tnica das intervenes. Os padres teimam em se manter de p. Gnova tornou patente o recrudescimento da represso nas intervenes contra o capitalismo neoliberal. A multido que para l convergiu evidenciou sua potncia e se dispersou. Mais uma vez o movimento global da multido se fez visvel. Para Pelbart, a multido tenta exatamente expressar o comum e o singular, a multiplicidade e a variao, a desmedida de potncia que o poder soberano tenta conter, regular ou modular. O conceito de multido tem sido utilizado como ferramenta fundamental para a compreenso da contemporaneidade, sobretudo por autores italianos como Antonio Negri, Giorgio Agamben e Paolo Virno. Ao conceito de Povo, enraizado no Estado-nao, smbolo da modernidade homogneo, excludente, identitrio , contrape-se o de Multido, entendida como uma multiplicidade, um agregado de subjetividades, um conjunto aberto de relaes, acentrada, acfala, inclusiva e inconclusiva. Em sua genealogia, o conceito de multido aparece com maior intensidade na obra de Espinosa, que o define como uma multiplicidade de singularidades, com forte potencial criador. Esse sentido positivo ope-se ao sentido negativo imprimido por diversos pensadores que, como Hobbes, acreditavam na positividade do conceito de Povo. Todo Estado deve fazer da multido um povo, sublinha o axioma da modernidade, em que os Estados-nao se guiam pela idia de unidade e de ordem, de uma vontade comum. Segundo Antonio Negri, em seu livro 5 lies sobre Imprio,

99

Espinosa subverteu o pensamento da segunda metade do sculo XVII, perodo mximo da monarquia absoluta, defendendo a idia de que a democracia a forma pela qual a multido, por meio da interao das singularidades, expressa vontade comum, uma vontade absoluta. Os sujeitos constituem-se em relao, na sua relao com o conjunto. Negri aponta que quando denominamos a multido um conjunto de singularidades, estamos nos referindo a singularidades diferentes, nunca identificadas no conjunto e tampouco consubstanciadas como indivduos separados. A singularidade feita do conjunto e para o conjunto. A multido potncia, sua consistncia constituinte. A multido desafia a representao porque uma multiplicidade indefinida, incomensurvel. Contemporaneamente assistimos emergncia das multides e ao desaparecimento dos povos: multides que seguem dinmicas moleculares, reivindicam diferenas, experimentam cruzamentos e hibridaes. Paolo Virno, em seu livro A grammar of the multitude, sustenta a tese de que o conceito de multido uma ferramenta crucial para a anlise da esfera pblica na contemporaneidade. Virno questiona se a controvrsia terico-filosfica do sculo XVII entre multido e povo, com a prevalncia do segundo conceito, no foi reaberta com a crise radical da teoria poltica a que assistimos: o conceito de multido reaparece com extraordinria vitalidade. A origem do conceito remete a Espinosa, para quem a multido indica uma pluralidade que assim persiste na esfera pblica, nas aes coletivas, nos assuntos comunais, sem jamais convergir em unidade, jamais se tornar Um. A multido a forma permanente da existncia social e poltica do coletivo,

100

sustentculo das liberdades civis. Virno sublinha que a multido contempornea no composta nem de cidados nem de produtores: ocupa uma regio intermediria entre o individual e o coletivo e, portanto, a distino entre pblico e privado no tem nenhuma validade. A multido no se choca com o Um, ela o redefine. uma experincia compartilhada, o modo de ser prevalecente da atualidade, unida pelo risco advindo da sensao de no se sentir em casa, que recoloca tal experincia no centro da prpria prtica social e poltica. Ser estrangeiro, ser estranho uma condio comum aos sujeitos contemporneos. Paolo Virno ressalta que um problema latente na multido a coisa pblica no consubstanciar uma dimenso pblica. A esfera pblica, em conformidade com o modo de ser da multido, uma esfera pblica no dirigida pelo Estado, postulando novas formas radicais de democracia. A desobedincia civil, que pe em xeque o controle estatal, e a desero, como expresso autnoma e afirmativa, so, para o autor, as formas fundamentais de ao poltica da multido. Os sujeitos no desejam mais o poder de Estado e sim defender-se do Estado, livrar-se do cativeiro que os aprisiona. Desejam liberar a vida enclausurada, aprisionada. Desertar as relaes de poder. Para a multido, o coletivo no a traduo de uma vontade geral levada a cabo pelo Estado, o que significa que a delegao, ou a transferncia de qualquer poder para uma instncia soberana, no faz sentido. A multido estabelece a exeqibilidade da democracia no representativa, em oposio representao poltica que foi um dos pontos nodais da poltica moderna. A multido abre-se como possibilidade, sem nenhuma garantia.

101

Hardt e Negri, em Imprio, afirmam que as foras criadoras da multido so capazes de construir uma alternativa de fluxos e intercmbios globais, de forma a subverter e contestar o Imprio, ao qual do sustentao. Essa multido de corpos singulares configura o corpo biopoltico coletivo. Novas configuraes de luta e novas subjetividades universal, na so mistura produzidas geral e na na conjuntura de eventos, no nomadismo miscigenao de indivduos e populaes, e nas metamorfoses tecnolgicas da mquina biopoltica imperial. E concluem afirmando que a multido, em sua vontade de ser contra e em seu desejo de libertao, precisa atravessar o Imprio para sair do outro lado. Ao aglomerado de gente que d corpo massa homognea, compacta, indistinguvel , em que se apaga qualquer diferena, qualquer singularidade, qualquer desejo pessoal, contrape-se a multido de singularidades, que afirma diferenas, desejos, subjetividades. Afirma a potncia da vida.

102

DO PRETUME DE GENTE AO COMPARTILHAMENTO


Peter Cohen, em seu documentrio Arquitetura da destruio, expe a maneira pela qual o nazismo buscou o embelezamento do mundo, empreendendo uma guerra purificadora. Para Hitler, a sade era o maior atributo da beleza e a guerra era o instrumento atravs do qual a desintegrao da cultura tendo como ideal mximo a antiguidade greco-romana seria revertida. A degenerao, tpica dos tempos modernos, seria expurgada pelo projeto esttico e artstico, megalomanaco, levado a cabo por Hitler e seus seguidores, com a erradicao do mal e a criao de um mundo harmonioso, dentro dos padres nazistas. O saneamento antropolgico buscava a estetizao total da vida beleza esttica e pureza racial , tendo a arte como termmetro da sade social. As metforas orgnicas, fortemente empregadas para descrever o corpo social, reiteram o princpio normatizador. A nao vista como uma unidade organicamente articulada que deve expurgar o mal de forma a manter o Estado saudvel. A eliminao do inimigo, parasitrio, garante a integridade do corpo rejubilado pela conscincia de sua sanidade. Sob a tica do nazismo, a massa era vista como um sistema circulatrio, que dava oxigenao ao corpo social. Deleuze e Guattari contrapem o

103

organismo e a organizao ao corpo sem rgos, aberto a mltiplas conexes. O triunfo do Uno, explicitado nas manifestaes massificadoras retratadas no documentrio, fazendo largo uso de uniformes e adereos exrcito, povo, coral de crianas , anula qualquer possibilidade de manifestao individual, qualquer desejo singular. A multiplicidade anulada pela unidade. Os sujeitos apagam-se na massa compacta, temerosos do mundo. Elias Canetti, em seu livro Massa e Poder, expe com brilhantismo a formao da massa, que enigmaticamente se produz onde nada havia. Pessoas se juntam sem que nada tenha sido anunciado, sem que nada seja esperado e, de repente, o local preteja de gente. Em suas palavras, Somente na massa possvel ao homem libertar-se do temor do contato. Tem-se a a nica situao na qual esse temor transforma-se no seu oposto. E da massa densa que se precisa para tanto, aquela na qual o corpo comprime-se contra o outro, densa inclusive em sua constituio psquica, de modo que no atentamos para quem que nos comprime. To logo nos entregamos massa no tememos o seu contato. Na massa ideal, todos so iguais.

104

Seguindo com Canetti, a massa une libertando a carga das distncias. A ausncia de espao entre as pessoas comprime os corpos fazendo convergir o outro, to perto como de si mesmo. Na massa, o indivduo se sente ultrapassando as prprias fronteiras de sua pessoa, aliviado pela eliminao das distncias que o compeliam de volta a si prprio, que o encerravam. A massa necessita de algum que lhe d direo. Massa e liderana so um binmio inseparvel. Expostas nas manifestaes nazistas, as massas executam coreografias precisas sem que ningum se destaque, sem que ningum ouse demonstrar qualquer sinal singular. A dominao total do homem, objetivo ltimo dos regimes totalitrios, eleva a biopoltica a regime paroxstico, com a crescente implicao da vida nos mecanismos e nos clculos explcitos do poder. Giorgio Agamben, em seu livro Homo Sacer o poder soberano e a vida nua, afirma que uma das caractersticas essenciais da biopoltica moderna a necessidade de redefinir continuamente, na vida, o limiar que articula e separa aquilo que est dentro daquilo que est fora. O campo de concentrao surge como espao biopoltico absoluto. O nascimento do campo em nosso tempo surge, ento, como um evento que marca de modo decisivo o prprio espao poltico da modernidade. Ele se produz no ponto em que o sistema poltico do Estado-nao moderno, que se fundava sobre o nexo funcional entre uma

105

determinada localizao (o territrio) e um determinado ordenamento (o Estado), mediado por regras automticas de inscrio da vida (o nascimento ou a nao), entra em crise duradoura, e o Estado decide assumir diretamente entre as prprias funes os cuidados da vida biolgica da nao. A multido de singularidades que tem se tornado visvel e expressado sua potncia em intervenes mundo afora, em nada se parece com a massa explicitada por Canetti ou com as manifestaes nazistas retratadas no documentrio de Cohen. A acentuao de diferenas, a heterogeneidade, as zonas autnomas temporrias, as desterritorializaes, os grupos de afinidade, a recusa autoridade e s lideranas, expressam outro modo de ser no mundo. Linhas de fuga, corpos que escapam. Ao abarcar inteiramente a vida o biopoder ativa resistncias que agem em suas brechas. O documentrio This is what democracy looks like, coletivo de cem cmeras que registrou as manifestaes de Seattle, conforme citado anteriormente, explicita a ao conjunta de sujeitos e grupos, sem que jamais abram mo da prpria singularidade. O pretume de gente, descrito por Canetti, no jamais vislumbrado. O que se percebe o compartilhamento momentneo de sujeitos diversos, unidos nessa diversidade. 50 mil pessoas agindo em conjunto, algumas vezes gritando palavras iguais, sem que jamais se constituam em bloco compacto, em massa

106

homognea. Crianas, jovens, mulheres, homens, idosos: cada um uma singularidade que no se apaga no todo. Ao ver o documentrio a sensao caleidoscpica: desenhos sendo formados a cada volta sem jamais se repetir. O que se enxerga o corpo vital coletivo aberto a mltiplas conexes, rizomtico, multidirecional. A alegria do compartilhamento plenamente percebida: afetos, desejos no so anulados em nome da seriedade da poltica. A afirmao da vida, de uma outra forma de vida, se expressa pelo corpo, pela dana, ao se colar nos outros, ao construir outras aglutinaes, ao constituir multido. Em julho de 2005, o G8 reuniu-se novamente para traar diretrizes para as intervenes globais. Milhares de pessoas convergiram para Gleneagles, Esccia, a fim de interromper a cpula. Dentre os grupos de ao o C.I.R.C.A. Clandestine Insurgent Rebel Clown Army props a Operao H.A.H.A.H.A.A. Helping Authorities House Arrest Half-witted Authoritarian Androids que consistia no seguinte: j que os lderes do G8 renem-se em zonas cercadas e protegidas por forte aparato militar, por que no aproveitar e prend-los de fato, tornando o mundo, segundo ressaltam, muito mais seguro, j que so parte do problema, jamais a soluo? This summer our dream will come true. Thanks to the great efforts of half of Scotlands police force who have kindly volunteered to build special high fences and enclose these dangerous men in a safe

107

place where they will no longer be a threat to the world. To celebrate this propitious event, CIRCA is launching operation HAHAHAA during which we will do everything we can to help the security forces keep the G8 under indefinite house arrest (or rather luxury hotel arrest).

O riso, apontou Mikhail Bakhtin, no recusa o srio mas purifica-o do dogmatismo, da esclerose, do carter categrico, do fanatismo, do didatismo, da nefasta fixao sobre um plano nico. O riso, impede que o srio se fixe e se isole da integridade inacabada da existncia cotidiana. The Yes Men tm realizado intervenes bem-humoradas ao redor do globo, mostrando a fragilidade de instituies consagradas, como a OMC Organizao Mundial do Comrcio , atravs de aes performticas que, como Cavalo de Tria, desvelam a lgica que rege o capitalismo neoliberal. Andy Bichelbaum e Mike Bonanno colocaram na rede um site oficial da OMC e passaram a receber questes, comentrios e convites de inmeras pessoas e instituies que pensavam comunicar-se com a organizao. Em janeiro de 2001, um dos convites foi aceito, para participar da conferncia Txteis do futuro, na Finlndia. A sala de conferncias estava cheia de pessoas ligadas rea txtil cientistas, engenheiros e comerciantes e a performance teve incio. Andy comeou sua apresentao trajando um terno impecvel enquanto um telo exibia grficos e animaes

108

mostrando como a Guerra Civil Americana travada entre o norte e o sul escravocrata, baseado na economia agrcola, sobretudo o algodo foi economicamente desnecessria, uma vez que a escravido deveria ter sido substituda pela verso muito mais eficiente que temos contemporaneamente, do trabalho baseado nas sweatshops, situadas nos pases pobres. Apesar das vantagens econmicas um problema se apresentava: o controle desses trabalhadores espalhados ao redor do globo. Uma soluo tecnolgica poria fim ao problema. Nesse momento Mike, que estivera ao seu lado como assistente, puxou sua roupa revelando o traje que Andy portava: um macaco colante feito de lam dourado com um enorme falo que subia at a altura da cabea e que, na extremidade, continha teclas. Uma animao veiculada no telo ilustrava as explicaes de Andy. O nome da ferramenta: Employee Visualization Appendage. A nova tecnologia permitiria aos administradores vigiar e controlar seus trabalhadores, ao mesmo tempo em que poderiam dispender seu tempo em atividades de lazer. Ao final da apresentao nenhuma questo foi levantada e a audincia brindou os fraudadores com aplausos, como manda a etiqueta. O mediador da conferncia agradeceu ao representante da OMC pela explanao to interessante e pediu que se sentasse mesa de honra ainda com o traje dourado para participar das outras apresentaes. O nonsense da performance no parece ter sido percebido. Fotgrafos registraram o momento e os jornais deram cobertura conferncia. Intervenes do grupo continuam a cobrir de ridculo a seriedade de empresas, organizaes, instituies e governos mundo afora.

109

A intensidade do presente est aberta ao campo incerto do possvel. Como anotou Raoul Vaneigen, a luta por mudar um mundo em que se garanta que ningum morrer de fome no pode ser trocada pelo risco de se morrer de tdio.

110

111

CAPTULO III

CORPOS QUE ESCAPAM

112

113

To reclaim the streets is to act in defense of and for common ground. To tear down the fence of enclosure that profit-making demands. And the Street Party far from being just anti-car is an explosion of our suppressed potential, a celebration of our diversity and a chorus of voices in solidarity. A festival of resistance! Reclaim the Streets

114

Dois carros chocam-se em uma rua movimentada da cidade. Os motoristas descem dos carros, discutem asperamente e partem para a agresso fsica simulada. Nesse momento centenas de pessoas saem do metr e de outros lugares ao redor, ocupando a cena urbana: ciclistas, artistas de circo, mulheres, homens e crianas, msicos, pernas-de-pau. Os carros so virados e pintados. O som ligado e a festa est aberta. Tanques de areia so instalados, sofs distribudos, piscinas armadas. Faixas e flmulas coloridas redecoram a cidade cinzenta. Est armada uma festa de rua. As festas de rua so a principal forma de ao do Reclaim the Streets. A retomada das ruas como espao pblico por excelncia permite que novas experincias sejam vividas e compartilhadas por sujeitos diversos sem fim determinado, sem objetivos a serem perseguidos, sem imposies , em que se celebra a liberao temporria da ordem estabelecida. Hierarquias e autoridades no tm lugar. Verticalismos e paternalismos esto fora. Tempo e espao so redimensionados pelo prazer de compartilhar uma experincia vital. Libertar a vida enclausurada, aprisionada, e o prazer circunscrito esfera privada. Sous le pav, la plage, anunciava-se nas ruas parisienses em 1968, idia largamente simblica recuperada pelo Reclaim the Streets. A praia o espao onde os corpos se desnudam, os prazeres so ampliados, o tempo transformado e os sujeitos se oferecem como espetculo. Os tanques de areia instalados nas festas de rua simbolizam a praia latente debaixo do asfalto. A festa sempre aberta porque no ordenada, lembra Hakim Bey. A espontaneidade

115

crucial. A indeterminao, sua parte inerente. A festa de rua reinventa a vida e anuncia novas formas de experimentar coletivamente a existncia. Como sublinhavam os Situacionistas, cujas idias pintaram os muros franceses em 68, viver sem tempo morto e gozar sem entraves so as nicas regras possveis a se manter. Mikhail Bakhtin ressalta como o carnaval se situa nas fronteiras entre a arte e a vida em contraposio aos espetculos teatrais, puramente artsticos. O carnaval experincia vivida cuja lei primordial a liberdade. Durante a realizao da festa s essa lei rege a vida. Ao contrrio da festa oficial, anota, o carnaval a liberao temporria da verdade dominante e da ordem vigente, a abolio provisria de todas as relaes hierrquicas, privilgios, regras e tabus. Permite uma comunicao entre os sujeitos, impossvel de ser estabelecida na vida comum, que suspende a ordem e o regime habituais. Ao ocupar as ruas com festas surpreendentes, o Reclaim the Streets aposta na vivncia compartilhada, em que a vida sai dos trilhos mesmo que por um breve momento. O tempo alegre e prazeroso que se vive em conjunto permite transformaes essenciais nos sujeitos. O domnio da liberdade ao ser tocado, mesmo que por um lapso de tempo, revira a ordem estabelecida e cria um territrio nico e altamente significativo para os que nele penetraram. A festa intensifica sensaes, prazeres, gozos. Riso, corpos que se tocam, msica compartilhada.

116

Para Bakhtin, a festa permitia a construo de um segundo mundo, deliberadamente no-oficial, exterior Igreja e ao Estado. No contexto da obra de Franois Rabelais - prisma atravs do qual ele vai entender a cultura popular na passagem da Idade Mdia ao Renascimento - no realismo grotesco, como sistema de imagens da cultura cmica popular, que o princpio material e corporal aparece sob a forma universal, festiva e utpica: o princpio do banquete, da festa, da alegria, da festana. A partir da segunda metade do sculo XVII as formas dos ritos populares e espetculos carnavalescos vo sendo progressivamente reduzidas. Segundo Bakhtin, Por um lado, produz-se uma estatizao da vida festiva, que passa a ser uma vida de aparato; por outro, introduz-se a festa no cotidiano, isto , ela relegada vida privada, domstica e familiar. Os antigos privilgios da praa pblica em festa restringem-se cada vez mais. A viso do mundo carnavalesco, particular, com seu universalismo, suas ousadias, seu carter utpico e sua orientao para o futuro, comea a transformar-se em simples humor festivo. A festa QUASE deixa de ser a segunda vida do povo, seu renascimento e renovao temporrios.

117

A consolidao da ordenao e do disciplinamento, fruto do desenvolvimento do capitalismo, lembrando Michel Foucault e, sobretudo, a introspeco, que circunscreve os momentos de festa esfera domstica, iro restringir os gozos coletivos, permitidos em espao e tempo previamente determinados. Todo um aparato pblico necessrio para que as festas de rua sejam permitidas. A espontaneidade no est em pauta, da o inusitado das festas do Reclaim the Streets: trazer o inesperado de volta existncia. Festas tambm aconteceram em nibus e no metr, agitadas por sujeitos que se denominavam Luther Blisset. Em Roma uma festa em um nibus noturno se propunha a recodificar ludicamente o espao. Dezenas de pessoas, ligadas via rdio com a Rdio Blisset, adentraram o nibus por volta das trs da manh, comunicando ao motorista que pagariam uma nica passagem (todos eram Luther Blisset?). O rdio foi ligado, bebidas foram distribudas, cigarros foram acessos e a festa rolou durante a noite, enquanto o nibus seguia seu percurso costumeiro. Caravan Parties, festas itinerantes em etapas, tambm foram feitas em nome de Blisset. O comboio de carros parava de tempos em tempos formando um crculo com os sons ligados em alto volume na Rdio Blisset, formando um voltil dance hall, conforme a lei do dana e foge . As festas do Reclaim the Streets tm congregado mais e mais pessoas e se espalhado pelo mundo afora. No site do grupo h uma pgina que sugere formas de organizar uma festa de rua como maneira de compartilhar experincias: How to sort a street party. Atravs da internet faz-se o registro das festas organizadas, muitas

118

feitas simultaneamente em diversas partes do globo: Inglaterra, Esccia, Finlndia, Holanda, Israel, Austrlia, Alemanha, Estados Unidos, Grcia, Sua, Espanha, Canad, Eslovnia, Repblica Tcheca, Sucia, Colmbia, Frana, ndia, Filipinas, Irlanda, Islndia, Mxico, Blgica. Em 16 de maio de 1998 vinte e quatro festas aconteceram simultaneamente, constituindo The Global Street Party. Em 30 de novembro de 1999, no III Dia de Ao Global, vinte e oito festas aconteceram ao mesmo tempo. No centro financeiro de Londres mais de 10 mil pessoas armaram uma festa. Sujeitos conectivos em ao. No toa, desde 2001 o Reclaim the Streets foi includo na lista do FBI como organizao terrorista. Zonas libertas so assustadoras para os poderes constitudos. O inesperado, o que no tem fim determinado, sugere que tudo pode acontecer.

MIL CORAES PULSANDO


Em um dos artigos assinados por Luther Blisset, l-se que as invases temporrias e o nomadismo metropolitano so as formas mais fortes e radicais de ruptura da rede de dispositivos do controle urbano. A ocupao de galpes abandonados, ex-armazns industriais, grandes construes vazias e edifcios desocupados, por ravers dispostos a danar horas infindveis, embalados por msica eletrnica e Ecstasy, resignificam espaos urbanos com usos inesperados, criando zonas autnomas temporrias, em que a essncia da festa a intensificao da existncia compartilhada por uma multido de singularidades. A rave ilegal no pode ser fixada: sua

119

existncia baseia-se em sua fugacidade, em sua temporalidade circunscrita, em sua fluidez. A rave nasce para no durar e, fugaz, constitui-se em uma experincia de intensidade radical. Perder-se na msica e encontrar outros tempos, outras sinergias. um desaparecimento coletivo, como anota Simon Reynolds em seu livro Energy Flash, em que traa uma histria da cultura rave. Fugir, desaparecer, reaparecer: formas de fugir ao controle. As raves ilegais surgiram na Inglaterra no final da dcada de 1980, poca em que Margareth Thatcher proclamou que no existe essa coisa de sociedade, apenas conjuntos de indivduos (there is no such thing as society, just collections of individuals). O individualismo, levado ao extremo pelos ideais neoliberais que se espalhavam mundo afora, era contrariado pela cultura rave, com seu compartilhamento intenso de experincias e o ideal de viver para danar loucamente. Danar durante toda a noite, adentrando o dia, algumas vezes por vrios dias, se jogar e dormir esperando a intensidade de outra festa. Viver para festejar implica uma forma prpria de estar no mundo que no se coaduna com empregos formais, em que o foco est no horrio de trabalho e no no horrio reservado ao lazer. Drop-out aqui e agora criando um enclave dentro da metrpole onde a experincia de tempo e espao regida por ritmos prprios. Viver por uma noite como se fosse a ltima. A rave ilegal uma forma no s de fugir rgida legislao de funcionamento de bares e casas noturnas (que regia pases como a Inglaterra) como, principalmente, uma maneira de criar uma zona de intensidade no controlada. Estratgias eram criadas para burlar o

120

controle oficial e transformar a festa em uma aventura que tem incio na descoberta do local de sua realizao. Flyers anunciavam apenas um telefone, no o endereo de realizao da festa. Um banco de voz por exemplo, da British Telecom informava uma srie de lugares a serem atualizados via celular no decorrer do percurso at a festa. Os participantes dirigiam-se aos locais de encontro designados e l eram informados aonde ir a seguir. O comboio dirigia-se ao local final onde a rave teria lugar. S quando um nmero significativo de pessoas j estava no local garantindo a inibio da ao da polcia o endereo da festa era informado pela secretria eletrnica do telefone impresso nos flyers. A aventura coletiva da chegada ao local da festa criava o clima propcio ao compartilhamento das horas infindveis de dana, embaladas por msica eletrnica e Ecstasy. A rave, por natureza irrepetvel, intensifica o fluxo de sensaes e a intensidade da experincia a ser vivenciada pelos participantes. Cartografia da aventura e prazeres proibidos, ressalta Reynolds.

E CULTURE
Rave is more than music + drugs; its a matrix of lifestyle, ritualized behavior and beliefs. () I think again of that declaration: we must make of joy a crime against the state.

121

Perder-se na msica e entrar em outro tempo. O ritmo das batidas sincopadas da msica eletrnica cria paisagens mentais de exlio, de ritual coletivo. Soundscapes. Conscincia tribal. O Ecstasy facilita uma experincia profunda de comunicao interpessoal e auto-descoberta. Prazer e sensaes sem propsito. MDMA is the we drug. a droga do ns, coletiva. Para Nicholas Saunders, o Ecstasy abre uma porta para o universo do hedonismo, comunho e maior entrosamento entre as pessoas. Produz sensaes de afeto e simpatia, e permite danar horas a fio de maneira solta. Reynolds identifica a experincia do Ecstasy e a dana frentica com o corpo sem rgos, conceituado por Deleuze e Guattari em seu Mil Plats. Ao organismo, orientado pela sobrevivncia e pela reproduo, contrape-se o corpo sem rgos, composto por todo o potencial humano voltado para o prazer e o desejo. O corpo sem rgos, sem organizao, est aberto a mltiplas conexes. Um CsO [corpo sem rgos] feito de tal maneira que ele s pode ser ocupado, povoado por intensidades. Somente as intensidades passam e circulam. (...) O CsO o campo de imanncia do desejo, o plano de consistncia prpria do desejo. (...) O CsO desejo, ele e por ele que se deseja.

122

O Ecstasy, apesar de conhecido como a droga do amor, antiafrodisaco e insone. O amor, sob efeito do Ecstasy, assexuado e, por isso, as identidades de gnero so apagadas. A ereo masculina dificultada e o orgasmo quase impossvel tanto para homens quanto para mulheres. No h identidades a serem preservadas. O foco do sexo sai de cena em nome do amor compartilhado por sujeitos que vivem uma mesma experincia de intensidade radical. Ao mesmo tempo, a droga impulsiona o toque entre as pessoas, os abraos e beijos, a intimidade dividida entre estranhos. A cultura rave no tem o sexo como elemento transgressivo. Reynolds sublinha que o Ecstasy no nega o corpo e sim intensifica o prazer da expresso corporal, esvaziando a dana de seu contedo sexual. A interface msica/droga libera os gestos e a identidade sexual. Esse carter assexuado das festas e, em contraposio, de desfrute coletivo de desejos, gerou uma cena em que no ocorrem brigas, as mulheres vo sozinhas e o lcool trocado por refrigerantes e gua. A libido sublimada numa forma completamente diferente de relao. Um mix enorme, de milhares de pessoas, possvel graas ao do Ecstasy, que quebra as barreiras identitrias de classe, gnero, raa e preferncias sexuais. ainda Simon Reynolds quem ressalta como a rivalidade territorial que caracterizava Londres, largamente expressa atravs das torcidas organizadas de futebol os hooligans , com quebra-quebras e violncia generalizada, foi dissipada com a cena rave que permitiu uma vivncia coletiva, apagando identidades e gerando uma nova forma de convivncia entre sujeitos diversos. O uso abusivo de

123

drogas tambm fez aparecer seu dark side. A droga fez suas vtimas: pessoas morreram, caram em depresso e experimentaram bad trips sob seu efeito. Viver sob efeito de drogas, em noites de intensidade radical significa a busca pelo alargamento do tempo presente sem apostas no futuro. Os fluxos expandiram-se para fins no determinados. H uma carga trgica na urgncia em viver a intensidade de um momento, que aponta para uma condio presentesta que no vislumbra futuro. O mundo aqui e agora. O espao da poltica, com sua obsesso por classificar, identificar, separar, hierarquizar, lutar por causas, apostar num devir, a anttese do espao da rave, onde o agora dura infinitamente enquanto a festa tiver lugar. Curioso como em ingls a palavra party, como reunio de pessoas, usada tanto para designar partido poltico como festa, que no contexto de que vimos tratando se referem a experincias opostas.

CULTURA AMNSICA E NO VERBAL


A msica eletrnica , tambm, a msica da no-identidade. Gera uma cultura eminentemente amnsica e no verbal na medida em que trabalha com paisagens sonoras. Nela no h letra, apenas o som e o ritmo importam. O que diferencia os diferentes gneros de msica eletrnica so as batidas por minuto, bpm. Cada gnero, com seu andamento particular, estabelecido dentro de uma faixa de bpm caracterstica. Diferente do rock, orientado por letras que so condutoras de mensagens e relatam experincias, autobiogrficas ou

124

imaginrias, e, por isso mesmo, atraem adeses ou rejeies, a rave constri uma experincia irrepetvel. O significado da msica no faz mais nenhum sentido. O que importa como a msica funciona, anota Reynolds. A msica torna-se, assim, uma experincia de decifrao pessoal que, como uma espcie de mantra, cria sinergias coletivas. Eis uma mudana substancial: nada de mensagens, moral da histria, metforas, palavras de ordem. A paisagem sonora lana o ouvinte num redemoinho de sensaes extremadas, intensificadas. A msica eletrnica desterritorializada j que no necessita traduo nem pressupe que o ouvinte compreenda os elementos da cultura da qual condutora. Jorge Forbes ressalta como a msica eletrnica compatvel com a poca da internet: cada um encontra a seu interesse corporal, sem ter de explicar o porqu. No h uma boa razo universal, nenhum ideal unificador. Para Frederick Talaa, produtor francs de msica eletrnica, o que parece uma msica catica e confusa tem como elemento fundamental o silncio. Como ressalta, necessria uma ateno para chegar a esse momento de silncio e fundamental relanar a msica, porque no silncio no h pulsao. Se ela dura oito minutos e tem um minuto de pulsao, voc tem seis quilos de densidade sonora mnima nesse momento. Quando voc tira isso, como se seu corao tivesse parado de bater:

125

voc se depara com um enorme vazio. E nesse momento, se o break for muito, muito bem conduzido, inicia-se a viagem. O DJ, elevado posio de xam, conduz os ouvintes a experimentar rituais coletivos atravs de pulsaes e silncios. O enorme vazio suspende a vida que, quase por um fio, volta a pulsar intensamente. A msica eletrnica suprime a questo autoral: no importa mais qual o nome da cano, quem so os autores ou que grupo musical a executa. O DJ entra em cena com seus pick-ups de disco de vinil e mistura sons, cut-and-paste, de forma a criar paisagens sonoras tambm irrepetveis. A no identificao de autores e msicas elemento transgressor do culto da personalidade e da indstria fonogrfica prtica comum s rdios piratas, definidas por Reynolds como a rave no ar. A questo do copyright em foco. Em plena era do intercmbio de informaes, de uma cultura randmica que tem na internet seu instrumento mais potente de interatividade, a propriedade intelectual e a propriedade de informao so postas em xeque.

BRECHAS NO AR
Transmisses clandestinas feitas a partir de navios que circundavam a costa martima inglesa, fora do controle da marinha, deram nome s rdios piratas. Operando de forma ilegal, desde o

126

comeo foram perseguidas pelas autoridades, que passaram a exercer um controle mais intenso de forma a impedir ou, ao menos, dificultar seu funcionamento. O uso da pirataria como smbolo de resistncia cultural o pirata como aquele que vive margem da sociedade, politicamente independente, saqueando e pilhando, vivendo sob leis prprias enche de significado o termo rdio pirata. Pirata como criminoso aos olhos do poder e ator de legtimos atos de guerra sob a tica oposta. Hakim Bey abre seu livro TAZ propondo que os piratas e corsrios do sculo XVIII montaram uma rede de informaes ao redor do globo e que, apesar de voltada para negcios cruis, funcionava fora dos poderes institudos, criando enclaves territoriais livres onde viviam por algum tempo em total liberdade, ocupando espaos vazios do mapa. A rdio pirata a TAZ sonora que usa brechas para operar ilegalmente, fora do circuito comercial, dos interesses das indstrias fonogrficas e das instituies, com nfase na participao da audincia, facilitada pela pulverizao dos telefones celulares que dificultam a ao das autoridades na localizao do estdio de transmisso. As rdios piratas espalharam-se pelo planeta e se tornaram meios fundamentais de divulgao fora do circuito oficial. Festas, manifestaes, encontros, reunies, intervenes mundo afora, viajam nas ondas sonoras das rdios piratas. Informao no controlada, programao no controlada, audincia no controlada: descentralizao, desterritorializao, fim das hierarquias. Enclaves criados no ar, atravs de ondas sonoras,

127

livres do controle do Estado e de controles institucionais de forma geral. Nomadismo levado ao extremo.

TEKNIVALS
Na Gr-Bretanha, as raves ilegais foram sendo suprimidas em conseqncia de alguns fatores. A ao da polcia tornou-se mais intensa. Ela passou a controlar e vigiar os organizadores, perseguir os comboios de ravers e encerrar festas em pleno funcionamento. Houve uma flexibilizao das leis de funcionamento dos clubes e a facilitao para a concesso de licenas para raves legais e comerciais. As raves em clube espalharam-se e viraram altamente comerciais. Uma segunda gerao de raves ilegais, com seus Teknivals, festas que duravam vrios dias, surgiu na dcada de 1990, constituindo-se em um movimento pela festa livre. Nessa segunda fase, houve o cruzamento da cena rave com squatters, anarquistas, punks e ex-hippies, surgindo o Spiral Tribe. Tendo sua gnese nos viajantes da dcada de 1970 nomadismo como estilo de vida quando, dentro do esprito contracultural, grupos de hippies compartilhavam diversos festivais de msica -, o coletivo defende uma vida alternativa, fora do circuito institucional. nibus velhos, vans e caminhes compem seu arsenal nmade. Nas palavras de Mark Harrison, um dos membros do grupo,

128

We keep everything illegal because its only outside the law that theres any real life to be had. The real energy in rave culture comes from illegal dance parties, pirate radio, and white label 12 inches that bypass the record industry altogether. Rave is about people creating their own reality. At our parties, you step into the circle and enter ritual space, Spiral Tribe reality. Last summer, we did a party that went on for fourteen days non-stop. Its a myth that you need to sleep. Stay awake and you begin to discovery the real edges of reality. O circuito de festivais musicais que se espalhavam pela Europa e pelos EUA, era freqentado pela multido de viajantes que chegou a mais de 40 mil na Inglaterra no final dos anos 80. Artesanato, comida natural, medicina alternativa e uma srie de outras atividades, davam sustentao ao modo de vida alternativo criado pelos viajantes, chamados pelas autoridades inglesas de brigadas medievais, fortemente perseguidos pela vida fora do padro que levavam. Margaret Thatcher foi incisiva ao declarar que I am only too pleased to make life as difficult as possible for these hippy convoys . A cena rave misturou-se com ex-hippies e anarco-punks, o que causou um certo estranhamento inicial superado pela percepo de

129

desejos comuns, como a liberdade de compartilhar festas livres embaladas por drogas. O Spiral Tribe organizou em Castlemorton, em 1992, a maior rave ilegal de que se tem notcia: 40 mil pessoas se juntaram para danar durante vrios dias seguidos. Vans e caminhes formaram um imenso crculo que circunscrevia a pista de dana. Doaes foram feitas para que os enormes geradores pudessem funcionar, j que dentro do preceito do Spiral Tribe no money, no ego , as festas devem ser gratuitas.

130

As

autoridades

britnicas

sentiram-se

perturbadas

pela

mobilizao sem controle das raves ilegais. Vrios membros do Spiral Tribe foram presos, sistemas de som foram apreendidos e a questo passou a ser discutida no Parlamento. Outras festas aconteceram e, em 1994, o Criminal Justice and Public Order Act foi aprovado, tornando oficialmente ilegais as raves fora dos clubes e dando poder polcia para apreender aparelhos de som e prender pessoas que contrariassem a lei. O Reclaim the Streets surge nesse momento, congregando ambientalistas, ravers, squatters e anarquistas, dispostos a lutar pelo direito de ocupao do espao pblico, no se deixando circunscrever nos espaos determinados pelo Estado. Encontrar brechas e preench-las de maneiras inesperadas, surpreendentes. Michel Maffesoli aponta que, sob o ponto de vista do poder constitudo, A vida uma coisa por demais sria para que se deixe ao bel-prazer dos que a vivem, e o objeto do controle social que pretende, nos mnimos pormenores, ocupar-se de tudo o que se refere, fora do tempo de trabalho, formao, ao lazer, cultura, ao esporte, ao consumo etc. Apossar-se da vida desapropriada, fugir ao paternalismo estatal, s esferas da oposio permitidas. Como reinventar a vida previamente traada?

131

TECHNO
Derrick May, Juan Atkins e Kevin Saunderson criaram a msica eletrnica em Detroit, cidade basicamente industrial, a partir dos destroos da fbrica da General Motors, desativada em 1972. O techno nasceu dos restos da era industrial. A cidade se sustentava basicamente na GM, como destino j definido para os jovens dos subrbios que formariam o exrcito de mo-de-obra industrial. Com a globalizao a face do emprego global foi alterada. Grandes corporaes imigraram de seus pases sede para outros com legislaes trabalhistas e tributrias mais frouxas, garantindo lucros crescentes e pulverizando a produo. Derrick May, em entrevista citada por Jorge Forbes, declara como ele e seus companheiros foram levados a criar o techno, a partir do universo da mecnica, da indstria, das mquinas e da eletrnica que os criou. Inventaram sons prprios a partir do refugo: cultura mix que ressimboliza os elementos da era industrial, reciclando-os. Da mesma forma os espaos onde acontecem as raves galpes industriais abandonados, armazns, edifcios desocupados, esqueletos de construes so uma forma de apropriao das edificaes da metrpole, imensos e slidos espaos imveis que, resignificados, adquirem uma dimenso fluida, flutuante, fugaz. Squatters tambm so agentes da ocupao de edifcios urbanos com novos usos, novas experimentaes: moradias coletivas e centros culturais. Slidas estruturas da metrpole so provocadas a mudar de significado; arquitetura mutante que

132

transforma e d movimento a espaos no mais utilizados, esvaziados. Antoni Muntadas, artista catalo, trabalha com conceitos tais como espao e lugar, atravs de uma viso crtica das estruturas sociais e urbanas das grandes cidades. Prdios abandonados, registros fsicos da histria oficial, marcas do tempo registradas no espao. Em 1996 seu projeto denominado Desaparicin tomou um prdio no centro de Barcelona onde foi projetada uma srie de imagens e vdeos relacionada com as ocupaes sofridas pelo edifcio desde sua inaugurao: convento, centro anarquista, escola de jornalismo durante o perodo franquista at tornar-se uma escola de arte. Muntadas trabalha com a dinmica das metrpoles e muitas vezes prope sentidos alterados dos lugares por ele focados. De qualquer forma, o que traz cena so as ocupaes institucionais, cujo registro passvel de recuperao. Seus projetos so bastante instigantes mas como seriam pensados a partir das ocupaes temporrias no institucionais? Como repensar essas questes a partir do surgimento da TAZ? A oposio espao pblico/espao privado, como locais de instaurao do coletivo e do individual, dever ser redimensionada a partir da ocupao temporria de grandes espaos privados para uso coletivo? Como conceituar espaos compartilhados por uma multiplicidade de sujeitos cujo desejo que encontros sejam propiciados, experincias divididas, a vida transformada? A idia de espaos semipblicos como, por exemplo, museus, teatros e cinemas , em que sujeitos ocupam o mesmo espao fsico

133

sem um propsito coletivo, buscando mais o prazer individual, a visibilidade ou a exibio pblica o que, de qualquer forma, pode ser um caminho para a constituio de algum tipo de socialidade, embora raramente os limites individuais sejam ultrapassados -, no d conta da ocupao espacial tal como proposta por squatters, ravers, e outras intervenes temporrias como as de Luther Blisset. Como pensar os espaos virtuais criados via internet? Como pensar a ocupao temporria da cidade?

A CIDADE COMO OBRA ABERTA


Teixeira Coelho em seu artigo Arte pblica, espaos pblicos e valores urbanos, trata da configurao de espaos pblicos a partir da idia de que se definem no em oposio ao espao privado onde o eu individual se elabora mas onde possvel construir o ns comum, sem o qual impossvel a consolidao de uma cultura poltica que permita a convivncia na polis. Um espao pblico lugar onde se contam histrias: as pessoas, umas s outras; a cidade e o espao, s pessoas. Espao pblico e arte pblica mantm entre si uma relao forte e especfica. Espaos pblicos notveis, segundo o autor, so aqueles configurados ao redor de uma obra de arte, que, assim, se torna pblica. A obra propicia a criao de espaos de convivncia, de compartilhamento. Henri Lefebvre, em seu livro O direito cidade, sublinha como a arte pode preparar estruturas de encantamento na cidade, tornando-a uma obra aberta. O direito cidade expressa uma relao orgnica entre o coletivo e o individual.

134

A vida urbana pressupe encontros, confrontos das diferenas, conhecimentos e reconhecimentos recprocos dos modos de viver, dos padres que coexistem na cidade. O direito vida urbana renovada, transformada, diz respeito apropriao da cidade como lugar que se habita, como obra de participao e criao coletiva, como domnio do valor de uso forma como a cidade usada por quem a habita em oposio ao valor de troca, que se refere aos espaos comprados e vendidos, o consumo dos produtos, dos bens, dos lugares e dos signos da cidade. O direito cidade, entendido como direito liberdade, individualizao dentro da socializao, ao habitat e ao habitar, o que implica atividade participante e apropriao do tempo, do espao, do corpo, do desejo , apresenta-se como forma superior de direito. A TAZ pode ser pensada como obra aberta, como processo sem fim definido. Ocupar a cidade de uma nova maneira permite a criao de elos sociais diferentes e a transgresso do que aparentemente no pode ser transgredido. Lefebvre aponta que o tecido urbano o lugar de desejo, desequilbrio e dissoluo das coaes e normalidades, momento do ldico e do imprevisvel. O grau de democracia dos regimes pode ser aferido pelas segregaes e liberdades na ocupao das cidades. A defesa da vida urbana o direito cidade condio de um humanismo e de uma democracia renovados, ressalta o autor.

135

O Reclaim the Streets, ao reocupar as ruas como smbolo por excelncia do espao pblico, dominado pela cultura da ordem que, segundo afirmam, procura manter as pessoas dentro de espaos previamente traados residncias, escritrios, shopping centers, automveis , busca quebrar a normalidade pelo vis do ldico, do inesperado, da festa. Como se l, em artigo capturado do seu site, Ultimately it is in the streets that power must be dissolved: for the streets where daily life is endured, suffered and eroded, and where power is confronted and fought, must be turned into the domain where daily life is enjoyed, created and

nourished .

Segregaes devem dar lugar ao uso compartilhado do espao pblico, criando novos elos sociais, novas formas de compartilhar experincias, outras maneiras de estar no mundo. A forma da lgica urbana contempornea a diversidade cultural, anota Teixeira Coelho. O artista da cidade coletivo e a fisionomia da cidade dada pela dinmica dos sujeitos que a ocupam. Sua realidade criada pelo jogo de cada um e todos, pelas possibilidades da multiplicao surpreendendo a imaginao. A cidade coletiva, plural, caleidoscpica, polifnica. Lefebvre anota que s estruturas fixas, permanentes, deveria se opor, na cidade ideal, a transformao

136

acelerada das moradias, dos espaos, pela obra perptua de seus habitantes eles mesmos mveis e mobilizados para/por essa obra. Cidade efmera.

LIBERDADE INDIVIDUAL, IMPOTNCIA COLETIVA?


Zigmunt Bauman, em seu livro Em busca da poltica, defende a idia de que a liberdade individual produto do trabalho coletivo e que a ponte entre o individual e o coletivo deve ser permanentemente construda. O aumento da liberdade individual pode gerar, em contrapartida, o aumento da impotncia coletiva que impede o dilogo entre as duas esferas. A esfera pblica passa a ser, assim, apenas a arena de exibio das angstias individuais e no o espao onde as questes coletivas so resolvidas. A gora, como espao nem privado nem pblico, na realidade pblico/privado, em que as causas comuns devem ser debatidas e o bem comum realizado, est, segundo ele, comprometida. A gora ateniense garantia um trfego contnuo entre as duas esferas, com tenses e lutas, em que o bem comum era constantemente assegurado. O neoliberalismo, que tem a economia como norte, destri as estruturas coletivas capazes de resistir lgica do mercado puro, erodindo o domnio pblico. Os indivduos nesse contexto, cada um por si, devem dar sentido e gerir suas vidas. A busca do bem comum, base da repblica, que pressupe a autonomia dos indivduos que dela participam, ignorada quando as leis do

137

mercado sobrepujam as leis da polis, transformando sujeitos de ao em consumidores cada vez menos dispostos a participar dos assuntos que dizem respeito ao coletivo, menos ainda a se guiar por ideais de solidariedade, sugere Bauman. Enquanto o liberalismo inclina-se a apear do trem republicano na estao do laissez faire viver e deixar viver o trem da repblica continua a rodar, para criar com a liberdade individual uma comunidade que se autofiscaliza e assim utilizar essa liberdade na busca comunitria do bem comum. A consolidao do modelo capitalista das relaes sociais fruto da convergncia de dois processos distintos, como expe Boaventura Sousa Santos: a naturalizao da explorao capitalista e a neutralizao do potencial revolucionrio da poltica liberal, na qual a eficincia poltica do Estado e a liberdade dos indivduos mantm uma relao de equilbrio. O regresso do princpio do mercado revalida o iderio liberal com a conseqente revalorizao da subjetividade em detrimento da cidadania. Subjetividade sem cidadania, sublinha, conduz ao narcisismo e ao autismo. Reivindicaes dos movimentos contestatrios foram apropriadas e rearranjadas pelo capitalismo, transmutando a aspirao autonomia,

138

criatividade e reflexividade em privatismo, dessocializao e narcisismo. Tais colocaes apontam para a eroso do espao pblico como j apontara Richard Sennett em seu livro O declnio do homem pblico. Nele o autor explora a distino entre vida pblica e vida privada em termos da esfera do comportamento pblico como um tipo de ritual. Quando o domnio pblico perde esses rituais, a esfera pblica perde sua vida em detrimento de uma vida pessoal desmedida. Para ele, o abandono do domnio pblico, esvaziado, impulsiona a vida intimista e tal movimento reflete-se na organizao do espao urbano que passa, cada vez com mais intensidade, a ser um local de passagem e no de uso. O declnio da vida pblica incita ao narcisismo e crescente apatia poltica. A crena de que as significaes sociais so geradas pelos sentimentos de seres humanos individuais traz, como conseqncia, o evanescimento da repblica e nos desvia da converso de nossa compreenso das realidades do poder em guias para nosso prprio comportamento poltico. Alm disso, distorce o entendimento a respeito dos propsitos da cidade, vista como o molde em que diversidade e complexidade de pessoas, interesses e gostos tornam-se disponveis enquanto experincia social. Para Renato Janine Ribeiro, a abdicao da individualidade em nome da cidadania, caracterstica da polis grega e da civitas romana, transmutou-se, na modernidade, na afirmao da liberdade individual refratria ao coletivo. O espao pblico foi largamente reduzido e parece absurdo, hoje, imaginar que algum abra mo de sua

139

individualidade em nome da coletividade. A arte da autolimitao, sugere Bauman, que capacita os indivduos a traar, individual e coletivamente, seus prprios limites individuais e coletivos, foi esquecida e qualquer tentativa de autolimitao considerada o primeiro passo no caminho que leva direto ao gulag, como se no houvesse nada alm da opo entre a ditadura do mercado e a do governo sobre nossas necessidades. Como pensar tais questes no contexto atual em que o poder tornou-se extraterritorial, assim como a resistncia a ele, como as intervenes em Seattle, Gnova, Praga e tantas outras demonstram? Como pensar a questo da liberdade individual e da impotncia coletiva idia amplamente difundida que j se tornou lugar-comum quando mais e mais sujeitos espalhados pelo mundo se unem para intervenes pontuais? Como inserir a reivindicao de sujeitos diversos pela democracia direta o que pressupe participao ativa em detrimento da democracia representativa, pilar da poltica moderna? A resistncia na atualidade flutuante, hbrida, difusa, no mais determinada por nenhuma condio de pertencimento, e no visa a conquista ou o controle do Estado, como defende Giorgio Agamben. A singularidade qualquer figura de ao caracterstica da poltica em andamento jamais formar uma societas uma vez que no possui nenhuma identidade para reivindicar, nenhuma atribuio para buscar reconhecimento. A defesa contra o Estado, de liberao da vida, converte a ao poltica e pe em xeque o controle estatal reafirmando a expresso autnoma e afirmativa dos sujeitos, em

140

detrimento da luta pelo poder. A desobedincia civil e a desero so eixos dessa ao. O xodo altera as regras do jogo e desestabiliza o adversrio. Paolo Virno aponta, como explicitado em captulo anterior, que o conceito de multido crucial para o entendimento da esfera pblica na atualidade. A multido, segundo a conceitua, ocupa uma regio intermediria entre o individual e o coletivo tornando invlida a distino entre pblico e privado. Experincia compartilhada que traz, latente, o risco de que a dimenso pblica no se consubstancie. If the publicness of the intellect does not yield to the realm of a public sphere, of a political space in which the many can tend to common affairs, then it produces terrifying effects. A publicness without a public sphere: here is the negative side the evil, if you wish of the experience of the multitude .

Para a multido o coletivo no a traduo de uma vontade geral levada a cabo pelo Estado e sim a reafirmao de uma multiplicidade de singularidades buscando novas formas polticas. Desertar as relaes de poder significa, insistindo na questo, no a luta pelo poder ou pela construo de um novo Estado ou de um novo monoplio de tomada de decises polticas e sim a defesa da pluralidade de experincias, de formas de democracia no

141

representativa, de usos e costumes no governamentais. Pensar algo anlogo gora como local pblico/privado em que as questes coletivas so debatidas e o bem comum realizado a partir das proposies atuais que fogem esfera da poltica tal como anteriormente concebida, parece uma questo deslocada. A comunicao entre sujeitos diversos que, reafirmando continuamente suas diferenas, busca encontrar pontos que possibilitem a ao conjunta, momentnea, temporria, fluida os grupos de afinidade livremente dissociados , caracteriza a multido de singularidades ligada em rede de forma rizomtica. Convergncia que pressupe a expresso livre desses sujeitos deslocando as relaes hierrquicas, autoritrias, para relaes horizontais e colaborativas. Se essa tendncia se consubstanciar, de fato, em um novo projeto de democracia em que a participao ativa dos sujeitos garantir a ampliao da esfera pblica impossvel saber. A forma acentrada do poder, tal como se apresenta hoje, fluidifica a ao de resistncia ao mesmo tempo em que afirma seu carter conjunto: a ao s se realiza coletivamente, em redes. Como realizar o coletivo em termos de bem comum outra questo fundamental de difcil resposta. A conjugao da multiplicidade e da singularidade aponta para uma tenso constante entre plos extremos: associao e dissociao, participao e apatia, concentrao e disperso. Peter Pl Pelbart defende a idia de que vivemos hoje uma crise do comum. As formas que garantiam aos indivduos um contorno comum, dando consistncia aos laos sociais, entraram em colapso tanto na esfera pblica como nos modos de associao consagrados, comunitrios,

142

nacionais, ideolgicos, partidrios, sindicais... Tal crise evidenciou, ao mesmo tempo, a dimenso espectral desse comum explicitado em consensos econmicos, guerras, pnicos, crises polticas, xenofobias, intolerncias e na defesa de uma forma de vida que, como imagens pr-fabricadas, anula a possibilidade de ampliao da existncia, de pensar em formas alternativas fora dos clichs consagrados. A evidenciao dessa dimenso espectral, ao mesmo tempo em que intensifica a insegurana dos sujeitos, alarga as possibilidades da existncia e expe sua indeterminao. Qual uso os sujeitos faro de sua liberdade, influenciando as condies de sua prpria existncia, e de que forma essa liberdade individual se realizar em um projeto coletivo, prognstico incerto. Na realidade, parece impossvel determinar o grau de liberdade real existente nos dias atuais. A sensao de que o poder algo maior e indeterminado, gerido de um local incerto por indivduos annimos, coloca em xeque a real participao dos sujeitos na esfera pblica tal como era usualmente concebida. Qual o agente que efetivamente levaria a cabo as resolues coletivas se fossem tomadas de forma legtima, consistente e coerente? Pergunta de difcil resposta. A sensao permanente de no pertencimento no se sentir em casa parece condio inerente ao mundo globalizado , ratifica a inexeqibilidade da esfera pblica. Para sujeitos que vivem transbordando fronteiras nacionais, dispostos a participar de intervenes pelo globo ou simplesmente desfrutar sua existncia coletivamente mundo afora, a poltica local no faz nenhum sentido, sobretudo porque sentem que o poder real difuso e extraterritorial.

143

O xodo aparece como possibilidade de criao de espaos alternativos em que sujeitos vivenciam experincias coletivas de intensidade alargada. A impermanncia como modo de ser, caracterstica latente da poca atual, implica uma tenso constante prestes a romper o fio que une o individual e o coletivo. Richard Sennett em outro de seus livros, intitulado The conscience of the eye: the design and social life of cities, ressalta como nosso problema urbano ressuscitar a realidade externa como uma dimenso da experincia humana, uma vez que, na atualidade, vivemos uma diviso entre a experincia subjetiva interior e a exterior, em que a exposio pblica assombra os sujeitos, temerosos com a possibilidade de serem feridos mais do que estimulados pela vivncia coletiva. A esfera urbana composta de espaos neutralizados que removem a possibilidade do contato social. A vida exterior da cidade, exposta, no pode ser um simples reflexo da vida interior. A chave para a consolidao de uma cidade da diferena o contexto, sublinha o autor, o que pressupe negociao e equilbrio, uma criao voltada sociabilidade que exige a percepo do entorno. O incentivo passagem e no permanncia, caracterstica das cidades, gera um tipo especfico de ocupao do espao pblico e o culto ao automvel. A possibilidade de que esses espaos sejam ocupados de maneira alternativa exposta atravs de intervenes mundo afora, como as corridas de bicicleta da Massa Crtica, cujo nome, segundo o livro Apocalipse motorizado, foi retirado do documentrio sobre bicicletas Return of the Scorcher, de Ted White, em que as bicicletas se acumulam nos cruzamentos das grandes

144

cidades chinesas at atingirem um ponto de tal densidade que conseguem fazer parar o trfego e atravessar o cruzamento, o que determina seu ponto de massa crtica. Nesse momento os carros se rendem presso das bicicletas.

Pedalando sobre a cultura do automvel


As corridas de bicicleta da Massa Crtica surgiram em So Francisco, em 1992, espalharam-se pelos EUA, Europa, Canad, Austrlia e outras partes do globo, e passaram a acontecer simultaneamente, ligadas em rede. A reocupao do espao pblico de forma festiva, ldica, cria enclaves livres e mveis na cidade, seqestrada momentaneamente por uma multido de sujeitos conectados. Coincidncia organizada e no uma organizao, a Massa Crtica ressalta em seu site, que no oficial, uma vez que uma no organizao no pode ter uma pgina oficial na web. As reivindicaes no se restringem construo de ciclovias, leis de defesa dos ciclistas ou conscientizao de motoristas; vo alm. Reivindicam uma outra forma de vida, o que implica a ocupao do espao pblico de novas maneiras, de forma compartilhada. A Massa Crtica concebida como um novo tipo de espao poltico cujo eixo foi deslocado do protesto para a celebrao: celebrao do compartilhamento de experincias e da afirmao de alternativas. Fun is still first, alegria em primeiro lugar, sublinham, criando um espao de reunio prazerosa. Qual tipo de vida voc gostaria de viver se

145

pudesse escolher? De qual tecnologia realmente precisamos? Qual direo queremos que a cincia tome? Por que vivemos em uma democracia na qual srias questes como essas no so jamais discutidas? Questes que circundam as aes do coletivo. A Massa Crtica se oferece como antdoto contra a eliminao do espao pblico e a possibilidade de experiment-lo coletivamente. A space where people do not have ideas or actions imposed on them, where people can take an active, rather than passive role in bulding a livable future. Because no one is in charge on our monthly ride, and no set ideology is set forth, participants are free to invent their own reasons for being there .

A divulgao das corridas de bicicleta feita via internet, boca-a-boca e atravs de flyers que concretizam o conceito de xerocracia divulgao livre feita por cpias xerogrficas , enfatizando a horizontalidade da participao dos sujeitos nas intervenes coletivas. A crena de que o simples ato individual de reduzir a dependncia em relao ao automvel fator de expanso da autonomia e ajuda a erodir o poder das estruturas hierrquicas e, por extenso, o capitalismo, est explicitada em um dos artigos sobre as proposies da Massa Crtica.

146

Uma referncia no declarada o movimento holands Provos, que causou um curto-circuito na dcada de 1960 e forneceu alternativas para o movimento contracultural como um todo que pipocou em seguida. Diferente do drop-out contracultural, propunha a desestabilizao a partir de dentro: a imaginao contra o poder. O automvel, naquele momento, era o smbolo do progresso e da indstria e lutar contra seu uso parecia absurdo. Conforme descrito no Plano das Bicicletas Brancas, elas so propriedade comum, gratuitas, abertas e disposio de quem quer que delas necessite (a inteno era de que seu nmero crescesse a fim de satisfazer as necessidades da populao e tal proposta foi feita prefeitura de Amsterd). Uma vez utilizada deveria ser deixada para que outro usurio a pegasse. As bicicletas brancas aparecem como elemento opositor altamente simblico tanto contra a cultura do automvel quanto contra a propriedade privada: as bicicletas so coletivas. A Massa Crtica retoma o simbolismo da bicicleta buscando o resgate das ruas, do espao pblico, e propondo uma maneira alternativa de usar a cidade. A densidade dos ciclistas seu trunfo. No devem se separar sob risco de serem dispersados pelos automveis ou pelas autoridades. Sua ao s se realiza coletivamente. Em algumas de suas corridas um inusitado elemento adentrou a cena: um sof rodante, cujo ocupante vai sendo alternado, puxado por uma bicicleta que acompanha a corrida. Street theatre como definem tal performance. A viso da cidade a partir do conforto de um sof uma experincia nica. Tal interveno abala a distino espao pblico/espao privado; a rua em contraposio casa.

147

A retomada das ruas como espao privilegiado para intervenes e performances, amplamente utilizada desde a dcada de 1960 por grupos tais como o Bread & Puppet e o Living Theatre buscando experincias vitais e intensas que rompam a fronteira que separa arte e vida, em contraposio aos espetculos teatrais em que espectadores e atores tm papel bem definido, alterando a percepo da realidade e do espao, da relao entre sujeitos diversos , rompe a previsibilidade da vida e traz o inesperado de volta cena.

148

CAPTULO IV

VIDA PERFORMATIVA

149

150

Criar eventos capazes de abrir passagens em nossas vidas de encenar uma grande performance no palco do mundo, a qual transforme nossa existncia em algo mais interessante e comece a alterar a percepo da realidade e, portanto, a prpria realidade a exigncia prtica mais premente desse final de milnio. Luther Blisset

151

O Critical Art Ensemble, coletivo norte-americano que trabalha na interseco entre arte, tecnologia, poltica radical e teoria crtica, de forma a desvelar a cultura autoritria, tem em suas performances participativas intervenes contundentes. Um de seus projetos, intitulado Flesh Machine, foi apresentado no Coliseu de Artes e Cincias de Beursschouwburg, no Museu Kiasma de Arte Contempornea de Bruxelas, no Museu Pblico de Helsinki, na Labor Galeria de Viena, entre outros, entre 1997 e 1998. A performance que abria o projeto buscava de maneira crtica, atravs da problematizao de vrios elementos da nova tecnologia reprodutiva, inserir os participantes no contexto da reproduo assistida. Por meio de monitores instalados no espao performtico, um CD-Rom explicativo produzido por uma falsa companhia chamada BioCom, informava os participantes sobre os mtodos para a fertilizao in vitro, sobre os novos mtodos para reproduo e sobre o perfil dos doadores potenciais de vulos e esperma. Havia uma pgina documentando, passo a passo, o processo de fertilizao in vitro de um casal. Por trs do espetculo havia um subtexto irnico e crtico visando direcionar o participante para a percepo da comoditizao do corpo humano. A performance consistia, ainda, na coleta de amostras de sangue dos participantes. Para serem aprovados no teste sanguneo, tornando-se doadores potenciais de vulos e esperma, era necessrio preencher uma srie de requisitos relativos cor, idade, potencial criativo, inteligncia, grau de instruo etc., tornando claro para os participantes da interveno, o

152

vis eugnico da reproduo assistida. O DNA dos participantes aprovados no mrito gentico era ampliado em um laboratrio instalado no local e um perfil crossmedia de uma representao gentica individual era construdo. Ao final da experimentao os participantes estavam aptos a avaliar o valor potencial de seus corpos como commodities e o lugar a eles reservado na nova economia gentica de mercado. O Critical Art Ensemble traz os processos rotineiros da cincia ao pblico para que este, atravs da manipulao e da experincia ttil, possa tomar conhecimento e desmistificar o processo cientfico, no apenas avaliar seus produtos milagrosos. A cincia desnudada sob a tica foucaultiana, revelando que o saber tem sua gnese em relaes de poder. Marching Plague o titulo de outra de suas performances, complementada pela instalao que teve lugar na NGBK, em Berlim, em 2005. As duas intervenes baseavam-se em pesquisas e experincias de militares norte-americanos e ingleses com armas biolgicas. Germs of Deception originou-se de uma pesquisa militar norte-americana levada a cabo em 1949. Amostras do vrus Serratia Marcescens, um simulacro incuo do Anthrax, foram colocadas nos dutos de ar do Pentgono que foi inteiramente contaminado pelo vrus. Oficiais do Pentgono ficaram to aterrorizados com os resultados que destinaram verbas generosas para a pesquisa com armas biolgicas. Na instalao na galeria berlinense, o Critical Art Ensemble recriou o experimento de contaminao e os participantes puderam acompanhar o crescimento rpido do vrus nas lminas.

153

Para o coletivo, o uso simblico do medo sempre significou uma maneira extremamente til para justificar e manifestar as mais perversas aes das autoridades e da expanso da militarizao, com a conseqente eroso da autonomia individual. Marching Plague o ttulo da performance que complementou a interveno. Baseou-se em um experimento de militares britnicos, realizado entre 1952 e 1953 na Ilha de Lewis. O objetivo da pesquisa era avaliar se uma epidemia poderia ser difundida atravs de artefatos lanados de um navio para outro. Uma plataforma flutuante foi lanada ao mar com porquinhos da ndia e atingida pela bactria incua Bacillus subtillis. Linhas de fumaa delimitavam o alvo. Os animais foram recolhidos e avaliados e constatou-se que estavam livres de qualquer sinal de contaminao. Em 13 de outubro de 2005, o Critical Art Ensemble retornou para a Ilha de Lewis para uma performance de recriao do experimento, guiada, segundo expe, pelo princpio marxista de que a histria acontece a primeira vez como tragdia e a segunda como farsa. A conveno de 1972 que proibia a produo e uso de armas biolgicas foi ignorada aps os atentados de setembro de 2001 nos EUA, o que trouxe a temtica tona. A performance desdobrava-se em vrias etapas. Na primeira delas, membros do coletivo preparavam os artefatos com as bactrias. Em seguida, porquinhos da ndia eram colocados em uma plataforma flutuante no meio da baa, sendo a delimitao da distncia estabelecida por linhas de fumaa. O material biolgico foi ento lanado de um barco a uma milha de distncia, como na experincia original. Por fim os animais

154

foram

recolhidos

para

avaliao

constatou-se

que

no

apresentavam nenhum trao de contaminao. O resultado, to decepcionante como o resultado do experimento militar, foi concludo com a declarao de que armas biolgicas no so apenas uma idia estpida mas, sobretudo, impraticveis. A performance foi documentada e amplamente divulgada.

DA PERFORMANCE
Performances s so apreendidas por meio de suas manifestaes especficas, da seu carter experiencial e processual. Produzem desterritorializaes, deslocamentos, descentralizaes, intensidades, intersubjetividades. A performance coloca o corpo e os signos num estado nmade, transitrio, onde as experincias so transformadas, aponta Eduardo Nespoli. A performance engaja o artista e a assistncia que deve compartilhar da intensidade da experincia proposta. A violao de fronteiras previamente estabelecidas e a exposio dos nervos da sensibilidade funcionam como agentes catrticos que pem mostra as normas socialmente aceitas. Como poticas da ao, as performances visam a radicalizao das emoes em uma espcie de ritual em que seus participantes so confrontados com seus prprios limites a fim de experienciar a vida de forma alargada. Ao direta em seu sentido mais amplo, que rompe com os suportes tradicionais buscando a fuso entre arte e vida. A representao radicalmente abolida. A

155

nfase no processo, na possibilidade de que a experincia sirva como agente de transformao de seus participantes, ressalta sua efemeridade e sua atitude existencial. Nesse sentido, as situaes de desconforto que propicia visam exatamente erupo de eventos que rompam barreiras e levem a confrontos com valores previamente determinados. A intensidade da experincia performtica cria uma zona de suspenso temporal e espacial que pressupe a ao direta dos participantes: corpos em ao. Zonas Autnomas Temporrias. Na TAZ, anota Hakim Bey, a arte ser uma condio de vida. A TAZ o lugar/tempo possvel para a realizao da arte . A condensao da vida, a concentrao da energia em um foco determinado e, sobretudo, o carter deliberativo que a caracteriza, explicitam o trabalho de juno de forma e significado. A performance radicaliza o compartilhamento de experincias e convulsiona os participantes que, dela, nunca saem ilesos. Sua fora advm dessa intencionalidade. Ato controlado e consciente. A vida provocada, afetada, abalada, inspirada e, por vezes, detonada. Ao corpo disciplinado, apontado por Foucault, enrijecido, contrape-se o corpo multiplicado, permeado por intensidades que passam e circulam, configurando, assim, uma criao coletiva por rebatimento. O corpo sem rgos explicitado por Deleuze e Guattari. Corpo dobrado e redobrado. A performance nmade, porquanto impossvel de ser fixada, produz novas subjetividades e rompe com qualquer forma de representao. O elemento ldico , tambm, sua parte essencial. Joseph Beuys, artista alemo criador de

156

inmeras performances, integrante do movimento internacional Fluxus, defendia a revoluo do pensamento a partir do interior dos seres humanos. Quando o homem realmente livre, um ser criativo que pode produzir algo novo e original, ele pode revolucionar o tempo, anotou. Em 1965, na Galeria Schmela em Dsseldorf, Beuys gastou trs horas em uma explanao sobre sua arte para uma lebre morta que levava ao colo. Ttulo da performance: How to explain pictures to a dead hare. A dificuldade de comunicao pela arte estava ironicamente sendo tratada. Na esteira da Arte Conceitual que insistia na importncia das idias em detrimento do produto, a performance tornou-se forma fundamental da arte na dcada de 1970. Segundo RoseLee Goldberg, quando a arte alcanou um impasse os artistas encontraram na performance uma forma de romper categorias preestabelecidas e apontar para novas direes. Para ela, historicamente, a arte performtica foi um meio que desafiou e violou as fronteiras entre disciplinas e gneros, pblico e privado, vida cotidiana e arte. A performance, como laboratrio experimental, gestou formas originais e radicais de arte. Happenings, performances e Body Art esto enraizados no mesmo terreno de onde emergiram movimentos dos mais diferentes matizes a partir dos anos 60, tendo como premissa a idia de que o corpo pode ser usado como arma revolucionria. O uso do corpo a forma de ao mais direta, que abole qualquer mediao. Os Punks, em meados da dcada de 1970, levaram ao extremo o uso do prprio corpo: Sid Vicious, do grupo Sex Pistols, cortava-se com gilete antes de subir ao palco e, sangrando, levava o pblico ao delrio. A

157

Body Art j havia prenunciado o corpo como assunto e meio de expresso atravs de acontecimentos diretos e literais, a fim de sacudir a audincia: arte e vida fundem-se de forma integral num ritual em que o corpo hipervalorizado. O corpo a matria passvel de modificaes. Pulses destrutivas vm tona para acordar o espectador atravs do corpo do artista, utilizado como suporte ou meio de expresso. Incises na pele, queimaduras e suicdio, como no extremo caso do artista austraco Rudolf Schwarzkogler, que morreu aps sucessivos atos de automutilao, com a extirpao de seu pnis diante de uma platia chocada com ato de intensidade to radical. Autodestruio extremada. A provocao uma caracterstica constante na performance que busca sensibilizar ou, no limite, buscar transformaes em seus participantes. Performance artstica e ativismo poltico sempre tiveram uma relao de extrema proximidade. Temas como Aids, abuso sexual, violncia domstica, preconceito tnico, homossexualidade, feminismo, ambientalismo, entre vrios outros, foram explorados ao extremo desde a dcada de 1960. Ecopoesia foi a denominao dada por Helen Harrison e Newton Harrison para suas intervenes que buscavam explorar as possibilidades de unir arte e ecologia. Em 1994 a Cmara de Arquitetos de Hessen, Alemanha, convidou o casal de artistas para participar de um seminrio a ser realizado na Bauhaus, em Dessau. O ttulo integral do projeto: Ruminations of the Closure of the Open Pit Mines at Bitterfeld and the Condition of the Waters, the Earth

158

and the Air. Interagindo com arquitetos, paisagistas e estudantes, os Harrison propuseram, em seu projeto, caminhos totalmente diferentes daqueles apresentados pelo resto do grupo, que se restringiam a criar esculturas a partir de refugos de mquinas, uma linha de sinais na paisagem ou um lago dentro da mina vazia. O exame do ecossistema local tornou claro que a criao do lago seria um desastre potencial, devido presena de um depsito de lixo nas imediaes com alto teor de material txico, que contaminaria a gua a ser lanada. Suas instalaes concentraram-se, em primeiro lugar, em uma srie de pequenos purificadores, de forma a retirar as toxinas da gua a ser lanada no lago. Em seguida, focaram sua ateno em uma caracterstica da paisagem no contemplada pelos organizadores do seminrio: o ar fortemente poludo de Bitterfeld aps 150 anos de queima de carvo. Sua sugesto foi o plantio de uma espiral gigante de rvores, de forma a empurrar o acmulo de carbono, dando incio ao processo de regenerao da terra ao redor. A etapa seguinte consistiu na discusso, amplamente veiculada na imprensa alem, da responsabilidade das indstrias qumicas na contaminao da regio e, portanto, em seu compromisso na reparao dos danos. Tal projeto rendeu ao casal um prmio dado pelo ministro da ecologia e gerou outros projetos de teor semelhante. Contaminao, poluio, economia, problemas ambientais, so temas contemplados pelos Harrison em suas intervenes assim como a natureza da arte. Crticos de arte constantemente rechaam seus trabalhos por inseri-los no campo da cincia. Como artistas,

159

reportam-se Arte Conceitual, na defesa da idia de que o significado do trabalho artstico deve ser buscado no em seu produto e sim na estrutura que o envolve. As instituies do mundo da arte so fortemente criticadas por mercantiliz-la, erigindo muros que separam arte e audincia, arte e vida. De forma anloga, Helen e Newton Harrison criticam as instituies que administram a terra e os recursos naturais, propondo que a natureza mais bem compreendida no como uma coleo de paisagens fixadas e emolduradas em pinturas a serem preservadas e sim a partir da interrelao entre arte, biologia, clima e tecnologia. A intencionalidade de suas performances e seu engajamento em causas diversas d-se via organizaes artsticas. Sua recusa em circunscrever-se a um campo especfico ou a um grupo ativista determinado permite uma ao ampliada. Para Nina Felshin, curadora independente e escritora norteamericana, a crtica empreendida pelos conceitualistas ao objeto artstico, as estratgias estticas formalistas e o desejo de romper as fronteiras entre arte e pblico e arte e vida, podem ser enraizadas no mesmo solo do ativismo poltico que emerge na dcada de 1960 e incio da de 1970, buscando maior participao, incluso e democratizao nas instituies existentes. Arte e ativismo poltico questionam a cultura dominante de representao. Nesse mesmo perodo surge o Greenpeace, com suas aes surpreendentes, fazendo largo uso do potencial da mdia com a difuso global de imagens de intervenes localizadas, muitas delas em regies inspitas do planeta e eventos performativos inovadores. A

160

divulgao macia pela mdia sempre foi um elemento fundamental para as intervenes do Greenpeace, configurando cada ao como evento miditico de amplo alcance. As tticas de ao so compostas no processo e qualquer forma de representao abolida. Como na arte performtica, as intervenes propostas pelo grupo baseiam-se na ao direta, no uso do corpo como ferramenta e na intensidade bloqueando da experincia. Corpos que suspensos em cordas, grandes passagens, corpos confrontam

embarcaes, corpos indisciplinados. O corpo o locus principal da performance, lugar por excelncia da experincia, arma poderosa em que a energia concentrada para explodir intensamente. Ns podemos nos lanar atravs da tela da sociedade como traos de tinta respingada. Imagens altamente visuais se tornaro notcias e pessoas correro para espalhar as novas e excitantes palavras, declarou Abbie Hoffman, ativista do movimento Yippie Youth International Party , que em 1968, acompanhado de outros membros do grupo, adentrou a bolsa de valores de Nova York para lanar dinheiro em seus operadores. Pulverizar dinheiro nos operadores de Wall Street a verso miditica da expulso do templo, sublinhou. Assim como para o Greenpeace (e no toa surgem na mesma poca), o uso miditico das aes exerceu papel fundamental nas intervenes de Hoffman e seus companheiros. Da mesma forma, o Greenpeace atua em zonas inspitas, lugares desabitados, territrios recnditos, fazendo com que suas aes alcancem projeo global. Teatro guerrilheiro que visa sacudir o espectador para lev-lo reflexo.

161

GUERREIROS DO ARCO-RIS
Amchitka, uma pequena ilha na costa oeste do Alasca, santurio da vida selvagem, foi o local escolhido pelo governo norte-americano para testar seu arsenal nuclear. Em outubro de 1969, uma bomba de um megaton foi acionada a 1200 metros abaixo da superfcie. Com o anncio da exploso, 10 mil pessoas bloquearam a principal fronteira entre os EUA e o Canad para demonstrar sua oposio aos testes. O comit Dont make a wave foi criado para tentar parar os testes em Amchitka. O anncio de novos testes mais potentes, em 1971, mobilizou um maior contingente de pessoas que conseguiu levantar recursos, atravs de doaes e concertos beneficentes, possibilitando o arrendamento de um velho barco, o Phillys Cormack, rebatizado de Greenpeace, que os levasse at o local onde os testes seriam realizados. A ttica utilizada pelo grupo remetia prtica Quaker de dar testemunho bearing witness , que consiste na responsabilizao daquele que presencia uma injustia e, por isso, passa a ser responsvel por ela; a partir da, pode tomar alguma atitude a fim de resolv-la ou permanecer inativo, mas jamais poder ignor-la. Resistncia baseada na presena fsica e na ao direta dos sujeitos. Dar testemunho dos atos do governo norte-americano, que insistia nos testes na pequena ilha, localizada em regio to inspita, exigia o risco de uma viagem em um velho barco e o confronto com os

162

militares. Os temores eram amainados pelo fato de os ativistas serem canadenses e no poderem ser interrogados ou presos pelos norte-americanos em guas internacionais. Outra ttica era estar em contato permanente, via rdio, com a costa e com a mdia, de forma que a opinio pblica acompanhasse suas aes. A ao desencadearia uma rede de pessoas conectadas globalmente, dando testemunho de forma direta e indireta. Doze homens rumaram para a ilha e os testes foram adiados para uma data no divulgada. As condies foram tornando-se piores a cada dia e a tripulao teve de se retirar, com a agravante de que muitos dos tripulantes haviam tirado frias para participar do protesto e j era hora de voltar ao trabalho. A ampla cobertura dada pela mdia s aes em Amchitka resultou em doaes e levantamento de recursos que permitiram a compra de um outro barco, Edgewater Fortune, rebatizado de Greenpeace too. A tripulao zarpou novamente para Amchitka, com o anncio de novos testes mas no conseguiu alcanar o local a tempo. Apesar disso, a mobilizao contra os testes nucleares naquela regio conseguiu suspend-los, segundo nota oficial, por razes polticas. O fato que a viagem a Amchitka foi responsvel por estabelecer o nome do Greenpeace no Canad. Mobilizaes posteriores, como no atol de Moruroa, na Polinsia Francesa, local de detonao de armas nucleares pelo governo francs, consolidaram o nome do Greenpeace ao redor do globo. Posteriormente, sua sede foi transferida para Amsterd, Holanda, e a organizao cresceu de maneira vertiginosa abarcando pases em todas as regies do planeta. Em 1981 tornou-se uma nica

163

organizao internacional, presente, hoje, em 41 pases e contando com mais de 2,8 milhes de doadores ao redor do planeta. No-violncia, independncia econmica e poltica, e internacionalismo so seus compromissos fundamentais. Sua ao baseia-se, alm da ttica de dar testemunho, na urgncia, na divulgao macia e global pela mdia da registrarem as prprias aes a fim de divulg-las posteriormente , na conectividade em rede, na horizontalidade da participao de seus membros, em seu carter internacional e na sua independncia de governos e corporaes (a organizao sustenta-se com doaes de pessoas fsicas e fundaes). Suas campanhas, que se iniciaram com os testes nucleares, foram abarcando temas como o salvamento de baleias, contra a caa predatria, o salvamento de filhotes de focas na Antrtida, e hoje, conforme descrito em seu site, suas campanhas concentram-se nos seguintes pontos: . parar as mudanas climticas . salvar os mares . proteger as florestas . paz e desarmamento . dizer no aos alimentos geneticamente modificados . eliminar os txicos qumicos . fim das armas nucleares . apoiar o comrcio sustentvel.

164

O Greenpeace cujo smbolo a unio dos smbolos da paz e do amor, largamente utilizado pela contracultura, e da ecologia , visa trazer a questo ambiental para o centro de todas as aes que se relacionam com a existncia humana, ou seja, a transformao radical na forma de estarmos no planeta a partir da perspectiva ecolgica, sem a qual a vida na terra estar seriamente comprometida. Dessa forma, um movimento de ao radical, de transformao de cada sujeito e de busca de seu comprometimento com as causas ecolgicas como questes fundamentais que dizem respeito a todos os seres. A terra vista como um todo indivisvel onde as fronteiras nacionais so divises artificiais da paisagem natural. Para David Mctaggart, um dos fundadores do Greenpeace, o nacionalismo uma ameaa que deve ser combatida. As questes ambientais devem ser tratadas globalmente, uma vez que a terra um ecossistema global compartilhado. No h sentido em pensar as questes ambientais a partir da perspectiva nacional, mesmo para questes localizadas. Sob a ao direta no violenta, como ttica principal, subjaz a idia de que mudanas so no s possveis como essenciais e dependem de cada indivduo. O Greenpeace, como emblema do movimento ambiental, trouxe ao centro da discusso os assuntos ecolgicos, antes considerados acessrios, o que significa uma transformao radical na forma de enxergar o mundo e no compromisso de cada pessoa com questes que dizem respeito qualidade de vida na terra e, mais radicalmente, ao destino da espcie humana. Uma mudana cultural de mbito mundial operou-se, tanto no que se refere incluso das questes ambientais

165

na agenda como na participao direta de sujeitos conectados agindo em comum. Transformao fundamental que informa a cultura no sculo XXI e permite o entendimento de diferentes intervenes que acontecem ao redor do globo, em que a luta pelo poder no est em pauta e a troca da representao pela ao direta ponto nodal. As imagens que vm mente, como smbolos das aes espetaculares empreendidas pelos ativistas do Greenpeace, so sempre a de corpos frgeis em enfrentamento direto, pequenos e inseguros botes de borracha tentando alcanar navios gigantescos, corpos minsculos escalando torres imensas, correntes humanas formadas por corpos balanando de pontes bloqueando a passagem de embarcaes. A singularidade qualquer ganha contornos nessas aes, como o sujeito que parou os tanques na Praa Tiananmen, China, emblema da poltica em andamento na formulao de Agamben. Corpos indisciplinados em ao. O risco e a singularizao do processo, sua intensidade, explicitam-se como elementos fundamentais da performance. Insistindo, a criao de eventos espetaculares ttica fundamental na divulgao das campanhas criadas pela organizao. Em setembro de 1990, durante o encontro anual do Banco Mundial e do Fundo Monetrio Internacional, em Washington, ativistas do Greenpeace e do RAN The Rainforest Action Network acorrentaram-se a uma torre gigantesca, situada na rodovia de acesso ao local do encontro, para protestar contra o financiamento de projetos que estavam devastando as florestas tropicais. Mscaras de animais tropicais ameaados de extino cobriam o rosto dos

166

manifestantes. Ativistas foram presos. O teatro encenado por eles foi amplamente divulgado por todo o mundo. Para Steven Durland, apropriado incluir as aes do Greenpeace na histria do teatro de protesto como o mais amplo e o mais bem-sucedido exemplo de teatro de guerrilha. Centenas de eventos criados pela organizao tiveram impacto tal que atingiram objetivos concretos. Apesar de no serem um grupo teatral, sua forma de ao, seu impacto visual, remete a diferentes grupos de teatro de rua.

POTICAS DE VIDA

167

Viver uma experincia de forma intensa, sem que dela se possa sair inclume. Eis o eixo da ao direta que informou intervenes diversas que se espalharam pelas ruas como as do Bread & Puppet ou as do Living Theatre, bem como de grupos e sujeitos no preocupados em situar-se em uma esfera especfica, seja artstica, seja poltica. Para Cristina Valenti, diretora teatral, escritora e curadora italiana, o teatro do Living Theatre abarcou e reelaborou elementos de pesquisa artstica e de prtica poltica. Julian Beck, um de seus fundadores, apontou que preciso entrar para o teatro atravs do mundo. O que desejavam, de fato, era mudar a ns mesmos, mudar todos juntos, e que, ao mudarmos, o mundo mude. Comunidade itinerante, o Living Theatre optou pelo exlio e pelo nomadismo como linhas de fuga compatveis com sua prtica. Arte e vida fundiram-se de forma inseparvel. Ainda segundo Cristina Valenti, O questionamento da preeminncia do diretor de cena, a centralidade do ator como momento de criao coletiva, a sada dos espaos tradicionais e a destruio das fronteiras entre atores e espectadores so todas aquisies de carter tcnico, que concernem os critrios de trabalho, o funcionamento do teatro, mas que se

168

inserem na amplitude de um projeto de mudana global. Aproximar performance e vida cotidiana, romper as barreiras entre pblico e atores, ocupar as ruas como espao pblico que permite o compartilhamento de experincias. O teatro de rua busca ampliar experincias de forma coletiva, horizontal. As paradas com grandes bonecos, faixas e mscaras do Bread & Puppet, ocuparam ruas ao redor do mundo desde a dcada de 1960. A idia, exposta por Peter Schurmann, fundador do grupo, trazer a arte de volta vida, devolvendo-lhe uma necessidade autntica. O nome Bread & Puppet po e boneco refere-se nfase no teatro como elemento to vital como o po. A ocupao das ruas com grandes bonecos, interrompe o fluxo normal da vida oferecendo-lhe novas dimenses. O carter aberto da performance, sua indeterminao na relao entre os atores e os espectadores, enfatiza a importncia do processo sem fim determinado. A performance abre-se, assim, para uma ao cultural de amplo alcance, tal como as intervenes dos mais diferentes matizes, como as de que vimos tratando. Germinar possibilidades infinitas, no determinadas, abertas. Apossar-se da vida como nica maneira de transform-la. Os Tute Biache utilizam seu potencial performtico tendo como premissa a idia de que o corpo pode ser usado como arma, antagonizando um poder que faz uso de um aparato descomunal para confront-los. A imagem dos corpos utilizando material reciclado, grandes bias de borracha, capacetes coloridos, plsticos,

169

refugos em geral, como aparato de defesa contra policiais fantasiados de robocops, cria imagens altamente simblicas que expem o desequilbrio do confronto, em que os corpos, em ao direta, surgem fortalecidos. Centenas de pessoas trajando macaces brancos em longas marchas que ocupam as ruas de maneira inesperada. A intencionalidade da performance, sua documentao e divulgao concretizam a ao em processo. Para o Critical Art Ensemble, o teatro de rua pode ser definido como aquele em que situaes efmeras e autnomas so performadas, possibilitando a emergncia de novas relaes entre os participantes, tornando possvel o dilogo crtico sobre determinado tema. Mltiplas linhas de desejo bem como numerosas formas de interao social podem encontrar canais de expresso. Quando ocorre o contato entre performer e audincia, a discrepncia de poder entre eles apagada, funcionando como processo gerativo que produz desterritorializaes e abre-se para uma multiplicidade de direes no determinadas. A performance arriscada j que o devir sempre desconhecido. O novo teatro deveria dizer ao espectador como resistir da sua autoridade, identidade independentemente

poltica. Se buscamos a libertao atravs do controle de nossas prprias imagens, a performance deveria ilustrar os processos de resistncia e mostrar explicitamente

170

como alcanar a autonomia, por mais temporria que ela pudesse revelada ser. A na auto-representao

performance no deve ser percebida pela platia como uma imagem do eu que devesse ser necessariamente copiada, uma vez que isso levaria apenas a uma mudana dos regimes de codificao. Pelo contrrio, deve-se buscar uma esttica da confuso que revele potenciais escolhas. O nomadismo e a transitoriedade da performance suspendem a vida por um lapso de tempo e apontam para caminhos transformadores. Aps os trs dias de protestos intensos que ocuparam Seattle, em novembro de 1999, III Dia de Ao Global, e o conseqente anncio da interrupo da Rodada do Milnio, da Organizao Mundial do Comrcio, o documentrio This is what democracy looks like, colhe depoimentos dos manifestantes sobre suas impresses. Um rapaz declara: Ill absolutely never be the same again. Ive never seen this before. Ive never seen people stand up like this before. Im going to take this home and its gonna keep me

171

going for a long time, cause it opened my eyes to amazing possibilities .

Abrir-se para a incerteza, compartilhar experincias sem abrir mo da prpria subjetividade, apostar no processo de construo conjunta como agente operador de transformaes, experimentar a vida de forma alargada. Compartilhar a palavra comum a justificar a criao de tantos coletivos que pipocam mundo afora. As redes eletrnicas permitiram a juno de sujeitos dos mais variados, agrupados para intervenes conjuntas. Sem lderes, sem hierarquia, sem figuras egicas. Ao multiplicada via multido de singularidades, que torna a coisa existente ao fazer, em ao. A singularidade se afirma nesse espao/tempo que ela mesma cria, que se constitui em espao paralelo ao espao oficial. A aproximao e, no limite, a fuso entre arte e vida, questo que rondou inmeras intervenes artsticas ao longo do sculo XX e que adentrou o sculo atual, elimina o espectador tornando-o sujeito de ao, rompendo com o estabelecido e imobilizado como o espao da poltica , permitindo que algo novo entre em cena, ou pelo menos, que a possibilidade de provocar, estimular, correr riscos, convocar a potncia da vida, abra-se como alternativa.

CULTURA SUBJETIVA

172

Em contraposio cultura objetivada, a que apresenta formas culturais congeladas, reificadas, passivas o inerte cultural , na definio de Teixeira Coelho, est a cultura subjetiva, produtora de formas culturais ativas, criadoras, baseada na potncia de sujeitos de ao, identificada com eles. A cultura subjetiva a cultura da vida em eterno confronto com a cultura do hbito, das regras estabelecidas (a cultura do mundo). Um conflito sem fim entre as duas esferas instaurado a partir dessa cesura cultural. O estilo de vida, o comportamento, as propostas de uma sociedade, so uma varivel da relao que existe entre sua cultura objetivada e a cultura dos sujeitos sob seu alcance. Formas ocas, carentes de vida, recheiam a sociedade e apresentam-se como modelos aos indivduos. Atenuar o hiato entre a cultura subjetiva e a objetivada o motivo a compelir sujeitos diversos ao. Quando tudo, todos os recantos da existncia, parece estar dominado por foras exteriores aos sujeitos e a cultura objetivada age como fora apaziguadora; quando a afirmao de cada subjetividade parece ato impossvel e os espaos alternativos esto previstos, a criao de zonas de suspenso, em que cada um rege a prpria vida mesmo que por um instante, ganha contornos amplos. Nesses interstcios possvel agir: nas brechas e fissuras a cultura subjetivada desponta, cria instncias paralelas. As coisas culturais que nos cercam tendem a parecer-nos, a ns mesmos (...), impessoais, regidas por um sistema a- e anti-individual, pertencentes a um universo dotado de uma lgica prpria estranha nossa vida, a vida humana, e que cada vez toca menos em nossa sensibilidade.

173

Reapossar-se da vida, preencher os espaos ocos que compem a cultura do mundo, realizar desejos. A performance surge como forma privilegiada de intensificar a existncia, de alarg-la e, nesse sentido, a forma por excelncia da arte. A arte performance, lembra ainda Teixeira Coelho, potncia do instante em que a obra se realiza. Em sua efemeridade, a reprodutibilidade da regra rompida em favor da erupo do novo, da exceo. A performance que sujeitos dos mais variados propem, conscientemente ou no, visa a esse momento de intensidade radical em que a vida pode ser experimentada em um universo prprio, paralelo. A representao , assim, apagada.

APRESENTAO/REPRESENTAO
A abolio da representao surge como nica possibilidade de ampliar a existncia. Carl Schmitt apontou que representar significa tornar visvel e tornar presente um ser invisvel mediante um ser publicamente presente. A representao foi um dos pontos nodais da poltica moderna em que se procura viabilizar o governo do povo. A poltica democrtica dispe-se a criar as condies para que os cidados organizados controlem e participem de seus governos. Em seu sentido mnimo, a representao pressupe a possibilidade da queixa, de ter a quem reclamar. Em seu sentido forte, a representao o direito ao voto, o direito do cidado de escolher seus representantes. A questo, posta por Renato Janine Ribeiro em

174

seu artigo A queixa e a representao, saber a quem se queixar no contexto da globalizao que cria um poder supra-nacional annimo. O enfraquecimento do Estado nacional pe em xeque o modelo da representao ao mesmo tempo em que potencializa poderes indefinidos. Questes em mbito nacional no so resolvidas pela perda de autonomia do Estado frente a outros poderes. Sentar mesa de quem, para negociar? Ser representado por quem? Se no h um destinatrio a quem levar a reclamao, esta no se concretiza. Se no h um destinatrio a quem encaminhar a queixa, a responsabilidade jogada para um poder annimo. O ideal da representao est ruindo. H uma recusa em falar em nome de outro e, em contrapartida, ser representado por outrem. Segundo uma pesquisa do Instituto Gallup, apresentada na Cpula do Milnio pelo secretrio-geral da ONU, Kofi Annan, em 2000, dois teros da humanidade no se sentiam representados por seus governos. Outra pesquisa, apresentada no Frum Econmico Mundial, em 2002, apontou uma substantiva descrena nas instituies polticas ao mesmo tempo em que os entrevistados afirmavam sua crena na possibilidade de mudar o mundo atravs de sua mobilizao autnoma. A ao direta extravasa a previsibilidade da poltica e cria novas formas de interao, em redes globais conectadas, agindo fluidamente. Grupos e sujeitos se agregam e desagregam continuamente, diversamente do que possibilita a democracia representativa que est fortemente ancorada no espao territorial, dentro de fronteiras nacionais rigidamente demarcadas. Sujeitos

175

buscam espaos alternativos, perambulam sem amarras, reinventam continuamente suas identidades de forma a que se ajustem a seus desejos, infinitos.

176

177

EPLOGO

178

179

Acreditar no mundo o que mais nos falta; ns perdemos completamente o mundo, nos desapossaram dele. Acreditar no mundo significa principalmente suscitar acontecimentos, mesmo pequenos, que escapem ao controle, ou engendrar novos espaos-tempos, mesmo de superfcie ou volume reduzidos. no nvel de cada tentativa que se avalia a capacidade de resistncia ou, ao contrrio, a submisso a um controle. Gilles Deleuze

180

No livro As cidades invisveis, de talo Calvino, o viajante veneziano Marco Plo descreve para Kublai Khan, imperador mongol, a geografia fantstica de seu imenso imprio. Cada uma das cidades descritas smbolo de complexas relaes, de infinitas possibilidades. Na ltima das descries do atlas do imprio de Khan, Marco Plo ressalta as terras prometidas, visitadas na imaginao, ainda no descobertas ou fundadas: Utopia, a Cidade do Sol, Icria, entre tantas outras que compem os sonhos de homens e mulheres, voltados para um futuro distante. Kublai Kahn pergunta ao viajante, a quem considera capaz de interpretar os smbolos, em direo a qual desses futuros os ventos nos levam, no esquecendo que, entre as possibilidades, h aquelas que nos surgem como pesadelos ou maldies. Plo responde pergunta de Khan: O inferno dos vivos no algo que ser; se existe, aquele que j est aqui, o inferno no qual vivemos todos os dias, que formamos estando juntos. Existem duas maneiras de no sofrer. A primeira fcil para a maioria das pessoas: aceitar o inferno e tornar-se parte deste at o ponto de deixar de perceb-lo. A segunda arriscada e exige ateno e aprendizagem contnuas: tentar saber reconhecer quem e o que, no meio do inferno, no inferno, e preserv-lo, e abrir espao.

181

Desde pelo menos o paraso dos sumrios, tem-se registro de como a humanidade sonhou com lugares ideais, de forma a tornar a existncia mais aceitvel e a superao das dificuldades possvel. O no-lugar da utopia, a aposta em um futuro distante, que chegar no se sabe quando, hipoteca o presente a um devir que o paralisa. A utopia a negao histrico-social do existente. As diferenas so apagadas em nome de uma harmonia que elimina todas as tenses e qualquer possibilidade de afirmao de subjetividades. No h espao para a originalidade e, menos ainda, para sonhos, uma vez que o ideal j foi alcanado. Tudo ser igual a si mesmo. A humanidade guiada para um objetivo supremo totalmente desenraizado do tempo presente que, imagina-se, consubstanciar a igualdade entre os homens e, conseqentemente, sua felicidade. Transformaes so gestadas sem jamais adquirirem existncia real. A transformao radical, necessria para se alcanar o no-lugar utpico, desemboca no consenso, infalivelmente. Armand Mattelart em seu livro Histria da utopia planetria, sublinha como tal histria caracteriza-se pela busca de unidade do formigueiro humano. A marcha da humanidade em direo unidade, outra forma de diz-lo. A multiplicidade no tem lugar nos sonhos utpicos, asspticos. Para ele, o mercado global, caracterstico da poca atual, busca criar uma comunidade pancapitalista que traz, como corolrio, a conjugao entre globalizao e prosperidade, garantindo um futuro rseo para toda a humanidade. Tal profetismo gerencial, como o denomina,

182

inscreve-se na longa tradio do imaginrio utpico, de comunho da humanidade em uma comunidade ideal, representada atualmente por um mercado consumidor nico. A utopia neoliberal, ressalta Mattelart, secreta, sem saber, uma grade de apreciao do processo de mundializao-globalizao que no oferece ao cidado outra escolha que no a euforia ou o apocalipse. A despeito da disputa entre apocalpticos e integrados, esse desafio coletivo posto aos sujeitos na contemporaneidade tem sido respondido atravs de formas no previstas, brechas e fissuras do prprio sistema, temporariamente ocupadas de forma a que se viva intensamente sem a imposio de controles. Ao no-lugar utpico contrape-se, na poca atual, o desejo de viver intensamente, aqui e agora, impermanentemente, experimentando as possibilidades da existncia a partir da criao de universos paralelos. A energia utpica canalizada para a afirmao da vida, de sua reapropriao e constante transformao, j que, inserida no contexto biopoltico, absorvida inteiramente nos clculos do poder. Um jogo de devir contnuo proposto, aberto a fluxos mltiplos, decodificados, em que se criam comunidades momentneas, suspendendo a vida de maneira temporria. Sujeitos conectivos, em interao, criam redes de coabitao entrecruzada, maleveis, fluidas. Uma necessidade comum em relao vida agrega sujeitos diversos e os mobiliza, de forma rizomtica. Ao controle absoluto sobre todas as esferas da vida, inclusive o imprevisvel sonho utpico do capitalismo , operam-se fraturas fecundas, brechas e fissuras onde possvel agir. A idia de uma conscincia universal, de uma marcha nica a guiar

183

a humanidade, no se coaduna com a experincia subjetiva: ningum pensa um mundo ideal para o outro, nem mesmo para si. No h um sistema determinado a ser seguido, tomado por meta. O re-equacionamento entre subjetividade e emancipao abre a existncia para mltiplas experincias, para um devir contnuo. Para fugir lgica obsedante do poder atual, onde j no h lado de fora, em que as instncias da oposio j esto previstas e a dissidncia rpida e permanentemente incorporada ao sistema, h que se proceder por aes e deseres, encontrar esferas paralelas onde se possa experimentar a existncia de forma alargada. A humanidade existe para viver: essa a reapropriao pela qual se luta, da vida como processo, ao viv-la aqui e agora, no empenhando um futuro longnquo. As modificaes so engendradas atravs da ao cultural de sujeitos diversos. O risco passa a ser componente fundamental dessa ao. Ao cultural, vale insistir, aposta. Sem fim determinado, sem estgios preestabelecidos, pode ser definida como o processo de criao necessrio para que as pessoas inventem seus fins. Ope-se, dessa forma, fabricao cultural cujo fim previsto e as etapas so previamente determinadas de forma a atingi-lo. Retorna-se, agora, tese central do trabalho, qual seja, a de que a resistncia na atualidade, em tempos de capitalismo global, consubstancia-se como ao cultural e no como ao poltica, na medida em que a nfase no mais no fim a ser alcanado e sim no processo como agente transformador. O poder sobre a vida transmuta-se em potncia de vida. O espao da poltica tem como

184

elemento fundamental o poder e guia-se pela noo de finalidade. A resistncia na atualidade, no mais tem por postulado a luta pelo poder poltico, e a nfase recai no processo, no mais no fim a ser alcanado. Inscreve-se, assim, no mais na esfera poltica e sim na esfera mais ampla da cultura. A cultura, por ser ela tambm, nesses tempos globais, fluida, mvel, mutante, constitui-se no modo de entrada possvel para dar conta da multiplicidade do objeto. A partir da perspectiva cultural, a apreenso da contemporaneidade pode ser ampliada. As intervenes tratadas ao longo do trabalho, com suas particularidades e caractersticas prprias, apresentam vrios pontos de convergncia, permitindo a configurao de tendncias na consubstanciao da resistncia na atualidade. Dessa forma, a criao de zonas autnomas temporrias, os grupos de afinidade, a ao direta, o carter performtico das intervenes, a criao de universos paralelos fora da ao do poder, o nomadismo, as deseres, o xodo, a descrena nas instituies polticas tradicionais e na representao como pontos nodais da poltica moderna, a multiplicidade de identidades (ou a identificao, outra forma de diz-lo), a multido de singularidades, o uso da internet como meio fundamental de reunio, a ao em redes conectadas e conectveis, so elementos comuns s intervenes pesquisadas. H uma distino importante entre elas, no devidamente sublinhada, entre as que confrontam diretamente o sistema o Greenpeace, os Zapatistas, em vrios momentos de sua trajetria, os Tute Bianche, os Dias de Ao Global , as que se inscrevem em uma esfera paralela as raves ilegais, as rdios piratas, os squatters , e

185

aquelas que tm carter hbrido Luther Blisset, Reclaim the Streets, Critical Mass. A ao de todos esses grupos no tem o poder por meta, ou seja, a criao de um contrapoder que substitua o poder existente. Visam a criao de um antipoder que anule todas as formas de autoritarismo e ative a participao. O Maio francs o terreno frtil onde se pode enraizar as intervenes de que tratamos. Nada de lideranas, vanguardas ou hierarquias. O controle estatal posto em xeque e a afirmao autnoma dos sujeitos expressa. A unio de pessoas para intervenes momentneas, em redes entrecruzadas, intervenes permite que se participe enfatizando de seu vrias dessas no simultaneamente, carter

excludente. A ausncia de lideranas, a ao direta e os grupos de afinidade, livremente dissociados, agindo momentaneamente, trazem desconfortos e a necessidade de que arestas sejam aparadas em ao e formas de compartilhamento sejam criadas para sobrepujar as dificuldades da participao horizontal. Ao cultural em sentido amplo cuja nfase recai no processo. impossvel saber se o que assistimos a gestao de um novo projeto de democracia, em que a participao ativa dos sujeitos garantir a ampliao da esfera pblica. Estar atento aos signos que despontam por todos os lados o que nos cabe. Segundo Raymond Williams, as relaes sociais e culturais do-se em trs nveis: o dominante, o residual e o emergente. Tal conceituao fundamental para a compreenso da existncia simultnea de formas sociais e culturais distintas, convivendo ao mesmo tempo. Aqui, acentuou-se o emergente, o que no significa

186

que as formas dominantes e residuais no continuem ativas. Em algumas das intervenes de que tratamos possvel identificar essas trs esferas se entrelaando, como no caso dos Zapatistas, mesclando aes e propostas inovadoras com elementos residuais, como sua denominao, por si bastante emblemtica Exrcito Zapatista de Libertao Nacional , e a tomada da regio em que esto situados, na regio de Chiapas, pelo uso da violncia. Da mesma forma, no Greenpeace, a emergncia de aes inovadoras mescla-se com a prpria institucionalizao do grupo como grande organizao transnacional. A arte como matriz da resistncia, como no caso especfico do Critical Art Ensemble, ou como vetor a partir do qual a ao cultural de resistncia pode abrir-se, como nas performances e no teatro de rua, elemento relevante para a compreenso dessas tendncias emergentes. Concluindo, os sujeitos, ao viverem experincias de intensidade vital, transformam-se, experimentando outras formas de existncia e tomando suas vidas nas prprias mos. A desconfiana em relao aos que falam em nome de um suposto ns, que no se sabe muito bem a quem se refere, inevitavelmente com ares paternalistas, cede reapropriao da fala, para que cada um fale por si. A aposta na resistncia como possibilidade, como alargamento da esfera do ser, como processo de libertao baseado na livre expresso das diferenas. Provocar, estimular, correr riscos, convocar a potncia da vida, abre-se como possibilidade. Cesuras so abertas e fechadas constantemente. O que nos cabe, anota Pelbart, estar atento s

187

urgncias do presente. Insistindo, necessrio reinventar a vida ao viv-la, transformando-a, experimentando suas inmeras possibilidades, trazendo o inesperado de volta existncia. O declnio das foras utpicas no significa a queda no vazio, a ausncia de desejo de transformao. Como nas pulsaes e silncios criados pela paisagem sonora da msica eletrnica, o vazio surge como o instante vital em que a vida volta a pulsar de maneira intensa.

188

BIBLIOGRAFIA

189

Idia no tem dono, tem usurio. Pichao em muro

190

AGAMBEN, Giorgio. Homo Sacer: o poder soberano e a vida nua. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004. AGAMBEN, Giorgio. The coming community. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2001. AGUITON, Christophe. O mundo nos pertence. SP: Viramundo, 2002. ALBERT, Judith e ALBERT, Stewart. The sixties papers: documents of a rebellious decade. New York: Praeger, 1984. ALEXANDER, Jeffrey. Ao coletiva, cultura e sociedade civil. SP: Revista Brasileira de Cincias Sociais, vol 13, n 37, junho de 1998. ARELLANO, Alejandro e Oliveira, Ariovaldo. construindo a esperana. RJ: Paz e Terra, 2002. Chiapas:

ARTAUD, Antonin. Linguagem e vida. SP: Perspectiva, 1995. ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. RJ: Martins Fontes, 1993. ASSEF, Cludia. Todo DJ j sambou: a histria do disc-jquei no Brasil. SP; Conrad, 2003. BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Mdia e no Renascimento. SP: Hucitec/Universidade de Braslia, 1987. BAUMAN, Zigmunt. Comunidade: a busca por segurana no mundo atual. RJ: Jorge Zahar Editora, 2003. BAUMAN, Zigmunt. Em busca da poltica. RJ: Jorge Zahar Editora, 2000. BAUMAN, Zigmunt. Modernidade lquida. RJ: Jorge Zahar Editora, 2001. BECK, Ulrich. Qu es la globalizacin? Barcelona: Paids, 1998.

191

BEY, Hakim. Millenium. New York: Autonomedia, 1996. BEY, Hakim. TAZ: zona autnoma temporria. SP: Conrad, 2001, Coleo Baderna. BLISSET, Luther. Guerrilha psquica. SP: Conrad, 2001, Coleo Baderna. BOBBIO, Norberto et alii. Dicionrio de poltica. Braslia: Edunb, 1992, II volumes. BOBBIO, Norberto. Estado, governo, sociedade civil: para uma teoria geral da poltica. RJ: Paz e Terra, 2004. BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. RJ: Paz e Terra, 1992. BONEFELD, Werner (org). Revolutionary writing: common sense essays in post-political politics. New York: Autonomedia, 2003. BOOKCHIN, Murray et alii. O bairro, a comuna, a cidade: espaos libertrios! SP: Imaginrio, 2003. BRIGE, Marco e FELICE, Massimo di. Votn-Zapata: a marcha indgena e a sublevao temporria. SP: Xam, 2002. BROWN Michael e MAY, John. The Greenpeace story. New York: Dorling Kindersley, 1991. Cadernos Dipl. Que outro mundo possvel? SP: Editora Unesp, n 3, janeiro de 2003. CALVINO, talo. Seis propostas para o prximo milnio. SP: Companhia das Letras, 1990. CALVINO, talo. As cidades invisveis. SP: Companhia das Letras, 2002.

192

CANCLINI, Nstor Garcia. A globalizao imaginada. SP: Iluminuras, 2003. CANCLINI, Nstor Garcia. Culturas hbridas. SP: Edusp, 2000. CANETTI, Elias. Massa e Poder. SP: Companhia das Letras, 1995. CANEVACCI, Massimo. Culturas eXtremas: mutaes juvenis nos corpos das metrpoles. RJ: DP&A, 2005. CANEVACCI, Massimo. A cidade polifnica. SP: Studio Nobel, 1993. CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. RJ: Paz e Terra, 1999. CASTELLS, Manuel. The crisis of democracy, global governance, and the rise of the global civil society. Texto extrado do site do Instituto Fernando Henrique Cardoso, 2004. CASTRO, Letcia. Contra o sistema, in Jornal Folha de SPaulo, Caderno Folhateen, 24 de abril de 2006. CHRISPINIANO, Jos. A guerrilha surreal. SP: Conrad/Com-Arte, 2002. CLARK, John. Contributions of civil society to democratizing global governance. Texto extrado do site do Instituto Fernando Henrique Cardoso, 2004. CLASTRES, Pierre. A sociedade contra o Estado. SP: Cosac & Naify, 2003. COELHO, Teixeira. A cultura flutuante. SP: Iluminuras, 2006. COELHO, Teixeira. Artaud. SP: Brasiliense, 1982. COELHO, Teixeira. Arte e Utopia. SP: Brasiliense, 1987.

193

COELHO, Teixeira. Dicionrio crtico de poltica cultural. SP: Iluminuras/Fapesp, 1997. COELHO, Teixeira. Guerras culturais. SP: Iluminuras, 2000. COELHO, Teixeira. Moderno/Ps-moderno. SP: Iluminuras, s/data. COELHO, Teixeira. O que ao cultural. SP: Brasiliense, 1988. COELHO, Teixeira. Uma outra cena: teatro radical, potica da artevida. SP: Polis, 1983. COELHO, Teixeira. Usos da cultura. RJ: Paz e Terra, 1986. COHEN-CRUZ, Jan (editor). Radical street performance. London: Routdledge, 1998. COHEN, Jean e ARATO, Andrew. Sociedad civil y teora poltica. Mxico: Fondo de cultura econmica, 2000. COHN-BENDIT, Daniel. O grande bazar: as revoltas de 1968. SP: Brasiliense, 1988. CRITICAL ART ENSEMBLE. Digital resistance: explorations in tactical media. New York: Autonomedia, 2001. CRITICAL ART ENSEMBLE. Distrbio eletrnico. SP: Conrad, 2001, Coleo Baderna. CRITICAL ART ENSEMBLE. Electronic civil disobedience and other unpopular ideas. New York: Autonomedia, 1996. DAHL, Robert. Um prefcio teoria democrtica. RJ: Jorge Zahar Editor, 1989. DE CERTEAU, Michel. A inveno do cotidiano: artes de fazer. Petrpolis: Vozes, 1994.

194

DE CERTEAU, Michel. A cultura no plural. Campinas: Papirus, 2003. DELEUZE, Gilles. Conversaes. SP: Editora 34, 1992. DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Flix. Mil Plats: capitalismo e esquizofrenia. SP: Editora 34. 1997. Volumes I, III e V. EAGLETON, Terry. As iluses do ps-modernismo. RJ: Jorge Zahar Editor, 1998. EAGLETON, Terry. La idea de cultura: una mirada poltica sobre los conflictos culturales. Barcelona: Paids, 2001. ESPINOSA, Baruch de. Tratado teolgico-poltico. SP: Martins Fontes, 2003. FAVARETTO, Celso. Moderno, ps-moderno, contemporneo na educao e na arte. Tese de Livre-Docncia. SP: Faculdade de Educao da USP, 2004, digitada. FELSHIN, Nina. But is it art? The spirit of art as activism. Seattle: Bay Press, 1996. FORBES, Jorge. Gerao mutante: palavra diz, palavra toca. Artigo capturado do site do psicanalista, sem data. FORBES, Jorge. Voc quer o que deseja? RJ: Best Seller, 2004. FOUCAULT, Michel. Histria da sexualidade I: a vontade de saber. SP: Graal, 1977. FOUCAULT, Michel. Microfsica do poder. SP: Graal, 2004, 20 edio. FOUCAULT, Michel. Resumo dos cursos do Collge de France (1970-1982). RJ: Jorge Zahar, 1997. GEORGE, Susan. O relatrio Lugano. SP: Boitempo, 2002.

195

GIDDENS, Anthony. The runaway world. London: Profile Books, 1999. GOHN, Maria da Glria (org.). Movimentos sociais no incio do sculo XXI. Petrpolis: Vozes, 2003. GOHN, Maria da Glria. Teoria dos movimentos sociais: paradigmas clssicos e contemporneos. SP: Loyola, 2000. GOLDBERG, RoseLee. Performance Art: from futurism to the present. London: Thames & Hudson, 1988. GOLDBERG, RoseLee. Performance: live art since the 60s. London: Thames & Hudson, 1998. GOMIDE, Denise (org.). Governo e sociedade civil: um debate sobre espaos pblicos democrticos. SP: Peirpolis/ABONG, 2003. GRAZIANO, Walter. Hitler ganhou a guerra: o poder econmico e o jogo de interesses por trs das relaes internacionais. SP: Palndromo, 2005. GRUPO KRISIS. Manifesto contra o trabalho. SP: Conrad, 2003, Coleo Baderna. GUARNACCIA, Matteo. Provos: Amsterd e o nascimento da contracultura. SP: Conrad, 2001, Coleo Baderna. HARDT, Michael e NEGRI, Antonio. Imprio. RJ: Record, 2001. HARDT, Michael e NEGRI, Antonio. O trabalho de Dioniso: para a crtica ao Estado ps-moderno. RJ: Editora UFRJ, 2004. HARDT, Michael e NEGRI, Antonio. Multido. RJ: Record, 2005. HITCHENS, Christopher. Cartas a um jovem contestador. SP: Companhia das Letras, 2006.

196

HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos: o breve sculo XX. SP: Companhia das Letras, 1995. HOBSBAWM, Eric. A inveno das tradies. RJ: Paz e Terra, 1997. HOLLOWAY, John. Mudar o mundo sem tomar o poder. SP: Viramundo, 2003. HOME, Stewart. Assalto cultura: utopia, subverso, guerrilha, na (anti)arte do sculo XX. SP: Conrad, 1999. HOME, Stewart. Greve da arte. SP: Conrad, 2004, Coleo Baderna. I.S. Situacionista: teoria e prtica da revoluo. SP: Conrad, 2002, Coleo Baderna. IANNI, Octavio. A era do globalismo. RJ: Civilizao Brasileira, 2001. IANNI, Octavio. Enigmas da modernidade-mundo. RJ: Civilizao Brasileira, 2000. IANNI, Octavio. Sociologia do terror. 2002, digitado. IANNI, Octavio. Teorias da globalizao. RJ: Civilizao Brasileira, 1995. KAFKA, Franz. Narrativas do esplio. SP: Companhia das Letras, 2002. KLEIN, Naomi. Sem logo: a tirania das marcas em um planeta vendido. RJ: Record, 2002. LAZZARATO, Maurizio e NEGRI, Antonio. Trabalho imaterial. RJ: DP&A, 2001. LEBRUN, Gerard. O que o poder? SP: Brasiliense, 1992.

197

LEFEBVRE, Henri. O direito cidade. SP: Documento, 1969. LEFORT, Claude. A inveno democrtica: os limites do totalitarismo. SP: Brasiliense, 1983. LEITE, Jos Corra. Frum social mundial: a histria de uma inveno poltica. SP: Editora Fundao Perseu Abramo, 2003. LEOTE, Rosangella. O potencial performtico: das novas mdias s performances biocibernticas. Tese de Doutorado. Escola de Comunicaes e Artes da USP, 2000. LOUREIRO, Isabel et alii (org). O esprito de Porto Alegre. RJ: Paz e Terra, 2002. LUDD, Ned (org). Apocalipse motorizado. Coleo Baderna. SP: Conrad, 2004,

LUDD, Ned (org). Urgncia das ruas. SP: Conrad, 2002, Coleo Baderna. MAFFESOLI, Michel. A contemplao do mundo. Porto Alegre: Artes e Ofcios, 1995. MAFFESOLI, Michel. A transfigurao do poltico. Porto Alegre: Sulina,1997. MAFFESOLI, Michel. A violncia totalitria: ensaios antropologia poltica. Porto Alegre: Sulina, 2001. de

MAFFESOLI, Michel. Sobre o nomadismo: vagabundagens ps-modernas. RJ: Record, 2001. MAGNANI, Jos Guilherme Cantor. Festa no pedao: Cultura popular e lazer na cidade. Hucitec/Unesp, 1998. MARCUSE, Herbert. Contra-revoluo e revolta. RJ: Jorge Zahar, 1981.

198

MARCUSE, Herbert. O fim da utopia. RJ: Paz e Terra, 1969. MATTELART, Armand. Histria da Utopia planetria: da cidade proftica sociedade global. Porto Alegre: Sulina, 2002. MSZROS, Istvn. O sculo XXI: socialismo ou barbrie? SP: Boitempo, 2003. MIDNIGHT NOTES. Auroras of the zapatistas: local and global struggles of the fourth world war. New York: Autonomedia, 2001. MONTESQUIEU. Ensaio sobre o gosto. SP: Iluminuras, 2004. Traduo e psfcio de Teixeira Coelho. NEGRI, Antonio. 5 lies sobre Imprio. RJ: DP&A, 2003. NESPOLI, Eduardo. Performance e ritual: processos de subjetivao na arte contempornea. Dissertao de mestrado. Instituto de Artes, Unicamp, 2004. NOGUEIRA, Marco Aurlio. Um estado para a sociedade civil: temas ticos e polticos da gesto democrtica. SP: Cortez, 2004. ORTIZ, Renato. Mundializao e cultura. SP: Brasiliense, 2003. PACHECO, Anelise et alii (orgs.). O trabalho da multido. RJ; Griphus/Museu da Repblica, 2002. PELBART, Peter Pl. A vertigem por um fio: polticas da subjetividade contempornea. SP: Iluminuras, 2000. PELBART, Peter Pl. Vida capital: ensaios de biopoltica. SP: Iluminuras, 2003. PESSOA, Fernando. O livro do desassossego. SP: Companhia das Letras, 1999.

199

PIRANDELLO, Luigi. Um, nenhum, cem mil. SP: Cosac & Naify, 2002. RAGON et alii. Arte e anarquismo. SP: Imaginrio, 2001. Reforma e revoluo. Revista Brasileira de Histria. SP: Anpuh/Marco Zero/Fapesp/CNPq, 1990, vol 10, n 20. Reportagem. Revista da Oficina de Informaes. Ano V, n 49, outubro de 2003. Revista Caros amigos. SP: Casa amarela, ns 8, 11,16, 53, 64. Revista Frum: um outro mundo em debate. SP, Publisher Brasil, ns 1 a 16. Revista Glo(al). Globall Amrica Latina/Brasil Rede universidade nmade, n 0, janeiro de 2003. Revista Ocas. Ativistas beira de um ataque de risos. SP: Organizao civil de ao social, fevereiro de 2003. REYNOLDS, Simon. Energy Flash. London: Macmillan Publishers, 1998. RIBEIRO, Renato J. A queixa e a representao. In O Estado de S. Paulo, 22/04/1995. RIBEIRO, Renato J. O fim neoliberal da poltica. In Folha de S. Paulo, Caderno Mais, 15/10/1995. RIBEIRO, Renato J. O Ocidente virou Singapura: representao. In O Estado de S. Paulo, 02/05/1995. RIBEIRO, Renato J. Parar a avenida Paulista? In O Estado de S. Paulo, 24/06/1995. RIBEIRO, Renato J. Representao forte e fraca. In O Estado de So Paulo, 23/05/1995.

200

RIBEIRO, Renato J. A democracia. SP: Publifolha, 2002. RIBEIRO, Renato J. A repblica. SP: Publifolha, 2001. RIOKY, Andr e ORTELLADO, Pablo. Estamos vencendo! Resistncia global no Brasil. SP: Conrad, 2004, Coleo Baderna. SADER, Emir. O poder, cad o poder? Ensaios para uma nova esquerda. SP: Boitempo, 2001. SADER, Emir (org). Contragolpes. SP: Boitempo, 2006. SAID, Edward. Power, politics and culture. New York: Vintage Books, 2002. SAID, Edward. Reflexes sobre o exlio. SP: Companhia das Letras, 2003. SANTOS, Boaventura Sousa. Pela mo de Alice: o social e o poltico na ps-modernidade. SP: Cortez, 1996. SANTOS, Boaventura Sousa. Por uma cincia ps-moderna. SP: Graal, 1989. SANTOS, Milton. Por uma outra globalizao: do pensamento nico conscincia universal. RJ: Record, 2001. SAUNDERS, Nicholas. Ecstasy e a cultura dance. SP: Publisher, 1997 SCHECHER, Richard e APPEL, Nilla. By means of performance. New York: Cambridge University Press, 1991. SENNETT, Richard. O declnio do homem pblico: as tiranias da intimidade. SP: Companhia das Letras, 1999.

201

SENNETT, Richard. The conscience of the eye: the design and social life of cities. New York: Knopf, 1990. SEOANE, Jos e TADDEI, Emilio (org). Resistncias mundiais: de Seattle a Porto Alegre. Petrpolis, Vozes, 2001. SIBILIA, Paula. O homem ps-orgnico: corpo, subjetividade e tecnologias digitais. RJ: Relume Dumar, 2003. THOREAU, Henri. Walden. SP: Aquariana, 2001. TOURAINE, Alain. O que a democracia? Petrpolis: Vozes, 1996. VANEIGEM, Raoul. A arte de viver para as novas geraes. SP: Conrad, 2002, Coleo Baderna. VANEIGEM, Raoul. Nada sagrado. Tudo pode ser dito. SP: Parbola, 2004. VIRNO, Paolo. A grammar of the multitude. Los Angeles: Semiotext(e), 2004. WILLIAMS, Raymond. Cultura. RJ: Paz e Terra, 2000. WOODCOCK, George. Os grandes escritos anarquistas. Porto Alegre: L&PM, 1977. ZAOUAL, Hassan. Globalizao e diversidade cultural. SP: Cortez, 2003. VIDEOGRAFIA: Andy Bichelbaum e Mike Bonanno. The Yes Men. EUA, 2001. Independent media center/ Big noise film. This is what democracy looks like. Seattle/New York, 2000, 72 minutos.

202

Mark Achbar, Jennifer Abott e Joel Bakan. The corporation. EUA, 2004. Peter Cohen. Arquitetura da destruio. Alemanha, 1992, 121 minutos. DISCOGRAFIA Manu Chao. Clandestino, 1998.

SITES http://www.bodyart.net http://www.clownarmy.org/ http://www.critical-art.net/ http://www.critical-mass.org/ http://www.ezln.org/ http://www.greenpeace.org http://www.indymedia.org/ http://www.lutherblisset.net/ http://www.midiaindependente.org/ http://www.nadir.org/nadir/initiativ/agp/ http://www.reclaimthestreets.net/ http://www.rizoma.net http://www.theyesmen.org http://www.tutebianche.org/

203

204

NDICE

Abbott, Jennifer Ao conjunta Ao Ao Ao poltica Ao policial Ao radical Achbar, Mark Adestramento Agamben, Giorgio Agente transformador gora Agregaes Agregado de subjetividades Alegria Alemanha Ambientalistas Amchitka Amsterd Anarco-punks Anarquistas Annan, Kofi Antipoder Aparato militar Aparelho de produo Apropriao da vida A r

Arte Conceitual Arte pblica

93-195 49-54- 57-74-104-138 cultural 6-16-17-21-22-42-56-96-164-177-17 9-180-187 direta 14-2133-47-50-54-55-150-151-156-1 57-160-162-164-170-178-179 6-16-21-38-42-99-137-177 117 160-175 93-195 28-29 18-69-97-106-136 6-16-43-56-90-178 133-138 69 97 42-105-113-142 53-82-114-154-195 50-51-127 157-158 143-158-189 126 51-95-124-127-195 170 6-15-27-37-38-179 64-105-197 29 19-44 e 19-21-27-31-54-80-84-101-112-12 9-130-136-144-147-149-151-152-1 53-155-156-163-167-168-180-186188-190-192-195 152-155 130

205 Ativismo poltico Ativistas Atkins, Juan Ator Atualidade Autolimitao Automvel Autonomedia Autonomia Auto-representao A u t o Autoritrio Autoritarismo Aventura coletiva Aventura existencial Bakan, Joel Bakhtin, Mikhail Banco Mundial (BM) Bandos Baran, Rand Paul Barcelona Bearing witness Beck, Julian Beck, Ulrich Bem-comum Benefcios sociais Bentham, Jeremy Beuys, Joseph Bey, Hakim Bichelbaum, Andy Bicicleta B i o p Biopoltica Biopotncia Biotecnologia Bioterrorismo Black Block Bloqueios Body Art Bonanno, Mike 153-155 41-50-51-64-85-158-161-193 128 123-163 153 136 9-140-141-143 30-31-85-187-192 41-44-54-133-135-143-149-165-169 81-165 d a d e 45-78-88-104-111-123-125-127143-148-165 45 179 117 8-87-90 93-195 106-112 59-63-65-161 46-65 48 129 157 162 28 133 58 36 151 18-20-41-43-49-111-123-151 106-195 53-79-141-142-143-144 d e r 6-15-25-29-34-43-56-60-61-62-6 3-87-104 6-19-20-25-26-28-61-62-100-103-192 20-21-63-65 31 31 53-95-96 33-52-94 152-153 106-195

206 Bpm Brasil Bread & Puppet Burocratizao Bush, George Clculos do poder Calvino, talo Campo de concentrao Campos de trabalho forado Canad Canetti, Elias Canevacci, Massimo Capital internacional Capital transnacional Capitalismo 120 48 144-162-163-164 26-44 31 21-28-176 73-174 103 26 115-141-157-158 102 17-18-19-80-92 58 37-58 14-15-16-25-2627-29-32-35-40-41-43-49-58-5960-73-76-78-81-84-87-89-93-9496-106-113-134-143-177-188 26-27 26-27 49-59-94 114 50-112-113 16 126 49-142 95 167 70-72-195 39-41-42-70180-184 65-69-161 33-34-41 81-90-134-135 90 71 24-25-71-98-169-176 d e 8-52-55-63-64-70-83-84-90-94-9 5-111-128-130-131-175 27-32-142-149-156-195 105 135 72-196

Capitalismo estatal Capitalismo privado Capitalismo transnacional Caravan parties Carnaval (carnavalesco) Cartografia fluida Castlemorton Celebrao Centro de Mdia Independente Cesura cultural Chao, Manu Chiapas China Ciberespao Cidadania Cidadania global Cidado do mundo Cidados C i d a Cincia CIRCA Civitas Clandestino

207 Clastres, Pierre Clonagem subversiva Coelho, Teixeira Cohen, Peter Cohn-Bendit, Daniel Coleo Baderna (Conrad Editora) Colnia Comando Comoditizao do corpo C o m p a r t i l h 73 76 2-4-15-18-82-130-132-168-169-193 101-196 45 19-53-186-188-190-191-192-194-196 53 20-48-84-142 148 a m e n t o 8-54-87-96-101-104-105-116-11 7-130-142-152-164-180 Comunicao 40-47-61-74-80-112-118-138-153 C o m u n i d a d e 38-51-70-74-77-80-82-86-87-9192-94-134-164-176-177-185 Comunidade cabide 86 Comunidade pancapitalista 146 Comunismo 40 Conceitos lquidos 19 Conceitualistas 156 Confinamento 29-35 Conscincia 25-28-101-118-178-195 Conscincia vigilante 28 Consenso 48-139-176 Contemporaneidade 18-50-88-97-98-177-179 Contexto biopoltico 21-33 Contrapoder 37-180 C o n t r o l e 6-15-20-25-26-28-34-35-37-4344-46-48-49-60-69-73-78-88-9 9-107-115-116-122-123-127-13 6-137-166-170-174-177-180 Controle estatal 99-137-180 Controle individual 34 Controle social 26-73-127 Copyleft 31-78 Copyright 31-122 C o r p o 25-26-28-29-32-35-40-44-46-5 5-62-69-72-85-93-99-100-101102-105-118-119-131-148-151152-153-154-157-165-195 Corpo sem rgos 101-118-152 Corpo social 62-101

208 Corpos dceis Corpos indisciplinados Correlao de foras Criminal Justice and Public Order Act Crise Crise do comum Crises polticas Critical Art Critical Mass (Massa Crtica) C u l t u 28 2-157-162 27 51-127 12-14-45-98-104-139 139 139 Ensemble 6-7-16-24-30-32-36-42-148-14 9-150-165-181-188 6-7-16-53-141-142-143-180 r a 6-8-9-16-18-38-39-71-77-81-94 -101-113-120-121-127-161-179 -185-187-188-189-191-192-193 -195-196 31-148 132 168 50 141-143 168 168-169 156 18-179 19 128 18-179 18-179 168-169 130 122 116-119 168-169 17-18-19-87-187 171 119 54-55-188 90 Gilles 11-18-34-35-46-63-81-88-89-1 01-118-152-174-188-189 c i a 39-40-48-54-94-97-99-131-132

Cultura autoritria Cultura da ordem Cultura da vida Cultura dance Cultura do automvel Cultura do hbito Cultura do mundo Cultura dominante Cultura fluida Cultura juvenil metropolitana Cultura mix Cultura mvel Cultura mutante Cultura objetivada Cultura poltica Cultura randmica Cultura rave Cultura subjetiva Culturas eXtremas Cpula do Milnio Dark side De Certeau, Michel Debord, Guy Deleuze, D e m o c r a

209 -136-138-142-171-180-186-194 -196 39-48-136 39 136-138-171 12 9 21-62-87-89-90-99-137 30-151 33-40-84-99-137 84 155 16-18-32-60-91-104-123-151-166 128 r 19-56-63-86-88-91-120-166-17 6-177-178 6-16-42-180 a s 6-5-16-18-39-42-47-56-61-81-9 4-98-100-104-131-138-140-176 -181 129 t o 31-34-39-51-61-73-74-76-90-9 3-127-130-131-170-191 34 31-76 39 28-73-113 69 20-48-96 122-125-185 20-29-35-36-45-88-103 40 133-135 13-40 91-116 162 8-117 154-155-160-161 52-57 154 51-115-117-118-119-195 29

Democracia direta Democracia participativa Democracia representativa Desaparicin Desero Deslocamentos Desobedincia civil Desobedincia social Dessau Desterritorializao Detroit D e v Dias de Ao Global D i f e r

Dinmica das metrpoles D i r e Direito privacidade Direitos autorais Direito diferena Disciplinamento (disciplina) Dissonncias Divergncias DJ Dominao Dominguez, Ricardo Domnio pblico Doutrina Drop-out Durland, Steven E culture Ecologia (ecolgico) Economia global Ecopoesia Ecstasy Efeitos de hegemonia

210 Elite global Elos sociais Emancipao Empresas transnacionais Enclaves Esccia Esfera do ser Esfera urbana Espao privado Espao 36 131-132 45-178 36-58 116-123-141 105-114 6-15-181 140 129-130-144 pblico 13-21-50-51-54-111-127-129-13 0-132-135-136-137-140-141-142 -143-144-164 Espao semipblico 129 E s p e c t a d o r / a u d i n c i a 107-123-144-143-154-156-158-1 64-165-166-168 Espinosa, Baruch de 97-98-189 Espontaneidade 17-111-114 E s t a d o 26-28-32-36-39-41-44-46-58-5969-70-71-73-80-89-93-94-97-99101-112-117-124-127-134-136-1 37-138-170-186-187-190-193 Estado de bem-estar social 58 Estado de emergncia 55 Estado mnimo 59 Estado policial 26 Estado-nao 37-58-59-61-97-103-170 Estados Unidos da Amrica 48-53-114 Estratgia 34-51-54-55-77-81-116-156 Estrutura social 27-159 Estruturas de controle 20 Estruturas de encantamento 130 Etnicismos 60 Europa 70-82-125-141 European Vision 95 Evoluo moral da humanidade 28 Excluso 35-86 Exrcito norte-americano 55 Exlio 66-88-118-164-195 xodo 21-56-62-87-91-137-140-179 E x p e r i n c i a 12-17-26-42-44-63-73-76-78-9091-99-111-112-114-116-117-118

211 -119-120-121-129-132-135-137138-140-142-144-149-150-151-1 52-157-163-164-167-178-181 Experincias revolucionrias Experimentao Fabricao cultural Favaretto, Celso FBI Felshin, Nina F e s 44-85 42-56-149 178 17-189 32-115 156-189 a s

16-21-42-49-50-51-53-78-112114-115-119-123-124-126-127 Festas de rua 42-49-52-111-114-115 Finlndia 84-106-114 Fissuras do poder 41-41-49-169-177-178 Flesh Machine 31-148 Fluidez 18-32-36-37-82-115 Fluxos mltiplos 16-19-80-177 Fluxus 152 Forbes, Jorge 121-128-189 Fora de produo 25 Fora de trabalho 25 Fora econmica 28 Fora poltica 28 Foras de contestao 33 Frum Econmico Mundial 171 Frum Social de Gnova 95 Fragmentao 81-85 Foucault, Michel 25-27-28-29-30-32-34-36-62-8 9-113-149-152-189 Frana 45-115 F r o n t e i r a s 20-35-36-57-59-60-64-94-103112-140-144-151-153-156-158161-164-171 Fundamentalismos 60 Fundo Monetrio Internacional (FMI) 59-63-65-162 G8 Gnova George, Susan Germs of Deception Gesto da vida 53-94-105-106 94-95-96-136 81-189 149 28

212 Giuliani, Carlo Gleneagles G l o b 95 105 a

Globalizao em moldes neoliberais Godard, Jean-Luc Goldberg, RoseLee Governabilidade disciplinar Governo norte-americano Gozos coletivos Gr-Bretanha Grande recusa G r e e n p e Grupos Guattari, Felix Guerra fria Guerrilha miditica Hackers Happenings Hardt, Michael Harrison, Helen Harrison, Mark Harrison, Newton Hetero-representao Hierarquia Hierarquizao social Hitler, Adolph Hobbes, Thomas Hobsbawm, Eric Hoffman, Abbie Holloway, John Homem Hooligans Horizontalidade Humanidade Ianni, Octavio Ideais neoliberais I d e n t de

o 12-40-49-57-59-60-81-128-170 -177-187-191-195-196 42-57-60 73 153-190 26 31-158 114 124 30 a c e 6-7-16-156-157-158-159-160-1 61-162-179-181-186-197 afinidade 21-47-48-65-74-82-95-96-104138-179-180 18-46-63-89-101-118-152-189 48-59-83 79 42 153 18-20-56-60-75-89-90-91-99-190 154-155-156 124 154-155-156 81 49-111-123-167-180 29 101-190 97 28-86-190 157 37-44-75-85-191 30-35-73-102-103-135-152 119 143-160 13-28-35-69-92-171-176-177-178 15-191 116 a d e 17-28-50-69-70-71-72-74-75-76-

213 78-81-82-83-85-86-87-89-96-119 -137-166-171-179-187 Identidade nica Imposta (IUI) Identificaes Ideologia Ideologia do progresso dominante Ideologia produtivista Imperialismo I m p r ndia Indisciplina (indisciplinados) Individualizao I n d i v 77 8-19-43-44-70-75-82-122-179 25-40-45-59-60-80-92 26 26 60 i o 20-38-60-61-63-65-91-97-99-1 00-174-189-192 53-115 2-43-156-161 27-131 u o 25-27-35-36-48-52-62-70-77-8 0-83-86-89-98-100-103-116-13 3-134-136-139-160-168 26-27 167 40 32-142-148 e s 13-33-34-35-37-46-48-59-80-9 3-106-107-123-155-170-178 29 34 30 118-150-151 122 90 e t 14-19-31-41-48-49-86-114-121 -122-130-142-178 41-65 31-32 45-76-79-84-94 36 49-93 90 65-190 174 41

Industrializao Inerte cultural Inovaes tecnolgicas Instalao I n s t i t

Instituies de confinamento Instituies disciplinares Instituies sociais Intensidades Interatividade Internacional Situacionista I n t e r Interstcios do poder Intervenes moleculares Itlia Jogos de poder Jordan, John Jorn, Asger Kafka, Franz Kahn, Kublai Karasic, Carmin

214 Kerouac, Jack Kipper, Harry Klein, Naomi Kurtz, Steve Labour Party Lampedusa, Giuseppe Lefebvre, Henri Leste europeu Liberao Liberalismo L i b e r Liberdades civis Libertad, Albert Liderana Linhas de desejo Linhas de fora Linhas Living Theatre Londres Ldico Lutas biopolticas Luther 91 79 93-94-190 31-32 51 43 130-131-132-133-190 44-59 20-49-111-112-137 59-134 d e 9-39-42-44-52-58-112-123-126 -131-133-134-135-136-139 98 77 20-38-48-80-83-85-96-103-104-179 165 6-15-27 fuga 8-21-47-67-69-70-88-89-90-92104-163 144-162-163 49-50-53-65-79-115-119 84-131-132-151 61 Blisset 6-7-16-45-76-77-78-79-80-86-1 14-115-130-146-179-185-196 44-80-88-127-191 45-50-90-179 e s 30-41-45-48-49-52-53-54-55-6 3-64-65-69-84-92-95-96-101-1 02-103-104-123-150 25-50-51-54-55-64-84-95-96-161-166 148-149 17 a 80-100-101-102-103-104-141-1 42-143-186 175-176-191 128 160

de

Maffesoli, Michel Maio de 1968/Maio francs M a n i f e s

Manifestante Marching Plague Marco terico M a Mattelart, Armand May, Derrick Mctaggart, David

215 Mecanismos de dominao Mecanismos de poder Mediao Medo Meios de comunicao Mercado Mercado mundial Mercantilizao Metrpole Mxico Mdia Mil plats Milo Militante Militarizao Miscigenao Mitopoese Mobilidade identitria Mobilizao M o d e r n Modernidade lquida Modernidade slida Modernizao Modo de vida alternativo Monbiot, George Monnerot, J. Monoplio Montesquieu, Charles Moral Morte M o v i m 34-60-78 35-103 8-21-23-45-61-62-152 57-87-95-148 80 133-134-136-148-176 175 27 19-87-116-128-129-186 39-41-70-83-84-115 31-34-76-79-95-156-158-159-191 46-62-89-118-188 84 20 26-44-148 62-89-100 77 21 49-57-127-158-170 i d a d e 27-28-36-58-69-72-81-89-97-1 03-135-190 36-184 36 26-59 125 43 44 138 192 18-27-28-121 29-57 e n t o 12-17-31-36-38-40-41-45-46-5 0-51-52-53-57-69-83-85-90-9396-124-128-135-143-151-152-1 56-160-188-189 49 12-57 41 70 160 d o 6-8-19-20-21-47-49-53-61-62-6 3-65-74-75-89-94-95-96-97-98-

Movimento antiestrada Movimento antiglobalizao Movimento Zapatista Virtual Movimentos de protesto Mudana cultural M u l t i

216 99-100-104-105-115-125-137-1 38-141-166-178-189 singularidades 8-19-47-62-63-94-100-104-115 -138-178 d e 8-16-17-18-27-30-47-50-63-7071-72-73-74-75-80-81-83-86-9 6-98-102-129-137-138-165-175 -178

Multido M u l t i p l i

de c i d a

Multiplicidade conectvel Multivduo Muntadas, Antoni Msica

62 8-76-80 13-129 eletrnica 21-50-115-117-118-120-121-12 2-128-181 60 39 16 72-139 134-135 101-103-104 16-167 Antonio 18-20-38-53-56-60-75-89-90-9 1-97-98-99-189-190-192 59-60-81-83-96-106-133-176 150-192 53 s m o 19-21-45-46-56-62-87-88-89-1 00-115-124-163-166-178-191 77 8-130-131 84-164 170 105-106 o 6-14-31-42-43-45-46-47-60-70-7 3-88-90-93-99-127-129-130-131157-177 43 28-35-47-49-68-97-112-121-132

Nacionalismos Nafta Nakao, Jum No pertencimento Narcisismo Nazismo Negatividade Negri, Neoliberalismo Nespoli, Eduardo Nigria N o m Nome multiuso Obra aberta Ocupao das ruas ONU Operao H.A.H.A.H.A.A. O p o s

Opressivo Ordem

217 Ordem estabelecida 21-49-111-112 Organismos multilaterais internacionais 58 Organizao Mundial do Comrcio 53-59-106-107-166 Organizao no governamental (ONG) 92-93 Organizao poltica alternativa 62 Palcio de Congressos Pankrac Palcio Ducal Panptico Paradigma estatal Participao global Particularidade Partido Comunista Partidos polticos Party Patriotic Act Paz Pelbart, Peter Pl Pensamento stalinista Pentgono Perambulaes P e r f o 64 95 36 44 40 12-17-18-178 26-45-82 35-37-46-72-82-93 51-110-114-115-120-125-156 31 61-159 18-19-63-74-96-138-181-192

45 41-148 8-48-89 r m a n c e 9-16-31-32-53-106-107-144-146147-149-150-151-152-153-155-1 5 6 - 1 6 1 - 1 63-164-165-166-168-180-187-18 9-191-192-194 Pessoa, Fernando 73-192 Pirandello, Luigi 73-192 Pirataria (piratas) 25-122-123-125-179 Planejamento econmico estatal 26 Planificao 26 Plano das bicicletas brancas 143 Pluralidade 39-62-81-89-98-138 P o d e r 6-15-16-18-20-21-25-27-28-29-3 0-32-33-34-35-36-37-38-39-41-4 2-44-45-45-51-54-55-58-60-62-6 3-64-65-69-70-73-78-79-80-81-8 7-89-90-91-94-97-99-102-103-11 5-123-127-135-136-137-138-139 -140-143-148-160-164-165-169176-177-178-179-184 Poticas da ao 150

218 Poticas da vida Polcia Polifonia Polis P o l 9-162 32-50-51-65-85-95-117-124-127 75 130-134-135 c a 6-13-14-15-16-21-27-28-30-31-3 2-34-37-38-42-46-58-59-60-61-6 2-63-69-73-88-92-93-98-99-105120-130-133-134-135-136-137-1 38-139-140-147-158-159-161-16 2-165-167-169-170-177-178-184 -185-186-187-188-190-191 81 169 32 134 56 31-147 174 17-178 16-97 85 28 28-39-65-75-97-98-102-113-169 69-161 63-64-65-136 27-99 64 s o 6-15-16-17-27-31-43-56-59-77-8 2-90-96-131-134-147-148-150-1 54-156-161-164-165-166-176177-178-179-180 15-58 29 30 26-27-44-143 27 81 33-35-143 122 31-122 t o 50-52-53-54-64-70-84-94-142-15 8-161-166

Poltica de identidades Poltica democrtica Poltica econmica Poltica liberal Poltica pr-figurativa Poltica radical Plo, Marco Pontos de convergncia Positividade Potencial miditico Potencialidades humanas Povo Praa Tiananmen Praga Prtica social Primavera de Praga P r o c

Processo civilizatrio Processos econmicos Produo do poder Progresso Projeto da modernidade Projeto capitalista Propriedade Propriedade de informao Propriedade intelectual P r o t e

219 Provos Psicogeografia Pulso de errncia Punk Queixa Questo ambiental Rabelais, Franois Rdio Blisset Radio pirata Rain Forest Action Network (RAN) R a v Ravers Raves ilegais Razo Reao Reagrupamentos Rebelio Reclaim 143-189 90 89 12-124-126-152 169-193 159 106-113 114 123 161 e 50-115-116-117-119-120-122-1 24-125-126-128 50-51-115-124-127-130 6-7-16-21-42-115-116-124-126-127-179 28-121 43-51 30 37-41-64-85-88 Streets 6-7-16-42-49-51-53-80-84-93-11 0-111-112-114-115-127-132-179 -196 61 e s 21-39-40-41-47-48-49-51-52-5 3-60-62-80-81-84-86-91-106-1 15-123-138-141-158-159-166-1 70-176-178-179 44-59 128-154-164 26 44-103 29 88-136 29 59 27-32 39-54-55-96 133-134-135-193 63-115 n c i a 6-12-14-15-16-20-21-25-28-30-33-35-36

the

Recomposies sistmicas R e d

Reforma Refugo Regime de acumulao Regimes totalitrios Regulao Reivindicao Relaes de dominao Relaes trabalhistas Religio Represso Repblica Repblica Tcheca R e s i s

220 -37-39-43-45-46-49-54-57-61-62-69-8182-87-88-89-94-104-136-138-157-165-1 73-177-178-180 32-123 32 93 26-43-44-86-151-190-191-192 26 28 37 116-117-118-119-121-122-193 135-169-193 o s 16-92-99-108-137-143-157-161-167-177 -180 106-112-193 117-118-125-135-150-152-192 46-47-48-86-105-138-176 85-164 54-166 101-114-135 30-49-51-115

Resistncia cultural Resistncia poltica Responsabilidade social Revoluo Revoluo de Outubro Revoluo Industrial Revolues sistmicas Reynolds, Simon Ribeiro, Renato Janine R i s Riso Ritual Rizoma Robocops Rodada do Milnio Roma Rupturas

Said, Edward 68-75-194 Santos, Boaventura Sousa 134-194 So Francisco 82-141 Saunders, Nicholas 118-128-194 Saunderson, Kevin 128 Schmitt, Carl 169 Schurmann, Peter 163 Schwarzkogler, Rudolf 153 Seattle 12-25-53-54-64-104-136-166 Segregao 29 Sennett, Richard 135-140-194 Sex Pistols 152 Sid Vicious 152 Sindicatos 35-37-46-72-93 Sinergias coletivas 6-8-14-45-63-116-121 Singularidade qualquer 21-69-70-74-136-161 Singularizao 62-161 Sistema mundial de produo de mercadorias 26 Sistema poltico 26-103 Sistemas 17-59-127 Sistemas abertos 35 Sistemas a-centrados 47

221 Sistemas centrados Sistemas fechados Situacionistas Soberania individual Social-democracia Socialidade Socialismo Socialismo real Sociedade burguesa Sociedade capitalista Sociedade civil Sociedade civil internacional Sociedade contempornea Sociedades de controle Sociedades de soberania Sociedades disciplinares Sociedades industriais Sof rodante Soundscapes Spiral Tribe Squatters Street theatre Subcomandante Marcos S u b j e t i Sublevao temporria S u j e 47 35 90-112-190 34 40 42-56-129 191 26 28 25 62-81-184 39 6-12-27 34-43 29 29-34-35-73 25-26-28-34-73 143 118 124 125-126-127 51-84-124-127-128-130-179 144 38-39 i d a d e 6-14-15-25-27-45-48-62-71-80-87-89-94 -97-100-134-151-166-168-175-177 42-185 t o 6-13-15-25-30-34-36-40-42-45-53-54-60 -69-73-74-77-80-81-83-84-85-86-90-9192-94-97-99-102-104-111-112-114-119129-132-134-136-137-138-139-140-141144-157-160-161-162-166-168-170 92 44-52 107 121 t i c a 31-33-43-54-55-85-96-156-157-158-159 -160-161 161 162-163-164-180 157-161 8-128

Suspenso temporria Sustentabilidade ecolgica Sweatshops Talaa, Frederick T Teatro de protesto Teatro de rua Teatro guerrilheiro Techno

222 Tecnologia 58-107-142-147-155 Teknivals 8-124 Telefones celulares 41-117-123 Tempos globalizados 6-15-25-54 Teoria crtica 31-147 Terra 41-70-83-154-155-160-174 Terror 26-31-43-115-190 Thatcher, Margareth 116-126 The Global Street Party 115 The Yes Men 106-195 This is what democracy looks like 54-104-166-195 Thoreau, Henry 33-194 Tipologia 17 Toronto 64 Trade Related Intelectual Properties (Trips) 31 Traio 43 Trajetria padro 43 Transformao 91-133-150-159-160-175-176-181 Transgnicos 31 Transmisses clandestinas 122 Tute Bianche 6-7-16-84-96-164-178-196 Uncle Stu-pot Unio sovitica (URSS) Unidade Universos paralelos Utopia Valenti, Cristina Valor de troca Valor de uso Vaneigem, Raoul Vanguarda V i 64-65 26-44-64 26-27-28-50-52-63-97-98-101-102-175 14-176-178 92-174-175-176-186-190-191 162-163 131 131 44-195 20-38-85-179 a 6-8-9-14-15-16-18-19-20-21-23-25-2728-29-30-35-38-39-42-43-44-54-56-61 -63-68-73-74-79-87-89-90-91-92-99-1 00-101-103-104-105-111-112-113-122 -124-125-127-129-131-135-137-139-1 40-142-144-145-150-151-152-155-157 1 6 0 162-163-164-167-168-176-177-178-1 80-181 29-44-61 133

Vida social Vida urbana

223 Vigilncia Violncia Virno, Paolo Vontade coletiva Vontade comum Washington Web White, Ted Xenofobias Xerocracia Yippie 28-36-64 95-96-119-153-159-180-191 18-97-98-99-137-195 48 97 64-161 49-141 141 60-139 142 156

224

225

Potrebbero piacerti anche