Sei sulla pagina 1di 17

JEJUM BBLICO

ADVERTNCIAS SOBRE O JEJUM


Jejuar no salva.
9 E disse tambm esta parbola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram

justos, e desprezavam os outros: 10 Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. 11 O fariseu, estando em p, orava consigo desta maneira: O Deus, graas te dou porque no sou como os demais homens, roubadores, injustos e adlteros; nem ainda como este publicano. 12 Jejuo duas vezes na semana, e dou os dzimos de tudo quanto possuo. 13 O publicano, porm, estando em p, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao cu, mas batia no peito, dizendo: O Deus, tem misericrdia de mim, pecador! 14 Digo-vos que este[publicano] desceu justificado para sua casa, e no aquele [fariseu]; porque qualquer que a si mesmo se exalta ser humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha ser exaltado. (Lc 18:9-14 ACF) Nesta parbola, o Senhor Jesus Cristo ensina que a salvao no pode ser alcanada por obras religiosas e boas intenes. O auto-elogiado fariseu deixou o templo numa condio no salva diante de Deus. O publicano arrependido foi salvo por se humilhar e buscar a misericrdia de Deus. Cristo no est trazendo luz aqui sobre a importncia de jejuar, mais do que Ele traz luz sobre a importncia de dizimar. Mas nem jejuar, nem dizimar, nem outro dever religioso podem justificar um homem diante de um Deus santo.

No se deve jejuar para se exibir.


16 E, quando jejuardes, no vos mostreis contristados como os hipcritas; porque

desfiguram os seus rostos, para que aos homens parea que jejuam. Em verdade vos digo que j receberam o seu galardo. 17 Tu, porm, quando jejuares, unge a tua cabea, e lava o teu rosto, 18 Para no pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que est em secreto; e teu Pai, que v em secreto, te recompensar publicamente. (Mt 6:16-18

ACF) Deus odeia religio hipcrita, que a tentativa do homem de parecer santo diante dos outros homens sem possuir a verdadeira santidade diante de Deus. Nesta passagem, Cristo recusa o tipo de jejum feito com o objetivo de parecer espiritual diante dos homens. Ainda, Ele no traz luz sobre a prpria prtica do jejum, quando feito adequadamente. De fato, Ele tem como garantido que Seus seguidores jejuaro. Ele no disse: Se vs jejuares, mas QUANDO jejuares. E Ele faz uma maravilhosa e definida promessa que os que praticam o jejum bblico sero recompensados abertamente por Deus Pai.

Jejuar no deve ser um ritual religioso.


Jejuo duas vezes na semana, e dou os dzimos de tudo quanto possuo. (Lc 18:12 ACF)

Esta a declarao de um fariseu que praticava a religio numa tentativa de se justificar diante de Deus. Ele observava um perodo regular de jejum. No entanto, em nenhuma passagem a Bblia requer tal prtica. O jejum no deve ser simplesmente um ritual a ser observado uma vez por semana, ou uma vez ao ms ou antes da Ceia do Senhor, etc. O jejum algo a ser praticado [somente] quando surge uma necessidade especial e quando o Esprito Santo inspira.

O jejum inaceitvel e sem efeito sem um direto relacionamento com Deus


3 Dizendo: Por que jejuamos ns, e tu no atentas para isso? Por que afligimos as

nossas almas, e tu no o sabes? Eis que no dia em que jejuais achais o vosso prprio contentamento, e requereis todo o vosso trabalho. 4 Eis que para contendas e debates jejuais, e para ferirdes com punho inquo; no jejueis como hoje, para fazer ouvir a vossa voz no alto. 5 Seria este o jejum que eu escolheria, que o homem um dia aflija a sua alma, que incline a sua cabea como o junco, e estenda debaixo de si saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aprazvel ao SENHOR? 6 Porventura no este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaas as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo? 7 Porventura no tambm que repartas o teu po com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e no te escondas da tua carne? 8 Ento romper a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotar, e a tua justia ir adiante de ti, e a glria do SENHOR ser a tua retaguarda. 9 Ento clamars, e o SENHOR te responder; gritars, e ele dir: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente; (Is 58:3-9 ACF)

5 Fala a todo o povo desta terra, e aos sacerdotes, dizendo: Quando jejuastes, e pranteastes, no quinto e no stimo ms, durante estes setenta anos, porventura, foi mesmo para mim que jejuastes? 6 Ou quando comestes, e quando bebestes, no foi para vs mesmos que comestes e bebestes? (Zc 7:5-6 ACF) Deus repreende os jejuns hipcritas dos filhos apstatas de Israel. Eles estavam obedecendo aos ditames da verdadeira religio, mas seus coraes estavam longe de Deus e estavam vivendo em direta desobedincia Sua Lei. Nenhum dever religioso aceitvel diante de Deus que no proceda de uma vida regenerada e que no seja guiada pela Bblia e pelo Esprito Santo.

O jejum bblico no deve ser feito por questes de sade fsica Embora vrios tipos de jejuns podem ou no promover melhor sade, este no o propsito da Bblia para o jejum. Muitos livros cristos populares enfatizam a importncia de jejuar para o benefcio fsico, mas esse jejum no bblico No podemos dizer se jejuar bom ou no para a sade e no podemos dizer se correto ou errado jejuar por questes de sade. Estamos dizendo simplesmente que a Bblia no fala do jejum luz da sade.

Jejuar no uma prtica asctica


20 Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos

carregam ainda de ordenanas, como se vivsseis no mundo, tais como: 21 No toques, no proves, no manuseies? 22 As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; 23 As quais tm, na verdade, alguma aparncia de sabedoria, em devoo voluntria, humildade, e em disciplina do corpo, mas no so de valor algum seno para a satisfao da carne. (Cl 2:20-23 ACF) Houve falsos mestres em Colossos que promoviam a idia de que a espiritualidade seria adquirida por vrias prticas ascticas, seguindo-se uma lista de podes e no podes, feita por homens. Isto inclua certas regras dietticas especiais e o jejum, como meio de negar o corpo. Os monges catlicos romanos e gregos ortodoxos de certas ordens praticam esse tipo de coisa. Eles se mantm parte da interao normal com as pessoas; seguem regras rgidas de trabalho, dieta e meditao; observam perodos regulares de jejum, solido e silncio; punem seus corpos de vrios modos, alguns inclusive fustigando seus prprios corpos com varas. Esta vida asctica entendida como meio pelo qual os indivduos monges podem desenvolver sua salvao e se aproximar de Deus. Os

sacerdotes hindus e budistas tambm praticam ascetismo numa tentativa de atingir nveis elevados de espiritualidade em seus falsos sistemas religiosos. O apstolo Paulo advertiu contra este tipo de coisa. Nem a salvao nem a espiritualidade so obtidas pelo ascetismo. Pode-se receber o perdo dos pecados e a vida eterna atravs de um salvtico relacionamento com Cristo, atravs do arrependimento e da f na morte de Cristo na cruz. E se cresce na prtica da santidade andando na companhia de Cristo ressureto. Isto o que o apstolo Paulo lembrou aos cristos de Colossos que estavam em perigo de serem iludidas pelos falsos ascetas. 8 Tende cuidado, para que ningum vos faa presa sua, por meio de filosofias e vs sutilezas, segundo a tradio dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e no segundo Cristo; 9 Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; 10 E estais perfeitos nele, que a cabea de todo o principado e potestade; 11 No qual tambm estais circuncidados com a circunciso no feita por mo no despojo do corpo dos pecados da carne, a circunciso de Cristo; 12 Sepultados com ele no batismo, nele tambm ressuscitastes pela f no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos. 13 E, quando vs estveis mortos nos pecados, e na incircunciso da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, 14 Havendo riscado a cdula que era contra ns nas suas ordenanas, a qual de alguma maneira nos era contrria, e a tirou do meio de ns, cravando-a na cruz. 15 E, despojando os principados e potestades, os exps publicamente e deles triunfou em si mesmo. 16 Portanto,ningum vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sbados, (Cl 2:8-16 ACF) O jejum uma parte importante da vida e do ministrio cristos, mas devemos ter cuidado de no pensar que a espiritualidade vem atravs da punio do corpo e da observao de vrios rituais e leis dietticas. A espiritualidade vem da comunhocompanheirismo com Jesus Cristo.

O jejum no garante que a orao ser atendida. Em 2Sa 12 temos o registro de como Davi jejuou e orou procurando que Deus preservasse a vida do filho que ele concebeu do relacionamento adltero com Betseba. Deus no respondeu orao nem honrou o jejum de Davi naquele caso especfico. Isso nos lembra que jejuar, enquanto uma prtica importante na guerra espiritual, no uma garantia de que obteremos o que desejamos de Deus. A orao fervorosa junto com o jejum muitas vezes resulta na resposta que se busca de Deus, mas no garantia absoluta. Deus sempre soberano para responder orao e devemos sempre nos submeter Sua vontade.

Jejuar um assunto pessoal. Jejuar importante e til na vida e no servio cristo, mas no algo que possa ser ordenado [ou induzido] [por outra pessoa] e no algo pelo qual devemos julgar a condio espiritual de outros. O voto nazireu uma ilustrao disto. Deus no exigiu que o povo fizesse voto nazireu (exceto em poucos casos incomuns, como o de Sanso, Samuel e Joo Batista). Era um voto de livre arbtrio que um indivduo fazia a Deus, alm dos deveres requeridos pela Lei. O jejum tem essa natureza.

A IMPORTNCIA DE JEJUAR
A importncia de jejuar vista nas inmeras referncias positivas no Antigo e Novo Testamentos. H 30 exemplos positivos, comandos e instrues na Escritura sobre o jejum: Juzes 20:26 -- Israel jejuou pela vitria na guerra. I Samuel 1:6-7 -- Ana jejuou para ter um filho. I Samuel. 7:6 -- Israel jejuou por [causa de] arrependimento. 1 Samuel. 31:13 -- Os homens de Jabez Gilead jejuaram lamentando por Saul. 2 Samuel. 1:12 -- David e seus homens jejuaram lamentando-se por Saul, Jnatas e os decados de Israel. 2 Samuel. 12 -- David jejuou pedindo misericrdia por seu filho [nascido de Bate-Seba]. 1 Reis 21:27 -- Acabe jejuou [pedindo] por misericrdia. 2 Crnicas 20:3 -- Jeosaf e Israel jejuaram [pedindo] por ajuda e proteo Esdras 8:21-23 -- Esdras e o povo jejuaram [pedindo] por ajuda e proteo Neemias 1:4 -- Neemias jejuou e se lamentou [pedindo] por ajuda a Jerusalm. Neemias 9:1,2 -- Israel jejuando em lamento e arrependimento. Ester 4:16 -- Ester e amigos jejuaram [pedindo] por vitria. Ester 9:3 -- Jejuar mencionado como tendo tido um papel na vitria. Salmos 35:13,14 -- Jejuar em orao e lamentao. Salmos 69: 10,11 -- Jejuar em orao e lamentao. Isaas 58:6-8 -- O jejum que agrada a Deus. Jeremias 36:9 -- Israel jejuou [pedindo] por misericrdia. Joel 1:14; 2:12,15 -- Deus ordenou jejum e arrependimento.

Jonas 3:5 -- Os ninevitas jejuaram em arrependimento [pedindo] por misericrdia. Daniel 9:3 -- Daniel jejuou [pedindo] por sabedoria. Mateus 4:2 -- Jesus jejuou quando tentado no deserto. Mateus 6:17-18 -- Jesus prometeu que o Pai abenoaria o jejum. Mateus 9:14-15 -- Jesus disse que seus discpulos jejuariam. Mateus 17:21 -- O jejum necessrio para vencer algumas foras demonacas. Marcos 9:29 -- O jejum necessrio para vencer alguns baluartes demonacos. Lucas 2:37 -- Jejuar era parte do servio [prestado por] Ana a Deus. Atos 13:2 -- O jejum era parte do ministrio dos servos [de Cristo] em Antioquia. Atos 13:3 -- A ordenao [de pastores] era acompanhada por jejum. Atos 14:23 -- A ordenao [de pastores] era acompanhada por jejum. 1 Corntios 7:5 -- O jejum e a orao so a nica razo adequada para a abstinncia no relacionamento conjugal. 2 Corntios 6:5 -- O jejum foi um modo como Paulo se aprovou como um ministro de Jesus Cristo. 2 Corntios 11:27 -- Paulo jejuava com freqncia. Esses exemplos e instrues sobre o jejum no podem ser considerados superficialmente. Sabemos que os exemplos das Escrituras so to importantes quanto seus comandos diretos. --1Co 10:11; Rom 15:4 -- e esses versos falam especificamente dos exemplos do Antigo Testamento. O Senhor Jesus Cristo nosso Padro (1Pe 1:21). O jejum de Cristo durante suas tentaes no deserto nosso exemplo, assim como Suas oraes durante as tentaes no jardim so nossos exemplos. Tambm sabemos que o apstolo Paulo deve ser imitado - Flp 3:17; 4:9. Paulo coloca diante de ns o exemplo de jejum freqente (2Cor 11:27). O simples fato de que o Esprito Santo coloca diante do povo de Deus tantos exemplos positivos sobre o jejum, em si revela a importncia de sua prtica espiritual. Jejum um dos modos pelos quais um ministro de Cristo se aprova 4 Antes, como ministros de Deus, tornando-nos recomendveis em tudo; na muita pacincia, nas aflies, nas necessidades, nas angstias, 5 Nos aoites, nas prises, nos tumultos, nos trabalhos, nas viglias, nos jejuns, (2Co 6:4-5 ACF) Aqui, o jejum mencionado lado a lado com coisas como pacincia, pureza e conhecimento. Paulo obviamente considera o jejum como uma parte muito importante do ministrio.

O Senhor Jesus fez uma promessa definida sobre o jejum Quando algum jejua da maneira adequada por uma razo adequada, 17 Tu, porm, quando jejuares, unge a tua cabea, e lava o teu rosto, 18 Para no pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que est em secreto; e teu Pai, que v em secreto, te recompensar publicamente. (Mt 6:17-18 ACF). Esta uma das promessas mais maravilhosas na Bblia e no pode ser desconsiderada superficialmente. Deus no faria tal promessa se Ele no considerasse o jejum importante. Cristo nunca desencorajou o jejum adequado. Ele condenou e corrigiu falsas prticas, mas Ele nunca desencorajou o jejum das Escrituras. De fato, Ele tinha como garantido que Seus seguidores jejuariam. Em Mat 6:17, Ele no disse Tu ... SE jejuares. Ele disse: Tu ... QUANDO jejuares O Senhor Jesus disse muito claramente que Seus discpulos JEJUARIAM aps Sua partida da terra. 14 Ento, chegaram ao p dele os discpulos de Joo, dizendo: Por que jejuamos ns e os fariseus muitas vezes, e os teus discpulos no jejuam? 15 E disse-lhes Jesus: Podem porventura andar tristes os filhos das bodas, enquanto o esposo est com eles? Dias, porm, viro, em que lhes ser tirado o esposo, e ento jejuaro. (Mt 9:1415 ACF) Jesus nunca desencorajou o jejum. Ele o praticou e disse a Seus seguidores que o praticassem. Como todos os aspectos da vida espiritual, Cristo corrigiu as falsas idias e abusos que rodeavam o jejum, mas Ele no o desencorajou nem o tratou como algo menos importante. Os servos escolhidos de Deus praticaram o jejum atravs dos sculos Se o jejum fosse desnecessrio ou pouco importante, a melhor parte do povo de Deus se iludiu enormemente em seu pensamento! Observe a me de Samuel jejuando enquanto outros festejavam (1Sa 1:6-7). Observe David, o homem segundo o corao de Deus, jejuando.Observe Esdras, Neemias, Ester e Mardoqueu, o rei Josaf, Daniel, Samuel, Ana, a profetisa, Paulo, todos jejuando. Observe o Senhor Jesus Cristo, Deus manifesto na carne, jejuando. Os cristos de hoje que praticam o jejum por razes bblicas esto em excelente companhia! bvio que o povo de Deus de todas as pocas que jejuaram sabiam de algo que os de hoje que no jejuam, ou que dizem que jejuar desnecessrio, ou que relegam a prtica ao Antigo Testamento ou a um costume judaico, no sabem. Jejuar e orar a nica prtica espiritual que pode interferir com o aspecto fsico do

relacionamento conjugal. 1 Ora, quanto s coisas que me escrevestes, bom seria que o homem no tocasse em mulher; 2 Mas, por causa da prostituio, cada um tenha a sua prpria mulher, e cada uma tenha o seu prprio marido. 3 O marido pague mulher a devida benevolncia, e da mesma sorte a mulher ao marido. 4 A mulher no tem poder sobre o seu prprio corpo, mas tem-no o marido; e tambm da mesma maneira o marido no tem poder sobre o seu prprio corpo, mas tem-no a mulher. 5 No vos priveis um ao outro, seno por consentimento mtuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e orao; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satans no vos tente pela vossa incontinncia. (1Co 7:1-5 ACF) Deus adverte que os maridos e esposas devem cuidar de atender as necessidades fsicas um do outro. Esta uma das funes divinamente ordenadas do casamento: Mas, por causa da prostituio, cada um tenha a sua prpria mulher, e cada uma tenha o seu prprio marido. (1Co 7:2 ACF). S uma coisa permite a quebra do relacionamento sexual regular entre os casais casados: e isto o jejum e a orao. Novamente, notamos que a Bblia no ordena que os cristos jejuem mas entende como garantido que eles o faro e estabelece regras para a prtica.

O jejum essencial para a quebra de certos baluartes demonacos.


18 E, repreendeu Jesus o demnio, que saiu dele, e desde aquela hora o menino sarou.

19 Ento os discpulos, aproximando-se de Jesus em particular, disseram: Por que no pudemos ns expuls-lo? 20 E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca f; porque em verdade vos digo que, se tiverdes f como um gro de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acol, e h de passar; e nada vos ser impossvel. 21 Mas esta casta de demnios no se expulsa seno pela orao e pelo jejum. (Mt 17:18-21 ACF) Isto podia levantar a questo de se jejuar ou no uma parte importante da vida crist. O Senhor Jesus disse que esta uma parte importante da guerra espiritual e aqueles que guerreiam contra os baluartes satnicos sabem que isto um fato! H realmente baluartes demonacos que no podem ser quebrados por NADA alm de orar E jejuar.

QUANDO DEVEMOS JEJUAR?


1. Jejue quando fortemente tentado (Mat 4:2). 2. Jejue quando a sabedoria ansiosamente desejada (Dan 9:3). 3. Jejue quando a ajuda e a proteo so necessrias (Esd 8:21-23; 2Cro 20:3; Jer 36:9). 4. Jejue quando desejada a vitria sobre baluartes demonacos (Mat 17:21; Mac 9:29). 5. Jejue quando desejada a vitria sobre situaes que parecem impossveis (Est 4:1017; 9:31; Nee 1:4). 6. Jejue quando algo ansiosamente desejado de Deus e a resposta no veio s pela orao (Isa. 1:6-7). 7. Jejue quando lamentando por entes queridos ou pela defesa do povo de Deus (2Sa 1:12). 8. Jejue quando novos ministros foram consagrados, e quando os homens saem a proclamar a Palavra de Deus, e contra os inimigos espirituais (Ato 13:2-3; 14:23). 9. Jejue quando envolvido em ministrio espiritual (2Co 6:5; 11:27) 10. Jejue durante perodos de arrependimento especial, confisso, e reavivamento (Joel 1:14; 2:12; 2:15; Nee 9:1-2).

POR QUE JEJUAR IMPORTANTE?


Jejuar importante por causa das lutas espirituais (Mat 17:21). Quando jejuamos, no estamos forando Deus a fazer algo, mas estamos resistindo a foras e baluartes sobrenaturais. Algum pode dizer: Por que isto necessrio, se Cristo tem todo o poder? No sei a resposta a esta questo, mas sei o que Cristo disse: Este tipo no vai embora seno por orao e jejum. Jejuar demonstra o fervor e desejo do corao (Heb11:6). Deus v o corao dos homens, mas a Bblia diz que Ele requer evidncia clara do desejo dos coraes. Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso corao; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. (Jl 2:12 ACF) Isto visto na oferta de Isaque por Abrao. Deus sabia que Abrao O obedeceria e Lhe daria seu filho amado, Mas Ele exigiu que Abrao desse seqncia ao ato at o ponto de mergulhar sua faca em Isaque. S ento Deus disse: Ento disse: No estendas a tua mo sobre o moo, e no lhe faas nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e no

me negaste o teu filho, o teu nico filho. (Gn 22:12 ACF) Jejuar pode ser visto como um modo de evidenciar o fervor e a sinceridade de nossos coraes para Deus em matria de orao. Podemos dizer que coisas como jejum no so necessrias j que Deus conhece nossos coraes, mas exemplos como o de Abrao e seu filho mostram que Deus exige a evidncia de nossa f e fervor. Jejuar ajuda a manter o corpo sob sujeio 24 No sabeis vs que os que correm no estdio, todos, na verdade, correm, mas um s leva o prmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. 25 E todo aquele que luta de tudo se abstm; eles o fazem para alcanar uma coroa corruptvel; ns, porm, uma incorruptvel. 26 Pois eu assim corro, no como a coisa incerta; assim combato, no como batendo no ar. 27 Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo servido, para que, pregando aos outros, eu mesmo no venha de alguma maneira a ficar reprovado. (1Co 9:24-27 ACF) O corpo continuamente deseja seguir seu prprio caminho. Seus apetites clamam por preenchimento e o processo de jejum em si uma subjugao dos apetites corporais. O apstolo Paulo sabia que grandes batalhas so vencidas atravs da vitria sobre pequenos conflitos e as guerras so vencidas em batalhas individuais. Daniel tinha primeiro que conquistar os pequenos conflitos de seus prprios apetites corporais como um jovem antes de poder conquistar a batalha maior de se recusar a obedecer solene lei do rei sobre a orao, como um ancio. A vitria tinha que ser ganha sobre o alimento antes da vitria sobre os lees. Esta uma razo porque to poucos membros comparecem s reunies de orao. Muito freqentemente no tivemos vitria de orao em nossas vidas dirias. Muito freqentemente no temos o hbito regular de subjugar a carne para servir ao Esprito. A Bblia diz que Eli, o sacerdote, era gordo (1Sm 4:18). Ele no subjugava seu desejo corporal ao alimento rico. A temida verdade era que sua falta de cuidado na rea dos alimentos se disseminava para cada rea de sua vida e ministrio. Ele permitiu que sua necessidade fsica de sono lhe impedisse de manter a lmpada do tabernculo acesa durante a noite. A lmpada se apagava a cada noite embora devesse permanecer acesa. Sua falha em subjugar seu prprio corpo era semelhante e ligada sua falha em disciplinar seus filhos. Deus disse que Eli amava as ofertas de gordura tanto quanto seus filhos fracos (1Sm 2:29). Eli no estava cometendo imoralidade com as mulheres porta do tabernculo como seus filhos estavam, mas seu amor insubmisso por alimento e facilidade foi pernicioso ao seu ministrio. Eli devia estar jejuando e trabalhando ao invs de festejar e se sentar!

UM JEJUM BBLICO DURA QUANTO TEMPO?


A Bblia no estabelece uma durao especfica de tempo, para jejuar. Daniel jejuou 21 dias. Ester e Mardoqueu jejuaram 3 dias e 3 noites. O Senhor Jesus jejuou 40 dias no deserto. Mas freqentemente a Bblia simplesmente no diz quanto tempo as pessoas jejuaram. No sabemos, por exemplo, por quanto tempo Esdras jejuou antes de iniciar a jornada para Jerusalm (Esd 8:21-23). Jejuar assunto da liberdade individual sob a direo do Esprito Santo. Pode ser uma refeio ou vrias refeies, conforme a necessidade da hora e a direo de Deus. Romanos 14 fala desse tipo de coisa e diz: Um faz diferena entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua prpria mente. (Rm 14:5 ACF)

O QUE UM JEJUM BBLICO?


Novamente, no h diretrizes rgidas sobre jejum. No jejum de 21 dias de Daniel, sabemos que ele no comeu nenhum po agradvel, nem carne, nem vinho (Dan 10:3). Aparentemente, Daniel comeu alguma coisa, mas se absteve de comidas agradveis. Deus no deu instrues especficas sobre jejum porque este um assunto privado entre um indivduo e o Senhor. Uma me que amamenta, por exemplo, no seria sbia se mantivesse sem alimento por perodo significativo, porque no somente ela depende desse alimento, mas tambm seu beb. Deus prometeu: Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos. (Sl 32:8 ACF). Esta preciosa promessa se aplica ao jejum. Quando voc deve jejuar? Por quanto tempo? Do que voc deve se abster ao jejuar? Deus o guiar pessoalmente e claramente em todas essas coisas se voc caminha em parceria com Ele. Enquanto a Bblia no descreve cada detalhe sobre o jejum, ela nos d as seguintes diretrizes bsicas, a seguir:

Abstinncia de alimento e prazeres fsicos normais (Dan 10:3; 1Co 7:5).

Observe novamente que Daniel no se absteve de alimento completamente, mas apenas de po agradvel. Neste exemplo vemos que h muitos modos de observar um jejum. Podemos nos abster completamente de todos os alimentos e bebidas ou nos abster apenas dos mais saborosos e prazerosos, como fez Daniel. O jejum das Escrituras um assunto privativo e especial entre o indivduo e Deus. Deus pode nos levar a observar um jejum de um modo num momento especfico e de modo inteiramente diferente em outro momento. Algumas pessoas com problemas de sade como o diabetes me perguntaram como podem jejuar. Acredito ser possvel para tais pessoas jejuarem determinando diante de Deus se absterem de certos alimentos favoritos e prazeres durante um tempo especfico. Orao Mas esta casta de demnios no se expulsa seno pela orao e pelo jejum. (Mt 17:21 ACF). O jejum bblico est sempre ligado a uma ateno maior orao e comunho com Deus. O jejum divorciado da orao no um jejum bblico. Confisso de pecados 3 E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com orao e splicas, com jejum, e saco e cinza. 4 E orei ao SENHOR meu Deus, e confessei, e disse: Ah! Senhor! Deus grande e tremendo, que guardas a aliana e a misericrdia para com os que te amam e guardam os teus mandamentos; 5 Pecamos, e cometemos iniqidades, e procedemos impiamente, e fomos rebeldes, apartando-nos dos teus mandamentos e dos teus juzos; 6 E no demos ouvidos aos teus servos, os profetas, que em teu nome falaram aos nossos reis, aos nossos prncipes, e a nossos pais, como tambm a todo o povo da terra.(Dn 9:3-6; leia todo o captulo). Exemplos bblicos de jejum esto muitas vezes ligados a perodos de arrependimento especial e confisso de pecados. Servio a Deus (Is 58:6-8). O jejum cristo uma abstinncia temporria de alimento e outros prazeres fsicos para se concentrar num problema ou necessidade espiritual especfica. No um ritual a ser realizado de maneira supersticiosa, esperando que o prprio ato de ficar sem alimento traria alguma forma de beno, mas um perodo especial de devoo a Deus em orao e abstinncia dos prazeres

normais por um objetivo claro.

IMPORTANTE JEJUAR?
Se jejuar uma questo pessoal, algo no especificamente comandado por Deus, ento [o jejum] realmente importante? No pode ele simplesmente ser deixado de lado? No! O Senhor Jesus Cristo disse que h batalhas espirituais que no podem ser ganhas por NADA alm de orao E jejum no somente orao, mas orao E jejum. Isto significa que s vezes o jejum espiritual, bblico essencial para a vitria sobre o inimigo. Paulo sem dvida considerou o jejum essencial para a vitria no ministrio e na vida. duvidoso que ele tivesse alguma alegria estranha por ficar sem refeies. O que ocorreria se tivssemos que perguntar Ana se o jejum essencial? O que ela responderia? Claro que ela nos diria que jejuar importante. No foi atravs de orao com jejum que Deus lhe deu o filho que tanto ela ansiava? E o que ouviramos de Ester e Mardoqueu? Por que ela no convocou [apenas] uma reunio de orao ao invs de ter o aborrecimento de jejuar trs dias e trs noites? Sua resposta sem dvida seria que s a orao nem sempre suficiente. H vitrias espirituais que no podem ser vencidas sem orao e jejum. Esdras tambm, acrescentaria seu Amm verdade que s vezes o jejum essencial para a vitria. Por que ele simplesmente no reuniu o povo no rio de Aava para [apenas] algumas horas de orao, sem o sacrifcio do jejum? Aparentemente, ele sentiu que era necessrio jejuar assim como orar por segurana na viagem atravs daquelas perigosas terras. Ns, pois, jejuamos, e pedimos isto ao nosso Deus, e moveu-se pelas nossas oraes. (Ed 8:23 ACF) Mas o que tm a ver esses eventos to antigos com cristos que vivem nesses tempos ocupados e modernos? Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e esto escritas para aviso nosso, para quem j so chegados os fins dos sculos. (1Co 10:11 ACF)

AS TRADUES INGLESAS MODERNAS COMBATEM A DOUTRINA DO JEJUM


As novas verses fazem um estranho ataque contra o ensino do jejum no Novo Testamento. Embora permaneam algumas referncias ao jejum, vrias referncias significativas foram removidas. Mateus 17:21 -- A KJV Mas esta casta de demnios no se expulsa seno pela orao e pelo jejum. Este verso inteiro est omitido na Nova Verso Padro Americana [NASV], a Verso Padro Revisada [RSV], a Nova Verso Internacional [NIV], Nova Bblia em Ingls, a Bblia de Jerusalm e a traduo de Philips. A Verso Atual em Ingls [TEV] coloca o versculo em colchetes. Marcos 9:29 -- A KJV tem escrito: E disse-lhes: Esta casta no pode sair com coisa alguma, a no ser com orao e jejum. O texto Grego da Sociedade Bblica, e as novas verses baseadas nesse texto, omitem as palavras e jejum. Isto fato na NIV, NASV, RSV, Bblia Viva, Phillips, Nova Bblia em Ingls e a Bblia de Jerusalm. Esses dois versculos sobre jejum no so as nicas referncias doutrina nas Escrituras, mas elas so as nicas referncias que especificam e diretamente ensinam a importncia de jejuar como um aspecto da guerra espiritual. Aqueles que lutaram batalhas espirituais contra os baluartes das trevas conhecem a preciosa verdade que Jesus est dizendo nessas passagens. A orao um poderoso recurso espiritual, mas H baluartes demonacos que no podem ser quebrados somente pela orao sem o jejum. um fato e uma parte da Bblia! Remover essas referncias da Bblia loucura e um mal. o mesmo que remover parte do armamento essencial do equipamento de um soldado antes de envi-lo batalha. A evidncia textual que apia essas referncias sobre jejum esmagadora. amplamente um assunto da grande maioria do testemunho textual, por um lado (que apia as leituras sobre o jejum) contra o testemunho, superficial, questionvel, dos dois manuscritos preferidos por Westcott e Hort: Vaticanus e Sinaiticus. Pessoalmente, eu exijo um testemunho muito mais forte que este, antes de permitir que algum remova essas Escrituras abenoadas da minha Bblia. De fato, voc no as retirar da minha Bblia, obrigado! Considero essas referncias to importantes espiritualmente que s a remoo dessas duas passagens me demonstram o erro de seguir os princpios textuais de Westcott-Hort que permitem que os manuscritos Sinaiticus e Vaticanus derrubem o testemunho de multides de outros testemunhos.

H quatro passagens que falam sobre a doutrina do jejum que so removidas nas novas verses: Atos 10:30 -- Aqui lemos na verso King James (e muitas das antigas tradues protestantes em vrios idiomas) que Cornlio jejuava e orava. As novas verses, seguindo a direo do texto de Westcott-Hort, removeram a palavra "jejuando". Isto fato para as verses RSV, NASV, NIV, Bblia Viva, TEV, Nova Bblia em Ingls, Bblia de Jerusalm, a Nova Verso Berkeley e Phillips. 1 Corntios 7:5-- A KJV tem escrito: No vos priveis um ao outro, seno por consentimento mtuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e orao; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satans no vos tente pela vossa incontinncia. (1Co 7:5 ACF). Novamente, voltando-se contra a maioria dos testemunhos textuais, as novas verses removem o jejum dessa importante passagem. Isto fato para todas as verses que verificamos, como mencionadas acima. 2 Corntios 6:5--Aquilo que est escrito na KJV, "jejum," foi mudado nas novas verses para fome. Obviamente, fome e jejum so duas coisas diferentes. Em 2Cor 11:27, onde o apstolo Paulo d uma lista de alguns aspectos do seu ministrio, ele menciona ambos: fome e jejum. Vemos por isso que o Esprito Santo no est usando esses termos como sinnimos. Este, portanto, um outro ataque doutrina bblica do benefcio espiritual de jejuar. 2 Corntios 11:27--A KJV tem escrito jejuns freqentes substitudo nas novas verses por freqentemente sem alimento. O comentrio sobre 2Cor 6:5 acima, aqui tambm se aplica. Estar com fome e seguir sem alimento no tm que estar ligados vida e guerra espiritual. Seguir sem alimento no necessariamente jejuar. Mudar essa leitura sem uma avassaladora prova de que os tradutores da King James estavam errados prova que os modernos tradutores no tm muito perigoso. Na KJV se l: em fome e sede, em jejuns freqentes. Uma clara distino se faz entre o Paulo faminto (muitas vezes sofrendo por falta de alimento) e seus freqentes jejuns espirituais. Se, nessas duas passagens, o Esprito Santo se refere s batalhas espirituais do apstolo, ao jejum espiritual, o que mais provvel j que se faz uma distino, ento os tradutores modernos fizeram um grande mal removendo esse ensinamento em suas verses. Quando a leitura desses seis versculos feita em conjunto, aparece um padro definido de ataque nos novos textos e verses gregas sobre a doutrina do jejum como uma arma

espiritual. E isto ainda mais srio diante do fato de que fomos alertados nas Escrituras de que a guerra espiritual vai crescer em intensidade medida que se aproxima o retorno de Cristo. 3:1 Sabe, porm, isto: que nos ltimos dias sobreviro tempos trabalhosos. 3:13 Mas os homens maus e enganadores iro de mal para pior, enganando e sendo enganados. (2Tm 3:1,13 ACF) . No se iludam, queridos amigos cristos, por aceitar uma verso da Bblia que remova essas importantes armas espirituais da sua vida. O fato que H baluartes demonacos que no podem ser quebrados sem o jejum bblico. Enquanto as igrejas esto festejando, o demnio opera ferozmente. J experimentamos esta verdade. Houve momentos em que estivemos a ponto de total desespero em nosso ministrio no pas idlatra do Nepal. Lembro-me dessa experincia no incio de nosso trabalho l. Parecia que uma escurido impenetrvel se mantinha diante de ns. Estvamos proclamando o Evangelho a alguns hindus que mostraram interesse. Muitos estavam vindo s reunies e alguns fizeram profisso de f. Mas nenhum idlatra se arrependeu dos seus pecados e de sua idolatria e nasceu de novo. Os problemas estavam caindo sobre ns de vrias origens, com potencial para dar fim ao nosso ministrio naquela terra difcil. A associao ecumnica nacional levantou calnia sobre ns e se reuniu para um total boicote ao nosso ministrio. Nosso trabalho era ilegal e estvamos em perigo constante de ser condenados pelo governo de Nepal. Parecia que nosso desejo de estabelecer uma igreja que glorificasse a Jesus Cristo, em Nepal, nunca seria satisfeito. Determinamos ter um tempo de orao com jejum. Era a primeira vez, realmente, que eu tinha praticado isto com inteno to sria, e devo admitir que no achei fcil. Logo depois um amigo de Nepal veio nossa casa e foi salvo em nossa sala, logo depois que o encontramos. Ento ele levou um amigo a Cristo e esse amigo levou a irm a Cristo. Todos eles mostraram evidncia real de arrependimento. Eles pararam completamente com a idolatria e comearam a servir ao Senhor Jesus Cristo, apesar de muitas perseguies. Logo outros foram salvos, e o Senhor trouxe um evangelista fiel para juntar foras conosco como um muito necessrio cooperador no ministrio. Hoje, aquele grupo cresceu em meio a muita dificuldade e pobreza e se tornou uma viva igreja do Novo Testamento. Ela tem sua prpria liderana, paga suas prprias contas, e tem uma zelosa viso evangelstica missionria. Todos os primeiros convertidos ainda esto servindo ao Senhor, hoje, muitos em posies de liderana. Orao com jejum uma parte normal do ministrio daquela igreja. A vitria teria sido ganha sem o jejum? No conforme o testemunho do Filho de Deus. Ele disse: Este tipo s vai embora com orao e jejum. Os obstculos que enfrentamos naquela terra pag eram obstculos sobrenaturais. As

Escrituras levantam as cortinas que escondem o reino sobrenatural de nossos olhos e identifica nosso adversrio. Porque no temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os prncipes das trevas deste sculo, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. (Ef 6:12 ACF) Muitas outras ilustraes poderiam ser dadas, mas esta suficiente. Vimos o que diz a Palavra de Deus. Vimos o exemplo do povo de Deus de todas as pocas. Vimos o exemplo do Filho de Deus. Devemos enfrentar essas coisas e perceber que o jejum espiritual muito importante na vida de nosso ministrio cristo e uma prtica urgentemente necessria em nossos dias. Sentimos o poder do inimigo. Ouvimos seu temido rosnar. E acreditamos na advertncia do Senhor Jesus Cristo e nos muitos exemplos das Escrituras infalveis. O jejum espiritual essencial. Glria a Deus pela certeza da promessa da Bblia: 17 Tu, porm, quando jejuares, unge a tua cabea, e lava o teu rosto, 18 Para no pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que est em secreto; e teu Pai, que v em secreto, te recompensar publicamente. (Mt 6:17-18 ACF)

Potrebbero piacerti anche