Sei sulla pagina 1di 8

Universidade Federal Da Paraba Centro De Cincias Humanas Letras E Artes Curso De Cincias Sociais Direitos Humanos

TONY LUCIANO CASSEMIRO DA SILVA

MULHERES VTIMAS DE VIOLNCIA

Joo Pessoa 2012

TONY LUCIANO CASSEMIRO DA SILVA

MULHERES VTIMAS DE VIOLNCIA

Trabalho a ser apresentado na disciplina de Direitos Humanos, como requisito para 3 nota do perodo corrente. Professor: Itamar Nunes da Silva

Joo Pessoa 2012

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo identificar abusos aos Direitos Humanos contra a mulher no mbito institucional, precisamente nas penitenciarias da capital Joo Pessoa, e mostrar como essas agresses se manifesta na

realidade e no dia dia dessas mulheres, quer seja detenta ou visitante, no se trata aqui de denuncia de agresso fsica, mas de uma denuncia de cunho social instalada no seio estatal.

Palavras-chave: violncia; mulher; direitos humanos.

RESUMEN

Este trabajo tiene como objetivo identificar violaciones de los derechos humanos contra las mujeres en las instituciones acadmicas, precisamente en la penitenciara de la persona de Juan de capital, y mostrar cmo estos ataques se manifiesta en la realidad y el da de estas mujeres, ya sea interno o visitante, esto no es aqu se queja de la agresin fsica, sino una denuncia social, de instalarse en el estado.

Palabras clave: violencia, las mujeres, los derechos humanos.

Mulheres vitima de violencia

A violncia contra mulher pode ser observada em varias esferas da sociedade , principalmente naquela em que deveria lhe dar maior proteo, o Estado. O artigo 5 da constituio brasileira diz: Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza , garantido-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e a propriedade nos termos seguintes : I homens e mulheres so iguais em direito e obrigaes, nos termos dessa constituio.

Apresentao

Neste trabalho que considero um trabalho de campo, procurei observar e identificar a violncia contra a mulher no mbito institucional. Atravs do Pronasci (Programa Nacional Em Segurana Pblica Com Cidadania) tive a oportunidade de participar do curso MVVD (MULHERES VITIMAS DE VIOLNCIA DOMESTICA) fato que me incentivou a este tema. Nesse trabalho a que agora me remeto tentarei mostrar como vrios tipos de violao esto conjuntamente interligados, e de forma silenciosa e malfica constitui grave violao dos direitos da mulher e destri sua dignidade. Espero que sirva de alerta as autoridades, e que ajude a construir direitos que consolidem a dignidade feminina. 8 do art.226, CF de 1988 O estado assegurar assistncia famlia na pessoa de cada um a que as integram, criando mecanismo para coibir a violncia no mbito de suas relaes Art. 3 - constitui objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil: Iv promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo,cor, idade e quaisquer outra forma de discriminao.

Constitui violncia Ao longo de dez anos de trabalho na rea de segurana pblica, tenho observado todos os domingos e quartas feiras uma cena que se tornou para muitos uma situao natural, na porta dos presdios desta capital famlias se amontoam para tentar uma visita a seus companheiros ou companheiras, pais ou filhos. So mulheres, crianas e senhoras. Tudo bem que essa situao no um privilegio nosso, em todo Brasil existem uma situao igual a nossa ou pior, porm, no uma situao de normalidade e muito menos de cidadania. A violncia contra as mulheres objeto de preocupao social, e no s uma questo privada segundo Bravo(1994). E ainda segundo CCrsi (1997, 2002), a violncia concebida como todo o tipo de violncia em que h abuso de poder podendo manifestar-se de diferentes formas. Essas so imagens desse descaso que mostro para que tenhamos uma pequena noo dessa imensa situao.

Bem, esses seriam fatos cotidianos a qual falei no comeo deste trabalho e que se tornara uma coisa normal para quem ver, ou quem passa por tal situao j que se repete a toda semana, apesar de aqui j apresentar uma grave violao dos direitos humanos, queria chamar a ateno para mais um detalhe que o ponto central desse trabalho. H alguns meses tenho feito um novo servio durante o turno da noite, para minha surpresa me deparei com uma nova situao que envolve mais uma vez a situao de total degradao humana com essas mulheres, ao passar em uma rua prximo penitenciaria de segurana mxima (PB1) deparei-me com vrios sacos de dormir em uma

calada, quando me aproximei era varias mulheres que ali se abrigava para que no prximo dia conseguisse uma vaga na visita do presdio. Por que essas mulheres se submetem a tal situao? Dois fatores me chamaram ateno nesses casos, quando prximo a essas mulheres o que se ouvia era muitas reclamaes. Essas mulheres em sua maioria estariam ali no por sua vontade, mas por um motivo que muitos no entenderiam, antes quero contar uma passagem a que me recordo quando acompanhava uma reeducanda a uma audincia, essa mulher j havia sido vitima de seu companheiro, na ocasio teria levado seis(6) disparos de arma de fogo, imagine a causa desse absurdo? Seria simplesmente porque sua companheira deixara de visita-lo no presdio. E porque estaria ela cumprindo sentena? Depois de ser violentada e ameaada retornou ao presidio para levar drogas ao marido, foi descoberta e presa. Bem agora j podemos entender o motivo ao qual tanto sofrimento, as constantes ameaas de criminosos a suas companheiras era um dos motivos a qual muitas dessas mulheres se submetiam a tal situao. O segundo fator o constante aumento da populao carcerria feminina na capital Joo Pessoa (PB), em 2002 era de aproximadamente 150 hoje (2012) j passa de 400, um dado interessante dessas mulheres que, em sua grande maioria esto envolvidas com trafico de drogas justamente por influencia ou ameaas de seus companheiros, outro dado que no novidade pelo menos para mim e a condio scio econmico da maioria dessas mulheres que so em sua maioria de classe baixa.

Potrebbero piacerti anche