Sei sulla pagina 1di 5

10

Artigo Tcnico

Anlise Operacional de uma Comporta Fusvel


Geraldo Lcio Thiago Filho - UNIFEI / CERPCH Alosio Caetano Ferreira - UNIFEI
RESUMO
Com a tentativa de execuo de um plano de expanso do setor eltricoenergtico brasileiro, abriu-se o caminho para aperfeioamento e desenvolvimento de novas tecnologias, focadas principalmente em trs diretrizes: eficincia, segurana e reduo de custos. O presente trabalho busca realizar uma analise objetiva da utilizao das comportas fusveis, como uma possvel alternativa para o mercado brasileiro. O vertedor representa no que diz respeito a aspectos construtivos a boa parte da obra civil total, e sua construo em muitas das vezes se torna de difcil concluso e apresenta um custo elevado por estar amarrada a aspectos da geografia do local.

3. COMPORTAS
As comportas hidrulicas utilizadas em barragens so previstas com o objetivo de bloquear uma passagem hidrulica, podendo operar normalmente fechadas ou normalmente abertas, de acordo com sua funo. As comportas que auxiliam a inspeo e a manuteno das estruturas civis, como canal de aduo, tubulao de baixa presso e passagens hidrulicas da Casa de Fora, permanecem normalmente abertas, isto , fora de operao. As comportas de desarenao ou limpeza tm a funo de permitir, por ocasio de sua abertura, a eliminao de areia ou qualquer outro material decantado no fundo do reservatrio. Em geral, so comportas de pequenas dimenses, porm sujeitas a presses considerveis, por estarem situadas prximas ao fundo do reservatrio. As comportas podem ser construdas utilizando o ferro fundido, o ao e, em alguns casos, a madeira. As comportas de madeira so de construo simples, porm o custo est relacionado dificuldade crescente em se obter madeira de boa qualidade. As madeiras empregadas na fabricao das comportas devem possuir boa resistncia ao tempo e umidade, a fim de evitar o apodrecimento prematuro. As comportas de ferro fundido so comportas pesadas, padronizadas por alguns fornecedores, porm de uso limitado. Normalmente, so previstas para suportar colunas dgua de at 10 metros sobre a soleira; as comportas de ao so de construo leve, baixo custo e de grande durabilidade, necessitam ser protegidas por adequada pintura, principalmente na linha dgua onde a agressividade da corroso maior. As comportas so guiadas em seu movimento de subida e descida por perfis metlicos, chumbados ao concreto nas extremidades laterais. A vedao, se possvel, deve ser feita com perfis adequados de borracha sinttica sobre quadro de ao inoxidvel, o que garante um baixo ndice de vazamento. Para pequenas comportas, o acionamento poder ser feito manualmente, por meio de haste de ao com rosca ligada comporta e movimentada por pinho ligado a um volante, sendo o conjunto fixado na travessa superior de armao. , tambm, possvel a utilizao de talha movida a corrente ou mesmo talha eltrica, desde que a instalao completa esteja dentro das disponibilidades oramentrias. importante considerar o fato de que as comportas so elementos acessrios, no tendo influncia direta na produo da usina. No entanto, a rapidez na manuteno implica diminuio do tempo ocioso ou improdutivo da usina. Assim, durante o projeto, deve ser feita uma comparao entre o investimento inicial necessrio e os benefcios obtidos na eletrificao do acionamento das comportas. Existem vrios tipos de comportas, que executam os mais diversos tipos de funes, dentre estes vrios tipos de comportas se destaca um tipo relativamente novo que foi desenvolvido para resolver problemas que acontecem na construo e manuteno de barragens modernas, esse tipo conhecido como comporta fusvel.

ABSTRACT
With the attempt of execution of a plan of expansion of the Brazilian electric-energy sector, opened up the road for improvement and development of new technologies, focalize mainly in three guidelines: efficiency, safety and reduction of costs. The present work search to accomplish one it analyzes it objectifies of the use of the fusegates, as a possible alternative for the Brazilian market.

PALAVRAS CHAVE
Componentes hidromecnicos, Comportas, Comportas Fusveis.

1. INTRODUO
Devido ao episodio famoso conhecido como apago que aconteceu na virada do sculo, originado da grande depreciao do nvel dos reservatrios das principais usinas hidreltricas, o Brasil vive em alerta tentando aprimorarse, corrigir-se para evitar que tal fato se repita. Para tanto o governo juntamente com especialistas lanou vrios programas de expanso do setor eltrico-energtico brasileiro. A maioria das formas de gerao de energia eltrica altamente impactante para o meio ambiente e o desperdcio cria a necessidade de novos impactos para atender demanda. Na Alemanha, por exemplo, especialistas afirmam que s a energia gasta para manter os dispositivos de stand-by de televisores e outros eletrodomsticos corresponde produo de duas usinas nucleares. Alm dos impactos ambientais, novos empreendimentos de gerao de energia implicam em gastos altssimos custeados por toda a sociedade. Porem ao se analisar as perspectivas de crescimento para o Brasil, torna-se indispensvel o investimento imediato na gerao de energia, para evitar que a prpria sociedade acabe tendo que sofrer um novo tipo de racionamento ou crise energtica, isto faz com que se torne imprescindvel o aprimoramento e desenvolvimento de novas tecnologias, visando a priori a busca pela a eficincia , a diminuio dos gastos e no se pode esquecer do fator de segurana pois, com as atuais mudanas climticas torna-se cada vez mais difcil se prever um evento extremo como uma onda de cheia. As cheias podem ser induzidas pela ruptura de barragens, associadas ou no a fenmenos meteorolgicos adversos. As ondas de cheias induzidas por estes acidentes so geralmente de propagao muito rpida e com forte impacto no tecido social a jusante e no ambiente. Os aproveitamentos hidrulicos do pas, construdos para fins hidro-eltricos, hidro-agrcolas, de abastecimento pblico e mistos ascendem a mais de um milhar. Contudo aqueles que maior impacto tm no tecido socioeconmico dos vales a jusante so naturalmente os de mdia a grande dimenso, maximizando ainda mais o risco.

2. VERTEDORES
Segundo SOUZA (1999), vertedor ou descarregador um dispositivo utilizado para controlar ou medir a vazo em um escoamento por um canal, no caso de uma barragem o vertedor tem o objetivo de escoar o excesso de gua acumulado pelo reservatrio evitando assim o risco do nvel de gua atingir a crista da barragem. Basicamente pode-se dizer que um orifcio de grandes propores no qual foi suprimida a aresta do topo, por isso a parte superior da veia liquida, se faz em contado com a presso atmosfrica. Os vertedores podem ser classificados de diversas formas, quanto natureza da parede, quanto forma geomtrica da abertura, quanto geometria da crista, quanto largura relativa da soleira, quanto altura relativa da soleira, quanto natureza da lmina dgua e quanto inclinao do paramento da estrutura com a vertical.

4. COMPORTA FUSVEL
As comportas do tipo fusvel apresentam como principal caracterstica o fato de como o prprio nome diz funcionar como um fusvel de proteo, isto ela executa a funo designada pelo projeto, porem sua operao s acontece uma vez em situaes extremas definidas em projeto respeitando uma prerrogativa muito importante quando se fala de barragem que a segurana. A segurana das barragens um problema que tem vindo a preocupar, cada vez mais, os tcnicos e entidades responsveis pelo projeto, licenciamento, construo e explorao destas infra-estruturas, verificando-se uma consciencializao crescente da existncia dum risco potencial para as populaes instaladas

Artigo Tcnico

11

nos vales a jusante. Os prejuzos resultantes de um acidente ou incidente com uma barragem, embora com um risco diminuto, podem ser bastante elevados, havendo a considerar prejuzos diretos e indiretos. Os prejuzos diretos so os de mais fcil avaliao, partindo do pressuposto, um tanto materialista, de que possvel quantificar o custo de vidas humanas. Mas alm destes, h que no esquecer os prejuzos indiretos causados pela ruptura do sistema estabelecido, que pode demorar meses ou anos a normalizar. RAMOS (1995) apresenta alguns nmeros sobre vtimas e prejuzos causados por alguns desastres ocorridos nos ltimos duzentos anos. A ttulo de exemplo, citam-se os casos das barragens de Baldwin Hills e Teton, nos EUA, em que perdeu a vida um nmero muito reduzido de pessoas, mas em que se verificaram prejuzos materiais superiores a 10 milhes de reais; e, os casos das barragens de South Fork, EUA, e Vajont, Itlia, em que morreram mais de 2 000 pessoas. As comportas do tipo fusvel primam pela segurana, porque elas eliminam um dos fatores mais importantes que condicionam os acidentes, elas eliminam o fator humano pois como elas no necessitam de operadores elas obedecem restritamente s condies estipuladas em projeto. As comportas do tipo fusvel podem ser utilizadas em muitas funes das quais pode-se destacar as seguintes: - Diminuir custos construtivos relativos a estruturas tipo vertedores ou barragens de irrigao, quando prev-se em projeto a instalao de comportas desse tipo na crista do vertedor pode-se diminuir a altura do mesmo pois ser acrescida a ele a altura da comporta, no alterando assim suas caractersticas. - Aumentar os nveis dos reservatrios j implantados, quando se necessita de aumentar a potencia gerada em uma usina hidreltrica, ou aumentar a capacidade de um reservatrio para abastecimento/irrigao, instala-se estas comportas na crista dos vertedores aumentando a altura bruta de gua no valor da altura da comporta, aumento que dependendo das caractersticas do reservatrio pode chegar segundo alguns fabricantes a 15% do volume total de gua acumulada.

5. COMPORTA DE ESTUDO
Existem vrios tipos e marcas de comporta fusvel, porem este trabalho tenta fazer uma analise mais detalhada de uma marca/ tipo mais peculiar de comporta fusvel, a comporta HYDROPLUS. O conceito da comporta fusvel HYDROPLUS baseado no seguinte processo: - Em situaes normais a gua escoara por cima da comporta, como indica a figura 1. - Quando acontece um evento estremo como uma cheia, o reservatrio interno enche, ento a estrutura sofre a ao de duas foras: uma no sentido do escoamento e outra de cima para baixo ocasionada pela presso da gua na cmera de presso, como indica a figura 2. - Quando o somatrio das foras citadas anteriormente fica maior que a fora peso que mantem a comporta no lugar, a comporta vai se inclinando at vir a tombar, como mostra a figura 3.

Figura 1: 1 A gua escoada por cima da crista

Figura 2: 2 O reservatrio interno acumula gua

Figura 3: 3 A comporta fusvel entra em ao

Figura 4: componentes da comporta fusvel

O conceito assegura que: - Descarga de inundaes pequena por cima da barreira da comporta - Descarga de inundaes grandes pela abertura crescente, conforme o numero de unidades instaladas de acordo com o projeto e em funo do peitoril da barragem. O desenvolvimento de um projeto especifico deve assegurar que: - O intervalo de repetio de uma inundao para uma primeira troca de uma comporta fusvel muito longa (de 20 a 200 anos ou at mais se assim quiser o empreendedor), dessa forma os benefcios adquiridos pelo sistema em cima de um longo perodo de tempo exceda em valor e inconvenincia a perda de uma unidade e tambm sua perda de gua - Se acontecer a vazo mxima especificada em projeto , todas as unidades se desarmam rpido, evitando que o reservatrio exceda o nvel mximo de gua. - Para inundaes que aconteam em dois extremos, as unidades se detroem em seqncia, em uma sucesso que projetada para evitar o aumento sbito da vazo de sada.

12
Devido a sua flexibilidade o conceito apresentado pode ser utilizado em vrias represas existentes para: - Aumenta a capacidade de armazenamento da represa, recuperando at 80% da vazo anual que extravasaria, sem aumentar o nvel Mximo de gua. - Aumento da segurana sem sacrificar a capacidade de armazenamento, abaixando a lamina de vertimento. - possvel combinar estes dois benefcios e ainda aumentar o aspecto de controle de inundao a jusante, reduzindo a vazo de sada significativamente durante as inundaes mais freqentes. - O conceito ainda pode ser utilizado em novos empreendimentos visando a reduo de custos e o aumento da segurana, em particular, a comporta fusvel do tipo HYDROPLUS pode ser usado para reduzir o peitoril e a altura da represa. As comportas fusveis tipo HYDROPLUS so alinhadas lado a lado com articulaes seladas entre elas. Cada comporta constituda basicamente de trs partes: um reservatrio de gua, uma parede de entrada de gua e uma cmara de presso, duas das partes podem ser vistas na figura 4. A altura do reservatrio de gua varia comumente de 1m a 6.5m e depende de exigncias de projeto, porem geralmente equivalente a aproximadamente 40-80 % da profundidade de mximo de gua de inundao no peitoril sem contar as comportas tipo fusvel no lugar. A estrutura do reservatrio de gua sempre feita em ao, e todas as partes em ao so tratadas contra corroso. A cmera de presso tem de ser muito bem vedada pelos selos, tanto os laterais quanto o de montante para evitar que a gua do reservatrio entre na mesma e atrapalhe as foras de presso que determinaram o momento de tombamento da comporta. A cmera de presso pode ser vista na figura 5.

Artigo Tcnico
canal compreende uma srie de equipamentos e estruturas, dois quais podese citar dois reservatrios, uma bomba e toda uma tubulao em ao onde esto instalados manmetros de coluna e um medidor de vazo tipo Venturi. Alem das instalaes foram utilizados um medidor de vazo ultra-snico e uma balana de preciso (Figuras 6 e 7).

Figura 6: Medidor de Vazo Ultra-Snico

Figura 7: Balana de Preciso

Figura 5: Cmara de Presso

Foi construdo para realizao dos ensaios um vertedor do tipo retangular com duas contraes laterais, cujo perfil foi construdo em madeira e em chapa de ao galvenizado (figura 8).

Como exemplo de aplicao desse tipo de comporta pode-se citar: - A barragem de ST-HERBOT na Frana, que apresenta as seguintes caractersticas:

Figura 8: vertedor retangular (vista de jusante)

Caractersticas Tipo de empreendimento : gerao hidreltrica Altura do vertedor: 20,2 m Altura da comporta: 1,5 m Numero de unidades inst.: 5 Capacidade de vazo antiga: 27 m3/s Capacidade de vazo nova: 85 m3/s Aumento de vazo: 216%

Com o intuito de testar as caractersticas deste tipo em especial de comporta fusvel, foi realizado ensaios em modelo reduzido, demonstrados a seguir.

Figura 9: comportas tipo fusvel

6. ENSAIOS EM MODELO REDUZIDO


Os estudo em modelo reduzido foi realizado no LABORATRIO HIDROMECNICO PARA PEQUENAS CENTRAIS HIDRELTRICAS (LHPCH), localizado na Universidade Federal de Itajub (UNIFEI). Para a realizao do estudo foi utilizado o canal de ensaio hidrulico, esse

Artigo Tcnico

13

Os dois modelos de comportas do tipo fusvel foram fornecidas pela prpria empresa. O estudo pode ser dividido em duas partes, em um primeiro momento mediu-se as caractersticas de escoamento em trs momentos distintos, primeiro sem nenhuma comporta instalada no vertedor, depois com apenas uma comporta instalada no vertedor e por ultimo com duas comportas instaladas no vertedor. As caractersticas medidas foram a vazo que foi variando gradativamente, a velocidade, a altura de lamina dgua e altura total bruta; e a partir dessa medio chegou-se ao seguinte quadro:

Quadro 1: valores medidos em ensaio

Com estes valores em mos pode-se calcular o coeficiente de vazo Cd que devido s caractersticas do vertedor e levando em conta as contraes laterais pode ser determinado pela formula de Francis (1905) dada por: onde: Cd : coeficiente de vazo. h: altura da lamina de gua. P: altura do vertedor (da base at a regio aberta). O resultados dos clculos forneceu o mesmo coeficiente mdio de vazo para os trs casos, em torno de 0,62. Na segunda parte do estudo verificou-se o acionamento das comportas, que se d de acordo com a presso exercida pelas foras da gua no sentido do escoamento e pela presso provocada pela gua que entra na cmera de presso. Devido a estas caractersticas o acionamento das comportas est estritamente ligada ao lastro das mesmas, este lastro nada mais que um peso, portanto no experimento tarou-se vrios pesos e ento fez-se vrias medidas de vazo de tombamento gerando um grfico (grfico 1), que corresponde a trs situaes diferentes (Figuras 11, 12 e 13) , a partir deste grfico determinou-se a equao da vazo de tombamento em funo do peso para cada situao.

Figura 11: apenas uma comporta instalada e variando os pesos Figura 10: foras exercidas na comporta

Figura 13: Duas comportas instaladas, mas s uma variando os pesos Figura 12: duas comportas instaladas e variando os pesos

14

Artigo Tcnico
questo o L subiu de 0,166 m para 0,360 m , o que significa um aumento de mais da metade e que reflete significativamente no resultado das vazes. Este acrscimo na capacidade de vazo para uma mesma lamina pode ser entendido como uma grande vantagem no ponto de vista da segurana quando se pensa em acontecimentos extremos como ondas de cheias ou cheias milenares. Na segunda parte do experimento gerou-se as equaes da vazo de tombamento em funo do peso do lastro da comporta, para trs possveis situaes de uso das mesmas, a partir dessas equaes o empreendedor pode realizar os clculos da segurana em funo do custo da comporta, pois quanto menos peso tiver o lastro maior ser a segurana porque ficar mais fcil da comporta tombar abaixando o nvel do reservatrio, porem com isso ter um custo de recuperao da comporta que tombou alm do custo relativo altura dgua que escoou; por outro lado se o empreendedor optar por operar com bastante peso no lastro da comporta ficar mais difcil de tombar a mesma porem a segurana da barragem pode ficar comprometida em um caso de cheia extrema podendo danificar a estrutura da barragem ou at mesmo comprometer de vez suas operaes. Outra opo fazer com que as comportas funcionem em enfeito domin isto , colocando valores diferentes de lastro o empreendedor pode optar para uma segurana mediana e um custo operacional relativo menor.

Grfico 1: Tombamento em funo do lastro


De acordo com a variao do lastro e do arranjo, para a primeira situao onde se encontrava apenas uma comporta instalada variando o peso obtevese a seguinte equao:

8. CONCLUSES
Ao final deste trabalho pode-se concluir que a comporta do tipo fusvel do sistema HYDROPLUS se apresenta como uma boa alternativa tanto na questo da diminuio de custos construtivos, quanto em aumentar a capacidade de reteno de gua de reservatrios. Porem tem-se que tomar muito cuidado na questo da segurana, pois com as atuais mudanas climticas que o pas e o mundo vem atravessando, torna-se quase que impossvel prever eventos extremos. Como no Brasil a maioria das barragens esto localizadas em regies de relativa importncia econmica e com alta densidade populacional qualquer pequeno acidente pode significar um desastre de grandes propores.

Para a segunda situao que se caracteriza pela presena de duas comportas instaladas onde as duas esto variando pesos iguais, gerou-se a seguinte equao:

Para a terceira situao fixou-se uma das comportas e a outra teve o peso sendo variado, gerando a seguinte equao:

onde: Qt: vazo de tombamento em [l/s] p: peso do lastro da comporta em [g]

7. ANALISES E DISCUSES
A primeira parte do experimento apresentou como resultado o fato dos coeficientes de vazo serem iguais para as trs diferentes situaes, isso se deve pelo fato do coeficiente de vazo ser determinado em funo da altura de lamina de gua e a altura efetiva do vertedor, quando instala-se as comportas a altura bruta sobe mais a altura efetiva do vertedor tambm sobe pois tem que ser acrescida a ela a altura das comportas; porem segundo PORTO(2001), ao se levar em conta as contraes laterais do vertedor e substituir o coeficiente mdio encontrado a vazo que passa pelo vertedor pode ser dada por:

9. BIBLIOGRAFIA - RAMOS, C. M. (1995) - Segurana de Barragens: Aspectos Hidrulicos e Operacionais. Informao Tcnica de Hidrulica, ITH 38, Lisboa, LNEC, 47p. - PORTO, R. M. (2001) Hidrulica Bsica. 2 edio, EESC-USP, So Carlos , SP, 388p. - VEIGA, J.R.C. (2001) - Oportunidades de Negcio com a Repotenciao de usinas: Aspectos tcnicos, Econmicos e Ambientais. Dissertao de Mestrado Apresentada Universidade de SoPaulo, So Paulo, SP. - SOUZA, Z.; SANTOS, A. H. M.; BORTONI, E. C. (1999). Centrais hidreltricas: Estudos para implantao. Rio de Janeiro: ELETROBRS. - TANIGUCHI, E. R.; OTA, J. J.; FRIEDRICH, M. F. (2001). Sistema de Acionamento de Comportas em Modelo Reduzido. Artigo - www.hydroplus.com

Esta publicao conta com o apoio de:


This publication has the support of:

onde: Q: vazo de tombamento em [m3/s] h: altura de lamina dgua [m] L: dimenso da soleira por onde ocorre escoamento [m] Portanto quando se instala as comportas ocorre um acrscimo da vazo que passa por ela para uma mesma altura de lamina, no caso do experimento em

Potrebbero piacerti anche