Sei sulla pagina 1di 4

acetatui@terra.com.

br
Setembro 2012 Ano 06 No 66

informativo da associao comercial e empresarial de tatu

Tatu j est pronta para o

Dia das Crianas


das Crianas podem ser variados mas, normalmente, criana gosta de ganhar brinquedos bonecas, carrinhos, jogos, videogames, entre outras coisas. Crianas menores gostam de brinquedos que emitem sons, sejam coloridos e que possam ser mordidos. J as maiores gostam de brinquedos que estimulem a criatividade como livros para desenhar e pintar, e os famosos eletrnicos. Para o Dia das Crianas, a Associao Comercial de Tatu vai sortear 1 Playstation 3, brinquedo dos sonhos de muitas crianas. Todos os consumidores que comprarem nos estabelecimentos associados devero preencher um cupom. O sorteio ser no dia 19 de outubro, s 16h, na sede da ACE de Tatu. Todos os cupons preenchidos devero ser enviados sede da associao. Na campanha, o comrcio poder funcionar em horrio especial no dia 11 de outubro, at as 22h, e no feriado do dia 12,

das 9h s 15h, mediante acordo com o sindicato da categoria. A ACE Tatu incentiva os estabelecimentos associados a decorar as vitrines e aproveitar a data, com promoes exclusivas. Alm de brinquedos, as crianas tambm so presenteadas com roupas, acessrios, livros, calados... so muitas possibilidades de presentear, indica a associao comercial.

Promoes

e liquidaes

Tatu j est pronta para o Dia das Crianas, a segunda mais importante data para o comrcio. A Associao Comercial e Empresarial vai rea-

lizar campanha especial e motivar os comerciantes a capricharem nas decoraes e nas promoes para as crianas. Os presentes para o Dia

De acordo com o Fecomercio, algumas aes devem ser observadas no momento das liquidaes e promoes. Entre as aes esto: selecionar as mercadorias; atrair o consumidor com credibilidade e convenc-lo a comprar; promover uma liquidao confivel; dimensionar o desconto; oferecer diversidade de itens ao consumidor; fazer marketing da liquidao; avaliar os custos com divulgao; e fazer o planejamento financeiro da liquidao.

Alterar senha do portal segurana


Voc utiliza a mesma senha para acessar o portal da ACE Tatu h muito tempo? Ento este alerta para voc. A Associao Comercial de Tatu orienta os comerciantes a alterarem suas senhas com frequncia. O objetivo evitar que consultas sejam feitas sem o conhecimento dos comerciantes muitas vezes at por ex-funcionrios. Faa a troca peridica de sua senha e garanta a segurana de seu acesso no Portal da ACE Tatu. Certificado digital - Ainda sobre o tema internet, a Associao Comercial de Tatu informa que em breve passar a emitir certificao digital, atendendo a pedidos dos associados.

02

Tatu, setembro de 2012

Comerciantes devem tomar cuidado com boletos falsos


Comerciantes de Tatu devem ficar atentos. Esto sendo enviado boletos de cobrana de associaes comerciais e de sindicatos que no existem. O boleto com a cobrana falsa chega sempre no comeo do ms, uma estratgia dos criminosos para enganar os empresrios, j que neste perodo que chega grande parte das contas. O valor de algumas cobranas de R$ 479. Os documentos so enviados em nome de entidades como a associao comercial e empresarial do estado de So Paulo e a associao comercial e empresarial do Brasil. Os nomes tambm so usados como estratgia para confundir os empresrios. So entidades que no existem e que so usadas por estelionatrios para aplicar golpes nos comerciantes de forma geral. Quando o comerciante receber um boleto desconhecido, ele deve confirmar se ele referente ao da associao que o empresrio pertence. Os empresrios que forem vtimas dos estelionatrios devem procurar a polcia. Boleto falso caracteriza uma tentativa de estelionato e essa tentativa deve ser apurada pela Polcia Civil. A Associao Comercial de Tatu alerta os lojistas que, em caso de recebimento de boletos irregulares ou com valores diferentes, eles devem fazer contato antes de efetuar qualquer pagamento. Os comerciantes devem telefonar para tirar suas dvidas, pois os boletos da Associao Comercial de Tatu so enviados no mesmo perodo do ms, com valores j conhecidos, disse o gerente Moacir Silveira.

ACE Tatu representada em palestra da BVS


A colaboradora lida Geroto representou a Associao Comercial de Tatu em palestratreinamento promovida pela Boa Vista Servios (BVS), que administra o Servio Central de Proteo ao Crdito (SCPC). O treinamento de produtos para pessoas fsica e jurdica aconteceu no dia 27 de agosto, das 9h s 17h30, em Sorocaba. O treinamento contou com apresentao da BVS e detalhamento sobre produtos.

Na hora certa, no lugar certo


Usualmente definimos o real significado da palavra sorte como sendo a combinao entre a capacidade de fazer acontecer e a oportunidade para fazer acontecer. Sorte estar no local certo, na hora certa e devidamente capacitado a fazer as coisas acontecerem. Por outro lado, nem sempre verdadeira a afirmao de que muitas oportunidades so perdidas por no estarmos na hora certa e no local certo onde as coisas acontecem. De fato, para pessoas vencedoras no existe uma hora ou local especfico para fazer as coisas acontecerem. Para essas pessoas, toda hora hora independentemente do local. Melhor dizendo, podemos afirmar que a oportunidade poder surgir a qualquer momento, desde que estejamos preparados para primeiramente enxerg-la e, em segundo lugar, capacitados para fazer com que as coisas aconteam. Adaptando um velho adgio, costumo mencionar que existem cinco tipos de pessoas: Aquelas que fazem as coisas acontecerem; Aquelas que acham que fazem as coisas acontecerem; Aquelas que observam as coisas acontecerem; Aquelas que se surpreendem quando as coisas acontecem; Aquelas que no sabem o que aconteceu. A nica forma que realmente nos interessa para o alcance do sucesso a que indica claramente a necessidade de fazermos as coisas acontecerem, pois, como bem disse Geraldo Vandr: quem sabe faz a hora no espera acontecer. S a vontade de mudar no basta. necessrio, portanto, ter capacidade e conhecimento de causa para fazer acontecer, lembrando-se sempre de que a velocidade importante, desde que estejamos correndo na direo certa. Com rumo definido, capacidade e conhecimento de causa, estaremos em condies de sempre enxergar as oportunidades. Luiz Roberto Carnier, adaptado do livro: Marketing Silencioso quando a propaganda NO a alma do negcio

ARTIGO

A Associao Comercial de Tatu preparou uma super campanha para o ms de setembro. A j tradicional Leva Tudo Tatu acontece logo no incio do ms de setembro, com sorteio de uma TV LCD, de 32 polegadas, no dia 14 de setembro. Na Leva Tudo Tatu, o comrcio foi autorizado a funcionar em horrio especial ao longo de uma semana inteira, nos dias 3, 4, 5 e 6 de setembro, quando as lojas fecham s 20h. No sbado, dia 8, o comrcio funciona at as 18h. No feriado de 7 de setembro e no dia domingo, dia 9, o comrcio tambm poder abrir at as 15h, mediante acordo com o sindicato da categoria. Os consumidores concorrem ao sorteio de uma TV LCD, de 32 polegadas. O sorteio ser no dia 14 de setembro, s 16h, na sede da Associao Comercial de Tatu.

Sorteio da Leva Tudo Tatu ser dia 14

EXPEDIENTE

O jornal Comrcio Forte uma publicao mensal da Associao Comercial e Empresarial de Tatu, fundada em 28 de setembro de 1936. A ACE est localizada na Rua 15 de Novembro, 491 - 1o andar. Sugestes ao informativo podem ser enviadas ao email acetatui@terra.com.br.

Tiragem: 600 exemplares

Distribuio gratuita

Jornalista responsvel: Deise Juliana de Oliveira (Mtb. 30.803) - Diagramao: Altair Vieira de Camargo - Fotos: ACE - Colaborao: diretoria e funcionrios da ACE DIRETORIA EXECUTIVA DIRETORIA ADJUNTA CONSELHO DELIBERATIVO Silvani Loiola Aquino, Heloisa Maria Menezes da Silva Presidente: Lcia Bonini Favorito Carlos do Esprito Santo de Souza (Loja Feliz), Ana Sarubi e lio Fantoni Jnior Vice-presidente: Jos Celso Fiuza Filho Cludia Pavanelli (M&P), Sonia Domingues Machado (O CONSELHO FISCAL Jacques de Miranda, Milton Franco Filho 1a Tesoureiro: Joo Augusto Vieira Beko), Fernando Giriboni de Souza (Drogaria Quinze), SUPLENTES 2o Tesoureiro: Alfredo Gobbo Sarubbi Maria Bernadete Mendes dos Santos (Morena Calados), Fbio Eli de Miranda (Tatuhydro), Angela dos Santos de Almei1a Secretria: Marisa Teresa de M. Vieira Grandino da (Retfica de Motores Santa Helena), Ana Paula Mancini Cludio dos Santos (Oklahoma) e Eric Proost (Anturpia a Turismo) 2 Secretria: Beatriz Favier Peixoto (Daza) e Elaine Maria Stefani Gaiotto (Farmcia Estrela)

Tatu, setembro de 2012

Registros de inadimplentes tiveram queda de 4%


O nmero de registros novos de inadimplentes em todo o Pas teve queda de 4% em julho na comparao com o ms anterior, desconsiderando fatores sazonais. O dado foi divulgado pela Boa Vista Servios, empresa que administra o Servio Central de Proteo ao Crdito (SCPC). O resultado foi influenciado principalmente pelo varejo, que apresentou forte retrao nos registros de inadimplentes. Nos 12 meses encerrados em julho, houve avano de 12,6% na quantidade de registros na comparao com os 12 meses anteriores a julho de 2011. Em relao a igual ms do ano passado, o indicador apresentou recuo de 4,7%, evidenciando a significativa desacelerao da falta de pagamento quando so consideradas as informaes de mdio e longo prazos. A expectativa de que a melhora nas condies do crdito influenciada por quedas da taxa bsica de juros (Selic) e do spread bancrio (diferena entre o custo do banco na captao e o juro repassado ao cliente) e pelo aumento da populao com emprego formal nos ltimos 12 meses persista. Assim, o crescimento do nmero de inadimplentes deve continuar desacelerando ao longo de 2012. De acordo com a Boa Vista Servios, o valor mdio das dvidas includas em julho foi de R$ 1.203, um crescimento de 8,6% em relao a julho de 2011 (dado ajustado por sazonalidade e inflao). O recuo de 4% ante junho no indicador nacional resultado da retrao observada nas quatro maiores regies do Brasil. A nica que apresentou um comportamento distinto foi a Norte, com aumento de 1,1%. A maior queda registrada ocorreu no Centro-Oeste, onde o indicador se retraiu 5,1%. Sudeste apresentou a queda mais suave, de 3,8%. Ao considerar apenas o setor de varejo, observa-se uma queda ainda mais elevada no ms de julho na quantidade de novos registros, com variao negativa de 9%.

03

Com trs dvidas ativas para pagar, as famlias brasileiras comprometem, em mdia, 42% da renda para quitar dbitos. Um dos principais responsveis por esse endividamento o uso do carto de crdito sem o pagamento integral da fatura. Os resultados so de um estudo realizado pela Proteste Associao de Consumidores. De acordo com a entidade, a facilidade de obteno de crdito, a falta de planejamento familiar e as altas taxas de juros impulsionam o endividamento. Para o levantamento, foram ou-

Dbitos consomem 42% Da renDa

vidos 200 famlias que se reconheceram como devedoras, em So Paulo e no Rio de Janeiro. Foram considerados financiamentos, emprstimos pessoais, compras parceladas em carto de crdito, em lojas e por carns. As famlias que participaram do estudo tm renda mdia de R$ 2.401 e declararam pagar R$ 1.009,45 o que equivale a comprometer 42% da renda para pagar os compromissos. Na avaliao da entidade, as instituies financeiras tm grande parte da responsabilidade nesse cenrio, por estimular o uso do carto de crdito, cujas taxas de juros ainda so muito elevadas. O percentual da renda usado para pagar os dbitos ainda maior na classe C chega 46,36%. Nesse segmento, as dvidas mais comuns so o parcelamento de compras no carto de crdito, o pagamento dividido de faturas e saques no carto de crdito.

Cinco novos estabelecimentos passaram a ser associados da ACE Tatu no ltimo ms. A partir de agora, utilizam todos os servios prestados pela Associao Comercial de Tatu os seguintes estabelecimentos:

OVOS ASSOCIADOS

Seguem adeses para o Natal


Comerciantes de Tatu ainda podem aderir campanha Natal Mgico 2012. Na campanha, sero sorteados um carro 0km, uma moto 0km, alm de uma TV LCD, um notebook e R$ 5 mil em vale-compras, sendo seis vale-compras de R$ 500 e dois de R$ 1000. Comerciantes podem fazer a adeso ao custo de R$ 55 mensais, a serem pagos de agosto a dezembro. A campanha a oportunidade de premiar consumidores e aumentar as vendas. Os lojistas e comerciantes de Tatu devem estar preparados para as vendas no Natal. Na data mais importante para o comrcio varejista do Pas, dever ser animada por Papai Noel. Pesquisas j indicam que elas sero 4,1% maiores do que as da festividade de 2011. Interessados em aderir campanha devem contatar a ACE Tatu.

Wilson imobiliria Rua So Bento, 546 - Tatu internorte agrcola colgio Xi


e comrcio Avenida Madre Paulina, 303 - Avar De agosto Rua Humait, 603 - Tatu

aquece brasil Rua 11 de Agosto, 1911 - Tatu colches ortobom Av. Dr. Sales Gomes, 247 - Tatu

Grfica

04

Tatu, setembro de 2012

Campanha Meu Pai 1.000 premia 7 consumidores


Sete consumidores de lojas de Tatu foram premiados na campanha Meu Pai 1.000, organizada pela Associao Comercial e Empresarial de Tatu junto aos estabelecimentos associados. A campanha foi promovida desde o final do ms de julho, em toda a cidade. O sorteio foi realizado no dia 17 de agosto, na sede da prpria ACE Tatu. Foram premiados com vale-compras de R$ 100 os consumidores Gustavo Rosa (cliente Baby Modas), Luis Felipe Nobre Vieira (cliente do Auto Posto Quatrocento), Adriano Luis Bezerra (cliente da loja Clamarroca), Silvia Cristina Gama (cliente da loja Zaith) e Irene Nobrega (cliente da Caetano Loja 2). J os dois vale-compras de R$ 250 foram sorteados para Sonia Cerqueira de Almeida (cliente da Morena Calados) e Maraiane Cristina Roarelli (da Loja Feliz). A ACE Tatu parabeniza os vencedores e volta a destacar a todos os comerciantes que participem das campanhas, distribuindo os cupons corretamente, orientando o preenchimento correto e enviando ACE Tatu em tempo suficiente para o sorteio.

A Associao Comercial de Tatu deseja feliz aniversrio e votos de alegria para a colaboradora Gisele Menezes da Silva (que aniversaria no dia 4 de setembro) e para a diretora-adjunta Heloisa Maria Menezes da Silva Sarubi (que comemora novo ano de vida no dia 27 de setembro). A elas, os parabns da equipe do Informativo ACE!

Aniversrios

Ganhadores dos vale-compras de R$ 100

Irene e Adriano Caetano Mat. p/ Construo - Loja 2

Adriano e Mariana Clamarroca

Gustavo e Danilo Baby Modas

Gisele

Slvia e Amanda - Zaith

Lus Felipe e Vanessa - Auto Posto 400

Ganhadores dos vale-compras de R$ 250

Maraiane e Carlos - Loja Feliz

Snia e Natlia - Morena Calados e Acessorios

Heloisa

Potrebbero piacerti anche