Sei sulla pagina 1di 3

PSDB

Art. 2. O PSDB tem como base a democracia interna e a disciplina e, como objetivos programticos, a consolidao dos direitos individuais e coletivos; o exerccio democrtico participativo e representativo; a soberania nacional; a construo de uma ordem social justa e garantida pela igualdade de oportunidades; o respeito ao pluralismo de idias, culturas e etnias; e a realizao do desenvolvimento de forma harmoniosa, com a prevalncia do trabalho sobre o capital, buscando a distribuio equilibrada da riqueza nacional entre todas as regies e classes sociais. IX - disciplina e fidelidade aos princpios programticos e decises partidrias, aplicveis a todos os filiados, bem como aos que exeram funes pblicas eletivas ou no. Art. 5. Poder ser admitido como filiado ao PSDB, todo brasileiro eleitor, no pleno gozo de seus direitos polticos, que, expressa e formalmente, se comprometa a cumprir o Programa e o Estatuto do Partido e a empenhar-se para o seu cumprimento. Art. 15. So deveres dos filiados: II - defender, divulgar, cumprir e fazer cumprir o Programa e o Estatuto do Partido; III - cumprir e fazer cumprir as deliberaes do Diretrio Nacional, Conselhos Polticos Nacional e Estaduais, Diretrios Estaduais, Municipais e Zonais, bem como das Convenes; Art. 76. O INSTITUTO TEOTNIO VILELA ter por finalidade o estudo e a pesquisa da realidade brasileira e internacional, a doutrinao, a educao e a formao polticas (http://www.psdb.org.br/wp-content/uploads/2010/04/Estatuto-7-edicao.pdf) Concluso: Infelizmente o programa do partido no estava disponvel quando eu consultei, porm o PSDB defende uma forma mitigada de socialismo, menos agressiva que os anteriormente citados, porm nem por isso inofensiva.

DEM
Art. 7 Podero liar-se ao Democratas eleitores que, em pleno gozo dos seus 8 direitos polticos, aceitarem o seu Programa e o seu Estatuto, obedecidas as seguintes formalidades: I - A cha de liao, modelo ocial padronizado adotado pelo partido, assinada pelo proponente, ser abonada por outro liado e entregue na secretaria da Comisso Executiva do Diretrio Municipal. II - A cha ser preenchida integralmente e datada no campo prprio, com a data em que for entregue ao partido. III - Ao assinar a cha de liao partidria, o eleitor estar concordando expressamente com o programa e com todas as disposies do Estatuto do Democratas. Art. 80 A Fundao Liberdade e Cidadania FLC a instituio o cial do

Democratas, destinada a auxili-lo na realizao de pesquisas cient cas, estudos eco-30 nmicos, polticos e sociais, bem como na promoo de cursos, seminrios, patrocnio de convenes e outros eventos de interesse partidrio, com a nalidade de difundir a sua doutrina e seus postulados. Art. 81 - O Movimento Mulher Democrata, a Juventude Democrata e o Movimento Empreendedor Democrata so rgos de Ao Partidria, doutrinria e educativa, destinados a promover a expanso e o desenvolvimento partidrio, na respectiva rea de atuao, com liberdade e exercendo suas atividades conforme disposto em estatutos prprios e de acordo com as normas emanadas da Executiva Nacional do Democratas. 1 - Os rgos de nidos neste artigo sero divididos em Diretorias Nacionais, Estaduais e Municipais, com os mesmos objetivos e as mesmas nalidades. 2 - Os Estatutos dos rgos de que trata este artigo, sero aprovados ou alterados pela Executiva Nacional e guardaro obedincia ao Programa, ao Estatuto e aos postulados do Democratas. http://www.dem.org.br/wp-content/uploads/2011/07/Estatuto-do-Democratas.pdf http://www.flc.org.br/fundacao.asp Concluso: O Estatuto parece no ter nada de ofensivo, h de se tomar cuidado com a referncia ao liberalismo, no fica muito claro se ele se restringe economia.

PSB
Art. 1 O Partido Socialista Brasileiro - PSB, com sede e foro na Capital da Repblica Federativa do Brasil, com jurisdio em todo territrio nacional e durao por tempo indeterminado, rege-se por seu Manifesto Programa e Estatuto, observados os princpios constitucionais e a normas legais. Art. 2 finalidade do PSB lutar pela implantao da democracia e do socialismo no Pas, buscando, para isso: Art. 3 Podero ingressar no PSB todos que, no pleno gozo de seus direitos polticos, proponham-se a respeitar e cumprir seu Manifesto, Programa e Estatuto, observar integralmente as resolues partidrias tomadas democraticamente, e os ideais socialistas, e lutar pela realizao dos direitos fundamentais do ser humano e de cidadania. Art. 10 O parlamentar do PSB que no subordinar sua ao e atividade poltico-legislativa aos princpios doutrinrios e programticos, s decises e s diretrizes emanadas dos rgos de direo partidrios, est sujeito s seguintes sanes disciplinares, sem prejuzo das previstas no art. 9: a) desligamento temporrio da bancada; b) suspenso do direito de voto nas reunies do partido; c) perda de todas as prerrogativas, cargos e funes que exera em decorrncia da representao e da proporo partidria na respectiva Casa Legislativa. Art. 42Compete Secretaria da Juventude Socialista Brasileira: a) representar a JSB no Diretrio Nacional e na Comisso Executiva Nacional; b) manter a direo permanentemente informada sobre as reivindicaes e mobilizao dos jovens; c) estimular a participao dos jovens socialistas estudantes e trabalhadores urbanos e rurais nas atividades da JSB; d) contribuir para a adoo de prticas polticas adequadas s caractersticas juvenis, com a ampla utilizao da cultura, do esporte e do lazer nas atividades da JSB; e) fomentar a participao dos jovens socialistas nas organizaes estudantis, culturais,

esportivas e outras do movimento juvenil, em todos os nveis, respeitada a sua autonomia. Art. 44 A Fundao Joo Mangabeira, instituio de mbito nacional, podendo instalar sees nos Estados e municpios, tem autonomia financeira e administrativa, alm de outras atividades definidas em seu estatuto, dever promover estudos, pesquisas, publicaes e eventos sobre a realidade brasileira, bem como cursos e seminrios de interesse do Partido. http://www.psbnacional.org.br/estatuto.asp http://www.tvjoaomangabeira.com.br/index.php/fundacao-joao-mangabeira Concluso: Socialista com todos aqueles defeitos que citei nos documentos anteriores.

Potrebbero piacerti anche