Sei sulla pagina 1di 12

Publicao online semanal com sede em Vila Velha de Rdo

Direco de J. Mendes Serrasqueiro Paginao e Arte Final de Gina Nunes


N. 64 de 27 de Setembro de 2012 Neste nmero: 12 Pginas Gratuito

Editorial
Mendes Serrasqueiro

Inaugurao do Centro de Interpretao de Arte Rupestre do Vale do Tejo

Dr. Lus Raposo Arquelogo: Rdo, local destino de quem procura o conhecimento de ser portugus portugus

A Biblioteca Municipal de Vila Velha de Rdo tem mantido uma extraordinria actividade, com sucessivas realizaes culturais que sempre primam pela qualidade. Para alm de ser criteriosamente bem seleccionada a Agenda, de referir o trabalho da Directora e, consequentemente, todo o reconhecido empenho de um grupo de trabalho que sempre se esfora por fazer bem feito, para prestgio de um organismo que dignifica e honra o concelho de Vila velha de Rdo. Mais um exemplo foi agora bem assinalado com a colaborao prestada ao VIII Convvio dos Ex-Combatentes de Guerra e com o workshop (interessantssimo) sobre Gesto do Oramento Familiar.

Rdo: uma terra de milnios com os olhos postos no futuro


- Pelo Arquelogo Dr. Lus Raposo

Quando quatro dcadas uma gerao de jovens, quase todos estudantes universitrios, iniciaram as suas deambulaes por terras rodanenses, no se conhecia ainda nenhum vestgios do mais antigo passado humano da zona. Hoje o nome de Rdo circula em todo o Mundo quando se fala de PrHistria, seja ela do Homem de Neandertal, Vacina da Gripe seja a da Arte Rupestre este ano gratuita dos primeiros camponeses. At no plano oficial estes valores foram A vacina sazonal da reconhecidos: a estao gripe vai estar este paleoltica da Foz do ano disponvel de Enxarrique foi classificaforma gratuita nos da como imvel de centros de sade para interesse pblico e o todas as pessoas com mesmo est em vias de mais de 65 anos, acontecer com os de anunciou agncia Lusa o secretrio de - Continua na pgina 2 Estado da Sade. - Ler na Pag. 9

Pag. 2

Inaugurao do Centro de Interpretao de Arte Rupestre do V. do Tejo


A maior riqueza de Vila Velha de Rdo est na majestade das suas paisagens A naturais
- Continuao da 1. pgina

de Fratel e Gardete da arte rupestre do Tejo. Juntamse ambos ao pelourinho, o outro nico monumento de classificao nacional existente no concelho. O patrimnio acima de tudo um valor prprio, uma memria colectiva que conforta e d sentido vida, tal como no plano pessoal e familiar o so as lembranas de parentes queridos, que guardamos com devoo. O arquelogo Lus RaMas o patrimnio pode e deve ser tambm a nossa poso, numa imagem que imagem identitria e o nosso carto de visita perante legenda inolvidterceiros. No admira por isso que pensemos que a vel. Foi aqui, h muitos maior riqueza de Vila Velha de Rdo est na anos atrs que, com o majestade das suas paisagens naturais, as serras e o presidente Baptista grande rio, e o patrimnio que as suas gentes nos Martins, foram principais legaram, constitui por excelncia. protagonistas da Primeira Um dos primeiros filhos de Rdo, fratelense por Exposio Arqueolgica. nascimento, que entendeu este potencial, foi o Precisamente no mesmo saudoso inspector Baptista Martins. Uma das suas local onde agora foi reprimeiras iniciativas enquanto autarca foi a da colhida esta foto. adaptao dos antigos Paos do Concelho a Centro Municipal de Cultura de Arte e Arqueologia. E como nos lembramos bem desse dia j longnquo em que a terra e as gentes se engalanaram para receberem o Presidente da Republica da altura, General Ramalho Eanes, na inaugurao desse Centro e da primeira exposio de Arqueologia que nele teve lugar. Foi a que comeou a caminhada de Rdo no sentido de passar cada vez mais a ser um local destino de quem procure o conhecimento mais profundo do ser portugus, na sua dupla dimenso telrica e patrimonial. Esta sexta-feira, ao inaugurar no mesmo espao uma nova exposio de Arte Rupestre, mantendo e remodelando outra exposio mais geral sobre a Arqueologia concelhia, sentimos que valeu bem a pena todo o percurso feito. Sabemos do sucesso que tm tido os programas de turismo cultural j disponveis, sejam os passeios no Tejo, seja a visita ao lagar de varas do Porto do Enxarrique, magnificamente restaurado, que trazem j a Rdo muitos milhares de visitantes por ano. E sabemos tambm dos projectos prximos para reforo e alargamento dessa oferta. Por isso no somente a memria do passado que nos anima quando pensamos nesta terra; so tambm as saudades pelo futuro.

Lus Raposo - Arquelogo

Vinte e oito anos separam as duas fotos. esq. a presidente da Autar quia inaugura o CIART; dir. em 1984, o general Eanes, presidente da Repblica inau gurava ento o Centro M.C.D.

Na foto o jovem Arquelogo Lus Raposo fez as hon ras da casa.

Pag.3

- Continuao da pgina 2

O acto inaugural
O Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento ainda encontrou espao para integrar o novo equipamento cultural do concelho o Centro de Interpretao da Arte Rupestre do Vale do Tejo (CIART), que foi um dos primeiros sonhos do Inspector Jos Baptista Martins, que foi presidente do Municpio, personalidade que teve sempre nos primeiros passos dessa realizao e na primeira linha, o distinguido arquelogo Lus Raposo, que os fenmenos da poltica actual afastaram recentemente do cargo de director do Museu Nacional de Arqueologia. Mas isso so histrias iguais a tantas outras que o pas actual continua a no saber ler Pois, sem desprimor para as restantes individualidades que estiveram na ltima Sexta-feira, o dr. Lus Raposo foi a grande figura desta cerimnia. Pelo menos quem recebeu e deu mais abraos! A presidente da edilidade municipal, dra. Maria do Carmo Sequeira, muito digna e - Continua na pgina 8

- Continua na pgina 8

1 Dr. Antnio Martinho Baptista; 2 Dra. Ana Catarino Coelho ; 3 Vereador Jos Manuel Alves; 4 Dr. Martinho Baptista e Dra. Maria Jos Martins 3 Vereador Jos Manuel Alves 4 Dra.Martinho Baptista e Dra.Maria Jos

Pag. 4

Eles comem tudo e no deixam nada!


Escreveu: CRUZ DOS SANTOS - Coimbra

So os mordomos do Universo todo / Senhores fora Mandadores sem lei / Enchem as tulhas bebem vinho novo / Danam a roda no quintal do reiassim cantava Zeca Afonso!

***
Que homens so estes? Dspotas? Exploradores? Lacaios do FMI? FMIno h truque que no lucre ao FMI. / FMI, no h graa que no faa o FMI. / FMI, o Bombstico de plstico para si. / FMI, no h fora que refora o FMI! Acordai soberanos do poder, que o POVO est na rua.
Passar fome, no um dever Constitucional, disse o distinto Prof. Adriano Moreira. O grande problema o problema da legitimidade moral, poltica, e essa s existe se houver uma distribuio tendencialmente equitativa dos sacrifcios, quem proferiu isso foi Paulo Rangel, o euro deputado do PSD.

Falta de fiscalizao, falta de equidade, transparncia nas contas, fuga de impostos, falta de auditorias em Empresas, Autarquias, Clubes de futebol, ginsios, e outras investigaes sob a Direco dos nossos Procuradores da Repblica, DCIAP/DIAP, Brigada Especial da Polcia Judiciria, Agentes Especiais do Ministrio das Finanas e outras Autoridades. Dou, como exemplo, esta notcia: O Fisco Britnico, vai inspeccionar cerca de 200 mil contribuintes, cujos bens superem os 1,25 milhes de Euros. O anncio foi feito, pelo Secretrio de Estado do Tesouro do Reino Unido, Danny Alexander. Assim, foi criada uma unidade especial das Finanas britnicas, integrada por 300 Inspectores, que vai estar encarregada de vigiar estreitamente os mais de cerca de 400 mil residentes com propriedades e bens valorizados em mais de 3,12 milhes de Euros. Segundo Danny Alexander, a este nmero vo juntar outros 200 mil contribuintes para se certificar que pagam todos os impostos correspondentes sua riqueza. Ora aqui est meus Senhores, uma medida exemplar, salvo melhor opinio, que o Sr. Primeiro-Ministro deveria de imediato aplicar, uma vez que h muitos Lordes (comendadores, dirigentes e comentadores polticos, desportivos, gestores, autarcas, jogadores de futebol, etc) que amealharam (e ganham) milhes em anos do Boom Econmico. Consequentemente, era mais do que justo, que agora paguem o que devem ao Estado, para no serem sempre os mesmos a pagarem. Porque de uma injustia tremenda, de uma violncia jamais registada, que haja grandes accionistas a beneficiarem de isenes e a desviarem o dinheiro para as Offshores ou para pases de taxas reduzidas, e hajam centenas de milhares de portugueses a sobreviverem com salrios de misria, a sofrerem na carne, cortes constantes nos seus parcos recursos financeiros. Este Executivo, no tem um programa, tem uma agenda ideolgica para cumprir e tudo far para isso: no governa o Pas, cuida dos nmeros dos credores.

Cruz dos Santos


Coimbra

Pag. 5

Vila Velha de Rdo

Nem a chuva conseguiu privar as cerimnias deste convvio entre antigo militares, ex-combatentes de guerra, naturais do concelho de Vila Velha de Rdo, nomeadamente os que defenderam as antigas colnias do ultramar portugus.

Em Fratel
Um programa bem preenchido, teve incio s 07.30 horas, com uma romagem ao cemitrio de Fratel, onde foi prestada uma homenagem pstuma a Ulisses Correia, antigo combatente na Guin, onde pereceu, sendo o seu corpo posteriormente trasladado para o cemitrio de sua terra natal. Francisco Ribeiro, ex-combatente e membro da organizao do convvio, salientou que no era apenas dos mortos que os historiadores falam mas particularmente dos seus feitos em defesa da Ptria, sendo por essa razo que se tm realizado todos os anos estas solenes romagens

Em Vila Velha de Rdo


J em Vila Velha de Rdo, junto ao Monumento que evoca os rodenses tombados ao servio da Ptria, Francisco Ribeiro enalteceu a presena de Arnel Afonso, delegado em Castelo Branco do Ncleo da Liga dos Combatentes Este, por sua vez, sublinhou que um dever da Liga honrar a memria dos que caram em defesa do territrio-ptrio. Depois, foi referido que o concelho de Vila Velha de Rdo contou sete mortos, tendo os seus nomes sido chamados em momento de grande emoo. A presidente da Cmara Municipal, Maria do Carmo Sequeira, acompanhou os actos solenes deposio de uma coroa de flores e colocao de uma placa comemorativa, tendo a seguir, o ministro da Palavra de Deus, Joo Mendes, ex-Fuzileiro nas guerras do Ultramar, celebrado cerimnias religiosas primeiro, no cemitrio, homenageando a ttulo pstumo, o soldado rodense Olvio de seu nome, e na igreja matriz, por inteno de todos os militares falecidos nas guerras.

No Salo Nobre da Cmara Municipal


Maria do Carmo Sequeira, presidente da Cmara Municipal recebeu os ex-combatentes que lhe foram apresentar cumprimentos. Presentes os membros da autarquia Lus Miguel Pereira e Jos Manuel Alves, e muitos muncipes que encheram o salo nobre da autarquia. Antnio Arnel Afonso, falando de novo pela Liga dos Combatentes, referiu ser seu privilgio estar na cerimnia para honrar a memria dos que caram durante a guerra do Ultramar, salientando ser dever de todos no esquecer o feito dos nossos soldados, inclusive, naturalmente, os naturais deste concelho.

Foto da esq. A Presidente da Autarquia na sua saudao aos ex-Combatentes Foto da dir. Maria do Carmo Sequeira e o delegado da Liga trocando lembranas
- Segue na pgina 6

Pag. 6

- Continuao da pgina 5

Memrias da Guerra Colonial


Exposio de Fotos do tempo das Guerras

Designa-se por Guerra Colonial,


Guerra do Ultramar (designao oficial portuguesa do conflito at ao 25 de Abril) ou Guerra de Libertao (designao mais utilizada pelos africanos independentistas), o perodo de confrontos entre as Foras Armadas Portuguesas e as foras organizadas pelos movimentos de libertao das antigas provncias ultramarinas de Angola, Guin-Bis sau e Moambique,entre 1961/75 Na poca, era tambm referida vulgarmente em Portugal como Guerra de frica. O incio deste episdio da histria militar portuguesa ocorreu em Angola, a 4 de Fevereiro de 1961, na zona que viria a designar-se por Zona Sublevada do Norte, que corresponde aos distritos do Zaire, Uije e QuanzaNorte. A Revoluo dos Cravos em Portugal, a 25 de Abril de 1974, determinou o seu fim. Com a mudana do rumo poltico do pas, o empenhamento militar das Foras Armadas Portuguesas deixou de fazer sentido. Os novos dirigentes anunciavam a democratizao do pas e predispunham-se a aceitar as reivndicaes de independncia das colnias pelo que se passaram a negociar as fases de transico com os movimentos de libertao empenhados na luta armada.
Nota: numa das salas da Biblioteca est exposta uma documentao fotogrfica.

A Directora da Biblioteca Municipal saudou os ex-Combatentes e falou da espectacular exposio fotogrfica sobre alguns quadros das guerras que, pelo seu interesse, manter-se- aberta ao pblico at ao dia 17 de Outubro.

Esta foto de um ex-Combatente rodense figura na interessante Exposio que no deve perder. Veja se descobre quem

Pag. 7

Seco de Paulo Miguel

.Os nossos Prs & Contras

Se me perguntarem se Vila Velha est mais bonita e desenvolvida estar; se me


perguntarem se nesta terra se vive bem e economicamente - viver-se-; se me perguntarem se por c h desemprego - direi que no; se me perguntarem se por c continua a poluio, os maus cheiros e a carem as partculas escuras emanadas de uma das fbricas direi que sim que continuam a cair e a causarem prejuzos de vria ordem; se me perguntarem se as lixeiras e as ruas sujas continuam sim, direi que continuam; se me perguntarem se os veculos continuam a estacionar onde no se deve pois, continuam. E, agora, se me perguntarem se em Vila Velha tem havido melhorias tem, sim senhor, e tenho gosto em referir algumas dessas melhorias

No Centro de Sade
Por exemplo, no Centro de Sade, ultimamente, o atendimento est a ser feito por duas funcionrias, uma que marca consultas e a outra que atende os utentes com marcao para o dia. Obviamente que o servio se est a processar mais rpido no atendimento, evitando-se, assim, as filas e o barulho.

No Cemitrio
O Cemitrio est a ter a ateno que deve ter permanentemente.

Coisas que se aplaudem


Se me perguntarem se por c existem coisas bonitas digo que sim, que h. E entre elas, est agora a zona envolvente do Cais do Tejo, pressupondo j que, na devida altura, o Bar (em construo no local) quando abrir ao pblico e com o essencial bem pensado, rodeado de um jardim com colunas de som a difundirem msica ambiente, ser um local de eleio para ali se passar uma tarde lendo um livro ouvindo o correr das guas do rio ou o cantar das aves Tambm gostei da substituio do cimento (lateral) da entrada do edifcio do CMCD por um pequeno mas florido canteiro, e j fico esperando que outros locais da vila possam vir a ter o mesmo tratamento pois, jardins sero sempre mais bonitos que o beto ou os paralelos de pedra. Tambm gostei de ver as sarjetas serem limpas e cuidadas antes de chegarem as chuvas do Inverno. J era tempo, pois era rara a sarjeta que, em perodos de chuva, tinha funcionalidade. J agora, se me perguntarem se gosto de Vila Velha de Rdo claro que gosto! E, tambm, quem foi que disse que no governava em consequncia do que se passava nas ruas? Pois foi o Povo (voltou a ver-se) quando quer elefante que custa a engolir! O que preciso no adormecer. Viu-se, agora, por todo o Pas!
Paulo Miguel

Pag.8

Vila Velha de Rdo


- Continuao da Pgina 3

dinmica continuadora de Baptista Martins, nomeadamente na rea da Arte Rupestre, foi quem abriu a srie de intervenes. As sua palavras foram de evocao da histria inicial da Arte Rupestre no concelho de Vila Velha de Rdo, das figuras centralizadas na poca dos descobrimentos e das questes polticas que afogaram nas guas do Tejo os milhares de gravuras, um patrimnio que aqui no se salvou como aconteceu no V.do Ca Hoje, como disse Maria do Carmo Sequeira, temos aqui, no concelho, nas duas margens
do rio Tejo, mais de 20 mil gravuras submersas, que constituem um dos mais importantes conjuntos de arte rupestre da Europa. Da a razo de se abrir o Centro Interpretativo

agora inaugurado, para se mostrar o importante esplio arqueolgico de Vila Velha de Rdo. Sobre o CIART a autarca explicou que impedidos os projectos do Quadro de Referncia VinVin Estratgico Nacional, houve ainda uma candidatura EDP-Barragens que, igualmente, no se concretizou, tendo ento que se avanar com a criao do CIART, onde se promove uma exposio permanente, no piso superior do Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento, prosseguindo com a anterior exposio j existente no piso 0. A presidente disse que brevemente sero alargadas as instalaes do CIART, e, ao mesmo tempo, sublinhou, que vai ser criada a rota turstica Por Terras dOiro, novidade que ser apresentada oficialmente na prxima Feira de Actividades em Julho prximo. Seguidamente esteve no uso da palavra o dr. Lus Raposo, que ao referir-se ao Centro de Interpretao de Arte Rupestre do Vale do Tejo (CIART), considerou-se compensado por todo o trabalho que desenvolveu, quando aqui fez parte da chamada gerao do Tejo, que nos anos 70 desenvolveu importantes trabalhos arqueolgicos. Lus Raposo recordou algumas curiosas passagens desses tempos vividos em Vila Velha de Rdo e lembrou tambm alguns nomes de companheiros tambm apaixonados pela arte rupestre, entre os quais estiveram os rodenses Francisco Henriques, Joo Carlos Caninas, Jorge Gouveia e tantos outros jovens com os quais aqui privou ao longo de vrios anos. Falou depois, o dr. Antnio Martinho Baptista, que tambm foi um dos jovens que trababalharam na arte rupestre do Vale do Tejo e que hoje director do Museu do Vale do Ca. O orador referiu que no CIART, atravs da imagem e da literatura, se pode chamar a ateno para a grandeza que o Tejo encerra. Essa imensa quantidade de documentao
uma forma de criar um factor de desenvolvimento para a regio, onde chegam regularmente pessoas que querem conhecer a regio e a sua histria. Martinho Baptista concluiu dizendo que entre os vales do Ca e do Tejo existe o maior livro em pedra do territrio portugus que conta a histria que comea no Ca , desce ao Tejo e regressa ao Coa, onde esto escritos vinte cinco mil anos da pr-histria.

Jos Manuel Alves, vereador municipal e presidente do CMCD disse que a actual exposico ser evolutiva, com outros projectos j em vista para breve. Falou a seguir do sucesso que se reconhece desta exposio pelo nmero crescente dos seus visitantes. Finalmente, a dra. Ana Catarina Coelho, que representava a Direco-Geral do Patrimnio Cultural destacou que o equipamento inaugurado um marco histrico que d corpo a quarenta anos de investigaes rupestres e referiu-se ao primeiro grupo de arte rupestre que foi reconhecido e registado em 1971.

Escola de Escavaes Terrestres


Durante mais esta passagem por Vila Velha de Rdo, o dr. Lus Raposo ainda teve oportunidade de estabelecer conversaes com a autarquia sobre um antigo projecto relacionado com uma escola de arqueologia que, a concretizar-se, ser indita em Portugal. Segundo o Arquelogo uma escola de escavaes rupestres ser projecto de recuperaco das margens do Tejo que, segundo j oportunamente foi revelado, prev um circuito pedonal entre a zona do actual cais do Tejo e a Foz do Enxarrique.

Pag. 9

Vacinas Gratuitas
- Continuado da A maior agressividade da gripe sazonal no ano passado uma das justificaes para o alargamento da disponibilizao gratuita da vacina a todos os idosos e no apenas aos dos grupos de risco e aos que recebem o complemento solidrio. Comea no dia 1 de Outubro a campanha de vacinao contra a gripe sazonal. Como novidade sero beneficiadas todas as pessoas com mais de 65 anos, sem precisarem de receita mdica.

R.do Arrabalde,28 6030-235 Vila Velha de Rdo.


N, 64 de 27 de Setembro de 2012

Neste nmero: 12 Pginas - Gratuito Semanrio Regionalista Editado em Vila Velha de Rdo Director
J. Mendes Serrasqueiro

Vila Velha de Rdo prepara-se para receber

Paginao e Arte Final Gina Nunes E-mail mendes.serrasqueiro @gmail.com

Um grande festival de Msica para a Gente Jovem de todas as Idades


Organizao da Associao Gentes de Rdo
AVISO Devido ao previsvel mau estado do tempo, este Festival foi transferido para os dias

Telefones
272 545323- 272 541077

Telemveis
96 287 0251 96 518 3777

5 e 6 de Outubro com o mesmo programa


1., 2. e 3. Prmios a atribuir s melhores Bandas

Ecos de Rdo enviado s quintasfeiras entre as 20 e 22 horas Envio gratuito por E-mail Pode visitar todas as nossas edies em

As Bandas que se inscreverem podem solicitar o Regulamento e mais informaes atravs do telemvel 93 718 4539 ou pelo mail: festival.rodamfest@gmail.com

ecosderodao.blog spot.com

Pag. 10

Pag. 11

Vila Velha de Rdo


Gesto do Oramento Familiar
q
Workshop na Biblioteca Municipal
Na ocasio em que se ultimava o Ecos de Rdo, decorria esta realizao, cheia de interesse. Para fazer a cobertura desta importante e actual iniciativa, pedimos Dra. Dulce Santana o favor de escrever uma pea sobre a sesso. Entretanto, fazemos j neste nmero a apresentao da distinta dinamizadora Susana Albuquerque que, cujo trabalho vamos conhecer melhor no prximo nmero.

Em 2003, como formadora profissional do Instituto do Emprego e Formao Profissional IEFP, nas reas da comunicao, educao financeira e desenvolvimento pessoal e descobriu uma das suas grandes vocaes pessoais: ensinar, partilhar conhecimento e experincias, inspirando os outros a reconhecer e desenvolver todo o seu potencial criativo. Desde 2004 desenvolve programas de formao, aconselhamento e coaching nas reas da educao financeira, gesto de finanas pessoais, desenvolvimento criativo e expresso dramtica e, em 2006, especializou-se como formadora de educao financeira e gesto financeira pessoal, no Coalition for Consumer Bankruptcy Debtor Education, em Nova Iorque, graas ao convite da sua mentora a Professora Karen Gross. Tambm foi em 2006 que criou a sua primeira rubrica televisiva sobre gesto de finanas pessoais Afinal de contas no programa Essncia, da Sic Mulher, apresentado pela Ana Marques, tendo mantido desde ento esta rubrica, embora com diferentes nomes nos sucessivos programas produzidos pelo canal rubricas Contas Vida e Contas em Dia - nos programas Essncia, Mundo das Mulheres e Mais Mulher. Desde 2005 que colaboradora regular do programa Sociedade Civil da RTP 2 e participa como especialista na gesto de finanas pessoais em programas de informao ou entretenimento da SIC, SIC Notcias, RTP, RTPN, TVI e TVI24. Em 2007 decidiu reforar as suas competncias de aconselhamento individual e para tal certificou-se como Coach pela ICC - International Coaching Chamber e desde ento trabalha como Life Coach com particular nfase na area de gesto de finanas pessoais.

Foi assim o workshop A Dra. Susana Albuquerque em dilogo com a plateia

Ver reportagem no prximo nmero

Pag.12

Escreveu: Csar Amaro

vem sendo notrio, o Pas entrou em colapso, quer Social, quer econmica e financeiramente. O Senhor Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho procurando remediar a situao, enveredou pela forma mais fcil e menos comprometedora, lanando e exigindo mais austeridade, atacando e penalizando mais uma vez e de forma cega, os trabalhadores em geral, (aqueles que contribuem para o crescimento e desenvolvimento econmico) pela via da Taxa Social nica (TSU), aumentando-lhes a contribuio de 11% para 18% e diminuindo os encargos da entidade patronal de 23,75% para 18%. O Senhor PM justificou, sem qualquer justificao que, com esta medida as empresas ficariam em melhores condies de produo e crescimento, contribuindo assim para o aumento do consumo. Pura imaginao e falta de sensibilidade. Como possvel aumentar o consumo, com a diminuio drstica do rendimento, particularmente dos mais desprotegidos (trabalhadores, pensionistas e reformados?). Tal atitude, to inconsequente, quanto danosa, alertou o Pas em geral, que se firmou e afirmou que j basta de ofender o POVO, com mais medidas de austeridade discriminatria, para alm daquela em que a maioria das populaes j foi atingida. E foi assim que no passado dia 15 do corrente, mais de um milho de pessoas, por todo o Pas, manifestou a sua repulsa contra os (in) responsveis pela governao de Portugal. As manifestaes de um modo geral decorreram pacificamente, salvo em alguns momentos de maior exaltao e talvez falta de civismo, os quais porventura podero estar na origem de algum desespero em que muitas pessoas se encontram. Alis, no foram s os trabalhadores; os desempregados; os pensionistas e reformados; os abandonados que vivem merc do seu destino, mas tambm muitas pequenas e mdias empresas e agentes econmicos, que temem pela continuidade das suas atividades. De referir ainda que a situao abusiva e desastrosa por parte do Governo de tal modo intolervel, que muitas personalidades ligadas direta ou indiretamente com o Governo e com a poltica em geral, manifestaram a sua rejeio s medidas de austeridade anunciadas. O Senhor PM Pedro Passos Coelho aps tanta contestao e tambm porque o Senhor Presidente da Republica Anbal Cavaco Silva convocou o Conselho de Estado, com a presena do Ministro das Finanas Vtor Gaspar, admitiu a hiptese de no avanar, no seu todo, com a TSU, o que quer dizer, que vai impor outras medidas de penalizao, as quais iro ser discutidas em reunio com os Parceiros Sociais, em sede de Concertao Social. Por tudo isto, a verdade que o Governo e mais ainda o Senhor Primeiro-Ministro Pedro Passos coelho se encontram fragilizados, diria mesmo em estado de coma. Porm, ainda bem que o Senhor PM recuou na inteno das suas malvolas intenes, estando por essa razo a tempo de as poder e dever corrigir. Senhor PM Pedro Passos Coelho aplique e faa cumprir a equidade baseada na JUSTIA SOCIAL. No teime em sacrificar mais aqueles que j esto em dificuldades de sobrevivncia, os que j atingiram o limiar da pobreza, da misria e do desespero. Senhor PM no tenha receio em exigir sacrifcios aos privilegiados e oportunistas, incluindo, como no poder deixar de ser a burguesia. Senhor Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho no tenha medo de tomar medidas impopulares. Por favor cumpra o juramento que assumiu, aquando da sua tomada de posse, em cumprir e fazer cumprir todas as obrigaes, honrando e defendendo o bom nome de Portugal e dos Portugueses. O Povo acreditou e por isso o elegeu, no convencimento dos seus bons servios, cumprindo a Constituio da Republica Portuguesa. Assim o esperamos e desejamos. Por um Portugal melhor digno do seu nome.

Como

Csar Amaro.

Potrebbero piacerti anche