Sei sulla pagina 1di 8

Os objetivos especficos so: Proporcionar aos alunos dos nove cursos da rea de sade da UEL a vivncia de

experincias de aprendizagens fundamentadas em metodologias ativas. Contribuir para formao permanente de professores e profissionais da sade

fortalecendo os currculos voltados para a formao de indivduos crticos e resolutivos. Fortalecer a integrao entre ensino, servio e comunidade. Fortalecer a produo cientfica.

Atividades a serem desenvolvidas por alunos e preceptores:

Programa de Qualificao da Ateno Primria Sade O Governo do Paran, por meio da Secretaria de Estado da Sade, apresenta o Programa de Qualificao da Ateno Primria Sade APSUS.

Um programa inovador do governo estadual, pois institui uma nova lgica para a organizao da Ateno Primria Sade (APS), estreitando as relaes entre o Estado e os Municpios, fortalecendo as capacidades de assistncia e de gesto, com vistas implantao das Redes de Ateno Sade (RAS) na implementao do Sistema nico de Sade {SUS}.

O APSUS possibilitar populao paranaense atendimento sade com qualidade e resolutivo em todas as regies do estado, sendo organizada o mais prximo possvel das residncias dos cidados paranaenses, aumentando as capacidades de respostas s demandas sociais, sanitrias e assistenciais por parte das equipes de APS. Com eficincia e de forma humanizada, as equipes de APS devero se instituir como um novo paradigma assistencial no setor sade, produzindo uma mudana em todo o modelo de ateno sade no Estado.

O Programa ser implementado em duas fases. A primeira, se inicia com um processo de Educao Permanente, desencadeado por meio de ondas formativas que envolvero as Regionais de Sade, Municpios e Universidades na realizao de Oficinas de Planificao da Ateno Primria Sade. As oficinas sero constitudas por mdulos que atingiro em torno de 30 mil trabalhadores e gestores em sade, tanto do estado quanto dos municpios.

EDUCAO PERMANENTE EM ONDAS FORMATIVAS:

150 Tutores. 1.500 Facilitadores - 375 em cada uma de quatro regies estratgicas do Estado. 28.500 Especializandos profissionais das equipes de APS e equipes gestoras dos 399 municpios e das 22 Regionais de Sade do Estado. MAPA ESTRATGICO

MISSO: Garantir Ateno Primria Sade de qualidade e resolutiva em todo o Estado do Paran. VISO: Ter at 2020 servios de excelncia em Ateno Primria Sade em todo o Estado do Paran, com os melhores indicadores de sade do pas. VALORES: Equidade Compromisso tica Competncia Solidariedade

RESULTADO PARA A SOCIEDADE: Municpios do Estado com seus Planos Municipais de APS elaborados. Plano de investimentos em APS no Estado Elaborado. Servios de APS estruturados e eficientes em todo o Estado do Paran. Melhorar indicadores materno-infantis. Reduzir Internao por Condies Sensveis a APS. Reduzir complicaes dos agravos cardiovasculares.

PROCESSOS: Qualificao das equipes de APS por meio da Educao Permanente. Investimentos em infraestrutura com a reforma, ampliao e/ou construo de Unidades de Ateno Primria. Investimentos em custeio das equipes de APS visando reduo de iniqidades regionais, e

com critrios de desempenho. Implementar APS para implantao das Redes de Ateno a Sade: Me Paranaense, Urgncia e Emergncia, Pessoa com Deficincia, Sade Mental e Pessoa Idosa. GESTO: Definir Plano de Investimentos - reestruturar APS em parceria com os municpios com investimentos em custeio e infraestrutura Promover valorizao do desempenho e resultados na APS FINANCEIRA: Financiamento tripartite visando a qualificao da APS.

*Conceitos e Fundamentos da Ateno Primria Sade A Ateno Primria Sade que se deseja no Paran constitui-se como uma ateno sade essencial, baseada em mtodos e tecnologias prticas, cientificamente comprovadas e socialmente aceitveis, cujo acesso seja garantido a todas as pessoas e famlias da comunidade mediante sua plena participao... parte integrante tanto do sistema nacional de sade, do qual se constitui como funo central e ncleo principal, como do desenvolvimento social e econmico global da comunidade. Representa o primeiro nvel de contato dos indivduos, da famlia e da comunidade com o sistema de sade, levando a ateno sade o mais prximo possvel de onde residem e trabalham as pessoas, constituindo o primeiro elemento de um processo permanente de assistncia sanitria. *(Conferncia de Alma-Ata - OMS, 1979). **Fundamentos da Ateno Primria Sade:

Valores: Universalidade; Eqidade; Integralidade; Participao e Controle Social.

Princpios: Territorializao; Intersetorialidade; Carter substitutivo (baseado na pessoa e no na doena); Equipes Multiprofissionais; baseado nas necessidades e expectativas das populaes; voltado para a Qualidade de Vida.

Atributos: nicos da APS:

Primeiro contato - acesso oportuno. A porta da UBS aberta, assegurando-se respostas aos

agravos agudos, crnicos e aos grupos prioritrios: equilbrio entre demandas espontnea e programada. Integralidade (1) ser humano integral (bio-pisco-social); (2) horizontal - na Ateno Sade com aes de promoo, preveno, assistncia, reabilitao e manuteno da sade; (3) vertical - integrada aos diferentes pontos de ateno.

Longitudinalidade - continuidade do cuidado ao longo do tempo. Coordenao para a garantia da integralidade vertical proporcionando acesso oportuno ateno especializada e hospitalar.

Derivados dos anteriores:

Enfoque na pessoa e na famlia (no na doena).

Valorizao dos aspectos culturais.

Orientado para a comunidade. No nicos da APS, mas essenciais:

Registro adequado.

Continuidade de pessoal.

Comunicao.

Qualidade clnica.

Defesa da clientela (advocacia).

**(STARFIELD, 2001; MENDES, 2010; CONASS, 2011). ***Ateno Primria Sade e as Redes de Ateno Sade

As Redes de Ateno Sade (RAS) so arranjos organizativos de aes e servios de

sade, de diferentes densidades tecnolgicas, que integradas por meio de sistemas de apoio tcnico, logstico e de gesto, buscam garantir a integralidade do cuidado (BRASIL, 2010).

So organizaes polirquicas de um conjunto de servios de sade que permitem ofertar uma ateno contnua e integral a determinada populao, coordenada pela Ateno Primria Sade, prestada no tempo certo, no lugar certo, com o custo certo e com a qualidade certa e com responsabilidade sanitria e econmica sobre esta populao.

Trs elementos so fundamentais: uma populao, uma estrutura operacional e um modelo de ateno sade. A estrutura operacional das RAS consolida-se a partir de seus cinco componentes: os pontos de ateno sade; o centro de comunicao localizado na Ateno Primria Sade; os sistemas de apoio; os sistemas logsticos; e, o sistema de governana.

DIRETRIZES GERAIS E OPERACIONAIS DA REDE CEGONHA

APRESENTAO

A Rede Cegonha uma estratgia do Ministrio da Sade, operacionalizada pelo SUS, fundamentada nos princpios da humanizao e assistncia, onde mulheres, recmnascidos e crianas tem direito a:

* Ampliao do acesso, acolhimento e melhoria da qualidade do pr-natal. * Transporte tanto para o pr-natal quanto para o parto. * Vinculao da gestante unidade de referncia para assistncia ao parto - Gestante no peregrina! e Vaga sempre para gestantes e bebs!. * Realizao de parto e nascimento seguros, atravs de boas prticas de ateno. * Acompanhante no parto, de livre escolha da gestante. * Ateno sade da criana de 0 a 24 meses com qualidade e resolutividade. * Acesso ao planejamento reprodutivo.

uma Rede de cuidados que assegura s:

1. MULHERES: o direito ao planejamento reprodutivo, ateno humanizada gravidez, parto e puerprio.

2. CRIANAS: direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudveis .

Tem como objetivos:

1. Novo modelo de ateno ao parto, nascimento e sade da criana 2. Rede de ateno que garanta acesso, acolhimento e resolutividade 3. Reduo da mortalidade materna e neonatal COMPONENTES

1. GARANTIA DO ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAO DE RISCO, AMPLIAO DO ACESSO E MELHORIA DA QUALIDADE DO PR-NATAL: suficincia de consultas; ampliao de exames e retorno em tempo hbil; visitas ao local do parto. 2. GARANTIA DE VINCULAO DA GESTANTE UNIDADE DE REFERNCIA E AO TRANSPORTE SEGURO: regulao com vaga sempre; vale transporte e vale-txi; casas de gestante e beb. 3. GARANTIA DAS BOAS PRTICAS E SEGURANA NA ATENO AO PARTO E NASCIMENTO: suficincia de leitos; direito a acompanhante; boas prticas; ambincia; estmulo ao parto normal. 4. GARANTIA DA ATENO SADE DAS CRIANAS DE 0 A 24 MESES COM QUALIDADE E RESOLUTIVIDADE: promover aleitamento materno; garantir acompanhamento da criana na ateno bsica; garantir atendimento especializado para casos de maior risco; busca ativa dos faltosos, sobretudo de maior risco; garantir acesso s vacinas disponveis no SUS. 5. GARANTIA DE DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS: Implementar estratgias de comunicao social e programas educativos relacionados sade sexual e reprodutiva; promoo, preveno e tratamento das DST/Aids; orientao e oferta de mtodos contraceptivos. FINANCIAMENTO

O Ministrio da Sade se compromete a realizar o seguinte aporte de recursos: PR-NATAL: 100% de custeio dos exames; fornecimento de kits para as UBS e para as gestantes. TRANSPORTE: 100% de custeio do transporte (vale transporte e vale txi). CENTRO DE PARTO NORMAL (CPN) E CASA DA GESTANTE, BEB E PURPERA

(CGB): 100% de custeio/ano, com investimento para construo nos dois primeiros anos. LEITOS: 80% de custeio para ampliao e qualificao dos leitos (UTI, UCI, Canguru). Financiamento da ambincia para os locais de parto. Investimento nos dois primeiros anos. IMPLEMENTAO

A Rede Cegonha ser implantada em todo o territrio Nacional. A estratgia para o incio da implantao obedecer a critrios epidemiolgicos (altas Taxas de Mortalidade Infantil e de Razo de Mortalidade Materna) e de densidade populacional. A Rede Cegonha obedecer seguinte gradao de cobertura da Implementao: 1. PR-NATAL: 30% em 2011 50% em 2012 70% em 2013 100% em 2014

2. PARTO E NASCIMENTO: CPN e CGB gradao de implantao: 40% 60% 80% 100%. Leitos: com gradao de implantao: 10% 30% 50% 70% (2014) 90% (2015) e 100% (2016). 3. PUERPRIO E ATENO CRIANA: 30% em 2011 50% em 2012 70% em 2013 100% em 2014

OPERACIONALIZAO

A operacionalizao da Rede Cegonha est construda em cinco fases: 1. DIAGNSTICO: com a apresentao da rede Cegonha no territrio, apresentao e anlise da matriz diagnstica nas CIBs, Homologao da Rede Cegonha na Regio e instituio de um grupo condutor formado pela SES, COSEMS e apoio institucional do MS 2. DESENHO REGIONAL: com realizao do diagnstico situacional e pactuao do desenho no CGR e proposta de plano operativo, inclusive com o aporte de recursos necessrios 3. CONTRATUALIZAO MUNICIPAL: com o desenho da Rede Cegonha no Municpio, realizao da contratualizao dos pontos de ateno da Rede e instituio do Grupo Condutor Municipal 4. QUALIFICAO: com cada um dos componentes da rede sendo qualificados atravs do cumprimento de requisitos mnimos 5. CERTIFICAO: aps a verificao da qualificao de todos os componentes o Ministrio d sade certificar a rede cegonha no territrio, e realizar reavaliaes anuais da

certificao.

MATRIZ DIAGNSTICA

A Matriz composta por quatro grupos de indicadores, que tambm servir para priorizao epidemiolgica :

1. INDICADORES DE MORTALIDADE E MORBIDADE * Nmero de nascidos vivos e % de mais de 7 consultas no PN; * Incidncia de sfilis congnita (Indicador 7 do Pacto pela Vida); * Nmero absoluto de bitos infantis (neo-natal e ps-neonatal); * Nmero absoluto de bitos Maternos por municpio.

2. INDICADORES DE ATENO * Cobertura de equipes de Sade da Famlia; * Tipo de parto: % de partos cesreos e partos normais. Cesrea em primpara Ig > 32; Idade da me; * % de gestantes captadas at a 12 semana de gestao; * % de crianas com consultas preconizadas at 24 meses; * % de crianas com as vacinas de rotina de acordo com a agenda programada.

3. SITUAO DA CAPACIDADE INSTALADA HOSPITALAR * Nmero de leitos obsttricos total e por estabelecimento de sade; * Identificao das maternidades para gestao de alto risco e/ou atendimento ao recm nascido e crianas de alto risco; * Identificao dos leitos UTI neonatal existentes; * Identificao dos leitos UTI adulto existentes.

4. INDICADORES DE GESTO * % de investimento estadual no setor sade; * PDR atualizado; * PPI atualizada; * Identificao de centrais de regulao: (I) urgncias e emergncias-SAMU; (II) de internao; (III) consultas e exames; * Implantao de ouvidorias do SUS no estado e capital.

Potrebbero piacerti anche