Sei sulla pagina 1di 2

Em 1815, constitura-se a Santa Aliana entre a Rssia, a ustria e a Prssia, que se destinava a manter a ordem poltica estabelecida na Europa,

ou seja, evitar a disseminao dos ideais de liberdade e igualdade individuais e dos povos. Foi depois completada pela Qudrupla Aliana. O ambiente hostil com que os revolucionrios vintistas se depararam ficou visvel, e apesar de os vintistas terem declarado que no pretendiam derrubar a monarquia e a religio catlica, a Nobreza e o Clero comearam a contra-revoluo absolutista. Descontentes e prejudicados pela abolio de antigos privilgios senhoriais, encontraram um apoio por parte da rainha D. Carlota Joaquina e D. Miguel. A contra-revoluo veio a eclodir em 1823 e houve uma revolta por parte de dois regimentos de Lisboa, dirigidos por D. Miguel e esta veio a terminar quando D. Joo VI tomou o poder e remodelou o Governo, e em 1824 D. Miguel tentou de novo levar o rei a abdicar do seu poder mas D. Joo VI mais uma vez conseguiu debelar o golpe de D.Miguel, golpe esse que ficou conhecido por Abrilada. Quando D. Joo VI morreu (10 Maro de 1826) houve um problema delicado da sucesso (D.Pedro era imperador do Brasil; D.Miguel identificava-se com o Absolutismo), e acabou por haver um Conselho deRegncia provisrio, presidido pela filha D. Isabel Maria. O primeiro acto de Regncia foi enviar ao Brasil uma deputao a explicar a confuso da sucesso. D.Pedro considerou-se o legtimo herdeiro da Coroa Portuguesa. A 26 de Abril, confirmou a regncia de D.Isabel Maria. Dia 29, outorgou a Carta Constitucional. A 2 de Maio, abdicou dos seus direitos coroa portuguesa e passou-os sua filha mais velha D. Maria da Glria, de apenas 7 anos. Esta deveria casar com o seu tio D. Miguel, que ao regressar a Portugal, juraria o cumprimento da Carta Constitucional e, de imediato, assumiria o trono portugus.

Sendo a Carta Constitucional um diploma aprovado pelos governantes, seria de esperar uma recuperao do poder real e dos privilgios da Nobreza. As Cortes compunham-se de duas cmaras (Cmara dos deputados eleita atravs do sufrgio indirecto, por indivduos do sexo masculino; a Cmara dos Pares, os seus membros (Alta Nobreza, Alto Clero, o prncipe real e os infantes) eram nomeados a titulo vitalcio e hereditrio). Atravs do poder moderado, o rei podia nomear os Pares, convocar as Cortes e dissolver a Cmara de Deputados, nomear e demitir o Governo, suspender os magistrados, conceder amnistias e perdes e vetar as resolues das Cortes. Os direitos do indivduo eram postos no fim, pois ampliava-se os poderes reais, salvaguardava-se a alta nobreza e a alta hierarquia religiosa, e assim a Carta Constitucional representava um manifesto em relao Constituio de 1822.

Potrebbero piacerti anche