Sei sulla pagina 1di 8

COLGIO MARISTA NOSSA SENHORA DA PENHA

Aluno(a):_________________________________________ N: _____ Ano: Atividade: LISTA 4 - ESPELHOS ESFRICOS 1 CONCEITOS INICIAIS Professor(a): Marcos Antonio Torres Mller Etapa: 2 Data: / / .
Cd.: ___05_.______.______.______

2___

NO NECESSRIO ENTREGAR A RESOLUO DESTA LISTA


2. (Cesgranrio 92) Um objeto de altura h colocado perpendicularmente ao eixo principal de um espelho esfrico cncavo. Estando o objeto no infinito, a imagem desse objeto ser: a) real, localizada no foco. b) real e de mesmo tamanho do objeto. c) real, maior do que o tamanho do objeto. d) virtual e de mesmo tamanho do objeto. e) virtual, menor do que o tamanho do objeto. 3. (Cesgranrio 93) Um objeto colocado muito alm de C, centro de curvatura de um espelho esfrico cncavo, aproximado vagarosamente do mesmo. Estando o objeto colocado perpendicularmente ao eixo principal, a imagem do objeto conjugada por este espelho, antes de o objeto atingir o foco, : a) real, invertida e se aproxima do espelho. b) virtual, direita e se afasta do espelho. c) real, invertida e se afasta do espelho. d) virtual, invertida e se afasta do espelho. e) real, invertida, fixa num ponto qualquer. 4. (Cesgranrio 95) A vigilncia de uma loja utiliza um espelho convexo de modo a poder ter um ampla viso do seu interior. A imagem do interior dessa loja, vista atravs desse espelho, ser: a) real e situada entre o foco e o centro da curvatura do espelho. b) real e situada entre o foco e o espelho. c) real e situada entre o centro e o espelho. d) virtual e situada entre o foco e o espelho. e) virtual e situada entre o foco e o centro de curvatura do espelho. 5. (Faap 96) A respeito de um espelho convexo, sendo o objeto real, pode-se afirmar que: a) forma imagens direitas e diminudas b) no forma imagens diminudas c) suas imagens podem ser projetadas sobre anteparos d) forma imagens reais e) suas imagens so mais ntidas que as dadas pelo espelho plano.

6. (Fatec 98) Um sistema ptico, composto de um elemento reflexivo, gera de um objeto real uma imagem direita e aumentada. O elemento reflexivo a) um espelho esfrico convexo, pois a imagem virtual. b) um espelho esfrico convexo, com o objeto colocado nas proximidades de seu vrtice. c) um espelho esfrico cncavo, com o objeto colocado entre o ponto focal e o vrtice do espelho. d) um espelho plano, pois a imagem direta. e) forma uma imagem virtual, pois imagens virtuais so sempre aumentadas. 7. (Fei 95) O espelho retrovisor de uma motocicleta convexo porque: a) reduz o tamanho das imagens e aumenta o campo visual b) aumenta o tamanho das imagens e aumenta o campo visual c) reduz o tamanho das imagens e diminui o campo visual d) aumenta o tamanho das imagens e diminui o campo visual e) mantm o tamanho das imagens e aumenta o campo visual 8. (Fuvest 97) Um holofote constitudo por dois espelhos esfricos cncavos E1 e E2, de modo que a quase totalidade da luz proveniente da lmpada L seja projetada pelo espelho maior E 1, formando um feixe de raios quase paralelos. Neste arranjo, os espelhos devem ser posicionados de forma que a lmpada esteja aproximadamente: a) nos focos dos espelhos E1 e E2. b) no centro de curvatura de E2 e no vrtice de E1. c) no foco de E2 e no centro de curvatura de E1. d) nos centros de curvatura de E1 e E2. e) no foco de E1 e no centro de curvatura de E2. 9. (Mackenzie 97) Um objeto real, colocado perpendicularmente ao eixo principal de um espelho esfrico, tem imagem como mostra a figura a seguir. Pelas caractersticas da imagem, podemos afirmar que o espelho : a) convexo e sua imagem virtual. b) convexo e sua imagem real. c) cncavo e a distncia do objeto ao espelho menor que o raio de curvatura do espelho, mas maior que sua distncia focal. d) cncavo e a distncia do objeto ao espelho maior que seu raio de curvatura. e) cncavo e a distncia do objeto ao espelho menor que a distncia focal do espelho.

10. (Mackenzie 98) Sobre o eixo principal de um espelho esfrico convexo de raio de curvatura igual a 10cm, colocado um objeto real. A distncia entre o objeto e o espelho 20cm. Desta forma, obtm-se uma imagem de caractersticas: a) virtual e invertida. b) virtual e direita. c) real e invertida. d) real e direita. e) diferentes das anteriores. 11. (Mackenzie 2001) Quando colocamos um pequeno objeto real entre o foco principal e o centro de curvatura de um espelho esfrico cncavo de Gauss, sua respectiva imagem conjugada ser: a) real, invertida e maior que o objeto. b) real, invertida e menor que o objeto. c) real, direita e maior que o objeto. d) virtual, invertida e maior que o objeto. e) virtual, direita e menor que o objeto. 12. (Pucmg 99) Se um espelho forma uma imagem real e ampliada de um objeto, ento o espelho : a) convexo e o objeto est alm do foco. b) convexo e o objeto est entre o foco e o espelho. c) cncavo e o objeto est entre o foco e o centro do espelho. d) cncavo e o objeto est alm do foco. e) cncavo ou convexo e com o objeto entre o foco e o centro do espelho. 13. (Pucpr 2001) Um objeto real, representado pela seta, colocado em frente a um espelho podendo ser plano ou esfrico conforme as figuras. A imagem fornecida pelo espelho ser virtual: a) apenas no caso I. b) apenas no caso II. c) apenas nos casos I e II. d) nos casos I e IV e V. e) nos casos I, II e III. 14. (Pucpr 2005) Um espelho esfrico projetou sobre um anteparo uma imagem real do mesmo tamanho que o objeto. Nessas condies, correto afirmar: a) O espelho cncavo, o objeto est sobre o centro de curvatura, e a imagem invertida. b) O espelho cncavo, o objeto est entre o centro de curvatura e o foco, e a imagem invertida. c) O espelho cncavo, o objeto est sobre o foco, e a imagem direita. d) O espelho convexo, o objeto est entre o centro de curvatura e o foco e a imagem direita. e) O espelho convexo, o objeto est sobre o centro de curvatura, e a imagem invertida.

15. (Uece 99) Um pequeno objeto colocado perpendicularmente sobre o eixo principal e a 12cm do vrtice de um espelho esfrico cncavo, cujo raio de curvatura 36cm. A imagem conjugada pelo espelho : a) real, invertida e maior que o objeto b) virtual, direita e maior que o objeto c) virtual, direita e menor que o objeto d) real, invertida e menor que o objeto 16. (Uem 2004) Das afirmativas abaixo, assinale o que for correto. 01) Uma imagem virtual no pode ser mostrada numa tela. 02) Um espelho convexo nunca forma uma imagem real de um objeto real. 04) Um espelho cncavo sempre forma uma imagem virtual. 08) Um espelho cncavo nunca forma uma imagem real ampliada de um objeto real. 16) A imagem virtual formada por um espelho cncavo sempre menor que o objeto. 32) Quando a distncia imagem negativa, isso significa que a imagem virtual. 64) Todos os raios paralelos ao eixo de um espelho esfrico convergem para o mesmo ponto depois de refletidos. Esse ponto o centro de curvatura do espelho. 17. (Uepg 2001) Sobre o espelho esfrico com foco real, assinale o que for correto. 01) A imagem real de um objeto colocado sobre seu centro de curvatura real, com ampliao igual a 2, em mdulo. 02) No produz imagem virtual a partir de um objeto real colocado sobre seu eixo principal. 04) As bolas metalizadas que so usadas em ornamentaes de Natal tm as mesmas propriedades desse tipo de espelho. 08) Pode ser utilizado como espelho retrovisor em automveis. 16) Quando apontado na direo do Sol, apresenta um ponto brilhante sobre a regio do foco. 18. (Ufes 96) Quando aproximamos um objeto de um espelho cncavo, a) sua imagem real diminui e afasta-se do espelho. b) sua imagem real diminui e aproxima-se do espelho. c) sua imagem real aumenta e afasta-se do espelho. d) sua imagem real aumenta e aproxima-se do espelho. e) sua imagem real no se altera. 19. (Ufmg 94) Um estudante colocou uma caneta a uma distncia relativamente grande de uma colher bem polida e observou o tipo de imagem que aparecia na parte interna da colher.A imagem que ele viu, comparada com a caneta, era a) maior, direta e virtual. b) maior, invertida e real. c) menor, invertida e virtual. d) menor, direta e real. e) menor, invertida e real.

20. (Ufmg 2002) Uma pequena lmpada est na frente de um espelho esfrico, convexo, como mostrado na figura. O centro de curvatura do espelho est no ponto O. Nesse caso, o ponto em que, MAIS provavelmente, a imagem da lmpada ser formada o: a) K. b) L. c) M. d) N. 21. (Ufrn 2001) Mary Scondy, uma ilusionista amadora, fez a mgica conhecida como lmpada fantasma. Instalou uma lmpada incandescente no interior de uma caixa, aberta em um dos lados. A parte aberta da caixa estava voltada para a frente de um espelho cncavo, habilmente colocado para que a imagem da lmpada pudesse ser formada na parte superior da caixa, conforme representado esquematicamente na figura abaixo. A lmpada tinha uma potncia de 40W e inicialmente estava desligada. Quando Mary ligou o interruptor escondido, a lmpada acendeu, e Josu, um dos espectadores, tomou um susto, pois viu uma lmpada aparecer magicamente sobre a caixa. Com base na figura e no que foi descrito, pode-se concluir que, ao ser ligada a lmpada, ocorreu a formao de a) uma imagem real, e a potncia irradiada era de 40W. b) uma imagem real, e a potncia irradiada era de 80W. c) uma imagem virtual, e a potncia irradiada era de 40W. d) uma imagem virtual, e a potncia irradiada era de 80W. 22. (Ufrrj 99) Um objeto est a uma distncia P do vrtice de um espelho esfrico de Gauss. A imagem formada virtual e menor. Neste caso, pode-se afirmar que a) o espelho convexo. b) a imagem invertida. c) a imagem se forma no centro de curvatura do espelho. d) o foco do espelho positivo, segundo o referencial de Gauss. e) a imagem formada entre o foco e o centro de curvatura. 23. (Ufrs 98) A imagem de um objeto real, formada por um espelho convexo, sempre a) real, invertida e maior do que o objeto. b) rela, direita e menor do que o objeto. c) real, direita e maior do que o objeto. d) virtual, invertida e maior do que o objeto. e) virtual, direita e menor do que o objeto.

24. (Ufrs 2004) Selecione a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo, na ordem em que elas aparecem. Na figura a seguir, E representa um espelho esfrico, a seta O representa um objeto real colocado diante do espelho e r indica a trajetria de um dos infinitos raios de luz que atingem o espelho, provenientes do objeto. Os nmeros na figura representam pontos sobre o eixo tico do espelho. Analisando a figura, conclui-se que E um espelho ........ e que o ponto identificado pelo nmero ........ est situado no plano focal do espelho. a) cncavo - 1 b) cncavo - 2 c) cncavo - 3 d) convexo - 1 e) convexo - 3 25. (Ufsm 2000) A figura representa um objeto O colocado sobre o centro de curvatura C de um espelho esfrico cncavo. A imagem formada ser a) virtual, direita e menor. b) virtual, invertida e menor. c) real, direta e maior. d) real, invertida e maior. e) real, invertida e de mesmo tamanho. 26. (Ufsm 2002) As afirmativas a seguir se referem a um espelho cncavo. I. Todo raio que incide paralelamente ao eixo principal se reflete e passa pelo foco. II. Todo raio que incide ao passar pelo centro de curvatura se reflete sobre si mesmo. III. Todo raio que incide ao passar pelo foco se reflete sobre o eixo principal. Est(o) correta(s) a) apenas I. b) apenas I e II. c) apenas III. d) apenas II e III. e) I, II e III. 27. (Ufv 2003) Um espelho esfrico, cujo raio de curvatura igual a 0,30m, tem sua face cncava voltada na direo do Sol. Uma imagem do Sol formada pelo espelho. A distncia dessa imagem at o espelho : a) 0,30m. b) 0,15m. c) 0,45m. d) 0,60m. e) infinita.

28. (Ufu 2004) Considere os espelhos cncavos e convexos e os seus respectivos focos (F) e centros (C) desenhados nos itens a seguir. Assinale formada. a alternativa que representa corretamente o objeto real (o) e a sua imagem (i)

29. (Unaerp 96) Um espelho usado por esteticistas permite que o cliente, bem prximo ao espelho, possa ver seu rosto ampliado e observar detalhes da pele. Este espelho : a) cncavo. b) convexo. c) plano. d) anatmico. e) epidrmico. 30. (Unesp 2000) Uma haste luminosa O colocada diante de um espelho cncavo, de foco F, perpendicularmente ao seu eixo principal e com uma de suas extremidades sobre ele. Se a distncia da haste ao espelho for igual a 3/2 da distncia focal do espelho, qual a alternativa que melhor representa a imagem I formada?

31. (Unesp 2001) Uma pessoa observa a imagem de seu rosto refletida numa concha de cozinha semi-esfrica perfeitamente polida em ambas as faces. Enquanto na face cncava a imagem do rosto dessa pessoa aparece a) invertida e situada na superfcie da concha, na face convexa ela aparecer direita, tambm situada na superfcie. b) invertida e frente da superfcie da concha, na face convexa ela aparecer direita e atrs da superfcie. c) direita e situada na superfcie da concha, na face convexa ela aparecer invertida e atrs da superfcie. d) direita e atrs da superfcie da concha, na face convexa ela aparecer tambm direita, mas frente da superfcie. e) invertida e atrs na superfcie da concha, na face convexa ela aparecer direita e frente da superfcie.

32. (Unioeste 99) A figura abaixo representa um espelho esfrico cncavo onde os pontos V, F e C so respectivamente o vrtice, o foco e o centro. A distncia entre os pontos V e C o raio de curvatura R do espelho. A reta suporte dos pontos citados o eixo principal do espelho. Considerando satisfeitas as condies de nitidez de Gauss e supondo apenas objetos reais, assinale as alternativas corretas. 01. A distncia entre F e C igual a R/2. 02. Se um objeto estiver localizado a direita de C, sua imagem ser virtual e menor. 04. Se um objeto estiver localizado entre V e F, sua imagem ser virtual e maior. 08. Se a imagem estiver localizada entre V e F, o objeto est entre F e C. 16. Nunca existir uma imagem entre V e F, para qualquer posio do objeto real. 32. Se a imagem estiver localizada a uma distncia igual a R esquerda de V, o objeto est localizado a uma distncia igual a R/3 direita de F. 64. Se o objeto est localizado a uma distncia igual a 10cm de V e a imagem est localizada 30cm esquerda de V, ento R=15cm. GABARITO 2. [A] 3. [C] 4. [D] 5. [A] 6. [C] 7. [A] 8. [E] 9. [D] 10. [B] 11. [A] 12. [C] 13. [D] 14. [A] 15. [B] 16. 35 17. 16 18. [C] 19. [E] 20. [B] 21. [A] 22. [A] 23. [E] 24. [E] 25. [E] 26. [B] 27. [B] 28. [A] 29. [A] 30. [D] 31. [B] 32. V F V F V F F

Potrebbero piacerti anche