Sei sulla pagina 1di 5

Encare a vida e seus problemas Mateus 14:15-36 Na vida todos tero que lidar com problemas e adversidades.

Muitos em situaes assim se entregam ao sentimento de desamparo, isto , no acreditam que tenham recursos para enfrent-los. Outros se desesperam, ou seja, no acreditam que os seus problemas tm soluo. A vida pode ser muito pesada e dolorida, porm depende muito de como encaramos a vida e as situaes que so peculiares mesma. Na verdade a vida no di, di como se vive. Em algum ponto da vida nos depararemos com algum problema e vamos ter que enfrent-lo, no poderemos fugir. No texto proposto, Jesus nos ensina a superar os problemas, as adversidades e desafios da vida com os seguintes princpios:

1. Seja capaz de reconhecer a verdadeira dimenso do problema. Os discpulos ao se depararem com a situao em que havia uma multido faminta e poucos recursos para supri-la, quiseram despedir a multido, ou seja, quiseram fugir do problema. Na situao em que estavam no meio do mar com ventos contrrios comeam a ver coisas, chegaram a ver em Jesus um fantasma! Qual a dimenso real do seu problema? Uma soluo depende da sua perspectiva. Tenha cuidado para no superestimar o problema, pois, para alguns uma simples dor de cabea j um cncer, dando assim uma dimenso diferente ou maior do que a real.

Pense nas seguintes questes: Como voc processa a situao pela qual est atravessando? Como voc enxerga a crise? Como voc interpreta a situao? Voc a v como maldio em sua vida? Voc a v como castigo de Deus? Voc enxerga como contingncias da vida? Que significado voc atribuiu situao? Talvez se cada um de ns olhasse para cada luta, para cada adversidade, como uma grande oportunidade de Deus mostrar seu poder ! As coisas seriam bem diferentes. A sua perspectiva importante, pois ser determinante no processo de enfrentamento.

2. Saiba extrair a lies que as situaes trazem em si mesmas. Em ambas as situaes o prprio Jesus compeliu os discpulos a viverem a experincia. Ele estava proporcionando uma experincia pedaggica, a fim de que crescessem com aquelas vivncias. Herclito, Filsofo pr-socrtico disse: a adversidade tem o poder de desenvolver capacidades que em circunstncia de prosperidade permaneceriam latentes. Acredite, voc pode sair de uma situao melhor do que quando entrou nela, Aleluia !! Voc crer nisto ? . Voc pode sobrepor-se, construir-se positivamente. Numa dada situao de crise possvel ter ganhos que em outra no se teria. O apstolo Paulo escreve aos romanos dizendo: todas as coisas concorrem para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propsito. Rm.8.28 Certa ocasio, perguntaram a Michelangelo, pintor e escultor renascentista, como ele fazia aquelas esculturas to belas. Ele respondeu: Eu pego um bloco de pedra e a esttua j est dentro, eu s tiro os excessos.

O propsito de Deus que sejamos transformados imagem de Jesus Cristo. Todas as situaes sejam elas boas ou ms, ainda que no sejam provocadas por Ele, de alguma maneira Deus as usar para tranforma-las em vitrias, em bnos em sua vida para que Ele alcane o seu propsito na sua trajetria. Se voc pensa que vai ser esmagado por uma situao que esteja passando, talvez achando que no tenha mais soluo, ou que tenha estragado tudo. nunca devemos esquecer que nada poder frustrar o propsito que Deus tem com a nossa vida. Pegue aquilo que voc viveu, resignifique isso, tire as lies necessrias e useas como pedra de apoio para uma nova vida. Siga em Frente!

3. Busque recursos dentro e fora de si. Jesus pede que os discpulos vejam o que tm como recurso. Jesus diz : Ide ver. Tambm quando Pedro prope andar sobre as guas, Jesus diz: Vem. Jesus sempre age a partir daquilo que temos. Davi tinha 5 pedras,e Deus usou seus recursos. Ele acredita em ns. Acredite, voc tem recursos pessoais, emocionais e espirituais que foram dados por Deus. s vezes, a angustia tanta que no conseguimos enxergar isso. Conta-se a estria de um dono de um pequeno circo que estava passando por uma crise, pois o circo no atraia o pblico. Um dia ele recebeu a visita de um garoto, que se ofereceu para trabalhar no circo. O dono do circo perguntou: o que voc sabe fazer? Ele disse: eu imito passarinhos. O dono do circo ento disse: ah, que bobagem, isso qualquer um pode fazer, no quero, pode ir embora. Dispensou o garoto. O menino se virou, abriu os braos e saiu voando... Que oportunidade o dono do circo perdeu! Pense nisso, no toque a vida sozinho, no despreze os recursos, as ajudas que podem estar to perto de voc. Pea ajuda!

4. Lide com uma parte de cada vez Interessante observar como Jesus lidou com a situao. Ele pede que os discpulos vejam que recursos tm, e quando 5 pes e 2 peixes so trazidos, ele pede que a multido se assente, em grupos de 100 e de 50. Depois ele toma os pes, abenoa-os e entrega-os aos discpulos para que esses distribuam ao povo. Uma coisa de cada vez. J notou como temos uma tendncia de querermos resolver tudo rapidamente, e de uma s vez. Neste sentido temos que ser reducionistas, dividirmos a situao em partes menores e resolv-la por partes. Assim conseguimos resolver grandes problemas. E por fim,

5. Tenha conscincia de propsito e de futuro. Jesus queria ensinar aos seus discpulos. Ele tinha algo mais a ser feito do outro lado do lago. sempre assim, ele sempre tinha um propsito maior. O que nos d fora para superarmos as situaes mais adversas esta conscincia. Viktor Frankl era mdico psiquiatra e foi deportado para um campo de concentrao Auschwitz em 1945. Ele disse o seguinte: Todos os que conseguiram sobreviver ao campo de concentrao tinham algo a fazer no futuro, tinham um sonho. Nietzsche disse: Quem tem por que viver pode suportar quase qualquer como.

Ns que temos a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, temos um sentido na vida, temos a vida eterna, temos razo para viver, temos uma esperana, temos um futuro no cu, temos um lugar preparado na glria e temos muito a fazer nesta vida para a glria de Deus.

Concluso: Voc tem problemas? Ento, reconhea a verdadeira dimenso do problema; saiba extrair a lies que as situaes trazem em si mesmas; busque recursos dentro e fora de si; lide com uma parte de cada vez; tenha conscincia de propsito e de futuro e assim supere a situao e siga em frente, pois o Cu te espera !!! Aleluia diz para a pessoa a teu lado: O cu te espera

Potrebbero piacerti anche