Sei sulla pagina 1di 6

A escrita que faz a diferena

Inclua a Olimpada de Lngua Portuguesa Escrevendo o Futuro em seu planejamento de ensino

A Olimpada de Lngua Portuguesa Escrevendo o Futuro uma iniciativa do Ministrio da Educao e da Fundao Ita Social, com coordenao tcnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educao, Cultura e Ao Comunitria (Cenpec). A Olimpada realiza aes de formao de professores e promove um concurso de produo de textos para alunos de escolas pblicas de todo o pas. Os professores inscrevem-se e trabalham em sala de aula com seus alunos: dessa forma, ambos participam da Olimpada.

Quem pode participar?


Professores da rede pblica e seus alunos do 5- ano (4 srie) do ensino fundamental at o 3 ano do ensino mdio.

o participar do concurso, os professores estabelecem uma diretriz determinada para o trabalho em sala de aula, pois usam uma metodologia de trabalho que articula a produo de textos aos demais eixos do ensino-aprendizagem em lngua portuguesa: a leitura, a oralidade e a reflexo sobre a lngua e a linguagem para a construo dos conhecimentos lingusticos.
Em 2010, foi enviada a todas as escolas pblicas a Coleo da Olimpada, um material de apoio tambm disponvel <www.escrevendoofuturo.org.br> que traz uma sequncia didtica para ensinar a escrever quatro diferentes gneros textuais:

Nesta Olimpada todos ganham

Muito mais que um concurso de textos, a Olimpada uma oportunidade de transformar o ensino da escrita em uma ao docente voltada formao do aluno para a vida em sociedade e para o pleno exerccio da cidadania.

Poema Memrias literrias Crnica Artigo de opinio

5- e 6- anos (4 e 5 sries) do ensino fundamental

7- e 8- anos (6 e 7 sries) do ensino fundamental

9- ano (8 srie) do ensino fundamental e 1- ano do ensino mdio

2- e 3- anos do ensino mdio

O ensino e a aprendizagem

da escrita realizam-se de forma planejada passo a passo, em um processo de colaborao e socializao dos conhecimentos: preciso fazer junto para depois fazer sozinho.

Os quatro gneros so

contedos previstos no currculo escolar e passam a integrar a programao regular da escola. Trata-se, portanto, de inserir, nas aes curriculares cotidianas da sua aula de lngua portuguesa, as oficinas propostas pela Olimpada, articulando-se o ensino da escrita de um gnero determinado a atividades de leitura, oralidade e conhecimentos lingsticos.

As atividades partem dos

trabalhados a partir de um nico tema: O lugar onde vivo. Escrever sobre a comunidade onde se vive estimula novas leituras, reflexes e pesquisas, alm de proporcionar um outro olhar sobre a realidade, abrindo uma perspectiva de transformao social.

Com o apoio desse material,

Contedos de lngua portuguesa presentes em todas as sequncias didticas

Pesquisa, reflexo e estudo sobre o entorno social para falar, ouvir, ler, escrever sobre este tema. Produo de texto em situao real de comunicao: quem escreve para quem ler, com qual objetivo, sob quais condies de produo. Leitura e interpretao de textos compreenso das informaes explcitas e implcitas do texto, desenvolvimento das capacidades de leitura, da apreciao crtica e literria. Prtica de produo oral exposio e debate de ideias, uso da lngua oral em situaes pblicas de comunicao. Ampliao do repertrio lexical aquisio de novas palavras no vocabulrio. Reflexo sobre a lngua em uso reviso, edio e aprimoramento do prprio texto, uso adequado das convenes da escrita (mecanismos morfossintticos, escolha lexical, ortografia, acentuao, pontuao, regncia). Reflexo sobre a linguagem em uso - utilizao de variedades lingusticas e recursos textuais e discursivos adequados a cada gnero.

o professor planeja e desenvolve as atividades com toda a turma. Os alunos podem ler os textos na coletnea que compe a coleo.

um CD para cada gnero textual que traz textos lidos em voz alta e sonorizados. Por meio do CD tambm possvel imprimir ou projetar os textos da coletnea.

Na coleo, encontra-se tambm

Poetas da escola

A ocasio faz o escritor


Desenvolvimento de um olhar sensvel sobre o lugar onde vivem e da capacidade de expressar poeticamente as prprias percepes. Conhecimento do gnero potico e de seus aspectos composicionais: versos, estrofes, rimas e ritmo. Utilizao de recursos poticos: jogos sonoros, repetio de letras, palavras ou expresses, paralelismo sinttico, inverses frasais. Emprego de figuras de linguagem: comparao, metfora, personificao, etc. Leitura e interpretao oral de poemas. Reconhecimento de poetas brasileiros consagrados.

Observao de situaes cotidianas do local onde vivem e capacidade de express-las de modo singular. Escolha e tratamento adequado do foco narrativo. Uso adequado de marcadores de tempo e espao para retratar a situao narrada. Utilizao precisa de substantivos, verbos, adjetivos e advrbios para caracterizar pessoas e lugares. Uso adequado de articuladores textuais para garantir a progresso textual. Emprego de recursos de linguagem em funo do tom da crnica escolhido pelo autor. Prtica de linguagem oral, leitura e interpretao de crnicas Reconhecimento de cronistas brasileiros consagrados.

Se bem me lembro...

Pontos de vista

Resgate de aspectos da histria local a partir de entrevistas com antigos moradores. Prtica de linguagem oral para planejamento e realizao de entrevista. Transposio da linguagem oral (entrevista) para o registro escrito (texto de memrias literrias). Escrita da narrativa. Utilizao de discurso direto e indireto, processos de referenciao e pessoas do discurso para lidar com as diferentes vozes do texto. Uso de tempos verbais e indicadores de espao para situar o leitor em uma poca passada. Leitura de textos de memrias literrias. Contato com autores consagrados da literatura brasileira.

Identificao de questes socialmente relevantes sobre o lugar onde vivem e capacidade de apresent-las de forma contextualizada Articulao de eventos locais a fenmenos mais abrangentes, nacionais ou universais. Prtica de linguagem oral na realizao de debates sobre temas controversos. Definio e recorte de questes potencialmente polmicas. Utilizao de argumentos e justificativas consistentes para expressar opinio. Uso de articuladores temporais e lgicos para garantir a progresso textual. Produo de texto coeso, coerente e fundamentado. Leitura de artigos de opinio publicados em jornais, revistas ou sites. Contato com textos e articulistas representativos da esfera jornalstica.

Depois de inscrito, o professor continua sendo apoiado e passa a receber a revista Na Ponta do Lpis, com textos literrios, reportagens e entrevistas com escritores e especialistas em lngua portuguesa. E, tambm estar automaticamente cadastrado na Comunidade Virtual da Olimpada de Lngua Portuguesa Escrevendo o Futuro <www.escrevendoofuturo.org.br>, espao para que educadores de todo o Brasil possam trocar informaes e experincias e participar de cursos online.

Participe deste grande movimento pela educao

de educao fazem a adeso online para que as inscries dos professores das respectivas redes de ensino sejam validadas.

Adeso: O secretrio municipal e o secretrio estadual

www.escrevendoofuturo.org.br Central de atendimento: 0800 7719310

Inscrio: Os professores, com a autorizao dos diretores,


fazem a inscrio online (www.escrevendoofuturo.org.br).

Oficinas em sala de aula: Os professores

realizam as oficinas de produo de textos com seus alunos.

Etapas de seleo: So organizadas as comisses julgadoras nas escolas, municpios estados - para seleo dos melhores textos em cada categoria.
Na etapa regional, os 500 semifinalistas indicados pelas comisses julgadoras estaduais e seus professores viajam juntos para uma capital brasileira, onde alunos e professores participam de atividades culturais e de formao.

Potrebbero piacerti anche