Sei sulla pagina 1di 36

QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | NEWSLETTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

PRINCIPAL NOVIDADES AGENDA SEES


o o o o o o o o o o

COLUNAS
o o o o o o o o o o

RESENHAS
o o o

BANDAS
o o

TEMAS
o o o o o o o o o o o o o o o o o o

PESQUISAS

Whiplash.Net | Sees | Guitarra, Teoria e Prtica

Modos Gregos - Parte I

Por Victor H. Guidini | Em 22/11/04

Falae galera! Nesta coluna comearemos a entrar num campo muito interessante: a improvisao. Para incio de conversa, veremos algumas consideraes sobre os modos gregos, que so as escalas bsicas para qualquer improvisador. Como este assunto bem extenso, vamos dividi-lo em 3 colunas. A escala maior natural Para entrarmos este assunto, primeiro precisamos entender a escala maior natural. No exemplo abaixo, temos a escala de d maior:

Essa formada por sete notas, e a distncia entre cada uma dessas notas e a nota seguinte pode ser de um tom ou meio. O intervalo de meio tom ocorre apenas entre o III-IV graus e entre o VII e I. Vimos assim que a escala maior natural formadas por T T ST T T T ST, gerando os intervalos de 2M, 3M, 4J, 5J, 6M e 7M em relao tnica da escala. Os modos gregos Os modos gregos so uma espcie de inverses da escala maior. Se tocarmos a escala de d maior, a partir da nota d, teremos o modo d jnio, que nada mais do que a prpria escala natural em seu estado fundamental (continuaremos com a configurao de T T ST T T T ST). Se tocarmos essa mesma escala a partir do segundo grau, a nota r, teremos o modo r drico, e obteremos assim uma nova configurao de escala T ST T T T ST T (e conseqentemente novos intervalos) , conforme mostra a figura abaixo:

Se quisermos montar o modo de D Drico, por exemplo, basta seguir esta seqncia de intervalos T ST T T T ST T a partir da nota d:

Outra maneira de pensar no d drico voc imaginar a escala de Bb maior natural comeando no segundo grau. Veremos na tabela abaixo a seqncia dos sete modos da escala maior natural.

Para uma anlise prtica, podemos dividir estes 7 modos em 2 grupos, os modos maiores e os menores. Os modos maiores possuem uma tera maior (3M) e os menores uma tera menor (3m).

A escala maior natural o modo jnio e a menor natural o modo elio. Usaremos estas duas escalas para comparar as diferenas entre os modos:

O quadro acima mostra as diferenas entre os modos e as escalas naturais. Os intervalos diferentes caracterizam a sonoridade de cada modo, estas so as famosas notas caractersticas. Ex: A nica diferena entre a escala de Sol maior (jnio) e Sol Ldio vai ser a quarta aumentada, que vem a ser o d# no modo de Sol Ldio, substituindo o d natural em Sol maior / jnio. Dizemos assim que a quarta aumentada a nota caracterstica do modo ldio. O mesmo raciocnio vale para os outros modos, com um pequeno porm para o lcrio, que vai apresentar duas notas diferentes da menor natural (elio). Consideramos estas duas notas caractersticas, porm a 5 possui maior importncia que a 2m. Pegando a guitarra... Transpor essa teoria para a guitarra muito simples, e pode ser feita de vrias maneiras. Para guitarristas de rock/metal proponho utilizar sete shapes dos modos, cada um com uma digitao comeando com a tnica de um modo na 6 corda. Os nmeros indicados so a digitao da mo esquerda que utilizo para tocar cada shapes:

Todos estes shapes so formados por 3 notas por corda, para facilitar a execuo da palhetada. Voc pode optar por duas maneiras de palhetar estes shapes. A primeira alternando todas. A segunda fazendo um sweep, cada vez que mudar de corda, para aproveitar o sentido da palhetada. A seguir veremos como estes modos ficam dispostos por todo o brao da guitarra, utilizando a escala de d maior como exemplo.

importante ter na ponta dos dedos estes sete shapes e conseguir toc-los com fluncia em todos os 12 tons. Praticando... O exerccio que proponho para esta etapa, tocar todos os modos sobre a nota d (D jnio, D drico, D Frgio, D Ldio, D Mixoldio, D Elio e D lcrio), comeando pela sexta corda. Localize a nota d na sexta corda (casa 8), e toque o modo de d jnio, subindo e descendo a escala.

Agora toque o modo d drico, e em seqncia o frgio, ldio, mixoldio, elio e lcrio.

Se voc realmente quiser assimilar esta etapa, pratique em todos os 12 tons: C G D A E B F# - Db Ab Eb Bb F Lembre-se sempre de manter a clareza e definio das notas, assim como praticar com o metrnomo. Na prxima coluna, veremos como improvisar sobre uma harmonia utilizando esses modos.

Continuem escrevendo e mandando suas dvidas. Abraos, bom estudo e at! Outras matrias desta seo: Warming Up Estudo x Diverso 1234... Cromatizando - Parte I 1234... Cromatizando - Parte II Pentatnicas com tapping Lick Combo 3 Modos Gregos - Parte II Modos Gregos - Parte III Shapes de aperjos Improvisao sobre uma corda Palhetada sobre duas cordas Saltos de Cordas (string skipping) Estu/ticando Enviar correo | Estatsticas Share on emailShare on favoritesShare on twitterShare on facebookShare on orkutShare on myspaceShare on googleMore Sharing Services173 Comprar Instrumentos (CDs, DVDs, camisetas, etc) pelos melhores preos Todas as matrias da seo Guitarra, Teoria e Prtica Todas as matrias sobre Instrumentos Curiosidades - Guitarra: 90 clssicos dos anos 90 em cinco minutos Guitarra do futuro: fabricao com impressora 3D [04/04/12] Rammstein: Gibson lana Paul Landers Signature Les Paul [30/03/12] Curiosidades - Steampunk: guitarras com uma esttica inusitada Kiss: veja os novos baixos de Gene Simmons [12/03/12] Slash: Testando a nova linha de cordas da Ernie Ball [08/03/12] Humor - Guitarra: antes de girar verifique se ela est bem presa Guitarra polmica: Gibson lana Les Paul com Floyd Rose [27/01/12] Gene Simmons: guitarra signature em forma de machado [16/01/12] Slipknot: guitarrista assina novo modelo de amplificador [06/01/12] Mais matrias sobre Instrumentos Os comentrios so postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, no esto hospedados no Whiplash.Net, no refletem a opinio dos editores do site, e so de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos usurios que fizeram uso deste sistema. Caso voc considere justo que qualquer comentrio seja apagado, entre em contato. Os responsveis pelo site podem excluir comentrios que julgarem inadequados e fornecer informaes sobre os posts a reclamantes se solicitados.

Sobre Victor H. Guidini

Msico, guitarrista e professor de msica formado pela UDESC. Comeou a ouvir rock quando descobriu os vinis do AC/DC de seu irmo. Aos 13 conheceu o Van Halen e comea a incomodar os vizinhos com sua primeira guitarra. Tocou em vrias bandas de Florianpolis. Atualmente, mora em So Paulo e segue como professor de msica e tocando por ai. Entre muitos outros, curte Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Dr Cip, Cama de Gato, Tribal Tech e Led Zeppelin. Mais matrias de Victor H. Guidini no Whiplash.Net.

Mais sobre Instrumentos

Guitarra 90 clssicos dos anos 90 em cinco minutos

Guitarra do futuro Instrumento fabricado com impressora 3D

Rammstein Gibson lana Paul Landers Signature Les Paul Steampunk: guitarras com uma esttica inusitada

Kiss Veja os novos baixos de Gene Simmons Slash: Testando a nova linha de cordas da Ernie Ball Guitarra: antes de girar verifique se ela est bem presa Guitarra polmica: Gibson lana Les Paul com Floyd Rose

Gene Simmons Guitarra signature em forma de machado Slipknot: guitarrista assina novo modelo de amplificador

Arch Enemy: Christopher Amott lana novo modelo de guitarra Clique aqui para mais notcias e matrias sobre 'Instrumentos'.

Links recomendados

Tarja Turunen Cantando "Ben" aos 17 anos de idade

Ozzy Osbourne "Sharon m e trapaceira", diz ex-baterista

The Doors Os dois esquecidos lbums sem Jim Morrison G. G. Allin No mundo dele Ozzy apresentaria programas infantis The Police Uma idia criada e visionada por Stewart Copeland Bon Jovi Divulgadas fotos de vocalista com mulheres nuas Kiss Veja porque foram proibidos de tocar em cidade alem Down Phil Anselmo: Eu sou o melhor frontman do mundo! Fresno "John Lennon seria um cara meio chato!" Dazed & Confused Um despretensioso filme alado ao status de cult QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | NEWSLETTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO Sees Novidades Agenda de Shows Colunas Temas Resenhas Resenhas de CDs e DVDs Resenhas de Shows

BangersCast Boatos Collectors Room Brigas

Capas de lbuns Censura Cinema e TV Matrias e Biografias Covers e Verses lbuns traduzidos Comando Rock Cristianismo Curiosidades Hardo 70 Drogas e lcool Entrevistas Hard Rock Homossexualidade Galerias de Fotos Injustiados Instrumentos Resenhas de Livros Humor Musical Box Mashups Maiores e Melhores On The Road Musas do Rock e Metal Opinies Poeira Pirataria Wallpapers Mais Colunas Polcia Hoje no Rock Ocultismo Sexo Tablide Tatuagens Whiplash.Net um site colaborativo. Todo o contedo de responsabilidade de colaboradores voluntrios citados em cada matria. Os textos no representam a opinio dos editores ou responsveis pela manuteno do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material imprprio e este ser analisado e retirado do site caso confirmado o problema. Em maro de 2012 Whiplash.Net teve 935.237 visitantes nicos, 2.488.131 visitas e 7.854.960 pageviews. Ver stats. Whiplash.Net - Caixa Postal 5009, Av. Euclides Figueiredo, So Lus-MA, BRASIL, CEP 65076-820, Fone: (98) 9975-0926

Publicidade

Fonte: Modos Gregos - Parte I - Guitarra, Teoria e Prtica http://whiplash.net/materias/guitarshred/000598.html#ixzz1uECBZ0Cj

QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | NEWSLETTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

PRINCIPAL NOVIDADES AGENDA SEES


o o o o o o o o o o

COLUNAS
o o o o o o o o o o

RESENHAS
o o o

BANDAS
o o

TEMAS
o o o o o o o o o o o o o o o o o o

PESQUISAS

Whiplash.Net | Sees | Guitarra, Teoria e Prtica

Modos Gregos - Parte I

Por Victor H. Guidini | Em 22/11/04

Falae galera! Nesta coluna comearemos a entrar num campo muito interessante: a improvisao. Para incio de conversa, veremos algumas consideraes sobre os modos gregos, que so as escalas bsicas para qualquer improvisador. Como este assunto bem extenso, vamos dividi-lo em 3 colunas. A escala maior natural Para entrarmos este assunto, primeiro precisamos entender a escala maior natural. No exemplo abaixo, temos a escala de d maior:

Essa formada por sete notas, e a distncia entre cada uma dessas notas e a nota seguinte pode ser de um tom ou meio. O intervalo de meio tom ocorre apenas entre o III-IV graus e entre o VII e I. Vimos assim que a escala maior natural formadas por T T ST T T T ST, gerando os intervalos de 2M, 3M, 4J, 5J, 6M e 7M em relao tnica da escala. Os modos gregos Os modos gregos so uma espcie de inverses da escala maior. Se tocarmos a escala de d maior, a partir da nota d, teremos o modo d jnio, que nada mais do que a prpria escala natural em seu estado fundamental (continuaremos com a configurao de T T ST T T T ST). Se tocarmos essa mesma escala a partir do segundo grau, a nota r, teremos o modo r drico, e obteremos assim uma nova configurao de escala T ST T T T ST T (e conseqentemente novos intervalos) , conforme mostra a figura abaixo:

Se quisermos montar o modo de D Drico, por exemplo, basta seguir esta seqncia de intervalos T ST T T T ST T a partir da nota d:

Outra maneira de pensar no d drico voc imaginar a escala de Bb maior natural comeando no segundo grau. Veremos na tabela abaixo a seqncia dos sete modos da escala maior natural.

Para uma anlise prtica, podemos dividir estes 7 modos em 2 grupos, os modos maiores e os menores. Os modos maiores possuem uma tera maior (3M) e os menores uma tera menor (3m).

A escala maior natural o modo jnio e a menor natural o modo elio. Usaremos estas duas escalas para comparar as diferenas entre os modos:

O quadro acima mostra as diferenas entre os modos e as escalas naturais. Os intervalos diferentes caracterizam a sonoridade de cada modo, estas so as famosas notas caractersticas. Ex: A nica diferena entre a escala de Sol maior (jnio) e Sol Ldio vai ser a quarta aumentada, que vem a ser o d# no modo de Sol Ldio, substituindo o d natural em Sol maior / jnio. Dizemos assim que a quarta aumentada a nota caracterstica do modo ldio. O mesmo raciocnio vale para os outros modos, com um pequeno porm para o lcrio, que vai apresentar duas notas diferentes da menor natural (elio). Consideramos estas duas notas caractersticas, porm a 5 possui maior importncia que a 2m. Pegando a guitarra... Transpor essa teoria para a guitarra muito simples, e pode ser feita de vrias maneiras. Para guitarristas de rock/metal proponho utilizar sete shapes dos modos, cada um com uma digitao comeando com a tnica de um modo na 6 corda. Os nmeros indicados so a digitao da mo esquerda que utilizo para tocar cada shapes:

Todos estes shapes so formados por 3 notas por corda, para facilitar a execuo da palhetada. Voc pode optar por duas maneiras de palhetar estes shapes. A primeira alternando todas. A segunda fazendo um sweep, cada vez que mudar de corda, para aproveitar o sentido da palhetada. A seguir veremos como estes modos ficam dispostos por todo o brao da guitarra, utilizando a escala de d maior como exemplo.

importante ter na ponta dos dedos estes sete shapes e conseguir toc-los com fluncia em todos os 12 tons. Praticando... O exerccio que proponho para esta etapa, tocar todos os modos sobre a nota d (D jnio, D drico, D Frgio, D Ldio, D Mixoldio, D Elio e D lcrio), comeando pela sexta corda. Localize a nota d na sexta corda (casa 8), e toque o modo de d jnio, subindo e descendo a escala.

Agora toque o modo d drico, e em seqncia o frgio, ldio, mixoldio, elio e lcrio.

Se voc realmente quiser assimilar esta etapa, pratique em todos os 12 tons: C G D A E B F# - Db Ab Eb Bb F Lembre-se sempre de manter a clareza e definio das notas, assim como praticar com o metrnomo. Na prxima coluna, veremos como improvisar sobre uma harmonia utilizando esses modos.

Continuem escrevendo e mandando suas dvidas. Abraos, bom estudo e at! Outras matrias desta seo: Warming Up Estudo x Diverso 1234... Cromatizando - Parte I 1234... Cromatizando - Parte II Pentatnicas com tapping Lick Combo 3 Modos Gregos - Parte II Modos Gregos - Parte III Shapes de aperjos Improvisao sobre uma corda Palhetada sobre duas cordas Saltos de Cordas (string skipping) Estu/ticando Enviar correo | Estatsticas Share on emailShare on favoritesShare on twitterShare on facebookShare on orkutShare on myspaceShare on googleMore Sharing Services173 Comprar Instrumentos (CDs, DVDs, camisetas, etc) pelos melhores preos Todas as matrias da seo Guitarra, Teoria e Prtica Todas as matrias sobre Instrumentos Curiosidades - Guitarra: 90 clssicos dos anos 90 em cinco minutos Guitarra do futuro: fabricao com impressora 3D [04/04/12] Rammstein: Gibson lana Paul Landers Signature Les Paul [30/03/12] Curiosidades - Steampunk: guitarras com uma esttica inusitada Kiss: veja os novos baixos de Gene Simmons [12/03/12] Slash: Testando a nova linha de cordas da Ernie Ball [08/03/12] Humor - Guitarra: antes de girar verifique se ela est bem presa Guitarra polmica: Gibson lana Les Paul com Floyd Rose [27/01/12] Gene Simmons: guitarra signature em forma de machado [16/01/12] Slipknot: guitarrista assina novo modelo de amplificador [06/01/12] Mais matrias sobre Instrumentos Os comentrios so postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, no esto hospedados no Whiplash.Net, no refletem a opinio dos editores do site, e so de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos usurios que fizeram uso deste sistema. Caso voc considere justo que qualquer comentrio seja apagado, entre em contato. Os responsveis pelo site podem excluir comentrios que julgarem inadequados e fornecer informaes sobre os posts a reclamantes se solicitados.

Sobre Victor H. Guidini

Msico, guitarrista e professor de msica formado pela UDESC. Comeou a ouvir rock quando descobriu os vinis do AC/DC de seu irmo. Aos 13 conheceu o Van Halen e comea a incomodar os vizinhos com sua primeira guitarra. Tocou em vrias bandas de Florianpolis. Atualmente, mora em So Paulo e segue como professor de msica e tocando por ai. Entre muitos outros, curte Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Dr Cip, Cama de Gato, Tribal Tech e Led Zeppelin. Mais matrias de Victor H. Guidini no Whiplash.Net.

Mais sobre Instrumentos

Guitarra 90 clssicos dos anos 90 em cinco minutos

Guitarra do futuro Instrumento fabricado com impressora 3D

Rammstein Gibson lana Paul Landers Signature Les Paul Steampunk: guitarras com uma esttica inusitada

Kiss Veja os novos baixos de Gene Simmons Slash: Testando a nova linha de cordas da Ernie Ball Guitarra: antes de girar verifique se ela est bem presa Guitarra polmica: Gibson lana Les Paul com Floyd Rose

Gene Simmons Guitarra signature em forma de machado Slipknot: guitarrista assina novo modelo de amplificador

Arch Enemy: Christopher Amott lana novo modelo de guitarra Clique aqui para mais notcias e matrias sobre 'Instrumentos'.

Links recomendados

Tarja Turunen Cantando "Ben" aos 17 anos de idade

Ozzy Osbourne "Sharon m e trapaceira", diz ex-baterista

The Doors Os dois esquecidos lbums sem Jim Morrison G. G. Allin No mundo dele Ozzy apresentaria programas infantis The Police Uma idia criada e visionada por Stewart Copeland Bon Jovi Divulgadas fotos de vocalista com mulheres nuas Kiss Veja porque foram proibidos de tocar em cidade alem Down Phil Anselmo: Eu sou o melhor frontman do mundo! Fresno "John Lennon seria um cara meio chato!" Dazed & Confused Um despretensioso filme alado ao status de cult QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | NEWSLETTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO Sees Novidades Agenda de Shows Colunas Temas Resenhas Resenhas de CDs e DVDs Resenhas de Shows

BangersCast Boatos Collectors Room Brigas

Capas de lbuns Censura Cinema e TV Matrias e Biografias Covers e Verses lbuns traduzidos Comando Rock Cristianismo Curiosidades Hardo 70 Drogas e lcool Entrevistas Hard Rock Homossexualidade Galerias de Fotos Injustiados Instrumentos Resenhas de Livros Humor Musical Box Mashups Maiores e Melhores On The Road Musas do Rock e Metal Opinies Poeira Pirataria Wallpapers Mais Colunas Polcia Hoje no Rock Ocultismo Sexo Tablide Tatuagens Whiplash.Net um site colaborativo. Todo o contedo de responsabilidade de colaboradores voluntrios citados em cada matria. Os textos no representam a opinio dos editores ou responsveis pela manuteno do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material imprprio e este ser analisado e retirado do site caso confirmado o problema. Em maro de 2012 Whiplash.Net teve 935.237 visitantes nicos, 2.488.131 visitas e 7.854.960 pageviews. Ver stats. Whiplash.Net - Caixa Postal 5009, Av. Euclides Figueiredo, So Lus-MA, BRASIL, CEP 65076-820, Fone: (98) 9975-0926

Publicidade

Fonte: Modos Gregos - Parte I - Guitarra, Teoria e Prtica http://whiplash.net/materias/guitarshred/000598.html#ixzz1uECBZ0Cj

Frum Cifra Club - maior frum de m&uacite;sica do Brasil


Home > Fruns > Guitarra

Notas Evitadas nos Modos e algumas pentas AQUI!


Autor Mensagem Silas Hammett # dez/06 Veterano citar Bom pessoal... Teve um colega aqi do forum que criou um topico esses dias pedindo ajuda neste assunto(notas evitadas). Decidi nao dar um UP no topico pois achei q com o topico indo direto ao assunto...espero que os moderadores nao grilem. Bom vamos ao q interea. Legenda: Avoid a nome q si da a nota deve ser evitada Escalas Maiores Jnica Esta escala,alem de ser a primeira das escalas modais, a base de toda a musica ocidental e referencia primaria para o entendimento da harmonia.O quarto grau desta escala uma nota avoide (nota que si deve ser evitada como repouso,ou seja,que nao da para parar nela nem coloc-la no acorde) Lidia Embora a quarta aumentada tenha um certo ''sabor'' dissonante,esta escala nao tem nota avoid,ou seja que a melodia pode repousar (parar) em qualquer um dos graus desta escala. Escalas Menores Eolia Escala derivado do sexto grau natural(ou jonica), uma das sete escalas modais e a mais importante das escalas menores. Mas atenao em todo acorde menor a sexta menor uma nota avoid,o que significa que a melodia pode passar por esse intervalo,mas nao parar nele. Dorica Embora a sexta maior seja um pouco dissonante,esta escala nao tem nota Avoid Frigia Esta escala modal deriva do terceiro grau da Jnica.Ela uma escala ''fechada'' pois tem duas notas Avoid,a segunda menor (b9 no acorde) e a sexta menor. Locria

Devido a presena da nona menor-que a nota Avoid ela nao pode ser ultilizada sobre acordes Xm7 (b5) (9) Harmnica Repare na presena da sexta menor e da stima maior.Esta escala pode ser ultilizada sobre acordes XmMaj7 que,pelo contexto harmnico,exijam sexta menor. Lembre-se,porm,que nos acordes menores a sexta menor nota Avoid Pentatonica Maior e Menor Nem uma nota Avoid Penta Blues Menor Embora nao tenha nota Avoid, necessario ter cuidado com o uso da quarta aumentada pois ela tem uma sonoridade algo dissonante. Diminuta Escala aplicada nos acordes diminutos e nao tem nota Avoid Bom pessoal, isso ai,espero que aproveitem. FONTE:Trecho retirado do livro Fundamentos da Improvisao Vol:1 John Elf Veterano # dez/06 citar votar Muito interessante. Mas isso muito relativo. Pode ser possvel usar notas avoids como nota de repouso para se conseguir certo efeito musical. Eu acho que em arte nunca pode-se dizer "tal coisa proibida". emiliomiguel # dez/06 Editado por: emiliomiguel Veterano citar votar e o mixoldio? Penta Blues Menor Embora nao tenha nota Avoid, necessario ter cuidado com o uso da quarta aumentada pois ela tem uma sonoridade algo dissonante. mais num exatamente isso que caracteriza a penta blues? Silas Hammett # dez/06 Veterano citar votar John Elf Isso msm...nao existe '' regra'',vc usa o q achar melhor na sua musica. Isso como si fosse um caminho...vc segue si quiser.

Bno888 Veterano

# jan/07 citar votar Blz! Eu que tinha perguntado. era isso mesmo que eu queria saber. Claro, pode-se at chamar isso de regra, mas claro que em musica tem que quebrar algumas regras, por exemplo mesmo essas sendo notas avoid como ele disse, eu sempre gosto de colocar uma nota avoid como a que gera tenso antes de estabilizar. Mas valew]u, mesmo..e o mixolodio??tbm no tem evitada??essa eu tbm no lembro..

Thio Veterano

# jan/07 citar votar Bno888 acho que no. no acorde de 7a menor, me parece que qualquer nota do mixoldio pode servir como repouso... no repouso final. Mas tudo depende da msica, mesmo.

Bno888 Veterano

# jan/07 citar votar blz..mas to em dvida ainda.... remotamente me lembro que tinham me falado de uma nota..nao sei se a quarta justa tbm.... mas no tenho certeza

Thio Veterano

# jan/07 citar votar Bno888 no sei. pra mim, num acorde com 7a menor, tocando o modo mixoldio, dependendo de quando for, e no por muito tempo, para numa 4a d um som bem legal pra msica... como que uma suspenso sem tenso, algo assim.

Thio Veterano

# jan/07 Editado por: Thio citar votar ::

Silas Hammett # jan/07 Veterano citar votar UP pra qem nao viu caralho!!! Ibanez GSA # jan/07

270dx Veterano

citar votar Frigia Esta escala modal deriva do terceiro grau da Jnica.Ela uma escala ''fechada'' pois tem duas notas Avoid,a segunda menor (b9 no acorde) e a sexta menor. ae cara, eu particulamente axo interessante a sonoridade qnd eu repouso na 9b no frigio, e costumo usar, alem de que esse repouso talvez seja a sonoridade mais facil de se indentificar um modo, e bem diferente, me lembra os tempos de rock progressivo, bem viagem... mas a minha opiniao claro!! mas mt bom o topico. Abrao.

ROo Veterano

# jan/07 citar votar Eu acho que em arte nunca pode-se dizer "tal coisa proibida"(2). Silas Hammett Excelente topico! Valew cara \o\

Silas Hammett # jan/07 Veterano citar votar ROo Ibanez GSA 270dx VLW!! Rapha_krust... # jan/07 Veterano citar votar que tal um stick!! se alguem quiser acrescenta algo... Silas Hammett # jan/07 Veterano citar votar que tal um stick!! Tem q ver com algum moderador si ele tiver afim d colocar... se alguem quiser acrescenta algo... Claro,si alguem tiver mais alguma coisa pode colocar ai Enviar sua resposta para este assunto Nome ou apelido: Senha

Tpicos relacionados a Notas Evitadas nos Modos e algumas pentas AQUI!


Notas Evitadas nos modos Gregos + Pentas dos modos CAGED pentas + modos no brao todo pentas 3 notas por corda Da srie: algumas notas por segundo Devo terminar uma frase apenas com as notas que fazem parte do acorde? MODOS GREGOS Msica em Geral Guitarra Violo Pedais & Pedaleiras Amplificadores Contra-Baixo Teclado Bateria Canto Gaita Sax Gravao e Home Studio Msica Erudita Divulgue suas msicas Guitar Battle OFF TOPIC

259.869 tpicos 6.886.602 posts 120.162 usurios cadastrados Online agora: 94 | 16 membros e 78 visitantes [ qew, esdras_63, Die Kunst der Fuge, CaioHenriquerose, Tom.Morello, Fanderslash, Victor Campana, MMI, ju.nito, paulomichels, carnisa1, Thallyz, Cristhyano, waltercruz, Bog, redstratocaster ] Recorde: 268 16/abr/12 21:46 Visitantes: 221 Membros: 47

Regras Arquivo Anuncie Central de Ajuda Configuraes

Frum Cifra Club 2001-2012 Studio Sol Comunicao Digital Terra


Email Horscopo Tempo Notcias Economia

Esportes Diverso Vida e Estilo Terra TV Sunday TV Sonora Shopping Cifra Club Letras.mus.br Palco MP3 Ouvir Msica Frum Audioware Guitar Battle Forme sua Banda

Cadastrar grtis Entrar (login)

Potrebbero piacerti anche