Sei sulla pagina 1di 4

MINISTRIO DA EDUCAO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU CENTRO DE CINCIAS AGRRIAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA

DISCIPLINA: 603-250 - Zootecnia Geral PROFESSOR: Dr. Arnaud Azevdo Alves TPICO: SISTEMAS DE CRIAO

I - CONSIDERAES GERAIS Dependendo da espcie animal, das condies ambientais, das condies financeiras, da disponibilidade de insumos (alimentos, medicamentos, etc), da disponibilidade de mo-de-obra e das condies de mercado para os produtos gerados pela explorao pecuria, determinados sistemas de criao ou de manejo podem ser adotados, sendo estes representados por basicamente trs categorias: sistema extensivo, sistema semi-extensivo ou semi-intensivo e sistema intensivo de criao ou confinamento.

II - SISTEMAS DE CRIAO SEGUNDO A ESPCIE ANIMAL A) BOVINOS a) Extensivo o predominante no Brasil. Caracteriza-se pelo mximo aproveitamento dos recursos naturais, objetivando economia de instalaes, equipamentos e mo-deobra. Consiste em manter os animais em liberdade durante todo o ano, divididos em lotes. Em geral, os animais so mestios e dotados de baixa aptido produtiva. Quando bovinos leiteiros, realiza-se uma ordenha diria, em virtude da qualidade dos animais e da no suplementao alimentar. O rebanho levado ao curral duas vezes ao dia, pela manh para ordenha e tarde para separao dos bezerros. As condies higinicas so precrias e os cuidados profilticos mnimos. Em geral, procedida apenas vacinao contra o carbnculo sintomtico. Neste sistema predominam as pastagens de gramneas e o pastejo contnuo, de modo que a alimentao insuficiente durante a maior parte do ano. A mineralizao base de sal comum e quase sempre com irregularidades no fornecimento. Os animais so ordenhados no prprio curral ou em galpes rsticos, quase sempre sem a devida higiene. A ordenha procedida com brezerro ao p, ficando este com o leite mais gorduroso ou, na maioria dos casos, se retirando todo o leite, prejudicando o desenvolvimento ponderal da cria. O touro permanece em

promiscuidade com o rebanho, ocorrendo coberturas descontroladas e fecundaes fora de poca. Este sistema de criao susceptvel de grande melhoramento, no sendo aconselhvel para raas especializadas, cujas exigncias so grandes. Os principais fatores que afetam a produo de leite ou carne no sistema extensivo so ms de pario, idade da vaca, poca do ano, perodo de lactao, perodo de servio e a proteo contra as altas temperaturas.

b) Semi-intensivo Aproveita em menor quantidade os recursos naturais e exige mais capital, mais mo-de-obra, rebanho aperfeioado e pessoal habilitado. De maneira geral, os animais so mantidos no estbulo nas horas mais quentes do dia, saindo para o pasto nas horas mais frias, pela manh e ao final da tarde. Em alguns casos, as vacas so presas somente para ordenha e para a distribuio de raes, duas vezes ao dia. Exige que os pastos disponham de boas sombras nas zonas quentes. Neste sistema a suplementao alimentar com volumosos e concentrados mais cuidadosa. So feitas duas ordenhas por dia. As coberturas so controladas, de modo que as paries podem ser distribudas de maneira racional durante o ano. Os cuidados higinicos e profilticos so maiores. c) Intensivo S admissvel em casos especiais, quando h falta de espao e o preo da terra muito elevado. recomendvel somente para vacas de alta produo, pois toda a alimentao volumosa e concentrada deve ser fornecida no cocho. Os animais so mantidos presos durante todo o dia. As condies de boa higiene e sanidade so mais difceis de serem mantidas. O requerimento de mo-de-obra muito maior e prprio de zonas urbanas. B) EQINOS a) "Em regime de campo" ou "a campo" O animal permanece praticamente todo o tempo em liberdade no pasto. o melhor para o animal e mais saudvel, pois o cavalo neste sistema de criao pode movimentar-se vontade. O acesso rao suplementar (fenos e/ou concentrados), quando necessrios, pode ser feito por meio de cochos colocados no pasto, podendo serem colocados vrios cochos individuais ou um s cocho com divisrias para alimentao individual. s vezes, quando no muito caro, vivel cobertura da rea de cochos. O sistema de criao a campo pode ser adotado por criadores que disponham de estbulos j construdos, devendo os animais, durante as horas em que no estejam se alimentando, sendo tratados, etc., estarem em liberdade no campo ou no piquete. Neste sistema de criao podem ser construdos abrigos de proteo contra o frio ou calor, devendo o cavalo ter livre acesso a estes locais. b) Em regime de semi-estabulao O cavalo permanece recolhido s instalaes durante a noite e/ou durante as horas de sol quente, passando o restante do tempo a campo.

c) Regime de estabulao total O cavalo mantido nas instalaes durante todo o dia, saindo apenas para exerccio ou trabalho. C) SUNOS a) "A campo" ou "solta controlada" O exerccio ao ar livre importante fonte de vigor para sunos, enquanto a criao em pocilgas fechadas faz com que o animal viva em ambiente viciado e atmosfera mida. Este sistema muito recomendado na cria e engorda de sunos. Requer bons pastos em combinao com concentrados. Devem ser tomadas providncias, no sentido de evitar enfermidades no rebanho, mediante rotao de pastagens. O regime de pastoreio tem como vantaqens: o exerccio fator importante para o desenvolvimento dos animais; a criao a campo proporciona melhores condies higinicas aos animais, que se beneficiam dos raios solares; o pastejo proporciona reduo na distribuio de alimentos concentrados, resultando em economia de 3O a 4O%, se os animais utilizam pastos de gramneas e leguminosas; e, o suno restitui grande parte dos nutrientes necessrios fertilidade do prprio pasto. As plantas forrageiras devem ser tenras, recomendando-se a leguminosa alfafa e as gramneas capim pangola, grama de burro, quicuio e capim rhodes, entre outras. b) Semi-confinamento Utiliza instalaes e equipamentos em menor escala e aproveita as vantagens do sistema de criao a campo. Os animais so criados em piquetes gramados, dotados de um abrigo, que serve tambm de maternidade. Machos e fmeas so criados em piquetes separados, para evitar a excitao sexual. Em geral, so mantidos lotes de doze matrizes e trs reprodutores. c) Confinamento total ou intensivo Tem como vantagem aumentar a eficincia de produo e prevenir ou controlar as doenas, requerendo alto custo com equipamentos e instalaes. Os sunos so criados em instalaes especficas conforme a fase de vida. Assim, so necessrias reparties (para gestantes, maternidade, creche, recria, engorda, terminao e para reprodutores). Essas instalaes so construdas em alvenaria, e suas dimenses dependem do tamanho do plantel, da rea aproveitvel da propriedade, etc. D) CAPRINOS a) Extensivo Consiste basicamente na criao a pasto, com baixa lotao e alimentao obtida exclusivamente no pastoreio direto. A produtividade, em geral, baixa. No caso de cabras leiteiras, o leite insuficiente para a comercializao, na maioria dos casos. Este sistema mais apropriado produo de carne e pele.

b) Semi-intensivo ou semi-confinamento Parte da alimentao obtida no pastoreio direto e parte nos cochos. Os animais passam a noite e parte do dia confinados no aprisco. recomendvel a rotao de pastagens. Se obtm boa produo de leite, sendo recomendadas as raas tropicais, como a anglo-nubiana. c) Intensivo ou confinado Os animais no tm acesso aos pastos. Possui a vantagem de utilizao de pequenas reas (o suficiente para a construo do aprisco, solrios, capineiras, reas de beneficiamento de leite e depsito de alimentos), melhor controle do fornecimento de alimentos e maior controle de doenas. Porm, exige mais mo-de-obra e s compensa se a criao for de cabras altamente produtivas, de raas leiteiras especializadas. III NOVOS SISTEMAS DE CRIAO Atualmente, visando-se atender demandas de mercado, peculiaridades tm surgido em relao aos sistemas de produo, adotando-se prticas de manejo sustentvel e de bem-estar animal, visando-se direcionar prioritariamente o segmento de produtores com propriedades regidas por gesto e fora familiar para a produo pecuria orgnica, visando melhoria das suas condies scio-econmicas, sustentabilidade de suas unidades produtivas e fornecimento de produtos diferenciados, saudveis e com maior valor agregado. Assim surge o sistema de produo pecuria orgnica. Uma outra modalidade de sistema de criao que vem se estruturando e sendo adotado em vrios estados brasileiros a produo de leite ou carne em sistema rotacionado, adotando-se tcnicas de manejo de pastagem preconizadas inicialmente por Voisin (Mtodo de Voisin), e atualmente adotado na produo de leite e de carne, sendo considerado sistema de produo pasto.

Potrebbero piacerti anche