Sei sulla pagina 1di 7

IBP2196_12 AVALIAO DA ABRANGNCIA DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NA IMPLANTAO E OPERAO DE PONTOS DE ENTREGA DE GS NATURAL Edmilson Pinto da Silva1, Guilherme

Mendona da Cunha 2

.
Copyright 2012, Instituto Brasileiro de Petrleo, Gs e Biocombustveis - IBP Este Trabalho Tcnico foi preparado para apresentao na Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012, realizado no perodo de 17 a 20 de setembro de 2012, no Rio de Janeiro. Este Trabalho Tcnico foi selecionado para apresentao pelo Comit Tcnico do evento, seguindo as informaes contidas no trabalho completo submetido pelo(s) autor(es). Os organizadores no iro traduzir ou corrigir os textos recebidos. O material conforme, apresentado, no necessariamente reflete as opinies do Instituto Brasileiro de Petrleo, Gs e Biocombustveis, Scios e Representantes. de conhecimento e aprovao do(s) autor(es) que este Trabalho Tcnico seja publicado nos Anais da Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012.

Resumo
Este trabalho teve como objetivo a avaliao da abrangncia dos impactos ambientais decorrentes da implantao e operao de Pontos de Entrega (PE) de Gs Natural. Pontos de Entrega de Gs Natural so instalaes que tem entre as suas principais finalidades filtrar, aquecer, regular a presso do gs e medir as variveis usadas para calcular a vazo e o volume de gs a ser transferido para companhias distribuidoras ou outros recebedores de gs natural. A avaliao desta abrangncia foi realizada considerando aspectos ambientais tais como dimenso da rea para implantao do PE, supresso de vegetao, eroso e assoreamento, e outros. O risco s populaes circunvizinhas tambm foi avaliado neste trabalho.

Abstract
The aim of this study is to evaluate the extent of environmental impacts from construction and operation of Natural Gas City Gates. Natural Gas City Gates are facilities that have among its main purposes filtering, heating, gas pressure regulating and measuring the variables used to calculate the flow and the volume of gas to be transferred to distribution companies or other customers of natural gas. The scope of this assessment was performed considering environmental aspects such as size of area to implement the city gate, removal of vegetation, erosion and siltation, and others. The risk to surrounding populations was also evaluated in this study.

1. Introduo
Impacto ambiental qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam (i) a sade; a segurana e o bem-estar da populao; (ii) as atividades sociais e econmicas; (iii) a biota; (iv) as condies estticas e sanitrias do meio ambiente e (v) a qualidade dos recursos ambientais (CONAMA, 1986). Este trabalho apresenta uma avaliao da abrangncia dos impactos ambientais decorrentes da implantao e operao de Pontos de Entrega. Do ponto de vista ambiental, foram considerados os seguintes fatores: 1) dimenses para implantao do PE; 2) supresso de vegetao; 3) eroso e assoreamento; 4) desapropriao e alterao do uso e ocupao do solo; 5) produo de resduos; 6) produo de rudo; 7) alteraes da qualidade do ar; 8) intensificao do trfego na rea; 9) interferncia sobre o cotidiano da populao; e 10) interferncia sobre a infraestrutura local. Como 11 critrio, a avaliao considerou os aspectos de risco populao circunvizinha.

______________________________ 1 Chemical Engineer ENGENHARIA/EAMB Petrobras 2 Civil Engineer ENGENHARIA/EAMB Petrobras

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

2. Aspectos Ambientais
Considerando os aspectos ambientais, a implantao e a operao de Pontos de Entrega (PE) de gs natural so atividades de pequeno potencial de impacto ambiental, devido, entre outros, aos fatores descritos a seguir.

2.1. Dimenses da rea


A rea delimitada para implantao de um Ponto de Entrega, ou seja, a rea Diretamente Afetada (ADA) da ordem de 1 ha, da qual apenas ocupada pelas instalaes.

2.2- Seleo da rea


A seleo da rea para implantao de Pontos de Entrega (PE) realizada privilegiando reas que atendam as seguintes condies: Situar-se em zona rural ou industrial; No interceptar rea de Preservao Permanente (APP), nem reas com vegetao nativa; No interceptar rea de Unidade de Conservao; No interceptar Patrimnio Histrico e Arqueolgico, Terras Indgenas, Comunidades Remanescentes de Quilombos e Populaes Tradicionais; No interceptar reas com edificaes e benfeitorias; Apresentar relevo que possibilite pequena movimentao de terra e compensao dos volumes de corte e aterro, no sendo necessria a utilizao de emprstimos e de reas de bota-fora; No necessitar da execuo de desmonte de rocha; Com relao faixa de dutos e instalaes j existentes, a rea selecionada ser contgua faixa, podendo tambm situar-se no interior ou em ampliao de uma instalao j existente; Possuir facilidade de acesso atravs de via existente e, caso necessrio, implantao de pequeno prolongamento. Alm dessas condies, a seleo da rea depende tambm de negociao com a Companhia Distribuidora Local, tendo em vista que esta licenciar e construir o ramal de distribuio a partir do Ponto de Entrega.

2.3- Principais Impactos Ambientais e Medidas Mitigadoras 2.3.1- Impactos da Implantao


Os impactos da implantao de Pontos de Entrega (PE), todos pouco significativos, so mitigados durante a execuo das obras. A seguir, apresentam-se os principais impactos decorrentes da implantao de Pontos de Entrega (PE), os locais de ocorrncia e as respectivas medidas mitigadoras adotadas.

Supresso de Vegetao
Local de ocorrncia: em casos excepcionais, pode vir a ocorrer na rea diretamente afetada (ADA). Medida compensatria: implementao do Programa de Reposio Florestal.

Eroso e Assoreamento
Local de ocorrncia: rea diretamente afetada (ADA). 2

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 Medidas mitigadoras: instalao de barreiras (geotexteis, telas-filtro, cerquite) para preveno de processos erosivos e produo de sedimentos; implantao de sistemas de drenagem provisrio e definitivo; execuo da proteo vegetal atravs do plantio de gramneas.

Desapropriao e Alterao do Uso e Ocupao do Solo


Local de ocorrncia: rea diretamente afetada (ADA). Medidas mitigadoras: negociao com o proprietrio da rea, avaliao e implementao do processo de desapropriao de acordo com normas consolidadas. Observao: A alterao do uso e ocupao do solo irreversvel e contemplada na avaliao da rea.

Produo de Resduos
Local de ocorrncia: rea diretamente afetada (ADA). Medidas mitigadoras: treinamento dos trabalhadores; coleta seletiva dos resduos slidos; disposio final adequada, em local licenciado pelo rgo ambiental; utilizao de banheiros qumicos alocados por empresa licenciada pelo rgo ambiental; disposio final adequada do efluente sanitrio, em estao de tratamento de esgoto licenciada pelo rgo ambiental.

Produo de Rudo
Local de ocorrncia: rea diretamente afetada (ADA) Medidas mitigadoras: uso de protetor auricular pelos trabalhadores; implementao de programas de manuteno dos veculos e equipamentos; esclarecimentos aos moradores isolados das proximidades do empreendimento e da comunidade prxima, atravs da implementao do Programa de Comunicao Social.

Alteraes da Qualidade do AR
Local de ocorrncia: rea diretamente afetada e via de acesso. Medidas mitigadoras: asperso de gua para mitigar a emisso de partculas slidas em suspenso, devido poeira gerada nos trabalhos de terraplenagem e nos deslocamento de veculos em vias no pavimentadas; implementao de programas de manuteno dos veculos e equipamentos utilizados, para mitigar as emisses devidas queima de combustveis.

Intensificao do Trfego na rea


Local de ocorrncia: via de acesso e comunidade prxima. Medidas mitigadoras: treinamento dos motoristas e operadores de veculos no convencionais; sinalizao de advertncia das vias; esclarecimentos e instrues aos moradores isolados das proximidades do empreendimento e da comunidade prxima, atravs da implementao do Programa de Comunicao Social.

Interferncia Sobre o Cotidiano da Populao


Local de ocorrncia: comunidade prxima. Medidas mitigadoras: treinamentos e instrues aos trabalhadores para cumprimento do Cdigo de Conduta dos Trabalhadores; implementao do Programa de Comunicao Social para os moradores isolados das proximidades do empreendimento e da comunidade prxima.

Interferncia Sobre a Infraestrutura Local Local de ocorrncia: comunidade prxima. 3

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 Medidas mitigadoras: o reduzido nmero de trabalhadores (em torno de 80 no pico) e curto prazo de execuo das obras (6 a 8 meses) no gera presses significativas sobre a infraestrutura local, no se prevendo medidas mitigadoras. Medidas maximizadoras: os impactos positivos sobre a economia local pouco significativo, no se prevendo medidas para sua maximizao.

2.3.2- Impactos da Operao


A operao de Pontos de Entrega desassistida, ou seja, remotamente, sem a presena de trabalhadores nas instalaes. A operao no provoca rudo e nenhum dos outros impactos da fase de obras. Pode haver um impacto visual, o qual pode ser mitigado pela implantao de uma cortina arbrea (renque) junto aos limites da rea diretamente afetada (ADA).

2.3.3- Abrangncia dos Impactos Ambientais


Em vista da anlise apresentada, conclui-se que os impactos ambientais advindos da implantao e operao de Pontos de Entrega (PE), alm de pouco significativos e perfeitamente mitigveis, tm abrangncia local, ocorrendo apenas na rea diretamente afetada (ADA), via de acesso e comunidade prxima.

3. Riscos s Populaes Circunvizinhas


Conforme preconizado no item VIII.1 do Termo de Referncia (TR) do IBAMA para Estudos de Anlise de Risco de Estaes de Compresso e Pontos de Entrega rev.03 de 06/05/2009, os nveis de Risco Individual (RI) e de Risco Social (RS) do Ponto de Entrega objeto de licenciamento devem ser calculados. O risco individual pode ser definido como sendo a freqncia esperada, normalmente expressa em base anual, a que um indivduo situado numa determinada posio em relao s instalaes em anlise, venha a sofrer certo dano, em geral fatalidades, em decorrncia de acidentes que eventualmente venham a ocorrer nessas instalaes. O risco individual comumente representado por meio dos contornos de iso-risco. Esses contornos ligam os pontos de mesmo nvel de risco, fornecendo uma indicao grfica dos nveis de risco nas circunvizinhanas das instalaes em estudo. Em geral, as curvas de iso-riscos representam o risco para um indivduo que pode estar na zona de efeito de um incidente ou um conjunto de incidentes. J o Risco Social, representa um clculo do nmero de vtimas afetadas pelos diferentes cenrios acidentais provindos do PE, sendo, portanto, dependente do entorno populacional. Dessa forma, a avaliao da abrangncia dos riscos populao ser realizada considerando os contornos de iso-riscos de Pontos de Entrega associados a dutos da Petrobras, obtidos a partir de Estudos de Anlise de Riscos (EAR). De acordo com o item VIII.2.4 do TR do IBAMA, a avaliao do RI calculado e adotado como critrio decisrio no processo de licenciamento ambiental ser realizada, pelo IBAMA, com base nos critrios de tolerabilidade preconizados no item 8.3, da Norma Tcnica CETESB P4.261, de Maio/03 e apresentados na Figura 1:

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

RISCO INTOLERVEL 1x10-5/ano ALARP 1x10-6/ano RISCO TOLERVEL

Figura 1 Critrio de Tolerabilidade de Risco Individual para Instalaes Fixas (CETESB, SP, 2003)

A regio ALARP (As Low As Reasonably Practicable), conforme Figura 1, representa a regio dos riscos que devem ser reduzidos tanto quanto possveis sem, contudo, serem considerados intolerveis. Portanto, para avaliar o impacto de um ponto de entrega, considerando-se os aspectos de risco a populao circunvizinha, levou-se em considerao o raio de alcance das curvas de iso-riscos correspondentes aos nveis de risco individual 1,0E-05/ano e 1,0E-06/ano. As curvas de iso-riscos foram obtidas dos Estudos de Anlise de Riscos elaborados para subsidiar os respectivos processos de licenciamento dos Pontos de Entrega. Foram avaliadas as curvas de iso-riscos de 08 pontos de entrega, sendo trs pontos de entrega associados ao GASCAC (Gasoduto Cacimbas-Catu), trs pontos de entrega associados ao GASCAV (Gasoduto Cacimbas-Vitria), um ponto de entrega associado ao GASBEL (Gasoduto Rio de Janeiro-Belo Horizonte) e um ponto de entrega associado ao GASPAJ (Gasoduto Paulnia-Jacutinga). A Tabela AR1 apresenta os raios de alcance das curvas de iso-riscos de cada Ponto de Entrega. Tabela AR1 - Raios de alcance das curvas de iso-riscos de cada Ponto de Entrega Pontos de Entrega Eunpolis Mucuri Itabuna Campos Itapemirim Viana Jacutinga Betim II Gasoduto GASCAC GASCAC GASCAC GASCAV GASCAV GASCAV GASPAJ GASBEL Raio Iso-risco 1,0E-05 (m) 49 51 28 53 25 32 62 64 Raio Iso-risco 1,0E-06 (m) 294 369 105 525 296 100 166 77

Conforme pode ser observado na Tabela AR1 o maior raio de alcance para as curvas de iso-riscos correspondentes a 1,0E-05 de 64 m para o Ponto de Entrega de Betim II. Com relao s curvas de iso-riscos correspondentes a 1,0E-06, o maior alcance de 525 m para o Ponto de Entrega de Campos. Devido ao maior raio de alcance situar-se em torno de 500 m, considera-se que o risco s comunidades circunvizinhas tem abrangncia local. 5

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 Alm do mais, a instalao de um novo ponto de entrega linha tronco de um gasoduto no alterar os resultados obtidos no Estudo de Anlise de Risco (EAR) do gasoduto ao qual o mesmo estar vinculado, visto que os resultados dos riscos do respectivo duto dependero apenas das condies operacionais do prprio gasoduto. Salientamos, ainda, que o Estudo de Anlise de Risco do Ponto de Entrega dever ser realizado separadamente do Estudo de Anlise de risco do gasoduto, visto que h diferenas nas metodologias utilizadas para o clculo do risco, bem como nos critrios de tolerabilidade. Este mesmo ponto de vista est preconizado no prprio TR do IBAMA para anlise de risco em Gasodutos em seu item I.3 : As Estaes de Compresso, Reduo de Presso, Entrega e outras devero ser analisadas em EAR independente, considerando metodologia apropriada e o critrio de aceitabilidade de Instalaes Fixas.

4. Concluses
Em vista dos impactos ambientais ocorrerem apenas na rea Diretamente Afetada (ADA), ou seja, na rea ocupada pelo empreendimento, na via de acesso ao empreendimento e comunidade prxima, associado ao fato de o raio do maior alcance de risco ser da ordem de 500 m, conclui-se que os impactos ambientais e risco s comunidades circunvizinhas, decorrentes da implantao e operao de Pontos de Entrega, tm abrangncia local, no ultrapassando os limites territoriais de mais de um estado, exceto nos casos em que o empreendimento situar-se, sem possibilidade de deslocamento, na fronteira de dois ou mais estados.

5. Agradecimentos
Nossos agradecimentos a Leonardo Souza e Mrcia Valle da Petrobras.

6. Referncias
CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - CONAMA. 1986. Resoluo Conama no 001. Disponvel em:< www.mma.conama.gov.br/conama> Acesso em 17/04/2012. Plano de Controle Ambiental (PCA) City-gate da Termorio, Biodinmica Engenharia e Meio Ambiente; Fevereiro/2002. Plano de Controle Ambiental (PCA) City-gate da Norte Fluminense, Biodinmica Engenharia e Meio Ambiente, Outubro/2002. Plano de Controle Ambiental (PCA) City-gate da Maca Merchant, Biodinmica Engenharia e Meio Ambiente, Outubro/2002. Plano de Controle Ambiental (PCA) Ponto de Entrega de Pindamonhangaba, Biodinmica Engenharia e Meio Ambiente, Fevereiro/2006. Plano de Controle Ambiental (PCA) Ponto de Entrega de Bragana Paulista, Biodinmica Engenharia e Meio Ambiente, Maro/2006. Plano de Controle Ambiental (PCA) Ponto de Entrega de Carmpolis, Biodinmica Engenharia e Meio Ambiente, Outubro/2006. Plano de Controle Ambiental (PCA) Ponto de Santa Rita, Biodinmica Engenharia e Meio Ambiente, Janeiro/2007. Plano de Controle Ambiental (PCA) Ponto de Entrega da UTE Jos de Alencar, Biodinmica Engenharia e Meio Ambiente, Abril/2009. Estudo de Anlise de Riscos (EAR) Ponto de Entrega de Betim II, Reviso A, EIDOS do Brasil, Janeiro/2008. 6

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 Estudo de Anlise de Riscos (EAR) Ponto de Entrega de Jacutinga, Reviso A, EIDOS do Brasil, Janeiro/2008. Estudo de Anlise de Riscos (EAR) Ponto de Entrega de Itabuna, Reviso 2, Itsemap do Brasil, Abril/2008. Esclarecimentos IBAMA Parecer Tcnico No 07/12 Ponto de Entrega de Mucuri, Itsemap do Brasil, Maro/2009. Esclarecimentos IBAMA Parecer Tcnico No 08/12 Ponto de Entrega de Eunpolis, Itsemap do Brasil, Maro/2009. Esclarecimentos IBAMA Ofcio No 299/2009 Estao de Entrega de Viana, Cachoeiro de Itapemirim, Campos dos Goytacazes, Itsemap do Brasil, Junho/2009.

Potrebbero piacerti anche