Sei sulla pagina 1di 3

Universidade Estadual de Maring UEM Filosofia 1o Ano Silvio Ronny Mello Silveira RA77018

Resumo do Texto A Imortalidade Comprovada Sobre Eternidade e Finitude em conexo com o Fdon por Gunter Figal

Todos os homens so mortais; Scrates um homem; logo, Scrates mortal. Scrates, tal como Plato o apresenta no Fdon, parece no estar convencido disso. Ele dedica suas ltimas horas de vida sobre a questo da imortalidade da alma. Quando algum procura se assegurar de sua prpria imortalidade em funo da sua prpria morte, isso parece compreensvel uma vez que lhe oferece conforto e tranquilidade. Se estivermos prontos para admitir que Scrates est realmente convencido da prova da imortalidade, ento podemos sempre presumir que se trata de um sentimento religioso que aqui articulado, a f no alm, a qual finalmente e intuitivamente ilustrada em uma narrativa sobre a qual se sabe ter sido criada a partir do inventrio de representaes similares gregas. O Fdon de Plato pode ser um texto importante, em que se trata de compreender os traos fundamentais da filosofia platnica. O Fdon nos apresenta como um documento da histria da filosofia. Quando se segue o desenvolvimento do pensamento de Scrates no Fdon, ele cr ser necessrio, segundo a apresentao platnica, recapitular o comeo de sua histria de vida filosfica, e deixar claro novamente porque a doutrina dos assim chamados filsofos da natureza nunca lhe fez sentido. Assim os filsofos da natureza sustentam e prope teses que afirmam que o homem tem conscincia atravs do sangue, ou do ar, ou do fogo e que um vivente surge medida que o quente e o frio entram em decomposio. Quando tais teses no satisfazem a algum, a saber, Scrates, ento manifestamente ele no se d por satisfeito com um saber que s pode ser inferido da mortalidade do homem. Em ultima instancia, tal insatisfao, s justificada quando se vem a mostrar que h outro saber que aquele da cincia ou filosofia da natureza. E quando esse esclarecimento levado a cabo com a exigncia de ser demonstrvel em raciocnios singulares, ento s se faz justia a isso quando se prova sua demonstrabilidade.

Para provar se Scrates capaz de mostrar que ns somos ao menos tambm imortais, precisamos primeiro perguntar de que modo o saber da filosofia da natureza insuficiente. Scrates indica que ns em muitos casos nos fazemos um pouco risveis, quando respondemos pergunta porque algo tal como . Quando se quer dizer algo sobre porque algum se encontra na priso, podemos dizer que ele a se encontra pois foi julgado e no empreendeu a fuga. No empreendeu a fuga pois achou racional aceitar a sentena. Que Scrates seja responsvel por suas aes no quer dizer que ele tenha simplesmente decidido ficar na priso. Ele permanece ali pois acha mais justo e mais belo. Se no houvesse compreenso do belo e do justo, ento tambm o comportamento de Scrates seria arbitrrio. Scrates contesta que no caso dos esclarecimentos da filosofia da natureza esteja em jogo algo como fundamentos, e indica que no h na natureza algo como responsabilidade. Responsabilidade, segundo Scrates, uma expresso que no pertence ao contexto do discurso sobre a natureza, mas ao contexto do discurso sobre as aes. Assim precisamos compreender e tornar compreensveis no apenas nossas aes, mas tambm os processos naturais. Scrates contesta que aes e processos naturais sejam dois mbitos completamente distintos. Segundo ele, cada esclarecimento pertence ao contexto de uma compreenso. Para dizer de outro modo, ele compreendeu um sentido, e apenas por isso pode esclarecer algo. Plato expressamente joga com a linguagem, para chamar ateno ao que quer dizer. A Necessidade, diz ele, liga conjuntamente. Temos aqui um significado duplo. Primeiro aquilo que liga conjuntamente e depois aquilo a que estamos obrigados, o que nos vinculativo. O fato de elaborarmos o pensamento sobre a imortalidade no quer dizer muita coisa em relao pergunta sobre se somos mortais ou imortais. Assim no podemos saber se somos tal como aquilo que ns sabemos. Precisamos questionar nossa vitalidade singular (em grego, psyche) , se ela vem a ser e passa ou se ela ao menos eterna, imortal. Scrates constri sua prova de uma alma imortal a partir da diferena entre a vitalidade e o vivente. Essa diferena nada seno um caso especial entre o sentido de uma coisa e essa coisa considerada em si mesma. Para Scrates, parece que esclarecedor que tudo o que belo seja belo apenas por meio de sua participao no belo ele mesmo.

Sentido algo que h para ns sem dvida apenas porque as determinaes que se integram so claramente distintas um das outras. Na completa ordem de tudo o que diferente e assim relacionado entre si eles tem o seu lugar, que dizer, sua prpria determinao. a ordem do sentido, que se mostra apenas no que significativo. Para sua prova da imortalidade Scrates utiliza duas determinaes que se excluem mutuamente, e tambm que uma determinao inclui a outra. Nessa relao se encontram as determinaes vida e morte. A morte a ausncia de vida. Quando h vida h necessariamente alma. No se pode dizer que algo vive sem dizer tambm que animado. Vida e nima (no sentido de ser animado, ter alma) so assim o mesmo. A Prova da imortalidade da alma, como aparece no fim do Fdon, inatacvel do ponto de vista lgico. A fora da prova no surge de seu rigor lgico, mas da plausibilidade das sentenas vinculadas logicamente. O fato da morte, ou ento, que os viventes so finitos, no negado nem contrariado por Scrates, e assim coloca-se a pergunta, o que propriamente temos, quando pensamos a vitalidade de um vivente como o seu sentido e assim como eterno. Entrega-se a mito a tarefa de ilustrar o eterno do outro lado e diferentemente do discurso filosfico, a narrativa no quer e no pode responder por uma verdade argumentativa demonstrvel. Quando nos orientamos segundo o pensamento da eternidade, ento se alcana uma viso mais clara da essncia de nossa responsabilidade em nossas aes particulares.

Potrebbero piacerti anche