Sei sulla pagina 1di 12

CESPE Simulado 2 Prova Comentada

www.portuguesdobrasil.net 1

CESPE Simulado 2 Questes de vrios concursos Colaborador: Henrique Nuno Fernandes

Texto para as de 1 a 5 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Uma caracterstica j visvel das sociedades futuras ser a superao da diferena entre cidade e campo, pela industrializao das atividades agrcolas em curso e pela expanso das cidades sobre as reas adjacentes. Outra caracterstica ser a superao da distncia entre o trabalho braal praticamente proscrito e o trabalho intelectual. A composio da fora de trabalho ser, majoritariamente, de pessoas com preparo de nvel universitrio, dedicadas a toda sorte de tarefas, principalmente as educacionais, assistenciais, culturais e recreativas, que experimentaro enorme expanso. Esses nveis mais altos de preparo educacional tero igualmente o efeito de fazer, da maioria dos homens, herdeiros do patrimnio cultural humano, tornado comum, e, de uma proporo pondervel deles, indivduos capazes de criatividade artstica e intelectual. Darcy Ribeiro. O processo civilizatrio etapas da evoluo sociocultural. Petrpolis: Vozes, 1981, p. 192 (com adaptaes).

Julgue se os trechos seguintes esto de acordo com as idias apresentadas no texto. 1. Como direito inerente ao ser humano, para que os homens sejam efetivamente herdeiros do patrimnio cultural da humanidade, prescinde-se da difuso plena da educao. 1. Item Errado Ao contrrio do que se afirma nesta questo (prescinde-se (= no se precisa) da difuso plena da educao, para que os homens sejam efetivamente herdeiros do patrimnio cultural da humanidade, fundamental a difuso plena. 2. A industrializao das atividades agrcolas, nas sociedades futuras, decorrer da enorme expanso de tarefas diversificadas. 2. Item Errado O autor do texto no declara o motivo da industrializao das atividades agrcolas. 3. Nas sociedades futuras, a distncia entre o trabalho intelectual e o braal ser uma caracterstica proscrita na composio da fora de trabalho assistencial. 3. Item Errado No a caracterstica que ser proscrita; o trabalho braal que ser praticamente proscrito, por isso haver a superao da distncia entre o trabalho braal e o trabalho intelectual. 4. As tarefas educacionais, assistenciais, culturais e recreativas provocaro a expanso da fora de trabalho sobre as reas adjacentes s cidades.

CESPE Simulado 2 Prova Comentada

www.portuguesdobrasil.net 2

4. Item Errado As tarefas educacionais, assistenciais, culturais e recreativas que experimentaro enorme expanso. 5. A predominncia do trabalho intelectual e do nvel de formao universitria facilitar e promover a capacidade criativa. 5. Item Correto A predominncia do trabalho intelectual e do nvel de formao universitria facilitar e promover a capacidade criativa. Vejamos a confirmao no texto: Esses nveis mais altos de preparo educacional tero igualmente o efeito de fazer, da maioria dos homens, herdeiros do patrimnio cultural humano, tornado comum, e, de uma proporo pondervel deles, indivduos capazes de criatividade artstica e intelectual.
Texto paras as questes 6 e 7 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 A conservao e o uso sustentvel da diversidade biolgica a enorme variedade de vida na Terra essencial para o nosso desenvolvimento econmico e a qualidade de vida de cada um de ns. A maioria das coisas que usamos no dia-a-dia o que comemos e bebemos, o material que usamos para construir nossas casas ou os remdios de que precisamos para curar doenas depende dela. Mas, hoje, o mundo est perdendo sua biodiversidade a uma velocidade alarmante porque os nossos padres de desenvolvimento permanecem insustentveis. Alm disso, a globalizao est deixando nossas economias nacionais e regionais cada vez mais interligadas. O que consumimos na Europa tem efeito sobre a floresta amaznica no Brasil. Precisamos, portanto, entender melhor essas ligaes e garantir que o nosso desenvolvimento econmico e social conserve a biodiversidade, em vez de prejudic-la. Stavros Dimas. Em nome da biodiversidade. In: Folha de S. Paulo, 26/3/2006 (com adaptaes).

6. Assinale a opo correta a respeito da organizao das idias no texto. a) O desenvolvimento da argumentao sugere que o autor tem uma posio contrria globalizao. b) Pelo emprego de verbos e pronomes no texto, o autor se inclui na argumentao do texto, assim como inclui o leitor. c) Depreende-se da argumentao do texto a relao inevitvel: no possvel haver desenvolvimento econmico com preservao ambiental. d) A idia central em torno da qual se organiza a argumentao do texto a preservao da floresta amaznica. 6. Resposta: B A preferncia estilstica pela primeira pessoa do plural torna o texto mais interativo, incluindo o autor e o leitor como participantes das afirmaes do texto. Comentrio: a) Para o autor, a globalizao existe como um fato consumado, no se posicionado a favor ou contra ela. O que ele diz que precisamos entender essa interao entre os pases.

CESPE Simulado 2 Prova Comentada

www.portuguesdobrasil.net 3

c) O autor acredita que possvel haver desenvolvimento econmico com preservao ambiental: Precisamos, portanto, entender melhor essas ligaes e garantir que o nosso desenvolvimento econmico e social conserve a biodiversidade, em vez de prejudic-la. d) A idia central do texto est logo no primeiro perodo do primeiro pargrafo: A conservao e o uso sustentvel da diversidade biolgica a enorme variedade de vida na Terra essencial para o nosso desenvolvimento econmico e a qualidade de vida de cada um de ns.

7. Assinale a opo correta a respeito das relaes de coeso no texto. a) O vocbulo dela (l.5) refere-se a diversidade biolgica (l.1). b) A expresso sua biodiversidade (l.6) refere-se a variedade de vida na Terra (l.1-2). c) O vocbulo disso (l.8) refere-se a padres de desenvolvimento (l.6-7). d) O pronome em prejudic-la (l.12) refere-se a qualidade de vida de cada um de ns (l.1-2). 7. Resposta: A - O vocbulo dela refere-se anaforicamente a diversidade biolgica: " ... o que comemos e bebemos, o material que usamos para construir nossas casas ou os remdios de que precisamos para curar doenas depende dela (= da diversidade biolgica).... Comentrio: b) A expresso sua biodiversidade refere-se a mundo: ...mas o mundo est perdendo sua biodiversidade (= biodiversidade do mundo). c) O vocbulo disso refere-se ao perodo anterior o fato de que o mundo est perdendo sua biodiversidade a uma velocidade alarmante porque os nossos padres de desenvolvimento permanecem insustentveis. d) O pronome em prejudic-la refere-se a biodiversidade. Vejamos: ...e garantir que o nosso desenvolvimento econmico e social conserve a biodiversidade, em vez de prejudic-la (= prejudicar a biodiversidade). Texto paras as questes de 8 a 12
1 2 3 4 5 6 7 8

A primeira notcia que tive do Brasil chegou a um roado no extremo norte do Paran, onde vivia com a famlia cultivando caf. Pensei, muitas vezes, ao longo destes trinta anos de jornalismo, em abandonar o Brasil. Quis, muitas vezes, deix-lo em paz com sua misria, com seu povo triste, humilhado e sem futuro. Pensei que poderia viver apenas contemplando sua exuberante beleza natural; mas no consegui abandon-lo, no consegui deixar de am-lo. Ao contrrio disso, a cada dia que passa me dedico mais e mais construo de seu futuro e de sua dignidade. E persisto! Minha vocao a esperana. Elifas Andreato. Sinceramente, Brasil! In: Almanaque Brasil de Cultura Popular, abril/2001 (com adaptaes).

CESPE Simulado 2 Prova Comentada __7____________ Julgue os itens a seguir.

www.portuguesdobrasil.net 4

8. Em deix-lo (l.4), o pronome lo refere-se a jornalismo (l.3). 8. Item Errado O pronome lo refere-se a Brasil (Quis, muitas vezes, deix-lo (= o Brasil) em paz com sua misria, com seu povo triste, humilhado e sem futuro). 9. Na expresso sua exuberante beleza natural (l.5-6), o pronome sua refere-se cataforicamente a Brasil (l.4). 9. Item Errado verdade que o pronome sua se refere a Brasil (sua exuberante beleza natural = beleza natural do Brasil). O erro est em dizer que cataforicamente; o correto seria afirmar que se refere anaforicamente a Brasil. Recordemos: Quando um termo se refere a elemento(s) posteriores, chama-se catafrico; quando se refere a elemento(s) anterior(es), anafrico. 10. Em abandon-lo (l.6), o pronome lo refere-se anaforicamente a Brasil (l.4). 10. Item Correto Vejamos a substituio: Pensei que poderia viver apenas contemplando sua exuberante beleza natural; mas no consegui abandonar o Brasil (= abandon-lo). 11. Predomina no texto a funo emotiva. 11. Item Correto Funo emotiva (ou expressiva) uma linguagem subjetiva, em que o emissor exprime sentimentos e emoes. O emissor o destaque. 12. No trecho muitas vezes (l.4), as vrgulas isolam o aposto explicativo. 12. Item Errado Neste caso, as vrgulas isolam o adjunto adverbial deslocado.
Texto paras as questes de 13 a 15 1 2 3 4 5 6 7 8 No h dvida: as terras indgenas so fundamentais para a proteo da floresta amaznica. A certeza o resultado de um estudo realizado, durante 18 meses, por cientistas e tcnicos da Coordenao das Organizaes Indgenas da Amaznia Brasileira e uma ONG internacional. As terras indgenas exercem, na verdade, o papel de barreiras contra a destruio da Amaznia, ajudando a preservar cerca de 3,5 milhes de hectares de florestas. Porm, se no houver mais apoio para o manejo dessas terras, essa poderosa ferramenta de proteo da biodiversidade amaznica no deve se sustentar por muito tempo. Planeta, abr./2006 (com adaptaes).

_________ 13. De acordo com o texto, as terras indgenas I fazem parte da Coordenao das Organizaes Indgenas da Amaznia Brasileira. II constituem barreiras contra a destruio da Amaznia. III ajudam a preservar milhes de hectares de florestas.

CESPE Simulado 2 Prova Comentada

www.portuguesdobrasil.net 5

IV colocam em risco o manejo de proteo floresta amaznica. V necessitam de apoio para continuar a proteger a biodiversidade por mais tempo. A quantidade de itens certos igual a a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. 13. Resposta: C Esto corretos trs itens: II, III e IV. Comentrio: I Item Errado O texto menciona apenas um estudo realizado por cientistas e tcnicos da Coordenao das Organizaes Indgenas da Amaznia Brasileira e uma ONG internacional. Isso no significa que as terras indgenas faam parte da Coordenao das Organizaes Indgenas da Amaznia Brasileira e de ONG internacional. II Item Correto O texto afirma que as terras indgenas exercem, na verdade, o papel de barreiras contra a destruio da Amaznia. III Item Correto Vejamos no texto: As terras indgenas exercem, na verdade, o papel de barreiras contra a destruio da Amaznia, ajudando a preservar cerca de 3,5 milhes de hectares de florestas. IV Item Errado As terras indgenas no colocam em risco o manejo de proteo floresta amaznica; o que coloca em risco o manejo de proteo floresta amaznica a falta de apoio (se no houver mais apoio para o manejo dessas terras, essa poderosa ferramenta de proteo da biodiversidade amaznica no deve se sustentar por muito tempo). V Item Correto Observemos no texto: ...se no houver mais apoio para o manejo dessas terras (= terras indgenas), essa poderosa ferramenta de proteo da biodiversidade amaznica no deve se sustentar por muito tempo. 14. Com relao argumentao do texto, assinale a opo em que a expresso no tem a funo de enfatizar a certeza do que afirmado. a) b) c) d) No h dvida (l.1) A certeza (l.2) na verdade (l.5) se no houver (l. 6-7)

14. Resposta: D A expresso se no houver indica uma condio, e no uma certeza, isto , a biodiversidade s se sustentar na condio (hiptese) de haver mais apoio para o manejo das terras indgenas.

CESPE Simulado 2 Prova Comentada

www.portuguesdobrasil.net 6

15. Assinale a opo incorreta a respeito do emprego das estruturas lingsticas do texto. a) Na linha 1, o sinal de dois-pontos introduz uma enumerao de caractersticas sobre as terras indgenas. b) Na linha 2, a preposio por introduz os agentes da realizao do estudo. c) A forma verbal houver (l.7) est empregada com o sentido de existir e a sua substituio por este verbo preservaria a correo e a coerncia textuais. d) Na linha 8, a retirada do pronome se prejudicaria a correo gramatical do texto porque no respeitaria a significao com que o verbo sustentar est empregado. 15. Resposta: A Os dois-pontos indicam um esclarecimento da idia anteriormente anunciada. O autor afirma que no h dvida. No h dvida de qu? Resposta: de que as terras indgenas so fundamentais para a proteo da floresta amaznica. Comentrio: b) Cientistas e tcnicos da Coordenao das Organizaes Indgenas da Amaznia Brasileira e uma ONG internacional foram os agentes do estudo. c) O verbo haver significa existir, ocorrer, acontecer, portanto sua substituio por existir manteria a correo e a coerncia textuais. d) O verbo sustentar, seguido do pronome se significa equilibrar-se, garantir a sobrevivncia. Caso o pronome se fosse retirado, o verbo sustentar ficaria com sentido incompleto: ...essa poderosa ferramenta de proteo da biodiversidade amaznica no deve sustentar (o qu?) por muito tempo
Texto paras as questes de 16 e 17 1 2 3 4 5 6 7 8 9 O Brasil seria um exemplo de boas prticas ambientais, segundo o meteorologista Carlos Nobre, no fossem as queimadas na Amaznia. Temos uma matriz energtica limpa, a maior parte de hidreltrica; somos o pas que mais usa biocombustvel, que renovvel. O que pe o Brasil na lista dos grandes emissores de gases de efeito estufa o desmatamento, explica. Ano a ano, colecionamos recordes de devastao. Com o desmatamento, a floresta perde umidade e assim comea uma reao em cadeia. Quando h seca, tambm h menos gua no solo para evaporar e isso prejudica a formao de chuvas. Assim, a vegetao fica mais seca e a regio, toda propensa a incndios. Isto, 26/10/2005 (com adaptaes).

16. Mesmo fazendo-se os devidos ajustes nas letras maisculas, as relaes de sentido entre os perodos do texto no so respeitadas ao se inserir a) se imediatamente antes de no fossem (l.2). b) porque imediatamente antes de a maior parte (l.3). c) Mas imediatamente antes de O que pe (l.4). d) Por isso imediatamente antes de Ano a ano (l.6). 16. Resposta : D O perodo iniciado pela expresso Ano a ano exprime uma explicao para o que foi dito no perodo anterior (o desmatamento), portanto no poderia ser iniciado por por isso, que tem valor semntico de conseqncia. Caberia a insero do

CESPE Simulado 2 Prova Comentada

www.portuguesdobrasil.net 7

conectivo pois e sinnimos (O que pe o Brasil na lista dos grandes emissores de gases de efeito estufa o desmatamento, pois ano a ano, colecionamos recordes de devastao). Comentrio: a) A orao no fossem as queimadas na Amaznia exprime uma condio necessria para que o Brasil fosse um exemplo de boas prticas ambientais, portanto essa orao poderia ser iniciada por se. b) A orao a maior parte de hidreltrica poderia ser iniciada pelo conectivo porque, uma vez que uma justificativa para o que se afirma na orao Temos uma matriz energtica limpa. c) o conectivo mas poderia ser inserido antes da orao O que se pe, visto que o perodo iniciado por essa orao expressa oposio em relao ao perodo anterior, ou seja, o desmatamento se ope a matriz energtica limpa. 17. De acordo com o desenvolvimento das idias no texto, a reao em cadeia (l.7) provocada pelo desmatamento no abrange a a) emisso de gases. b) perda de umidade. c) diminuio de chuvas. d) propenso a incndios. 17. Resposta: A A emisso de gases, segundo o texto, no est entre as conseqncias produzidas pelo desmatamento. Comentrio: As demais opes esto corretas, pois o autor afirma que: b) quando h seca, a floresta perde umidade (= perda de umidade); c) isso prejudica a formao das chuvas (= diminuio de chuvas); d) Assim, a vegetao fica mais seca e a regio, toda propensa a incndios ( = propenso a incndios). Texto paras as questes de 18 e 19
1 2 3 4 5 6 7 8

Para compreender a excluso econmica, social e poltica no Brasil atual, importante entender a concentrao da riqueza, que, neste incio do sculo XXI, pode ser percebida em toda a sua desproporcionalidade. Historicamente, a sociedade brasileira estruturou-se a partir de um padro extremamente concentrador da riqueza. Desde o perodo colonial, a riqueza gerada no Brasil tem sido muito mal distribuda entre o conjunto da populao. Essa situao manteve-se sempre inalterada at mesmo nos momentos de transformaes profundas na base econmica nacional. Mrcio Pochman. Ricos ficam com os dedos e os anis. In: UnB Revista, set./out./nov./2004 (com adaptaes).

CESPE Simulado 2 Prova Comentada 18. A argumentao do texto centra-se na idia de que

www.portuguesdobrasil.net 8

a) a excluso econmica e social est estreitamente relacionada distribuio de renda. b) a excluso econmica no Brasil percebida em toda a sua desproporcionalidade neste incio de sculo. c) a sociedade brasileira estruturou-se, historicamente, a partir do perodo colonial. d) a riqueza gerada no Brasil mantm-se inalterada desde o perodo colonial. e) at mesmo transformaes profundas na economia no alteram a base social nacional. 18. Resposta: A Na primeira frase do texto, o autor declara que, para compreender a excluso econmica, social e poltica no Brasil atual, importante entender a concentrao da riqueza. Nota-se, portanto, que essa excluso est estreitamente relacionada concentrao de renda, uma vez que concentrao de renda significa que a riqueza est nas mos de uma minoria, excluindo, portanto, a maioria. Comentrio: b) No a excluso econmica no Brasil que percebida em toda a sua desproporcionalidade neste incio de sculo. O que se percebe neste comeo do sculo a concentrao de riqueza. c) O texto no menciona que a sociedade brasileira se estruturou, historicamente, a partir do perodo colonial. O texto afirma que, historicamente, a sociedade brasileira estruturouse a partir de um padro extremamente concentrador da riqueza. d) No a riqueza gerada no Brasil que se mantm inalterada desde o perodo colonial, mas a m distribuio de renda entre o conjunto da populao. e) O texto no diz que at mesmo transformaes profundas na economia no alteram a base social nacional; o que se afirma que essa situao (a m distribuio de riqueza entre o conjunto da populao) manteve-se sempre inalterada at mesmo nos momentos de transformaes profundas na base econmica nacional.

19. Julgue os seguintes itens, a respeito das estruturas lingsticas do texto. I. Preservam-se a coerncia e a correo gramatical do texto ao se substituir a expresso do sculo XXI (l.2) por de sculo. II. Na linha 6, a idia de continuidade no tempo conferida ao texto pelo emprego da forma verbal tem sido j existe em Desde, por isso sua substituio pela forma foi no altera os sentidos da argumentao. III. As relaes semnticas do texto permitem a substituio de entre o (l.6) por pelo, sem que se provoque erro gramatical. IV. Mesmo com a retirada do pronome indicador de indeterminao do sujeito em mantevese (l.7) preservam-se as relaes argumentativas e a correo gramatical do texto. Esto certos apenas os itens A I e II. B I e III. C III e IV. D I, II e IV. E II, III e IV

CESPE Simulado 2 Prova Comentada 19. Resposta: B Comentrio:

www.portuguesdobrasil.net 9

I. Correto Na expresso do sculo h a presena do artigo o, especificando o termo sculo, que significa neste sculo, ou seja, o sculo em que estamos; a expresso de sculo, devido ausncia do artigo o, significa qualquer sculo. Assim, a correo gramatical do texto seria mantida, mas o sentido ficaria alterado. No entanto, a presena do pronome neste na frase faz com que no tenhamos dvidas de que o sculo mencionado seja o atual. Dessa forma, preservam-se a coerncia e a correo gramatical do texto ao se substituir a expresso do sculo XXI por de sculo. II. Errado A forma verbal tem sido indica que a ao se iniciou no passado e que continua no presente; o uso do conectivo desde significa a partir de, mostrando tambm o incio da ao, mas o uso de foi expressa uma ao iniciada e concluda no passado, o que modifica o sentido do texto. III. Correto As relaes semnticas do texto permitem a substituio de entre o por pelo, sem que se provoque erro gramatical. IV. Errado O pronome se apassivador, e no ndice de indeterminao do sujeito, indicando voz passiva sinttica (= a situao foi mantida). Ao se usar o pronome apassivador, impessoaliza-se o agente da ao (no sabemos quem manteve essa situao inalterada). Se retirssemos o termo se, o verbo manter ficaria sem sentido completo (manter inalterado o qu?).

Texto paras as questes de 20 a 26 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Contou-me um amigo uma histria exemplar, ocorrida na cidade mineira de Nova Lima, por volta dos anos 30. Em Nova Lima, existe uma importante mina de ouro a mina de Morro Velho que, quela poca, vivia o seu apogeu, e era propriedade de uma companhia inglesa. Os operrios, nas entranhas da terra, perfuravam a rocha com suas brocas e picaretas e, dessa forma, respiravam durante anos, nas galerias fundas, a poeira de pedra que o trabalho levantava. Sem nenhuma proteo, ao fim de algum tempo, os mineiros, na sua quase totalidade, contraam a silicose, causada pelo depsito do p de pedra em seus pulmes. A silicose, alm de encurtar a vida e a capacidade de trabalho, provoca tambm uma tosse crnica, oca e ressoante, capaz de denunciar a distncia a molstia que lhe d origem. Hlio Pellegrino. Psicanlise da criminalidade brasileira: ricos e pobres. In: Folha de S. Paulo, Folhetim, 7/10/1984.

Com respeito s idias do texto acima e s palavras e expresses nele utilizadas, julgue os itens a seguir. 20.O primeiro pargrafo caracterizado pela impessoalidade. 20. Item Errado O uso da primeira pessoa torna o texto subjetivo, isto , pessoal. Reparemos no pronome me, associado ao autor do texto

CESPE Simulado 2 Prova Comentada

www.portuguesdobrasil.net 10

21. Na orao Contou-me um amigo uma histria exemplar (l.1) h sujeito implcito. 21. Item Errado H sujeito simples: Um amigo. Veja na ordem direta: Um amigo (sujeito) contou-me (o.i.) uma histria exemplar (o.d.).

22. A expresso quela poca (l.3) um recurso coesivo, pois evita a repetio de termos anteriores. 22. Item Correto A expresso quela poca (l.3) retoma a idia de tempo da expresso por volta dos anos 30. um recurso anafrico, pois se refere a termos anteriores.

23. Nas linhas 2 e 3, a pontuao do texto permanecer correta caso se substituam os travesses por vrgulas. 23. Item Correto O aposto pode vir entre vrgulas, parnteses ou travesses. 24. As palavras totalidade e capacidade so todas formadas por processo de prefixao. 24. Item Correto As palavras totalidade e capacidade so formadas por processo de sufixao : acrescentou-se sufixo a total e a capaz.

25. De acordo com o texto, os mineiros perfuravam a rocha (l.4) de duas formas: uma, eletrnica, com brocas; outra, manual, com picaretas. 25. Item Correto de forma manual que os mineiros perfuram a rocha: com brocas e picaretas. 26. No trecho a poeira de pedra que o trabalho levantava, o termo sublinhado refere-se ao antecedente pedra e exerce a funo sinttica de sujeito. 26. Item Correto O termo que pronome relativo (=a qual) e substitui a expresso a poeira da pedra. Exerce a funo sinttica de objeto direto. Observe a frase na ordem direta: O trabalho (sujeito) levantava que (=a poeira da pedra). O vocbulo que (= a poeira da pedra) completa o verbo transitivo direto levantar).

CESPE Simulado 2 Prova Comentada


Texto paras as questes de 27 a 35 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

www.portuguesdobrasil.net 11

Nas noites de Nova Lima, quando buscava repouso, a cidade era sacudida e inquietada por uma trovoada surda e cava que, nascendo dos casebres operrios, chegava at s fraldas das montanhas em torno. Era a grande tosse dos pobres, sintoma e denncia eloqente da silicose que os roa. Os ingleses, perturbados em seu sono e em sua boa conscincia, em vez de adotarem medidas hbeis para que a silicose cessasse, resolveram enfrentar o problema pelo exclusivo ataque ao sintoma. Montaram em Nova Lima, com banda de msica e foguetes, uma fbrica de xarope contra a tosse que, ao mesmo tempo, produzia para consumo dos colonizadores matria-prima para refrigerantes que no eram encontrados em nosso pas. A fbrica andou de vento em popa, produzindo tonis e tonis de xarope, vendido a preo mdico, mas no to modesto que impedisse uma pequena margem de lucro por unidade vendida. Os ingleses, dessa forma, uniram o til ao agradvel. O abrandamento da grande trovoada brnquica foi transformado em fonte de renda, ao mesmo tempo que devolvia, aos sditos de sua Majestade Britnica, a boa conscincia e a possibilidade de um sono reparador. A silicose, intocada, trabalhava em silncio. Idem, ibidem.

Acerca das idias e expresses do texto acima, julgue os itens que se seguem. 27. As oraes quando buscava repouso (l.1) e A silicose, intocada, trabalhava em silncio (l.15) so ambas exemplos de oraes subordinadas. 27. Item Errado A orao quando buscava repouso subordinada adverbial temporal. Chama-se subordinada porque completa sintaticamente uma principal (a cidade era sacudida e inquietada por uma trovoada surda e calva). adverbial temporal, pois exerce a funo sinttica de adjunto adverbial de tempo. J a orao A silicose, intocada, trabalhava em silncio chamada de orao absoluta , isto , o perodo formado apenas por uma orao. 28. Contextualmente, as expresses trovoada surda e cava (l.2), grande tosse dos pobres (l.3) e grande trovoada brnquica (l.13) referem-se mesma coisa. 28. Item Correto Os termos destacados referem-se doena dos operrios. 29. Os mineiros utilizaram banda de msica e foguetes (l.7) para festejar o fim da grande tosse (l.3). 29. Item Errado A banda de msica e foguetes, criada pelos ingleses, foi para festejar uma fbrica de xarope contra a tosse....

30. No trecho produzia para consumo dos colonizadores (l.8) , a expresso sublinhada paciente em relao ao termo anterior. 30. Item Errado A expresso sublinhada agente (adjunto adnominal), correspondente ao sujeito da voz ativa: os colonizadores consumiam.

CESPE Simulado 2 Prova Comentada

www.portuguesdobrasil.net 12

31. A expresso de vento em popa (l.10) significa que a fbrica teve prosperidade, o que confirmado em seguida, quando o texto se refere produo do xarope e sua venda com algum lucro. 31. Item Correto Segundo o dicionrio Aurlio, figuradamente de vento em popa significa com circunstncias a seu favor; prosperamente. 32. Haver alterao do sentido do texto e erro de concordncia caso o trecho vendido a preo mdico, mas no to modesto que impedisse uma pequena margem de lucro por unidade vendida (l.10-12) seja reescrito do seguinte modo: vendidos a preos mdicos, mas no to modesto que impedisse uma pequena margem de lucros por unidades vendidas. 32. Item Correto Caso se reescrevesse vendidos a preos mdicos..., a venda se referiria a tonis; j no singular, refere-se a xarope. Corrigindo a frase: vendidos a preos mdicos, mas no to modestos que impedissem uma pequena margem de lucros por unidades vendidas. 33. A fim de se respeitar as normas de concordncia, o termo transformado (l.13) deve ser reescrito no feminino, transformada, para concordar com a expresso grande trovoada brnquica (l.13). 33. Item Errado O termo transformado est correto, pois concorda com o ncleo do sujeito abrandamento.

Potrebbero piacerti anche