Sei sulla pagina 1di 10

1.

INTRODUO Estudaremos nesse trabalho sobre a proteo ambiental a nvel constitucional, na qual esto definidos seus parmetros no modo de efetivao proteo do equilbrio ecolgico em nossa Constituio Federal de 1988, em seu art. 225. Citando o entendimento doutrinrio sobre o art. 225 da Constituio Federal e as leis infraconstitucionais que regulamentam os pargrafos e incisos do artigo supracitado. Com esse estudo passaremos a entender a abrangncia da matria tratada e a importncia da mesma, na contribuio da qualidade de vida da presente gerao e condies de vida para preservar as futuras geraes.

2. DESENVOLVIMENTO 2.1 - MEIO AMBIENTE A preocupao com o meio ambiente pelo legislador constitucional, fez inserir dentro do Ttulo VIII Da ordem social, o captulo VI especfico sobre o tema, denominado Do Meio Ambiente, em seu art. 225. Entendendo-se por meio ambiente como o conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas (ressaltei - art. 3, da Lei n. 6.938/81). E segundo a concepo de Orlando Soares, a noo de meio ambiente est intimamente ligada a dois principais aspectos: o equilbrio biolgico e a ecologia. O meio ambiente pode ser visto ainda luz do patrimnio cultural, diretriz traada pelo art. 216 da Constituio Federal, que como entende Luiz Alberto Arajo: envolvendo a interao do homem com a natureza, as formas

institucionais das relaes sociais, as peculiaridades dos diversos segmentos nacionais (...) Sob essa tica, ... o patrimnio cultural envolve o meio ambiente cultural. que o meio ambiente natural, embora, por evidente, tenha existncia autnoma, ganha significado no contexto social, na medida das projees de valores que recebe. Uma formao rochosa, por exemplo, uma vez objeto dessa projeo de valores, ganha significado no arcabouo das relaes sociais: recebe uma classificao quanto origem, tem sua formao localizada em determinada fase histrica e serve de referncia identidade do pas.

2.2. ANLISE DO ART. 225, DA CF/88 Art. 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preservlo para os presentes e futuras geraes. Sendo um tema atualmente muito mais discutido que em outras pocas e que a degradao ambiental elevada, tanto nas reservas ambientais quanto no meio urbano. Jos Afonso da Silva entende o respeito ao meio ambiente como fundamental para preservar o direito a vida, dispondo sua concepo nos seguintes termos: direito de todos e bem de uso comum do povo e essencial qualidade de vida, protegendo-se a qualidade da vida humana, para assegurar a sade, o bem-estar do homem e as condies de seu desenvolvimento. E assegurar o direito fundamental vida. O caput do artigo 225 trata esse direito de um meio ambiente ecologicamente equilibrado para todos, que significa incluir nacionais e estrangeiros residentes em nosso pas, consoante art. 5 da CF.

A expresso meio ambiente ecologicamente equilibrado (art. 225, caput, da CF) versus desenvolvimento econmico (art. 170, VI, da CF), trazem consigo a problemtica de conciliar um e outro, em que dever achar um meio termo em suas aplicaes em que um ir at um ponto e a partir da ter de ceder espao ao outro, atravs de um planejamento contnuo, como ensina Lus P. Sirvinskas: ... atendendo-se adequadamente s exigncias de ambos e observando-se as suas inter-relaes particulares a cada contexto scio-cultural, poltico, econmico e ecolgico, dentro de uma dimenso tempo/espao. A qualidade de vida est implcita no art. 5 da CF, pois se trata de um direito fundamental, de interesse difuso, a ser alcanada pelo Poder Pblico e pela coletividade e protegido e usufrudo por todos, portanto todos os cidados tem o direito e o dever de preservar os recursos naturais por meio de instrumentos colocados disposio pela Constituio Federal e legislao infraconstitucional. 1 Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Pblico: Verifica-se aqui, que a Constituio Federal incumbiu ao Poder Pblico as tarefas abaixo elencadas. Tal regra deve ser combinada com os deveres comuns fixados no art. 23, III, VI e VII, Assim, Unio, Estados-membros, Distrito Federal e Municpios devem realizar as tarefas descritas dos incisos do 1. O art. 225, 1, arrola as medidas e providncias que incumbem ao Poder Pblico tomar para assegurar a efetividade do direito reconhecido no caput, que so: impedir prticas que coloquem em risco sua funo ecolgica, provoquem a extino de espcies ou submetam os animais a crueldade. E aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado. Como, por exemplo, o uso de animais silvestres em comerciais de televiso ou outdoors em lugares diferentes ao seu habitat natural, isso fere o regramento constitucional, com previso especfica infraconstitucional, pois no contribui para a tutela do meio

ambiente. I preservar e restaurar os processos ecolgicos essenciais e prover o manejo ecolgico das espcies e ecossistemas; Conforme Jos Afonso da Silva, processos ecolgicos essenciais so aqueles governados, sustentados ou intensamente afetados pelos ecossistemas, sendo indispensveis produo de alimentos, sade e a outros aspectos da sobrevivncia humana e do desenvolvimento sustentado. Lus Sirvinskas registra que: ... a preservao e a restaurao desse processo ecolgico fundamental para a perpetuao da vida no planeta Terra. Tratase da interao integrada das espcies da fauna, da flora, dos microorganismos, da gua, do solo, do subsolo, do lenol fretico, dos rios, das chuvas, do clima, etc. Prover o manejo ecolgico das espcies um planejamento quanto s espcies da fauna e da flora ameaadas de extino, como por exemplo, transferindo-as de um local para o outro evitando sua extino em determinado ecossistema. II preservar a diversidade e a integridade do patrimnio gentico do Pas e fiscalizar as entidades dedicadas pesquisa e manipulao de material gentico; Diversidade ecolgica ou biodiversidade a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquticos e os complexos ecolgicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espcies, entre espcies e de ecossistemas. (art. 2, III, da Lei n. 9.985/2000). Patrimnio gentico, compreende todos os seres vivos habitante da Terra.

Esse inciso II foi regulamentado pela Lei n. 8.974, de 5 de janeiro de 1995, estabelecendo sobre tcnicas de engenharia gentica e da liberao no meio ambiente de organismos geneticamente modificados, autorizando o Poder Executivo a criar, no mbito da Presidncia da Repblica, a Comisso Tcnica Nacional de Biossegurana. III definir, em todas as Unidades da Federao, espaos territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alterao e a supresso permitidas somente atravs de lei, vedada qualquer utilizao que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteo; Esse inciso foi regulamentado pela Lei n. 9.985/2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidade de Conservao da Natureza. Os espaos territoriais ou microecossistemas so denominados Unidades de Conservao, so legalmente institudos limites de conservao com determinados objetivos. IV exigir, na forma da lei, para instalao de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente, estudo prvio de impacto ambiental, a que se dar publicidade; V controlar a produo, a comercializao e o emprego de tcnicas, mtodos e substncias que comportem risco de vida, a qualidade de vida e o meio ambiente; Controlar a produo e comercializao exercer uma fiscalizao efetiva dos recursos extrados da natureza at a sua transformao em matria-prima para outras indstrias ou para o consumo final. Esse tipo de controle feito por meio de auditorias, de modo preventivo. Esse inciso encontra-se disciplinado pela Lei n. 7.802, de 11 de julho de 1989, que trata dos agrotxicos, e 8.974, de 5 de janeiro de 1995, j referida nos comentrios do inciso II.

VI promover a educao ambiental em todos os nveis de ensino e a conscientizao pblica para a preservao do meio ambiente; Educao ambiental entendido como as atitudes e valores sociais, culturais que contribuem para a conservao da natureza, que alguns denominam de desenvolvimento sustentvel. O inciso est disciplinado pela Lei n. 9.795 de 27 de abril de 1999, que disps sobre a educao ambiental e instituiu a Poltica Nacional de Educao Ambiental. VII proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as prticas que coloquem em risco sua funo ecolgica, provoquem a extino de espcies ou submetam os animais crueldade. Fauna as espcies de animais que se encontra numa determinada regio, flora o conjunto de espcies de vegetais encontradas numa regio, num pas ou continente. Funo ecolgica trata da relao entre a fauna e a flora e as demais formas de vida que constituem um ecossistema. Decreto-Lei n. 221, de 28 de fevereiro de 1967 (Cdigo de Pesca) traz o regulamento infraconstitucional, alm das Leis n. 4.771, de 15 de setembro de 1965 (Cdigo Florestal), Lei n. 5.197, de 3 de janeiro de 1967, que cuida da Lei de Proteo Fauna (Cdigo de Caa), pelo, e pelas, e 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 (Lei Ambiental). 2 Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com soluo tcnica exigida pelo rgo pblico competente, na forma da lei. A explorao de minrios executada pela pesquisa, lavra ou extrao. Pesquisa o ato ou efeito de pesquisar, investigar a jazida sob o ponto de vista econmico (art. 14 do Dec.-Lei n. 227/67).

Lavra o ato de lavrar, explorar a jazida industrialmente (art. 36 do Dec.-Lei n. 227/67. Extrao o ato ou efeito de extrair ou tirar para fora recursos minerais). Para a extrao necessria a autorizao, permisso ou licena, devendo necessariamente recuperar posteriormente, o meio ambiente da regio afetada por esse tipo de atividade, em que ao final da extrao o rgo competente far vistoria e tomar as providencia cabveis para a sua recuperao. Esse pargrafo foi regulamentado pelo Decreto n. 227, de 28 de fevereiro de 1967, que trata sobre o Cdigo de Minerao. 3 As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados. 4 A Floresta Amaznica brasileira, a Mata Atlntica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira so patrimnio nacional, e sua utilizao far-se, na forma da lei, dentro de condies que assegurem a preservao do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais. As Unidades de Conservao ou Reservas Florestais (microecosistemas) so protegidas por lei infraconstitucional (art. 225, 1, III, da CF e Lei n. 9.985/2000). O legislador classificou ainda, macroecosistemas a Floresta Amaznica brasileira, a Mata Atlntica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira como sendo patrimnio nacional, para proteger a biodiversidade ali existente. O 4 do art. 225 j citado, est regulamentado pelas Leis n. 6.938 e 6.902, ambas de 1981, e pela Lei n. 7.661, de 16 de maio de 1988. 5 So indisponveis as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por aes discriminatrias, necessrias

proteo dos ecossistemas naturais. Terras devolutas so aquelas pertencentes ao Poder Pblico, no possuindo titulao, sendo indisponveis se houver proteo dos ecossistemas no seu interior, da mesma forma que as arrecadadas por aes discriminatrias. 6 As usinas que operem com reator nuclear devero ter sua localizao definida em lei federal, sem o que no podero ser instaladas. Reator nuclear qualquer estrutura que contenha combustvel nuclear, disposto de tal maneira que, dentro dela, possa ocorrer processo auto-sustentado de fisso nuclear, sem necessidade de fonte adicional de neutros (art. 1, V, da Lei n. 6.4853/77). Tendo sido regulamentado pelas Leis n. 6453/77 e 4.118/62, pelo Decreto-Lei n. 1.809/80, pelo Decreto n. 2210/97, pelo Decreto n. 84.973/80, pelo Decreto-Lei n. 1810/80, pelo Decreto n. 91.606/85 e pela Res. n. 4/91 da CNEN.

3. CONSIDERAES FINAIS A previso constitucional (e a nvel internacional a Declarao de Estocolmo de 1927) de proteger o meio ambiente tambm integra, de certa forma, a garantia individual de direito vida, principalmente com relao s futuras geraes e preservar a qualidade de vida, a sade e desenvolvimento da sociedade atual, atravs do uso racional dos recursos naturais, obter um meio ambiente ecologicamente equilibrado, que dever de todos e do Estado. O dever do Estado dividido entre a Unio, os Estados, Distrito Federal e Municpios, devendo ser definido, em todo territrio nacional, e em cada Estado, locais de preservao da natureza, como: a Floresta Amaznica, a Mata Atlntica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira, etc (microecossistemas e macroecossistemas).

A proteo ambiental prevista pela Constituio Federal/88 vai alm, considerando tambm como parte integrante do meio ambiente a ser protegido o patrimnio cultural, denominando a ele como meio ambiente cultural, sendo dividido ainda, em meio ambiente natural ou fsico, o artificial e do trabalho, compreendendo a gua, o ar, a flora, a fauna, o patrimnio histrico, artstico, arqueolgico, paisagstico, turstico, etc. Conforme observamos ao longo do trabalho, a proteo constitucional ao meio ambiente fez previso para estruturar e proporcionar mecanismos de aplicabilidade do assegurado pela Constituio, pela prpria Carta Poltica por meio da ao popular ambiental (art. 5, LXXIII e 1 do art. 225) e atravs das leis infraconstitucionais. Nos ltimos tempos, a preocupao com o tema vem ganhando mais espao, at porque previso constitucional de se incentivar a conscientizao pblica da preservao. A Constituio prope ainda, os chamados processos ecolgicos essenciais, que trata da preservao ambiental para possibilitar condio de vida para as geraes futuras, e busca evitar a extino de espcies, a sua diversidade gentica, a proteo de seu habitat natural e de atos que ponham em risco o equilbrio ecolgico, como a explorao de minrios, a industrializao, as usinas com reator nuclear, etc; Em que se deve buscar o equilbrio entre o desenvolvimento econmico e a preservao ambiental, atravs de, por exemplo, pedido de autorizao para determinadas atividades que agridam o meio ambiente, com o estudo prvio de impacto ambiental. A desobedincia com relao aos critrios de explorao aos recursos naturais acarreta sanes penais, civis e administrativas (multas), alm da reparao de danos.

4. BIBLIOGRAFIA: 1. ARAJO, Luiz Alberto David, NUNES JUNIOR, Vidal Serrano. Curso de direito constitucional. 6 ed., ver. e atual. So

Paulo: Saraiva, 2002. 456 p. 2. SILVA, Jos Afonso. Curso de Direito Constitucional Positivo. 18ed. rev. atual. EC 27. So Paulo: Malheiros, 2000. 876p. 3. SIRVINSKAS, Lus Paulo. Manual de Direito Ambiental. 2 ed., rev., atual. e ampl. So Paulo: Saraiva, 2003. 4. SOARES, Orlando. Comentrios Constituio da Repblica Federativa do Brasil: (promulgada em 05.10.1988). Rio de Janeiro: Forense, 2002. 920p.

Potrebbero piacerti anche