Sei sulla pagina 1di 25

OS TEMAS GERADORES NA FORMAO DE EDUCADORAS EDUCADORES E NA ESCOLARIZAO DE JOVENS E ADULTOS

Esse texto foi organizado pelos educadores Joana dArc Neves e Rogrio Maciel a partir dos livros PROJETOS E AMBIENTES INOVADORES; ALMEIDA, Fernando Jos: 2000; SEED e FORMAO DE EDUCADORES E EDUCADORAS: O PLANEJAMENTO NA ALFABETIZAO DE JOVENS E ADULTOS; SCHWENDLER, Sonia de Ftima, 2003. O trabalho de formao de educadoras e educadores no planejamento de professores da Educao de Jovens e Adultos no municpio de Tracauteua dever ser construdo a partir do aprendizado das experincias educativas da parceria da Universidade Federal do Par/GUEAJA Grupo Universitrio de Educao e Alfabetizao de Jovens e Adultos com o conjunto das experincias de educadoras e educadores e educandos envolvidos no processo de escolarizao de Jovens e Adultos da Escola Raimundo Pinheiro de Melo. Buscou-se desenvolver uma formao comprometida com a vida das pessoas, bem como, com a vida do municpio. Uma formao comprometida com a transformao. A teia do conhecimento a partir da realidade dos alunos um jeito que temos para lidar com as problemticas e com a realidade dos sujeitos da EJA. Portanto, a partir da teia do conhecimento constitudo a partir de falas significativas podemos realizar processos de formao dos educadores e educadoras e a escolarizao dos Jovens e Adultos. Quando nos propomos a pensar e a fazer a formao de educadoras e educadores, nos colocamos no contexto de uma dada realidade, na qual estas e estes iro atuar conscientemente na perspectiva de transformao. O nosso conhecimento no ser uma simples doao, mas uma ferramenta na construo da compreenso da realidade e na conquista da escolarizao de Jovens e Adultos. O processo que a teia do conhecimento desencadeia na perspectiva de desnaturalizar as situaes, colocando os sujeitos em movimento, na conquista de sua autonomia. A teia do conhecimento se constitui de eixos temticos que articulados vo promovendo o estudo da realidade local sem deixar de lado a realidade regional, nacional e internacional. Esta prtica de fazer o estudo a partir de onde estamos situados, geogrfica, poltica, social e culturalmente, permite com que possamos desafiar e ser desafiados durante o estudo a ir modificando a realidade.

Segundo Freire (1982) todo esse processo de Estruturao curricular a partir da Teia do Conhecimento uma forma de leitura e releitura do mundo, das palavras, do nosso pensamento, das nossas aes, das nossas escolhas, das nossas opresses, as quais precisam ser escritas e lidas, como forma de construir a memria do povo. A teia do conhecimento traz como condio da sua prtica o trabalho coletivo entre educadores/as e educandos/as, desde o planejamento sua concretude. Estes exigem o permanente estudo, reflexo e avaliao sobre o processo que vamos desenvolvendo na Escolarizao de Jovens e Adultos. ONDE BUSCAR OS TEMAS GERADORES A PESQUISA O processo de investigar e perceber os temas geradores na realidade o inicio do planejamento na educao. Aqui vo juntos os trabalhos de formao com a organizao da Escolarizao de Jovens e Adultos.
Investigar o tema gerador investigar, repitamos, o pensar dos homens referido a realidade, investigar seu atuar sobre a realidade, que sua prxis (FREIRE, 1982, p. 98).

Neste sentido precisamos perceber os temas geradores na vida das pessoas e no caso dos sujeitos da EJA, em suas histrias de vida. Para investiglas precisamos escutar as histrias desses sujeitos; viv-las e conviv-las na comunidade. Acompanhar o processo de produo, negociaes, festas da comunidade; conhecendo as prticas educativas e culturais da comunidade. No programa de formao, desenvolvido com educadoras e educadores, percorremos dois caminhos. O primeiro foi fazer a pesquisa a partir das histrias de vida dos educandos e educandas alunos da Escola RPM, num processo de escuta, dilogo e reflexo. Este material foi organizado em Teia de conhecimento tanto a formao dos/as educadores/as quanto para organizao da estrutura curricular da EJA. Para este levantamento, os sujeitos da EJA, coordenados pelos/as educadores/as, registram em todas as turmas, atravs do desenho, o que era significativo em sua histria de vida. Depois socializaram as suas histrias. Neste processo, os/as educadores/as buscaram registrar o que havia de comum nas histrias de educandos e educandas e, a partir da, encontramos o tema gerador e os eixos temticos que possibilitaro a reflexo sobre o contexto em que os sujeitos da EJA vivem e no qual se inserem tambm os/as educadores/as dessa modalidade de ensino.

Os temas que expressam o que havia de significativo e em comum na histrias dos educandos e educandas.
Para o educador educando, dialgico, problematizador, o contedo programtico da educao no uma doao ou imposio - um conjunto de informes a ser depositado nos educandos -, mas a devoluo organizada, sistematizada e acrescentada ao povo daqueles elementos que este lhe entregou deforma desorganizada (FREIRE. 1982, p. 83- 84)

O segundo caminho articulado ao primeiro, foi organizado no sentido de que os/as educadores/as possam desenvolver pesquisa em suas turmas, utilizandose da metodologia de projetos. Cabe ressaltar que um projeto no apenas um plano de trabalho ou um conjunto de atividades bem organizadas. H muito mais na essncia de um bom projeto. Esta metodologia pretende possibilitar elementos terico/ metodolgicos aos/as educadores/as, ou seja, a forma que procedemos no levantamento dos Temas Geradores e na organizao da programao deve servir de referncia para suas prticas em suas turmas de escolarizao.
No posso investigar o pensar dos outros, referido ao mundo, se no penso. Mas no penso autenticamente se os outros tambm no pensam. Simplesmente no posso pensar pelos outros nem para os outros, nem sem os outros.A investigao do pensar do povo no pode ser feita sem o povo... E se seu pensar mgico ou ingnuo, ser pensado o seu pensar, na ao, que ele mesmo se superar. E a superao no se faz no ato de consumir idias, mas no de produzi-las e de transforma ls na ao e na comunicao (FREIRE, 1982 p.101).

Aqui inicia o processo de ESCOLHAS. A pedagogia da escolha um dos elementos da pedagogia do movimento. Jamais vamos escolher sozinhos. Este momento fundamental na continuidade do planejamento e defendemos que a escolha ou a seleo dos Temas Geradores e dos eixos temticos sejam realizadas com os alunos da EJA e com o coletivo de educadores/as, considerando as diferentes reas de conhecimentos.
Pedagogia da escolha... brota dos mltiplos gestos e mltiplas escolhas que as educadoras e os educandos... precisam fazer a cada dia. Somos um ser de escolhas permanentes e delas depende o rumo de nossa vida e do processo histrico que esto inseridos... Cada escolha feita pela pessoa, movida por valores que so uma construo coletiva. Ser Sem Terra uma escolha pessoal, pressionada por valores que fazem esta pessoa no se conformar com sua situao de misria (MST, 1999,p.09).

Precisamos superar a escolha dos Temas Geradores de acordo com a VONTADE das educadoras e dos educadores. A proposta trabalhar as NECESSIDADES, e elas so maiores que as vontades pessoais. As necessidades precisam ser entendidas teoricamente, para que o planejamento e o processo de tomada de deciso (escolhas),seja coerente com a realidade. Aqui a escolha no significa eliminar, mas sim organizar e tomar decises coletivas quanto a organizao da programao, do planejamento. Qual ser o primeiro e quantos temas geradores trabalharemos? Ser mensal, bimestral, semanal? Neste sentido, a escolarizao assume papel estratgico no entendimento de que tipo de desenvolvimento buscamos para nossos alunos, nossa comunidade e nossa sociedade. COMO ORGANIZAR A TEIA DE CONHECIMENTO E SEUS EIXOS TEMATICOS O PLANEJAMENTO Esta mais uma das etapas do planejamento e muitos/as educadores/as comeam aqui, o que um equvoco. Pesquisar a realidade (diagnstico) um momento, escolher e selecionar os Temas Geradores o segundo, e um terceiro momento organizar a Teia de conhecimento, a programao de cada eixo temtico, de acordo com a escolarizao. Este no pretende der um modelo, mas um roteiro possvel que construmos em nossa prtica. A - Organizao da Teia do conhecimento e dos eixos temticos Aps todo processo de diagnstico da realidade, com levantamento de falas significativas, informaes, dados, resgate das histrias de vida, problemas organizativos e da teia do conhecimento, devemos organizar os eixos temticos a serem utilizados passo a passo no processo de formao e de Escolarizao dos sujeitos da EJA. Lembrando sempre que podemos levantar vrios eixos temticos, que passo a passo vo sendo detalhados para serem trabalhados. No podemos deixar de estabelecer permanentemente as relaes as relaes entre os vrios eixos temticos para que possamos ter uma viso geral a partir do local. Como tambm considerar cada tema nos diferentes tempos histricos (PRESENTE, PASSADO/ FUTURO), para que os educandos compreendam que a histria se faz a partir das nossas aes em cada tempo.

Organizando os possveis eixos temticos, j um bom caminho percorrido no processo de estruturao curricular do RPM e, os mesmos apontam para a necessidade de estudo e formao que os/as coordenadores/as devem organizar com os/as educadores/as. No podemos iniciar o estudo a partir da Teia do conhecimento sem antes o coletivo ter uma boa discusso a respeito, ou seja, sem que os/as educadores/as se preparem para este trabalho a partir da pesquisa, do estudo sobre o tema, para que assim possam desenvolver um processo qualitativo de ensino aprendizagem. B PLANEJAMENTO DO TEMA GERADOR Este o prximo passo na organizao do estudo, e para isso estamos pelos coletivos. No momento anterior definimos a Teia do conhecimento e vrios eixos temticos ( 2,4,5...).A gora o momento de detalhar o planejamento de um dos eixos temticos, para comear o trabalho. Este planejamento pode ser para o coletivo de turmas da EJA, para um s nvel, como para uma s turma, mas sempre deve ser planejado coletivamente. Lembrando sempre que este planejamento nunca definitivo, mas um caminho e que no processo vai sendo reconstrudo de acordo com a necessidade individual e do grupo. A criao de disciplinas e reas precisas de conhecimentos como a fsica, matemticas, historia entre tantas outras, trouxe para educao uma viso fragmentada de ensino e de conhecimento. Entretanto a sociedade moderna coloca questes para as cincias em que se buscam respostas para os problemas reais da sociedade e do prprio ser humano, portanto no so questes que visam apenas ilustrar o esprito ou para atender a lgica interna desta ou daquela disciplina. Desta forma so fenmenos sociais que no podem ser analisados separadamente. Isso significa dizer que a fsica, a biologia, a histria, no consegue, isoladamente, olhar e explicar os fenmenos sociais e tcnicos colocados ao pesquisador e ao cientista pela modernidade. Nesse sentido, o processo de implementao do projeto tendo como referencia a teia do conhecimento e seus eixos temticos, os/as educadores/as precisam tanto discutir juntos a preparao das aulas organizadas na elaborao do projeto como organizar o suporte que sua rea de conhecimento pode dar ao do eixo temtico que coletivo. No mais possvel pensar no seu curso ou na sua disciplina de forma isolada e na sua casa. necessrio ver as cincias como construto humano, que para construir conhecimento vlido, necessrio olhar a realidade em sua complexidade. Portanto, nada

mais razovel do que buscar uma viso do conjunto, capaz de integrar as diversas dimenses disciplinares e transdisciplinares. a) Objetivos O primeiro passo ter bem claro o que queremos com os eixos temticos que estamos desenvolvendo e conseqentemente com as atividades que estamos propondo. fundamental registrarmos o planejamento de forma clara e organizada, de tal maneira que ajude na implementao do projeto. b) Questes Geradoras So as questes que os planejadores fazem a partir do eixo temtico com a inteno de buscar a ruptura do modelo explicativo da comunidade sobre a realidade vivida. As questes no sero perguntadas diretamente para o grupo, mas no processo de desenvolvimento do eixo temtico. necessrio encontrar relaes possveis entre o eixo temtico e a rea de conhecimento. As questes geradoras pretendem tambm a articulao entre as diferentes reas do conhecimento de forma interdisciplinar. E por fim, as questes geradoras, previstas nestes planos, iro apontar para a construo de conceitos, dentro das reas de conhecimentos, que iremos desenvolver. c) Metodologia O que e como fazer. Podemos neste ponto, de forma detalhada, descrever as atividades, contedos e metodologias. Devemos ter presente as aes que vamos desenvolver, lembrando sempre que cada eixo temtico deve guardar um tempo, no Maximo o bimestre (dois meses). Devem ser curtos com principio meio e fim, para que no se tenha o sentimento de que o projeto acabou mal ou que no obteve xito. Tambm devemos lembrar que algumas atividades servem para o conjunto do grupo, prevendo atividades especficas de acordo com as diferentes reas de conhecimento, considerando as diferenas cognitivas de cada educando/a.Lembrar que quanto mais detalhado for o projeto, mais ajudar na prtica individual na turma.

No esquecer tambm que, durante o processo, vamos incorporando novas idias, abandonando outras e at mesmo recriando algumas. No podendo ser um receiturio frio e simplista. d) Recursos Os recursos, tanto materiais como humanos devem ser previstos no planejamento como forma de prever, organizar e dividir as tarefas para garantir a execuo do planejado.

e) Avaliao O momento e a forma de realizar a avaliao do processo como um todo e tambm do desempenho de cada educando e do prprio educador devem estar previstos no planejamento. O importante que ele acontea com a participao de todos os envolvidos no trabalho. O educador deve fazer registros destas avaliaes para ter elementos que possam ajudlo no replanejamento, e principalmente para ver onde necessrio avanar sem excluir ningum do processo. f) Tempo de durao Este planejamento pode ser de curta ou longa durao, quinzenal ou mensal. importante fazer uma previso para que o grupo tenha noo do ritmo que ir dar aos trabalhos. Nossa experincia indica que os planejamentos muitos longos tem se esgotado no processo, por isto precisamos tomar cuidado para no cair no vazio, sempre avaliando coletivamente. C Planos dos Encontros Cada encontro que formos realizar com os educandos precisa ser planejado, preparado de forma bem detalhada, com o objetivo de dar mais segurana a nossa prtica. Os encontros ou as aulas como costumamos chamar, podem ser dirios, duas ou at trs vezes na semana, mas importante no espaar muito um encontro de outro para que haja continuidade na execuo do projeto por rea de conhecimento.

Atividades detalhadas: Estas atividades devem dar conta da mstica, da memria da aula anterior, do dilogo, das atividades em sala de aula. Devem garantir as diferentes linguagens, bem como as vrias reas do conhecimento. A leitura e a escrita. Lembrando sempre que este o momento de detalhar as atividades j previstas no planejamento geral do tema gerador feito coletivamente. Reflexo escrita um momento muito importante no planejamento e que nos ajudar no replanejamento do trabalho. Portanto, o registro e os apontamentos de elementos significativos do encontro devem fazer parte da reflexo escrita e serem motivo de incorporao de novos elementos para prtica pedaggica. um momento de avaliao, tanto da prtica dos/as educadores/as, como tambm do aprendizado de educandas e educandos.

Apresentando a Teia dos Conhecimentos Sempre tivemos presente nas prticas de planejamento o desejo de trabalhar com a teia do conhecimento, e atravs deles o estudo e a transformao da realidade, tanto na formao de educadores como na escolarizao. O processo vivido no programa nos apontou muitos limites, com os quais sempre buscamos aprender. Nem todas as educadoras e educadores desenvolvem o eixo temtico, mas sim, estudo de temas, assuntos pontuais apresentados pelas educandas e educandos.

TEIA DO CONHECIMENTO DA 3 ETAPA

AGRUPAMENTOS SOCIAIS NO NORDESTES PARAENSE

CULTURA

TRABALHO e EDUCAO

ATIVIDADE PRODUTIVA

EIXO DO CONHECIMENTO = EDUCAO E TRABALHO

Idia central Como seres humanos somos marcados pela necessidade de sobrevivncia desde a satisfao das necessidades bsicas como satisfao da fome, da sede, moradia, segurana. No entanto, a forma como respondemos essas necessidades marcada pelas nossas condies histricas e sociais. Assim deixamos de ser seres da natureza e passamos a ser social quando construmos e reproduzimos cultura por meio da atividade do trabalho. Como fala Codo (1989): o homem produz a sua prpria existncia, portanto produz a si mesmo, para tanto, a dupla relao entre o organismo (o homem na sua condio natural/biolgica) e o meio social se dar mediado pela relao consigo mesmo tanto quando este se utiliza da linguagem para transmisso da cultura quanto pelo trabalho para a construo da prpria cultura. Compreendendo o processo de fazer-se humano mediado pela cultura (linguagem) ele educativo porque pensa esse fazer-se como parte de uma totalidade que busca a concretude dos indivduos. Nesse sentido, o objetivo desta Teia do conhecimento que tem como tema gerador a EDUCAO E O TRABALHO analisar a dimenso educativa das prticas produtivas tendo o trabalho como principio educativo, para assim compreendermos a prtica pedaggica social na formao humana desses alunos e alunas da 3 etapa da EJA da Escola RPM. Como podemos conhecer a essa condio? 1- Passando pela formao do Municpio de Tracuateua a Produo da Atividade Econmica desses sujeitos e do prprio Municpio. Desta forma a teia do conhecimento ser desenvolvida a partir de trs eixos temticos: Cultura, Educao escola e comunidade e Educao e atividade produtiva. Cabe ressaltar que cada eixo Temtico se constitui como principio norteador para a construo do projeto bimestral . Assim no eixo da CULTURA compreende-se que esta passa pela interao entre convergncias de cincias e outras esferas do saber, sentir e pensar: a filosofia, a espiritualidade, a arte... a imaginao humana em todos os seus campos, em todas as suas dimenses e em todas as suas possibilidades de criao. Nesse sentido o enfoque desse eixo passa pelas construes histricas e cotidianas da cultura que so: os saberes, valores, cdigos e gramticas de relacionamentos entre as

diferentes categoriais de atores culturais que constituem a identidade dos sujeitos da 3 etapa da EJA da Escola RPM, de Tracuateua e, do Nordeste Paraense. No eixo da EDUCAO, ESCOLA E COMUNIDADE (AGRUPAMENTOS SOCIAIS NO NORDESTES PARAENSE) o enfoque versa sobre as relaes territoriais do Municpio de Tracuateua, na perspectiva de analisar os espaos, valores e culturas que proporcionam a formao dos sujeitos envolvidos na comunidade da Escola RPM. Isso significa que esse eixo tem como foco dar intencionalidade reflexo das matrizes formadoras dos sujeitos, tendo como referencia a realidade histrica e social buscando contribuir para uma formao mais humanizada. Nesse sentido, compreende-se como processo formativo o Estudo de como a comunidade da escola RPM e o prprio municpio de Tracuateua se organizaram e se organizam em todos os espaos em que as pessoas esto inseridas na dinmica social, ou seja, analisar os processos de formao humana, os desafios e as conquistas no conjunto da sociedade deste municpio. No eixo temtico EDUCAO E A ATIVIDADE PRODUTIVA parte do principio de que a educao capitalista surgiu em consonncia com o projeto de sociedade burguesa. Portanto ela foi e instrumento de manuteno ou de construo de projetos de explorao de um grupo sobre o outro. Nesse sentido esse eixo visa analisar tanto como a Educao articulada com a propriedade privada gradativamente foi se introduzindo na regio do nordeste paraense como um modelo poltico e econmico alicerado em projetos de desenvolvimento concentrador de riquezas, colonialista que se apropriaram da fora do trabalho levando a processos de submisso humana. Visamos tambm analisar as correlaes de foras construdas dentro das sociedades do Nordeste Paraense e do prprio Estado do Par, como processos construdos para pautar novas possibilidades de produo para o Municpio de Tracuateua. Construindo os projetos de curso por rea de conhecimento A educao de Jovens e Adultos na terceira etapa se organiza a partir de reas de conhecimento: Portugus, Arte, cincias, matemtica, geografia, ensino religioso, ingls e histria.

CULTURA

PROJETO DE HISTORIA

Conceito da rea de conhecimento 1. Cultura tnico racial no Municpio de Tracuateua: 1.1-Formao de comunidade quilombo; 1.2-Organizao social; 1.3-Modo de produo; 1.4-Situao atual; 1.5- Propriedade coletiva;

Objetivo Analisar a participao da cultura tnico racial na formao da identidade cultural do municpio de Tracuateua. Identificar a forma de organizao social dos descendentes tnicos raciais no municpio de Tracuateua.

Atividade Diagnstica Pedir que os alunos analisem painis sobre o tema estudado com imagem que relatem a cultura desses povos para compreender os conhecimentos que os alunos possuem acerca desse tema;

Atividade de desenvolvimento do Conceito 1-Aula expositiva sobre o conceito de cultura. 2-Pesquisar em livros a respeito da cultura tnico racial no Brasil/Tracuateua. 3-Socializar as informaes obtidas na sala de aula; 4-Problematizar o assunto atravs de documentrios e debates na classe. 5- Pesquisa junto a internet sobre a organizao dos quilombos no Brasil 6- ver documentos da legalizao da comunidade quilombola do municpio de Tracuateua. 6-Fazer entrevista na comunidade quilombola sobre o modo de produo; 7-Socializar o pesquisa em sala de aula.

Atividade avaliativa Propor aos alunos que em grupos construam uma linha do tempo sobre a historia dos descendentes tnicos raciais no municpio de Tracuateua.

PROJETO DE GEOGRAFIA

PROJETO DE MATEMTICA Conceito da rea de Objetivo conhecimento Espao urbano e rural e suas caractersticas 1- Identificar as culturas do meio rural e urbano do povo brasileiro 2- Analisar a caractersticas culturais das formaes das cidades amaznicas na dinmica do rural e urbano.

Atividade diagnstica 1-solicitar aos alunos representa faam uma representao pictogrfica acerca do rural e do urbano

Atividade de desenvolvimento do conceito 1.a- Socializar com os alunos as caracterizaes de urbano e rural surgidas a partir dos desenhos. 1.b- Introduzir essa diferena a partir de um texto 1.c- solicitar aos alunos diferentes figuras que representem as realidades culturais do urbano e do rural. 1.d- construir com os alunos dois painis a partir das imagens (urbano e rural) 2.a - trabalhar o conceito de vila, vilarejo, comunidade etc.... a partir do jogo do banco imobilirio.

Avaliao Produzir um texto identificando os conceitos de urbano e rural na dinmica do municpio de Tracuateua.

2.b - solicitar aos alunos que conversem com os seus pais e avos de como era a cidade de Tracuateua ou de sua localidade quando chegaram aqui ou quando eram crianas. 2.c- socializar as falas e depois identificar as caractersticas apresentadas a partir dos conceitos trabalhados no jogo.

Conceito da rea de conhecimento 1-Porcentagem 1.1 - Nmero Decimal 1.2 -Nmero Racional 2 Fraes 2.1- MMC e MDC 2.2- Razo e Proporo

Objetivo 1-construir junto com os alunos a noo de porcentagem para que os mesmos sejam capazes de us-los no calculo do crescimento populacional do municpio. 2- que os alunos possam usar os conhecimentos de fraes para a construo do projeto econmico da festa junina na escola.

Atividade diagnostica 1- levar um texto para saber se eles conseguem identificar os fatores percentuais identificando ainda os nmeros decimais como nmero racional.

Atividade de desenvolvimento do conceito 1-a - a partir de textos que discutam dados populacionais do municpio proporcionar atividades que eles possam identificar os fatores percentuais. 1.b- a partir dos diferentes exerccios apresentar as diferentes formas de aplicao dos nmeros racionais 2.a- aula expositiva apresentar o conceito trazendo experincias relacionadas a vida e ao debate. 2.b- promover uma pesquisa de campo para que os alunos consigam identificar na feira de Tracuateua os diferentes usos desse conhecimento matemtico. 2.c - Criar um projeto econmico para a feira junina da escola.

Avaliao PROVA

2- promover uma pesquisa de campo para saber se os alunos conseguem

PROJETO DE ARTE Conceito da rea do conhecimento A influncia cultural das raas nas danas Objetivo Perceber a consolidao das etnias que influenciam os diferentes estilos de danas presentes no municpio de Tracuateua PA. Atividade diagnstica Identificar com os alunos as danas que existem no municpio de Tracuateua e compreender os que eles conhecem sobre suas origens. Atividade de desenvolvimento do conceito 1-Aula expositiva conceituando etnia 2- Trazer textos que trate da origem das diferentes danas encontradas para estudo em sala 3- Construir com os alunos um painel das historias das danas considerando origem tnica, estilo de musica, roupas etc... Avaliao 3- seleo de um estilo de dana ou mais para apresentar na escola

PROJETO DE PORTUGUES Conceito da rea do conhecimento Produo textual Objetivo Analisar os diferentes tipos de produo textual presentes nos diferentes textos musicais que se fazem presentes no repertrio musical regionais. Atividade diagnstica Trazer para os alunos, os diferentes tipos de textos musicais, para promover uma discusso se j ouviram falar sobre gnero musical. Atividade de desenvolvimento do conceito 1- Explicar o gnero musical; 2- A classe ser dividida em 04 turmas; Entregar para cada turma 02 diferentes tipos de textos; 3-Solicitar para os alunos identificarem na perspectiva musical os textos que foram entregues e socializar na sala de aula; 4-Analisar as estruturas textuais identificando os diferentes estilos de textos apresentados nos diferentes gneros musicais. 5-Analisar os aspectos gramaticais e semnticos presentes no textos Avaliao Produzir textos considerando a diversidade textual apresentadas.

PROJETO DE INGLES Conceito da rea do conhecimento Objetivo Atividade diagnstica Atividade de desenvolvimento do conceito Avaliao

ATIVIDADE PRODUTIVA

AGRUPAMENTOS SOCIAIS NO

NORDESTE PARAENSE

Potrebbero piacerti anche