Sei sulla pagina 1di 14

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

A FOTOGRAFIA ENTRE DOCUMENTO E EXPRESSO1


um estudo acerca da produo imagtica de Pedro Meyer
Ana Carolina Lima Santos2
Resumo: O presente artigo objetiva servir como uma aproximao analtica das fotografias digitais de Pedro Meyer, aqui entendidas entre o documento e a expresso. Para isso, primeiramente, busca-se fundamentar um referencial terico capaz de dar conta do par documento-expresso, mostrando um como complementar ao outro. Em seguida, a obra do fotgrafo tomada para se evidenciar os modos pelos quais as imagens de Meyer, mesmo em suas especificidades, so capazes de se alinhar fotodocumentao da realidade, construindo sentidos que se coligam a uma proposta documental ao mesmo tempo em que se configuram como verses-de-mundos baseadas em uma subjetividade prpria. Palavras-Chave: Fotografia documental, fotografia digital, Pedro Meyer.

1. Da fotografia-documento ao regime da expresso

Durante muito tempo, a teorizao acerca da fotografia centrou-se na idia de que as imagens fotogrficas (em funo do funcionamento mecnico do dispositivo que lhes d origem e do seu decorrente carter de impresso) so caracterizadas por uma dependncia completa da existncia prvia do referente, ao qual a cmera e o fotgrafo no fazem nada alm de registrar de uma forma passiva e transparente. Nesse sentido, a especificidade da fotografia enxergada como sendo apenas uma: estabelecer-se enquanto resultado de um elo perfeito entre as imagens e as prprias coisas do mundo, ou seja, como realidade efetivamente capturada. A natureza indicial da fotografia apontada por Charles Peirce (1999), o referente aderente de que tanto fala Roland Barthes (1998), a noo de implicao plena defendida por Philippe Dubois (1993) e a natureza de imagem precria que demonstra Jean-Marie Schaeffer (1996) so alguns dos subsdios tericos que corroboram essa tese. Mais do que isso, tais
Trabalho apresentado ao Grupo de Trabalho Fotografia, cinema e vdeo, do XIX Encontro da Comps, na PUC-Rio, Rio de Janeiro, RJ, em junho de 2010. Doutoranda do Programa de Ps-Graduao em Comunicao Social da Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Comunicao e Cultura Contemporneas pela Universidade Federal da Bahia e graduada em Comunicao Social - Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe. E-mail: outracarol@gmail.com.
2 1

www.compos.org.br

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

proposies funcionam para amparar a vocao documental que passou a ser atribuda como constitutiva da fotografia. Por documento, entendia-se ento um simples registro ou reproduo tcnica do mundo material, incapaz de ser concebido em consonncia com as noes de autoria, escrita e expresso fotogrficas. Entretanto, j h alguns anos, comeou-se a pontuar o declnio dessa dimenso documental como essncia ou noema da fotografia. No se trata de negar o valor de documento a que muitas vezes a fotografia serve, mas entender que ele nunca se d aqum da representao, posto que a fotografia-documento igualmente perpassada por processos subjetivos de criao.

evidente que suas imagens registram quimicamente as marcas luminosas de coisas materiais e desse modo se distinguem dos desenhos, gravuras e pinturas. Mas elas no se esgotam na designao, como afirma ainda Barthes, para quem a fotografia somente um canto alternado de vejam, veja, eis aqui, para quem ela apenas aponta o dedo, num certo confronto, e no consegue sair dessa pura linguagem ditica [...] Na realidade, a fotografia , ao mesmo tempo e sempre, cincia e arte, registro e enunciado, ndice e cone, referncia e composio, aqui e l, atual e virtual, documento e expresso, funo e sensao (ROUILL, 2009, p. 197).

Assim, ao conciliar o documento e a expresso, a fotografia no pode ser entendida como realidade capturada, mas, sim, como transformao e atualizao do real; ou, melhor ainda, como criao de um novo real fotogrfico. A capacidade de documentao da fotografia passa, portanto, a ser percebida tambm na maneira como o fotgrafo traduz na imagem, na organizao dos seus elementos constituintes, um modo de (re)criar a realidade. Com isso, concebe-se fotografia um senso de assinatura; recolocando como expresso de uma inteno configuradora aspectos anteriormente tratados somente como mecnicos ou causais (como o plano, o enquadramento e a luz). Alm da valorizao de uma viso de mundo do fotgrafo, essa perspectiva traz uma importante mudana para a concepo de documento fotogrfico. Tudo isso, ao contrrio do que se pode supor, capaz de reforar a prpria fora documental da fotografia uma vez que coloca a imagem para funcionar alm da mera reproduo das aparncias, isto , agregando a possibilidade de exprimir impresses e sensaes imateriais. Abandona-se, pois, uma concepo objetivista que postula a realidade e a verdade como sendo exclusivamente materiais (Ibidem, 2009).

www.compos.org.br

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

Ao passo em que o fotgrafo configura explicitamente na imagem suas impresses mais ntimas, transformando-as em parte inseparvel da representao da realidade, a fotografia pode ir alm da reproduo do material, do concreto e do visvel. Trata-se do encontro entre fotografia e imaginrio (esse aspecto no palpvel ou tangvel, mas igualmente real) (MAFFESOLI, 2001). A idia de um fotodocumentrio imaginrio, ou seja, de uma fotografia documental perpassada pelo imaginrio, diz respeito a imagens em que a noo de um realismo fotogrfico restrito relegada em prol de uma forma subjetivo de apresentar o mundo. Nelas, as impresses e sensaes do imaginrio do fotgrafo so francamente exploradas e traduzidas por meio dos mais variados recursos tcnicos e estticos (LOMBARDI, 2007). De tal maneira, a fotografia se estabelece como resultado de um trabalho de interveno do fotgrafo sobre o real, no qual seu imaginrio exerce papel central. As imagens do fotodocumentrio imaginrio so capazes, ento, de se vincular a um modo de representao que vai para alm da remisso ao referente: coisa fotografada, so agregadas lembranas, crenas, valores, interesses, desejos e receios do prprio fotgrafo. Isso se d no tanto na forma como o fotgrafo limita sua percepo (o que v e como v), quanto na maneira como guia o seu trabalho (o que fotografa e como fotografa).

Em uma interpretao livre do conceito de Durand (2004), o imaginrio orienta o trajeto antropolgico do fotgrafo, que bebe de vrias bacias semnticas em busca de armazenamento de dados para sua produo; em seguida, passa pelo escoamento, onde escolhe novas formas de trabalhar o contedo armazenado; organiza os rios, ordenando-os mentalmente; e da estabelece o seu prprio lago de significados, deixando brotar seus desejos, angstias e aspiraes antes de apertar o boto (Ibidem, p. 72-73).

preciso ressaltar, contudo, que assumir a importncia que o imaginrio cumpre na produo dessas imagens no , em hiptese alguma, implic-las como um retrato fantasioso da realidade, como se elas fossem resultado da imaginao do fotgrafo. Pelo contrrio, no comprometimento do fotgrafo e de suas imagens com as propostas de participao, denncia e/ou representao da realidade, tpicas ao exerccio documental, que tais fotografias adquirem sentido. A expresso do imaginrio passa a ser visto como uma forma de tornar a imagem mais prxima de uma exatido do real, desse real que tanto material quanto imaterial, objetivo quanto subjetivo.

www.compos.org.br

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

Assim, mais do que simplesmente manifestar-se na esttica da transparncia e da pureza factual, de um instante decisivo em que a realidade supostamente j torna visvel por si s a essncia dos acontecimentos em curso (CARTIER-BRESSON, 1952), essas fotografias expressam o real de modo indireto. A fotografia-expresso no recusa totalmente a finalidade documental e prope outras vias, aparentemente indiretas, de acesso s coisas, aos fatos, aos acontecimentos (ROUILL, 2009, p.161). Trata-se, portanto, de dar forma na representao a elementos que muitas vezes extrapolam a ordem do visvel, de dar forma atmosfera ou ao esprito daquilo que est sendo retratado. A prpria trajetria da fotografia documental capaz de demonstrar, atravs da linha de atuao de alguns fotgrafos, que h algum tempo a produo fotogrfica no se baseia na mera correspondncia rigorosa entre imagem e realidade material, dando margem para outras dimenses da representao. A partir do sculo XX, em especial, possvel identificar uma srie de fotografias propositalmente concebidas para destituir a imagem fotogrfica de um carter de transparncia, apostando em suas possibilidades de manipulao e construo da realidade. De fato, desde 1950, uma parte da produo dessa rea se distanciava do trip pioneiro (verdade, objetividade e credibilidade) na medida em que levava o exerccio documental para alm dos limites de um realismo fotogrfico ou mesmo de um efeito do real. Filmes granulados, negativos super-expostos, uso abusivo da grande angular, imagens desfocadas ou borradas, composies abstratas e recorrncias ao ficcional passam a ser explorados como formas expressivas possveis fotografia, como modo de expressar na imagem as impresses e sensaes imateriais que o fotgrafo experiencia na realidade (LOMBARDI, 2007). o que se pode observar, por exemplo, nos trabalhos de Michael Ackerman, Antonie DAgata, Eustquio Neves, entre outros. Com isso, ainda que se mantenha uma preocupao com o propsito de representao da realidade, bsico ao exerccio documental, essas fotografias abrem espao para a expresso da subjetividade dos fotodocumentaristas. A imagem passa, pois, a ser vista como um espao para concretizar o imaginrio daquele que a produz fato que acaba sendo responsvel pela negao da importncia decisiva do referente e da necessidade de a fotografia manter-se ligada ao isso-foi barthesiano3.
O termo isso-foi, cunhado por Roland Barthes, demonstra a idia de que a fotografia, por ter um referente que precisa ser necessariamente real e posto diante da objetiva, prova a presena do que representado em um
3

www.compos.org.br

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

Alis, justamente quando se leva em considerao o momento em que a imagem fotogrfica liberta-se do seu referente que se pode reposicionar uma conceituao da fotografia no como um registro neutro, mas como forma de expresso completa. A fotografia de hoje no apenas uma devoluo mecnica de uma realidade visual [...], criao em sentido amplo (SCAVONE apud COSTA e SILVA, 1995, p. 60). A redefinio da fotografia-documento passa, portanto, pelo reconhecimento de que, como as demais modalidades documentais, o fotodocumentrio um espao aberto para as intencionalidades e subjetividades do homem, que faz uso da atividade criadora para se apoderar e reconstruir o real.

2. A fotografia-expresso de Pedro Meyer

Observada por tal perspectiva, a fotografia perpassada pela diluio das fronteiras entre realidade factual e virtual, tornando o material e o imaginrio uma nica e mesma coisa: o real. Com o desenvolvimento da fotografia, do analgico ao digital, essas questes acabaram sendo reforadas. O advento da fotografia eletrnica, dos dispositivos de processamento digital da imagem e da modelao direta sem auxlio da cmera vem trazendo impactos profundos para a produo e recepo das imagens fotogrficas de tal modo que muitas vezes chega-se a questionar at que ponto elas so especificamente fotogrficas4, uma vez que podem se desprender completamente do nvel da referencialidade (MACHADO, 2005). Acerca da fotografia digital, comenta-se em especfico a sua capacidade de manipulao. Apesar de a fotografia ter sido desde sempre submetida a manipulaes de todos os tipos (to antigas quanto a prpria tcnica fotogrfica), foi a partir da conjuno com as tecnologias digitais que as discusses acerca do seu potencial em falsear a realidade ganharam fora. A facilidade em retirar e adicionar elementos, modificar aspectos ou integrar
momento do passado. O que vejo [em um foto] no uma lembrana, uma imaginao, uma reconstituio [...], mas o real no estado passado: a um s tempo, o passado e o real (BARTHES, 1998, p. 124). 4 Neste artigo, embora se reconhea a importncia dessa discusso, no se pretende dar continuidade a ela. Se, de fato, a fotografia digital pode ultrapassar a noo de fotografia (por sua matria, modo de funcionamento, funcionamento e regime de verdade), trata-se de um assunto que merece uma ateno a parte impossvel de ser desenvolvida de maneira to breve. Aqui, interessa-se apenas pelas questes relativas que apontam na fotografia digital novas formas expressivas que surgem a partir da superao de algumas limitaes existentes no mbito da fotografia fotoqumica e que destituem a imagem fotogrfica da composio perfeita em um quadro, da referencialidade restrita ao real, do realismo inerente ao registro fotogrfico convencional e da sua funo documental entendida em sua concepo reducionista (FOGLIANO e CAMARGO, 2008).

www.compos.org.br

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

fragmentos distintos numa nica imagem chamou ateno para os perigos dos novos procedimentos de montagem; ento acusados de desviar a fotografia do que parecia ser sua vocao primordial, isto , da documentao objetiva da realidade. Assim, em paralelo ao advento de tais recursos, instaurou-se tambm certa repulsa sua utilizao. Se a fotografia tinha como uma de suas mais distintivas caractersticas o fato de ser percebida como realidade capturada, em funo da natureza mecnica do seu registro, o emprego de quaisquer processos que a desvie disso passou a ser tomado como malfico, como se quisesse fazer passar por real e verdadeiro algo que no o . Para continuar crvel, a fotografia deveria manter-se, portanto, imaculada do contato com essas ferramentas. No entanto, a despeito das discusses suscitadas nessa rea, alguns fotgrafos perceberam nas tecnologias digitais possibilidades para inovaes estticas. Jeff Wall, Yasumasa Morimura e a dupla Anthony Aziz e Sammy Cuchez so alguns nomes que podem ser citados quando o assunto uso de ferramentas digitais com o intuito de dar fotografia novos direcionamentos artsticos. Alterando, combinando e transformando as imagens obtidas, tais fotgrafos colocam-nas a servio de seus ideais de expresso. Como eles, mas em um vertente diferente, destaca-se o fotgrafo Pedro Meyer. Aos 73 anos, dos quais pelo menos cinqenta deles dedicados ao fazer fotogrfico, Meyer considerado um dos principais expoentes da fotografia contempornea. Aps inmeros trabalhos realizados nos parmetros da straight photography (assinalada pela rigidez e pelo controle tcnico, sem espao para intervenes no laboratrio ou na cpia), ele enveredou para o campo das tecnologias digitais, mas sem mudar o foco do trabalho, uma vez que suas fotografias continuam sendo associadas ao exerccio documental.

Figura 1. Pedro Meyer, Biblical times, 1987/1993.

www.compos.org.br

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

Figura 2. Pedro Meyer, Blind at mass, 1991/1993.

Porm, desde que comeou a trabalhar com a fotografia digital (mais precisamente a partir de 1995, ao publicar um projeto intitulado Verdades y ficciones: un viaje de la fotografia documental a la digital), essa associao de Meyer com o documentrio tem sido questionada. Isso porque a maior parte de suas fotografias passou a ser deliberadamente manipulada. Atravs dos procedimentos proporcionados pelas tecnologias digitais, as imagens originais so alteradas, combinadas e transformadas de tal modo a criar novos fundos, novos enquadramentos, novas composies e, enfim, novas realidades visuais (figuras 1 e 2). Tem-se, pois, que no caso de Meyer, por meio de manipulaes digitais que a fotografia capaz de atender os desgnios documentais e expressionais de seu trabalho. As realidades da criadas so percebidas como fruto da interpretao que o fotgrafo faz do mundo como fazem todos os demais representantes do fotodocumentrio imaginrio. A diferena das fotografias de Meyer parece residir precisamente no tipo de recurso utilizado (a manipulao digital). E a que elas parecem se tornar controversas. Essa restrio, entretanto, s parece fazer sentido se observada de uma concepo restrita de documento, j devidamente refutada. Assim, a despeito das polmicas que podem ser da levantadas (das quais, diga-se de passagem, Meyer nunca fugiu), acredita-se que a manipulao digital pode servir para ampliar as possibilidades expressivas da fotografia documental.

www.compos.org.br

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

O uso da tecnologia digital, com a qual a maioria dessas imagens foi feita (modificando cores, acentuando contrastes e texturas, integrando fragmentos de diferentes origens) escandalizaro os fundamentalistas da tradio documental. Uma questo espontnea surge nas mentes dos crticos: por que um autor, que por mais de trinta anos pertenceu ao culto da straigh photography, de repente se converte a uma religio oposta? A resposta de Meyer sempre a mesma: ele se v como um fotgrafo documental, no sentido de que a interpretao da realidade se mantm como sua principal prioridade (FONTCUBERTA, 1995, p. 8-9, traduo livre).

nos limites de tal entendimento que se torna possvel conceber como o surgimento das tecnologias digitais amplia os horizontes expressivos da fotografia. Ao facilitar a realizao de reenquadramentos, retoques, realamento de detalhes, incluso ou supresso de elementos, insero de desenhos, mistura de imagens e outras manipulaes, as tecnologias digitais abrem um leque de potencialidades para que a imagem incorpore elementos aparentemente irreais, impalpveis e invisveis da realidade. Trata-se, por conseguinte, da criao de novas realidades visuais que, embora no se referencie direta e literalmente ao mundo factual, funcionam como uma interpretao pessoal dele, subjetivamente fundamentada no imaginrio do fotgrafo. Em tal ponto, importante destacar que todos esses processos de construo das imagens de Meyer so feitos s claras: em alguns casos, as fotografias montadas so acompanhadas da descrio do procedimento realizado ou, quando no, pelo menos da indicao de manipulao; que aparece explicitada nas legendas (as imagens alteradas so datadas duplamente, com a designao do ano em que a fotografia foi originalmente captada e do ano em que ela foi modificada).

Figura 3. Pedro Meyer, The temptation of the angel, 1991/1991.

www.compos.org.br

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

Ainda, se analisada com mincia, pode-se notar que as manipulaes no so indetectveis. Na maioria das fotografias, por no haver uma compatibilidade e um ajuste perfeitos de tom, luz, escala e perspectiva, as alteraes so visveis at mesmo para um olhar no treinado. Em outras fotografias, as manipulaes so ainda mais evidentes, posto que a composio propositalmente desprovida de quaisquer pretenses de ser percebida em seu aspecto de recorte do real, representando realidades com ares de estranheza ou surrealismo (figura 3). Alm disso, a percepo de que a construo dessas novas realidades empreendidas visualmente funciona como um meio de expressar esteticamente idias acerca do real , em Meyer, um ponto fundamental. Se tomado como exemplo o primeiro dos seus projetos a seguir essa linha, Verdades y ficciones: un viaje de la fotografia documental a la digital, pode-se elucidar como a construo dessas realidades ganha, no plano das idias representadas, equivalentes estticos. Ao retratar aspectos diversos da vida dos imigrantes mexicanos nos Estados Unidos (figura 4), as tcnicas de manipulao de Meyer encontram eco nas identidades mestias e alteradas da cultura chicana em imagens que se ajusta, atravs de justaposies paradoxais e irnicas de fatos e acontecimentos, s intencionalidades as quais se prope (KAPLAN, 1995). Por meio de manipulaes, com o estabelecimento dessas realidades visuais ficcionais, paradoxais e irnicas, o fotgrafo coloca-as a servio de suas idias.

Figura 4. Pedro Meyer, Mexican migrant workers, 1986/1990.

Assim, os desajuste visualmente percebidos nas imagens de Meyer funcionam para criar uma impresso ou uma sensao de inadequao que parecem melhor caracterizar a

www.compos.org.br

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

realidade representa, uma vez que serve como expresso de uma atmosfera percebida pelo fotgrafo, como cruzamento formal entre realidade factual e imaginrio.

3. Da fotografia-expresso ao regime da documentao

Por todos esses elementos discutidos, ainda que falseie a realidade material do mundo, ao invs de distanciar-se da realidade factual, o trabalho de Meyer passa a ser concebido como aproximaes subjetivas dela. Mais do que isso, essas fotografias podem ser consideradas documentais uma vez que, subjetivamente, servem as funes atribudas ao exerccio documental, como a participao, denncia e/ou representao da realidade. Nesse sentido, as fotografias de Meyer servem para comprovar a idia de que esse tipo de imagem no precisa manter-se em uma dependncia da existncia prvia do referente, vinculando-se completamente a ele enquanto seu registro ou sua reproduo tcnica. A fotografia abre-se, pois, para a criao de um universo visual que no encontra a correspondncia efetiva de um referente factual, mas toma-o somente como deixa para materializar idias e conceitos que, mesmo assim, funcionam como representao do real material e imaterial, objetivo e subjetivo. Em tal ponto, o entendimento de que a fotografia pode fazer uso de outras maneiras de se reportar realidade que no se esgotam na designao de um referente factual, como prescrito para o caso das imagens de Pedro Meyer, torna-se fundamental. Apesar de no se referirem especificamente fotografia e muito menos as de Meyer , as idias defendidas por Nelson Goodman, no livro Modos de fazer mundos, parecem servir a esse propsito. Partindo do pressuposto nominalista de que no se pode alegar a existncia de um mundo sem fazer referncia aos modos de descrev-lo ou represent-lo, Goodman sugere que as descries e as representaes confundem-se com o prprio mundo na medida em que se configuram como as nicas formas de se ter acesso a ele. Confinado a essas verses-demundos, todo e qualquer conhecimento relativizado maneira atravs da qual elas so construdas (GOODMAN, 1995). Acredita-se, pois, que muitas so as maneiras de se referenciar realidade de forma a torn-la cognoscvel, a exemplo do que fazem a cincia e a arte. Nesse sentido, o autor defende que todas essas verses podem ser eficazes no alargamento da compreenso do mundo desde que atendam a critrios de correo e pertinncia. Assim, at mesmo se

www.compos.org.br

10

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

pensadas como ficcionais5, as imagens de Meyer ainda podem igualmente se dispor ao exerccio de tal tarefa.

A fico, quer escrita, pintada ou representada, no se aplica de modo verdadeiro a difanos mundos possveis nem a nada, mas sim, ainda que de modo metafrico, a mundos reais (...) A fico opera nos mundos reais de modo muito semelhante no fico. Cervantes, Bosch e Goya, no menos que Boswell, Newton e Darwin, tomam, desfazem, refazem e retomam mundos familiares, remodelando-os de modos admirveis e por vezes recnditas mas finalmente reconhecveis isto , reconhecveis (Ibidem, p. 155-156).

Dessa forma, desde que capaz de tornar re-conhecvel fatos e acontecimentos do mundo factual, as imagens de Meyer podem ser entendidas dentro dos limites do regime da documentao. Isso porque ainda que seu trabalho se insira numa lgica de representao que, ao invs de se afirmar numa suposta conexo especial com a realidade, arquiteta-se na ostentao da fico, da encenao, da manipulao e, por vezes, do afastamento de concepes realistas da imagem; tudo isso passa a ser entendido como um subsdio ao qual o fotgrafo recorre para veicular idias e conceitos acerca do que representado. Nesse aspecto, a diferena entre as fotografias de Meyer e os cnones documentais se faz mais tnue: nos dois casos, a imagem funciona como um operador cognitivo. Se, por um lado, seu trabalho apela para dimenses distintas ou se utiliza de artifcios pouco usuais fotografia tradicional; por outro lado, ele se coliga funo de mediatizar fatos e acontecimentos ou idias e conceitos a eles relacionados. O que efetivamente muda, no que se refere a essas fotografias que fazem uso de modos indiretos ou metafricos, a maneira como elas passam a ser interpretadas. Obviamente, para entend-las, o receptor precisa guiar-se segundo os novos limites que lhes so estabelecidos. Isso implica, por tal entendimento, a avocao de uma nova forma de percepo da imagem fotogrfica. O espectador no deve enxergar as fotografias de Meyer
5

Por fico, entende-se o estabelecimento de uma fantasia ldica por meio da qual a imagem passa a funcionar. De acordo com Schaeffer (1999), existem pelo menos trs noes ou condies bsicas que fundamentam o estatuto ficcional: a similitude (relao de identidade global com aquilo que representa), a imitao (reinstalao parcial ou total do representado) e a fantasia ldica (construto que falseia a realidade atravs da criao de um universo imaginrio que no tomado como aquele que representa). As representaes visuais, ao se aproveitarem de uma relao entre os esquemas de percepo e de representao visuais, j operam por natureza dentro dos limites da similitude e da imitao que lhes garantem a imerso mimtica, sua fora como representao. Contudo, ainda que se alegue, a partir disso, que toda representao visual ficcional, falta a elas uma condio basilar para a constituio de uma fico no sentido prprio do termo, que o estabelecimento de uma fantasia. Concebe-se, ento, que uma representao visual s tomada como ficcional ao passo em que funciona como dispositivo mimtico capaz de possibilitar o acesso a um universo que se assenta em um faz-deconta.

www.compos.org.br

11

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

como um recorte da realidade material. Ao invs da procura por uma re-apresentao dessa realidade objetivamente manifesta ou da apreenso como ndice dessa realidade, ele deve se orientar para interpret-la simblica e metaforicamente (realizando os critrios de correo a que Goodman se refere). Dito de outra forma, tem-se que, se o trabalho de Meyer desvincula-se de uma amarrao irrestrita com a noo de realidade factual, tal desprendimento precisa encontrar paralelo no outro lado do processo representativo: na recepo fotogrfica. Isso diz respeito no apenas maneira como se percebe a prpria fotografia, mas igualmente necessidade de que o prprio espectador reorganize a imagem de acordo com suas prprias impresses e sensaes. Os lagos de significados determinados pelo imaginrio do fotgrafo devem ser reorganizados pelo espectador, para o qual a percepo da fotografia-expresso se d sempre entre fotografia realidade factual e imaginrio, entre fotografia e memria. A percepo das imagens propriamente ditas supe sempre a associao do que se v a uma imagem virtual que se faz dela, isto , a uma construo mnemnica (ROUILL, 2009). Trata-se, por assim dizer, do confronto entre o imaginrio do autor e do seu pblico. Dessa maneira, do mesmo modo que se afirma que a fotografia de Meyer no se resume ao seu referente, a interpretao dessa imagem nunca se d exclusivamente vinculado a ele. Mesmo a percepo do isso-foi no esgota a leitura que possvel se fazer do real a partir do fotogrfico. A outra metade desse processo, [...] diferente embora inseparvel da primeira [ou seja, do referente], constituda pela memria que intercala o passado no presente, que comunica seu carter subjetivo a nossas percepes e aes (Ibidem, p. 222). Eis que esse tipo de fotografia enquanto representao do real, tanto para o seu criador quanto para o espectador, s funciona atravs da atualizao de uma compreenso que lhe anterior e que nela concretizada ou atualizada. A imagem , portanto, um processo subjetivo de atualizao de uma imagem virtual que a reflete e a envolve, tornando-a possvel. As fotografias de Meyer, de fato, no mais fundamentam a sua credibilidade na noo de ser uma representao fiel do real. Ao contrrio, os indivduos acreditam nelas ao passo em que parecem fazer sentido, ou seja, ao passo em que a informao que municiam for condizente com a compreenso que estes sujeitos tm da realidade (KELLY e NACE apud SOUSA, 2000) e que lhes posta diante dos olhos. Fazer sentido, nesse caso, parece ser mais importante do que encontrar uma correspondncia na realidade material. A verdade da

www.compos.org.br

12

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

imagem se encontra, pois, na ressonncia com as impresses e sensaes do imaginrio de seu espectador. Todas essas questes aqui pontuadas, seja da ordem da produo, da recepo quanto da prpria imagem fotogrfica, so possveis de mostrar como a fotografia (e a de Meyer em especfico), esto em dependncia do par documento-expresso, um funcionando como complementar ao outro. Os aspectos ento discutidos tanto sobre a vinculao possvel entre documento e expresso quanto em relao aplicao desse par conceitual para uma melhor apreenso da obra de Meyer constituem apenas uma abordagem inicial sobre esses problemas. Outras observaes podem e devem ser da derivadas, em especial no que diz respeito prpria natureza da fotografia digital e de como o trabalho de Meyer, ao fazer uso dela, se enquadra nos limites do regime da documentao. De toda maneira, desde j, preciso enfatizar que no se trata de avocar um fim comum no intuito de equiparar as fotografias de Meyer a outras fotos da tradio documental clssica, pretendendo-as idnticas. Assumir tal proximidade no pressupe, por exemplo, identificar tais imagens a partir de processos baseados nas noes de verdade, objetividade e credibilidade, como costumeiramente faz a fotografia tradicional. Ao contrrio, entender que existem muitos modos atravs dos quais se pode referenciar a realidade de maneira a torn-la cognoscvel, uma etapa igualmente importante na busca pela especificidade do trabalho de Meyer, uma vez que salienta a necessidade de categorias para a sua melhor compreenso. So essas questes que merecem, mais pra frente, um tratamento aprofundado.

Referncias bibliogrficas

BARTHES, Roland. A cmera clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998. CARTIER-BRESSON, Henri. Images a la sauvette. Paris: Editions Verve, 1952. COSTA, Helouise; SILVA, Renato Rodrigues. A fotografia moderna no Brasil. So Paulo: Cosac Naify, 1995. DUBOIS, Philippe. O ato fotogrfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1993. DURAND, Gilbert. O imaginrio: ensaio acerca das cincias e da filosofia da imagem. Rio de Janeiro: Difel, 2004.

www.compos.org.br

13

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

FOGLIANO, Fernando; CAMARGO, Denise. Fotografia, interatividade, interaes: a construo das realidades. In: XXIX Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao Anais. Natal: Intercom, 2008. FONTCUBERTA, Joan. Pedro Meyer: truths, fictions and reasonable doubts. In: MEYER, Pedro. Truths and fictions: a journey from documentary to digital photography. Nova Iorque: Aperture, 1995. GOODMAN, Nelson. Modos de fazer mundos. Porto: Edies Asa, 1995. KAPLAN, Louis. Pedro Meyer: becoming photo-digital. In: MEYER, Pedro. The real and the truth: the digital photography of Pedro Meyer. Berkeley: New Riders, 2006. KELLY, James; NACE, Diona. Credibility of digital newsphotos. In: Association for education in journalism and mass communication. Kansas City: AEJMC, 1993 LOMBARDI, Ktia. Documentrio imaginrio: novas potencialidades da fotografia documental contempornea. Belo Horizonte: Programa de Ps-Graduao em Comunicao Social, 2007. MACHADO, Arlindo. A fotografia sob o impacto da eletrnica. In: SAMAIN, Etienne (org). O fotogrfico. So Paulo: Editora Hucitecm 2005. MAFFESOLI, Michel. O imaginrio uma realidade. In: Famecos, n. 15. Porto Alegre: PUC-RS, 2001. MEYER, Pedro. The real and the truth: the digital photography of Pedro Meyer. Berkeley: New Riders, 2006. MEYER, Pedro. Truths and fictions: a journey from documentary to digital photography. Nova Iorque: Aperture, 1995. PEIRCE, Charles. Semitica. So Paulo: Perspectiva, 1999. ROUILL, Andr. A fotografia: entre documento e arte contempornea. So Paulo: Editora Senac, 2009. SCAVONE, Rubens Teixeira. Anurio brasileiro de fotografia. So Paulo: FCCB, 1957. SCHAEFFER, Jean-Marie. A imagem precria: sobre o dispositivo fotogrfico. Campinas: Papirus, 1996. SCHAEFFER, Jean-Marie. Porquoi la ficcion? Paris: ditions Seuil, 1999. SOUSA, Jorge Pedro. Uma histria crtica do fotojornalismo ocidental. So Paulo: Editora Grifos, 2000.

www.compos.org.br

14

Potrebbero piacerti anche