Sei sulla pagina 1di 4

Minerao

A minerao um dos segmentos da economia mais importantes e evidentes no nosso dia-a-dia. Podemos ver o resultado desta atividade econmica em nossas casas, escolas, hospitais e obras de infraestrutura (onde ela est representada pelos produtos utilizados na construo civil, tais quais tijolos, pisos e revestimentos - provenientes da extrao de argila, concreto e argamassas - provenientes da extrao da areia, rocha britada e cimento (calcrio), vidros - provenientes da extrao de areia quartzosa, e muitos outros). Est evidente no setor de transportes (representada pelos combustveis e outros derivados do petrleo e metais), agricultura (representada pelos adubos e calcrio) e at mesmo na alimentao (representada pela minerao de gua mineral). Assim, consideramos de extrema importncia o fomento da atividade minerria, como forma de desenvolvimento econmico da nao.

Planejamento de lavra
A Ambiental Geologia conta com profissionais capazes de realizar o planejamento de lavra da sua minerao. Nossos servios vo desde o modelamento da sua jazida, com a anlise de reservas e recursos (georeferenciamento, definio de volumes, quantificao e qualificao do minrio) at a determinao do melhor plano de lavra que considere as restries fsicas, geolgicas, operacionais, ambientais, legais e econmicas, bem como a estratgia da empresa. Para isto, oferecemos os planejamentos de longo, mdio e curto prazo. Planejamento de longo prazo - envolvendo a vida til da jazida, com o melhor aproveitamento das reservas conhecidas; Planejamento de curto / mdio prazo - com o estudo detalhado de custos operacionais, despesas e planos de produtividade e melhoria de processo.

Projeto e dimensionamento de UBM


Todo empreendimento minerrio depende de diversos fatores para seu sucesso: cenrio econmico, reservas minerais, distncia do mercado consumidor, entre outros. Muitas vezes, porm, o correto dimensionamento dos equipamentos e operaes de beneficiamento pode determinar o sucesso de uma minerao. Uma usina de beneficiamento eficiente pode significar uma considervel reduo dos custos relacionados gerao de rejeito e disposio destes materiais, melhoria da qualidade e consequentemente aumento do valor do produto final, culminando num aumento da competitividade e lucratividade da empresa.

Prospeco e pesquisa mineral


Prospeco e pesquisa mineral so atividades fundamentais para a implantao de qualquer empreendimento minerrio. Juntamente com o planejamento de lavra, representam um investimento relativamente pequeno se comparado ao custo total do negcio. Ao mesmo tempo em que possibilitam o aproveitamento racional da jazida, permitem o gerenciamento das operaes com resultados mais lucrativos e competitivos no setor, fatores essenciais para a permanncia de qualquer empresa no mercado. Devido a pouca importncia dada prospeco e pesquisa geolgica, freqentemente encontram-se empreendimentos minerrios instalados e abandonados em locais que, caso tivessem sido alvos de estudos geolgicos criteriosos, seriam considerados imprprios implantao. Os servios prestados pela Ambiental Geologia compreendem todas as fases da pesquisa mineral, que costuma se dividir em trs etapas distintas. A primeira etapa, cujo objetivo selecionar as regies de maior interesse para detalhamento posterior, engloba atividades como avaliao preliminar do potencial de reas, interpretao de fotografias areas e sensoriamento remoto, geoprocessamento e mapeamento geolgico. As reas pr-selecionadas como as de maior interesse so alvo de detalhamento na segunda

etapa, na qual so executadas atividades como planejamento e execuo de sondagens e caracterizao tecnolgica de minrios, entre outros. A ltima etapa, na qual so feitos o clculo de reservas e o modelamento numrico, visa avaliar os depsitos minerais encontrados e detalhados nas etapas anteriores.

Calculo de reservas
O clculo de reservas minerais um dos passos mais importantes de um projeto de minerao, afinal, o um dos fatores que ir determinar a viabilidade econmica de um empreendimento minerrio. Segundo o Cdigo de Minerao, so definidas trs classes de reservas minerais: Reserva Medida, Reserva Indicada e Reserva Inferida, em virtude da densidade e da qualidade de dados obtidos durante os trabalhos de pesquisa mineral. Quanto maior a densidade e melhor a qualidade dos dados adquiridos, maior ser a confiabilidade dos resultados obtidos. Uma reserva mineral nunca calculada de forma matemtica exata, devido a uma srie de fatores, como a qualidade dos dados obtidos na pesquisa mineral, a densidade da malha de sondagem, a preciso dos ensaios de laboratrio, etc. Assim, o clculo de reservas , na verdade, uma estimativa. Portanto, de extrema importncia a escolha do mtodo ideal de clculo para cada depsito, de maneira que o resultado obtido seja o mais fiel possvel realidade, visto que a viabilidade econmica da lavra de um depsito diretamente afetada pela reserva mineral que ele contm. Nesse contexto, a Ambiental Geologia prima pelo rigor tcnico nas questes envolvendo clculos de reservas minerais, aliando a experincia de seus tcnicos com a constante atualizao dos mtodos de clculo e tecnologias existentes, com o objetivo de minimizar a margem de erro intrnseca e aumentar a confiabilidade dos dados obtidos.

Caractersticas dos minrios


Na execuo dos projetos a AMBIENTAL GEOLOGIA se utiliza do conceito de caracterizao tecnolgica de matrias-primas minerais como ferramenta para pesquisa mineral, planejamento de lavra e beneficiamento. Atravs da realizao de ensaios e anlises laboratoriais especficos para cada tipo de minrio, obtm-se as caractersticas mineralgicas, qumicas e fsicas que balizaro o aproveitamento econmico da jazida. Todos os ensaios e anlises seguem os procedimentos e critrios exigidos pelas normas tcnicas vigentes e os resultados so discutidos com base na bibliografia existente sobre o bem mineral pesquisado. Para os estudos mineralgicos, texturais e das microestruturas das rochas feita uma anlise petrogrfica atravs de lminas delgadas e microscopia ptica. Os procedimentos adotados nos trabalhos de campo e amostragem e as parcerias com laboratrios reconhecidos garantem confiabilidade aos resultados obtidos e permitem uma avaliao condizente com o minrio estudado.

Fotogeologia e sensoriamento remoto


A interpretao geolgica da crosta terrestre a partir de fotografias areas ou (fotogeologia) e o processamento e anlise de imagens obtidas atravs de sensores aerotransportados ou orbitais (sensoriamento remoto) permite a avaliao das reas pesquisadas e potencialmente mineralizadas e o planejamento das demais atividades de minerao e geologia ambiental. Estas ferramentas so fundamentais para o desenvolvimento dos trabalhos de mapeamento geolgico, avaliaes geotcnicas, levantamentos hidrolgicos, prospeco mineral e controles ambientais.

Minerao
Mapeamento geolgico
O mapeamento geolgico uma ferramenta imprescindvel para a minerao. Alm de possibilitar a identificao dos depsitos minerais, auxilia na escolha dos locais mais apropriados para a abertura de uma mina. O mapeamento geolgico, aliado ao planejamento de lavra, visa otimizao das atividades de lavra, pois fornece informaes bsicas acerca do modo de ocorrncia do minrio, sua distribuio geogrfica, variao dos teores, relao estril/minrio, presena de descontinuidades, entre outras. Essas informaes so de extrema importncia pois fornecem subsdios para o direcionamento das atividades durante a vida til do empreendimento. A AMBIENTAL GEOLOGIA conta com uma equipe de gelogos amplamente qualificada para realizao de mapeamentos geolgicos, fornecendo ao empreendedor maior confiabilidade dos dados e segurana na tomada de decises.

Modelamento numrico
A AMBIENTAL GEOLOGIA conta com uma equipe de gelogos amplamente qualificada para realizao de mapeamentos geolgicos, fornecendo ao empreendedor maior confiabilidade dos dados e segurana na tomada de decises. No campo da geologia aplicada, o modelamento numrico da jazida permite uma anlise da geometria do depsito, fundamental para o planejamento de lavra e aproveitamento racional da jazida.

Execuo de sondagens
Sondagem um mtodo investigativo que tem como objetivo fornecer informaes sobre o perfil do solo e as rochas em subsuperfcie. Na pesquisa mineral, as sondagens tm como principal objetivo fornecer dados referentes ao depsito mineral, que sejam passveis de interpretao. Assim, dependendo do modelo gentico da jazida, diversos mtodos de investigao so propostos e a escolha do mais adequado um fator primordial na avaliao das reservas. A escolha do mtodo de investigao funo direta das caractersticas do depsito que se pretende estudar e do oramento previsto para tal investigao. O planejamento e execuo de sondagens so indubitavelmente necessrios ao aproveitamento racional de jazidas e ao gerenciamento das operaes necessrias extrao, beneficiamento e comercializao de minrios. Tais prticas garantem resultados lucrativos e competitividade, fatores essenciais permanncia de novos empreendimentos no mercado. A equipe de gelogos da Ambiental Geologia possui vasta experincia no planejamento e acompanhamento de sondagens e contratao de pessoal especializado, oferecendo aos seus clientes solues que visam aliar as melhores tcnicas aos melhores custos.

Prospeco de jazidas e avaliao do volume mineral


A prospeco de jazidas agrupa uma srie de atividades que visa descoberta de corpos mineralizados. Em linhas gerais a prospeco mineral realizada em trs etapas sucessivas. A primeira fase envolve o reconhecimento geolgico para seleo de alvos; na segunda fase so feitos estudos detalhados dos alvos; e por fim, na ltima fase, o alvo avaliado em termos econmicos. O potencial mineral de uma determinada rea atrela-se a trs fatores essenciais referentes : Probabilidade de ocorrncia do jazimento mineral, condicionada pela existncia de um modelo geolgico compatvel; Existncia de mercado consumidor para a substncia a ser produzida; e Logstica de transporte do bem mineral, (rede hidroviria, rodoviria, ferroviria, etc.).

Os estudos de potencial mineral executados pela Ambiental Geologia tm como diferencial alm da identificao de reas potencialmente mineralizadas, a apresentao de alternativas estratgicas para o cliente.

Potrebbero piacerti anche