Sei sulla pagina 1di 2

Tu s Me de Deus

S. Cirilo de Alexandria[a] Tu s verdadeiramente Me de Deus, Virgem Maria Caro internauta, eis um belo texto de So Cirilo de Alexandria, doutor da Igreja dos sculos IV e V. Causa-me profunda admirao haver alguns que duvidam em dar Virgem Santssima o ttulo de Me de Deus. Realmente, se nosso Senhor Jesus Cristo Deus, por que motivo no pode ser chamada de Me de Deus a Virgem Santssima que o gerou? Esta verdade nos foi transmitida pelos discpulos do Senhor, embora no usassem esta expresso. Assim fomos tambm instrudos pelos Santos Padres. Em particular, Santo Atansio, nosso pai na f, de ilustre memria, na terceira parte do livro que escreveu sobre a santa e consubstancial Trindade, d frequentemente virgem Santssima o ttulo de Me de Deus. Vejo-me obrigado a citar aqui suas palavras, que tm o seguinte teor: a Sagrada Escritura, como tantas vezes fizemos notar, tem por finalidade e caracterstica afirmar de Cristo Salvador estas duas coisas: que ele Deus e nunca deixou de o ser, visto que o Verbo do Pai, seu esplendor e sabedoria; e tambm que nestes ltimos tempos, por causa de ns, se fez homem, assumindo um corpo da virgem Maria, Me de Deus. E continua mais adiante: Houve muitos que j nasceram santos e livres de todo pecado. Por exemplo: Jeremias foi santificado desde o seio materno; tambm Joo, antes de ser dado luz, exultou de alegria ao ouvir a voz de Maria, Me de Deus.[b] Estas palavras so de um homem inteiramente digno de lhe darmos crdito, sem receio, e a quem podemos seguir com toda segurana. Com efeito, ele jamais pronunciou uma s palavra que
[a] Fonte: do site de Dom Henrique; http://www.domhenrique.com.br/index.php/padresda-igreja/623-tu-es-mae-de-deus-s-cirilo-de-alexandria [b] Observao minha (de Dom Henrique): Aqui, So Cirilo e Santo Atansio no esto afirmando que Jeremias e Joo Batista foram imaculados desde a conceio, como a Virgem Maria. Nossa Senhora foi imaculada desde o primeirssimo momento da sua concepo. Esses dois profetas, concebidos como pecadores, forma purificados num determinado momento do perodo de gravidez. Joo, por exemplo, no sexto ms da gestao materna... A imaculada conceio diz respeito nica e exclusivamente Toda Santa Virgem Maria Me de Deus.

fosse contrria s Sagradas Escrituras.[c] De fato, a Escritura, verdadeiramente inspirada por Deus, afirma que o Verbo de Deus se fez carne, quer dizer, uniu-se carne dotada de alma racional. Portanto, o Verbo de Deus assumiu a descendncia de Abrao e, formando para si um corpo vindo de uma mulher, tornou-se participante da carne e do sangue. Assim, j no somente Deus mas homem tambm, semelhante a ns, em virtude da sua unio com a nossa natureza. Por conseguinte, o Emanuel, Deus-conosco, possui duas realidades, isto , a divindade e a humanidade. Todavia, um s o Senhor Jesus Cristo, nico e verdadeiro Filho por natureza, ainda que ao mesmo tempo Deus e homem. No apenas um homem divinizado, igual queles que pela graa se tornam participantes da natureza divina;[d] mas verdadeiro Deus, que para nossa salvao, se tornou visvel em forma humana, conforme Paulo testemunha com as seguintes palavras: Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito Lei, a fim de resgatar os que estavam sujeitos Lei e para que todos recebssemos a filiao adotiva (Gl 4,4-5).

[c] Observao minha (de Dom Henrique): muito belo o elogio que So Cirilo faz ao seu antecessor na sede episcopal de Alexandria. De fato, Santo Atansio foi o grande defensor da divindade de Cristo, contra a heresia ariana. Por isso mesmo, chegou a ser exilado de sua diocese cinco vezes pelo Imperador. E pensar que ignorante e espertalho autor do Cdigo da Vinci, afirma que foi o imperador quem forou a proclamar Cristo como Deus. Mentira! Os bispos que sofreram para defender, contra alguns imperadores, a verdadeira f na divindade de Cristo. [d] Observao minha (de Dom Henrique): Aqui, So Cirilo refere-se ao cristo que, batizado, recebe o Esprito de Cristo e, como filho no filho Jesus, torna-se participante da natureza divina.

Potrebbero piacerti anche