Sei sulla pagina 1di 9

Classificao dos depsitos minerais quanto a caractersticas especiais Fonte: http://www2.ifrn.edu.br/pesquisamineral/?

p=161

Posted on 17 de novembro de 2011 by admin Quanto a Caractersticas Especiais Trata-se de uma classificao genrica que engloba alguns depsitos com caractersticas peculiares ou especiais e, por isso, merecedores de destaque em relao aos tipos anteriormente descritos. Sulfetos Macios Vulcanognicos (VMS) Uma classe especial de Depsitos Vulcano-exalativos cujas caractersticas mais marcantes decorrem da (i) acumulao de grandes massas de Sulfetos (essencialmente constitudas por pirite ( pirrotite), calcopirite, esfalerite e galena) e do (ii) seu carcter estratiforme a lenticular, concordante em relao a horizontes estratigrficos bem definidos, onde os minrios se encontram encaixados.

A natureza exclusivamente sedimentar ou vulcnica das formaes que encaixam as massas de Sulfetos macios determinante na caracterizao do ambiente geolgico em que as mesmas se desenvolveram.

Os VMS podem ainda ser subdivididos nos seguintes tipos de acordo com a sua associao com o tipo de rochas encaixantes: 1. Depsitos de Sulfetos macios vulcanognicos a) Tipo Primitivo - Kidd Creek e Amulet (Canad); b) Tipo Polimetlico - Aljustrel e Neves Corvo (Portugal), Rio Tinto, Tharsis e Aznalcollar (Espanha); c) Tipo Ofioltico - ofiolito de Troodos (Chipre). d) Tipo Besshi Besshi (Japo)

2. Depsitos de Sulfetos macios associados a rochas sedimentares clsticas (SEDEX) Red Dog (USA), Sullivan (Canad); Rubiales (Espanha);

3. Depsitos de Sulfetos macios associados a rochas carbonatadas (MVT-Mississippi Valley Type) Polaris (Canad), Upper Mississippi Valey district (USA)

Depsitos de Greenstone Belts (Cintures de Rochas Verdes) Merecem destaque por se tratar de uma seqncia de rochas vulcano-sedimentares que ocorre em associao com Terrenos de Alto-Grau (terrenos granito-greenstones), tpicas do Arqueano e, principalmente, por conterem as mais importantes mineralizaes de ouro. Contm tambm mineralizaes de prata, chumbo, cobre, nquel, cromo, zinco, Associao PbW-Zn-Ag-(Cu), etc. Os greenstones belts tem sido interpretados como sendo uma crosta ocenica antiga e terrenos de arco de ilha. Essa seqncia foi submetida deformao e ao metamorfismo geralmente fcies metamrfico xisto-verde, com aparecimento de cloritas, actinolita, anfiblios verdes e outros minerais esverdeados que deram origem ao nome greenstone. Via de regra a estratigrafia de um Greenstone Belts compreende: (i) uma unidade vulcnica mfica basal, de natureza toletica de fundo ocenico; (ii) uma unidade vulcnica flsica a intermediria, de quimismo calcialcalino com caractersticas similares s de vulcanitos de arcos continentais; e (iii) uma unidade sedimentar constituda de turbiditos vulcano-derivados e sedimentos vulcanoqumicos do tipo chert e BIF. Esse conjunto de supracrustais encontra-se metamorfisado nas fcies xisto verde e anfibolito e intrudido por granitides sin a tardi-tectnicos, sills gabricos e corpos lamprofricos ps-tectnicos. Essa mesma seqncia poderia ser descrita para os Ofiolitos e para Assoalhos Ocenicos. Alguns exemplos brasileiros incluem os Greenstone Belts (GB) de Crixs, Guarinos e Pilar de Gois (GO) com Minerao de Ouro da Minerao Serra Grande, em Crixs, o GB do Rio Itapicuru (BA) com Minerao de Ouro da Minerao Fazenda Brasileiro e o GB Rio das Velhas com Minerao de Ouro da Morro Velho e So Bento Minerao S/A (fechada em 2006/2007), entre vrios outros. Depsitos de Zonas de Cisalhamento

A Zona de Cisalhamento (ZC) uma faixa de alta taxa de deformao atuante nas rochas (vide Anexo para saber mais sobre ZC). So tipicamente Falhas desenvolvendo tectonitos em vrios graus metamrficos e de deformao (devido ao dnamometamorfismo), responsveis pela formao de planos por onde passam fluidos mineralizantes hidrotermais e onde se precipitaro os minerais-minrios. Geralmente exibem metamorfismo retrgrado e diferentes tipos de alterao hidrotermal. Os tipos de mineralizaes dependem da composio dos fluidos e estes da composio do magma ou das rochas adjacentes, cujos elementos esto sendo carreados em soluo pela ZC. As facilidades promovidas pelos planos e pela cinemtica de cisalhamento favorecem o posicionamento de corpos mineralizados oriundos de regies mais profundas (emplacement), a percolao de fluidos oriundos da desidratao devido ao metamorfismo progressivo, remobilizaes de metais e reconcentrao em zonas favorveis, entre outros e a conseqente precipitao de metais e formao de Depsitos Minerais. As importantes mineralizaes de ouro associadas a ZCs e de ouros bens minerais foram os fatores preponderantes para incluirmos as Zonas de Cisalhamento neste captulo.

So comuns as mineralizaes de ouro, remobilizaes e re-concentraes de quase todos os bens metlicos. No RN podemos citar os exemplos das mineralizaes de AuBi-W hospedados em nveis escarnitos cisalhados de Bonfim (Lages / RN), as mineralizaes aurferas da mina So Francisco (Currais Novos/RN), entre outros menores.

Zonas de Cisalhamentos da Faixa Serid (nos Estados do RN e PB) e mineralizaes aurferas associadas.

Foto de flourescncia de scheelita hospedada em skarn Depsitos do Tipo Skarn O termo SKARN (em portugus escarnito) ganhou uma conotao mais ampla e, por isso, merecedora de incluso nesse captulo de Depsitos Especiais. Antes o termo era empregado numa conotao gentica (rocha formada por processos hidrotermais), porm atualmente entende-se por Skarn as rochas metamrficas que contem minerais calciossilicatados, tais como, por exemplo: o diopsdio, epidoto,wollastonita, granada andradita, grossularita, actinolita etc. De outra forma, so rochas metamrficas regionais ou de contato constitudas por silicatos de Ca, Mg e Fe derivado de um protolito de calcrios e dolomitas nos quais so introduzidos metassomaticamente grandes quantidades de Si, Al, Fe e Mg. Os skarns so formados durante o metamorfismo regional ou de contato e por uma variedade de processos metassomticos envolvendo fluidos magmticos, metamrficos, meteoritos e/ou de origem marinha. Eles so encontrados adjacentes a plutons, ao longo de falhas e zonas de cisalhamento, sistemas geotermais rasos, na base do assoalho ocenico e em profundidades crustais. O que define o skarn a mineralogia que inclui uma ampla variedade de minerais calciossilicatados e associados, mas comumente predomina a granada e o piroxnio.

Modelo de Formao de skarnide

Etapas da evoluo de um pluton associado a depsitos tipo Skarn A) Intruso Inicial que causa metamorfismo de contato nas rochas sedimentares. B) Recristalizao metamrfica e mudanas de fases mineralgicas na rocha original, com processos locais de metassomatismo e circulao de fluidos que formam diversos minerais do grupo calciossilicatados (denomina-se skarn de reao e skarnoide), e sucede ante litologas diversas ao longo de um contato entre tipos de fluidos. Observe que o metamorfismo mais extenso e de maior temperatura em profundidade que nas zonas adjacentes e no topo do sistema.

C) Cristalizao e liberao de fcies aquosas da qual resulta a skarnizao por fluidos metassomticos. Observe em profundidade a aureola metamrfica menor. No topo do sistema as vezes o processo metassomtico supera a aureola metamrfica. D) O resfriamento do pluton e a possvel circulao de gua meterica muito oxigenada causam alterao retrgrada (retrometamorfismo) do complexo de minerais calciossilicatados sendo esta alterao mais tpica em sistemas formados a baixas profundidades.

TABELA DE CLASSIFICAO DE SKARNS E AMBIENTES TECTNICOS DE FORMAO DE SKARNS Os skarns podem ser subdivididos de acordo com diversos critrios. O termo Endoskarn (ou endoescarnito) utilizado oara indicar que o protlito gneo enquanto Exoskarn (ou exoescarnito) para protlitos sedimentares. Skarn magnesiano e Skarn clcico so termos utilizados para descrever a composio dominante do protlito e os minerais escarnticos resultantes. Tais termos podem ser combinados, como exoskarn magnesiano o qual contem forsterita-diopsdio formado de dolomita. Calciossilictica Hornfels designa rochas de granulometria fina composta por minerais calciossilicatados que resulta do metamorfismo de unidades carbonticas impuras (calcrio argiltico ou ardosiano).

Os skarn de reao podem se formar de metamorfismo isoqumico de unidades de carbonato e ardsia finamente interacamadados onde h a transferncia metassomtica de componentes entre as litologias adjacentes. Os skarnides so um termo descritivo de rochas calciossilicaticas que possuem granulometria relativamente fina, pobre em ferro e que reflete, no mnimo em parte, o controle composicional do protlito. Geneticamente o skarnoide intermedirio entre hornfels e skarn de granulometria grosseira. Os Depsitos Minerais de skarn so classificados de acordo com o metal econmico dominante. So Depsitos que partilham muitas modificaes e caractersticas geoqumicas, mas so, no entanto, facilmente distinguveis. Assim, os Depsitos metlicos de skarn so divididos em sete tipos (Au, Cu, Fe, Mo, Sn, W, e Zn Pb), enquanto os no-metlicos, explorados comercialmente em vrios locais do mundo, recebem o nome do mineral-minrio. Os sete tipos so designados como: Fe Skarn, Au Skarn, W Skarn, Cu Skarn, Zn Skarn, Mo Skarn e Sn Skarn. As caractersticas gerais incluem: (i) alterao por remobilizao seletiva de minerais calciossilicatados (ex: piroxnios diopsdio, espinlio, hedembergita, johansenita, wollastonita; granadas andradita, grossularita, almandina espessartita; anfiblios hornblenda, tremolita-actinolita; scheelita. Esmectita (argila), clorita, talco, siderita, calcita, opalina). (ii) A mineralogia de alterao aparece tipicamente zonada, existindo quase sempre uma superposio da metamorfismo progressivo por minerais de retrometamorfismo. (iii) A rocha hospedeira tipicamente calcria, calcrios, dolomitas ou rochas sedimentares clsticas calcrias. (iv) Os depsitos do tipo skarn so variados compreendendo grandes famlias de tipos de depsitos.

Potrebbero piacerti anche