Sei sulla pagina 1di 3

A notcia e a reportagem

apresentam aspectos convergentes e divergentes ao mesmo tempo. Em virtude de tal semelhana, daremos nfase no somente s caractersticas inerentes reportagem, mas tambm notcia, no intuito de compreendermos efetivamente sobre suas peculiaridades. Os pontos em que se convergem esto relacionados aos aspectos estruturais, ou seja, comum identificarmos na reportagem os mesmos elementos constituintes da notcia: Ttulo ou manchete Geralmente escrito em letras garrafais (maisculas), tem por objetivo atrair a ateno do pblico-alvo para o que se deseja comunicar. Da o perfil atrativo, composto por frases concisas, embora bastante objetivas. Ttulo auxiliar Como bem retrata a prpria nomenclatura, trata-se de um complemento do ttulo principal, proporcionando um maior interesse por parte do interlocutor. Lide Refere-se ao primeiro pargrafo e, de forma sucinta, apresenta todos os aspectos relevantes da comunicao em pauta, respondendo aos seguintes elementos constitutivos: Como? Onde? Quando? Por qu? Quem? . Corpo da reportagem Caracteriza-se pelo desenvolvimento em si, apontando

todos os pontos relevantes ao assunto abordado.

Caractersticas carta do leitor


Gnero textual em que um leitor expressa opinies (favorveis ou no) a respeito de assunto publicado em revistas, jornais, ou a respeito do tratamento dado ao assunto. Nesse gnero textual, o autor pode tambm esclarecer ou acrescentar informaes ao que foi publicado; apesar de ter um destinatrio especfico o diretor da revista, ou o jornalista que escreveu determinado artigo , a carta do leitor pode ser publicada e lida por todos os leitores do meio de comunicao para o qual ela foi enviada; na carta do leitor, a linguagem pode ser mais mais pessoal (empregando pronomes e verbos em 1 pessoa) ou mais impessoal (empregando pronomes e verbos na 3 pessoa) ou ainda pode utilizar os dois tipos de linguagem; a menor ou maior impessoalidade depende da inteno do autor: protestar, brincar ou impressionar. As caractersticas do gnero cartas do leitor: texto com intencionalidade persuasiva; com formato semelhante ao da carta pessoal, apresentando data, vocativo, corpo do texto, expresso cordial de despedida, assinatura, cidade de origem. Exemplo: Prezado Editor:

A exemplo de outros crimes brbaros cometidos recentemente, o assassinato com requintes de crueldade do menino Joo Hlio logo ser esquecido. E seguiremos refns de animais travestidos de seres humanos. Os menores que destroaram Joo Hlio logo estaro livres, e sem ficha criminal. Seus rostos nem podem ser mostrados pela reportagem, pois a lei os protege. E qual lei nos protege deles? At quando teremos de conviver com uma situao em que crimes dessa natureza ficam impunes? At quando nossos legisladores ficaro inertes perante o clamor dos inocentes?

Caracterstica do E-mail
um sistema de transmisso rpida via Internet em que os usurios se comunicam em questo de segundos. O correio eletrnico, ou seja, a pgina da Internet o suporte e o gnero o e-mail. Isto , o correio eletrnico o canal de transmisso do e-mail que a mensagem. O e-mail ou mensagem, geralmente produzido e transmitido pela mesma pessoa e o receptor sempre o destinatrio. O contexto do e-mail baseia-se numa comunicao de textos, onde no precise estar frente a frente durante o dilogo e acontece de forma rpida. A caracterstica essencial do gnero e-mail repassar um contedo proporcional e vincular a interao a comunicao. O e-mail faz o mesmo, utilizando-se do correio eletrnico para distribuir a mediao do conhecimento de origem, de forma objetiva e que pode se estabelecer de forma dialgica.

Caractersticas da carta argumentativa:


Constitui um texto de natureza argumentativa, que tem por finalidade defender o ponto de vista do locutor e persuadir o interlocutor; Apresenta formato constitudo pelas seguintes partes: data, vocativo, corpo do texto (assunto), expresso cordial de despedida e assinatura; O corpo constitudo por trs partes essenciais: exposio do ponto de vista do autor (ou idia principal); desenvolvimento (com argumentos) desse ponto de vista; concluso; Linguagem culta, formal, impessoal, clara e objetiva; Verbos geralmente no presente do indicativo ou no imperativo; Predomnio da 1 ou 3 pessoa.

Caractersticas da Carta ao leito


J a expresso "ao leitor" uma variante do termo "editorial". Editorial um texto que traduz a opinio do rgo de imprensa e fala sociedade em geral, tratando de um tema preferencialmente comum. Antes o editorial era inserido logo na contra-capa e tinha mais peso na venda do jornal. Hoje est perdendo a importncia e diminuindo de tamanho. Alguns jornais j no o tm e outros optam por editar as opnies dos leitores e no mais a sua prpria - alis, uma posio inmteligente. A "carta ao leitor" nasceu de uma postura irnica. Tem uma conotao de "eu tambm sei fazer isso" dito pelo editor ao... leitor que costuma mandar cartas, ou seja, a parcela do pblico que mais constante. A "carta ao leitor" geralmente mais leve e mais pessoal do que o clssico "editorial". Para no incorrer em erros de avaliao da reao dos leitores, a maioria dos rgos deixou de usar o termo "editorial" por ser muito sbrio, quase repulsivo, e no arrisca usar "carta ao leitor" por ser direto e pessoal demais para pginas que, por uma questo de imposio mercadolgica, precisam ser eclticas, isentas (e c entre ns, "lisas"). Exemplo: De todas as tarefas que fazem parte da rotina de redao de Galileu, a mais prazerosa certamente ler as cartas dos leitores. Os fs da revista so de fato especiais e suas cartas traduzem isso. So criativos, curiosos, observadores e no deixam passar nada. Fazem perguntas to difceis quanto imprevisveis. Querem saber de tudo: do monstro do Lago Ness ao Projeto Genoma Humano. E no se contentam com respostas pela metade. Ler as dvidas que aparecem nas cartas, os comentrios sobre as reportagens passadas e as sugestes de futuras gratificante para qualquer jornalista. Ainda mais para ns, jornalistas de Galileu, que adoramos um bom desafio.

Potrebbero piacerti anche