Sei sulla pagina 1di 3

1- Conceitue:

A- Norma Jurdica?

B- Ordenamento Jurdico?

Segundo Miguel Reale , ordenamento jurdico e o sistema de normas em sua concreta realizao, abrangendo tanto as regras explicitas como as regras elaboras para suprir as lacunas do sistema, ainda aquelas regras que cabem as claras, deixadas ao poder discricionrio dos indivduo. 2- O que podemos entender por lei? Lei e a norma escrita, elaborada, por autoridade competente, imposto coercivamente e tornando obrigatrio pelo estado a todos. Protegendo interesses e normatizando aes do art. 5, II,da CF dispe que ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei. 3- Quais so as duas formas de sistematizao do ordenamento jurdico de um Pas? Discorra sobre estas formas. R: Civil Law - o sistema baseado nas leis Adotado por quase todos os Pases Europeus e Sul americanos. Os juzes fundamentam suas decises na constituio para soluo de um caso concreto que lhe submetido (proferir uma Sentena. R: Comom Law o sistema que prevalece os costumes(direito consuetudinrio), o juiz basea-se nos costumes e jurisprudncias para decidir , Adotado nos Estados Unidos e demias Pases de origem analo-sosnico.
4- O que representa a Teoria da Formao Escalonada do

Sistema Jurdico de Hans Kelsen? A teoria escalonada do ordenamento jurdico de Kelsen pode ser utilizada para explicar a unidade de um ordenamento jurdico complexo. Seu ncleo que as normas de um ordenamento jurdico no esto todas num mesmo plano. H normas superiores e normas inferiores.

5- O que representa a Norma Fundamental, segundo Noberto Bobbio?

O que representa a norma fundamental e a norma suprema, que no depende de nenhuma outra norma superior, e sobre a qual repousa a unidade do ordenamento. E a norma fu8ndamental que d unidade ao ordenamento jurdico.
6- No Brasil, quem detm o Poder Originrio? Busque a

Constituio Federal e fundamente sua resposta? O Povo, Todo pode emana do povo, que exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta constituio diz o art 1 pargrafo nico, da CF.) 7- A Norma Jurdica pode ser vista com um gnero que possui duas espcies. Indique quais so estas espcies e explique-as? 8- Apresente quatro caracterstica do Ordenamento Jurdico. 9- O que podemos entender por normas constitucionais?
10-O que so as emendas Constituio? Nossa constituio

prmite sua reforma, por meio de emendas que so normas que a modificam parcialmente (Poder Constutuinte, Derivado ou Reformador.
11- Conceitue: A- Leis complementares No direito, a lei complementar uma lei que tem como propsito complementar, explicar, adicionar algo constituio. A lei complementar diferenciase da lei ordinria desde o quorum para sua formao. A lei ordinria exige apenas maioria simples de votos para ser aceita, j a lei complementar exige maioria absoluta. B Leis Ordinrias No direito, a lei ordinria um ato normativo primrio e contm, em regra, normas gerais e abstratas. Embora as leis sejam definidas, normalmente, pela generalidade e abstrao ("lei material"), estas contm, no raramente, normas singulares ("lei formal" ou "ato normativo de efeitos concretos")., C- Decretos Legislativos Decreto legislativo (DLG) um ato normativo de competncia exclusiva do poder legislativo com eficcia anloga de uma lei D

Resolues As resolues so atos administrativos normativos que


partem de autoridade superiores, mas no do chefe do executivo, atravs das quais disciplinam matria de sua competncia especfica. As resolues no podem contrariar os regulamentos e os regimentos, mas explic-los. As resolues podem produzir efeitos externos.

12-

O que so Medias Provisrias?

No direito constitucional brasileiro, medida provisria (MP) um ato unipessoal do presidente da Repblica, com fora de lei, sem a

participao do Poder Legislativo, que somente ser chamado a discuti-la e aprov-la em momento posterior. O pressuposto da MP urgncia e relevncia, cumulativamente.

13O que so Fontes Formais? Qual a principal Fonte Formal do Direito? Dizem respeito ao direito j devidamente formalizado, a indicar documentos ou formas no escritas, que revelam um direito vigente, possibilitando a sua aplicao a um caso concreto, a principal e as Fontes Formais estatais que decorrem do exerccio de um poder pblico, quando o Estado atravs das suas instituies faz fluir o direito. 14O que significa o Processo Legislativo?

E um conjunto de fases constitucionais estabelecidas, pelas quais hpa de passar o projeto de lei , at sua transformao em lei vigente.
15- Quais So as Fases do Processo Legislativo? Apresente

um breve conceito de cada uma. So Iniciativa, Discusso, Votao e Aprovao, Sano ou Veto, Promulgao, Publicao

Potrebbero piacerti anche