Sei sulla pagina 1di 66

FUNDAMENTOS DE

INSTRUMENTAO E CONTROLE

eng. Paulo Vicente Correa rev. setembro/2002

Instrumentao e Controle

pag. 2

PREFCIO

O presente trabalho tem o objetivo de ilustrar e enriquecer os cursos de Instrumentao e Controle ministrados a alunos de nvel mdio, inicialmente no mbito do SENAI. Uma pequena ferramenta auxiliar de simulao de processos para exercitar os tpicos de controle multi-malha (estratgias de controle) e sintonia de controladores , s vezes, utilizada no decorrer do curso e eventualmente cedida aos alunos. No possvel prescindir da valiosa colaborao de algumas pessoas, como o eng. Blas Ernesto Paes Gonzalez e tantos colegas do SENAI e outras instituies, que compartilham o esforo na tarefa ou a misso de formar e qualificar jovens que iro nos substituir no futuro prximo, na atuao junto s indstrias do pas, no seu projeto, montagem, manuteno e operao. O autor Engenheiro Eletrnico e de Telecomunicaes pela PUC-Minas, 1980. Trabalhou originalmente na Petrobrs-REGAP na dcada de 70, e posteriormente na Paulo Abib Engenharia, Stein Surface Combustion, Nansen S/A Instrumentos de Preciso, Lamon Instrumentos e Eproterm Estudos e Projetos Trmicos, sempre dedidcado Instrumentao, Controle e Automao de instalaes industriais.

Instrumentao e Controle

pag. 3

INDICE
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. Conceitos Presso Temperatura Nvel Vazo Vlvulas de Controle Simbologia Metrologia Uso de Instrumentos Eltricos em reas Perigosas Controle Estratgias de Controle Sintonia de Controladores Simulao de Processos 4 7 27 35 38 57 64 67 86 88 103 117 132

Instrumentao e Controle

pag. 4

1. Conceitos
Instrumentao o ramo da engenharia que trata do projeto, fabricao, especificao, montagem, operao e manuteno dos instrumentos para medio e controle das variveis de processo industrial. Um processo , em geral, uma instalao ou um local onde so introduzidos material, energia e insumos, que so processados para se obter um produto final de qualidade, alm de resduos e efluentes a serem descartados, tratados ou reciclados por outro processo. Interessa-nos especialmente o processo contnuo, ou seja, onde essas coisas acontecem continuamente. As informaes do processo precisam ser adquiridas e transmitidas at um local confortvel, normalmente uma sala de controle, onde o elemento humano possa tomar as decises e interferir no processo para atingir o seu objetivo, alm de consultar dados histricos e executar quaisquer aes sobre o sistema. A qualidade do produto inclui, no s as suas caractersticas intrnsecas para consumo, mas tambm outros aspectos, como custo, quantidade, prazos de entrega, segurana do homem e do equipamento, preservao do meio ambiente e qualidade de vida das pessoas que ali trabalham ou vivem na comunidade onde o processo est inserido. As principais funes da instrumentao esto relacionadas com a qualidade e quantidade de produtos, fabricados com segurana e sem subprodutos nocivos. O controle automtico possibilita a existncia de processos extremamente complexos, impossveis de existirem apenas com controles manuais. Quanto melhor a qualidade do produto desejado, menores devem ser as tolerncias de suas propriedades. Quanto menor a tolerncia, maior a necessidade de instrumentos para medio e controle automtico. As quantidades das matrias primas, utilidades e produtos finais devem ser medidas e controladas para fins de qualidade, balano de custo e do rendimento do processo. Os instrumentos devem fazer a indicao, registro, e controle de modo contnuo e repetitivo.

Instrumentao e Controle

pag. 5

O Controle automtico economiza energia, pois elimina o superaquecimento de fornos, fornalhas, secadores, e permite operar equipamentos com o mnimo de desperdcio. Os instrumentos garantem efluentes limpos e inofensivos. Os instrumentos protegem equipamentos e vidas. Medir um conceito muito amplo. Todas as aes de mquinas ou dos homens com objetivo de obter um produto final adequado qualidade desejada, partem da medio. Medimos para conhecer variveis, e a partir desse conhecimento executarmos ou no aes corretivas. Em geral, medimos variveis no nosso processo para Indicar, Controlar ou Registrar. As funes mais importantes dos instrumentos so: O sensor, a transmisso, a converso, a indicao, o registro, o controle, o alarme, a computao analgica e a atuao manual. A grande maioria da instrumentao se concentra em quatro variveis: Presso, Temperatura, Nvel e Vazo. Uma pequena parte se preocupa com outras variveis, especialmente as analticas (PH, umidade, condutividade, densidade, posio, movimento, anlise, etc.). Em geral, no possvel conhecer a varivel a ser medida, que no atravs de algum fenmeno fsico ou qumico associado. Da o conceito de Sensores, transdutores e transmissores. Sensores so elementos bsicos de interface entre o processo e a medio, tambm chamados de elementos primrios. Transdutores e Transmissores so conceitos semelhantes. Transdutores so elementos

capazes de transformar uma determinada varivel em outra, de outra natureza. Os transmissores so casos especiais de transdutores cuja natureza e forma do sinal gerado padronizada. Quanto funo dos instrumentos podemos classific-los como: Indicadores, so instrumentos que sentem a varivel do processo apresentam seu valor instantneo. Um manmetro um indicador local. Temos indicadores de painel, analgicos ou digitais. Registradores so instrumentos que sentem uma ou vrias variveis de processo e armazenam seus valores em papel ou em memria mecnica ou eletrnica, ao longo do tempo. Os totalizadores so considerados registradores. Transmissores que sentem as variveis de processo atravs de elementos primrios e enviam sinais padronizados para outros instrumentos como controladores e registradores. Computadores analgicos, que executam funes de clculo com as variveis, tais como extratores de raiz quadrada, linearizadores, integradores, etc. Elementos finais de controle, que manipulam variveis, tais como vlvulas de controle, vlvulas solenide, variadores de velocidade, etc. Controladores so instrumentos que, baseados num set-point (valor desejado), enviam sinais a elementos finais de controle com objetivo de fazer com que a varivel se iguale ou aproxime dele. No necessariamente de forma automtica: estaes manuais so tambm controladores.

Instrumentao e Controle

pag. 6

Comparadores so um grupo de instrumentos que emitem sinais digitais (tudo ou nada) quando suas variveis medidas estiverem acima ou abaixo de valores pr-determinados. Como exemplo, os pressostatos, as chaves de nvel, as chaves de fluxo e os termostatos. Os sinais eltricos enviados pelos elementos de campo obedecem uma determinada padronizao, que tem as suas vantagens. Os sinais analgicos (presso, vazo, nvel, etc.) so transmitidos do campo sob a forma de corrente. O padro dos sinais de corrente 4-20 mA, isto , quando a varivel est no seu limite inferior, a corrente vale 4 mA, e quando est no seu limite superior, 20 mA. O uso da corrente ao invs da tenso proporciona maior imunidade a rudos. O valor inferior no zero por alguns motivos: A informao de zero de sinal no pode ser confundida com a condio de condutores partidos ou ausncia de energia eltrica no transmissor. Os transmissores a 2 fios necessitam de uma corrente mnima para aliment-los, mesmo com a varivel igual a zero. Transmissores a 2 fios utilizam os mesmos condutores que os alimentam para enviar o sinal ao painel ou sistema de controle. Ou seja, so instrumentos eltricos que se comportam como carga: consomem corrente que varia de 4 a 20 mA, em funo do valor da varivel medida. Os transmissores a 4 fios recebem alimentao externa (por exemplo, 110 Volts) e enviam o sinal da varivel atravs de outro par de fios. Os transmissores que necessitam de grande potncia eltrica para funcionar so sempre a 4 fios. Como por exemplo, os transmissores de vazo magnticos e os transmissores de PH e condutividade.

Os sinais enviados pelos transmissores no tem seu valor alterado quando h variao de tenso de alimentao dentro de limites pr-definidos. Em geral, os transmissores a 2 fios so alimentados com tenso que pode variar de 12 a 36 Volts. Da tenso da fonte, deve ser descontada a queda de tenso nos cabos e na impedncia de entrada do receptor. Atualmente esto em desuso os instrumentos chamados de painel ou discretos. Para executar as funes dos instrumentos citadas so utilizados equipamentos eletrnicos de processamento de dados como Controladores Programveis e computadores de processo, onde as funes so implementadas como programas (software) e no fisicamente. Tambm a comunicao entre os instrumentos e o sistema de controle est evoluindo da forma analgica para a forma de comunicao digital, utilizando um protocolo (rede de campo) serial, que permite a sua conexo em rede, economizando cabos eltricos. Mas o protocolo de comunicao ainda mais usado ainda o analgico (em corrente 4-20 mA, mV, etc.), pois um sistema padronizado que torna compatveis instrumentos e equipamentos de diversos fabricantes. A comunicao digital (redes de campo) ainda est se iniciando e esbarrando exatamente no problema da padronizao. Vrios fabricantes tem seu prprio sistema, o que torna difcil interligar equipamentos de diversos fabricantes sem gastar tempo e dinheiro na integrao e compatibilizao, ou seja faz-los conversar entre si. Uma soluo intermediria ainda a mais usada: Uma unidade remota de aquisio de dados instalada no campo, prximo aos grupos de instrumentos, recebem seus sinais analgicos convencionais e transmitem ao sistema de controle longnquo atravs de um nico par de fios ou fibra tica em protocolo serial.

Instrumentao e Controle

pag. 7

Controladores Lgicos Programveis PLC


Um dos equipamentos mais difundidos hoje para realizar as tarefas relacionadas com o controle automtico so os PLC (Controladores Lgicos Programveis) Os PLC so microcomputadores de propsitos especficos dedicados inicialmente para o controle de sistemas com entradas e sadas binrias (de dois estados apenas: ligado desligado, alto - baixo, etc.); porm, hoje, devido a seu sucesso em todas as indstrias, tm adquirido muita mais fora para tratar de outras funes com alta confiabilidade, como o caso de tratamento de sinais analgicas, controle contnuo multi-variveis, controle de posio de alta preciso, etc.

O carter modular dos PLC permite adequar o controlador para qualquer aplicao, j que o projetista especifica s o nmero de mdulos e acessrios que precisa de acordo com o nmero de entradas e sadas , e funes especificas, que requer o processo a ser controlado, tendo que pagar o preo justo para cada aplicao. Outra caracterstica importante dos PLC consiste na flexibilidade dada pela programao, que permite ser aplicado em qualquer tipo de processo e mudar rapidamente as funes atravs do programa, sem mexer na instalao.

Instrumentao e Controle

pag. 8

hoje constitui a tcnica mais atraente para a maioria dos sistemas de controle industrial.

Sistemas SCADA
Os sistemas do tipo SCADA possuem vrios nveis para o tratamento da informao do processo, cujo nmero e complexidade da estrutura depende da aplicao e grau de automao desejada para cada caso. A estrutura dos Sistemas SCADA concebida em forma piramidal, como se mostra na figura 1.6.
figura 1.5

PLC no Controle e Processos


As linguagens de programao desenvolvidas para os PLC so fundamentalmente representados de trs formas: redes de contatos (similar aos esquemas eltricos de reles e contatores), blocos funcionais (similares aos esquemas de circuitos digitais: AND, OR, XOR, etc.) e em lista de instrues mnemnicas (similares aos programas escritos em assembler); sendo assim foram bem aceitos por tcnicos em manuteno no envolvidos nem treinados com tcnicas de programao avanada de computadores. Cabe destacar a vantagem que introduzem os PLCs com a reduo do tamanho dos armrios de controle e a diminuio de falhas, permitindo mudar os sistemas de controle a reles e contatores com um menor custo de instalao e manuteno. O uso de Sistemas de Controle Distribudo com Superviso Digital Centralizada ( SCADA),

No Primeiro nvel (mais prximo do processo) aparecem os dispositivos de campo (transmissores, vlvulas automticas, etc.). Eles tem a misso de elaborar os sinais representativos das medies de diversas variveis do processo, para ser enviadas a distncia, ou atuam sobre os mecanismos e equipamentos do processo, segundo os sinais de controle recebidos . Os PLCs ou controladores digitais, situados no segundo nvel de automao, so encarregados de efetuar o controle das variveis do processo e trocar informaes, atravs de redes de comunicao, entre eles e com o computador. O computador monitora o comportamento do sistema usando um software de superviso e controle, dedicado a atualizar em tempo real as Informaes na tela, emitir relatrios peridicos para a operao, modificar parmetros dos controladores, avisar da existncia de falhas e recomendar o que fazer. Desta maneira, o computador realiza a funo de supervisor assessor.

fig. 1.6 SISTEMA DE CONTROLE DISTRIBUIDO TIPO SCADA

Instrumentao e Controle

pag. 9

Em indstrias de grande porte precisa-se de nveis superiores para o gerenciamento total do processo, onde se enlaam atravs de redes de alta velocidade de comunicao os supervisores das diferentes reas do processo (exemplo: caldeiras, compressores, geradores, etc.), levando as Informaes vitais at os diversos setores de gesto, enlaando-se com as reas de projetos, compras, vendas,etc; no novo conceito de Sistemas de Gesto Empresarial Integrados. Na atualidade est sendo muito aplicado o conceito de fieldbus, que consiste na utilizao de dispositivos inteligentes enlaados atravs de um meio fsico (fios, fibra tica ou rdio comunicao) que conduzem a informao digitalizada formando uma verdadeira rede de campo. A utilizao da tecnologia Fieldbus permite diminuir os custos de fiao, instalao e manuteno. Existem duas variantes de sistemas na implantao de redes de campo, que podem ser distinguidas como: comunicao entre unidades remotas e de comunicao direta entre dispositivos. Na figura 1.7 aparecem representadas as diferencias entre a fiao paralela tradicional (4 a 20 mA ), onde precisa de um par de fios para unir cada dispositivo de campo com o controlador (a), e a comunicao atravs de uma

rede de campo com comunicao direta entre dispositivos (b). Observe que, no caso da tecnologia tradicional, preciso a utilizao de um par de fios para ligar cada dispositivo de campo ( vlvulas, conversores, transmissor, etc) com o painel de controle; sendo o painel de controle centralizado, instalado normalmente prximo da sala de controle, pode-se encontrar a algumas centenas de metros de muitos dispositivos de campo, o que implica em um emaranhado sistema de galerias, bandejas, eletrocalhas e eletrodutos para acomodar a fiao . No caso da tecnologia de comunicao direta com os dispositivos podemos encontrar vrios dispositivos ( transmissores, conversores, vlvulas de controle proporcional, inversores de freqncia, etc) ligados atravs de um nico par de fios tranado, se comunicando, atravs de um protocolo de comunicao digital preparado para esta finalidade, entre eles e com a CPU do PLC. Neste ltimo caso, encontramos cartes de comunicao no rack do PLC, no lugar de cartes de entradas e sadas analgicas. Os sinais digitais podem ser ligados atravs de cartes de entrada e sada digital instalados no rack do PLC, em unidades remotas de comunicao de I/O ( entradas e sadas) ou em PLCs instalados em outros painis prximos dos equipamentos de campo.

fig. 1.7 Field-bus e tradicional

Instrumentao e Controle

pag. 10

Existem vrios protocolos de comunicao utilizados em aplicaes deste tipo. Os mais utilizados so: FIELDBUS FUNDATION e o PROFIBUS. Cada um deles com as suas particularidades. Essas particularidades, aliadas dificuldade de padronizao tem levado muitos usurios a no optarem por redes de campo. O nmero de dispositivos que pode ser ligado a cada rede ( dada por um par de fios) fica limitado pela distncia fsica, velocidade de transmisso e nmero de blocos de programas necessrios, que determinam a freqncia de refrescamento dos dados na rede. Esse nmero, normalmente, inferior a 30 dispositivos analgicos. Varias redes podem ser ligadas a cada rack de PLC. Alguns cartes possuem mais de um canal de comunicao. Distncias de, at 2.000 m podem ser alcanadas por estas redes sem dificuldades. Uma tcnica mais utilizada atualmente nos sistemas de controle baseada na utilizao de estaes remotas de comunicao para entradas e sadas, analgicas e digitais. Utilizam-se vrias unidades remotas de comunicao serial, muitas vezes conhecidas como cabeas de remotas, acopladas com

alguns mdulos de entradas e sadas, instaladas em painis prximos aos dispositivos de campo. Em muitos casos, as cabeas de remotas, a pesar de inteligentes, apenas processam e controlam a comunicao de dados; ficando o processamento dos mesmos a cargo da CPU do PLC. Vrias estaes de comunicao remota podem ser ligadas atravs de um mesmo par de cabos, trocando continuamente dados com a CPU do PLC. Na figura 1.8 se mostra a arquitetura tpica deste tipo de sistema. Muitas CPUs de PLC suportam a instalao de vrios cartes de comunicao no rack, de tal forma que possvel distribuir todas as entradas e sadas no campo. Outros cartes de entrada e/ou sada podem ser instalados no rack principal, se for necessrio. O nmero de estaes de entradas e sadas ( I/O) remotas que podem ser ligadas em cada trecho de rede, a velocidade de comunicao digital e as distncias mximas para comunicao depende das particularidades do modelo dos cartes utilizados para comunicao, I/O, rack e CPU; tanto quanto da capacidade dos cartes de I/O utilizados.

Instrumentao e Controle

pag. 11

2. Presso
A presso resultado da energia potencial aplicada em, ou contida por um fluido. a medida da fora por unidade de rea exercida sobre a superfcie em contato com o fluido. A presso P de uma fora F distribuda sobre uma rea A definida como: Proteger as pessoas medir outra varivel por inferncia (vazo, nvel, etc.) Determinar a qualidade do produto (ar comprimido, vapor, etc.). Presso Absoluta Presso medida a partir do vcuo ou zero absoluto. Zero absoluto representa a total ausncia de presso ou total ausncia de qualquer fluido confinado.Como no h possibilidade de existir quantidade de fluido no meio inferior a zero, no existe portanto presso absoluta negativa ou inferior a zero. Presso Atmosfrica a presso exercida pela atmosfera da terra. o resultado do peso da coluna de gases que compem a atmosfera do planeta, na qual estamos mergulhados, exercida em todas em todas as direes. A presso atmosfrica padro vale 101.325 Pa absoluto. Essa a presso aproximada ao nvel do mar. A presso atmosfrica portanto uma medida de presso absoluta.

F P= A
A unidade elementar de presso oficialmente aceita pelo Sistema Internacional o Newton por metro quadrado (N/m2), denominada Pascal (Pa). Por exemplo, uma pessoa de massa 80 kg, apoiada sobre uma superfcie de 1 metro quadrado far com que essa superfcie provoque uma presso, se a fora estiver igualmente distribuda sobre a rea, de:

P=

mg 80kg 9,80665m / s = = 784,5Pa A 1m 2

Considerada a acelerao da gravidade de 9,80665 m/s2. Precisamos medir a presso para: Proteger o equipamento

Instrumentao e Controle

pag. 12

O valor da presso atmosfrica diminui com o aumento da altitude.

Na famosa experincia de Torricelli, ele encheu totalmente um tubo com mercrio e o embocou num recipiente cheio com mercrio no permitindo que nenhuma quantidade de ar penetrasse pelo tubo na sua manobra. Foi observado que o lquido desceu at uma altura de 760 mm. Na regio vazia no topo do tubo foi formado um vcuo absoluto, j que nenhum ar penetrou pelo tubo. O peso da coluna de mercrio no desceu porque permaneceu sustentada pela presso atmosfrica exercida sobre a superfcie do lquido no recipiente. Ficou ento definido que a presso atmosfrica aquela necessria para sustentar o peso de uma coluna lquida de mercrio altura de 760 mm. Se a medida do comprimento foi perfeita ou no, a presso atmosfrica padro passou a ter a medida de 760 mmHg e no depende da rea ou formato do tubo ou do recipiente. Se a experincia tivesse sido feita com gua, a altura da coluna seria de 760 x 13,59508 = 10332 mm, ou seja mais de dez metros. 13,59508 a densidade do mercrio em relao gua (a 4oC). Se a experincia tivesse sido feita na Lua, por exemplo, todo o mercrio do tubo desceria at o nvel zero. Por esse motivo nenhuma bomba no planeta terra pode puxar gua de um reservatrio baixo, a uma altura superior a 10 metros da sua superfcie: mesmo que a bomba promovesse um vcuo absoluto na tubulao, a gua no subiria mais que cerca de 10 metros. Nesses casos devemos usar bombas submersas ou no mesmo nvel da gua.

Presso Baromtrica a presso atmosfrica medida num determinado local de interesse. O barmetro um instrumento de medir a presso atmosfrica local. A presso baromtrica tambm uma presso absoluta. O tubo da experincia de Torricelli um barmetro. Presso Manomtrica A parcela da presso acima da presso atmosfrica. Representa a diferena positiva entre a presso medida e a presso atmosfrica no local. Pode ser convertida em presso absoluta, apenas somando o valor da presso atmosfrica local:

manomtrica + atmosfrica = Absoluta


A presso manomtrica tomada ao ar livre sempre zero. Portanto, em altitudes diferentes, um mesmo valor de presso manomtrica representar condies fsicas diferentes. Presso Diferencial a diferena de magnitude entre duas presses quaisquer. Consequentemente, a presso absoluta pode ser considerada como uma presso diferencial onde a presso de referncia o vcuo absoluto. Da mesma forma, a presso manomtrica pode ser considerada como uma presso diferencial que toma a presso atmosfrica como referncia. Presso Hidrosttica A presso abaixo da superfcie de um lquido, resultante do peso da coluna do lquido que se encontra acima.

Instrumentao e Controle

pag. 13

razovel supor que a presso na base de ambos, ou em qualquer ponto de mesma altura seja a mesma. Caso no o fosse haveria escoamento do lquido de um para o outro e os nveis resultariam diferentes. Utilizando a coerncia do Sistema Internacional, se tomamos o comprimento em metros, a massa especfica em kg/m3 e a acelerao da gravidade em m/s2, obteremos a presso hidrosttica em N/m2 ou Pascal. P = gh = [kg/m3] x [m/s2] x [m] Pa Presso Esttica A fora por unidade de rea exercida perpendicularmente parede de uma tubulao por um fluido que escoa na direo paralela sua parede. Corresponde presso, isenta de influncias da velocidade, se nas mesmas condies o fluido estivesse em repouso, j que no h vetores de velocidade perpendiculares parede. Por esse motivo devemos tomar uma amostra do fluido com objetivo de medir-lhe a presso, perpendicular parede e rente superfcie (fig. 2.6).

A presso hidrosttica particularmente til na medio de nvel. Num reservatrio qualquer (regular) cuja rea da base vale S, cheio com um nvel h de um lquido cuja massa especfica , podemos afirmar que: O volume do lquido a rea da base multiplicada pela altura: V=Sh A massa do lquido o volume multiplicado pelo sua massa especfica: m = Sh O peso da massa do lquido corresponde ao produto da massa pela acelerao da gravidade: P = Shg E a presso resultante, chamada de hidrosttica ser esse peso dividido pela rea :

P=

gSh S

Eliminando a rea S, obtemos: P=gh Ou seja, a presso hidrosttica no depende da rea do reservatrio, e sim somente da altura da coluna do lquido. Intuitivamente podemos afirmar tambm que a presso no depende da forma do reservatrio: Dois reservatrios de formatos diferentes, quando interligados pela sua base mantm o mesmo nvel pelo princpio de vasos comunicantes (fig. 2.5). A velocidade junto parede, no seu limite, nula, j que a parede no se move, e cresce com a aproximao do centro da tubulao. Vcuo Presso abaixo do valor da presso atmosfrica. A medida de vcuo referenciada presso atmosfrica e inferior a ela. Corresponderia a grosso modo, a uma presso manomtrica negativa. Por exemplo, se a presso atmosfrica de 100.000 Pa, uma presso de 80.000 Pa corresponde a um vvuo de 20.000 Pa. No existe vcuo de magnitude superior presso atmosfrica no local, j que no existe presso absoluta negativa. Se a presso atmosfrica local de 720 mmHg, ento o maior vcuo que pode ser obtido de 720 mmHg

Instrumentao e Controle

pag. 14

Unidades de Medida de Presso


Pascal a unidade fundamental aceita internacionalmente como unidade oficial de presso. Como j foi dito corresponde a 1 N/m2 (Newton por metro quadrado). O Pascal uma unidade muito pequena. costume utilizar o KPa (quilopascal = 1 000 Pa) ou o MPa (megapascal = 1 000 000 Pa). Bar Um bar corresponde a 100 000 Pa ou 100 kPa. aceita (tolerada) pelo SI, mas no recomendada. muito comum o uso do milibar (mbar) que corresponde a um milsimo de bar. Psi Corresponde a uma libra-fora por polegada quadrada. Muito utilizada em pases de lngua inglesa. No sequer tolerada pelo SI. Corresponde a 6 894,757 Pa. Kgf/cm2 Corresponde fora de 1 kgf distribuda sobre uma rea de 1 cm2. Corresponde a 98.066,50 Pa. Observe a relao com a acelerao da gravidade normal de 9,80665 m/s2, o que no por acaso. mmHg Milmetro de mercrio. Apesar de ser uma unidade de comprimento, podemos dizer que a presso necessria para sustentar a coluna de mercrio correspondente. 1 mmHg corresponde a 133,3222 Pa. A massa especfica do mercrio considerada a 0oC e presso atmosfrica de 101.325 Pa como sendo igual a 13.595,08 kg/m3. Como est-se referindo ao peso da coluna, considera-se a acelerao da gravidade padro de 9,80665 m/s2. mmH2O Milmetro de coluna de gua. Corresponde presso necessria para sustentar a coluna de gua correspondente. 1 mmH2O (ou mmca) equivale a 9,806650 Pa. A massa especfica da gua considerada a 4oC e presso atmosfrica de 101.325 Pa como sendo igual a 1.000,000 kg/m3. possvel encontrar o metro de coluna de gua (mca). Naturalmente corresponde a 1000 mmca.

Como est-se referindo ao peso da coluna, considera-se a acelerao da gravidade padro de 9,80665 m/s2. Em alguns casos utiliza-se o mmH2O a 20oC, ou seja, utilizando a massa especfica da gua a 20oC. Existe uma pequena diferena entre o mmH2O a 4oC e o mmH2O a 20oC. atm Uma atmosfera corresponde a 101.325 Pa. Outras Unidades: Outras unidades derivadas como a polegada de gua, a polegada de mercrio, o metro de gua, o p (ft) de gua, libra por p quadrado, o Torr e outras devem ser evitadas. As suas correlaes podem ser deduzidas ou pesquisadas na literatura.

Instrumentao e Controle

pag. 15

Correspondncias entre as unidades de medida de Presso


1 Pa = 1 bar = 1 psi = 1 kgf/cm = 1 mmHg = 1 mmH2O = 1 atm =
2

1 100.000,0 6.894,757 98.066,50 133,3222 9,806 650 101.325,0 Pa

0,000 010 0000 0 1 0,068 947 57 0,980 665 0 0,001 333 222 0,000 098 066 50 1,013 250 bar
2

0,000 145 037 7 14,503 77 1 14,223 34 0,019 336 75 0,001 422 334 14,695 95 psi

0,000 010 197 16 1,019 716 0,070 306 96 1 0,001 359 508 0,000 100 000 00 1,033 227 kgf/cm
2

0,007 500 627 750,062 7 51,715 00 735,506 2 1 0,073 556 02 760,000 0 mmHg

0,101 971 6 10.197,16 703,069 6 10.000,00 13,595 08 1 10.332,27 mmH2O

Obs.: Gravidade terrestre normal: 9,80665 m/s o 3 Massa especfica do mercrio a 0 C e presso atmosfrica de 101.325 Pa: 13.595,08 kg/m o 3 Massa especfica da gua a 4 C e presso atmosfrica de 101.325Pa: 1.000,000 kg/m

Fatores de Converso para Unidades de Medida de Presso 0,000 01 bar 0,000 145 037 7 psi Multiplicar Pa por 0,000 010 197 16 Para Obter kgf/cm2 0,007 500 627 mmHg 0,101 971 6 mmH2O 100.000 Pa 14,503 77 psi Multiplicar bar por 1,019 716 Para Obter kgf/cm2 51,715 mmHg 10.197,16 mmH2O 6.894,757 Pa 0,068 947 57 bar Multiplicar psi por 0,070 306 96 Para Obter kgf/cm2 51,715 mmHg 703,069 6 mmH2O 98.066,5 Pa 0,980 665 bar Multiplicar kfg/cm2 por 14,223 34 Para Obter psi 735,506 2 mmHg 10.000 mmH2O 133,3222 Pa 0,001 333 222 bar Multiplicar mmHg por 0,019 336 75 Para Obter psi 0,001 359 508 kgf/cm2 13,595 08 mmH2O 9,806 65 Pa 0,000 098 066 5 bar Para Obter Multiplicar mmH2O por 0,001 422 334 psi 0,000 1 kgf/cm2 0,073 556 02 mmHg
Obs.: Gravidade terrestre normal: 9,80665 m/s o 3 Massa especfica do mercrio a 0 C e presso atmosfrica de 101.325 Pa: 13.595,08 kg/m o 3 Massa especfica da gua a 4 C e presso atmosfrica de 101.325Pa: 1.000,000 kg/m
2

Instrumentao e Controle

pag. 16

melhor resoluo na graduao gravada na rgua graduada.

Manmetros
Manmetro a denominao genrica para instrumentos de medir e indicar a presso manomtrica. Os mais simples so os manmetros de coluna lquida, que se prestam, essencialmente, medida de presses baixas. O manmetro de coluna em U consiste num tubo transparente dobrado nesse formato, e cheio com o lquido de referncia, usualmente gua ou mercrio.

Uma outra configurao da coluna lquida a coluna vertical com poo (fig. 2.9).

O fluido sob presso conectado em uma das extremidades do U como na figura 2.7. Se a outra extremidade estiver aberta para atmosfera, a presso ser manomtrica. Para medio de presso diferencial a segunda extremidade dever estar conectada na presso de referncia. Se o fluido for gua, podemos ler a presso em mmH2O diretamente medindo o comprimento da diferena entre as duas superfcies. Se for mercrio, a presso ser dada em mmHg. Qualquer lquido pode ser usado, sendo o resultado calculado com a equao P=gh. A rigor deveremos corrigir a massa especfica do lquido em funo da temperatura ambiente e da acelerao da gravidade local.

Nesse caso, um reservatrio contendo o lquido tem volume muito superior ao volume que a coluna pode conter. A presso aplicada no reservatrio e o lquido empurrado no sentido de subir na coluna. Podemos medir o comprimento da coluna e obter a presso, da mesma forma, em mmH2O ou mmHg, dependendo do lquido utilizado. Porm, se a medida de comprimento feita metricamente, devemos corrigir o valor lido em funo da relao entre dimetros do tubo e do reservatrio. O volume de lquido que abandonou o reservatrio o mesmo que ocupou a coluna, ento o nvel no reservatrio deve descer ligeiramente. Como o comprimento a ser medido deve ser tomado como a diferena entre as duas superfcies e, sendo o reservatrio opaco, no conhecemos o seu nvel interno, podemos concluir que a medida do comprimento em relao presso zero (sem presso) est ligeiramente inferior ao correspondente verdadeira presso. O fator de correo pode ser facilmente deduzido como sendo

Uma variao para medirmos baixas presses a coluna inclinada (fig. 2.8), que nos permite

Instrumentao e Controle

pag. 17

d2 Fc = 1 + 2 D

que deve multiplicar o comprimento lido para obtermos o valor correto (d o dimetro do tubo transparente e D o dimetro do reservatrio). Quando o equipamento fabricado podemos a priori, corrigir a rgua calibrada, dividindo toda a sua escala pelo mesmo fator. Num instrumento adquirido de um fabricante, poderemos verificar se a escala est corrigida medindo-a com uma boa trena. Por exemplo, se o reservatrio tem um dimetro de 80 mm e o tubo visor 5 mm, o fator valer:
52 Fc = 1 + 2 = 1,0039 80

Seria vivel uma coluna de gua para medir uma presso prxima de 1 kgf/cm2? E se for usado o mercrio? Calcule os comprimentos necessrios. O Manmetro de Bourdon o mais utilizado na indstria. Consiste num tubo elstico em forma de C que a presso, quando aplicada, tende a retificar. Atravs de braos, mancais, engrenagens e mola, o movimento transmitido a um ponteiro sobre uma escala. A seleo do manmetro adequado ao processo comea pelos parmetros bsicos: A faixa de trabalho e sua unidade de presso que deve considerar tambm a presso mxima do processo e tambm a sobrecarga possvel de ocorrer. O Dimetro do mostrador (mais comuns em 50, 100 e 200 mm) e o nmero de divises ou o valor da menor diviso, em funo da adequada visualizao, exatido e resoluo da medida de presso. O tipo de conexo que pode ser reta inferior ou pode ser posterior (na traseira). Tambm a dimenso e rosca da conexo (mais comum 1/2NPT). O material do tubo de Bourdon visando basicamente a sua resistncia corroso. Os materiais mais comuns so: O Bronze fosforoso, o ao inox 316, uma liga chamada monel e outros. Veja a adequao de cada um desses materiais na tabela de resistncia dos materiais corroso.

que, em dois metros, por exemplo, provocar uma diferena de cerca de 8 mm, perfeitamente detectvel. Podemos medir vcuo com uma coluna desse tipo. Para isso, bastar aplicar a presso no topo da coluna e abrir para a atmosfera a entrada do reservatrio. As mesmas correes que consideram a massa especfica em funo da temperatura e a acelerao da gravidade local devem ser feitas. Para sermos rigorosos deveremos tambm compensar a diferena de coeficientes de dilatao do reservatrio e do vidro do visor.

fig. 2.11

Instrumentao e Controle

pag. 18

Para aplicao em gases corrosivos, lquidos muito viscosos, quentes e incrustantes aconselhvel a utilizao de um selo diafragma, com enchimento (fig. 2.10). O mais adequado consultar o fabricante sobre esses acessrios disponveis. Para instalao em vapor de gua a proteo do manmetro deve ser feita por um sifo ou rabo de porco que consiste num trecho de tubo enrolado em uma volta na forma de espiral.

O manmetro sob calibrao instalado na outra extremidade. O movimento de rotao do volante pressurizar o leo no interior do sistema, aplicando a mesma presso nos dois manmetros que podem ser suas leituras comparadas. A balana de peso morto consiste num sistema muito semelhante, onde o manmetro de referncia substitudo por um cilindro que contm um pisto que suporta pesos de diferentes valores. Nesse caso, o volante ser movido de forma a pressurizar o sistema e levantar o peso at uma altura intermediria (esquema do desenho).

Para processos que apresentam forte pulsao ou vibrao, recomenda-se o enchimento da cmara do manmetro com glicerina ou halocarbono. Para calibrao de manmetros podem ser utilizadas colunas lquidas para baixas presses, ou bombas de comparao ou balanas de peso morto para altas presses. A bomba de comparao consiste num sistema cilindro e pisto com um volante para pressurizar o leo no cilindro. Um manmetro de referncia de boa qualidade, calibrado e controlado instalado em um dos lados da bomba. Como a rea do cilindro conhecida e os pesos so corretos e certificados, a presso ser dada pelo valor dos pesos dividido pelo valor da rea. Tambm para sermos rigorosos necessitamos levar em consideraes todas as influncias ou incertezas relativas acelerao da gravidade local, a rea do cilindro e sua variao com a temperatura, o empuxo do ar em funo de sua massa especfica, a incerteza dos valores dos pesos que devem ser certificados e os critrios e procedimentos adotados.

fig. 2.13 Bomba de comparao

Instrumentao e Controle

pag. 19

Folha de Dados para manmetros (tpica)

TAG SERVIO Linha Nmero Classificao da rea Invlucro Material do Corpo Conexes de Entrada

PI-101 Presso de Ar de Diluio Geral

PI-102 Presso BFG Geral

PI-103 Presso GLP Geral

no classificada Nema 4

no classificada Nema 4

no classificada Nema 4

1/2NPT reta

1/2NPT reta

1/2NPT reta

Presso difer./manom. Tipo do sensor Material do sensor Range Nmero de divises Dimetro do Mostrador

Manomtrica Bourdon Ao Inox 0-1000 mmca 50 100 mm

Manomtrica Bourdon Ao Inox 0-2000 mmca 40 100 mm

manomtrica bourdon Ao Inox 0-5 kgf/cm2 50 100 mm

Acessrios de fixao

No

no

no

Dispositivo de Selagem

No

no

no

Fluido Temperatura Presso Nominal Dimetro tubulao Peso Especfico

Ar de Diluio 30oC 500 mmca 8 1,3 Kg/Nm3

Gs de Alto Forno 30oC 900 mmca 8 1,3 Kg/Nm3

GLP 30oC 150 kPa 1.1/2 1,99 Kg/Nm3

Modelo/Fabricante: Willy, Aschroft, Wika ou similar Obs.

Instrumentao e Controle

pag. 20

Pressostatos
Pressostatos so chaves acionadas por presso cujo objetivo fornecer um contato eltrico ao sistema de controle que ser usado como alarme ou deciso pelo intertravamento e segurana. O elemento sensor transforma a presso em um movimento que aciona um contato eltrico. O elemento sensor pode ser um bourdon, como os manmetros, para altas presses, ou diafragmas ou foles para baixas presses. O contato eltrico pode ser um micro-switch ou uma ampola de mercrio, ou mesmo agulhas deslocadas pelo elemento sensor.

anterior. A diferena entre o ponto de atuao e o ponto de retorno chamada de faixa morta, banda morta ou histerese. A calibrao ou ajuste de pressostatos se faz da mesma maneira que a dos manmetros. Em geral existem parafusos ou porcas a serem utilizados para alterar o ponto de atuao. Para especificar o pressostatos, de forma geral necessitamos informar ao fabricante o fluido, a presso de trabalho, a presso mxima em sobrecarga, a histerese, a conexo com o processo (rosca), o contato eltrico (1 ou 2 contatos SPDT), a conexo eltrica (1/2 ou 3/4 NPT p.ex.), a capacidade do contato (tenso mxima e corrente mxima) e o tipo de invlucro (uso geral, prova de tempo, prova de exploso com Classe, grupo e diviso, prova dgua, proteo conforme IP, etc.). A instalao dos pressostatos exige os mesmos cuidados dedicados aos manmetros.

Os pressostatos podem ser usados para alarmes de alta presso, ou de baixa presso. Para os alarmes de alta presso utilizamos habitualmente o contato normalmente fechado (fechado quando no h presso) e para os de baixa presso utilizamos o contato normalmente aberto (aberto quando no h presso). Esse procedimento permite que a condio de falha (alarme) ocorra sempre quando o contato se abre. A ruptura dos condutores eltricos, por segurana, interpretada como falha. Os pressostatos podem ser construdos para detectar presso absoluta, manomtrica ou diferencial. Os pressostatos diferenciais, naturalmente possuem duas entradas de presso, e a atuao do contato se d em funo da diferena de presso entre as duas entradas. O ponto de ajuste a presso que atua a chave. A faixa ajustvel a faixa de presso dentro da qual pode estar localizado o ponto de ajuste. Na presso ascendente o ponto de atuao de um pressostato diferente do ponto de rearme quando a presso descendente, ou seja, do ponto em que o contato retorna condio

fig. 2.15

Instrumentao e Controle

pag. 21

Folha de Dados para Pressostatos (tpica)


TAG SERVIO Linha Nmero Classificao da rea Invlucro Material do Flange Material do Corpo Conexes de Entrada Conexo Eltrica PSL-103 Baixa Presso GLP Geral PSL-104 Baixa Presso Ar de Combusto Geral PSH-106 Alta Presso GLP para piloto Geral

no classificada Nema 4

no classificada Nema 4

no classificada Nema 4

1/2NPT 1/2NPT

1/2NPT 1/2NPT

1/2NPT 1/2NPT

Presso difer./manom. Tipo do sensor Material do sensor Range Atuao Retorno

manomtrica diafragma Inox 0-5 kgf/cm2 1 kgf/cm2 1,20 kgf/cm2

manomtrica diafragma Inox 2-20 kPa 300 mmca 350 mmca

Manomtrica Diafragma Inox 2-20 kPa 1000 mmca 1100 mmca

Contato Capacidade do contato

1 SPDT 250V 10A

1 SPDT 250V 10A

1 SPDT 250 V 10A

Acessrios de fixao Dispositivo de Selagem

No No

no no

No No

Fluido Temperatura Presso Nominal Dimetro tubulao Peso Especfico

GLP 30oC 150 kPa 1 1,99 kg/Nm2

Ar de Combusto 30oC 500 mmca 8 1,3 Kg/Nm3

GLP 30oC 300 mmca 1/2 1,99 kg/Nm3

Modelo/Fabricante: Dresser, Aschroft, Krom Schroder ou similar Obs.

Instrumentao e Controle

pag. 22

Transmissores de Presso
Transmissores de Presso so elementos que sentem a presso e geram um sinal padronizado a ser transmitido aos sistemas de controle, registro e indicao.

Este tipo de sensor resume-se na deformao, diretamente pelo processo de uma das armaduras do capacitor. Tal deformao altera o valor da capacitncia total que medida por um circuito eletrnico.

Fig. 2.17

Esta montagem, se por um lado, elimina os problemas mecnicos das partes mveis, expe a clula capacitiva s rudes condies do processo, principalmente a temperatura do processo. Este inconveniente pode ser superado atravs de circuitos sensveis a temperatura montados juntos ao sensor .

Fig. 2.16

Em geral os transmissores de presso utilizam clulas capacitivas onde a presso altera a capacitncia de uma cpsula inserida entre duas cmaras preenchidas de lquido de selagem. Outro tipo de sensor o strain-gauge que um elemento mecnico que varia o valor de sua resistncia eltrica em funo da presso exercida sobre sua rea. Sensores piezoeltricos tambm so utilizados. A sada desses sensores so tratadas e amplificadas por circuitos eletrnicos para gerar o sinal padronizado. Os transmissores de presso diferencial possuem duas tomadas de processo e o seu sinal proporcional diferena das presses aplicadas. So muito usado em medio de vazo e nvel. Tipos Capacitivos A principal caracterstica dos sensores capacitivos a completa eliminao dos sistemas de alavancas na transferncia da fora/deslocamento entre o processo e o sensor.

Fig. 2.18

Outra caracterstica inerente a montagem, a falta de linearidade entre a capacitncia e a distncia das armaduras devido deformao no linear, sendo necessrio portanto, uma compensao (linearizao) cargo do circuito eletrnico. O sensor componentes : formado pelos seguintes

Instrumentao e Controle

pag. 23

Armaduras fixas metalizadas sobre um isolante de vidro fundido Dieltrico formado pelo leo de enchimento (silicone ou fluorube ) Armadura mvel ( Diafragma sensor ) Uma diferena de presso entre as cmaras de alta (High) e de baixa (Low) produz uma fora no diafragma isolador que transmitida pelo lquido de enchimento . A fora atinge a armadura flexvel (diafragma sensor) provocando sua deformao, alterando portanto, o valor das capacitncias formadas pelas armaduras fixas e a armadura mvel . Esta alterao medida pelo circuito eletrnico que gera um sinal proporcional variao de presso aplicada cmara da cpsula de presso diferencial capacitiva . Tipo Piezoeltrico Os elementos piezoeltricos so cristais, como o quartzo, a turmalina e o titanato que acumulam cargas eltricas em certas reas da estrutura cristalina, quando sofrem uma deformao fsica, por ao de uma presso. So elementos pequenos e de construo robusta. Seu sinal de resposta linear com a variao de presso, e implementado como parte de um circuito oscilador em alta frequncia. Especificao do Transmissor Primeiramente devemos determinar a natureza da presso a ser transmitida: Presso absoluta, presso manomtrica ou diferencial. A faixa de operao do transmissor o segundo passo: So disponveis ranges desde cerca de 7 kPa at 40 MPa. A rangeabilidade (regio dentro da qual ele pode ser calibrado) em geral de 5 a 15 vezes enor que o range. Por exemplo, um transmissor de 37 Kpa pode ser calibrado num range de 2,5 at 37 kPa. Nesse caso o valor do range corresponde diferena entre o valor inferior e o valor superior: podemos calibrar, no exemplo, 0 a 2,5 kPa, 0 a 37 KPa, 10 a 25 kPa ou 2 a +2 kPa. A natureza do sinal de sada uma informao que depender do sistema de controle. So disponveis, em geral, 4-20 mA, 10-50 mA ou 1-5V. A primeira (4-20 mA) a mais comum. Uma capacidade de comunicao serial por protocolo chamado hart normalmente desejvel. Essa caracterstica permite que sejam usados configuradores, que so pequenos computadores de mo, que, quando conectados ao instrumento permite, atravs de uma interface amigvel, configurar os vrios parmetros do transmissor.

Fig. 2.19

Esses parmetros so a faixa de trabalho, a calibrao (zero e span), a unidade de presso, a linearizao do sinal (extrator de raiz quadrada ou outra), a forma da indicao local, etc. Os materiais utilizados na construo do transmissor, especialmente das partes molhadas devem ser objeto de ateno em funo do fluido e sua agressividade. Os flanges e os adaptadores so, comumente, em ao carbono niquelado ou cadmiado. Podem ser fornecidos opcionalmente em ao inox AISI 316 ou em Hastelloy C (uma liga resistente corroso). A vlvula de dreno/vent que permite abrir a cmara para uma purga ou por algum outro motivo, fornecida em geral em Ao inox AISI 316, podendo tambm ser solicitada em Hastelloy C. O diafragma um ponto crtico, pois alm de ser sensvel mecanicamente permanece em contato direto com o fluido. Para fluidos convencionais (gua, ar, gases no corrosivos) utilizado o diafragma em ao inox 316. Pode ser tambm fornecido em Hastelloy, Monel ou Tntalo. Os anis O so especificados preferencialmente em Viton. Buna-N ou fluorocarbono so outras opes. O fluido de enchimento da clula , em geral, o silicone que deve ser incompressvel e de baixo coeficiente de dilatao com a temperatura. A necessidade de alguns opcionais deve ser analisada: A placa de fixao (mounting brackets) que permite a fixao do instrumento em painel ou em tubo de 2.

Instrumentao e Controle

pag. 24

Parafusos adicionais, manifold e selos remotos so outros acessrios que podem ser necessrios instalao.

armazen-lo. Durante intervenes de manuteno preventiva deve ser drenado pela vlvula de bloqueio instalada na sua sada. Outras vlvulas de bloqueio podem existir na entrada do transmissor para facilitar a manuteno ou retirada do instrumento. Lquidos A tomada de presso para lquidos, ao contrrio, deve ser instalada na parte inferior da tubulao para que seja evitado o acmulo de gases no tubo de sinal, que pode provocar instabilidade da medio. O transmissor deve estar abaixo da tomada.

Instalao de Transmissores
Alguns cuidados devem ser tomados na instalao dos transmissores, em funo, principalmente, do fluido cuja presso ser medida. Gases Em tubulaes de gs a principal preocupao com a presena de lquidos condensados que podem preencher o tubo da tomada de presso produzindo efeitos indesejveis na exatido da medio.

Fig. 2.20

Para gases, preferencialmente, o transmissor deve ser instalado acima do ponto de medio, para que o lquido eventualmente no se acumule na tomada. A tomada de presso deve estar na parte superior da tubulao. Mas nem sempre possvel tal configurao: em tubulaes elevadas, ou mesmo quando desejamos instalar o transmissor em um local afastado (devido temperatura ambiente por exemplo). Nesses casos devemos caminhar com o tubo de sinal evitando sempre curvas que sejam capazes de reter lquido e utilizar potes de condensao.

fig. 2.22

O tubo de sinal no deve fazer caminhos tortuosos que permitam o acmulo de bolhas de gs. Da mesma forma, pode no ser possvel em tubulaes baixas (rente ao cho) ou instalao em local afastado.

Fig. 2.23 Fig. 2.21

O pote de condensao um trecho de tubo soldado na forma de um pote selado que pode conter um volume maior de condensado e

Nesses casos, inclusive em funo de facilidade de acesso, podemos instalar o transmissor acima da tubulao e utilizar potes de dreno ou respiro para retirar eventualmente o acmulo de gases possvel.

Instrumentao e Controle

pag. 25

O pote de dreno ou respiro idntico ao pote de condensao. A denominao apenas uma questo de funo. Vapor A instalao em linha de vapor necessita de cuidados especiais pois devemos evitar que o vapor atinja o transmissor devido sua temperatura.

selagem, preencher todo o tubo de sinal com gua at o nvel da tomada ou at o limite. Durante esse processo, utilizando-se da vlvula de dreno existente no transmissor, escoar alguma quantidade de gua por ele com objetivo de extrair bolhas de ar. Em seguida completar o nvel de gua, fechar o bujo, em geral roscado, e s a ento, abrir a vlvula de bloqueio da tomada de processo. Durante a operao normal, e mesmo em paradas curtas da linha, no h necessidade de verificar o nvel de gua: o prprio vapor da tubulao ser condensado formando a coluna de selagem. Vlvulas de bloqueio ou alvio junto ao transmissor no so aconselhveis, pois a operao incorreta pode fazer com que o vapor expulse toda a gua do sistema, colocando em risco a integridade do instrumento. Se for retirado para manuteno, o procedimento de encher o sistema de selagem precisa ser repetido.

Fig. 2.24

Nesse caso, as tomadas devem ser preferencialmente laterais e o transmissor deve ser instalado em um ponto abaixo da tubulao. Devem ser usados potes de selagem em distncia suficiente para baixar a temperatura do lquido de selagem. O lquido de selagem sempre a gua que ser mantida pela condensao do vapor. Essa configurao produz um indesejvel fator: a coluna de gua desde o nvel do pote at altura do transmissor produz uma presso hidrosttica que se soma presso do fluido. Mesmo que o vapor contido na tubulao esteja em presso nula (zero), o transmissor enxergar uma presso diferente de zero, equivalente ao peso da coluna lquida. necessrio ajustar o transmissor para um valor de zero elevado. Para as presses convencionais de vapor esse valor pode ser desprezvel. Entretanto, uma coluna de 5 metros de gua produz uma presso falsa de cerca de 0,5 kgf/cm2. um bom procedimento zerar o transmissor na condio de pote de selagem cheio. Na instalao ou partida da planta, o instrumentista deve fechar a vlvula de bloqueio, retirar o tampo no topo do pote de

Fig. 2.25

Uma coluna de pelo menos 2,5 metros de gua de selagem recomendada para garantir a reduo da temperatura no instrumento. Em todos os casos de instalao de transmissores, o fcil e seguro acesso aos instrumentos, vlvulas e potes deve ser privilegiado.

Instrumentao e Controle

pag. 26

Folha de Dados de Transmissores de presso (tpica)


DOC. N.

FOLHA DE DADOS
TRANSMISSORES DE PRESSO Tag: PT-1011 Servio: Presso de GLP Local: Linha de gs Fabricanter: Rosemount or similar Modelo: 1151GP 6S 52 B3 W2 Range: 0-0,46..6,89 bar Calibrao: 0 to 4 bar Outras Caractersticas: Conexes eltricas: 1/2 NPT Anel O: Viton Presso esttica mxima: 1500 psi Comunicao: Hart Proteo: prova de exploso Cl.I Gr.D Div.2

REV.

Sada: 4-20 mA Flanges e adaptadores: ao carbono Diafragma de isolao: AISI 316 Acessrio de montagem: plano p/tubo 2 Invlucro: AISI 316 Manifold 3 vias : no Conexes de processo: flange 1/2 NPT

POR

VER.

APROV.

DATA:

REV.

Instrumentao e Controle

pag. 27

3. Temperatura
A temperatura a medida da energia na forma de calor existente nos materiais. a varivel, certamente, mais intimamente ligada energia. As unidades utilizadas para a medida de temperatura so o grau Celsius, o grau Farenheith e o Kelvin (K). Celsius atribuiu o valor de zero grau para o ponto de congelamento da gua, e 100 graus para o ponto de ebulio da gua ( presso atmosfrica padro). transparente graduada. colocado sobre uma escala A dilatao provoca o aumento do volume do lquido que ocupa o espao dentro do tubo capilar. Esse tipo de termmetro apresenta muito boa exatido, porm a sua fragilidade restringe seu uso principalmente aos laboratrios e oficinas. O termmetro bimetlico um instrumento mais adequado s nossas condies de processo. Baseia-se na unio rgida de dois metais de diferentes coeficientes de dilatao, que, quando submetida ao calor, deforma-se produzindo um movimento mecnico capaz de acionar um ponteiro ou um contato eltrico. O termmetro bimetlico helicoidal consiste em executar uma mola desse material, que, pela construo mecnica tende a produzir um movimento de toro que

C = K 273,15
C= 5 (F 32) 9

K = C + 273,15
K= 5 (F + 459,67) 9

9 F = C + 32 5

F=

9 K 459,67 5

Kelvin determinou a partir de equaes da termodinmica o valor de zero grau absoluto como sendo ausncia total de calor (-273,15 oC) e tornou a escala coerente com a quantidade de energia necessria para passar de uma temperatura a outra, tomando como base a diviso da unidade de Celsius. Farenheit atribuiu 32 graus para a temperatura do ponto de fuso do gelo e 100 graus para a temperatura do corpo humano. recomendada a utilizao do Celsius e do Kelvin. A escala Farenheit no recomendada. A equivalncia entre essas unidades est apresentada no quadro.
Fig. 3.2

Termmetros
Os termmetros so instrumentos dedicados medio e indicao da temperatura. O tipo mais comum o termmetro de mercrio. Esse termmetro possui um bulbo, que o sensor, ligado a um tubo capilar

transmitido atravs de um fio at o eixo de um ponteiro que se move sobre uma escala graduada circular.

Fig. 3.3

Instrumentao e Controle

pag. 28

Tipo S: Platina-Rdio10%/Platina

Termopares
Para transmitir as informaes de processo at os sistemas de controle ou superviso muito comum o uso de termopares. O termopar constitudo por dois condutores de natureza termo-eltrica diferente que so unidos na sua extremidade, onde se situa o ponto de sensoramento.

Tipo R: Platina-Rdio13%/Platina Tipo B: Platina-Rdio30%/Platina-Rdio6%

Junta quente Fig. 3.4

Junta fria ou de referncia

A extremidade unida dos condutores chamada de junta quente, e a outra extremidade dos condutores, ligada ao instrumento receptor (indicador, controlador, registrador ou carto de entrada do PLC) chamada junta fria ou junta de referncia. Quando a juno dos dois metais entra em contato com o calor produzida uma diferena de potencial de alguns milivolts, cuja magnitude proporcional diferena de temperatura entre a junta quente e a junta fria. Se conectarmos um milivoltmetro extremidade dos condutores podemos medir essa tenso. Entretanto, se o termopar e o milivoltmetro estiverem na mesma temperatura (ambiente) ser medido sempre zero. Por esse motivo o instrumento que recebe o sinal de um termopar deve ter prximo aos seus bornes um sensor local de temperatura ambiente, e, ao sinal de tenso proveniente do termopar deve ser somada a tenso (milivoltagem) correspondente temperatura ambiente daquele termopar. Esse processo chama-se compensao da junta fria ou compensao da temperatura ambiente e se deve ao fato de que a tenso gerada proporcional diferena de temperatura entre as juntas, e no temperatura do processo. Os tipos mais comuns de termopares so: Tipo J: Ferro/Constant Tipo K: Cromel/Alumel Tipo T: Cobre/Constant Tipo E: Nquel-Cromo/Cobre-Nquel
Fig. 3.5

Instrumentao e Controle

pag. 29

As tabelas de tenso versus temperatura dos diversos termopares apresentadas a seguir referem-se temperatura de junta fria de 0oC. Ao se medir a tenso nos terminais do termopar para avaliar a temperatura, consultando a tabela, necessrio acrescentar ao nmero encontrado o valor da temperatura ambiente. Para conectarmos os termopares aos instrumentos receptores ou a transmissores devemos utilizar cabos especiais. Isso se deve ao fato de que cada conexo em que muda-se a natureza do condutor formado um termopar. Nesse contexto, diferentes temperaturas

ambiente ao longo do encaminhamento do cabo representariam erros de medio. Devemos utilizar os cabos do mesmo material do termopar, nesse caso chamamos de cabo de extenso. Por outro lado, caso no seja possvel por uma questo econmica, poderemos utilizar material diferente do termopar, porm de caractersticas termo-eltricas semelhantes. Esses so os cabos de compensao. So usados principalmente para termopares tipo R, S e B cujo material original contm Platina, material suficientemente caro para inviabilizar os cabos de extenso.

Fio ou cabo de extenso Termopar Tipo T J E K TX JX EX KX Material dos condutores Positivo Cobre Ferro Cromel Cromel Negativo Constantan Constantan Constantan Alumel Faixa de Utilizao 0-60 a 100 C 0 a 200 C 0 a 200 C 0 a 200 C
o o o o

Limite de erro ( C) Padro 1,0 C 2,2 C 1,7 C 2,2 C


o o o o

Especial 0,5 C 1,1 C


o o

Fio ou cabo de compensao Termopar Tipo S SX RX B BX Material dos condutores Positivo Cobre Cobre Cobre Negativo Cobre-Nquel Cobre-Nquel Cobre Faixa de utilizao 0 a 200 C 0 a 200 C 0 a 100 C
o o o

Limite de erro ( C) Padro 5 C 5 C 3,7 C


o o o

Especial

fig. 3.7 - Cores dos cabos de extenso / compensao de acordo com algumas normas

Instrumentao e Controle

pag. 30

Temperatura -270 -260 -250 -240 -230 -220 -210 -200 -190 -180 -170 -160 -150 -140 -130 -120 -110 -100 -90 -80 -70 -60 -50 -40 -30 -20 -10 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 110 120 130 140 150 160 170 180 190 200 210 220 230 240 250 260 270 280 290

Tipo J

Tipo K

Tipo S

Tipo R

-7,890 -7,659 -7,402 -7,122 -6,821 -6,499 -6,159 -5,801 -5,426 -5,036 -4,632 -4,215 -3,785 -3,344 -2,892 -2,431 -1,960 -1,481 -0,995 -0,501 0,000 0,507 1,019 1,536 2,058 2,585 3,115 3,649 4,186 4,725 5,268 5,812 6,359 6,907 7,457 8,008 8,560 9,113 9,667 10,222 10,777 11,332 11,887 12,442 12,998 13,553 14,108 14,663 15,217 15,771

-5,891 -5,730 -5,550 -5,354 -5,141 -4,912 -4,669 -4,410 -4,138 -3,852 -3,553 -3,242 -2,920 -2,586 -2,243 -1,889 -1,527 -1,156 -0,777 -0,392 0,000 0,397 0,798 1,203 1,611 2,022 2,436 2,850 3,266 3,681 4,095 4,508 4,919 5,327 5,730 6,137 6,539 6,939 7,338 7,737 8,137 8,537 8,938 9,341 9,745 10,151 10,560 10,969 11,381 11,793

0,000 0,055 0,113 0,173 0,235 0,299 0,365 0,432 0,502 0,573 0,645 0,719 0,795 0,872 0,950 1,029 1,109 1,190 1,273 1,356 1,440 1,525 1,641 1,698 1,785 1,873 1,962 2,051 2,141 2,232

0,000 0,054 0,111 0,171 0,232 0,296 0,363 0,431 0,501 0,573 0,647 0,723 0,800 0,879 0,959 1,041 1,124 1,208 1,294 1,380 1,468 1,557 1,647 1,738 1,830 1,923 2,017 2,111 2,207 2,303

Tipo T -6,258 -6,232 -6,181 -6,105 -6,007 -5,889 -5,753 -5,603 -5,439 -5,261 -5,069 -4,865 -4,648 -4,419 -4,177 -3,923 -3,656 -3,378 -3,089 -2,788 -2,475 -2,152 -1,819 -1,475 -1,121 -0,757 -0,383 0,000 0,391 0,789 1,196 1,611 2,035 2,467 2,908 3,357 3,813 4,277 4,749 5,227 5,712 6,204 6,702 7,207 7,718 8,235 8,757 9,286 9,820 10,360 10,905 11,456 12,011 12,572 13,137 13,707 14,281

Tipo B

0,000 -0,002 -0,003 -0,002 0,000 0,002 0,006 0,011 0,017 0,025 0,033 0,043 0,053 0,065 0,078 0,092 0,107 0,123 0,140 0,159 0,178 0,199 0,220 0,243 0,266 0,291 0,317 0,344 0,372 0,401

Tipo E -9,835 -9,797 -9,718 -9,604 -9,455 -9,274 -9,063 -8,825 -8,561 -8,273 -7,963 -7,632 -7,279 -6,907 -6,516 -6,107 -5,681 -5,237 -4,777 -4,302 -3,811 -3,306 -2,787 -2,255 -1,709 -1,152 -0,582 0,000 0,591 1,192 1,801 2,420 3,048 3,685 4,330 4,985 5,648 6,319 6,998 7,685 8,379 9,081 9,789 10,503 11,224 11,951 12,684 13,421 14,164 14,912 15,664 16,420 17,181 17,945 18,713 19,484 20,259

Instrumentao e Controle Temperatura 300 310 320 330 340 350 360 370 380 390 400 410 420 430 440 450 460 470 480 490 500 510 520 530 540 550 560 570 580 590 600 610 620 630 640 650 660 670 680 690 700 710 720 730 740 750 760 770 780 790 Tipo J 16,325 16,879 17,432 17,984 18,537 19,089 19,640 20,192 20,743 21,295 21,846 22,397 22,949 23,501 24,054 24,607 25,161 25,716 26,272 26,829 27,388 27,949 28,511 29,075 29,642 30,210 30,782 31,356 31,933 32,513 33,096 33,683 34,273 34,867 35,464 36,066 36,671 37,280 37,893 38,510 39,130 39,754 40,382 41,013 41,647 42,283 42,922 43,563 44,207 44,852 Tipo K 12,207 12,623 13,039 13,456 13,874 14,292 14,712 15,132 15,552 15,974 16,395 16,818 17,241 17,664 18,088 18,513 18,938 19,363 19,788 20,214 20,640 21,066 21,493 21,919 22,346 22,772 23,198 23,624 24,050 24,476 24,902 25,327 25,751 26,176 26,599 27,022 27,445 27,867 28,288 28,709 29,128 29,547 29,965 30,383 30,799 31,214 31,629 32,042 32,455 32,866 Tipo S 2,323 2,414 2,506 2,599 2,692 2,786 2,880 2,974 3,069 3,164 3,260 3,356 3,452 3,549 3,645 3,743 3,840 3,938 4,036 4,135 4,234 4,333 4,432 4,532 4,632 4,732 4,832 4,933 5,034 5,136 5,237 5,339 5,442 5,544 5,648 5,751 5,855 5,960 6,064 6,169 6,274 6,380 6,486 6,592 6,699 6,805 6,913 7,020 7,128 7,236 Tipo R 2,400 2,498 2,596 2,695 2,795 2,896 2,997 3,099 3,201 3,304 3,407 3,511 3,616 3,721 3,826 3,933 4,039 4,146 4,254 4,362 4,471 4,580 4,689 4,799 4,910 5,021 5,132 5,244 5,356 5,469 5,582 5,696 5,810 5,925 6,040 6,155 6,272 6,388 6,505 6,623 6,741 6,860 6,979 7,098 7,218 7,339 7,460 7,582 7,703 7,829 Tipo T 14,860 15,443 16,030 16,621 17,217 17,816 18,420 19,027 19,638 20,252 Tipo B 0,431 0,462 0,494 0,527 0,561 0,596 0,632 0,669 0,707 0,746 0,786 0,827 0,870 0,913 0,957 1,002 1,048 1,095 1,143 1,192 1,241 1,292 1,344 1,397 1,450 1,505 1,560 1,617 1,674 1,732 1,791 1,851 1,912 1,974 2,036 2,100 2,164 2,230 2,296 2,363 2,430 2,499 2,569 2,639 2,710 2,782 2,855 2,928 3,003 3,078 Tipo E 21,036 21,817 22,600 23,386 24,174 24,964 25,757 26,552 27,348 28,146 28,946 29,747 30,550 31,354 32,159 32,965 33,772 34,579 35,387 36,196 37,005 37,815 38,624 39,434 40,243 41,053 41,862 42,671 43,479 44,286 45,093 45,900 46,705 47,509 48,313 49,116 49,917 50,718 51,517 52,315 53,112 53,908 54,703 55,497 56,289 57,080 57,870 58,659 59,446 60,232

pag. 31

Instrumentao e Controle

pag. 32

Temperatura 800 810 820 830 840 850 860 870 880 890 900 910 920 930 940 950 960 970 980 990 1000 1010 1020 1030 1040 1050 1060 1070 1080 1090 1100 1110 1120 1130 1140 1150 1160 1170 1180 1190 1200 1210 1220 1230 1240 1250 1260 1270 1280 1290

Tipo J 45,498 46,144 46,790 47,434 48,076 48,716 49,354 49,989 50,621 51,249 51,875 52,496 53,115 53,729 54,341 54,948 55,553 56,155 56,753 57,349

Tipo K 33,277 33,686 34,095 34,502 34,909 35,314 35,718 36,121 36,524 36,925 37,325 37,724 38,122 38,519 38,915 39,310 39,703 40,096 40,488 40,879 41,269 41,657 42,045 42,432 42,817 43,202 43,585 43,968 44,349 44,729 45,108 45,486 45,863 46,238 46,612 46,985 47,356 47,726 48,095 48,462 48,828 49,192 49,555 49,916 50,276 50,633 50,990 51,344 51,697 52,049

Tipo S 7,345 7,454 7,563 7,672 7,782 7,892 8,003 8,114 8,225 8,336 8,448 8,560 8,673 8,786 8,899 9,012 9,126 9,240 9,355 9,470 9,585 9,700 9,816 9,932 10,048 10,165 10,282 10,400 10,517 10,635 10,754 10,872 10,991 11,110 11,229 11,348 11,467 11,587 11,707 11,827 11,947 12,067 12,188 12,308 12,429 12,550 12,671 12,792 12,913 13,034

Tipo R 7,949 8,072 8,196 8,320 8,445 8,570 8,696 8,822 8,949 9,076 9,203 9,331 9,460 9,589 9,718 9,848 9,978 10,109 10,240 10,371 10,503 10,636 10,768 10,902 11,035 11,170 11,304 11,439 11,574 11,710 11,846 11,983 12,119 12,257 12,394 12,532 12,669 12,808 12,946 13,085 13,224 13,363 13,502 13,642 13,782 13,922 14,062 14,202 14,343 14,483

Tipo T

Tipo B 3,154 3,231 3,308 3,387 3,466 3,546 3,626 3,708 3,790 3,873 3,957 4,041 4,126 4,212 4,298 4,386 4,474 4,562 4,652 4,742 4,833 4,924 5,016 5,109 5,202 5,297 5,391 5,487 5,583 5,680 5,777 5,875 5,973 6,073 6,172 6,273 6,374 6,475 6,577 6,680 6,783 6,887 6,991 7,096 7,202 7,308 7,414 7,521 7,628 7,736

Tipo E 61,017 61,801 62,583 63,364 64,144 64,922 65,698 66,473 67,246 68,017 68,787 69,554 70,319 71,082 71,844 72,603 73,360 74,115 74,869 75,621 76,373

Instrumentao e Controle

pag. 33

Temperatura 1300 1310 1320 1330 1340 1350 1360 1370 1380 1390 1400 1410 1420 1430 1440 1450 1460 1470 1480 1490 1500 1510 1520 1530 1540 1550 1560 1570 1580 1590 1600 1610 1620 1630 1640 1650 1660 1670 1680 1690 1700 1710 1720 1730 1740 1750 1760 1770 1780 1790 1800

Tipo J

Tipo K 52,398 52,747 53,093 53,439 53,782 54,125 54,466 54,807

Tipo S 13,155 13,276 13,397 13,519 13,640 13,761 13,883 14,004 14,125 14,247 14,368 14,489 14,610 14,731 14,852 14,973 15,094 15,215 15,336 15,456 15,576 15,697 15,817 15,937 16,057 16,176 16,296 16,415 16,534 16,653 16,771 16,890 17,008 17,125 17,243 17,360 17,477 17,594 17,711 17,826 17,942 18,056 18,170 18,282 18,394 18,504 18,612

Tipo R 14,624 14,756 14,906 15,047 15,188 15,329 15,470 15,611 15,752 15,893 16,035 16,176 16,317 16,458 16,599 16,741 16,882 17,022 17,163 17,304 17,445 17,585 17,726 17,866 18,006 18,146 18,286 18,425 18,564 18,703 18,842

Tipo T

Tipo B 7,845 7,953 8,063 8,172 8,283 8,393 8,504 8,616 8,727 8,839 8,952 9,065 9,178 9,291 9,405 9,510 9,634 9,748 9,863 9,979 10,094 10,210 10,325 10,441 10,558 10,674 10,790 10,907 11,024 11,141 11,257 11,374 11,491 11,608 11,725 11,842 11,959 12,076 12,193 12,310 12,426 12,543 12,659 12,776 12,892 13,008 13,124 13,239 13,354 13,470 13,585

Tipo E

Instrumentao e Controle

pag. 34

Termo-Resistncias
Outro sensor de temperatura utilizado na indstria a termo-resistncia. constituda de um bulbo de resistncia de platina cujo valor de resistncia varia em funo da temperatura. Sua principal vantagem a exatido da medio, a linearidade e aplicao em temperatura baixas. Sua montagem e instalao semelhante do termopar. A topologia de ligao pode ser a dois, trs ou quatro fios. A utilizao dos fios suplementares permitem
C -200 -190 -180 -170 -160 -150 -140 -130 -120 -110 -100 -90 -80 -70 -60 -50 -40 -30 -20 -10
o

PT-100
18.49 22.80 27.08 31.32 35.53 39.71 43.87 48.00 52.11 56.19 60.25 64.30 68.33 72.33 76.33 80.31 84.27 88.22 92.16 96.09 C 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 110 120 130 140 150 160 170 180 190 200 210 220 230 240 250 260 270 280 290 300 300 310
o

100.00 103.90 107.79 111.67 115.54 119.40 123.24 127.07 130.89 134.70 138.50 142.29 146.06 149.82 153.58 157.31 161.04 164.76 168.46 172.16 175.84 179.51 183.17 186.82 190.45 194.07 197.69 201.29 204.88 208.45 212.02 212.02 215.57

C 320 330 340 350 360 370 380 390 400 410 420 430 440 450 460 470 480 490 500 510 520 530 540 550 560 570 580 590 600 610 620 630 640

219.12 222.65 226.17 229.67 233.17 236.65 240.13 243.59 247.04 250.48 253.90 257.32 260.72 264.11 267.49 270.86 274.22 277.56 280.90 284.22 287.53 290.83 294.11 297.39 300.65 303.91 307.15 310.38 313.59 316.80 319.99 323.18 326.35

Topologia a 3 fios Fig. 3.7

Topologia a 4 fios

ao instrumento receptor cancelar o efeito da resistncia dos cabos. Se utilizados s dois fios, devemos limitar a distncia de transmisso de sinal a cerca de 3 a 5 metros. A forma construtiva das termo-resistncias e dos termopares bastante semelhante. Em ambos os casos pode ser conveniente a utilizao de poos metlicos para proteger o elemento sensor contra a agressividade do fluido ou mesmo para facilitar a sua retirada para manuteno sem expor o processo.
Res. do cabo Res. do cabo Termo-resistncia Fig. 3.9

Poo Roscado

Termo-Resistncia

Res. do cabo

Fig. 3.8

Instrumentao e Controle

pag. 35

4. Nvel
O nvel a medio indireta do volume ou quantidade de material lquido (eventualmente slido) contido em um reservatrio ou vaso qualquer. A medida do nvel a do comprimento linear, e pode, s vezes, ser convertido em volume de forma direta em casos de reservatrios regulares, ou linearizado para outros casos. Os medidores de nvel mais simples so os visores de nvel que apresentam uma visualizao do seu valor para uso local. Os visores mais comuns so: Bia ou flutuador, onde uma bia traciona um cabo com um contrapeso que se move sobre uma rgua graduada externa. O inconveniente pode ser impurezas no lquido, que ao longo do tempo podem escurecer o visor transparente. Por outro lado a construo do elemento transparente pode ser problema em altas presses. Existem alguimas variaes nesse tipo de visor de nvel objetivando superar esses problemas. Mas para os sistemas de controle avanados a telemetria se torna necessria. A forma mais comum consiste em transmissores de presso hidrosttiva. Em um tanque despressurizado um transmissor de presso manomtrica instalado na sua base envia informao direta do valor do nvel, desde que a massa especfica do lquido seja constante e conhecida:

P = gh
Zero

Bia

Rgua graduada

Em tanques pressurizados contendo lquido no sujeito condensao, podemos, da mesma forma, utilizar um transmissor de presso diferencial, cuja tomada de baixa presso estar se comunicando com o topo do reservatrio. Nesse caso necessrio cuidar para que no haja lquido nessa tomada de baixa presso, o que introduziria uma coluna de lquido e consequente erro do sinal.

Mximo Fig. 4.1

Tipo vasos comunicantes, onde um tubo transparente conectado base do reservatrio se eleva ao longo de sua altura permitindo visualizar a posio da superfcie do lquido.

fig. 4.3 Reservatrio no pressurizado Fig. 4.2 Reservatrio pressurizado

No caso de tanques contendo fase lquida e vapor (tanques de condensado ou tubulo de

Instrumentao e Controle

pag. 36

caldeiras) a existncia de condensado torna-se inevitvel. o caso de utilizarmos o pote de selagem e gua como lquido selante para proteger o transmissor. Nesse caso, como a tomada de alta presso necessita estar ligada base do reservatrio (para que o sinal cresa com o aumento do nvel) e a tomada de baixa presso est com uma coluna de gua permanente teremos uma presso maior no lado de baixa presso. Quando o nvel mnimo teremos uma presso diferencial negativa; quando mximo, ela estar prxima de zero: A calibrao do transmissor deve observar a supresso do zero. Ser calibrado ento de um valor negativo a zero (por exemplo: -1500 a 0 mmca, correspondente a 4-20 mA respectivamente). Uma variao do medidor de nvel por presso hidrosttica quando o transmissor no deve entrar em contato com o lquido (agressivo) o tipo borbulhamento.

Um regulador de presso de ar ou nitrognio deve ser regulada montante da restrio, com um valor muito superior ao necessrio para vencer o nvel mximo: de duas a dez vezes; em caso de tanques muito elevados, pode ser at dispensvel a reguladora. A instalao deve ser estanque (sem vazamentos). fcil testar a estanqueidade apenas fechando a entrada de ar completamente e observando durante algum tempo se a indicao de nvel cai. No deve cair significativamente. pouco provvel que o tubo medidor venha a ser obstrudo, posto que h uma constante vazo de ar pelo tubo e, caso venha a ser obstrudo, a presso no seu interior ir tender para a presso mxima disponvel na reguladora de presso. Da a importncia de uma boa presso de ar na fonte. Em caso de suspeita de obstruo podemos abrir temporariamente a vazo de ar provocando um turbilho que denunciar a sua desobstruo. Outros tipos de transmissores de nvel so disponveis no mercado. O Transmissor de nvel por sonda capacitiva utiliza-se de uma haste longa introduzida no lquido, que na verdade constitui-se num capacitor com sua armadura interna e externa isoladas. A capacitncia do sistema ser varivel em funo do lquido que o envolve j que a constante dieltrica do lquido alterar o meio. Um circuito eletrnico em alta frequncia capaz de detectar a alterao da capacitncia e convert-la em sinal de corrente 4-20 mA. Esse tipo de medidor apresenta o inconveniente de estar sujeito variao da constante dieltrica do meio e necessitar de calibrao em bancada. Outra tecnologia para medio de nvel o uso de ultra-som ou radar. Um emissor/receptor de ondas sonoras ou eletromagnticas avalia o tempo de trnsito do sinal enviado e refletido pela superfcie e gera a informao de nvel. Esse tipo de transmissor muito sensvel irregularidades da

fig. 4.4

Consiste em introduzir um tubo de material adequado no lquido, e, atravs de uma pequena vazo de ar ou nitrognio, expulsar o lquido do interior do tubo. A presso no interior do tubo aquela necessria para sustentar a coluna lquida e, portanto, proporcional ao nvel. Uma pequena vlvula agulha permite ajustar a vazo de ar. Nessa instalao, devemos ajustar a vazo para um valor mnimo suficiente para gerar algumas bolhas por unidade de tempo, uma ou duas por segundo.

Fig. 4.5

Instrumentao e Controle

pag. 37

superfcie (ondas, material slido flutuante, espuma) e presena de nvoa na regio gasosa do reservatrio. Alm disso, tem-se constatado uma excessiva sensibilidade a rudo eltrico irradiado ou conduzido, exigindo cuidados muito especiais ao aterramento e blindagem do sistema. Chaves de Nvel por condutividade so usadas quando se deseja um sinal digital (contato) acionado pelo nvel. Consiste em duas ou trs hastes metlicas introduzidas no lquido, nesse caso, condutivo. A presena do lquido banhando mais de uma das hastes permite detectar a passagem de corrente e acionar um rel para ser enviado ao sistema de controle.

fig. 4.6 Transmissor de presso adequado medio de nvel com flange e diafragma especial

Instrumentao e Controle

pag. 38

5. Vazo
A medio de vazo extremamente importante no processo industrial, porm a varivel mais difcil de ser medida com preciso, devido ao fato que os padres no so simples, nem fceis, e muito menos portteis ou transportveis. A vazo a taxa de transferncia de um fluido, tomada em unidades de volume no tempo. a velocidade com que se transporta um volume. Eventualmente pode-se converter o volume em massa, quando ento temos a chamada vazo mssica. A Unidade de vazo ser sempre volume por unidade de tempo (ou massa por unidade de tempo): m3/h, litros/minuto, Gales/minuto, Barris/dia, etc. Uma equao bsica que relaciona vazo (em m3/s), velocidade (em m/s) e rea da tubulao (em m2): presso pelo volume do fluido, resulta num valor de energia. O segundo, a energia cintica, provm da conhecida frmula E=1/2mv2 (m a massa e v a velocidade). O terceiro a energia potencial derivada da tambm conhecida equao E=mgh (m a massa do fluido, g a acelerao da gravidade e h a altura em que se encontra). Todos os termos esto tratados para terem a forma da unidade de comprimento. Isso pode ser compreendido como a energia na forma de altura manomtrica do fluido. Como a soma dos termos constante, de se esperar que, havendo aumento de um dos termos, h necessariamente diminuio correspondente em um dos outros. P a presso esttica. o peso especfico do fluido. v a velocidade do fluido, g a acelerao da gravidade, H a altura em que se encontra a massa do fluido, e a equao uma sntese do teorema de Bernoulli.

Q = Av
Os medidores chamados deprimognitos (geradores de presso diferencial) so muito comuns. Consistem em introduzir na tubulao uma restrio, que diminui o dimetro da tubulao. A vazo do fluido provoca uma diferena de presso entre um ponto a montante e outro a jusante. Essa diferena de presso proporcional ao quadrado da vazo volumtrica. Usamos transmissores de presso diferencial para transmitir a vazo aos outros sistemas de controle. Podemos equacionar o relacionamento de trs formas de energia contidas num fluido: A energia de presso, a energia cintica e a energia potencial.

v2 + +h=K 2g P
A soma dessas trs energias constante num sistema incompressvel, de viscosidade nula e sem atrito, pelo princpio da conservao da energia, desde que no haja fontes (bombas ou compressores) ou sorvedouros (perda de carga, gerao de trabalho ou vazamentos) de energia. O primeiro termo a energia de presso. Ele deriva expresso E=P.V, ou seja, o produto da

figura 5.1

Pelo exemplo da figura, temos um ponto 1 onde existe uma vazo de um lquido incompressvel, e uma presso inicial. A vazo constante em todo o trecho da tubulao, posto que o volume ou a massa que entra no tubo tem necessariamente que sair na outra extremidade (supe-se que no h vazamento). No ponto 2, houve uma diminuio do dimetro da tubulao. Como a vazo corresponde ao produto da rea pela velocidade, e houve uma reduo na rea, deve haver um aumento de velocidade e portanto de energia cintica.

Instrumentao e Controle

pag. 39

A esse aumento de energia cintica, como estamos na mesma altura, corresponde portanto uma diminuio da energia de presso, na mesma proporo. No ponto 3 da tubulao houve uma subida, ou seja, aumentamos a energia potencial do fluido. Como a tubulao manteve o mesmo dimetro e a vazo est invarivel, no podemos perder velocidade. Logo, h nesse ponto uma nova perda da presso do fluido. Essa presso perdida corresponde exatamente ao peso da coluna do lquido. Quando colocamos a restrio na tubulao, montante h uma pequena perda de velocidade (o fluido se comprime, se amontoa), logo um ligeiro aumento de presso ocorre. Para passar num orifcio de dimetro notadamente inferior ao da tubulao h um expressivo aumento de velocidade que compensado com uma queda da presso.

Na medio de vazo de gases, que so fluidos compressveis (o peso especfico varia com a presso e temperatura) muitas outras consideraes devem ser levadas em conta. Vamos considerar um gs ideal, para o qual podemos afirmar, pela combinao da Lei de Charles e da lei de Boyle, que o produto da Presso pelo volume dividido pela temperatura uma constante.

P V1 P2V2 1 = T1 T2
Ou seja, numa condio isolada, sem troca de energia com o ambiente: Se aumentamos a presso de um gs mantendo a temperatura constante, o seu volume diminui na mesma proporo. Parece bvio: quando falamos em 1 m3 de ar, se no soubermos a que presso estamos nos referindo, nada poderemos afirmar sobre a massa de ar contida nesse volume. Se aumentarmos a temperatura do gs confinado num volume constante, a sua presso deve aumentar. Evidentemente essa troca de energia combina as trs formas: Se diminumos o volume de um gs (como numa seringa obstruda), a sua presso aumenta, mas tambm aumenta a sua temperatura. Se um gs comprimido, atravs de um vazamento, tem sua presso bruscamente diminuda, seu volume aumenta da mesma forma, e a sua temperatura tambm cai, o que explica parcialmente o congelamento nos vazamentos ou nos extintores de incndio gasosos. Considerando tudo isso, a vazo de gases tomada em unidades de volume por unidade de tempo, p.exemplo, em m3/h no ter muita utilidade no que se refere quantidade em massa do gs. Para que a informao seja completa precisamos saber a que presso e a que temperatura estamos fornecendo o gs comprimido ou estamos nos referindo. Deveramos ento expressar a produo de ar comprimido em toneladas por hora, como feito com o vapor. Porm mais adequado expressar a vazo de gases como o volume equivalente ao volume que ele ocuparia se estivesse numa determinada temperatura e presso. Escolhemos como padro a temperatura de 0oC e a presso atmosfrica ao nvel do mar, ou seja, cerca de 1,033 Kgf/cm2 absoluta, ou zero de

figura 5.2

Nesse processo h uma troca de energia de presso e cintica (de velocidade). J que a vazo proporcional velocidade, e a diferena de presso proporcional ao quadrado da velocidade, de se esperar que a diferena de presso gerada seja proporcional ao quadrado da vazo. Colocando-se um transmissor de presso diferencial entre um ponto montante e outro jusante, temos um sistema de medir vazo. Caso esse transmissor seja capaz de calcular a raiz quadrada do sinal de presso, temos um medidor de vazo linear. Esse exemplo simplificado pode ser compreendido pela equao de Bernoulli. No entanto, quando tratamos de casos reais, uma srie de fatores devem ser considerados (Fator de Compressibilidade, atrito com variaes de energia pela variao de temperatura, viscosidade, posio das tomadas de presso, etc.).

Instrumentao e Controle

pag. 40

presso manomtrica. Parece-nos uma boa referncia. A quantidade de ar, nessas condies, que ocupa o volume de 1 m3, chamado de 1 Nm3 (leia-se um Normal-metro-cbico). O ar atmosfrico tem um densidade aproximada de 1,293 Kg/Nm3. Ou seja, um metro cbico de ar (um cubo de 1 metro de lado), pesa quase um quilo e trezentos gramas. Isso ao nvel do mar e a zero grau centgrado. No entanto, nas nossas condies de operao, dificilmente estaremos nessa condio padro. Por isso devemos saber converter a vazo atual na vazo normal e vice-versa para que possamos conhecer a velocidade do ar dentro da tubulao. A vazo normal (Nm3/h) deve ser dividida pela presso e multiplicada pela temperatura para obtermos a vazo atual. Presso em Kgf/cm2 e temperatura em oC.
Qa = Q n T + 273 1,033 P + 1,033 273

Um conceito importante o regime do fluxo. Ele est relacionado ao chamado nmero de Reynolds. um nmero adimensional que relaciona a velocidade (em m/s), o dimetro da tubulao (em m) e a viscosidade do fluido (em m2/s). A viscosidade a medida das foras de cisalhamento exercidas entre as molculas do fluido. Um fluido de alta viscosidade tem dificuldade em se espalhar ou fluir, como um leo pesado por exemplo. Um fluido de baixa viscosidade se comporta ao contrrio, como a gua ou lcool. Em princpio fluidos de diferentes viscosidades, em diferentes velocidades e dimetros podem ter o mesmo nmero de Reynolds. Nesse caso, o comportamento dinmico do fluxo deve ser semelhante. O regime laminar ocorre em nmeros de Reynolds inferiores a cerca de 2.000. O regime chamado turbulento ocorre em nmeros de Reynolds acima de 3.000. A medio de vazo quase sempre implementado em regime turbulento, de preferncia em nmero de Reynolds superiores a cerca de 30.000 at alguns milhes. Em baixo nmero de Reynolds a energia cintica contida no fluido insuficiente para gerar os fenmenos de que necessitamos para medio da vazo. O perfil dos vetores de velocidade na tubulao tem um formato de um parabolide, com velocidade mxima no centro e zero no limite da parede da tubulao. No regime turbulento o parabolide achatado variando pouco a velocidade medida que se aproxima do centro. No regime laminar a velocidade no centro notavelmente maior que prximo da parede da tubulao, formando uma parbola oblonga.
Re = vD

A vazo atual (m3/h) deve ser multiplicada pela presso e dividida pela temperatura para obtermos a vazo normal. Presso em Kgf/cm2 e temperatura em oC.

Qn = Qa

P + 1,033 273 T + 273 1,033

Outras unidades de presso podem ser utilizadas. Nesse caso a presso atmosfrica (1,033 kgf/cm2) deve ser expressa na mesma unidade. Essas consideraes se referem aos gases perfeitos. Os gases reais no so perfeitos, e, devemos utilizar fatores de correo que so chamados fatores de super-compressibilidade. Porm, para pequenas variaes de presso em torno do valor de projeto e presses muito distantes daquelas que determinam a mudana de estado do fluido essas considerao nos levam a resultados muito prximos da realidade. Um elemento de medio de vazo, por exemplo, uma placa de orifcio, instalada na tubulao de ar comprimido est medindo diretamente a vazo atual ou vazo volumtrica. Considerando que a presso constante, assim como a temperatura, poderemos, multiplicando por simples constantes, indicar a vazo em Nm3/h. Se a presso ou a temperatura variar, ou seja, estiver com valores diferentes daqueles considerados no projeto da placa, estaremos medindo com erro.

Fig. 5.3

Instrumentao e Controle

pag. 41

Placas de Orifcio
A maneira mais simples e econmica de se medir vazo a placa de orifcio.

velocidade produzindo uma queda de presso que proporcional ao quadrado da vazo. A presso esttica ao longo da tubulao perfaz uma ligeira elevao na p8oximidade da placa e uma brusca queda de presso logo aps a placa de orifcio. A presso retornar ao seu valor final de pois de uma razovel distncia aps a placa. Uma parte da perda de presso permanente (no se recupera) pois corresponde perda de energia na forma de calor e rudo. Dimetro do Orifcio O parmetro da placa a ser determinada no seu clculo o dimetro do orifcio. A relao entre o dimetro do orifcio e o dimetro interno da tubulao representada pela letra grega (beta): =

d . D

Este valor, naturalmente,

figura 5.4

Alm da simplicidade, da robustez e da ausncia de peas mveis, a placa de orifcio tem a vantagem de ser normalizada. Isto significa que no necessrio calibrar ou testar a medio com a placa. Basta calcularmos, construirmos e instalarmos em conformidade com as normas que a placa de orifcio nos dar o resultado esperado com as incertezas conhecidas. Consiste numa placa circular na forma de uma raquete com um orifcio de restrio que pode estar centrado ou excntrico, podendo s vezes ser segmental, ou seja, um segmento de crculo ao invs de um furo circular completo.
Tomada de alta presso Tomada de baixa presso

sempre menor que a unidade, e, por recomendao deve estar situado entre 0,25 e 0,75 (o dimetro do orifcio deve estar entre 25 e 75% do dimetro da tubulao). Porm, o mais adequado situ-lo entre 0,5 e 0,7. Dimetro Externo Este definido pelas dimenses do flange que a prender na tubulao. necessrio consultar as dimenses dos flanges mecnicos e calcular o dimetro externo de maneira que a placa repouse com o mnimo de folga entre os parafusos que prendem o flange.
Dimetro externo da placa para flanges ANSI B-16.5 Dimetro nominal 150# (mm) 300# (mm) 1 63 70 1.1/4 73 79 1.1/2 82 92 2 102 108 2.1/2 121 121 3 133 145 3.1/2 159 161 4 171 177 6 218 247 8 275 304 10 336 358 12 406 419 14 447 482 16 511 537 18 546 594 20 603 651 24 714 771

Fig. 5.5

Ao passar pelo orifcio, notadamente menor que o dimetro da tubulao, o fluido aumenta a sua

Instrumentao e Controle

pag. 42

Furos de dreno e de respiro


Placa de Orifcio Dimetro do furo

Para utilizao em gases que possam conter lquido pode-se utilizar um furo de dreno localizado na parte inferior da placa. Para utilizao em lquidos que possam conter gases pode-se utilizar um furo de respiro localizado na parte superior da placa.

Flange

Dimetro de furao

Tanto o furo de dreno quanto o de respiro no devem ter dimetro superior a 3% do dimetro do orifcio e esto localizados de forma a tangenciar o dimetro interno da tubulao. Plaqueta de Identificao A plaqueta de identificao serve para facilitar o manuseio e armazenamento da placa, alm de constar gravado (em baixo relevo) os dados da placa como o tag, o , o dimetro do orifcio, o dimetro interno da tubulao e outras informaes conforme necessidade do usurio. Sua largura deve ser tal que permita essa gravao de forma legvel, limitada distncia entre dois parafusos adjacentes do flange. Sua altura deve ser tal que sobressaia do flange permitindo a leitura.
L

Fig. 5.6

O dimetro de furao do flange menos o dimetro dos furos, em geral, deve ser o dimetro externo da placa de orifcio. Espessura da Placa A espessura da placa deve ser menor que 2% do dimetro interno da tubulao. Entretanto h que se considerar a resistncia mecnica da placa frente ao fluxo. Por outro lado as placas so construdas a partir de chapas de ao inoxidvel de espessuras padronizadas em 1/8, 3/16, 1/4, 3/8 e 1/2. Em tubulaes de dimetro at 250mm, recomenda-se a espessura de 3 mm. Em tubulaes de dimetro entre 250mm e 750 mm, recomenda-se a espessura de 5 ou 6 mm. Acima de 750 mm de dimetro, utilizar 10 ou 12mm de espessura. Chanfro Se a espessura da placa resultar maior que 2% do dimetro da tubulao necessrio fazer um chanfro com ngulo de 30 a 45o do lado jusante da placa de modo a obter a espessura do orifcio de cerca de 1% a 1,5% do dimetro da tubulao.

figura 5.8 Dimetro Nominal 1 1.1/4 1.1/2 2 2.1/2 3 3.1/2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 24 150 # Ansi B-16.5 300 # Ansi B-16.5 h L h L 90 10 100 10 90 10 100 10 90 15 100 10 95 15 100 10 100 15 100 10 100 25 100 25 100 25 105 25 100 25 105 25 100 25 105 25 105 25 110 25 105 35 110 25 110 35 120 25 110 35 120 25 115 50 125 25 115 50 130 25 120 50 130 25 120 50 140 25

Fluxo

O fabricante da placa no apenas um fornecedor de peas mecnicas: ele deve executar os clculos e apresent-los. A aquisio da Fig. 5.7 placa atravs de fornecedores idneos garante as suas dimenses, detalhes e tolerncias conforme as normas.

Manifold de 3 vias As recomendaes para instalao dos transmissores de presso diferencial so as mesmas j discutidas para transmissores de

Instrumentao e Controle

pag. 43

presso. Porm um acessrio chamado manifold de 3 vias recomendado.

Os tubos das tomadas de presso so, em geral, de 6 ou 12 mm de dimetro, dificultando a sua execuo em tubulaes de dimetro pequeno. Por isso, o conjunto flanges mais placa deve ser adquirido do completo e montado do fabricante da placa. Com isso asseguramos as corretas dimenses, clculos e garantias. Tomadas de raio consiste na tomada de alta presso a um dimetro interno da tubulao a montante da placa, e a tomada de baixa presso est a 0,5 dimetro interno da tubulao depois da placa. Esse tipo de tomada preferencial para grandes dimetros de tubulao. Ela oferece ainda a vantagem de no ser necessrio reposicionar as tomadas caso a placa venha a ser substituda. As distncias de 1,0 dimetro e 0,50 dimetro devem ser tomadas a partir da face montante da
D 0,5D

Fig. 5.9

O manifold de 3 vias um conjunto de 3 vlvulas: duas que permitem isolar o transmissor de presso diferencial do processo, e uma terceira que coloca 55 contato as duas em fi cmaras. Esse conjunto prov facilidade em testar o zero do instrumento, alm de isol-lo do processo para eventual manuteno (fig. 5.9). Posio das Tomadas Quanto posio das tomadas, as mais utilizadas so: Tomadas no flange: a presso medida atravs de um orifcio feito diretamente na borda do flange at a face da placa de orifcio, a uma distncia padronizada de 1 (uma polegada) da face da placa. As placas de orifcio com tomadas no flange so mais comumente utilizadas em tubulaes de pequenos dimetros, em geral de uma a quatro
1 1

Fig. 5.11

placa, e devem ser consideradas com as juntas. Tomadas em Vena Contracta, cuja presso alta localizada a 1 dimetro da tubulao montante, e a tomada de baixa est a uma distncia da placa calculada em funo do da placa de orifcio (ver tabela). Esse tipo de tomadas procura obter o mximo de presso diferencial e utilizada, em geral,
D f()

0,25 0,30 0,35 0,40 0,45 0,50 0,55 0,60 0,65 0,70 0,75

Fig. 5.10

polegadas. As tomadas so executadas no flange em rosca 1/2 NPT ou BSP usualmente.

Distncia da tomada a jusante 0,78D 0,76D 0,73D 0,70D 0,67D 0,63D 0,59D 0,55D 0,50D 0,45D 0,40D Fig. 5.12

Instrumentao e Controle

pag. 44
Trecho Reto montante

em fluidos cuja presso baixa a ponto de ser crtico o P. A preciso da medio, principalmente para extrapolao, privilegiada. Tomadas de Canto: Existe tambm a chamada Corner Taps (tomadas de canto) onde as tomadas so executadas junto placa (distncia zero). As tomadas de canto so feitas no flange, como as flange taps, porm o canal que busca o fluido desviado de forma a tom-lo rente placa. So tambm, em geral, adquiridas juntos a placa e o flange. Tomadas no tubo ou Pipe Taps cuja tomada de alta presso est a 2,5D e a de baixa a 8D. As tomadas 2D-8D so tipicamente para a medio da presso diferencial permanente. So pouco utilizadas. Instalao A instalao da placa de orifcio e seu transmissor de presso diferencial devem seguir critrios e exigncias que lhe garantam a performance adequada da medio. Alm do rigor da posio das tomadas devemos nos atentar quanto existncia de suficiente comprimento de trecho reto tanto montante quanto jusante. O trecho reto de tubulao aquele no qual no h acidentes como curvas, vlvulas, reduo ou aumento do dimetro da tubulao ou qualquer elemento capaz de alterar o perfil de velocidade do fluido. O perfil de velocidade adequado tem o formato de um parabolide com velocidade mxima no centro do tubo e zero na sua parede. Em consequncia de um obstculo esse perfil se torna irregular ou aparecem vetores de velocidade no paralelos parede da tubulao afetando de sobremaneira a incerteza da medio.

Trecho Reto jusante

Distncias Mnimas montante da placa em dimetros da tubulao Duas Vlvula de curvas no passagem plena Curva mesmo Reduo completamente Simples plano aberta 0,25 6 7 8 6 0,30 6 8 8 6 0,35 6 8 8 6 0,40 7 9 8 6 0,45 7 9 9 6 0,50 7 10 10 6 0,55 8 11 10 7 0,60 9 13 11 7 0,65 11 16 12 8 0,70 14 18 13 10 0,75 18 21 14 12 0,25 0,30 0,35 0,40 0,45 0,50 0,55 0,60 0,65 0,70 0,75 Distncia jusante 2 2,5 2,5 3 3 3 3 3.5 3.5 3,5 4 Fig. 5.14

A tabela da figura 57 mostra as distncias mnimas montante da placa, em dimetros da tubulao, a serem respeitadas em funo do beta da placa e do tipo de obstculo ou acidente existente. A distncia mnima jusante depende fundamentalmente do da placa, e pouco do tipo de acidente, conforme tabela adiante, onde a distncia dada em dimetros da tubulao. As distncias apresentadas nas tabelas referemse a instalaes industriais onde no necessria preciso acurada da medio conforme norma ISO. A mesma norma apresenta um segundo par de valores para serem usados onde a incerteza da medio deve ser mnima, como nos casos de uso da medio para venda de produtos por tubulao (contabilidade ou transferncia de custdia). Nesses casos, devido responsabilidade da metrologia legal, todos os valores indicados devem ser multiplicados por dois, aproximadamente.

Fig. 5.13

O comprimento mnimo do trecho reto montante, principalmente, e jusante depende do tipo de obstculo e do da placa.

Instrumentao e Controle

pag. 45

Quando no existe a possibilidade fsica de obedecer as recomendaes de trechos retos, teremos que conviver essencialmente com incertezas maiores na medio com placa de orifcio. Um artifcio que pode ser utilizado so os chamados retificadores de fluxo. Um tipo comum de retificador de fluxo o retificador tubular que consiste numa grande quantidade de tubos de dimetro, pelo menos, um quarto do dimetro da tubulao, e comprimento no inferior a oito vezes o prprio dimetro.

Fig. 5.15

Esse feixe de tubos, quando inserido montante da placa permite utilizar um comprimento de trecho reto cerca de dois teros ou menos do determinado nas tabelas. Recomenda-se recorrer literatura especializada para aprofundar no assunto. Quanto instalao do transmissor de presso diferencial, as recomendaes so as mesmas j discutidas para transmissores de presso. Como existiro duas tomadas de presso, no caso do uso de lquido de selagem (vapor), ateno deve ser dada altura das duas tomadas, que devem ser idnticas.

Instrumentao e Controle

pag. 46

Folha de Dados Tpica para Placas de Orifcio Tag: FE-411 Rel. Cal. espec. cp/cv: 1,36 Servio: Vazo de Gs Misto Umidade: 0% Local: Forno de Entrada Tomadas: D-D/2 Presso atmosfrica local: 98 kPa Fabricante: DIGIMAT Fluido: Gs Misto Temperatura de Referncia: 0 oC 3 Presso de Referncia: 101,325 kPa abs Vazo Mxima: 2000 Nm /h Material da placa: AISI 316 Vazo Nominal: 1350 Nm3/h Presso diferencial (vazo mxima): 100 mmH2O Espessura da placa: 5,0 mm Furo de dreno: 7,9 mm Presso de Operao: 700 mmH2O Dimetro Externo da placa: 336 mm Temperatura de Operao: 30oC Dimetro Interno da Tubulao (D): 263,5 mm Massa especfica: 1,454 kg/Nm3 Viscosidade: 0,0146 cP Flanges: 10 150# ANSI B-16.5 DADOS CALCULADOS: 0,64852 (d/D): Dimetro interno da tubulao na temperatura de operao (D): 263,50 mm Dimetro do orifcio @ 20oC: 170,857 mm Dimetro do orifcio @ Temperatura de Operao (d): 170,886 mm Nmero de Reynolds: 180.456 Perda de Carga Permanente na vazo mxima: 56 mmH2O Mtodo de Clculo: ISO 5167

35 105

FLUXO

170,86 128

5,0

7,9

336

264

132

12 x 25,4

FLUXO

362

Obs: Os dados de clculo e dimenses so preliminares. O fabricante deve executar e apresentar os clculos e folhas de dados para aprovao. Do lado montante da plaqueta de identificao gravar de forma indelvel: Tag, , d, D e material da placa POR: Paulo VER. APROV. DATA: 03/01/00 REV. A

Instrumentao e Controle

pag. 47

A folha de dados de placa de orifcio um documento de projeto com objetivo inicial de passar as informaes ao fabricante que ir calcul-la, ou a outros interessados. Porm, a partir do momento em que adquirida, devemos atualizar os seus dados para faz-los coincidentes com a placa fisicamente. Quando assim o fazemos, a folha de dados se torna um documento final que ser til em futuras manutenes ou substituio. A seguir comentrios sobre as principais informaes contidas na folha de dados. Tag, Servio e Local so informaes que objetivam identificar a placa de orifcio de forma que no haja dvidas. Fabricante uma informao que, inicialmente no deve constar, j que, por questo de tica, a licitao ou tomada de preos para sua compra deve ser imparcial. Efetuada a compra, a atualizao da folha de dados importante. A vazo mxima o valor de fim-de-escala do instrumento ou sistema supervisrio que ir receber a informao de vazo. Por uma questo de facilidade de leitura da informao sobre grficos esse valor deve ser arredondado para cima. Um valor inteiro torna mais fcil avaliar um valor qualquer, por exemplo, em um registrador cuja escala de 0-100%. A vazo nominal o valor de trabalho mais frequente. Essa informao visa a otimizao dos clculos nessa vazo. A presso diferencial aquela a ser gerada quando ocorre a vazo mxima. Com esse valor devemos calibrar o transmissor de presso diferencial. Esse valor deve estar prximo de 5 a 10% da presso disponvel na linha, porm no rigidamente. Por uma questo de padronizao, a indstria costuma determinar valores preferenciais para presso diferencial, por exemplo, 100, 150, 250, 500, 1000 e 2500 mmH2O. Essa padronizao permite manter estoques de instrumentos calibrados ou permitir a intercambiabilidade entre instrumentos. A presso de operao a presso do fluido. Em gases esse valor crtico e influencia fortemente no clculo. A temperatura de operao, alm de ser crtico como a presso em caso de gases, tambm vai permitir calcular os efeitos da dilatao da tubulao e da placa. A massa especfica uma propriedade do fluido. Caso o fluido seja convencional (gua, ar, Nitrognio, vapor saturado) pode ser

suprimida. O fabricante tem condies de determin-la. Caso no seja conhecida, podemos informar a composio do gs para que seja avaliada. A viscosidade o mesmo caso da massa especfica. Ela ser utilizada para clculo do Nmero de Reynolds que um dado importante no clculo e na avaliao das condies de operao. A relao dos calores especficos ou constante isentrpica (cp/cv) um nmero que se relaciona com a capacidade do fluido de trocar energia com o meio. Esse nmero est, em geral, entre 1,1 e 1,4 e depende natureza ou composio do fluido. A umidade relativa, no caso de gases, informa a influncia da presena de vapor de gua no fluido, que influi na sua massa especfica. A posio das tomadas uma informao construtiva fundamental que depende do projetista. Os algoritmos de clculo para diversos tipos de tomadas so diferentes. A presso atmosfrica local se relaciona com a presso do fluido, que manomtrica, portanto a condio fsica do fluido depende dela. A temperatura de referncia e a presso de referncia so importantes para o caso de gases. Ela informa que o volume normal (Nm3 ) considerado nessa temperatura e presso. Alguns utilizam o Standard (ao invs do normal) que no se referencia a 0oC e sim a 15oC. O material da placa deve ser definido em funo do fluido. Em geral feita em ao inoxidvel. Essa informao permitir determinar o coeficiente de dilatao da placa com a temperatura. O AISI-316 por exemplo, tem o coeficiente de dilatao 0,0000173 oC-1. A espessura da placa, dimetro do furo de dreno (ou de respiro) e o dimetro externo da placa so caractersticas que o projetista precisa definir conforme critrios j mencionados. O dimetro do furo de dreno deve, preferencialmente, ser o que se obtm com uma broca padro. O dimetro interno da tubulao, naturalmente um dado imprescindvel. Deve ser o mais preciso possvel. Entretanto, se a tubulao for padronizada, suficiente informar o dimetro nominal e espessura de parede (p. ex. 14 sch 80). O flange a ser utilizado para fixar a placa deve ser informado se disponvel. Caso seja especificado conforme normas padro, torna-se

Instrumentao e Controle

pag. 48

desnecessrio informar o dimetro externo da placa e outras dimenses. Dentre os dados calculados esto: O que relaciona o dimetro do orifcio e o dimetro interno da tubulao, ambos na temperatura de operao. O dimetro interno da tubulao na temperatura de operao considera o coeficiente de dilatao do material. O dimetro do orifcio a 20oC calculado para que a placa seja construda e inspecionada nessa temperatura. O dimetro do orifcio na temperatura de operao calculado diretamente por d=D. O Nmero de Reynolds apresentado na vazo nominal. Esse nmero informa as condies do processo e a adequao quanto ao mtodo de clculo. A perda de carga permanente uma informao que servir ao clculo das perdas de presso ao longo da linha. O Mtodo de clculo explicita a norma utilizada para calcular a placa. Existem a ISO 5167, a AGA-3, Spink, etc. Em cada norma, existem restries que podem exigir que seja seguida outra norma. O desenho fsico da placa de orifcio uma informao complementar muito til. A presena do desenho dimensional torna mais til o documento no seu uso futuro. O mximo de informaes devem constar na folha de dados, mesmo que sejam redundantes. Inconsistncias ou maus resultados podem exigir que se consultem essas informaes. O resultado do clculo da placa de orifcio um indicador bastante sensvel das condies de operao e dimensionamento de tubulao. Sempre que encontramos valores extremos podemos questionar o dimensionamento. Valores de muito altos sugerem que a velocidade do fluido est muito alta, a tubulao tem dimetro muito pequeno para aquela vazo, ou o diferencial de presso est inadequado. Valores de muito baixos sugerem o inverso. Um prximo de 0,65 uma excelente condio. O nmero de Reynolds tambm nos informa sobre o regime de escoamento do fluido. Valores muito altos ou muito baixos sugerem problemas.

As equaes, bacos e mtodos de clculo esto disponveis na literatura especializada para quem quiser se aprofundar no assunto. O clculo complexo e as equaes, por serem experimentais, s permitem soluo transcendental, ou por aproximaes repetitivas utilizando grficos, tabelas e bacos. Existem programas de computador para clculo de placas de orifcio e outros elementos deprimognitos bastante eficientes e precisos. A ISA, uma organizao internacional em instrumentao, disponibiliza programas reconhecidos e certificados. Existem tambm programas simplificados que permitem uma excelente aproximao. Esses programas nos permitem avaliar previamente o resultado ou mesmo aplic-lo em instalaes onde a responsabilidade da exatido no seja relevante. Porm, se a placa ser adquirida de um fabricante idneo, melhor deixar para ele esse trabalho de clculo final.

Instrumentao e Controle

pag. 49

Tubo de Venturi
Outro elemento deprimognito, idealizado pelo Sr. G. B. Venturi no final do sculo XVIII e desenvolvido para aplicao industrial no final do sculo XIX, o tubo de Venturi clssico. Consiste numa restrio a ser introduzida na tubulao, porm de forma suave, ao contrrio da placa de orifcio.
Tomada de Alta Presso Tomada de Baixa Presso

O comprimento do cone de entrada deve ser calculado em funo de D, d e o ngulo indicado de 21o. um clculo apenas geomtrico. O mesmo ocorre com o cone de sada. A especificao e clculo do Venturi utiliza semelhantes equaes e mtodos de clculo da placa de orifcio. A relao entre o dimetro interno da tubulao (D) e o dimetro interno da garganta (d) tambm dada por:

d D

Fluxo

Da mesma forma que a placa de orifcio, utilizaremos transmissores de presso diferencial com as mesmas recomendaes de instalao. A tomada de presso composta, geralmente, de vrios pontos (pelo menos quatro) ao longo da circunferncia do cilindro, sendo todos esses pontos interligados ao um anel de tubo chamado anel piezomtrico. duvidoso e pouco documentado o efeito ou vantagem da utilizao de tal anel. Apesar do tubo de Venturi ter sido desenvolvido para lquidos (especificamente para gua) h
Para o Transmissor

Cilindro de Entrada

Cone convergente

Garganta Cilndrica

Cone Divergente

Fig. 5.16

Em relao placa de orifcio apresenta as seguintes vantagens: Permite a utilizao em lquidos com slidos em suspenso, j que no possui cantos vivos que possam amontoar o slido. Produz uma perda de carga inferior placa de orifcio. Exige menores trechos retos para sua instalao.

Tubo (Cilindro)

E a desvantagem do seu alto custo, principalmente em tubulaes de grande dimetro. As dimenses tpicas para o tubo de Venturi clssico so apresentadas na figura adiante. Existem outros tipos de construo. Na figura o comprimento do cilindro de entrada igual ao dimetro interno da tubulao D. O comprimento do cilindro da garganta igual ao dimetro interno da garganta d. As tomadas so feitas a 0,5D ou 0,5d da extremidade dos cilindros, ou seja, esto no centro do comprimento do cilindro.
Tomadas no centro dos cilindros fig. 5.18 Anel Piezomtrico

aplicaes tambm em gases. O tubo de Venturi deve ser construdo de forma a ser instalado entre flanges da tubulao. usado, geralmente, em tubulaes de grandes dimetros, o que o torna caro e pesado.

21

7 a 15

Fig. 5.17 D d

Instrumentao e Controle

pag. 50

Cone em V
V-cone um medidor de vazo tipo presso diferencial desenvolvido recentemente. Ao invs de um orifcio, introduzido um obstculo em forma de um cone. O desvio do fluido sobre o contorno suave do cone produz uma depresso no centro da base onde se encontra a tomada de baixa presso. Tomada de alta presso Tomada de baixa presso

Fig. 5.20

Fig. 5.19

O clculo do cone semelhante aos mtodos da placa de orifcio e Venturi. O , mesmo para placa de orifcio e Venturi, a raiz quadrada da relao entre rea livre e rea obstruda, e para o Cone valer:
=
D2 d 2 D

onde D o dimetro interno da tubulao e d o dimetro do cone na sua base (maior dimetro). As vantagens do medidor tipo Cone em V a necessidade de pouco trecho reto e a possibilidade de utilizao em fluidos com slidos em suspenso ou incrustantes: A velocidade do fluido em torno do cone promove uma limpeza, ou seja, impede que haja acmulo de materiais nessa regio. Como desvantagem, o seu alto custo, notavelmente para tubulaes de grande dimetro, e o fato de no haver normas e documentao oficial aceitvel para o uso desse tipo de medidor. As recomendaes para instalao do transmissor de presso diferencial so as mesmas para os casos anteriores.

Instrumentao e Controle

pag. 51

Medidores Magnticos
Para medio de vazo, especialmente em fluidos abrasivos, sujos e com slidos em suspenso, uma boa soluo desenvolvida foi o medidor magntico. Campo Magntico

proporcional velocidade v, do comprimento do condutor D e magnitude do campo magntico B. Bobinas para gerao do campo magntico so colocadas nos lados opostos da tubulao. Consequentemente, a tenso gerada e medida sobre os eletrodos proporcional velocidade do fluido, e portanto proporcional sua vazo. Algumas restries podem ser facilmente deduzidas: A aplicao se restringe apenas a lquidos condutores de eletricidade. A tubulao deve ser de material isolante, ou pelo menos, revestida internamento com material isolante para que no ocorra um curtocircuito entre os eletrodos.

Eletrodos S
Fig. 5.21

A tubulao, se metlica, no deve ser de material magntico, como o ferro ou ao comum, para que no seja influenciada a orientao do campo magntico. H que se tomar cuidado com tenses parasitas que podem se formar entre os eletrodos por efeitos eletrolticos. Para solucionar esse problema, o campo magntico aplicado alternado, e no contnuo. Consequentemente, a tenso induzida alternada na mesma forma. Apesar de ser necessrio que o fluido seja condutor de eletricidade, a sua condutividade tem pouca ou nenhuma influncia, desde seja que respeitado um limite inferior de condutividade, e no seja drenada nenhuma corrente dos eletrodos (alta impedncia de entrada do circuito eletrnico). Por no impor nenhuma restrio significativa passagem do fluido, esse medidor apresenta a vantagem de produzir baixa perda de carga. Como desvantagem, alm de se aplicar apenas a lquidos condutivos, h o seu custo, notavelmente para grandes dimetros, e alto consumo de energia eltrica.

Numa tubulao aplicado um campo magntico no sentido transversal, ou seja, perpendicular ao sentido do fluxo. Dois eletrodos so introduzidos tambm perpendicularmente ao campo magntico e direo de fluxo. O fluido se movimenta portanto perpendicularmente ao campo magntico. Sendo condutor de eletricidade, e estando se movendo em relao ao campo magntico, consequentemente gerado um campo eltrico perpendicular a ambos, que pode ser detectado pelos eletrodos na forma de tenso. Ou seja, uma poro do fluido se comporta como um condutor, que, cortando o campo magntico, recebe uma tenso induzida, conforme a lei de Faraday-Lenz.

E=kBDv
A amplitude da tenso induzida E diretamente

Fig. 5.23 Fig. 5.22

Instrumentao e Controle

pag. 52

Os materiais de fabricao do revestimento do tubo , em geral, o Teflon, o Poliuretano ou Neoprene, e deve ser escolhido em funo da agressividade e temperatura do fluido. Os eletrodos podem ser em ao inoxidvel, hasteloy, tntalo, platina ou outros. Um terceiro eletrodo ou anel de aterramento pode ser necessrio principalmente para fluidos de baixa condutividade, e feito do mesmo material dos eletrodos sensores. O dimetro do medidor, em geral o mesmo da tubulao. Entretanto, h que se respeitar os limites de velocidade do lquido, normalmente entre 0,6 e 6 m/s, o que pode resultar em dimetro diferente do dimetro da tubulao. O circuito eletrnico pode ou no estar solidrio ao tubo medidor. A sua funo produzir e controlar a corrente responsvel pela formao do campo magntico, e processar o sinal de tenso dos eletrodos, convertendo-o num sinal padronizado de 4-20 mA. No aspecto de manuteno, cuidado especial deve ser tomado na limpeza dos eletrodos e do tubo isolante, retirando-se incrustaes. A calibrao do instrumento deve ser feita em laboratrio devidamente equipado. Uma aplicao tpica dos medidores magnticos em polpa de minrio e efluentes em geral.

Instrumentao e Controle

pag. 53

Medidores Vrtex
Esse medidor de vazo se baseia na formao de vrtices quando o fluido encontra um obstculo. O sensor piezoeltrico ou magntico e detecta vibraes na faixa audvel. Obstculo

Sensor

Fig. 5.24

A frequncia das vibraes produzidas pela passagem dos vrtices pelo sensor proporcional velocidade do fluido. Um circuito eletrnico converte o sinal para 420 mA. Com grande vantagem tambm no que se refere baixa perda de carga, o medidor de vazo tipo Vrtex se limita a aplicaes em altos nmeros de Reynolds (acima de 30000), ou seja, inadequado para baixas velocidades e altas viscosidades. Sua aplicao mais comum em tubulaes de pequeno dimetro, em gases pressurizados que atingem altas velocidades. A sua limitao, alm de altos nmeros de Reynolds a necessidade de trechos retos igual ou maior que a placa de orifcio.

Fig. 5.25

Instrumentao e Controle

pag. 54

Medidores de Turbina
O medidor tipo turbina consiste numa hlice inserida na direo do fluxo, que gira em velocidade angular proporcional velocidade do fluido, e portanto vazo. Um sensor de proximidade ou magntico localizado na parte externa, e emite um pulso cada vez que a p da turbina se move sob seu alcance.

Fig. 5.26

um medidor extremamente preciso e repetitivo. Porm frgil e sensvel, pelas suas peas mveis. A sua utilizao mais adequada a laboratrios. Na rea industrial cuidados especiais devem ser tomados, principalmente quando h purga ou limpeza da tubulao com vapor ou gs em alta presso. Sua aplicao boa em lquidos e gases, mas no em vapor, devido sua abrasividade. O sinal de frequncia gerado pelo sensor convertido em 4-20 mA para transmisso distncia por circuitos eletrnicos. Outra desvantagem o seu custo e sua inadequao a fluidos muito viscosos. A calibrao da turbina deve ser feita em laboratrio devidamente equipado, e consiste na determinao do seu fator K, que expressa a relao entre a frequncia e a vazo ou velocidade. Esse fator dado em pulsos por unidade de volume.

Fig. 5.27

Instrumentao e Controle

pag. 55

Medidores Mssico ou Coriolis


O medidor se baseia no fenmeno descrito por Coriolis. Um tubo perfaz uma curva, em geral, na forma de um crculo. Esse tubo colocado para vibrar, atravs dos magnetos. Essa vibrao, na forma senoidal monitorada por sensores de posio ou proximidade em posies opostas.

A sua vantagem a medio em massa, ou seja, considerando a densidade ou massa especfica do fluido. A sua desvantagem o custo, e a inviabilidade de aplicao em tubulaes de grande dimetro, por uma questo construtiva: seria necessria muito energia para fazer vibrar um tubo de grande dimetro.

Fig. 5.28

Quando no h vazo do lquido os dois sensores apresentam sinais senoidais em fase. Ao se estabelecer o fluxo, a inrcia da massa em movimento provoca uma defasagem entre os sinais detectados pelos sensores. O ngulo de fase desses sinais proporcional vazo em massa, ou seja, em unidade de massa por unidade de tempo.

Fig. 5.31

Fig. 5.29

Na prtica, o tubo que vibrava de maneira regular, passa a se torcer em funo da massa se movimenta em seu interior.

Fig. 5.30

Instrumentao e Controle

pag. 56

Medidores de Rodas Ovais


Para vazo de lquidos viscosos como leos pesados o medidor volumtrico de rodas ovais pode ser uma soluo adequada. Consiste de duas engrenagens elpticas que durante o seu movimento rotativo forado pelo fluxo, confinam volumes constantes,

Fig. 5.32

transportando-os da entrada para a sada. Sua vantagem, por ser volumtrico, no depender da viscosidade e densidade do fluido. Atravs de um sensor de proximidade so gerados pulsos a cada rotao das engrenagens. O movimento mecnico pode tambm ser transmitido at um mecanismo de relojoaria que registra e/ou indica a vazo. Sua desvantagem principal , por ter peas mveis, estar sujeito a desgastes. Tambm, em caso de travamento das engrenagens, o fluxo interrompido.

Fig. 5.25

Fig. 5.23

Fig. 5.24

Instrumentao e Controle

pag. 57

6. Vlvulas de Controle
O elemento final mais comum e utilizado nos nossos processos a vlvula de controle com atuador pneumtico. Ela responsvel pela manipulao das variveis de controle automtico do processo. ajustvel numa linha de fluido, variando a rea de passagem do fluido pela alterao de sua abertura. Existem inmeros tipos de vlvulas de controle dependendo do formato do seu

Fig. 6.1

A funo da vlvula de controle provocar e absorver uma queda de presso

obturador. As mais conhecidas so a vlvula Globo e vlvula Borboleta. A principal caracterstica da vlvula, utilizada para seu dimensionamento o chamado CV. O CV de uma vlvula a medida da sua capacidade de vazo, e corresponde vazo em GPM (gales por minuto) que lhe provoca uma queda de presso de 1 PSI. O CV normalmente medido com a vlvula totalmente aberta. Em alguns casos, notadamente para vlvulas borboleta, podemos ter o CV definido para a abertura de 70o. Uma vlvula com um grande CV tem uma grande rea de passagem, e uma grande capacidade de vazo. O atuador pneumtico mecnico capaz de converter (normalmente na faixa de 15 a fora que age em contraposio o elemento uma presso 30 psi) numa da mola, de

Fig. 6.2

Instrumentao e Controle

pag. 58

forma a atuar sobre a haste que atua sobre o obturador da vlvula. O posicionador um equipamento de controle capaz de receber um sinal pneumtico de 3 a 15 PSI (essa a padronizao dos sinais pneumticos) e enviar presso de ar ao atuador de forma a posicionar a vlvula num valor desejado. Para tal, o posicionador recebe mecanicamente a informao da posio atual da vlvula atravs de uma barra presa haste do obturador. O posicionador atua como um controlador de posio.

instrumentos pneumticos, inclusive o transmissor de vazo de leo tipo target, que um transmissor pneumtico, no nosso caso. O objetivo do bico-palheta transformar uma fora ou um movimento numa variao de presso proporcional. No caso do transdutor eletropneumtico, o sinal de 4-20 mA encaminhado a um eletrom, que, atravs do campo magntico gerado, produz uma fora sobre a palheta de material magntico. O bico um tubo terminado em uma ponta vazada, precedida de uma restrio. O bico recebe uma presso de alimentao de 20 PSI. Quando a palheta se aproxima do bico, a presso no seu interior tende a crescer. Se a palheta obstruir a sada do bico, a presso ser igual presso de alimentao. Da mesma forma, se a palheta se afasta do bico, abre-lhe a sada de ar para a atmosfera e a presso no seu interior tende a zero. A presso no bico, naturalmente no tem capacidade de vazo, e levada a um rel amplificador (booster), que atravs de diafragmas, obturadores e orifcios amplifica o sinal de presso no que se refere sua capacidade de vazo, ou seja, repete o sinal de entrada na sua sada, porm utilizando o ar da alimentao. A presso de sada do booster levada sada do instrumento, e tambm a um fole que empurra a palheta na direo contrria do bico, ou seja, age em contraposio ao eletrom, perfazendo uma realimentao negativa: o

figura 6.4

O conversor I/P ou transdutor eletropneumtico converte os sinais eltricos de corrente (4-20mA) provenientes do controlador, em um sinal pneumtico padronizado e proporcional de 3 a 15 PSI. Os posicionadores

figura 6.3

chamados de eletro-pneumticos j contm incorporado o conversor I/P. O transdutor eletropneumtico, assim como os posicionadores eletro-pneumticos utilizam o mais antigo e eficiente sistema de manipular presso existente: o bico-palheta. Esse mesmo sistema o elemento bsico da maioria dos

Fig. 6.5

sistema se estabiliza, gerando uma sada de 3-15 PSI, proporcional entrada de 4-20mA. No transmissor target, o eletrom substitudo pela barra que est ligada ao alvo. A

Instrumentao e Controle

pag. 59

fora exercida pelo fluido tende a aproximar a palheta do bico. Existem vrias tecnologias de implementao desse sistema. Em alguns casos, o bico o elemento mvel contra uma palheta fixa.

Instrumentao e Controle

pag. 60

Tag: FCV-905 P= 100 mmH2O Servio: Controle Vazo Gs Alto Forno Cv Calculado: 2055 Local: Estao de Mistura Cv da Vlvula: 2910 @ 70o Fabricante: Hiter Dimetro da tubulao: 16 Modelo: 87-02 Corpo: Ao Carbono WCB Dimetro Nominal: 10 Sede: ASTM A-240 Atuador: Pneumtico ar para abrir DCL-009 Disco: ASTM A-351 Posicionador: Eletropneumtico 4-20 mA Eixo: ASTM A-564 Alimentao: 500 kPa disponvel Mancais: TM-33 Posio de Falha: Fechada Mola: ASTM 6150 Fluido: Gs de Alto forno 1,4 kg/Nm3 Gaxeta: PTFE Temperatura: 30oC Juntas: PTFE Presso: 900 mmH2O Vedao: Classe II Vazo: 4841 Nm3/h Conexo: wafer 10 150# ANSI B-16.5 Outras Informaes: Caractersticas do gs: Densidade: 1,08 (Ar=1,0); Cp/Cv=1,39; Viscosidade: 0,017 cP Acessrios: Filtro regulador c/ manmetro

410

498 362

12 x 25,4

178

352

10

16

Fluxo

68 mm

Instrumentao e Controle

pag. 61

bom consultar o fabricante ou atribuir-lhe a funo de dimensionar a vlvula.

Dimensionamento de Vlvulas de Controle


O correto clculo e dimensionamento das vlvulas de controle fundamental para a performance do sistema. Uma vlvula mal dimensionada pode resultar num controle em que a vlvula permanece muito fechada em condies normais de processo (vlvula muito grande) ou muito aberta (vlvula muito pequena). Em ambos os casos o resultado do controle ruim, pois nos limites extremos, o controlador no ter muita liberdade na variao do seu sinal de sada. Dimensionar e especificar uma vlvula de controle consiste basicamente em calcular o Cv (coeficiente de vazo) necessrio ao processo e escolher a vlvula que apresente um Cv imediatamente superior ao calculado, conforme disponibilidade de modelos e dimetros do fabricante. A escolha da vlvula deve ser feita buscando aquela que tenha um Cv maior que o calculado, porm nunca maior que o dobro do calculado, como regra prtica. Necessitamos do dado de vazo mxima e do Delta-P (perda de presso) que a vlvula proporcionar nessa condio, quando aberta. Outras informaes como presso, peso especfico, viscosidade, temperatura, presso crtica e temperatura crticas do fluido so importantes e devem ser mencionadas. A determinao do P deve-se basear nas necessidades do processo, principalmente na perda de presso admissvel. Isso passa por avaliar a disponibilidade de presso do fluido, considerando as perdas de carga em toda a linha e a presso com que o fluido deve atingir o seu ponto final de consumo. De qualquer forma, o P no deve ser superior metade da presso disponvel na linha, nem inferior a cerca de 10 ou 5% da presso disponvel. Quando o P maior que 50% da presso de entrada, dizemos que o escoamento crtico. Nesses casos outras equaes, que no as apresentadas, devem ser buscadas na literatura. Para vlvulas reguladoras de presso, por exemplo, muitos casos podem resultar em P muito grandes em relao presso disponvel.

Outros fatores que devem ser considerados so os materiais da vlvula (corpo, internos, gaxetas, molas) em funo da agressividade do fluido ou do ambiente. O fabricante, certamente, pode oferecer as suas recomendaes. O formato genrico da frmula de clculo

Cv = k
Gases

Q P

Para aplicaes em gases podemos utilizar a equao simplificada, cujos fatores podem, eventualmente, divergir conforme a literatura ou o fabricante:

Cv =
onde:

Q (T + 273) 271 1,293 ( P1 + P2 )P

Q - vazo em Nm3/h - massa especfica em kg/Nm3 T temperatura em oC P1 e P2 Presso de entrada e de sada respectivamente em kgf/cm2 absoluta. P2 corresponde a P1-P. P Perda de presso sobre a vlvula em kgf/cm2 Essa equao simplificada porque no considera o fator de super-compressibilidade, a presso e a temperatura crtica do gs, a relao de calores especficos e dos efeitos de viscosidade, que podem ser importantes para verificao das condies de cavitao e rudo. O fabricante deve fazer os clculos de forma completa. Exemplo: Numa tubulao onde a vazo de 18000 Nm3/h, de um gs cuja massa especfica de 1,371 kg/Nm3, sob uma presso de 900 mmH2O, temperatura de 30oC, admitindo-se um P de 90 mmH2O, obtemos: P1=900 mmH2O = 0,09 kgf/cm2 manomtrica. P1= 0,09 + 1,03 =1,12 kgf/cm2 absoluta (1,03=presso atmosfrica) P2=900-90=810 mmH2O = absoluta 1,111 kgf/cm2

P = 90 mmH2O = 0,009 kgf/cm2

Instrumentao e Controle

pag. 62

Cv =

18000 1,371 30 + 273 271 1,293 (1,12 + 1,111) 0,009

Cv= 8402 Consultando a tabela do fabricante escolhido para vlvulas borboleta abaixo, podemos escolher a vlvula de 16 que tem um Cv de 9415. A escolha se baseia numa posio de 70o de ngulo de abertura (mximo de 90o) o que um procedimento comum na especificao de vlvulas de controle, que prov uma margem de segurana. (polegadas) 2 3 4 6 8 10 12 14 16 18 20 24 28
Fonte: Hiter Srie 87

resultar maior ou igual ao dimetro da tubulao, certamente alguma coisa est errada, ou com o dimensionamento da tubulao ou com os dados utilizados para o clculo da vlvula. Normalmente a vlvula resulta num dimetro ligeiramente inferior ao dimetro da tubulao: entre 0,5 e 1 vez o dimetro da tubulao. Para vlvulas de controle de grande dimetro, o comum que ela seja menor que a tubulao. Uma reduo no dimetro da tubulao para instalao da vlvula correto. Lquidos Para lquidos podemos observar a independncia da presso do fluido (por ser o lquido incompressvel) na equao simplificada:
Cv =

Cv @70 75 206 425 936 1780 2910 5770 7090 9415 12150 14100 21980 32440

Q P 27

onde: Q vazo em m3/h - massa especfica em kg/m3 P Perda de presso em kgf/cm2 Exemplo: Deseja-se dimensionar uma vlvula globo para leo nas seguintes condies: Vazo: 10000 kg/h Massa especfica: 840 kg/m3 Presso de entrada: 2,5 kgf/cm2 P: 0,2 kgf/cm2 A vazo deve ser convertida para m3/h: Q = 10000 840 = 11,9 m3/h

Para uma mesma vlvula borboleta, podemos relacionar graficamente o Cv com o ngulo de abertura, como no desenho abaixo que se refere vlvula escolhida no exemplo. Podemos observar a no linearidade da vlvula, pela sua prpria caracterstica construtiva, e a fraca variao de Cv no incio de seu curso. Isso pode ser uma vantagem, pois favorece o controle em caso de super-dimensionamento da vlvula. Alm do mais, um clvulo extremamente preciso ou criterioso pode ter pouca utilidade, j que somos obrigados a optar por uma vlvula standard dentro da linha que o fabricante oferece. Uma importante observao pode ser feita: Se a vlvula especificada para o controle
12000 10000 8000 6000 4000 2000 0 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90

Cv =

11,9 840 = 28 27 0,2

Na tabela do fabricante encontramos: Cv Cv (polegadas) (rea integral) (rea reduzida) 1 19 1 38 23 2 63 30 3 130 88 4 215 105
Fonte: Hiter Srie 85

Poderamos escolher a vlvula de 1 com rea integral, ou a vlvula de 2 com rea reduzida.

Fig. 6.6

Instrumentao e Controle

pag. 63

Nesse caso de vlvulas globo interessante buscarmos uma vlvula de dimetro nominal idntico ao dimetro da tubulao, pois pode no ser muito confortvel ou adequado fazermos reduo da tubulao quando o seu dimetro j pequeno. Por isso os fabricantes oferecem muitas opes de vlvulas com dimetros nominais padro, porm com interno reduzido, ou seja, a sede tem um anel que lhe reduz a rea de passagem. Vapor Para o vapor dgua temos dois casos: vapor saturado e vapor super-aquecido. O vapor saturado tem uma relao bem definida entre a temperatura e a presso. Ou seja, s precisamos citar uma dessas duas variveis para definir a condio fsica (massa especfica) do vapor. Isso ocorre porque, se abaixarmos a temperatura do vapor saturado, parte dele se condensa e a presso cai proporcionalmente. O vapor super-aquecido passou por um processo de aquecimento depois de evaporada a gua. Nesse caso, precisamos saber a sua presso e temperatura para determinarmos a sua massa especfica. Para vapor saturado vale a frmula:
Cv = 72 W P ( P + P2 ) 1

assim no for, devemos converter a vazo para toneladas/hora. As vlvulas de controle de vapor devem ser cuidadosamente especificadas quanto temperatura de operao e quanto ao material dos internos, j que o vapor um fluido muito abrasivo. Podem ser facilmente encontradas na literatura de termodinmica tabelas completas e mais precisas de temperatura, presso, massa especfica e entalpia do vapor.
Vapor Saturado

onde: W Vazo de vapor em toneladas/hora P Perda de presso em bar P1 Presso montante em bar absoluto P2 Presso jusante em bar absoluto corresponde a P1 - P Para vapor superaquecido vale a frmula:
Cv = 72 W T 1 + sh P ( P + P2 ) 790 1

Presso (bar abs) 1 1,5 2 3 4 5 6 7 8 9 10 12 15 20 30 40 50 100

Temperatura (oC) 99,63 111,37 120,33 133,54 143,63 151,85 158,84 164,96 170,41 175,36 179,88 187,96 198,28 212,37 233,84 250,33 263,92 310,96

(kg/m3) 0,606 0,863 1,13 1,65 2,16 2,67 3,17 3,68 4,17 4,67 5,15 6,13 7,63 10,1 15,2 20,4 22,2 55,6

350 300 250 200 150 100 50 0 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100


Fig. 6.7

O fator que multiplica o resultado o fator de super-aquecimento. Tsh corresponde ao aumento de temperatura, em o C, em relao temperatura de saturao. Por exemplo, um vapor super-aquecido a 3 bar absoluto, temperatura de 170oC, tem um Tsh igual a 170-133,5 = 36,5oC, j que 133,5oC a temperatura do vapor saturado nessa mesma presso. Nas equaes no encontramos a massa especfica, devido ao fato de que a vazo est dada em valores mssicos, toneladas/hora. Se

Instrumentao e Controle

pag. 64

7. Simbologia
Nos diagramas de engenharia envolvendo a instrumentao, chamados de P&I (Process and Instruments) utilizamos smbolos para identificar cada tipo de instrumento, dentro de uma estratgia de controle. Os smbolos variam conforme normas. H normas americanas, brasileiras, europias, em particular as alems. J S X Z Potncia Velocidade Outras variveis Posio

Evidentemente alguns projetistas costumam diferir em alguns casos. A segunda e a terceira letra se refere funo do instrumento, podendo haver combinao

figura 7.1

Os instrumentos so identificados pelos seus TAGs. O tag formado por algumas letras (2 a 4) seguidas de um nmero sequencial, que, a critrio do projetista, poder representar as malhas de controle. A primeira letra corresponde varivel manipulada: Letra Varivel P Presso F Vazo L Nvel T Temperatura D Densidade E Tenso A Varivel de anlise(PH, %O2) B Chama H Estao manual I Corrente

entre elas: Letra C D E G H I L Q R S T V Y Funo Controlador Diferencial Elemento sensor Visor de vidro (Glass) Alto (para alarmes - Hi) Indicador Baixo (para alarmes - Low) Totalizador Registrador Chave (switch) ou Segurana Transmissor Vlvulas Transdutor ou clculo

Instrumentao e Controle

pag. 65

No h um consenso geral uniforme sobre o uso dessa simbologia. No entanto, pelo menos na primeira letra, quase todos concordam. Num fluxograma os instrumentos so representados por crculos funcionais com o seu tag. A interligao entre os instrumentos uma linha pontilhada quando o sinal eltrico, e uma linha entrecortada quando o sinal pneumtico. Para tubos de enchimento, usa-se o smbolo de tubo capilar, que uma linha superpostas com vrios x. Quando h um interfaceamento com o intertravamento, (rels, PLC) indica-se com um losango contendo um I internamente. Quando o instrumento aciona alarmes visuais, costumase indicar um smbolo de lmpada. A circunferncia funcional poder ter um trao horizontal indicando que se trata de um instrumento instalado no frontal do painel. Um trao pontilhado indica instrumento montado na traseira do painel (sem acesso ao operador). Sem nenhum trao, um instrumento de campo. Quando houver dois traos no instrumento significa instrumento montado em painel local (quando h outro painel na sala de controle). Quando o crculo est inscrito num quadrado significa que o instrumento uma funo interna a um equipamento, como por exemplo, num painel de controle microprocessado ou num software supervisrio implementamos um indicador ou controlador (o instrumento no uma individualidade fsica). No h um rigor na simbologia da instrumentao. Outros smbolos podem ser importados na simbologia mecnica, eltrica, qumica, etc, dependendo da natureza do processo. O bom senso e o conhecimento do processo, certamente dirimir todas as dvidas.

Instrumentao e Controle

pag. 66

Varivel

Sensor

Transmissor

Indicador

Controlador

Registrador

Chave

Vlvulas de Controle

Vlvulas de Segurana

Presso
PIC PR PCV

PE Bourdons, diafragmas

PT ou PIT transmissor com indicador local PDT p/transmissor de presso diferencial PI manmetros ou indicadores de painel PSH(pressotato de alta) ou PSL (pressostato de baixa) FI Indicador de painel ou rotmetro FIC FR FSH ou FSL chaves de fluxo FCV

PSV

Vazo

FT ou FIT para transmissor com indicador local TT TIC TR

FSV

Temperatura

FE Placa de orifcio, turbinas TE para termopares ou termoresistncias TI termmetros ou indicadores de painel LIC DIC AIC, XIC VIC ou XIC ZIC EIC IIC JIC AR, XR VR ou XR ZR ER IR JR DR LR TSH ou TSL para termostatos TCV LCV DCV ASH, ASL ACV VCV ZCV

TSV

Nvel
DT AI, XI VI ou XI ZI EI II JI LI ou LG para visores de nvel DI

LE

LT ou LIT

LSV DSV ASV VSV ZSV

Densidade PH

DE

LSL ou LSH chaves de nvel DSH ou DSL

AE ou XE

AT, AIT, XT, XIT

Vibrao
ZT ET IT JT

VE ou XE

VT ou XT

Posio

ZE

Tenso Corrente Potncia

EE IE JE

VSL, VSH, XSL, XSH ZSH, ZSL chaves fim-decurso ESH, ESL ISH, ISL JSH, JSL

Potrebbero piacerti anche