Sei sulla pagina 1di 14

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de So Paulo

Projeto de Pesquisa:

Anlise energtica e econmica em sistemas prediais de pressurizao e distribuio de gua potvel

Elaborado por: Andr Marcelo Dias

So Paulo 2010

Andr Marcelo Dias

Anlise energtica e econmica em sistemas prediais de pressurizao e distribuio de gua potvel

Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Ps-Graduao Stricto Sensu de Mestrado Profissional em Automao e Controle de Processos Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de So Paulo

So Paulo 2010

Resumo Face tendncia da verticalizao das construes residenciais e comerciais nas grandes cidades, sistemas de pressurizao esto sendo cada vez mais aplicados com a finalidade de garantir ao consumidor o fornecimento de gua potvel com presses em nveis constantes e satisfatrios. Apesar de terem o mesmo propsito, esses sistemas de pressurizao podem ser concebidos a partir de diferentes premissas e princpios que os levam a ser mais ou menos eficiente a partir do ponto de vista energtico e/ou econmico. Assim, dada escassez de informaes, especialmente comparativas, o presente documento prope o desenvolvimento de um aprofundado estudo comparativo que, quando pronto, possa orientar engenheiros e projetistas na seleo da melhor concepo de projeto para cada caso, trazendo s novas construes a melhor eficincia energtica aliada aos menores custos de bombeamento.

Summary Considering the increase of residencials and commercial builds in the big cities, pressure boosting systems are being more applied with the objective to guarantee to the final consumer the supply of drinking water with satisfatories and constants pressure. Although they have the same proposals, the pressure systems can be conceived from differents principles that take them to be more or less efficient from the point of view of saving energy or economic. Then, due the fact of there is scarce information, especially the comparative data, this document suggests the development of deepened study that, when soon, it can be the guide to engineers and planners in the choose of project conceived which can bring to the predial water pressure system the best energy efficiency together to low costs to pumping.

Palavras chave: Pressurizador, gua potvel, controle de processos, moto-bomba;

1. Introduo A gua potvel um essencial nutriente para o qual no existe substituto. E, para que os consumidores possam fazer o bom uso dela, esta precisa chegar aos pontos de consumo em quantidade suficiente e dentro de valores pr-determinados de presso. Isso implica que os edifcios, de uma maneira geral, devem, obrigatoriamente, possuir sistemas hidrulicos prediais que garantam, nos pontos hidraulicamente mais crticos, a presso suficiente para proporcionar conforto e segurana aos consumidores finais. Buscando o atendimento desse quesito, os projetos de pressurizao e distribuio de gua predial so concebidos a partir de diferentes princpios de funcionamento. Para exemplificar e, segundo AZEVEDO NETO (1998 p.563), os sistemas de abastecimento predial de gua potvel podem ser projetados em diferentes configuraes, sendo mais usuais os sistemas abaixo descritos: Distribuio indireta com reservatrio superior: os pontos de consumo so supridos pelo reservatrio superior do edifcio. Usualmente, existe tambm um reservatrio inferior que abastece o reservatrio elevado atravs de um sistema de pressurizao. Nesse sistema, a presso em cada ponto consumidor dada pela diferena entre as alturas entre o reservatrio e o ponto consumidor, sendo descontadas as perdas hidrulicas ocorridas nas tubulaes. Desta maneira, os andares superiores tero a presso hidrulica menor que os andares inferiores, dada a menor diferena entre as alturas manomtricas.

Figura 1: Distribuio indireta com reservatrio superior

O projeto deve ser cuidadosamente elaborado para que, no andar mais alto, a presso tenha valores mnimos suficientes para garantir o conforto do usurio. Por sua vez, os andares mais baixos devem ter a presso de abastecimento limitada nos valores mximos previstos em normas, afim de garantir a segurana pessoal e patrimonial do consumidor final, inclusive, em algumas situaes, deve-se prever a aplicao de vlvulas redutoras de presso, como na ilustrao.

Distribuio indireta sem reservatrio superior: o(s) reservatrio(s) fica(m) ao nvel do solo, e, atravs de um sistema de pressurizao, alimenta-se todos os pontos de consumo, sem a necessidade de elevao do lquido at um reservatrio superior.

Figura 2: Distribuio indireta sem reservatrio superior

Nesse tipo de configurao, apesar da pressurizao ocorrer de baixo para cima, do ponto de vista da presso, ocorre o mesmo fenmeno: os andares mais baixos e prximos do sistema de pressurizao apresentaro maiores valores de presso em relao aos andares mais altos, devido a esse motivo, em vrias situaes, deve-se instalar vlvulas redutoras de presso como demonstrado na ilustrao. Outro quesito que no pode ser desconsiderado que nesse tipo de configurao, obrigatria a alimentao eltrica ser ininterrupta, portanto, se faz imprescindvel a aplicao de geradores eltricos. Caso contrrio, em quedas no abastecimento eltrico tambm gerar um desabastecimento hidrulico aos consumidores finais.

Distribuio direta: a pressurizao da gua ocorre diretamente da rede pblica aos pontos de consumo, sem ser armazenada em reservatrios.

Figura 3: Distribuio direta

Novamente, esse sistema possui as mesmas caractersticas de presso que o apresentado nas configuraes anteriores, sendo imprescindvel ter um sistema de abastecimento pblico confivel, pois no possui reservas intermedirias. Por isso, esse sistema ainda pouco aplicado no Brasil sendo, entretanto, bastante usual em alguns pases europeus onde o abastecimento pblico de gua totalmente confivel.

Como pode se observar, em todas as configuraes descritas se aplica um pressurizador de gua, quer seja para elevao do liquido ao reservatrio superior ou para abastecimento direto aos consumidores finais. Um pressurizador de gua, ou simplesmente booster, como popularmente conhecido, composto por uma ou mais moto-bombas e um painel de comando e controle. No sistema predial de distribuio indireta com reservatrio superior, uma vez determinada, no projeto, a presso necessria para alcanar a altura manomtrica

do reservatrio bem como a vazo necessria para garantir o abastecimento da edificao, pode-se definir a escolha e especificao do pressurizador, considerando que operar com presso e vazo constantes, uma vez que seu objetivo sempre ser o de abastecer o reservatrio. Entretanto, nos sistemas cuja pressurizao se d diretamente aos pontos de consumo, existem variaes nos valores de vazo de acordo com o consumo de gua na edificao. Como o consumo est relacionado com a manobra de vlvulas, torneiras e outros pontos, a variao da rea de escoamento da gua, provocaria uma variao na presso manomtrica de forma inversamente proporcional vazo do prprio consumo. Faz-se, ento, necessria, a variao na presso de sada do pressurizador, de forma compensar as variaes geradas pelos pontos de consumo e, portanto buscando manter a presso de todo o sistema sempre em valores constante. MATTOS & FALCO (1989 p.150), entre outros autores, demonstra que a presso de trabalho de uma moto-bomba varia com o quadrado da rotao:

H2 H1

N2 N1

Onde: H1 = head (presso de sada da bomba) inicial H2 = head final N1 = rotao inicial da bomba N2 = rotao final da bomba

Assim, prevendo-se a instalao de um conversor de freqncia para controle da velocidade da moto-bomba, pode-se controlar, por conseqncia, a presso do sistema de abastecimento. Ento, para os sistemas cuja pressurizao se d diretamente aos pontos de consumo, necessria a existncia de um sistema de controle em malha-fechada, composto pela moto-bomba, conversor de freqncia e um transmissor de presso.

Com essa configurao de controle os fabricantes de pressurizadores montam a lgica de funcionamento de seus produtos. Para alcanar preciso no controle e otimizar o consumo de energia, so oferecidos pressurizadores multibombas, onde cada uma delas entram ou saem de funcionamento de acordo com a demanda dos consumidores finais. Esse comando feito, geralmente, por um sistema de controle microprocessado presente no pressurizador. A figura a seguir mostra um pressurizador com vrias bombas do fabricante alemo WILO:

Figura 4: Pressurizador com vrias bombas. Cortesia: WILO SE

Em resumo, o sistema de pressurizao que abastece o reservatrio superior opera com velocidade e potncia constantes, e, conhecida a demanda de gua predial e a capacidade de reserva, o sistema pode ser programado para operar somente durante algumas horas do dia. J o sistema de pressurizao que abastece diretamente os pontos de consumo e dispensa o reservatrio superior deve operar sem interrupes, mas, em grande parte do tempo, com velocidade e potncia reduzidas. Vale ressaltar que, em alguns momentos, como na madrugada, por exemplo, ocorrendo consumo nulo,

esse sistema de pressurizao pode descansar, devendo voltar operao imediatamente na percepo de consumo. Assim, j conhecido que, em nveis industrial ou predial, os processos que envolvem motores eltricos como varivel controlada, a aplicao do controlador de freqncia otimiza a aplicao e o consumo de energia, mas, comparativamente, os dois sistemas apresentados tero comportamentos diferentes, sendo, at este momento, desconhecido qual deles poder trazer mais vantagens energticas ou econmicas e em quais situaes isso ocorre. Essa anlise dever ser abrangente, considerando a parte esttica do sistema, como, por exemplo, as caractersticas da construo, do sistema de pressurizao, da tubulao, mas tambm deve considerar a parte dinmica, como o comportamento dos rendimentos do conjunto moto-bomba, o tipo de controle realizado no pressurizador de gua, o consumo de energia, entre outros. Considerando, portanto, a existncia, influncia e complexidade desses vrios fatores construtivos, operacionais e de controle e tambm o desconhecimento de qualquer estudo dessa natureza que possa orientar engenheiros e projetistas na concepo de seus projetos de sistemas de distribuio e pressurizao de gua predial, com a pesquisa em questo, quer-se determinar: em qual das duas configuraes (com ou sem reservatrio superior) no sistema de distribuio direta, o sistema de pressurizao mais eficiente do ponto de vista energtico? E do ponto de vista econmico?

2. Linha de pesquisa Fundamentada no segmento de controle de processos, a pesquisa se orientar para o levantamento de todos os fatores que influenciam um sistema de abastecimento de gua predial nas configuraes apresentadas, quer sejam eles de natureza mecnica ou eletroeletrnica. A partir de ento, se buscar verificar a influncia de cada um desses fatores na eficincia do sistema como um todo para, finalmente, concluir as condies nas quais cada sistema mais eficiente energtica e economicamente.

3. Objetivos 3.1 Objetivo geral Apresentar resultados conclusivos, comparativos e mensurveis entre os sistemas de pressurizao indireta com e sem reservatrio superior, de forma orientar os profissionais envolvidos no setor a conceberem projetos embasados na eficincia energtica e economia de recursos. 3.2 Objetivos especficos Enumerar fatores que influenciam energtica e economicamente um sistema de pressurizao de gua predial; Pesquisar forma e intensidade que cada fator influencia nos processos de aquisio, instalao, e, especialmente, operao do sistema como um todo; Modelar, matematicamente, a influncia desses fatores na eficincia energtica dos sistemas e a intensidade e forma que isso ocorre; e Apresentar os fatores que influenciam economicamente no projeto.

4. Procedimentos de pesquisa A pesquisa se basear, inicialmente, em anlises tericas e matemticas dos fatores que influenciam o objeto dessa pesquisa> Em uma segunda etapa, sero realizados ensaios prticos em equipamentos de pressurizao e, finalmente, visitas sistemas de pressurizao instalados em edifcios residenciais com a possibilidade de instalao de equipamentos de anlise e medio de grandezas fsicas.

5.Cronograma
ATIVIDADE 1.Identificao dos fatores interferem na anlise em questo 2. Modelamento fatores influentes matemtico que dos MAR ABR 2010 MAI AGO JUN SET OUT NOV MAR ABR 2011 MAI AGO JUN SET OUT NOV

3. Realizao de ensaios prticos em equipamentos. 4. Medio dos valores em aplicaes prediais reais 5. Elaborao da tese conclusiva

6. Viabilidade econmica e financiamento O custo para desenvolvimento dessa pesquisa relativamente baixo. Haver somente necessidade da disponibilidade de equipamentos para ensaios, bem como instrumentos para medio das grandezas analisadas. Considerando que o andamento e a anlise conclusiva dessa pesquisa interessa algumas empresas, a Moleiro Pedroso Sistemas de Bombeamento Ltda. com sede em Jundia/SP, representante exclusiva dos produtos WILO no Brasil, se props a colaborar no que for necessrio para o bom desenvolvimento da pesquisa. Para firmar e evidenciar o acordo com tal empresa, segue, no anexo 1 a declarao de compromisso da supracitada empresa.

7.Bibliografia NETTO, PROF. DR. J. M. DE AZEVEDO. Manual de Hidrulica. 8. Edio atualizada. So Paulo - Brasil. Editora Edgar Blucher Ltda. MATTOS, E. E. e FALCO, R. Bombas industriais. 1. Edio. So Paulo - Brasil. JR Editora tcnica Ltda. WILO PUMPEN INTELLIGENZ. Pressure boosting technology. Dortmund Alemanha. Ed prpria.

Anexo 1 DECLARAO

Declaramos, para fins acadmicos, que temos plenos interesses no desenvolvimento e resultados conclusivos da pesquisa Anlise energtica e econmica em sistemas prediais de pressurizao e distribuio de gua potvel a ser realizada pelo nosso colaborador Andr Marcelo Dias. Outrossim, ainda informamos que forneceremos as informaes tcnicas necessrias para o bom andamento da pesquisa. Da mesma maneira e mediante aprovao prvia, poderemos disponibilizar, em parceria ou no com nossa empresa representada WILO SE Alemanha, os equipamentos necessrios para realizao de testes e ensaios que se fizerem necessrios. Permanecemos a disposio para demais esclarecimentos,

Jundia, 28 de Janeiro de 2010

Moleiro Pedroso Sistemas de Bombeamento Ltda. Eng. Andr Luiz Moleiro Pedroso Diretor tcnico-comercial

Potrebbero piacerti anche