Sei sulla pagina 1di 4

UNIVERSIDADE CATLICA DE SANTOS Faculdade de Direito

JENNIFFER SANTOS DE JESUS

DOS DELITOS E DAS PENAS CESARE BECCARIA: Resenha crtica

Santos 2011

UNIVERSIDADE CATLICA DE SANTOS Faculdade de Direito

JENNIFFER SANTOS DE JESUS

DOS DELITOS E DAS PENAS CESARE BECCARIA: Resenha crtica

Trabalho apresentado como requisito parcial aprovao na disciplina Direito Penal I, do curso de Direito da Universidade Catlica de Santos.

Santos 2011

DOS DELITOS E DAS PENAS CESARE BECCARIA: RESENHA CRTICA

BECCARIA, Cesare Bonesana. Dos Delitos e das Penas. 2.ed. So Paulo: Martins Fontes, 1998.139p.

A pena, a punio em si, sempre foi objeto de debate entre filsofos, lderes polticos, advogados, etc., por sculos. Vrias teorias sobre a punio foram desenvolvidas, cada uma das quais pretendendo justificar algum tipo de prtica de acordo com seus prprios objetivos. Mas nenhum autor influenciou mais o direito penal hodierno do que Cesare Beccaria. Na obra Dos delitos e das penas, Beccaria justificou a punio legal, e tambm a limitou, apelando idia de utilidade social. O pensamento de Beccaria uma combinao das idias mais revolucionrias do iluminismo. Como Hobbes, Beccaria argumenta que a condio natural do homem o estado de guerra, e que para escapar a esse destino, devemos sacrificar uma parte de nossa liberdade, de nossos direitos, para podermos usufruir de nossos direitos restantes com paz e segurana (contrato social que estabelece um governo); essa reserva de liberdade tem que ser defendida, e o meio para isso, a pena. A pena necessria para restringir as paixes e preservar nossa vidas. Armado com esse princpio de que a punio preserva a sociedade, o autor vai procurar as ocasies em que ela realmente necessria. A punio considerada um mal, s podendo ser utilizada quando se enquadrar no conceito de utilidade social. Pensar o governo como fruto do contrato social, permitiu a Beccaria transferir o poder que usualmente ficava na mos do soberano, para o Poder Legislativo, os representantes do povo que tem o dever de criar leis racionais. Como conseqncia disso, Cesare Beccaria hasteia a bandeira do Estado Democrtico de Direito, ao dizer que a lei deve ser reverenciada como nica fonte verdadeira do Direito, alcanando a todos os indivduos, indistintamente. Alm disso, apenas a lei pode definir os crimes brechas no contrato social e penas, respeitando sempre os direitos humanos e sociais. Encontramos ainda a funo preventiva da pena, individual e socialmente. O princpio da proporcionalidade da pena, tambm presente na obra, norteia a noo da punio como medida de educao.

De forma simples, podemos verificar que o autor defendeu o princpio do devido processo legal: os julgamentos deveriam ser pblicos, os direitos civis do criminoso deveriam ser respeitados, a lei seria a fonte do juzo, etc. Podemos dizer, que as idias de Beccaria, so a base da teoria penal clssica atual. Evidenciada, ento, a importncia de sua obra, que atravessou o tempo tornando-se com isso, e contaminou sem sombra de dvida, a presente fase da humanidade

Jenniffer Santos de Jesus, aluna do curso de Direito da Universidade Catlica de Santos.

Potrebbero piacerti anche