Sei sulla pagina 1di 8

Acervos de Arquitetos Cariocas1 Elizabete Rodrigues de Campos Martins2

O ensino da arquitetura no tempo da Escola de Belas Artes adotava como norma a realizao integral dos trabalhos prticos nos ateliers da escola. O papel Canson umedecido era esticado sobre as pranchetas, presos com tachinhas na parte inferior do tampo e, depois de seco, ganhava o carimbo da disciplina e de seu catedrtico 3. E esse procedimento, que se pode identificar como arquivstico, propiciou a manuteno de numerosos trabalhos nas mapotecas da ENBA. Mas, a idia da UFRJ FAU possuir uma coleo permanente especfica para o campo da Arquitetura e do Urbanismo surgiu na dcada de 1980 de seu ento diretor, arquiteto Ulisses Burlamaqui. Criou o Centro de Pesquisa e Documentao, mais tarde renomeado para Ncleo de Pesquisa e Documentao NPD. A criao deste acervo visava o desenvolvimento de um amplo leque de estudos no campo da historiografia, sobre o edifcio e o planejamento da cidade. Assim, esses trabalhos migraram das mapotecas da ENBA para as do NPD passando a constituir a Coleo alunos da ENBA (1890 -1944).

O termo aqui empregado no mantm o sentido taxonmico da distino entre indivduos de diferentes Estados brasileiros. Carioca aqui ganha o sentido abrangente, designa indivduos que mantiveram no Rio de Janeiro sua residncia, mesmo que temporria, independente da sua naturalidade. 2 Coordenadora do Ncleo de Pesquisa e Documentao da UFRJ FAU; Professora do Departamento de Projeto de Arquitetura e Pesquisadora do PROARQ. 3 UZEDA, Helena Cunha, Ensino Acadmico e Modernidade. O curso de arquitetura da Escola Nacional de Belas Artes 1890 1930. Tese de Doutorado em Histria e Crtica da Arte, UFRJ EBA, 2006.

ENBA Aluno Gerson Pompeu Pinheiro Escola Superior 1929 Canson, lpis e aquarela

Ao ser o curso de arquitetura reconhecido e constituda a Faculdade Nacional de Arquitetura, os trabalhos desse perodo ento integraram a Coleo alunos da FNA (19451965); e os trabalhos posteriores a esse perodo adotariam a nova denominao da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, identificados como Coleo alunos da FAU (1966- at a presente data). As colees que identificam os perodos de cada escola ou faculdade, se organizam segundo a denominao especfica de suas disciplinas: composio, plstica, geometria descritiva, entre outras.

FNA Aluno Angelo Murgel Correios e Telgrafos Canson, lpis, nanquim e carvo. 1931

FNA Aluno Angelo Murgel Correios e Telgrafos Canson, lpis, nanquim e carvo. 1931

FNA Aluno Leonardo Morolli Centro recreativo Papel fabriano, nanquim e aquela 1956

E esses trabalhos produzidos em diferentes disciplinas, alm de serem considerados monumento, conforme Foucault e Le Goff4, so tambm importantes registros sobre a prpria historia do ensino da arquitetura na instituio, escrita nos traos para os concursos acadmicos e para os projetos de final de curso, alguns premiados com o Grau Mximo que condecorava o aluno com uma medalha de ouro, de grande repercusso na poca.

LE GOFF, Jacques, Histoire et mmoire. Paris: ditions Gallimard, 1988, p.10

Alm disto, esses trabalhos acadmicos, atravs de suas tcnicas, sobre suportes dos mais variados modelos, permitem traar um paralelo e ao mesmo tempo perceber a evoluo-transformao do papel e das formas de representao grficas caractersticas de cada tempo. Desde ento, outros documentos foram doados regularmente ao NPD pelas famlias dos arquitetos falecidos, mas tambm pelos prprios arquitetos que fecharam seus escritrios, como foi o caso da coleo doada pelo arquiteto Severiano Mrio Porto. E ainda como resposta a nossa solicitao a instituies que possuam documentos sem importncia para elas, mas altamente significativas para nossos estudos de histria e teoria da arquitetura no Rio de Janeiro. Como foi o caso da nossa solicitao atendida a Fundao Leo XIII, do conjunto de plantas para o projeto habitacional Pedregulho, projetado por Affonso Eduardo Reidy.

Com isso o NPD foi, pouco a pouco, se consolidando como um importante acervo da arquitetura e do urbanismo moderno brasileiro, salvaguardando a produo de diferentes arquitetos, como por exemplo: Jorge Machado Moreira, Affonso Eduardo Reidy, Carlos Leo, Aldary Toledo, Severiano Mario Porto, Firmino Saldanha, entre tantos outros, como os mais recentes, Amaro Machado, Irmos Roberto, Luiz Paulo Conde, Carmem Portinho e Sergio Bernardes. Alm dessas colees, tambm incorporou o acervo histrico do Escritrio Tcnico Universitrio ETU com todos os projetos e fotografias da cidade universitria, e o acadmico de alunos inscritos a partir de 1945 na Faculdade Nacional de Arquitetura. O que tem facultado a pesquisadores de todo pais identificar pistas preciosas sobre diferentes arquitetos. Os procedimentos at aqui abordados podem ser traduzidos pelo quantitativo de documentos conservados atualmente no NPD: fundos e colees: 38; plantas: 153.000; fotografias: 25.300 e documentos textuais: 390 metros lineares

Embora os documentos de arquitetura e do urbanismo integrem, no campo arquivstico ao gnero cartogrfico, em nosso entender uma classificao equivocada pela especificidade e singularidade dos mesmos. Os originados na pratica da arquitetura e

do urbanismo representam justamente um processo de elaborao dinmico, quer para a materializao de uma arquitetura ou de uma transformao espacial urbana. Portanto consideramos todo o conjunto documental produzido, decorrente das atividades especficas desse ofcio, como Arquivos Especializados, no cartogrficos.

So documentos produzidos predominantemente sobre o suporte em papel vegetal, e identificam o perodo entre 1930 e 2000 aproximadamente, cujo corpo documental composto organicamente por diferentes representaes: implantao, planta, corte, fachada, elevao, alem dos documentos textuais como: relatrios tcnicos, cronogramas de obras, servios de execuo de obras, correspondncias; fotografias, slides, documentos pessoais, modelos, maquetes, desenhos de painis, e aqueles considerados de valor histrico como os dossis de alunos, atas da congregao da faculdade e outros com valores de prova e informao.

A completude do fundo documental, com registros potencialmente histricos, se atrela uma poltica de preservao que garanta a integridade das informaes a outras geraes como sua disponibilizao a consultas, pesquisas, produo bibliogrfica entre outros. Um objetivo que foi determinante no projeto de capacitao do corpo tcnico do ncleo. O qual priorizamos aps a excelente avaliao dos procedimentos adotados no NPD pelo corpo tcnico do Arquivo Nacional. Essa avaliao foi de suma importncia para toda a equipe tcnica do NPD, que atualmente capacitada tanto na rea da restaurao de papis quanto na da cincia da informao, assegurando a resoluo de praticamente todos os problemas que no acervo se apresentam. O que tem assegurado o recebimento de diferentes acervos pessoais. A recepo de documentos, face o volume documental ora existente, sinalizou a necessidade de mudanas no procedimento at ento adotado. Ao sermos procurados para receber um acervo, geralmente os documentos j no guardam a ordem original dada por seu autor, tampouco uma listagem especificando-os a fim de assegurar, a ambas as partes a existncia dos mesmos. Essa ausncia um ponto sublinhado para o cedente por depender da confiana da equipe do NPD, o que at o presente momento no nos causou quaisquer problemas. Entretanto o volume documental existente, apontado anteriormente, nos impede

de realizar uma listagem com a rapidez desejada pelo cedente. Pela impossibilidade de postergarmos os andamentos de nossa organizao quanto restauraes e o

restabelecimento da ordem original dos projetos. A fragilidade dos suportes e o longo processo da preservao, o qual trataremos a seguir, impeditivo a rapidez na execuo. Doravante a listagem dos bens doados ser uma exigncia ao cedente, justamente por constarem do documento no qual se oficializam a cesso, assinado por ambas as partes. Essa listagem inicial ou pr-inventrio, o qual deve manter a ordem definida pelo autor dos documentos, destina-se a fornecer informaes quantitativas sobre os mesmos para os seus doadores, bem como assegurar o controle sobre esta coleo permanente pelo seu destinatrio.

A preservao de documentos:

Imediatamente aps a atribuio dos documentos, eles so unitariamente inventariados. As folhas de dados individuais listam as informaes sobre cada prancha desenhada, incluindo o nome do projeto, local de execuo, parte correspondente do projeto (implantao, planta, corte, fachada, detalhe ), data de realizao, assinatura do autor do projeto e do desenho, tipo de suporte e a tcnica de representao, dimenses e quantidades caso existam varias copias da mesma prancha local de origem, o nome do doador e a data da doao.

Com base neste inventrio, e guiado pela estrutura de coleo permanente, os documentos so organizados e identificados como colees ou como fundo de documentao. Outro passo importante para a regulamentao das atividades descritivas o levantamento dos documentos iconogrficos sem indcios. Cada imagem investigada a verificando seus atributos figurativos exigidos para indexao e a listagem subseqente das palavras-chave utilizadas para reas de pesquisa especficas, de acordo com os gneros documentrios descrito abaixo.

Embora estes termos pertenam linguagem internacional de arquivamento, que importante para explicar a maneira em que eles so usados, relacionando-os com a

linguagem utilizada em consultas e sempre identificando o arquiteto: a coleo JMM refere-se aos documentos da coleo do arquiteto Jorge Machado Moreira; a coleo AER os do arquiteto Affonso Eduardo Reidy, por exemplo. A coleo designa o conjunto no orgnico de documentos, quer dizer: conjunto de documentos com caractersticas comuns reunidos intencionalmente5. Por exemplo a Coleo alunos da ENBA, realizada por um professor com o intuito especifico de colecionar um tipo de documento. O fundo de documentao o conjunto de documentos de uma mesma provenincia, termo que equivale a arquivo, este compreendido como conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva publica ou privada, pessoa ou famlia, no desempenho de suas atividades6. Quer dizer a exibio de um ofcio como o da arquitetura e do urbanismo.

A conservao de todos os documentos do NPD so realizadas em conformidade com o princpio bsico da inalterabilidade do tempo e tcnica, alm do estado fsico dos seus suportes, com intervenes realizadas apenas para garantir a estrutura de apoio. A partir desse principio adotamos o seguinte procedimento metodolgico: limpeza, catalogao, restaurao, quando necessrio, acondicionamento e digitalizao. Subseqente a identificao acima mencionada, os documentos so individualmente higienizados. Planificam-se os documentos, em seguida eles so aspirados frente e verso com o rainbow, um aspirador especifico para restauro, depois so limpos com p de borracha movimentados com uma boneca, tecido e algodo, tambm frente e verso. Caso o documento esteja em mau estado de conservao, quer pela acidificao de seu suporte, ou rasgado pela manipulao ao longo do tempo, ento restaurado, acondicionado em uma embalagem especial alcalina e finalmente armazenado em mapotecas.

Portanto, ao contrrio de uma apresentao tcnica com planilhas ou grficos quantitativas, selecionamos algumas obras produzidas por ex-alunos que, depois de

5 6

Norma Brasileira de Descrio arquivstica NOBRADE, 2006 Idem op. cit. NOBRADE.

graduados, tornaram-se relevantes para a afirmao da arquitetura moderna brasileira, para ilustrar a apresentao do acervo NPD.

Referncias BONDUKI, Nabil. Affonso Eduardo Reidy. So Paulo: Instituto Lina Bo & P.M. Bardi, 2000. Conservar e Restaurar Papis. Lisbon. Editorial Stampa, 2006. CZAJKOWSKI, Jorge. Rio de Jorge Machado Moreira. Rio de Janeiro: Centro de Arquitetura e Urbanismo do Janeiro, 1999. ESTEVO, Slvia Ninita de Moura & FONSECA, Vitor Manoel Marques da & PAES, Marilena Leite. Norma Brasileira de Descrio Arquivstica NOBRADE. Rio de Janeiro. Conarq, 2006.
LE GOFF, Jacques, Histoire et mmoire. Paris: ditions Gallimard, 1988.

Manuscript on Carlos Leo. Acervo do Ncleo de Pesquisa e Documentao FAU/UFRJ. Rio de Janeiro, 1993. MARTINS, Elizabete Rodrigues de Campos. A arquitetura brasileira de Severiano Mario Porto. Special Paper Arquitextos 209, December 2003 www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq000/esp209.asp MARTINS, Elizabete Rodrigues de Campos & PARUCHER, Joo Cludio & VIANA, Cludio Muniz. Arquitetura X Acervos de Arquitetura. Universidade e Lugares de Memria. Rio de Janeiro. UFRJ,SIBI,FCC, 2008. MEIRIO, Marcelo J. Arquitetura e Sustentabilidade. Special Paper Arquitextos 227, April 2004 <www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq000/esp227.asp> Resum of Ulysses Petrnio Burlamaqui. Typed. Acervo do Ncleo de Pesquisa e Documentao FAU/UFRJ. Rio de Janeiro. ROVO, Mirian Keiko Ito & OLIVEIRA, Beatriz Santos. Por um Regionalismo Eco-eficiente: a obra de Severiano Mario Porto. Special Paper Arquitextos 226, April 2004 ww.vitruvius.com.br/arquitextos/arq000/esp226.asp>
UZEDA, Helena Cunha, Ensino Acadmico e Modernidade. O curso de arquitetura da Escola Nacional de Belas Artes 1890 1930. Tese de Doutorado em Histria e Crtica da Arte UFRJ EBA, 2006.

Potrebbero piacerti anche