Sei sulla pagina 1di 15

Campus Universitrio Prof. Darcy Ribeiro UNIMONTES.

Montes Claros, MG PERODO: 29 a 31 de Agosto de 2012

TCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO APLICADAS AO ESTUDO DE IMPACTO SOCIOAMBIENTAL NA CIDADE DE BURITIZEIRO/MG1

Danniella Carvalho dos Santos Cursando Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES danniellacarvalho@gmail.com Samuel Ferreira da Fonseca Cursando Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES samuelsig@ymail.com.br Vivian Mendes Hermano Mestre em Desenvolvimento Social pela Unimontes, doutoranda em Geografia pela PUC-MG e professora do departamento de Geociencias da UNIMONTES vivianhermano@yahoo.com.br Aldo Daniel Barbosa Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES aldogeographic@hotmail.com RESUMO O presente trabalho utiliza as tcnicas de Geoprocessamento para anlise dos impactos socioambientais urbanos. Analisando a situao do municpio de Buritizeiro no Norte de Minas Gerais, enfatizando o bairro Santo Expedito, conjunto habitacional construdo em 2007, situado na poro SW (Sudoeste) da cidade. Para elaborao do mesmo usouse a os seguintes mtodos: reviso bibliogrfica em peridicos, dissertaes e livros especficos; levantamento documental na Secretaria de Cultura e na prefeitura do municpio; campanha de campo com registro fotogrfico visando estabelecer um banco de dados a respeito dos impactos socioambientais gerados pela ocupao do bairro mencionado; cruzamento das informaes e anlise das mesmas gerando mapas temticos usando o software ArcGIS verso 9.3. Percebeu-se na rea estudada a ocorrncia de impactos ambientais negativos como o depsito irregular de lixo residencial nas reas prximas ao bairro, principalmente na drenagem intermitente que cruza o mesmo ao meio em sentido geral NW/SE; entupimento do canal da referida drenagem; lanamento de esgoto residencial nas ruas do bairro e ausncia de pavimentao. Como impactos positivos notaram-se: a ocorrncia de aquecedor solar para gua usada para banho em todas as residncias; gua encanada e fornecimento de energia eltrica em todo o bairro alm de possuir o entroncamento entre as avenidas Patos de Minas e Extremidade que so vias que interligam a rea mais perifrica da cidade ao centro comercial.
1

Relatrio de pesquisa

Campus Universitrio Prof. Darcy Ribeiro UNIMONTES. Montes Claros, MG PERODO: 29 a 31 de Agosto de 2012

Palavras-Chave: Geoprocessamento; Buritizeiro/MG; impactos socioambientais; bairro Santo Expedito INTRODUO Enquanto ferramentas fundamentais para a gesto do territrio e anlise ambiental as tcnicas de Geoprocessamento vem sendo utilizadas para inmeras finalidades. Isso devido a sua abordagem mltipla e a rapidez na gerao de resultados precisos. Assim sendo, a relevncia desse trabalho para Buritizeiro est na possvel associao das tcnicas mencionadas aos impactos gerados pelas dinmicas espaciais do municpio, auxiliando, de certa forma, na tomada de deciso por parte dos gestores. Dessa forma, Geoprocessamento entendido como conjunto de tcnicas que permitem coletar, manipular, armazenar e tratar dados georreferenciados em ambiente SIG (Sistema de Informaes Geogrficas), podendo realizar uso integrado dos mesmos (ROSA, 2009). Portanto, uma ferramenta que possibilita trabalhar com um variado conjunto de dados de determinada rea da superfcie terrestre. Conforme Fitz, (2010) SIG ou GIS, em ingls (Geographic Information System), tem significado de Sistema de Informaes Geogrficas. Sendo essa a mais completa das tcnicas de Geoprocessamento. Para Santos et al, (2000, p. 14) Os Sistemas de Informaes Geogrficas SIG so sistemas computacionais, usados para o entendimento dos fatos e fenmenos que ocorrem no espao geogrfico. Nesse sentido, a manipulao das informaes espaciais em ambiente SIG vantajosa e, portanto vivel. Consequentemente, os estudos urbanos utilizando essa tcnica tm facilitado a gerao de um banco de dados capaz de auxiliar na soluo dos problemas oriundos da prpria urbanizao. Uma vez que a dinmica socioespacial das cidades diferem em muito de qualquer outro ambiente, devido a sua grande mobilidade espacial e as constantes transformaes de suas paisagens.

Campus Universitrio Prof. Darcy Ribeiro UNIMONTES. Montes Claros, MG PERODO: 29 a 31 de Agosto de 2012

Assim sendo fundamental pensar a dinmica do espao urbano de Buritizeiro/MG e suas constantes transformaes, sobretudo o avano da mancha urbana de forma horizontalizada, como ocorre nas cidades pequenas. Tretin e Freitas, (2009) apontam a importncia das geotecnologias para o estudo das dinmicas espaciais urbanas, especialmente aps o desenvolvimento de tcnicas de mapeamento utilizando se do avano computacional. Dessa forma, os autores apresentam a possibilidade de compreenso dos espaos urbanos e sua continuada transformao por meio das tcnicas de Geoprocessamento, sendo essas capazes de comparar grande quantidade de dados espaciais com rapidez. O trabalho foi organizado em trs etapas principais: a primeira consistiu no levantamento de campo, com registro fotogrfico e observao in lcu; a segunda sucedeu a criao do layout do bairro sob base cartogrfica georreferenciada do municpio e a terceira pautou na reviso de literatura e interpretao dos dados em ambiente SIG utilizando o Software ArcGIS verso 9.3., transformando os dados em informao espacial ou geogrfica. Assim sendo, esse trabalho realiza um levantamento de dados socioambientais do Bairro Santo Expedito, na poro meridional da cidade. Sendo o principal objetivo a gerao de mapas temticos da rea estudada representando os diversos impactos socioambientais e suas consequncias para a populao local.

BURITIZEIRO: HISTRICO, POPULAO E DINMICA URBANA Buritizeiro est situado na regio administrativa norte do estado de Minas Gerais, possui 26.297 habitantes, e seu territrio abrange 7.236 Km. Sua emancipao ocorreu em 1 de Maro de 1963, poca em que deixa de ser distrito de Pirapora, (Emancipado em 1911) e passa a ser uma sede municipal. No mapa a seguir apresentamos a localizao do mesmo no estado.

Campus Universitrio Prof. Darcy Ribeiro UNIMONTES. Montes Claros, MG PERODO: 29 a 31 de Agosto de 2012

Mapa I: Localizao do Municpio de Buritizeiro no Estado Fonte: GEOMINAS, 2006. ORG: FONSECA, S. F. 2012

De acordo com Viana, (2006) a sua origem est relacionada tambm a So Romo da qual foi distrito, porm a partir de 1923 j recebia o nome atual devido grande quantidade de palmeira Buriti (Maurtia vinfera) em seu territrio. O mesmo apresenta vrios atrativos tursticos dos quais Fonseca et al, (2011) enfatizam: a Cachoeira das Andorinhas, Stio Arqueolgico Cemitrio Caixa Dgua, Crrego das Pedras e Cachoeira das Almas (no Rio do Sono). Alm da Ponte Marechal Hermes da Fonseca e a Estao Ferroviria Independncia. A ltima foi inaugurada juntamente com a referida ponte em 1922 (100 anos aps a Independncia do Brasil), recebendo o nome mencionado acima. Uma vez que, o transporte de passageiros foi desativado em 1979, e a linha frrea continuou ativa oficialmente at 2003 (PREFEITURA MUNICIPAL DE BURITIZEIRO, 2012). O municpio estudado pode ser classificado como cidade pequena, pelo critrio demogrfico mais aceito, (usado pelo IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica) que apresenta as cidades mdias com populao superior 50.000 habitantes. Embora no haja um consenso sobre um critrio internacional ou mesmo nacional para tal classificao (FIGUEIREDO & GUIDUGLI, 2009).

Campus Universitrio Prof. Darcy Ribeiro UNIMONTES. Montes Claros, MG PERODO: 29 a 31 de Agosto de 2012

A evoluo da populao urbana neste se deu devido a mecanizao do campo em meados da dcada de 1970, definindo o como nova fronteira agrcola. Nesse ngulo Gama, (2006) apresenta a diferena populacional do municpio, mostrando as dinmicas e reflexos entre campo e cidade. Enquanto em 1970, a populao urbana de Buritizeiro MG equivalia a apenas 4.466 pessoas de um total de 12.215 habitantes, em 2000, (trinta anos depois) a realidade se modificou, e a urbanizao sobressaiu, enquanto a populao duplica-se em geral, os moradores das reas urbanas aumentam aproximadamente cinco vezes, de 4,5 para 21,7 mil (GAMA, 2006). De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE, (2012) a populao rural atual de 3.292 pessoas contrapondo ao total de 26.297 habitantes. Fator este que mostra o adensamento dos aglomerados urbanos em contraponto a segregao das reas rurais do municpio. Nesse sentido, esse municpio vem sofrendo com o avano da mancha urbana sob as reas de vegetao nativa do bioma Cerrado causando certo desequilbrio nas cadeias de relacionamento no ambiente para o ambiente (MUNIZ et al, 2011). nessa perspectiva que esse trabalho se insere buscando apresentar o bairro Santo Expedito contextualizado no processo de urbanizao e a gerao de impactos socioambientais oriundos da expanso urbana local.

LOCALIZAO E CARACTERIZAO DO BAIRRO SANTO EXPEDITO Embora o municpio possua grande extenso territorial, a rea urbana ocupa uma pequena poro do mesmo estando margem esquerda do Rio So Francisco, inserida na superfcie geomorfolgica denominada Depresso San Franciscana. As principais drenagens do ambiente urbano so: o Crrego das Pedras e o rio mencionado anteriormente. O mapa II apresenta a posio da rea urbana no territrio municipal. Mapa II: georreferenciado para localizao da rea urbana no municpio.

Campus Universitrio Prof. Darcy Ribeiro UNIMONTES. Montes Claros, MG PERODO: 29 a 31 de Agosto de 2012

Mapa II: Localizao da rea urbana no municpio Fonte: GEOMINAS, 2006. ORG: FONSECA, S. F. 2012

Notamos o posicionamento da rea urbana, sua dimenso, abrangncia territorial e a pequena rea urbanizada do mesmo. A extenso territorial deste vem dificultando a administrao e gesto territorial municipal. Dentre outras condicionantes de degradao ambiental se destaca para a cidade estudada o avano de plantios generalizados de Pinus e Eucaliptos no seu entorno (BAGGIO e HORN, 2008).

O Mapa III apresenta localizao do bairro Santo Expedito em Buritizeiro/MG

Campus Universitrio Prof. Darcy Ribeiro UNIMONTES. Montes Claros, MG PERODO: 29 a 31 de Agosto de 2012

Mapa III: rea do Bairro Santo Expedito em Buritizeiro/MG Fonte: IBGE, 2011 Elaborao: FONSECA, S. F. 2012

Como notamos a rea de estudo se encontra na poro SW (Sudoeste) da sede municipal, o qual foi construdo em 2007 com o objetivo de abrigar famlias desprovidas de recursos financeiros para aquisio da casa prpria por outro meio. O bairro possui aproximadamente 115.000 m e o acesso a rea central da cidade se faz principalmente por meio da Avenida Patos de Minas. Duas caractersticas singulares que o bairro apresenta so: o fato de ser o menor da cidade (O nmero 14 no mapa III) e tambm o mais novo, criado dez anos aps o penltimo que tem por nome Dom Bosco na poro mais setentrional da rea urbana, (O nmero 2 no mapa III).

BAIRRO SANTO EXPEDITO E OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS

A compreenso das dinmicas urbanas requer conhecimento de diversos fatores ou fenmenos envolvidos no processo de urbanizao.

Campus Universitrio Prof. Darcy Ribeiro UNIMONTES. Montes Claros, MG PERODO: 29 a 31 de Agosto de 2012

Para Villeneuve, (2006) quando estamos a analisar as cidades precisamos estudar os atores urbanos e a interao espacial dos mesmos. Portanto nesse trabalho, analisamos um conjunto de variveis socioambientais para a rea de estudo. De acordo com Pereira e Silva, (2000) as tcnicas de Geoprocessamento em urbanismo podero ser empregadas em todas as reas que permitam anlise espacial e representao cartogrfica. Por esse ngulo notamos a eficcia atribuda s tcnicas supracitadas para a abordagem dos espaos urbanos, e em especial nesse bairro. A imagem do Software Google Earth da rea mencionada, (figura 1) a seguir apresenta o contexto do bairro Santo Expedito no ano de 2007. Como observamos a inexistncia de vegetao caracterizam a rea como no arborizada.

Figura 1: Imagem da rea de trabalho Fonte: Google Earth, 2012

Percebemos na imagem, os bairros que esto mais prximos da rea estudada assim como o canal da drenagem intermitente. Os nmeros apresentam aos seguintes bairros: 1 Novo Buritizeiro; 2 Alto So Francisco; 3 So Francisco; 4 Belo Horizonte e o 5 na rea do Santo Expedito.

Campus Universitrio Prof. Darcy Ribeiro UNIMONTES. Montes Claros, MG PERODO: 29 a 31 de Agosto de 2012

Nota-se ainda a escassez de vegetao sob a rea de estudo e o entupimento do canal da drenagem intermitente que atravessa o bairro no sentido NW/SE. A referida drenagem possui padro pouco meandrante e aps a ocupao da rea a profundidade da mesma foi reduzida bruscamente dificultando a identificao do canal principal. Nesse sentido, vale ressaltar que o bairro estudado foi construdo a cinco anos, e na figura 2., possvel visualizar o layout da rea do mesmo.

Figura 2: Layout do Bairro Santo Expedito Fonte: Prefeitura Municipal de Buritizeiro/MG Elaborao: FONSECA, S. F. & SANTOS, D. C. 2012

Na ilustrao acima percebemos o layout da rea de estudo, o qual foi georreferenciado a partir da folha SE-23-X-C-I, (Folha Pirapora) em escala 1/100.000 editada pelo SGE. As fotografias foram resultados de visita in lcu onde percebemos a grande quantidade de resduos slidos que so lanados principalmente no canal da drenagem intermitente que ocorre na rea do mesmo no sentido geral (NW/SE) como mencionado anteriormente.

Campus Universitrio Prof. Darcy Ribeiro UNIMONTES. Montes Claros, MG PERODO: 29 a 31 de Agosto de 2012

Todavia, ressaltamos a contribuio dos bairros circunvizinhos para o depsito e acumulao de lixo domstico na rea mencionada. Da visita tcnica na rea de estudo originaram se os mapas a seguir, o primeiro a respeito do lanamento de esgoto nas vias pblicas e o segundo a respeito da ocorrncia de estabelecimentos comerciais. Os mapas temticos foram gerados a partir da anlise das variveis mencionadas (esgoto e estabelecimentos comerciais) utilizando para tanto as quadras como referncia espacial. Vale destacar que, nesse trabalho o termo esgoto domstico utilizado na mesma concepo do IBGE, (2004, p. 125) que o caracteriza como: efluente lquido referente ao uso domstico da gua. Pode ser resultante das guas cloacais e das guas resultantes de outros usos, tais como banho, preparo de alimentos e lavagens. Pois, o bairro privilegiado com a implantao de fossas ecolgicas para onde so lanados os detritos slidos.

Figura 3: Lanamento de esgotos em vias pblicas no Bairro Santo Expedito Fonte: Prefeitura Municipal de Buritizeiro/MG Elaborao: FONSECA, S. F. & SANTOS, D. C. 2012

Campus Universitrio Prof. Darcy Ribeiro UNIMONTES. Montes Claros, MG PERODO: 29 a 31 de Agosto de 2012

Acima percebemos a ocorrncia de residncias que realizam lanamento de esgoto domstico em vias pblicas, considerando o nmero de casas por quadra. Notando que na poro norte do bairro esse problema ocorre com menor frequncia. Percebemos ainda que, nas reas entre as ruas C e D e na quadra das ruas G e I, ocorrem maior nmero de residncias com lanamento de esgoto nas vias pblicas. Entretanto o motivo dessa maior ocorrncia no foi identificado nesse trabalho, fato que sugere um levantamento do perfil scioespacial dessa populao visando compreender melhor a espacializao desses fatores, cabendo outra pesquisa para tal esclarecimento. Abaixo apresentado o mapa de ocorrncia de estabelecimento comercial no bairro Santo Expedito.

Figura 4: Quadras com ocorrncia de estabelecimentos comerciais Fonte: Prefeitura Municipal de Buritizeiro/MG Elaborao: FONSECA, S. F. & SANTOS, D. C. 2012

Como percebemos a pequena ocorrncia de estabelecimentos comerciais no referido bairro, estando duas delas na poro norte do mesmo.

Campus Universitrio Prof. Darcy Ribeiro UNIMONTES. Montes Claros, MG PERODO: 29 a 31 de Agosto de 2012

Fator que apresenta o uso do lote para fins diferentes do qual pensado ao construir o conjunto habitacional, visando as famlias realmente necessitadas. Assim sendo, ao cruzar as informaes geogrficas dos dois mapas temticos sobre o bairro conclumos que a poro norte deste (tomando a drenagem intermitente como linha divisora entre a poro Norte e a Sul), concentra maiores recursos financeiros, por conseguinte h mais estabelecimentos comerciais. No entanto a ocorrncia de lanamento de esgoto domstico nas vias pblicas relativamente proporcional nas duas pores. Na figura a seguir apresentamos depsito de resduos lanados constantemente no canal da drenagem mencionada. Fenmeno que vem causando o entupimento da mesma refletindo no processo de eroso em vias pblicas dificultando o trnsito local. Pois impossibilita a passagem da gua do escoamento superficial no perodo das chuvas, principalmente as torrenciais, gerando srias consequncias para o municpio.

Figura 5: Lixo residencial na rea da drenagem intermitente (Ms de Abril de 2012) Foto: SANTOS, D. C. 2012

Campus Universitrio Prof. Darcy Ribeiro UNIMONTES. Montes Claros, MG PERODO: 29 a 31 de Agosto de 2012

Notamos acima o depsito de lixo residencial em uma poro da drenagem intermitente que ocorre na rea do bairro Santo Expedito. As reas circuladas apresentam caixas de papelo e vrios objetos de uso domstico depositados no canal da drenagem supracitada. Encontrapartida a seta apresenta o canal principal da drenagem. A ausncia de vegetao e os depsitos de resduos slidos dessa rea pode ser uma das principais condicionantes dos impactos socioambientais urbanos gerados pela ocupao urbana. Nesse sentido Fagundes Junior, (2009) sugere o Geoprocessamento como importante instrumento na tomada de deciso quanto ao estudo das transformaes da paisagem urbana. O que nesse estudo foi pertinente devido gerar resultados rpidos, sintticos e acessvel pela administrao pblica local.

REFLEXES E CONCLUSES As tcnicas de Geoprocessamento permitiram visualizar o layout da rea de estudo e representar os resultados nos dois mapas temticos supracitados facilitando a compreenso da dinmica espacial dos fenmenos analisados nesse trabalho. Portanto coerente e eficaz tratar a informao espacial urbana em suas mais variadas formas usando esse recurso. Deste modo, ao estudar a ocupao do bairro Santo Expedito notamos a possibilidade de compreenso da dinmica espacial urbana via Geoprocessamento. Percebeu-se na rea estudada a ocorrncia de impactos ambientais negativos: depsito irregular de lixo residencial nas reas que circundam o bairro, principalmente na drenagem intermitente que cruza o mesmo ao meio em sentido geral NW/SE; lanamento de esgoto residencial nas ruas do bairro e ausncia geral de pavimentao. Como pontos positivos notaram-se: ocorrncia de aquecedor solar para gua usada para banho em todas as residncias; gua encanada e fornecimento de energia eltrica em todo o bairro. Mediante o exposto percebe-se que no bairro Santo Expedito os impactos socioambientais vem ocorrendo de forma perceptvel e para tanto carece de uma gesto participativa, concreta, integrada e constante quanto ao assunto visando

Campus Universitrio Prof. Darcy Ribeiro UNIMONTES. Montes Claros, MG PERODO: 29 a 31 de Agosto de 2012

alcanar resultados satisfatrios de um modo geral. O mesmo carece de infra-estrutura e planejamento urbano visando sua integrao dentro do municpio e o desenvolvimento em longo prazo.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BAGGIO, H. F. e HORN, H. A. Contribuies naturais e antropognicas para a concentrao e distribuio de metais pesados em sedimento de corrente na bacia do Rio do Formoso, municpio de Buritizeiro MG. 2008, p.91-98. Instituto de Geocincias - Universidade Federal de Minas Gerais UFMG. Belo Horizonte. BURITIZEIRO MG, Prefeitura Municipal de. 2012. Histrico da Estao Ferroviria Independncia. SETEC Secretaria de Educao e Cultura. Documentos Histricos. FAGUNDES JUNIOR, J. 2009. Aplicaes de Tcnicas de Geoprocessamento e Anlise Ambiental na rea de Nova Estncia Pirapora-MG. (Monografia) Graduao em Geografia. Departamento de Geocincias Universidade Estadual de Montes Claros FIGUEIREDO, V. D. M.; GUIDUGLI, O. S.; Pequenas Cidades: os desafios dos conceitos e critrios de classificao. In__Geografia plural: nica e mltipa. PITTON, S. E. C. & ANTONIO FILHO, F. D. (Orgs). Rio Claro/SP: IGCE/UNESP Ps Graduao em Geografia, 2009. p. 35 46 FITZ, P. R. Geoprocessamento sem complicao. Oficina de Textos. So Paulo, 2010. FONSECA, S. F.; SANTOS, S. M.; MARINS NETO, W. 2011. A Geografia Como Instrumento de Anlise das reas de Potencial Turstico em Buritizeiro MG. I Seminrio de Cincia, Tecnologia e Gesto. Faculdade de Cincia e Tecnologia Alto Mdio So Francisco FAC-FUNAM. p. 02-10. Anais... Pirapora/MG GAMA, M. G. C. C. 2006. gua, vereda, veredeiro: um estudo sobre as agriculturas camponesas e comercial, nas cabeceiras do Rio Formoso, em Buritizeiro-MG. Dissertao (Mestrado em Geografia). Universidade Federal de Uberlndia UFU. Programa de Ps-Graduao em Geografia, 115 p. IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. Vocabulrio Bsico de Recursos Naturais e Meio Ambiente. Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto/Diretoria de Geocincias/Coordenao de Recursos Naturais e Estudos Ambientais. 2 Edio. Rio de Janeiro/RJ, 2004. 332p. ISBN 85-240-3769-5 (CD-ROM)

Campus Universitrio Prof. Darcy Ribeiro UNIMONTES. Montes Claros, MG PERODO: 29 a 31 de Agosto de 2012

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA IBGE. 2012. Banco de Dados sobre Buritizeiro/MG. Ncleo de Pirapora/MG. MUNIZ, M. J.; SANTOS, T. M.; TRINDADE, W. M. O Avano da Urbanizao Sobre O Cerrado No Municpio De Buritizeiro/MG e Sua Conseqente Degradao Ambiental. In: I Seminrio de Cincia, Tecnologia e Gesto. Faculdade de Cincia e Tecnologia Alto Mdio So Francisco FAC-FUNAM. p. 86-93. Anais... Pirapora/MG PEREIRA, G. C.; SILVA, B. C. N. Geoprocessamento e urbanismo. In__GERARDI, L. H. de O. e MENDES, I. A. (Org). Teoria, Tcnicas, Espaos e Atividades: temas da geografia Contempornea. Rio Claro/SP, UNESP; AGETEO, 2000. p.97-137. ROSA, R. Introduo ao Sensoriamento Remoto. 7 ed. Uberlndia: EDUFU, 2009. SANTOS, S.; PINA, M. F.; CARVALHO, M. S. Os Sistemas de Informaes Geogrficas. IN_PINA, M. F. (Org). Conceitos bsicos de Sistemas de Informao Geogrfica e Cartografia aplicados sade. Braslia: OPAS, 2000. p. 13 40. TRETIN, G.; FREITAS, M. I. C.; A modelagem dinmica espacial na proposio de cenrios: estudo da expanso urbano-industrial de Americana/SP. In__Geografia plural: nica e mltipa. PITTON, S. E. C. & ANTONIO FILHO, F. D. (Orgs). Rio Claro/SP: IGCE/UNESP Ps Graduao em Geografia, 2009. p. 299 318. VIANA, V. M. F. C. 2006. Estudo Geolgico Ambiental das Veredas do Rio Formoso no Municpio de Buritizeiro, Minas Gerais. Dissertao (Mestrado em Geologia) - Instituto de Geocincias Universidade Federal de Minas Gerais UFMG. Belo Horizonte. 71p. VILLENEUVE, P. Les dynamiques urbaines: quelle modlisation? In: Cahiers de gographie du Qubec: La gographie des dynamiques urbaines. Volume 50, numro 141, dcembre 2006. Pages 533-536

Potrebbero piacerti anche