Sei sulla pagina 1di 77

Mdulo 1 -Introduo fotografia, Cinema e Design Objetivos: 1- identificar os passos mais importantes da Histria da Fotografia, Cinema e Design; 2- Relacionar

r as principais influncias que cada tcnica exerceu sobre as outras; 3- Classificar os diferentes processos evolutivos e de reconhecimento que cada uma sofreu; 4- Identificar as evolues tecnolgicas e de que maneira alteraram as tcnicas inerentes; 5- Distinguir o universo de cada uma das reas nas novas tecnologias Audiovisuais e Grficas

Introduo fotografia, Cinema e Design

Arte Rupestre: A arte da Pr-Histria Pr Histria :

Divide-se em duas grandes Idades: 1- Paleoltico (superior e inferior) - Pedra Lascada; 2- Neoltico Pedra Polida;

Introduo fotografia, Cinema e Design

no Paleoltico Superior que aparecem os primeiros artistas; - Fase de glaciaes e geleiras, com o frio intenso os homens se abrigavam em cavernas; - Homem de Cro-Magnon- aumento da inteligncia traz a imaginao e a habilidade de construir imagens; Formas de arte: Arquitetura, Pintura e Escultura; - No era feita para adornar o corpo e as paredes; - Smbolos de animais e de pessoas tinham significados sobrenaturais e poderes mgicos.

Introduo fotografia, Cinema e Design

Ferramentas do periodo Neoltico

Introduo fotografia, Cinema e Design

Uma das primeiras formas que o ser humano encontrou para deixar os seus vestgios foi a pintura. A arte rupestre consistiu na maneira utilizada para ilustrar sonhos e coisas do dia a dia

Mos em negativo

Vnus de Willendorf

Mulher com criana nos braos

Introduo fotografia, Cinema e Design

Pinturas em Cavernas

Caverna de lascaux

desenhada com carvo e sangue

Introduo fotografia, Cinema e Design

Pintura de Vrias espcies em movimento

Introduo fotografia, Cinema e Design

- Quais as duas idades em que se divide a pr histria? -Qual era o nome dado ao homem nesse perodo? -Quais as trs primeiras manifestaes ar<s=cas? - Para que era a pintura era u=lizada?

Introduo fotografia, Cinema e Design

Sombras Chinesas A origem lendria Existe uma lenda chinesa a respeito da origem do teatro de sombras. No ano 121, o imperador Wu Ti, da dinastia Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita, teria ordenado ao mago da corte que a trouxesse de volta do "Reino das Sombras", caso contrrio ele seria decapitado. O mago usou a sua imaginao e, com uma pele de peixe macia e transparente, convencionou a silhueta de uma bailarina. Depois, ordenou que, no jardim do palcio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol, de modo que deixasse transparecer a luz. No dia da apresentao ao imperador e sua corte, o mago fez surgir, ao som de uma flauta, a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade. Neste momento, teria surgido o teatro de sombras.

Introduo fotografia, Cinema e Design

Exerccio: Coloca-te entre um foco de luz, por exemplo: uma lmpada ou uma vela, estica os braos, coloca os teus dedos nas posies indicadas nas imagens e v as figuras aparecerem na parede!

CARACOL Se moveres lentamente as tuas mos, vers o teu caracol em andamento. Ao moveres os dedos da mo direita, as antenas do caracol mover-se-o.

CAVALO Para o teu cavalo galopar, sobe e desce as tuas mos, movendo-as sempre em frente.

Introduo fotografia, Cinema e Design

10

CARANGUEJO SERPENTE Para que o teu caranguejo ande, mexe os Para fazer a lngua, corta duas tiras de dedos medida que te deslocas para o papel e prende-as entre o dedo anelar e lado. No te esqueas que o caranguejo o mdio. move-se de lado

PERU

COELHO

Introduo fotografia, Cinema e Design

11

CANGURU

ELEFANTE

Palhao Chefe ndio

Introduo fotografia, Cinema e Design

12

CO

PICA-PAU

JACAR

PORCO

SAPO

CGADO

Introduo fotografia, Cinema e Design

13

CMARA ESCURA

-A primeira grande descoberta para a inveno da fotografia a CMARA ESCURA. -O conhecimento do seu princpio tico atribudo, por alguns historiadores, ao chins Mo Tzuno sculo V A.C., outros indicam o filsofo grego Aristteles (384-322 A.C.) como o responsvel pelos primeiros comentrios esquemticos da Cmara Escura.

Introduo fotografia, Cinema e Design

14

A Cmara Escura era uma grande caixa (no incio grande o suficiente para entrar uma pessoa) com um orifcio em uma das paredes, que servia para os pintores do sculo XVI fazerem esboos de paisagens. A luz entrava pelo orifcio e formava uma imagem invertida na parede oposta.

Introduo fotografia, Cinema e Design

15

Para que possamos compreender esse fenmeno da cmara escura, necessrio conhecer algumas propriedades fsicas da luz. - A luz uma forma de energia eletromagntica que se propaga em linha reta a partir de uma fonte luminosa. - Quando um desses raios luminosos incide sobre um objeto, que possui superfcie irregular ou opaca, refletido de um modo difuso, isto , em todas as direes.

Introduo fotografia, Cinema e Design

16

- O orifcio da cmara escura, quando diante desse objeto, deixa passar para o interior alguns desses raios que iro se projetar na parede branca. E como cada ponto iluminado do objeto reflete os raios de luz desse modo, temos ento uma projeo da sua imagem, s que de forma invertida e de cabea para baixo. - Como cada ponto do objeto corresponde a um disco luminoso, a imagem formada possui pouca nitidez, e a partir do momento em que se substitui a parede branca pelo pergaminho de desenho, essa falta de definio passou a ser um grande problema aos artistas que pretendiam usar a cmara escura na pintura.

Introduo fotografia, Cinema e Design

17

Introduo fotografia, Cinema e Design

18

- Alguns, na tentativa de melhorar a qualidade da imagem projetada, diminuam o tamanho do orifcio, mas a imagem escurecia proporcionalmente, tornando-se quase impossvel ao artista identific-la.

- Este problema foi resolvido em 1550 pelo fsico milans Girolamo Cardano, que sugeriu o uso de uma lente biconvexa junto ao orifcio, permitindo desse modo aument-lo, para se obter uma imagem clara sem perder a nitidez.

Introduo fotografia, Cinema e Design

19

- Isto foi possvel graas capacidade de refrao do vidro, que tornava convergentes os raios luminosos refletidos pelo objeto. Assim, a lente fazia com que a cada ponto luminoso do objeto correspondesse um pequeno ponto de imagem, formando-se assim, ponto por ponto da luz refletida do objeto, uma imagem puntiforme. - Desse modo, o uso da cmara escura difundiu-se entre os artistas e intelectuais da poca, que logo perceberam a impossibilidade de se obter nitidamente a imagem, quando os objetos captados pelo visor estivessem a diferentes distncias da lente.

- Ou se focalizava o objeto mais prximo, variando a distncia da lente / visor (foco), deixando todo o mais distante desfocado, ou vice-versa.

Introduo fotografia, Cinema e Design

20

- Quanto maior o orifcio mais clara a imagem mas pouca nitidez.

- Quanto menor o orifcio mais ntida a imagem mas muito escura.


Introduo fotografia, Cinema e Design

21

A imagem produzida atravs de uma lente bastante ntida devido refrao. Os raios de luz divergentes refletidos por um ponto do sujeito so refratados pela lente e passam a convergir a um nico ponto. Danielo Brabaro, em 1568, no seu livro "A prtica da perspetiva" mencionava que variando o dimetro do orifcio, era possvel melhorar a nitidez da imagem. Assim, outro aprimoramento na cmara escura apareceu: foi instalado um sistema, junto com a lente, que permitia aumentar e diminuir o orifcio. Este foi o primeiro "diaphragma".

Introduo fotografia, Cinema e Design

22

Quanto mais fechado o orifcio, maior era a possibilidade de focalizar dois objetos a distncias diferentes da lente.

Introduo fotografia, Cinema e Design

23

A partir deste princpio, pintores e desenhistas utilizavam-se desse fenmeno fsico para reproduzir os retratos com maior fidelidade, pintando dentro do quarto sobre um pergaminho.

At meados do sculo XIX, muitos processos foram evoluindo, sobretudo a lente colocada sobre o orifcio, o jogo de espelhos adaptado para rebater a imagem na tela, a caixa ficando cada vez menor e mecanismos desenvolvidos para facilitar o enquadramento e o aproveitamento da luz.
Introduo fotografia, Cinema e Design

24

Lanterna Mgica

"Mquina que mostra, na escurido, sobre uma parede branca, vrios espectros e monstros horrorosos, de tal maneira que as pessoas que no lhe conheam o segredo julgam que isto se faz por artes mgicas."

Athanasius Kirtcher.
Introduo fotografia, Cinema e Design

25

- Esta definio, encontrada num dicionrio de 1719, ilustra bem o emprego que um outro apresentador de sombras, Robertson, iria fazer da lanterna mgica. Depois de se celebrizar com as suas ascenses a bordo de um balo cheio de gs, Robertson "apavorou" Paris, realizando nas runas de um convento o que ele chamava de "Fantasmagorias". Estranhos espetculos, sem dvida: com a sua lanterna e um aparelho dos mais engenhosos, Robertson fazia aparecer espectros e fantasmas. Estas macabras fantasias estavam ainda longe do nosso cinema, mas, com elas, impunha-se j a idia de um espetculo tendo por base a projeo. - Estes engenhosos instrumentos da iluso pertencem agora arqueologia do cinema. A origem da lanterna mgica provavelmente muito antiga, mas foi apenas no sculo 17 que o padre jesuta alemo Athanasius Kircher a descreveu de forma precisa. Professor de Filosofia e Matemtica, unia sagacidade e aguado gnio inventivo a um grande saber. Entre 1634 e 1673, publicou diversos trabalhos relativos ao m, luz e acstica. No sculo 18, o abade Jean-Antonie Nollet, fsico francs, que se dedicou aos problemas de fsica e ao estudo dos fenmenos eletroacsticos, foi o primeiro a inventariar a lanterna mgica do padre Kircher.
Introduo fotografia, Cinema e Design

26

O princpio desta lanterna consiste em fazer aparecer, em tamanho ampliado, sobre uma parede branca ou tela estendida num lugar escuro, figuras pintadas em tamanho pequeno, em pedaos de vidro fino, com cores bem transparentes. IP92 - Placa de vidro pintada para lanterna mgica, com movimento.

Introduo fotografia, Cinema e Design

27

Nipce, Daguerre e Talbot: Os pioneiros

Primeira fotografia do mundo, por Niepce

Introduo fotografia, Cinema e Design

28

A histria da fotografia comea no quintal da casa de Joseph Nicphore Nipce, no vero de 1826. O francs pesquisava um mtodo prtico para copiar desenhos nas pedras de litografia. Recobriu uma placa de prata coberta por betume branco da Judia (uma espcie de asfalto derivado do petrleo, que endurece em contato com a luz) e a exps durante oito horas em uma cmara escura. Como resultado, Nipce encontrou uma imagem do quintal de sua casa, bastante contrastada e em preto e branco, que no servia para litografia, mas foi considerada a primeira fotografia permanente do mundo. Trs anos depois, Nipce formou uma sociedade com Louis Jacques Mande Daguerre (que fazia muito sucesso em Paris com o espetculo Diorama, onde enormes painis translcidos, pintados por intermdio de uma cmara escura, produziam efeitos visuais atravs de uma iluminao controlada que vinha por trs desses painis).

Introduo fotografia, Cinema e Design

29

A unio no foi longa, j que Nicphore Nipce morreria quatro anos mais tarde, em 1833, deixando toda a sua obra nas mos de Daguerre, que aperfeioou o projeto ao substituir o betume da Judia por prata polida sensibilizada por vapor de iodo, criando assim uma pelcula de iodeto de prata sensvel luz que diminui para minutos o tempo necessrio de exposio luz para se conseguir uma imagem. Daguerre chamou o seu invento de Daguerretipo e, em 1839, o apresentou para a Academia de Cincias de Paris, que tornou o aparelho acessvel ao pblico. Em pouco tempo o daguerretipo se tornou um sucesso nas grandes cidades. Todo mundo queria aprisionar os reflexos da vida cotidiana naquele espelho que imortalizava momentos com muito mais preciso que as pinturas. O problema que o aparelho produzia apenas um positivo, sendo impossvel criar diversas cpias da mesma imagem.

Introduo fotografia, Cinema e Design

30

O ingls Fox Talbot estava realizando seus prprios estudos sobre fotografia (muitas pessoas ao redor do mundo estavam pesquisando sobre o assunto, inclusive Hercules Florence, que, no Brasil, criou seu prprio processo fotogrfico) e, em 1840, inventou o Caltipo, que produzia um negativo e permitia diversas reprodues de uma nica imagem. Sobre isso,Talbot escreveu: Sinto alegria de ser o primeiro a transpor uma montanha e publicou o livro The Pencil of Nature, a primeira publicao ilustrada com fotografias na histria. Esse invento se tornou a base para o desenvolvimento da fotografia e, a partir da, o processo fotogrfico sofreu diversas evolues.

Introduo fotografia, Cinema e Design

31

CONTRIBUIO DE REDERICK SCOTT ARCHER

Desenvolve o coldio mido. A exposio tinha que ser feita com o negativo ainda mido. A captura da imagem passou de 30m para 3 segundos. Basicamente criou o processo de revelao das fotos. Possibilitou a reproduo de cpias. imagens muito mais ntidas do que as feitas at ento Morte do daguerretipo

Introduo fotografia, Cinema e Design

32

CONTRIBUIO DE RICHARD LEACH MADDOX

Criou um processo extremamente que barato ficou conhecido como chapa de gelatina seca. (pois gelatina pode ser obtida de restos de ossos e cartilagens animais). J no havia mais necessidade da chapa ser umedecida antes de ser exposta na mquina fotogrfica. Sistema que revolucionou o desenho das cmaras, reduzindo o equipamento fotogrfico ao mnimo. Decadncia do coldio mido.

Introduo fotografia, Cinema e Design

33

CONTRIBUIO DE GEORGE EASTMAN

Aps tomar aulas com um profissional, em 1880 fundou a Companhia Eastman de Chapas Secas. Junto com fabricante de mquinas fotogrficas inventou o chassi ( suficiente para 24 exposies) Em 1888 lana a Kodak dispensando o uso de laboratrios e produtos qumicos.Uma revoluo, pois o fotgrafo s precisava bater a chapa. Voc aperta o boto e ns fazemos o resto popularizando a fotografia.

Introduo fotografia, Cinema e Design

34

Em 1889 lanou a kodak n 1.

Introduo fotografia, Cinema e Design

35

Queria reduzir os preos e conseguiu esse obje=vo com o lme de rolo em cartucho: a Kodak de bolso comeou a ser vendida em 1985 por 1 guinu, ou 5 dlares.

Criou a Brownell em 1900 com o preo de 1 dlar. Tirava fotos por rolo de lme,baixo custo e de uso simples

Introduo fotografia, Cinema e Design

36

Eadweard Muybridge
Biograa Eadweard J. Muybridge (9 de Abril de 1830 8 de Maio de 1904)

nasceu em Kingston, Inglaterra fotgrafo ingls , conhecido por seus experimentos com o uso de ml;plas

cmaras para captar o movimento mudou seu sobrenome de Muygridge, para Muybridge - no lanamento de sua carreira fotogrca. Em 1855 foi para So Francisco, comeando sua carreira como agente e livreiro de um editor Teve acidente em que sofreu leses em sua cabea Reapareceu em So Francisco em 1866, tornou-se rapidamente bem sucedido na prosso, centrando-se sobre paisagens e assuntos arquitectnicos.
Introduo fotografia, Cinema e Design

37

Tcnicas/Equipamento
Inventor do zoopraxiscpio (disposi=vo para projetar os retratos de

movimento que seria o precursor da pelcula de celuloide que usada ainda hoje)

Uso de ml=plas cmaras para captar o movimento Cmaras estereoscopias , 21 polegadas

Introduo fotografia, Cinema e Design

38

Pelcula de celuloide

=
zoopraxiscpio

Introduo fotografia, Cinema e Design

39

Cmaras estereoscopias , 21 polegadas

Ml=plas cmaras para captar o movimento

Introduo fotografia, Cinema e Design

40

Louis e Auguste Lumire fundaram a primeira sala de cinema comercial. As primeiras tas projetadas reproduziam cenas do quo=diano: sada de operrios de uma fbrica, a hora da refeio, um ferreiro a trabalhar... O cinematgrafo foi uma inveno dos Irmos Lumire, que combinava as funes de cmara e projetor.

Introduo fotografia, Cinema e Design

41

Na Exposio Universal de Paris em 1900, foram apresentados pela primeira vez lmes com som. Foi montado sob a Torre Eiel um cran gigante com 15 metros de altura e 21 de largura. Cerca de 25 000 espectadores por dia podiam apreciar imagem e som em simultneo.

Introduo fotografia, Cinema e Design

42

Georges Mlis u=lizou pela primeira vez efeitos especiais e cenrios, transformando a fotograa animada numa nova forma de expresso ar<s=ca A S=ma Arte

Introduo fotografia, Cinema e Design

43

Nesta mesma poca, um mgico ilusionista chamado Georges Mlis(1861-1938), que comandava um teatro nas vizinhanas do local da primeira exibio mencionada, quis comprar um cinematgrafo, para u=liz-lo em seus nmeros de mgica. No entanto, os Lumire no quiseram vender- lhe, e o pai dos irmos inventores chegou a dizer a Melis que o aparelho =nha nalidade cien<ca e que o mgico teria prejuzo, se gastasse dinheiro com a mquina, para fazer entretenimento

Introduo fotografia, Cinema e Design

44

Melis conseguiu um aparelho semelhante, depois, na Inglaterra, e foi o primeiro grande produtor de lmes de co, com narra=vas, voltados para o entretenimento. Nas suas experincias, o mgico descobriu vrios truques que resultaram nos primeiros efeitos especiais da histria do cinema. Foi o responsvel, portanto, pela insero da fantasia na realizao de lmes. Georges Mlis(1861-1938), diretor, ator, produtor, fotgrafo e gurinista, considerado o pai da arte do cinema.

Introduo fotografia, Cinema e Design

45

Pioneiro na u=lizao de gurinos, atores, cenrios e maquiagens, ope-se ao es=lo documentarista. Realiza os primeiros lmes de co : - Viagem Lua (Voyage danslalune, Le / Voyage to theMoon-1902) - A Conquista do Plo (Conquteduple, La / ConquestovhePole-1912) - desenvolve diversas tcnicas: - fuso, - exposio ml=pla, - uso de maquetes e truques p=cos, - precursores dos efeitos especiais.

Introduo fotografia, Cinema e Design

46

Introduo fotografia, Cinema e Design

47

Charles Path cria a primeira grande indstria de lmes. Surgem as primeiras comdias, dramas, sries policiais... Nasce a primeira estrela cmica - Max Linder (antecessor de Chaplin) e Sarah Bernhardt (actriz de teatro que se dedicou ao cinema).

Introduo fotografia, Cinema e Design

48

Primeiros Filmes

Pequenos documentrios e ces so os primeiros gneros do cinema. A linguagem cinematogrca desenvolve- se, criando estruturas narra=vas. Na Frana, na primeira dcada do sculo XX, so lmadas peas de teatro, com grandes nomes do palco, como Sarah Bernhardt.

Introduo fotografia, Cinema e Design

49

Nascido nos Estados Unidos, considerado o criador da linguagem cinematogrca. No cinema, o primeiro a u=lizar drama=camente o close, a montagem paralela, o suspense e os movimentos de cmera. Em 1915, com Nascimento de Uma Nao (TheBirth of a Na=on), realiza o primeiro longa-metragem americano, =do como a base da criao da indstria cinematogrca de Hollywood. Com Intolerncia (Intolerance), de 1916, faz uma ousada experincia, com montagens e histrias paralelas. Em 1913 surgem, com Max Linderque mais tarde inspiraria Chaplin , o primeiro =po cmico e, com o Fantasmas, de Louis Feuillade, o primeiro seriado policial.
50

David W. Grith (1875-1948),

Introduo fotografia, Cinema e Design

A produo de comdias intensica-se nos Estados Unidos e chega Inglaterra e Rssia. Na Itlia, Giovanni Pastronerealiza superprodues picas e histricas, como Cabria, de 1914.

Introduo fotografia, Cinema e Design

51

Asceno de Hollyood
Com o recesso do cinema europeu durante a 1 Guerra Mundial, a produo de lmes concentra-se em Hollywood, na Califrnia, onde surgem os primeiros grandes estdios. Em 1912, MackSenne~, o maior produtor de comdias do cinema mudo, que descobriu Charles Chaplin e BusterKeaton, instala a sua KeystoneCompany. No mesmo ano, surge a FamousPlayers (futura Paramount) e, em 1915, a Fox FilmsCorpora=on

Introduo fotografia, Cinema e Design

52

Para enfrentar os altos salrios e custos de produo, exibidores e distribuidores renem-se em conglomerados autnomos, como a UnitedAr=sts, fundada em 1919. A dcada de 20 consolida a indstria cinematogrca americana e os grandes gneros western, policial, musical e, principalmente, a comdia , todos ligados diretamente ao estrelismo.

Introduo fotografia, Cinema e Design

53

STAR SYSTEM
O desenvolvimento dos grandes estdios proporciona o surgimento do star system, o sistema de "fabricao" de estrelas que encantam as platias. Mary Pickford, a "noivinha da Amrica", ThedaBara, Tom Mix, Douglas Fairbankse Rodolfo Valen=no so alguns dos nomes mais expressivos.

ThedaBara

Rodolfo Valentino
Introduo fotografia, Cinema e Design

54

O expressionismo alemo:
Sombras, loucura e grotesco. O movimento tenta representar o clima ps-guerra e dura at a ascenso de Hitler, que proibiu as artes degenaradas e afugentou grandes ar=stas. Destacam-se os lmes "Das CabinetdesDr. Caligari" ("O gabinete do doutor Caligari"), de 1920, do diretor Robert Wiene, "Nosferatu", "Phantom" ambos de 1922 e do diretor Friedrich Wilhelm Murnaue Metrpolisde Fritz Lang de 1929.

Introduo fotografia, Cinema e Design

55

A Era do Som
(Thomas Edison) J tinham sido feitas experincias com som, mas com problemas de sincronizao e amplificao. As primeiras experincias de sonorizao, feitas por Thomas Edison, em 1889, so seguidas pelo grafonoscpiode Auguste Baron (1896) e pelo crongrafo de Henri Joly (1900), sistemas ainda falhos de sincronizao imagem-som.

Introduo fotografia, Cinema e Design

56

Em 1926, a Warner Brothers introduziu o sistema de som Vitaphone (gravao de som sobre um disco) e, em 1927, a lanou o lme "The Jazz Singer", um musical que pela primeira vez na histria do cinema possua alguns dilogos e cantorias sincronizados aliados a partes totalmente sem som. Em 1928 o lme "The Lights of NewYork, (tambm da Warner), tornaria-se o primeiro lme com som totalmente sincronizado

Introduo fotografia, Cinema e Design

57

1928 Walt Disney realiza o primeiro lme de animao sonoro com o rato Mickey como protagonista: Steamboat Willie(O Barco a Vapor Willie) O som gravado no disco do sistema Vitaphonefoi logo sendo subs=tudo por outro sistema como o Movietoneda Fox, De Forest Phono lme Photophoneda RCA com sistema de som no prprio lme. O Beijo, lanado em 1929 e protagonizado pela atriz sueca Greta Garbo, foi o l=mo lme mudo da MGM e o l=mo da histria de Hollywood, com exceo de duas jias raras de Chaplin: Luzes da Cidade e Tempos Modernos. SteamboatWillie-1928 Tempos Modernos -1936
Introduo fotografia, Cinema e Design

58

A ERA DO FILME COLORIDO


As experincias com lme colorido haviam comeado em 1906, mas s como curiosidade. Os sistemas experimentados, como o Technicolor de duas cores, foram decepcionantes e fracassaram na tenta=va de entusiasmar o pblico. Mas por volta de 1933, o Technicolor foi aperfeioado com um sistema de trs cores comercializvel, empregado pela primeira vez no lme Vaidade e beleza (1935), de Rouben Mamoulian. Na dcada de 1950, o uso da cor generalizou-se tanto que o preto e branco cou pra=camente relegado a "pequenos" lmes.

Introduo fotografia, Cinema e Design

59

Arts and Crafts Sc. XIX


Antes do XVIII o ar=sta o senhor do processo coloca suas energias, emoes e individualidade arteso vivia para o trabalho assim como o ar=sta, arteso pra=cava a arte sc. XIX, (depois de 1800): roman=smo, realismo, impressionismo, ps- impressionismo Sc. XIX

Lgica Introduo fotografia, Esttica da Cinema e Design mquina 60

Emoo Arts and Crafts Movement Art Nouveau

Oposio ao crescente industrialismo, surgiu Movimento de Artes e Ocio, liderados pelo escritor e proje=sta britnico William Morris. Inuenciou na Europa e Amrica do Norte, as artes decora=vas de papis de parede, tecidos at projetos de livros Desejo no realizado de criar objetos belos a preos acessveis ou mesmo de graa para as pessoas comuns

SC. XIX MOVIMENTO ARTES E OFCIOS (ARTS AND CRAFTS MOVEMENT)

Introduo fotografia, Cinema e Design

61

"Alcachofra" , de John Henry Dearle para William Morris & Co., 1897
Introduo fotografia, Cinema e Design

62

Anos 20 As inuncias das vanguardas A Bauhaus

Introduo fotografia, Cinema e Design

63

Formou-se na Alemanha, em 1919, a escola de arte mais inuente do sculo, sob a direo de Walter Gropius, e funcionou at 1933, quando foi fechada sob presso dos nacional-socialistas. A histria da Bauhaus comea e termina com a histria da Repblica de Weimar. Nesses 14 anos elaborou-se na Bauhaus as bases do que hoje recebe a denominao geral de design moderno. Tinha como obje=vo treinar ar=stas para o trabalho ligado indstria e deixou uma impresso duradoura sobre o design do sculo XX. U=lizando modernos materiais industriais, reduzidos a seus elementos bsicos e desprovidos de decorao, os designers da Bauhaus procuravam fabricar produtos que evitassem referncia histrica.

Introduo fotografia, Cinema e Design

64

Pedagogia da Bauhaus O maior sucesso da Bauhaus foram seus mtodos de ensino, copiados em todo mundo. Gropius atraiu pintores como Wassaly Kandinsky, Josef Albers e Paul Klee para a docncia no curso fundamental E arquitetos como Marcel Breuer e Mies Van der Rohe.

Introduo fotografia, Cinema e Design

65

A Bauhaus foi construda para provar que arte e engenharia no devem ser estranhas uma outra, como ocorrera no sculo XIX; que, pelo contrrio, podiam juntas colher benecios. Os estudantes da escola par=cipavam no projeto dos edicios e acessrios. Eram encorajados a usar imaginao e a experimentar o arrojo, mas sem nunca perder de vista a nalidade que teria o projeto. Foi nessa escola que se inventaram as cadeiras de ao tubular e outros equipamentos semelhantes de nosso uso co=diano. As teorias defendidas pela Bauhaus so por vezes condensadas no slogan 'funcionalismo' a convico de que, se algo projetado rigorosamente para corresponder sua nalidade e funo, podemos deixar que a beleza aparea por si mesma. [...] De qualquer modo, ajudou a nos livrarmos de muitos enfeites supruos e sem gosto com que as idias da Arte do Sc. XIX =nham inundado nossas cidades e os interiores de nossas casas. Cadeira Wassily Projetada por Marcel Breuer De ao tubular Forma geomtrica despojada
Introduo fotografia, Cinema e Design

66

Paul Klee

Introduo fotografia, Cinema e Design

67

Josef Albers

Introduo fotografia, Cinema e Design

68

Johannes Itten

Introduo fotografia, Cinema e Design

69

Wassaly Kandinsky

Introduo fotografia, Cinema e Design

70

Art Dco
A Art Dco inuenciou o design da poca, concre;zou o desejo da aliana entre a arte e a indstria, modicou o co;diano das pessoas, principalmente, os das mulheres. O es;lo explorou novos designs, novas referncias, u;lizava novos materiais e uma nova paleta crom;ca.

Introduo fotografia, Cinema e Design

71

A obsesso durante os anos 20 era ser moderno... O mundo depois da 1 Guerra Mundial nunca mais foi o mesmo. O mundo moderno apareceu como expresso de um novo mundo, transformado pela velocidade e pelos ritmos da indstria.

Introduo fotografia, Cinema e Design

72

O sculo XIX ficou no passado, nasce uma nova mentalidade: a das mquinas, da moda compacta, das noites dedicadas aos ritmos do Tango, Fox-trot, Charleston e do Ballet Russo.

Introduo fotografia, Cinema e Design

73

A frmula do sucesso do Art Dco foi a fuso dos movimentos do sculo XX, pela linguagem dos Cubistas, Futuristas e Fauvistas, pelo desenvolvimento das cidades que mudou o co;diano da sociedade.

Introduo fotografia, Cinema e Design

74

Embalagem : a revoluo com modelos simples

Chanel foi a primeira a unir a costura ao perfume e s jias

Introduo fotografia, Cinema e Design

75

"A boa forma vende mais. A forma segue a funo.


Todo produto racionalmente projetado deve seguir esse princpio , quer se trate de : - um carro, de um display, de uma embalagem, de um sapato, de um logo;po, de um boto, de um anncio ou de uma mquina fotogrca. As formas teis, quando realmente so funcionais, comunicam-se melhor. E vendem mais."

Introduo fotografia, Cinema e Design

76

Introduo fotografia, Cinema e Design

77

Potrebbero piacerti anche