Sei sulla pagina 1di 47

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE MATEMTICA LANTE Laboratrio de Novas Tecnologias de Ensino

A IMPORTNCIA DA PRODUO DE MATERIAL DIDTICO IMPRESSO PARA A EDUCAO DISTNCIA

ANA PAULA NASCIMENTO GONALVES PABLO DA SILVA NUNES

MUNICPIO DE NOVA IGUAU 2012

i ANA PAULA NASCIMENTO GONALVES PABLO DA SILVA NUNES

A IMPORTNCIA DA PRODUO DE MATERIAL DIDTICO IMPRESSO PARA A EDUCAO DISTNCIA

TRABALHO Final de Curso apresentado coordenao do Curso de PsGraduao da Universidade Federal Fluminense, como requisito parcial para a obteno do ttulo de Especialista Latu Sensu em Planejamento, Implementao e Gesto do Ensino a Distncia. Aprovado em 01 de setembro de 2012.

BANCA EXAMINADORA

Luciana Ferreira Furtado de Mendona (Orientadora) UFF

Vera Maria B. Werneck UERJ

Vnia Marins Nobre UAB

ii

DEDICATRIA

Dedico este trabalho a todos que amam a Educao e veem no processo ensino-aprendizagem, seja no ensino presencial ou na Educao Distncia, a oportunidade de descobrir um pouco mais do universo que nos cerca e de construir sua conscincia, diante de tudo o que Deus criou.

iii AGRADECIMENTOS

Gostaria de agradecer inicialmente Deus, que me amparou, dando-me foras para prosseguir durante todo o curso, e Jesus Cristo, que o SENHOR e SALVADOR da minha vida. Agradeo ao meu marido, que me apoiou durante o curso, com sua compreenso e amor, nos muitos perodos em que estive dedicada s atividades curriculares e s minhas filhas que souberam entender esses momentos. Agradeo tambm a orientadora Luciana Ferreira Furtado de Mendona por todo o apoio prestado, carinho e o estmulo que nos transmitiu durante a orientao do trabalho e a todos os tutores que, com entusiasmo e dedicao, nos conduziram at aqui. Quando amamos o que fazemos cada conquista tem um significado especial.

iv RESUMO

Este trabalho tem como objetivo analisar a importncia dos materiais didticos impressos para o ensino na modalidade de EAD. Descreve de forma sucinta as principais caractersticas que tais materiais devem possuir e demonstra os principais aspectos inerentes a elaborao de material impresso. Foi utilizada pesquisa terico-documental, a qual foi baseada nas referncias citadas ao final do artigo.

v ABSTRACT

This study aims to analyze the importance of printed educational materials for teaching in ODL mode. Briefly describes the main features that such materials should possess and demonstrate the main aspects inherent in the preparation of printed material. We used theoretical and documentary research, which was based on the references cited at the end of the article.

vi SUMRIO:

1. Introduo ............................................................................................................. 1 1.1. Justificativa ..................................................................................................... 1 1.2. Objetivos ........................................................................................................ 2 1.3. Organizao do Trabalho ............................................................................... 3 2. Pressupostos Tericos ......................................................................................... 4 2.1. A Educao a Distncia no Brasil .................................................................. 4 2.2. A importncia dos Materiais Didticos Impressos: Vantagens e limitaes da Mdia Impressa na EAD ........................................................................................... 6 2.3. A importncia dos Materiais Didticos Impressos .......................................... 9 2.4. Vantagens e limitaes da Mdia Impressa na EAD. ................................... 12 2.5. Implicaes dos MDI para o aprendizado dos discentes ............................. 17 2.6. Caractersticas dos MDI Design Instrucional ............................................. 20 3. Resultados e Discusses.................................................................................... 28 4. Concluso ........................................................................................................... 31 5. REFERNCIAS: ................................................................................................. 36

1. Introduo 1.1. Justificativa A Educao aberta e a distncia vem mostrando-se cada vez mais importante no contexto da sociedade contempornea, como forma de atender s necessidades educacionais e a educao continuada, como afirma BELLONI (2003, p.3):
(...) nas sociedades radicalmente modernas as mudanas sociais ocorrem em ritmo acelerado, sendo especialmente visveis no espantoso avano das tecnologias da informao e comunicao (TIC) e provocando, seno mudanas profundas, pelo menos desequilbrios estruturais no campo da educao. Nesta fase da modernizao tardia, a intensificao do processo de globalizao gera mudanas em todos os nveis e esferas da sociedade (e no apenas nos mercados), criando novos estilos de vida, e de consumo, e novas maneiras de ver o mundo e de aprender. (Giddens 1991 e 1997)

Como vemos a educao vem sendo submetida s profundas mudanas que ocorrem na sociedade, seja na modalidade presencial ou na Educao Distncia. As tcnicas de ensino, recursos didticos e instrucionais tm como foco os discentes, tendo o material impresso grande importncia, neste novo cenrio educacional. Para que possamos visualizar todas as questes que sero levantadas sobre os materiais didticos impressos (MDI) necessrio fazermos um breve levantamento de momentos e projetos que foram marcantes para o desenvolvimento da educao distncia (EAD) no Brasil. Como se costuma imaginar, a EAD no teve seu incio com a presena crescente das Tecnologias de Informao e Comunicao (TICs) na vida cotidiana da populao, sendo importante ressaltar que o e-learning, baseado em uma tecnologia atual que facilita a troca de informaes no ambiente virtual, um estgio deste processo e no a origem da EAD. Com o desenvolvimento das tecnologias de escrita e comunicao comeam a surgir novas formas de relacionamento professor-aluno e o emprego de diferentes

2 tipos de mediaes. Foram sendo ento, planejadas novas ferramentas para trabalhar com este novo modelo de educao que surgia. Uma metodologia de ensino que minimizasse as barreiras de espao e tempo entre alunos e professor, buscando democratizar o acesso educao formal e dinamizar o processo de ensino, dando mais autonomia para o aluno na construo do seu conhecimento. Assim foram organizados os primeiros modelos de EAD. Apesar do avano da tecnologia e de utilizao no ensino, ainda hoje o material impresso continua a ser largamente empregado tanto na educao presencial como no ensino a distncia. Tal aspecto ser analisado, de forma a permitir a reflexo do porqu do material impresso ser to aceito e de conservar, mesmo diante das novas tecnologias de comunicao, seu papel como difusor de contedos e saberes.

1.2. Objetivos O presente estudo busca apresentar uma reflexo sobre a importncia dos materiais impressos na EAD, buscando analisar como o material didtico impresso pode ser um elemento facilitador do aprendizado, bem como as caractersticas que deve possuir a fim de que seja adequado ao EAD. Metodologia do Trabalho O trabalho foi estruturado a partir da pesquisa bibliogrfica realizada em livros que abordam o assunto e tambm em artigos e trabalhos que refletiam sobre os materiais didticos na EAD. A leitura priorizou os livros, sendo realizados fichamentos de cada um dos mesmos e somente aps essa leitura, o grupo passou a verificar mais artigos e trabalhos na tentativa de aprofundar questes, e para esse material tambm foram sendo realizados resumos.

3 O critrio para sedimentar os assuntos que integrariam o corpo do estudo foi a estrutura voltada para anlise da importncia dos MDI para a EAD e reflexes decorrentes. Assim desejamos estruturar um trabalho voltado para leitores, professores, equipe multidisciplinar que atua com a EAD, mas no buscando finalizar, concluir ou esgotar um assunto, mas to somente refletir e inventariar aspectos que so demasiadamente importantes para ns colaboradores no planejamento de materiais didticos para o EAD. A anlise dos resultados apresenta uma sntese de toda a leitura efetuada, e at mesmo da disciplina Materiais Didticos Impressos feita durante o curso, de forma a permitir prosseguir com a discusso acerca do assunto que seria complementada com uma aplicao prtica investigando pior exemplo um curso na EAD e seu material, onde tais estudos poderiam ser discutidos, mas que seria um momento seguinte ao ora efetuado que se restringiu a anlise do material e fundamentao terica.

1.3. Organizao do Trabalho O estudo est organizado nos seguintes captulos, a saber: 1- A Educao a Distncia no Brasil; 2- A importncia dos Materiais Didticos Impressos: Vantagens e limitaes da Mdia Impressa na EAD; 3- Discusso e Resultados 4- Consideraes Finais

4 2. Pressupostos Tericos 2.1. A Educao a Distncia no Brasil

No Brasil, o Instituto Radio-Monitor (1939) e o Instituto Universal Brasil (1941) foram as instituies que deram o pontap inicial, de forma contundente, para o desenvolvimento desta modalidade de ensino. Utilizando principalmente as cartas e o radio, tecnologias que se mostravam eficientes na comunicao, como meio de transmisso do conhecimento. A primeira experincia de destaque da EAD foi a criao do Movimento de Educao de Base MEB (1964), que utilizava o rdio para difundir um sistema articulado de educao popular. Como o rdio estava presente em diversas casas e atendia uma grande parte da populao, ficou definindo assim um formato de ensino em massa. A partir das experincias do MEB, surgiram outros projetos que tambm se destacaram neste cenrio, por obter uma grande aceitao popular, como o Projeto Instituto de Radiodifuso do Estado da Bahia, que apresentava uma baixa taxa de evaso (apenas 15%), pelo uso de novas tecnologias, como o Telecurso 2000 da Fundao Roberto Marinho com uma parceria governamental, que utilizava os recursos audiovisuais da televiso para apresentar um contedo contextualizado com o cotidiano do aluno que em geral era de adultos. Vale tambm ressaltar que o governo federal vem, desde 1973, promovendo projetos de EAD visando o ensino e aperfeioamento de professores. Tendo seu incio com o fortssimo Projeto Logos. Com a popularizao da internet na dcada de 90 a oferta de cursos a distncia aumentou de forma exponencial. Mesmo com este desenvolvimento, a EAD ainda era vista com inferioridade no que diz respeito qualidade de ensino frente educao presencial. Isso porque,

5 segundo Effting (2010) havia uma aplicao indiscriminada e pouco criteriosa por parte de algumas instituies. Tanto que se fizeram necessrios embasamentos na legislao para oficializar e regimentar esta modalidade educacional. O que s ocorreu em 1996, atravs da LDB (lei 9.394/96), quando a EAD foi apresentada com possibilidade para atuar em todos os nveis educacionais, ou seja, desde a educao bsica do fundamental at os cursos de ps-graduao. E com base no Decreto Lei 5.622 de 2005, o Ministrio da Educao e Cultura (MEC) criou o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), que no uma instituio fsica, mas sim um sistema gestor e financiador visando, prioritariamente, a formao de professores. A UAB surge com o desafio de atender a populao de uma forma ampliada e tambm dar garantias qualidade do ensino superior pblico. E estes desafios esto presentes em seus cinco princpios fundamentais.
1. Expanso pblica da educao superior, considerando os processos de democratizao e acesso. 2. Aperfeioamento dos processos de gesto das instituies de ensino superior, possibilitando sua expanso em consonncia com as propostas educacionais dos estados e municpios; 3. A avaliao da educao superior distncia tendo por base os processos de flexibilizao e regulao em implementao pelo MEC; 4. As contribuies para a investigao em educao superior distncia no pas. 5. O financiamento dos processos de implantao, execuo e formao de recursos humanos em educao superior distncia. (UAB, 2005)

Cabe ressaltar que para a expanso qualitativa do ensino superior no se restringe ao aumento quantitativo de vagas em cursos na modalidade EAD, sendo necessrio o comprometimento com a estrutura dos cursos disponibilizados, aspecto esse, que tem sido priorizado pela Universidade Aberta do Brasil. Partindo destes alicerces a EAD vem cada vez mais ganhando confiana da populao em geral e firmando-se como modalidade de ensino diferenciada. Mostrando que os preceitos didticos e pedaggicos que permeiam um curso a

6 distncia no so iguais aos do ensino presencial. Cada vez mais urge a necessidade de uma pedagogia diferenciada, outra sintaxe pedaggica, que no significa apenas transportar textos para o formato digital, e sim criar um projeto pedaggico a altura das novas demandas sociais dentro do contexto brasileiro.

2.2. A importncia dos Materiais Didticos Impressos: Vantagens e limitaes da Mdia Impressa na EAD Nos ltimos anos as Tecnologias de Informao e Comunicao (TICs) tm sido importantes na elaborao e propagao dos cursos a distncia. E, neste cenrio de tecnologias, cada dia mais inovador, tem-se a preocupao sobre todo o material didtico empregado nestes cursos. Os recursos para esta modalidade de ensino devem ser pensados para atuarem em coletivo com a inteno de apresentar um contedo e fazer s vezes do mediador. Segundo Sales (2005) pode-se dividir a EAD em quatro geraes, baseandose nas mdias utilizadas para a transmisso do conhecimento: a primeira gerao teve como caracterstica o uso das mdias impressas via correspondncia. Na Segunda Gerao os recursos utilizados eram fitas de udio, televiso, fitas de vdeo e fax. Na Terceira Gerao foram utilizados como o correio eletrnico, computadores, mdia impressa, CD, vdeo conferncia (surgimento das TICs). E na litma, a Quarta Gerao, so empregadas redes de computadores, internet, transmisses em banda larga, interao por vdeo ao vivo, AVA dinmicos (chat, fruns, etc.) Ainda segundo Sales (2005) o tipo de mdia escolhido para a divulgao do material didtico um passo de referencial para identificar o exerccio da modalidade de educao a distncia. Desta forma os modos que as inovaes

7 tecnolgicas so utilizadas tambm remontam o processo de evoluo da EAD. Pois no so as ferramentas que marcaro o futuro da educao, mas sim os novos papis a serem desempenhados por professores e alunos. Se no houver mudana de paradigmas na educao estaremos apenas consumindo novas tecnologias, desenvolvendo formas tradicionais de educar, consideradas modernas, porm, apenas pelo uso de recursos tecnolgicos avanados. A EAD que conhecemos hoje est baseada na interao, seja ela sncrona ou assncrona, como forma de construo do conhecimento. Averbug (2003) aponta dois erros que so comuns no processo de planejamento de programas para cursos a distncia: tentar escolher apenas uma nica tecnologia para todas as situaes e necessidades de cursos e selecionar tecnologias antes de identificar as necessidades e requerimentos educacionais. O MDI, por ter o papel de mediador do ensino, evoluiu juntamente com o desdobramento de novas perspectivas pedaggicas para os cursos distncia. O texto impresso retrata o que o professor normalmente diria se estivesse diante dos alunos. Com a crescente utilizao da mdia digital no EAD e mesmo com sua introduo no ensino presencial, surge uma dicotomia entre ensino com o uso da tecnologia e o ensino tradicional, onde eram usados o quadro de giz, o quadro branco, e o material impresso. Isso na realidade no acontece de forma estanque, nem no ensino presencial, pois a tecnologia vem aos poucos integrando o espao da sala de aula junto ao professor e alunos, e tambm no EAD onde ainda hoje, apesar da interatividade proporcionada pela WEB, o material impresso largamente empregado e tem seu papel e valor para o aprendizado. Assim estes recursos devem ser empregados de acordo com a finalidade e com suas caractersticas

8 prprias, considerando a organizao pedaggica e tendo em vista a melhor adequao e aproveitamento dos contedos. O ambiente digital trs a possibilidade de o aluno ver cores, movimentos, dimenses, que o levam a ter mais condies de imaginar exemplos reais, j o material impresso, busca esse efeito atravs de figuras, cores, porm no proporciona a noo do movimento. Neste sentido a citao abaixo trs a reflexo:
O ambiente digital e sua multimodalidade devem ser explorados com a finalidade de promover experincias unicamente possveis por meio daquela mdia e contribuir para a aprendizagem do aluno de forma diferenciada daquela do material impresso. Isso no inclui a disponibilizao de um grande volume de informaes em aulas baseadas na WEB. (Barreto C. Cristiane e outros 2007, p.8)

Segundo a autora a utilizao dos recursos digitais deve ser feita para contedos e aspectos que se adequem a este recurso, havendo em paralelo outros contedos educacionais onde se deve manter o emprego de materiais impressos. Contudo importante o trabalho de elaborao do material impresso de EAD, de forma a adequ-lo a esta modalidade de ensino. Esta adequao do material d-se por muitas razes e possivelmente a mais clara o fato de o professor, que antes participava diretamente e presencialmente, neste novo modelo, j no est presencialmente, mas est ali na forma de tutor online ou ainda, presencial em alguns momentos, a fim de atender aos alunos que necessitem de auxlio ou informaes. O material impresso para a EAD deve possuir uma estrutura prpria que satisfaa as necessidades desse discente que apoiado em uma plataforma digital procura alcanar o aprendizado de forma autnoma.
A tecnologia envolvida na elaborao de um texto bastante familiar e razoavelmente conhecida por desenhistas instrucionais, e por especialistas responsveis pela elaborao de contedos. Diagramadores experientes contribuem para um design adequado a um texto cuja substncia decorre da experincia de profissionais do ensino ou da pesquisa que eles acumularam em anos de prtica em publicaes variadas, tais como livros-

9
texto e artigos cientficos. O custo de preparao e replicao de materiais impressos relativamente baixo quando comparado a outras mdias, tais como aulas baseadas na WEB, TV ou e formato de vdeo. (Barreto C. e outros 2007, p.8)

A mdia impressa tambm possui desvantagens, principalmente quando comparada a recursos proporcionados, hoje em dia, pela WEB e por complexos softwares de ensino. Podemos citar alguns como o fato da mdia digital demonstrar exemplos com dimenses, movimentos, vdeos que podem em muito auxiliar o ensino, favorecendo a aprendizagem. Por mais que um texto impresso possua recursos como tabelas, fotos, ilustraes, ele no retrata propriamente uma realidade, fazendo com que o leitor tenha que fazer uma interao com suas vivncias para que possa imaginar aquele fato, o que nem sempre acontece plenamente, pois algumas vezes trata-se de assuntos no experimentados na realidade daquele discente. Outro aspecto importante de ser ressaltado a interatividade possibilitada pelos recursos da WEB como os fruns, onde os alunos podem discutir contedos e isso realmente dificultado em uma turma grande, partindo-se apenas da leitura de um texto. O uso concomitante da tecnologia do EAD agregada materiais impressos bem elaborados, poder facilitar muito a leitura e a participao dos alunos em fruns de discusso e assim o tutor poder direcionar a aprendizagem, corrigindo incorrees e ampliando conhecimentos.

2.3. A importncia dos Materiais Didticos Impressos certo que a EAD passou por profundas transformaes desde a fase impressa para a fase analgica e mais recentemente para a fase digital. J nesta fase so grandes as inovaes, j contamos com a WEB 2.0, onde a interatividade

10 vem tornando-se essencial e facilitadora da aprendizagem por muitas razes. Surge ento uma pergunta: por que ainda hoje, com toda a estrutura fornecida pelos recursos de informtica, o meio impresso ainda tem um grande valor para os discentes. Por que muitos alunos ainda necessitam imprimir e ler seus

apontamentos? Como o meio impresso complementa e alimenta o processo ensinoaprendizagem, mesmo contando-se com os modernos recursos da WEB? A

resposta a isso talvez seja a estrutura j formada, j consolidada, de como o aprendizado tem acontecido. A escrita o alicerce da histria e ainda hoje est amplamente presente em nossa vida, em revistas, jornais, etc. Sem nos aprofundarmos nas questes que levaram ao surgimento da EAD como veculo para atingir maior nmero de pessoas e qual a ideologia que predominava, importante compreendermos melhor a importncia da EAD no cenrio educacional atual , tendo em vista a estrutura da educao a distncia, suas caractersticas, ferramentas, forma de interao com o aluno, as mdias da EAD, etc. Algumas caractersticas da EAD, tal como a separao fsica entre professores e alunos faz com que esta tenha necessidade de um planejamento que preveja essas condies e ,desta forma,a organizao da atividade de ensino ser totalmente estruturada para esta metodologia, englobando os recursos de comunicao que sero empregados, de forma a permitir a interao e a cooperao entre tutores/ alunos e entre os prprios discentes. Tambm a, as mdias a serem empregadas na apresentao dos contedos, devero ser adequadas aos propsitos. So muitas as possibilidades que a EAD com a utilizao da WEB tem proporcionado. So elaborados objetos de aprendizagem, ou seja, o prprio contedo a ser ensinado, de forma coerente para o aprendizado, levando em conta

11 as teorias da aprendizagem. Assim so organizados objetos instrucionais, exerccios, atividades, simulaes, essenciais para o aluno desenvolver e fixar o contedo. Fica claro como, apesar dos alunos estarem ss diante do seu computador, eles esto envolvidos por um trabalho integrado, com tutores, e diante de uma apresentao totalmente estudada para possibilitar sua aprendizagem e integrao, podendo cooperar junto a todo o grupo, usando inclusive mdias sncronas que lhes permitem estar tempo real conversando online com colegas e tutores. Ressalta-se, porm, que a Educao a Distncia no segue um modelo nico, variando em funo da concepo de educao que a norteia, e da proposta da prpria instituio que desenvolve os cursos, e assim entende-se porque ainda hoje existem cursos mal organizados. Buscando garantir a qualidade da Educao a Distncia, o MEC criou os Referenciais de Qualidade para a Educao Superior a Distncia, onde delineia os requisitos necessrios para a criao de cursos superiores na modalidade EAD, que vo desde a apresentao no Projeto Poltico Pedaggico da concepo da educao, o currculo, as formas de comunicao, os contedos, os processos de avaliao, a equipe multidisciplinar, o material didtico, alm de toda a estrutura de apoio aos discentes. Ressalta-se que este Projeto Poltico Pedaggico que inclui a concepo de educao acaba por demonstrar a linha que o curso seguir, assim pensando-se em uma abordagem crtica, onde o aluno constri seu conhecimento, contando com a constante interao com tutores e cooperao com todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem, ter-se- toda a estrutura do curso voltada para esse tipo de educao, onde o contedo ser apresentado de forma a levar o aluno a posicionar-se, a raciocinar, o aluno ter uma atitude ativa diante do curso, os exerccios buscaro facilitar essa apropriao dos contedos de forma

12 reflexiva, com o auxlio dos tutores, as mdias buscaro propiciar esse aprendizado e a avaliao ser como reflexo desta concepo, uma avaliao onde o aluno se posicionar criticamente diante dos contedos assimilados. Apesar de todos os recursos existentes na educao a distncia que buscam facilitar a interao entre alunos e tutores, percebe-se grande utilizao dos materiais impressos e desta forma, este recurso deve ser planejado com ateno e segundo critrios especficos, adequados a EAD.

2.4. Vantagens e limitaes da Mdia Impressa na EAD. Podemos imaginar muitas caractersticas dos materiais impressos que o tornam agradveis para o educando. Uma delas o fato de permitir a leitura a qualquer hora, sem nenhum equipamento ou restrio, podendo ser transportado com facilidade e lido em qualquer local, durante locomoes e em qualquer horrio livre. claro que esta facilidade limita-se ao volume do material impresso, pois no caso de muitos livros, ou de materiais pesados, esta facilidade no existiria. (BARRETO, Cristiane Costa. Material impresso como recurso educacional: isso histria?) A facilidade de marcao uma possibilidade que os materiais impressos permitem (apesar de os digitais tambm possibilitarem) e assim o leitor, sempre que julgar importante poder assinalar um trecho ou orao, que mais tarde poder auxili-lo em uma reviso. Alm desses aspectos, cabe um, de cunho econmico, que o maior acesso, j que ainda hoje, h famlias que no possuem computadores ou acesso a internet, e assim, a necessidade do uso de livros ainda grande. (BARRETO, Cristiane Costa. Material impresso como recurso educacional: isso histria?)

13 A utilizao do material impresso ocorre tambm devido a sua caracterstica de agregar grande quantitativo de informaes, como o caso dos cursos de graduao, onde necessrio o estudo de contedos extensos. Com a crescente utilizao da mdia digital no EAD e mesmo com sua introduo no ensino presencial, surge uma dicotomia entre ensino com o uso da tecnologia e o ensino tradicional, onde eram usados o quadro de giz, o quadro branco, e o material impresso. Isso na realidade no acontece de forma estanque, nem no ensino presencial, pois a tecnologia vem aos poucos integrando o espao da sala de aula junto ao professor e alunos, e tambm no EAD onde ainda hoje, apesar da interatividade proporcionada pela WEB, o material impresso largamente empregado e tem seu papel e valor para o aprendizado. Assim estes recursos devem ser empregados de acordo com a finalidade e com suas caractersticas prprias, considerando a organizao pedaggica e tendo em vista a melhor adequao e aproveitamento dos contedos. O ambiente digital trs a possibilidade de o aluno ver cores, movimentos, dimenses, que o levam a ter mais condies de imaginar exemplos reais, j o material impresso, ter que atravs de figuras, cores, porm no proporciona a noo do movimento, mas tem a possibilidade de trazer uma grande quantidade de informaes que numa pgina digital seria menos possibilitado. Neste sentido a citao de Cristiane Costa Barreto trs a reflexo:
O ambiente digital e sua multimodalidade devem ser explorados com a finalidade de promover experincias unicamente possveis por meio daquela mdia e contribuir para a aprendizagem do aluno de forma diferenciada daquela do material impresso. Isso no inclui a disponibilizao de um grande volume de informaes em aulas baseadas na WEB.

14 Segundo a autora a utilizao dos recursos digitais deve ser feita para contedos e aspectos que se adequem a este recurso havendo, em paralelo, outros contedos educacionais onde se deve manter o emprego de materiais impressos. Contudo importante o trabalho de elaborao do material impresso de EAD, de forma a adequ-lo a esta modalidade de ensino. Esta adequao do material dse por muitas razes e possivelmente a mais clara o fato de o professor, que antes participava diretamente e presencialmente, neste novo modelo, j no est presencialmente, mas est ali na forma de tutor online ou ainda, presencial em alguns momentos, a fim de atender aos alunos que necessitem de auxlio ou informaes. O material impresso para a EAD deve possuir uma estrutura prpria que satisfaa as necessidades desse discente que apoiado em uma plataforma digital procura alcanar o aprendizado de forma autnoma.
A tecnologia envolvida na elaborao de um texto bastante familiar e razoavelmente conhecida por desenhistas instrucionais, e por especialistas responsveis pela elaborao de contedos. Diagramadores experientes contribuem para um design adequado a umtexto cuja substncia decorre da experincia de profissionais do ensino ou da pesquisa que eles acumularam em anos de prtica em publicaes variadas, tais como livros-texto e artigos cientficos. O custo de preparao e replicao de materiais impressos relativamente baixo quando comparado a outra mdias, tais como aulas baseadas na WEB, TV ou e formato de vdeo. (BARRETO).

A mdia impressa tambm possui desvantagens, principalmente quando comparada a recursos proporcionados, hoje em dia, pela WEB e por complexos softwares de ensino. Podemos citar alguns como o fato da mdia digital apresentar cores, movimentos, dimenses, que podem em muito auxiliar o ensino, favorecendo a aprendizagem. Por mais que um texto impresso possua recursos como tabelas, fotos, ilustraes, ele no retrata propriamente uma realidade, fazendo com que o leitor tenha que fazer uma interao com suas vivncias para que possa imaginar

15 aquele fato, o que nem sempre acontece plenamente, pois algumas vezes trata-se de assuntos no experimentados na realidade daquele discente. Outro aspecto importante de ser ressaltado a interatividade possibilitada pelos recursos da WEB como os fruns, onde os alunos podem discutir e isso realmente dificultado em uma turma grande, partindo-se apenas da leitura de um texto. claro que o uso concomitante da tecnologia do EAD agregada a materiais impressos bem elaborados, poder facilitar muito a leitura e comentrios dos alunos em fruns de discusso e assim o tutor poder direcionar a aprendizagem, corrigindo incorrees e ampliando conhecimentos. Diante da realidade brasileira, importante comentar que h um grande nmero de alunos, que so analfabetos funcionais, ou seja, passaram pela escola e pelos anos letivos, mas ainda no dominam plenamente o processo de leitura e escrita. Tal aspecto influencia grandemente o aprendizado j que para a leitura de materiais didticos impressos e seu pleno entendimento so necessrios a capacidade de leitura e interpretao de textos. Certamente esse aspecto tambm acarretar dificuldades na leitura de materiais ou aplicativos disponibilizados na WEB. Porm neste caso, existe um fator amenizador que o aspecto de que nossos alunos cresceram assistindo TV, com programas, desenhos, filmes infantis, que lhe so familiares e desta forma a WEB torna-se mais atraente. Isso corrobora em parte a grande disseminao da internet, das mdias e redes sociais para essa gerao televisiva. Mas o que seria realmente o Analfabetismo funcional? Segundo a Wikipdia, a enciclopdia livre, temos:
Analfabetismo Funcional a denominao dada pessoa que, mesmo com a capacidade de decodificar minimamente as letras, geralmente frases, sentenas, textos curtos e os nmeros, no desenvolve a habilidade de interpretao de textos e de fazer operaes matemticas. Tambm definido como analfabeto funcional o indivduo maior de quinze anos, e que

16
possui escolaridade inferior a quatro anos, embora essa definio no seja muito precisa, j que existem analfabetos funcionais com curso superior de escolaridade. Existem trs nveis distintos de alfabetizao funcional: Nvel 1 Tambm conhecido como alfabetizao rudimentar, compreende aqueles que apenas conseguem ler e compreender ttulos de textos e frases curtas; e apesar de saber contar, tm dificuldade de compreenso de nmeros grandes e em fazer as operaes bsicas. Nvel 2- Tambm conhecido como a alfabetizao bsica, compreende aqueles que conseguem ler textos curtos, mas s conseguem extrair informaes esparsas no texto e no conseguem tirar uma concluso a respeito do mesmo; e tambm conseguem realizar as operaes aritmticas bsicas, entretanto sentem dificuldades quando exigida uma maior quantidade de clculos, ou em operaes matemticas mais complexas. Nvel 3 tambm conhecido como alfabetizao plena, compreende aqueles que detm pleno domnio da leitura , da escrita, dos nmeros e das operaes matemticas (das mais bsicas s mais complexas). No Brasil grande o desafio ao tratarmos de alfabetizao pois o problema do analfabetismo funcional no Brasil grave, principalmente nas escolas pblicas: Segundo dados do IBOPE, no Brasil o analfabetismo funcional atinge cerca de 68% da populao ( 30% no nvel 1 e 38% no nvel 2). Somados esses 68% de analfabetos funcionais com os 7% da populao que totalmente analfabeta, resulta que 75% da populao no possui o domnio pleno da leitura, da escrita, e das operaes matemticas , ou seja, apenas 1 em cada 4 brasileiros ( 25% da populao) so plenamente alfabetizados, isto , esto no nvel 3 de alfabetizao funcional. Esses ndices to altos de analfabetismo funcional no Brasil devem-se baixa qualidade dos sistemas de ensino pblico, falta de infraestrutura das instituies de ensino (principalmente as pblicas) e falta de hbito e interesse de leitura do brasileiro. Em alguns pases desenvolvidos e/ou com um sistema educacional mais eficiente, esse ndice inferior a 10%, como no caso da Sucia , por exemplo.

Nossa gerao cresceu acostumada ao ambiente televisivo e a maioria das crianas era pouco habituada leitura de livros. Desta forma fica fcil compreendermos porque a os recursos trazidos pela mdia digital foram bem aceitos. Perguntamos ento: Porque as escolas ainda hoje pouco empregam estes recursos para incentivar e facilitar a aprendizagem? Mesmo no material impresso importante no esquecermos a funo da imagem. O uso de figuras, ilustraes, cores e sombreamentos pode ser um chamado para a ateno do aluno, uma informao destacada poder ser mais bem assimilada, pois a ateno do aluno estar voltada para a formatao do texto. No

17 estranho vermos crianas quando recebem livros procurarem as ilustraes e de antemo imaginarem estrias, e isso demonstra a importncia da ilustrao.

2.5. Implicaes dos MDI para o aprendizado dos discentes Existem teorias que fundamentam o processo ensino-aprendizagem. Na perspectiva do construtivismo scio-interacionista estudado a aquisio do conhecimento pelo alunos, o seu crescimento individual e a construo ativa do saber pelo educando. As teorias de concepo scio interacionista explicam o desenvolvimento humano como resultado da ao recproca entre o homem e o meio, destacando-se como as duas principais teorias, nessa perspectiva

interacionista, a Teoria Scio-Histrica de Vygotsky e a Epistemologia Gentica de Jean Piaget. H algumas teorias que fundamentam o processo de aprendizagem na educao a distncia. Dentre as mais significativas esto a Teoria Construtivista de J. Bruner (1990) , a Teoria da Flexibilidade Cognitiva de R. Spiro (1990) e a Teoria da Incluso de D. Ausubel (1978) . Segundo Borras (1998, apoud Lima, 2002) a

instrumentalidade para a aprendizagem, com enfoque na Internet, pode ser fundamentada nos princpios da Teoria Construtivista, da Teoria da Conversao de G, Pask (1975) e da Teoria do Conhecimento Situado , de J. Lave (1998, 1990). A perspectiva construtivista considerada possvel de ser aplicada na prtica educativa da educao distncia por vrios autores, entre estes, Lima (2002), Rodriguez e Hansdchud, (1999) e Jonassem (1996). A partir da premissa da importncia da interatividade para a EAD ser abordada a perspectiva scio interacionista, que estuda o conhecimento como

18 resultado da interao entre o sujeito e o meio. Cabe discutirmos o que o meio na EAD. A Teoria Scio-Histrica de Vygotsky e a Epistemologia Gentica de Jean Piaget trazem pontos de convergncia e tambm de divergncia. Segundo Lobo Neto
...tm em ponto de concordncia , entre outros,o fato de ambas sustentarem que o desenvolvimentoe a aprendizagem resultam da ao simultnea e necessria dos fatores individuais e dos fatores sociais. Tm como ponto de diferena, entre outros (...) enquanto Piaget privilegia os fatores internos, individuais e genticos, Vygotsky privilegia os fatores externos, sociais e adquiridos. (2000, p.33)

Para Vygotsky o indivduo interage com o meio e suas construes so baseadas nesta interao, onde as diferentes experincias so em grande parte responsveis pelo aprendizado e pelas construes individuais feitas por cada sujeito neste processo de troca. Para Piaget (apud COLL, 1999) a interao do sujeito com o objeto fsico, constitui-se em suporte das aes. Diante das duas teorias temos a importncia do indivduo e do meio, e a partir da a enfoque sobre a interao. Neste caso o papel do meio social no de ativador e sim de formador das funes psicolgicas, uma vez que varia o ambiente. Aprender um processo dialtico do indivduo, ao contrastar seu ponto de vista pessoal com o outro. (CASTORINA, 1998). Para Corts (2002), a incorporao, no plano individual, intrapsicolgico, do que foi assimilado atravs da interao entre o indivduo e o meio, constitui-se num dos conceitos chaves da teoria de Vygotsky, denominado internalizao a construo interna de uma operao externa. Assim, segundo Corts, pode-se entender atravs do contato do indivduo com o meio, aqui intermediado pelo uso da Internet, as inmeras possibilidades de interao e internalizao.

19 No Conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal Vygotsky aborda o que o indivduo capaz de fazer a partir da cooperao de outros, ou seja, o que ainda no faz sozinho mas que capaz de alcanar com orientao. Atravs de atividades mediadas os conceitos espontneos so transformados em conceitos cientficos, alcanando nveis mais elevados de desenvolvimento, havendo a aprendizagem. Segundo Piaget (1966) a vida auto regulao, e para manter um equilbrio dinmico com o meio ambiente, desenvolvemos a inteligncia. Quando esse equilbrio se rompe, o indivduo age sobre o que lhe afetou, buscando se reequilibrar. Assim existe um movimento de adaptao que ocorre pela acomodao e assimilao. A aprendizagem se d na ao do indivduo em procurar adapta-se ao novo, acomodando sua estrutura e assim assimilando-as, de acordo com as diferentes fases de sua vida e das caractersticas dessas fases. Assim, de acordo com a tria Piagetiana, o nvel da estrutura mental define os limites dentre os quais a situao problema apresentada ser assimilada. Assim o professor deve at mesmo pelos erros, verificar o nvel de construo mental que os alunos esto evidenciando de forma a perceber se os mesmos esto em fase de construo daquele conhecimento ou se realmente ainda no iniciaram nenhum avano em relao da construo / assimilao de uma situao problema. Na EAD esse aspecto percebido quando os tutores acompanham nos fruns o crescimento individual de cada aluno e questionam, corrigem e orientam a caminhada da construo do saber. Jonassem (apud Deschnes, 1998) chama a ateno sobre a importncia de que as informaes sejam colocadas ao alcance do aprendiz, atravs de vrios ngulos pelos quais possam ser consideradas, e ainda, que o conhecimento ocorre a partir da atividade cognitiva de criao de sentido pelo aprendiz.
No contexto das tecnologias da informao, para produzir conhecimento preciso antes desconstruir a informao, descobrindo lhe as relaes j

20
institudas, problematizar o fato, elevando-o instncia do virtual, para ento reconstruir o acontecimento, novamente em fato, mas contextualizado segundo as mesmas ou novas relaes possveis. Para construir um conhecimento a partir da informao j pronta, criadora de fatos, preciso subvertera relao vertical, autoritria, expressa na informao j dada. (AXT, 2000, p. 57)

2.6. Caractersticas dos MDI Design Instrucional A educao sempre se valeu de meios que viabilizassem a relao entre o professor e o aluno, de forma a facilitar a transmisso de contedos formais, como os recursos instrucionais e os materiais didticos. Assim, na escola, sempre estiveram presentes recursos como o quadro de giz, os projetores, e quanto aos materiais didticos, o mais importante, o livro, que viabilizava o acompanhamento, a leitura e o estudo dos contedos curriculares. A nova tecnologia vem avanando e ajudando muito neste processo. No que tange a EAD essa mediao essencial, dado a distncia entre o professor e o aluno, assim os livros e o MDI, e at mesmo as pginas da WEB e os recursos permitidos pelas TICs iro substanciar o processo de comunicao, que viabilizar o ensino, e desta forma a EAD bastante dependente do suporte tcnico para a comunicao. certo que na EAD, ainda hoje, o material didtico impresso (MDI) largamente empregado, em forma de apostilas, fascculos ou mesmo livros didticos, que so disponibilizados em meio fsico, ou ainda de forma velada, lanados online, sem qualquer adequao em sua estrutura, e que se sabe sero largamente impressos pelos alunos. Abusaha, Peacock e Achterberg (1997) relatam que 57% dos participantes de um curso que utilizava teleconferncia como mdia principal, solicitaram que mais material impresso fosse includo nos prximos cursos, dado as dificuldades em se

21 reter o contedo somente com as apresentaes em vdeo ou transmisso simultnea. Para o planejamento dos MDI vrios aspectos devem ser verificados tais como os objetivos do curso e das disciplinas, a apresentao dos contedos de forma clara e sucinta, as atividades de auto avaliao, a introduo de mecanismos que possibilitem a expanso de conhecimentos, o esprito investigador e crtico, com apoio de leituras complementares e indicao de sites ou materiais. Ao elaborar o MDI para a EAD muito importante ter em foco o cotidiano do aluno, para que haja mais facilidade de compreenso do assunto que estar sendo apresentado, assim as exemplificaes devem estar associadas a valores e conhecimentos que provavelmente aqueles alunos detm. Os MDI devem ser concebidos dentro da perspectiva da aprendizagem significativa, e tratando-se de EAD esse aspecto essencial. Litwin (2001) em a psicologia cognitiva e suas derivaes no campo da didtica enfatizou que as prticas rotineiras , descontextualizadas dos problemas autnticos, dificilmente possibilitam a capacidade de reflexo. Trata-se de ensinar problemas reais, e no selecionar para o ensino problemas de mentira, pedagogizados os quais no implicam um desafio para o estudante e este se habitua a resolv-los aplicando frmulas prontas. Os livros tradicionais empregados na educao presencial muitas vezes retratam os contedos numa linguagem culta e com exemplos que muitas vezes demonstram fenmenos ou fatos, sem grande preocupao de tornar o exemplo observvel pelo aluno (de forma autnoma), e ocorre a necessidade de o professor intervir, abordando o exemplo sob uma forma capaz de ser compreendida pelo aluno. No EAD, esse aspecto importante, e neste caso os MDI devem ser

22 amplamente planejados, organizados e revisados para que o aluno possa compreender o assunto. Esse aspecto contribuir para a autonomia do aluno que construir seu aprendizado em seu tempo e baseado nas interaes dos fruns, chats, mas com a base do MDI ou das leituras feitas. Os MDI devero assim ter linguagem e formato que facilitem uma leitura interativa e de fcil assimilao. A linguagem usada deve ser dialgica, para que na ausncia fsica do professor, o ensino possa acontecer. Os MDI devero garantir a compreenso, a motivao, para isso sendo usada linguagem simples, clara e at mesmo com tom de proximidade, como que fosse o professor ali falando com o aluno, de forma a ampar-lo e motivlo. Quanto a forma podemos dizer que o design dos MDI (design instrucional) deve ser organizado de forma a estimular a leitura, evitando uma massa de leitura contnua, devendo ter trechos de contedo, pausados com ilustraes,

exemplificaes, dilogos, possibilidades de complementar informaes, etc. Para facilitar a leitura dinmica e clara so empregados recursos como caixas de dilogo, que podem ser caixas de vocabulrio, sempre que aparecer um termo de difcil entendimento ou que seu significado no amplamente conhecido. So usados tambm caixas com ilustraes, exemplificaes, ou com uma proposta de texto complementar, de site ou referncia, ou ainda uma frmula a ser empregada, uma reflexo, etc. Essas caixas so recursos que tornam o MDI mais agradvel e interativo, possibilitando ao leitor interagir junto ao material e construir de diferentes formas o seu saber. Esse aspecto tambm muito importante no que tange a atender os diferentes nveis cognitivos ou de participao dos alunos, assim alunos que esto bastante interessados podero avanar em contedos, pesquisas e sugestes expressas nestas caixas. Cabe apenas ressaltar que o cuidado com a

23 forma no desfaz a importncia do cuidado com o contedo, assim preciso manter a integrao dos contedos, a sequncia lgica, etc. Fala-se de forma geral que os alunos no gostam de ler, so resistentes e que por isso tm tanta dificuldade em escrever (apesar desse aspecto no limitar-se a educao presencial), mas paremos para refletir sobre um pequeno exemplo: o que faz uma criana na terceira srie em seus momentos livres, ler sem solicitao a um livro como por exemplo Marley e Eu. Muitos aspectos esto envolvidos e muitos livros poderiam ter sido citados, mas certamente o fato daquele assunto irao encontro dos anseios e realidades do leitor fez toda a diferena no que tange a motivao. Na definio de Soares
(...) o livro didtico uma difcil proposta pedaggica de um contedo correto e atualizado, selecionado do vasto campo de conhecimento em que se insere, por critrios rigorosos, para fins de formao escolar, apresentando sob forma didtica adequada aos processos cognitivos prprios a esse contedo, e ainda prpria etapa do desenvolvimento em que se encontre o aluno, aos processos interativos que caracterizam a sala de aula e s circunstncias sociais e culturais em que se insere a escola.

A utilizao do livro didtico j em sala de aula um processo que exige cuidado, pois necessria a habilidade de o professor fazer com que o contedo seja acompanhado por toda a turma. Tratando-se de EAD torna-se uma proposta ainda mais complexa, pois o MDI no poder ter a mesma estrutura do livro convencional, ou pelo menos, no vir trabalhado isoladamente, ele ter sempre como preocupao para o elaborador o fato de torn-lo entendvel. Ainda tratando sobre a EAD citamos Umberto Eco (1996)
apesar das diferenas o computador um instrumento alfabtico. Na sua tela correm palavras, linhas e para usar um computador preciso ser capaz de ler e escrever. Nesse sentido continua a tela do computador como que um livro na qual se pode ler sobre o mundo na forma de palavras e pginas.

24 Mas o prprio Umberto Eco (1996) retrata vrias diferenas entre o livro impresso e o eletrnico, pela estrutura hipertextual. Diz ele quanto ao meio impresso
(...) l-se da esquerda para a direita, ( ou da direita para a esquerda, ou de cima para baixo, de acordo com diferentes culturas), sempre em um sentido linear. Ao contrrio, em um texto eletrnico, organizado sobre a forma de hipertexto, h uma rede multidimensional na qual cada ponto ou n pode ser potencialmente conectado com qualquer outro n.

A leitura no meio digital, apesar de apresentar algumas caractersticas similares a do material impresso, como textos para leitura, imagens e propostas de atividades, vai alm, pois permite a interao entre o leitor-navegador com o texto e muitas possibilidades se abrem para a pesquisa e para o aprendizado. Neste livro o leitor navegador poder navegar por todo o texto, clicar em links, cruzar e comparar informaes, etc. Contudo preciso observar que tudo isso uma novidade e que tambm trs uma dificuldade que trata da prpria constituio dos veculos livro e computador como meios de comunicao. Na tela do computador os textos esto dispostos verticalmente, condicionando o corpo e o olhar do leitor a uma posio vertical, alm de todos os sentidos estarem envolvidos de forma geral com essa estrutura. Assim a leitura no confortvel, no tem ngulo, cansando o leitor que na maior parte das vezes prefere imprimir e ler a vontade o material, s vezes deitado ou numa inclinao que lhe facilite a leitura. Uma caracterstica que o MDI deve privilegiar o elemento imagtico, de forma a potencializar o entendimento do assunto, assim, cada disciplina ou assunto empregar diferentes tipos de imagens como quadro com frmulas, figuras, partes do processo, fluxogramas, mapas, corpo humano, de forma a possibilitar ao aluno maior compreenso do assunto. Tal recurso muitas vezes pouco explorado nos livros convencionais deve ser amplamente empregado no MDI para a EAD.

25 Muitos contedos so por vezes maantes e extremamente descritivos, como por exemplo, as disciplinas Biologia, Fsica, Matemtica e outras, possuem grande nmero de informaes nomes, processos so transmitidos aos alunos, e neste caso ilustraes, fotos, esquemas e at mesmo caixas de dilogo podero tornar o texto mais leve e proporcionar maior entendimento. Nas cincias humanas, apesar de possibilitarem maior associao a realidade humana, possuem em geral contedos extensos onde existe muita facilidade para ilustraes, neste caso devem ser colocadas caixas que suavizem o texto, entremeando questionamentos, reforando idias. O uso de analogias poder levar o aluno a estabelecer relaes com a atualidade e com sua realidade. importante que a diagramao do MDI crie um ambiente textual agradvel, leve e motivador para a leitura. As figuras abaixo mostram como cores, ilustraes podem auxiliar na compreenso dos contedos, dentro de seus contextos ou at mesmo sendo utilizada unicamente para dar a idia de uma mensagem completa. Sendo extremamente importantes na elaborao de materiais impressos.

FIGURA 1 - O USO DE EXPRESSES E CORES PARA RESSALTAR UMA IDEIA

26

FIGURA 2 IMAGENS QUE RETRATA UM CONTEDO ESPECFICO

Mas o que Desenho Instrucional? Aps buscas por definies prticas e simplificadas o que podemos dizer que:
Desenho Instrucional o desenvolvimento sistemtico de materiais e processos educativos visando alta qualidade do aprendizado. Fundamenta-se em teorias comportamentais, cognitivas e construtivistas, a fim de solucionar problemas relacionados capacitao e educao. Envolve etapas de anlise de necessidades, anlise dos objetivos educacionais, anlise das condies ambientais sob as quais o aprendizado deve ocorrer, bem como a avaliao de materiais educativos, processos e resultados. Pode ser aplicado ao planejamento e desenvolvimento de cursos, materiais e atividades didticas atravs de diferentes mdias. Fonte: http://www.idprojetoseducacionais.com.br

27 E, sintetizando estas ideias podemos entender que o desenho instrucional ocorre em vrios nveis e busca permitir e facilitar o entendimento do assunto pelo aluno, esclarecendo, ampliando , exemplificando, contextualizando o contedo. usado para tornar o MDI e a aula de EAD entendveis ao aluno, facilitando o aprendizado. Na sala de aula o professor emprega elementos como o tom da voz, o andar, a expresso facial, a gesticulao, trazendo exemplos e dados que buscam enriquecer a aula a partir dos elementos que ele vai diagnosticando no meio. Assim percebe que um aluno ainda no compreendeu o assunto e reformula o problema, trazendo para um outro cenrio, etc. Na EAD isso no possvel e o MDI deve trazer o contedo esperado, de uma forma prxima, esperando exemplificar e mais uma vez reforar para os alunos que alinda no tenham entendido, com um vocabulrio simples e prximo ao aluno. importante que o autor/professor se mostre, escreva apresentando-se e exponha o que ser visto qual sua importncia e porque interessante, assim como faramos numa aula presencial. No possvel entrar com um livro frio e contedos estanques como se ali lendo o material do EAD no existisse um aluno, com emoes, anseios e necessidade de aprender. Os alunos devem saber como sero avaliados em relao disciplina ou ao contedo. No MDI importante imaginar exemplos, analogias posicionando-se como se estivesse diante de uma turma e um contedo a ser ensinado, sem que pudesse fala-lhes, mas que aquele meio impresso devesse envolver todas as explicaes e exemplificaes necessrias compreenso de todos os alunos. importante que aps a abordagem dos contedos, haja a prtica, a realizao de exerccios e a reflexo sobre aquele assunto.

28 A palavra escrita pode ser servir para envolver, comover, desafiar, questionar, mas tambm pode desmotivar, cansar ou dificultar a aprendizagem. preciso usar a escrita para tornar a aula mais envolvente, prxima e desafiadora, j que a motivao e a ateno precisam ser trabalhadas na EAD.

3. Resultados e Discusses Tendo-se em vista a pesquisa terico-documental realizada observa-se que no EAD necessrio o planejamento conjunto dos meios e ferramentas que sero empregados para a interao entre tutores e professores. O material impresso, sendo um dos recursos empregados na transmisso dos contedos organizado a partir das caractersticas do prprio contedo, bem como no perfil dos alunos, de forma a possibilitar uma comunicao eficaz, permitindo ao aluno uma

aprendizagem dinmica e proporcionando maior autonomia ao mesmo. Assim, O material impresso deve ser elaborado com cuidados especiais, lembrando sempre que o professor no est presente no momento em que o aluno l o material e desta forma o prprio texto a ser lido deve ter a capacidade de fazer-se claro e estimulante ao aluno. Algumas caractersticas que o material impresso dever ter esto sintetizadas no quadro abaixo: CARACTERSTICAS QUE O MATERIAL IMPRESSO DEVE POSSUIR Linguagem simples e clara. Visa permitir que o aluno compreenda o que est sendo

descrito. Sempre que surgir a necessidade do uso de uma palavra que o aluno no tenha conhecimento o sentido da palavra deve estar no texto, separado por vrgulas ou travesses. importante no deixar de esclarecer nenhum

29 pr-requisito compreenso do assunto. Preciso e rapidez. O texto impresso na EAD deve ser preciso, isto , ter certa conciso, evitando prolongamentos que podem prejudicar a compreenso do assunto pelo aluno. Linguagem coloquial e direta. Visa proporcionar a sensao de proximidade entre o autor e o aluno, gerando uma sensao de familiaridade e estimulando a curiosidade pela leitura. O texto deve conversar com o aluno, da o grande uso de interrogativas, como se fosse uma conversa pessoal e agradvel . Ter consistncia. Trazer informaes importantes sobre o contedo e adequado ao objetivo da disciplina. Apresentar conexes com o contedo e outros meios, seja diferentes mdias, livros, etc. Evite frases com negativas. Use caixas de dilogo. Facilitar o entendimento pelo aluno, e negativas podem trazer incompreenses. Caixas com palavras citadas no texto e seu significado; ou caixas com indicaes de leituras , filmes, sites , etc.; caixas com exemplos e citaes que possam facilitar o aprendizado; caixas com figuras, charges, dilogos que busquem interagir com o aluno. As caixas de dilogo so importantes para dar A sugesto de outros meios onde o aluno poder encontrar o contedo importante para permitir o avano dos alunos, estimulando a pesquisa e a oportunidade de ampliao do conhecimento. O texto ento ser dialgico, na medida em que estimula o aluno a outras leituras.

30 leveza ao texto e inserir comentrios necessrios. Layout do material impresso. O texto deve ter leveza, trazendo o contedo de forma agradvel a leitura. Com linguagem clara, perodos curtos, concisos, de fcil compreenso, dialgicos e proporcionando ao aluno a curiosidade pela pesquisa. Atividades introduzidas ao longo do contedo. importante que o aluno tenha o feedback se est compreendendo o assunto ao longo do mesmo, assim devem ser introduzidas atividades aps pequenos contedos, de forma a permitir ao aluno o aprendizado fraes do mesmo. e a fixao em

O Ensino a Distncia tem representado uma possibilidade para proporcionar a democratizao do ensino. Isso pode ser demonstrado pelo crescimento do nmero de alunos nos ltimos anos, que vem no EAD uma oportunidade de ensino sem as dificuldades inerentes distncia e horrios. Tem ocorrido assim, uma crescente valorizao da Educao a Distncia devido crena na sua capacidade de cumprir metas de instruo com uma baixa razo custo/benefcio e largo alcance do nmero de pessoas, j que pode atingir pessoas de locais distantes e vrios alunos. Neste contexto, considerando as especificidades do EAD, observamos que existe uma variedade de recursos que podem ser utilizados com o objetivo de levar o aluno a desenvolver sua autonomia no processo de construo do conhecimento. Entre eles est o material didtico impresso (MDI). Porm importante observar que o EAD necessita de uma estrutura diferenciada, no bastando uma simples transposio do material usado presencialmente. So necessrias reformulaes a nvel pedaggico e metodolgico, e uma estrutura tecnolgica adequada.

31 Segundo Umberto Eco (1996), o que difere um texto eletrnico de um impresso baseia-se em um ponto central. No primeiro as informaes so organizadas na forma de hipertexto que apresentam uma rede multidimensional onde os pontos chaves esto interconectados. Enquanto no segundo o texto apresentado de uma forma linear. Porm a aplicao de um desenho instrucional adequado pode reorganizar o contedo de forma que o texto impresso tambm possua caractersticas de hipertextos dentro do seu desenvolvimento. Um desenho instrucional bem estruturado faz com que o aluno concentre-se no objetivo para o qual o material foi produzido e a clareza no contedo visa uma maior absoro por parte do aluno. Desta forma, o carter imagtico de um MDI um fator de destaque que deve ser explorado na produo para o EAD. O autor de um MDI deve sempre buscar a utilizao de variados tipos de imagens como quadro com frmulas, figuras, partes do processo, fluxogramas, mapas, etc., de forma a possibilitar ao aluno maior compreenso do assunto. Portanto, uma equipe multidisciplinar que trabalha de forma cooperativa, com a liderana democrtica que focar a utilizao mxima das capacidades profissionais, permitindo a interao participativa, promove condies para que o material impresso seja elaborado, revisado, discutido de forma a aplicar satisfatoriamente a viso pedaggica e o desenho instrucional que foi pensado para abordar diferentes aspectos que devem ser alcanados pelo aluno para que ele consiga desenvolver-se com autonomia rumo ao aprendizado.

4. Concluso Ao analisarmos, de forma geral, o contexto scio-econmico e educacional brasileiro verifica-se que ainda existe grande desigualdade no acesso ao ensino,

32 tanto na educao bsica como no ensino superior. Esta dificuldade para o acesso a educao ou mesmo para a permanncia na escola se d em grande parte devido a questes scio-econmicas, ou ainda, devido prpria histria da formao da sociedade brasileira. Polticas pblicas tm sido adotadas a fim de expandir a educao populao, buscando tambm diminuir as desigualdades de acesso, como por exemplo, a adoo de cotas para negros nas universidades, medida que tenta oportunizar vagas a uma parcela da sociedade que num processo histrico vm sendo prejudicada. Podemos citar tambm projetos como o bolsa famlia, que busca ampliar a permanncia das crianas pobres nas escolas. De forma geral a necessidade de ampliao de oportunidades de ensino uma realidade, seja devido ao aumento populacional ou ainda, devido ao crescente nvel de qualificao exigido pelo mercado de trabalho, surgindo a necessidade da educao continuada. Ainda assim percebe-se, no Sistema educacional brasileiro, no que tange ao ensino pblico, que este tem se defrontado com muitas dificuldades, tais como evaso escolar, baixo aproveitamento, deficincia de estabelecimentos de ensino em muitas regies do Brasil, falta de professores em nmero suficiente em muitas escolas, etc. Podemos verificar que tais fatores demandam uma ampliao no sistema educacional de ensino. O Ensino a Distncia tem, neste sentido, representado uma possibilidade para proporcionar a democratizao do ensino. Isso pode ser demonstrado pelo crescimento do nmero de alunos nos ltimos anos, que veem no EAD uma oportunidade de ensino sem as dificuldades inerentes distncia e horrios.

33 Tem ocorrido assim, uma crescente valorizao da Educao a Distncia devido crena na sua capacidade de cumprir metas de instruo com uma baixa razo custo/benefcio e largo alcance do nmero de pessoas, j que pode atingir pessoas de locais distantes e vrios alunos . No entanto, esse aumento na demanda pela EAD tem levado a uma vulgarizao desta modalidade educacional, com a proliferao de ncleos promotores de educao a distncia e de materiais didticos, sem a devida qualificao e compreenso de seus limites e potencialidades. (Aretio, 1997). Compreendemos que o uso da tecnologia da informao na educao tem tido momentos de fascnio e seduo e outros momentos onde existe certa frustrao. Isso se d porque a tecnologia por si no consegue suprir a adequao pedaggica necessria a cada caso e a cada contedo a ser ensinado, ou seja, no se pode esquecer a dimenso pedaggica do contedo impresso ou mesmo do contedo disponibilizado online. A EAD uma modalidade de educao, que sendo realizada a distncia guarda a necessidade de articulao de contedos, objetivos, a iniciativa do educando, enfim guarda extrema preocupao com o carter pedaggico. Embora essa preocupao esteja presente no processo de elaborao do material didtico, no pode se limitar a ele importante que perpasse toda a estrutura do curso.
Vises ps-fordistas do futuro acreditam que os avanos das TICs podero revolucionar a pedagogia no sculo XXI, da mesma forma que a inovao de Gutemberg revolucionou a educao a partir do sculo XV. O que no significa que estas tecnologias substituiro o discurso escrito na educao, mas que seu uso intensivo e integrado certamente provocar mudanas nos modos de ensinar e aprender e na prpria forma do discurso escrito, que se adapta aos poucos s mquinas informticas. (HOLMBERGT,1990)

importante observar que o EAD necessita de uma estrutura diferenciada, no bastando a transposio do modelo de educao presencial. So necessrias reformulaes a nvel metodolgico e uma estrutura tecnolgica adequada, alm de estar amparado legalmente. Para a implementao do EAD necessrio haver o

34 trabalho integrado de uma equipe multidisciplinar, que realizar de forma organizada a elaborao de materiais didticos apropriados ao ensino a distncia, os instrumentos de avaliao formativa e somativa, o acompanhamento dos alunos por meio de tutores online e nos plos presenciais. importante que toda esta equipe esteja ciente das especificidades do ensino a distncia e que haja uma gesto que enfatize a colaborao, a integrao e o comprometimento com a qualidade do trabalho desenvolvido. Formar essa equipe no tarefa fcil, por abranger diferentes profissionais, como professores, pedagogos, tcnicos em informtica, gerenciadores de redes e softwares, tutores presenciais e online, web designer e outros. Esta equipe multidisciplinar necessria, pois o ensino a distncia exige uma capacidade de comunicao que venha a minimizar ou suprir a falta do professor, proporcionando ao aluno condies para interagir com o material disponibilizado e com as mdias de forma a construir seu aprendizado. As TICs representam para o EAD a forma de possibilitar esta interao, seja entre alunos e tutores, com a coordenao, entre os prprios discentes, etc., num formato denominado espiral, onde a comunicao simples e rpida viabilizada. So muitas as dificuldades ainda existentes quando tratamos de EAD, seja nvel de elaborao dos materiais didticos, textos, onde muitas vezes os professores que os elaboram ainda no tm a noo a nvel de cumprimento de prazos, necessrios ao planejamento de um curso a distncia, j que o texto ainda passar por reviso, por diagramao e por adequao de designer, etc. Tambm h dificuldades a nvel tecnolgico, pois o EAD demanda uma estrutura de microcomputadores mais apropriada, com sistema de redes e amplo acesso a internet, o que muitas vezes no existe, principalmente quando tratamos dos plos do interior do Brasil. Desta forma deve ser avaliada esta importante crtica, pois

35 como democratizar o ensino tendo dificuldades para implementao do EAD principalmente nos locais mais distantes e carentes de recursos, onde seria mais importante estar focando sua implantao. Devemos ter cuidado para no reproduzir as mesmas desigualdades que o ensino presencial. Manter um ambiente cooperativo, acolhedor e integrado, para a realizao de um trabalho adequado a metodologia de EAD no fcil tendo em vista as diferentes formaes e caractersticas dos profissionais. Para uma gesto democrtica que prestigie as diferentes capacidades importante que a equipe esteja ciente de custos, das necessidades para estruturao de um curso a distncia e do compromisso desta equipe com o aprendizado do aluno. Esses aspectos necessitam estar sendo constantemente acompanhados por um gestor que realize essa coordenao, tornando o ensino de qualidade. Para essa coordenao devem coexistir medidas como reunies mostrando as metas e necessidades comuns ao grupo total e reunies menores que trataro de aspectos direcionados a cada funo. Deve haver sempre a participao de profissionais que trabalharo de forma multidisciplinar Enfim, com uma equipe multidisciplinar,trabalhando de forma cooperativa, coma liderana democrtica que focar a utilizao mxima das capacidades profissionais, permitindo a interao participativa, h condies para que o material impresso seja elaborado, revisado, discutido de forma a abordar diferentes olhares que do ponto de vista pedaggico permitiro ao aluno desenvolver-se com autonomia rumo ao aprendizado.

36 5. REFERNCIAS: AXT, Margarete. Tecnologia na Educao, tecnologia para educao: um texto em construo. Informtica em Educao - Teoria & Prtica., Porto Alegre. UFRGS, v. 3 . n.1, set 2000. LUCENA, Marisa. Teoria Histrico-Social de Vygotsky e sua aplicao na rea de tecnologia educacional. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v. 26(141) abr./jun./, 1998. PIAGET, Jean. Epistemologia Gentica. Petrpolis, Vozes. 1973. BELLONI, Maria Luiza. Educao a Distncia, Ed. Autores Associados. 5 edio.

BARRETO, Cristiane Costa. Material impresso como recurso educacional: isso histria? Disponvel em:

http://www.lanteuff.org/moodle/file.php/295/Aulas/Aula_1_nova.pdf. Acessado em 17 de julho de 2012.

BARRETO, Cristiane Costa. Desenho instrucional em materiais didticos impressos uma boa ideia! .Disponvel em:

http://www.lanteuff.org/moodle/file.php/295/Aulas/Aula_2.pdf. Acessado em 17 de julho de 2012.

BARRETO, Cristiane Costa. Ajudando sua inspirao: modelos de atividades. Disponvel em: http://www.lanteuff.org/moodle/mod/resource/view.php?id=11992. Acessado em 17 de julho de 2012.

37 BORDINI, Maria da Glria; AGUIAR, Vera Teixeira. Literatura: a formao do leitor: alternativas metodolgicas. 2a ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

CARVALHO,

Roberto

Vaz

de;

RABELO,

Carlos

Otoni.

Objetivos

de em:

aprendizagem.

Disponvel

http://www.lanteuff.org/moodle/file.php/295/Aulas/Aula_3.pdf. Acessado em 17 de julho de 2012.

EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introduo. Trad. Waltensir Dutra. So Paulo: Martins Fontes, 1983.

FIALHO, Ana Paula Abreu; MEYOHAS, Jos. O uso da linguagem. Por que tanta preocupao? Disponvel em:

http://www.lanteuff.org/moodle/file.php/295/Aulas/Aula_5.pdf. Acessado em 17 de julho de 2012.

LVI, Pierre. As tecnologias da inteligncia: o futuro do pensamento na era da informtica. (trad. Carlos Irineu da Costa). Rio de Janeiro: Editora34, 1993. 208 p.

LOCKWOOD, Fred, 1998. The design and production of self-instruction. 1ed. Londres: Kogan Page, 1998

LOCKWOOD, Fred, 1992. Activities in self-instructional texts. 1ed. Londres: Kogan Page, 1998.

MERRIL, MD, 1994. Instructional Design Theory. 1ed. New Jersey: Educational Technology Publications, Inc.

38 MISANCHUCK, E.R..Preparing instructional text Document design using desktop publishing. Educational Technology Publications. In: Willis,B(ed) Distance Education: Strategies and Tools. Englewood Cliffs, New Jersey, 1994.

PERRENOUD, Philippe. Construir competncias virar as costas aos saberes? Faculdade de Psicologia e Cincias da educao, Universidade de Genebra, Genebra: 1999. Disponvel em:

http://www.patiopaulista.sp.gov.br/downloads/36/construircompetencias_perrenou d.doc. Acessado em 29 de junho de 2012.

PRETI, Oreste. MATERIAL DIDTICO IMPRESSO NA EAD: EXPERINCIAS E LIESAPRE(E)NDIDAS. Disponvel em:

http://www.uab.ufmt.br/uab/images/artigos_site_uab/material_didatico_impresso_ ead.pdf. Acessado em 29 de junho de 2012

Coord.

Adjunto

UAB/UFMT.

Disponvel

em:

http://www.uab.ufmt.br/uab/images/artigos_site_uab/material_didatico_impresso_ ead.pdf. Acessado em 17 de julho de 2012.

RAMOS, Roberto Paes de Carvalho; RABELO, Carlos Otoni; FIALHO, Ana Paula Abreu. Arquitetura da informao. Disponvel em:

http://www.lanteuff.org/moodle/file.php/295/Aulas/Aula_9.pdf. Acessado em 15 de junho de 2012.

RODRIGUES, Sonia. Linguagem: significado e funes. Disponvel em: http://www.lanteuff.org/moodle/file.php/295/Aulas/Aula_4.pdf. Acessado em 15 de junho de 2012.

39 ROWNTREE, Derek, 1994. Teaching through self-instruction. 2ed. Londres: Kogan Page, 1994. EFFTING, M. A. O. Material didtico impresso em EAD: ferramenta que se estabelece. X Coloque Internacional sobre Gestin Universitaria en Amrica Del Sur. Mar del Plata, 2010. Disponvel em http://www.inpeau.ufsc.br/wp/wpcontent/BD_ documentos/coloquio10/153.pdf. Acessado em 20/12/2011. MORAN, J. M.; MASETTO, M. F.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediao pedaggica. So Paulo: Papirus, 1998. NUNES, I. B. EAD: definio, caractersticas e evoluo histrica. In: Revista Educao a Distncia nrs. 4/5, Braslia: Instituto Nacional de Educao a Distncia, pp. 7-25, 1994. NEDER, M. L. C. O texto como elemento de mediao entre os sujeitos da ao educativa. SALES, M. V. S. Uma reflexo sobre a produo do material didtico para EAD. Bahia, 2005. Disponvel em http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/ 044tcf5.pdf. Acessado em 10/01/2012. UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB). Disponvel em:

http://uab.capes.gov.br/index.php? option=com_content&view=article&id=111&item=27. Acesso em 20/12/2011 - DA SILVA, Odlia Silva. GESTO DE EQUIPES DE EAD. Trabalho apresentado no 13 Congresso Internacional de Educao a Distncia em Curitiba setembro 2007.

40

TEPERINO, S., GUELFI, A. C., KIPNIS, C. L., LOPES, C. M. B., BASSAN, E. D. L., CORDO, F. A., CHAVES, H. F., ALMEIDA, J. N. C., MACHADO, M. S., LARROYED, M., ALMEIDA, M. A., SANTOS, M. E. F., KOSHINO, P., CARBONE, P. P., SILVA, S. P. C., LEITE, S. D., HOROVITIS, S. A. B., COTTA, T. P. N. Educao a Distncia em Organizaes Pblicas. Mesa Redonda em Pesquisa-Ao. Braslia, ENAP, 2006. MEC, Secretaria de Educao a Distncia, Referenciais de Qualidade para Educao Superior a Distncia. Braslia, agosto de 2007.

Potrebbero piacerti anche