Sei sulla pagina 1di 3

THEODORO JNIOR. Processo cautelar. So Paulo: Liv, e Ed. Universitria de Direito. WAMBIER. Curso avanado de processo civil. Vol.

03. So Paulo: Revista dos Tribunais.

ARRESTO ARRESTO, ou EMBARGOS, a medida cautelar de garantia da futura execuo por quantia certa. Consiste na apreenso judicial de bens indeterminados do patrimnio do devedor. Assegura a viabilidade da futura penhora (ou arrecadao), na qual vir a converter-se ao tempo da efetiva execuo. Garante, enquanto no chega a oportunidade da penhora, a existncia de bens do devedor sobre os quais haver de incidir a provvel execuo. Realiza-se atravs da APREENSO e DEPSITO de bens do devedor. HIPTESES Em que h motivo plausvel para se temer uma dilapidao de patrimnio por parte do suposto devedor. CONSEQUNCIAS - Possibilidade de DESAPOSSAMENTO do bem - Importa na AFETAO (vinculao do bem futura execuo) OBSERVAO Caso o bem, depois de arrestado, for alienado ou onerado, tais atos sero ineficazes em face da futura execuo e do credor. No se confunde com o ARRESTO prevista no PROCESSO EXECUTIVO (art. 653)

INSTRUMENTO DE GARANTIA e NO DE EXECUO EXECUO realiza-se o direito subjetivo do credor, apurando-se, custa do devedor, bens e valores necessrios soluo do crdito. Utiliza-se para o mencionado fim a PENHORA. GARANTIA a pretenso do arresto est estritamente vinculada segurana, a provisria preservao de bens que possam futuramente servir a um processo executivo. DOUTRINA: o arresto no mero ato de conservao de direito e nem execuo, em virtude da sua provisoriedade. Contudo, embora no satisfaa ao direito material do credor, certo que, ao garantir a sua exeqibilidade, incomoda, restringe a liberdade do devedor, feriando-a com uma relativa proibio de dispor. JURISPRUDNCIA: considera MEDIDA DE EXECUO, de natureza extremamente vexatria, e recomenda acautelar-se sua concesso mediante requisitos essenciais, que reduzam ao mnimo a probabilidade de ser concedido abusivamente.

PRESSUPOSTOS Fummus boni jris est relacionado: Art. 586 A execuo para cobrana de crdito fundar-se- sempre em ttulo de obrigao certa, lquida e exigvel.

a) a prova literal da dvida. Parte da doutrina afirma que a prova o TTULO EXECUTIVO EXTRAJUDICIAL. Outra vertente afirma que se trata de PROVA DOCUMENTAL ESCRITA; b) a prova da condio de titular do direito de promover a execuo por dvida certa mediante a exibio da prova literal de dvida lquida e certa.

Periculum in mora so os fatos que autorizam a admitir o fundado temor de que a garantia da futura execuo pode desaparecer, frustrando-lhe a eficcia e utilidade. No uma faculdade arbitrria do credor, mas excepcionalmente, condicionada a pressupostos legalmente determinados. CAUSAE ARRESTI ART. 813 Nos demais casos expressos em lei Arts. 45 e 49 da Lei n. 6.024/74 arresto de bens de administradores do Conselho Fiscal. Arts. 7. e 14 da Lei n. 6.830/80 Lei de Execuo Fiscal Arts. 136 e 137 do CPP arresto de bens do acusado para assegurar a reparao do dano ex delicto. Art. 653 do CPC devedor que no encontrado para a citao na execuo por quantia certa. Observao: o antigo Cdigo de 1939, em seu art. 675, inciso II determinava a admissibilidade do arresto sempre que, antes da deciso, for provvel a ocorrncia de atos capazes de causar leses, de difcil e incerta reparao, ao direito de uma das partes. Assim, para assegurar a eficincia que se espera da medida deve-se entender que subsiste, tal como princpio geral, a norma do mencionado dispositivo. Dessa feita, para atender aos fins que so especficos do arresto, o art. 813, na prtica, dever ser interpretado mais como portador de carter exemplificativo do que taxativo. COMPROVAO DOS PRESSUPOSTOS DO ARRESTO O motivo do arresto pressuposto processual como a NECESSIDADE DA TUTELA JURDICA (INTERESSE). Sem sua comprovao, o pedido de arresto rejeitado como inadmissvel (PONTES DE MIRANDA) Nessa ordem de idia, tem-se decidido que para a concesso do arresto no basta a prova literal de dvida lquida e certa, impondo-se a prova da: a) INSOLVNCIA DO DEVEDOR b) A INTENSO DE ALIENAR FRAUDULENTAMENTE OS BENS, PREJUDICANDO CRDITOS ANTERIORMENTE CONSTITDOS

Alm do mais, o despacho, fundamentado, que defere o pedido de arresto deve ser formulado com a comprovao dos fatos alegados. EXPEDIENTES PARA A COMPROVAO: a) PROVA DOCUMENTAL dada a sumariedade e urgncia da medida, pode ser acolhida essa prova com maior liberalidade, admitindo-se inclusive sob a forma de declaraes escritas de terceiros, quando no haja motivo para pro em dvida a autenticidade e a veracidade do contedo. b) JUSTIFICAO PRVIA com processamento em segredo e de plano, reduzindo-se a termo as declaraes testemunhais, nos prprios autos do pedido de arresto. Essa justificao ser de exigirse quando no dispuser o credor de prova documental para demonstrar a causae arresti ou quando os documentos produzidos no forem o suficiente para convencer o julgador do perigo de dano invocado pela parte. c) CAUO admite o Cdigo que a justificao e a prova documental do perigo de dano sejam dispensadas, em qualquer caso, desde que o pretendente ao arresto preste cauo, que pode ser real ou fidejussria e deve ser estimada de plano, mas sujeita a posterior reviso, luz do contraditrio. Trata-se de um meio para assegurar a soluo justa do litgio para ambas as partes. PROCEDENTE o arresto transforma-se em penhora (art. 818) IMPROCEDENTE a cauo servir de garantia da satisfao dos prejuzos sofridos pelo ru (art. 811).

Potrebbero piacerti anche