Sei sulla pagina 1di 8

A vida um grande e completo texto, que precisa de muitas vrgulas para ser escrito, ainda que essas vrgulas

s assumam em alguns momentos formatos de lgrimas.


Augusto Cury

Uso da vrgula - Tire suas dvidas

Apesar de parecer simples, o uso da vrgula um elemento da escrita em que muitos tropeam. E uma vrgula mal colocada, ou a falta dela, pode prejudicar completamente a clareza de um texto, tornando-o ambguo e obscuro. Quer um exemplo? Veja ento como estas duas frases tm sentidos totalmente diferentes apenas pela posio da vrgula.
"Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, andaria de quatro a sua procura" . (um

sentido). / "Se o homem soubesse o valor que tem, a mulher andaria de quatro a sua procura". (outro sentido). Portanto, ciente da importncia do uso correto da vrgula, que tal saber mais e tirar suas dvidas sobre o emprego desse sinal de pontuao? Para falar a verdade, virgular bem no fcil, porque preciso ter um bom conhecimento de sintaxe. Acrescenta-se a isso o fato de o uso da vrgula ser uma matria controvertida entre os gramticos. No existe unanimidade nem regras absolutas. Diante disso, faremos aqui um apanhado do que o uso geral vem sancionando.

Para comear, imprescindvel acabar com a lenda de que o uso da vrgula est relacionado respirao. Esquea isso! Se assim fosse, cada um iria usar a vrgula de um jeito, concorda? Na verdade, o emprego da vrgula depende da estrutura sinttica da orao. Voc no sabe nada de sintaxe ou esqueceu tudo o que o professor de Portugus falou naquelas aulas que pareciam enfadonhas? Sim? Ento, vamos dar uma pequena revisada. Todo termo, palavra ou expresso desempenha uma funo no perodo, e por meio da anlise sinttica que se reconhecem essas funes. Quais seriam essas funes? Entre outras, as seguintes: Sujeito - o ser de quem se diz alguma coisa ou que pratica a ao. Predicado - aquilo que se afirma do sujeito. Predicativo - o termo que exprime um atributo, um estado ou modo de ser do sujeito ou que se refere ao objeto de um verbo transitivo. Objeto direto e indireto - so os complementos verbais. Agente da passiva - representa o ser que pratica a ao expressa pelo verbo passivo. Adjunto adnominal - o termo que caracteriza ou determina os substantivos. Adjunto adverbial - o termo que exprime uma circunstncia (de tempo, lugar, modo, etc.). Aposto - uma palavra que explica, esclarece, desenvolve ou resume outro termo da orao. Vocativo - o termo usado para chamar o ser a que nos dirigimos. Fizemos apenas uma sntese, e deve ter ficado meio confuso, no foi? Por isso e, para virgular com preciso, imperioso que voc se aprofunde na anlise sinttica. No se esquea de estudar os diversos tipos de perodos e de oraes. Continuando o desenvolvimento do nosso tema, vamos falar sobre as funes da vrgula. Funes da vrgula

A vrgula, do mesmo modo que os demais sinais de pontuao, exerce trs funes bsicas:

inflexes da voz na leitura; (A lenda que relaciona uso da vrgula com respirao nasceu dessa funo que ela desempenha, mas no h que se confundir entoao verbal com respirao, certo?) tido da frase, afastando qualquer ambiguidade. Antes de falarmos especificamente sobre os casos de uso da vrgula, melhor esclarecermos quando ela no deve ser empregada. Para isso, preciso que voc saiba que o perodo segue uma sequncia lgica, tambm chamada de ordem direta ou ordem habitual, a saber: sujeito -> verbo -> complemento -> circunstncias. Entenderam agora a necessidade de dominar a anlise sinttica? Bom, seguindo essa seqncia, sem interferncia, no h vrgula, isto segundo a maioria dos gramticos. Digo maioria dos gramticos porque alguns afirmam que ela seria optativa antes das circunstncias ou, gramaticalmente falando, antes dos adjuntos adverbiais. Ex.: Os policiais militares desencadearam a operao lei seca durante o jogo da seleo brasileira. (ordem direta, sem vrgula) Sabendo disso, vamos ver os casos em que a vrgula no usada. No deve ocorre vrgula

1 - Entre o sujeito e o verbo: Ex.: Os policiais prenderam o infrator. O sargento mestre em artes marciais. 2 - Entre verbo e complementos verbais: Ex.: Encontramos o suspeito. Obedecemos s ordens do comandante. 3 - Antes de oraes subordinadas substantivas, exceto as apositivas. Ex.: Convm que deixemos o local. Espero que nenhum policial cometa erros durante a operao. 4 - Antes de oraes adjetivas restritivas: Ex.: Ele o homem que mata passarinhos. Um vegetal um animal que dorme. 5 - Em oraes coordenadas ligadas por e que tenham o mesmo sujeito:

Ex.: Chegou e prendeu o infrator. Agora, sim, vamos estudar os casos de uso da vrgula. Casos de uso da vrgula 1 Assinalar o vocativo ( o termo com que se interpela/chama o

ouvinte/interlocutor): Ex.: Sargento Mrio, comparea ao local da ocorrncia. Cidado, voc ser conduzido delegacia da cidade. 2 - Assinalar o aposto ( o termo da orao que serve par explicar um termo anterior, identificando-o, esclarecendo ou qualificando-o): Ex.: O comandante do batalho, pessoa justa, no condenou o sindicado. Inspetor Bugiganga, policial criativo, prendeu os criminosos. 3 - Precedendo termos de mesmo valor sinttico. Observao: Quando o ltimo elemento introduzido pelas conjunes "e", "ou", "nem", no se usa a vrgula. Ex.: Amor, fortuna, cincia, somente isso no traz felicidade. Foram apreendidas armas de fogo, substncias entorpecentes e bicicletas furtadas. Nem a msica, nem o cinema, nem o teatro tm a mesma magia do circo. Um avio, um nibus ou um automvel no tm o mesmo charme de um trem. 4 - Precedendo oraes coordenadas assindeticamente, isto , sem uso de conjunes. Via de regra, so oraes no introduzidas pela conjuno aditiva e. Ex.: Aborde-o, reviste-o, algeme-o e prenda-o. Teimou, insistiu, tornou a insistir e acabou sendo demitido. Chegou a casa, sentou no sof, ligou o televisor, buscou o canal certo, acomodou-se e assistiu ao filme. 5 - Entre as oraes intercaladas: Ex.: A guerra, disse o general, uma defesa prvia. A arma de fogo, disse o policial, minha ferramenta de trabalho. 6 - Para marcar as oraes subordinadas adjetivas explicativas: Ex.: O carnaval, que tradicional, a cada ano est mais perigoso. A alma, que imortal, integra-se ao cosmo.

7 - Entre expresses explicativas, continuativas, conclusivas, retificativas ou enfticas de um modo geral (isto , a saber, por exemplo, a meu ver, na minha opinio, digo, ou melhor, quer dizer, alm disso, alis, assim, com efeito, como dizer, demais, depois, enfim, ento, no mais, ora, ou seja, ou antes, igualmente, pensando bem, pois bem, pois sim, por assim dizer, realmente, em suma, note-se bem, finalmente, em verdade, de fato, sim, no, etc.): Ex.: O criminoso, digo, o cidado infrator, foi detido s nove horas. O governador, ou melhor, o excelentssimo senhor governador, dar um aumento de 100% classe policial. Observao desse caso de uso da vrgula: Lembre-se de us-la com "sim" e "no". Ex.: Sim, um dia hei de morrer. 8 - Entre as conjunes coordenativas adversativas e conclusivas, quando pospostas/intercaladas (porm, contudo, entretanto, todavia, logo, portanto, etc.): Ex.: O tiroteio, porm, continuava. O sargento, portanto, foi homenageado.

9 - Nas datas e endereos: Ex.: Belo Horizonte, 13 de novembro de 2008. Rua da Alegria, n 30. 10 - Para indicar zeugma (elipse/omisso de um ou mais termos anteriormente citados): Ex.: Uns diziam que se suicidou; outros, que foi assassinado. (elipse do verbo diziam) O dia estava quente; o sol, escaldante. (elipse do verbo estava) Ns viemos da terra; eles, do mar. (elipse do verbo vieram) 11 - Precedendo oraes principais pospostas: Ex.: Quando menos se esperava, o cadete deixou de lado suas antigas aspiraes. 12 - Antes de e, quando as oraes apresentarem sujeitos diferentes ou quando o e se repetir: Ex.: Fez-se o cu, e a terra, e o mar. Joo escreveu uma carta, e Jos arrumou a cama.

13 - Nos elementos paralelos de um provrbio: Ex.: Mocidade ociosa, velhice vergonhosa. 14 - Em construo com termos pleonsticos: Ex.: Bom policial, talvez no mais o seja. 15 - Para separar predicativos situados antes do verbo (predicativo o termo que exprime um atributo, um estado ou modo de ser do sujeito ou que se refere ao objeto de um verbo transitivo.): Ex.: Destemidos e intrpidos, os policiais avanavam pela rea de risco. 16 - Oraes subordinadas substantivas apositivas: Ex.: Fez-nos um pedido, que mantivssemos suas vrgulas.

17 - Antes de locues adversativas como "e sim", "e no". Entretanto, no se deve isolar essas locues adversativas com vrgula. Usa-se somente uma, precedendoas. Ex.: Ele comprou um DVD, e no um CD. Ele no fez as tarefas de que foi incumbido, e sim as que ele quis. Casos controversos entre os gramticos 1 - Adjuntos adverbiais e oraes adverbiais. Como vimos acima, o adjunto adverbial o ltimo elemento da frase, e a orao subordinada adverbial deve vir aps a orao principal (seqncia lgica ou ordem direta). Diante disso, alguns gramticos afirmam que, sempre que o adjunto adverbial ou a orao adverbial vierem deslocados da ordem direta da frase, necessrio o uso da vrgula para marcar esse deslocamento. Outros, dizem que a vrgula optativa. Outros, porm, ensinam que, nesses casos, o uso da vrgula deve condicionar-se ao nmero de palavras que contm o adjunto adverbial ou a orao subordinada adverbial. Outros, ainda, dizem que, mesmo a orao subordinada adverbial estando posposta (aps) a principal, somente no usada a vrgula nas oraes subordinadas adverbiais finais e oraes subordinadas adverbiais conformativas. E outros gramticos estabelecem outras regras. Ento, qual regra usar? Se for num vestibular ou concurso, use as regras do livro indicado no edital. Agora, no dia-a-dia, creio que se deva buscar a harmonia, o ritmo, a melodia, o equilbrio e, principalmente, a clareza.

Veja exemplos do que acabamos de falar: Ordem direta da frase: Ex.: Os policiais militares desencadearam a operao lei seca durante o jogo da seleo brasileira. (sem vrgula) Os policiais militares desencadearam a operao lei seca, durante o jogo da seleo brasileira. (com vrgula) Adjunto adverbial deslocado: Ex.: Durante o jogo da seleo brasileira, os policiais militares desencadearam a operao lei seca. (com vrgula) Os policiais militares desencadearam ontem a operao lei seca. (sem vrgula) Perodo composto. Seqncia normal: Ex.: O cadete deixou de lado as antigas aspiraes quando menos se esperava. (sem vrgula) O cadete deixou de lado as antigas aspiraes, quando menos se esperava. (com vrgula) Perodo composto. Orao adverbial deslocada (intercalada ou anteposta): Ex.: O cadete, quando menos se esperava, deixou de lado suas antigas aspiraes. Quando menos se esperava, o cadete deixou de lado suas antigas aspiraes. Suas antigas aspiraes, segundo diziam todos, eram irrealizveis. 2 - H tambm entre os gramticos controvrsia quanto ao uso da vrgula nas oraes reduzidas de gerndio ou de particpio. Os pontos de conflito so semelhantes aos dos adjuntos adverbiais e das oraes subordinadas adverbiais. Alguns gramticos afirmam que a ausncia da vrgula diante das oraes reduzidas a regra em qualquer tipo de orao adverbial na sua ordem habitual, isto , depois da orao principal, no anteposta nem intercalada. Outros, afirmam que a vrgula obrigatria. Outros, afirmam que ela optativa. Ento, voc quem decide. Ex.: Esse fato contribui ainda mais para afast-lo da sua misso de eliminar conflitos realizando a justia. (sem vrgula) Esse fato contribui ainda mais para afast-lo da sua misso de eliminar conflitos, realizando a justia. (com vrgula)

Terminando o trabalho, pode descansar. (com vrgula) FIM

Potrebbero piacerti anche