Sei sulla pagina 1di 9

POUPAR nas LIMPEZAS DOMSTICAS - Vidros: uso num frasco pulverizador uma mistura de gua e vinagre em partes iguais.

Ficam lindos! - Espelhos: um esguicho de lcool puro num pano de algodo. Polir com jornais velhos. - Objectos com calcrio: vinagre! - Loua: num frasco, misturo 1/3 de detergente + 1/3 de vinagre + 1/3 de gua. Loua sempre desengordurada e brilhante! Para compotas agarradas ao fundo dos tachos: deixo de molho em gua e sal e no dia seguinte sai tudo sem esforo. - Forno/ tabuleiro do forno sujo: uma pasta de bicarbonato de sdio e gua (50% de cada), deixei actuar um dia e lavar/limpar. - Exaustor: ponho sobre o fogo umas folhas de jornal - para a sujidade poder cair vontade! Abro o exaustor e tiro os filtros usados. Ponho-os de molho em gua a ferver, detergente da loia e vinagre. Pulverizo toda a zona a limpar com vinagre puro e deixo actuar durante uns bons 15 minutos. Fao uma primeira limpeza "anti-gordura" passando folhas de jornal (so absorventes, "apanham" a gordura dissolvida pelo vinagre). Lavo com detergente da loia quase puro: aplico num pano torcido e espalho. Deixo actuar mais uns 10 ou 15 minutos. Enxaguo com gua quente. Os filtros, depois de estarem umas horas (de um dia para o outro, por exemplo) de molho, so lavados. Cada filtro d-me para pelo menos 3 temporadas de utilizao... - Bicos do fogo: de molho numa mistura de gua com vinagre. - Bancadas de cozinha e frigorfico: bicarbonato de sdio polvilhado num pano hmido. Limpar. Deixar actuar uns 2 ou 3 minutos. Enxaguar s com gua. Alternativa: detergente da loia anti-bacteriano e vinagre, esfrego tudo, deixo 5 minutos e passo tudo por gua limpa. - Louas de WC: o mesmo que para os vidros (pulverizador uma mistura de gua e vinagre em partes iguais). Alternativa: detergente da loia anti-bacteriano e vinagre, esfrego tudo deixo 5 minutos e passo tudo por gua limpa. Sanitas: polvilhar com bicarbonato de sdio. Pulverizar vinagre. Deixar "ferver" e correr a gua. Resultados garantidos - desencarde qualquer sanita e desinfecta. - Juntas dos azulejos do WC (na zona da banheira): para juntas de azulejas amarelas, normalmente trata-se da acumulao de ferrugem da gua. Com o tempo, a porosidade do material das juntas "guarda" a ferrugem que - mesmo insignificante - existe na gua. Neste caso, uso bicarbonato - ponho um bocadinho numa tigela, e esfrego as juntas com uma escova de dentes velha humedecida. Deixo actuar durante cerca de uma hora e depois retiro com gua. Regra geral, resulta. Se as juntas estiverem pretas, bolor! Nesse caso, esfrego com a escova de dentes velha, mas uso vinagre. No caso de sujidade no especfica - usa lixvia. Usa na mesma a escova de dentes velha. Retira com gua. Esta era a minha soluo antes de comear a evitar todos os qumicos industriais.

- Manchas no mrmore: 1. Manchas amareladas - esfrega com gua e vinagre (mistura em partes iguais) de preferncia com uma escova, e enxagua abundantemente com gua fria. No deixes estar muito tempo, porque o vinagre tambm penetra no mrmore. 2. Manchas de gordura (ex: azeite). Experimentar esfregar com meio limo cortado. Conforme for ficando sujo, vai cortando rodelas fora. Enxaguar com gua fria. 3. Ainda se pode tentar um polimento caseiro: com sal grosso de cozinha e um pano seco, esfregar bem a mancha. Limpar com gua. - Cho de madeira: detergente da roupa (sim! tem propriedades hidratantes que resultam fantasticamente com a madeira!) + 1 esguicho de vinagre num balde gua. - Cho de tijoleira: detergente da loua (uns pingos, basta!) + esguicho de vinagre num balde de gua. - Tapetes e carpetes: Num frasco pulverizador, juntar 1/3 de lcool + 1/3 de vinagre + 1/3 de gua. Pulverizar uma zona da carpete. Escovar com uma escova limpa. Deixar secar. Aspirar. Deixa as cores impecveis e renovadas! A seco: o sal misturado em partes iguais com bicarbonato, polvilho com a mistura, esfrego com uma escova, deixo actuar umas horas e aspiro muito bem. - Mveis e portas de madeira verdadeira / antigos: a soluo "detergente da roupa + vinagre" apenas tendo o cuidado de diluir muito bem em gua e usar menos quantidade do que para limpar o cho. Tenho um frasco pulverizador que leva sensivelmente meio litro de gua. Diluo cerca de uma colher de ch de detergente e acrescento um esguicho de vinagre. Agito muito bem. Depois pulverizo os mveis e limpo com uma flanela. Se sair muita sujidade (s vezes em mveis antigos at parece que "se derretem" em lixo!...) vou repetindo a operao at parar de sujar o pano. Normalmente, em mveis envernizados, o lixo no "agarra" tanto com os anos - e basta uma passagem (na prtica, limpar o p). Em mveis encerados, o lixo "agarra" mais (por exemplo, vo ficando mais escuros com o fumo dos foges de sala). ROUPA Tirar ndoas: - de sangue, com gua oxigenada; - de vinho tinto, com vinagre branco; - de azeite, com sal grosso; - de verniz das unhas: colocar um pouco de acetona em algodo em cima da ndoa (experimentar 1 num stio da roupa que no se veja!). Ou papel absorvente em cima da ndoa (a base do verniz gordurosa) e dar a ferro. De resina: primeiro, deixar secar bem, at ficar dura e s ento raspar com uma faca (para no alastrar). Depois, pr por cima da mancha que resta um papel absorvente (Ex: rolo de cozinha, se for roupa clara; jornal velho, se for roupa preta...) e aplicar o ferro de passar, o mais quente que o tecido aguentar. O calor derrete e o resto da resina e esta passa para o papel. - de ferrugem, colocar em cima da ndoa sal e gotas de limo e pr a corar ao sol. Funciona mesmo!

- de tomate: tentar retirar o mais possvel do molho com um papel absorvente (rolo de cozinha, guardanapo...) sem esfregar - para no alastrar. Depois tentar limpar a ndoa com sumo de limo p. ex. cortar meio limo e esfregar a ndoa com ele. Conforme for saindo a ndoa, vai-se cortando rodelas ao limo. No fim, pr a pea de roupa de molho em gua morna, com vinagre e lquido de lavar a loia, durante umas horas. Depois lavar normalmente em princpio, no haver mais ndoas. - de chocolate: 1 lavar com detergente da loua. Isto desengordura - retira a componente "gorda" da ndoa; 2 aplicar vinagre e esfregar gentilmente - a mancha castanha desaparecer! - de tinta de esferogrfica: costuma sair bem com alcool. Sugiro que esfregue os riscos com algodo apenas hmido - se estiver embebido, o lcool pode escorrer e alastrar a tinta, pelo que se for num sof, pode ser desastroso. Outro tipo de tintas (ex.: marcado de ponta de feltro) saem bem com leite. A tinta de "caneta permanente" sai com lixvia... Os cuidados para no escorrer so os mesmos. -de vinagre balsmico, assim como as ndoas vinho tinto, e de vinagre de vinho tinto: diludas em gua-ardente ("bagao") ou vodka. Tambm resulta bem dilu-las em vinagre branco. - manchas de bolor ou mofo: pintas/manchas escuras (s vezes so brancas, mas com relevo... se forem suficientemente grandes, ganham uma orla exterior esverdeada). SE se tratar deste tipo de manchas: 1) deixar de molho durante umas horas em gua com vinagre - o cido actico mata os fungos 2)se a roupa for branca, mais rpido esfregar as manchas com gua oxigenada 3) alternativa: ferver a pea de roupa com bicarbonato de sdio (2 colheres de ch por litro de gua). Esta muito eficaz, mas preciso ter cuidado, porque nem todos os tecidos aguentam altas temperaturas - as ls, por exemplo, mingam/encolhem imenso! Pessoalmente, s usei a fervura com bicarbonato no caso de peas de roupa de beb, 100% algodo (branquinhas e/ou de cores muito claras), que estavam guardadas h muitos anos e tinham ficado amarelecidas e com bolor. Prefiro a soluo de gua com vinagre - que s vezes suficiente (quando ainda no h manchas grandes, apenas as tais pintas pretas...). S no caso das manchas arredondadas, de tamanho mdio, com orla (na realidade, so as "pintas pretas" mais "crescidas") que aplico gua oxigenada. - Fixar a cor: a primeira lavagem de qualquer pea de roupa com cor forte (ex.: vermelho, azul escuro...) e que possa largar tinta NUNCA seja feita na mquina. Deve deixar de molho, em gua com vinagre, para fixar a cor. Em princpio, a cor que est "a mais" libertada - e depois as lavagens seguintes j podem ser na mquina. - Manchas de desodorizante que ficam nas camisas e muitas vezes criam uma camada muito difcil de retirar a soluo deixar as camisas de molho em gua com vinagre (eu uso de cidra e deixo de um dia para o outro) e depois esfrega-se essa zona e lava-se normalmente na mquina.

PAREDES 1. Lpis de mina (de cor ou de carvo): antes de lavar, apagar simplesmente com uma borracha branca. 2. Lpis de cera e plasticinas: antes de lavar, encostar s manchas papel de cozinha absorvente (ou papel higinico, ou lenos de papel...) branco e aplicar por cima o ferro de engomar bem quente, durante uns segundos. 3. Marcador de ponta de feltro ou esferogrficas: um pouco de lcool num pano de limpeza, ou num bocadinho de algodo e esfregar gentilmente a parede (cuidado para os riscos no alastrarem; com lcool a mais, escorre - e ainda fica pior!). 4. Dedadas de gordura, comida, leite...: uma gota de detergente da loua num pano - esfregar ligeiramente a ndoa e limpar depois com pano hmido. As paredes pintadas limpam-se bem (depois destes procedimentos) pulverizando-as com gua e vinagre (duas partes de gua para cada parte de vinagre) e passando um pano bem limpo hmido. Esta soluo desbota menos as cores da tinta do que a lixvia. DICAS para a casa ter CHEIRINHO BOM: - Aspirador: dentro do saco, colocar uma bolinha de algodo embebida em perfume. Eu comprei um frasco de litro de "gua-de-colnia" com cheiro a lavanda numa "loja de chins". Custou 1 Euro e posso garantir que ao fim de um ano ainda tenho muita! Ao aspirar, o ar da casa fica com cheirinho a lavanda! - Armrios de roupa e gavetas: saquinhos com lavanda natural seca. No Vero, apanho grandes quantidades de lavanda, seco-a sombra. Corto-a em pedacinhos e encho saquinhos de pano. eficaz, at contra as traas! Quando comea a perder o cheiro, amasso os saquinhos nas mos - e l fica o aroma a soltar-se outra vez. - Cozinha: cascas de laranja e limo! Antes de deitar fora, ferver durante uns minutos num tachinho destapado. Verso para quem tem salamandra: colocar as cascas a seco em cima do ferro. Ao fim de uns minutos todo o espao cheira bem. - Dentro do frigorfico: bicarbonato de sdio (basta uma tigelinha de bicarbonato l dentro, que nunca mais ganha mau cheiro). PEQUENAS REPARAES - Desentupir canos: deitar no ralo (do lavatrio, da banca de cozinha) uma chvena e bicarbonato de sdio. Despejar em cima uma chvena de vinagre. Deixar "ferver". Terminar com um balde de gua a ferver. - Tapar furos de pregos nas paredes: usar pasta dentfrica branca. Deixar secar. Raspar cuidadosamente o excedente com uma faca.

HIGIENE PESSOAL - Desmaquilhante: usar vaselina esterilizada! super-barata e retira qualquer vestgio de cosmtico. - Discos de algodo para desmaquilhar : cortar retalhinhos de uma pea de roupa velha de algodo (ex: usei umas calas de fato de treino brancas, muito pudas; tambm d toalhas de WC velhas,...) Ao fim de semana, ponho os quadradinhos de pano de molho em gua com bicarbonato, e depois lavo na mquina. Ficam branquinhos outra vez! - Sabonete lquido para lavar as mos: no distribuidor, 1/2 de gua com 1/2 de gel de banho (o mais barato que encontrar!) - Banho: apenas sabonete de glicerina. Hidrata a pele que um espectculo! - Amaciador de cabelo: s e apenas vinagre, ou sumo de limo. Brilho, maciez, leveza, facilidade de pentear... Se o cabelo for seco, deve juntar-se apenas umas gotas de vinagre ltima gua da lavagem: depois de lavar a cabea com o champ habitual, passo muito bem por gua. No fim do banho, saio do chuveiro, ponho gua morna no lavatrio e junto umas gotas de vinagre. Mergulho o cabelo nesta soluo durante um ou dois minutos. E s depois que seco. Se o cabelo for oleoso, sobretudo na raiz, pode pulverizar-se directamente o vinagre no cabelo, fazer uma leve massagem no couro cabeludo e por fim enxaguar bem com gua limpa. - Mscara fortificante para o cabelo: uma gema de ovo + 1 colher de ch de mel + gotas de whisky. Misturar bem. Massajar o couro cabeludo. Melhor que todas as que comprei no cabeleireiro! - Dentes brancos: uma escovagem por semana com bicarbonato de sdio. - Mau hlito/elixir: bochechar com gua oxigenada. - Mscara de rosto purificante: uma clara de ovo batida em castelo. Espalhar no rosto. Deixar secar. Tirar com gua fria. Pele luminosa e limpa! - Esfoliao: uma colher de acar no produto hidratante (rosto ou corpo). Esfregar em crculos levemente. Retirar com gua. - Unhas fortes e menos peles: massajar com uma gota de azeite. Se mos speras e gretadas, massajar tambm com um pouco mais de azeite, insistindo na base das unhas. - Banho relaxante (SPA em casa!): a usar em caso de necessidade... Numa banheira de gua quente, deitar a seguinte mistura: 2 colheres de sopa de bicarbonato de sdio; 2 colheres de sopa de sal grosso de cozinha; raspa de um limo ou de duas laranjas. O PODER DA GUA OXIGENADA a) como elixir dentrio - acaba com o mau hlito. Basta gargarejar no fim de uma das lavagens dirias (eu prefiro noite) com um "golo" de gua oxigenada. Os dentes tambm ficam mais brancos e poder ajudar no combate s gengivites.

b) como desinfectante dos ps - para quem tem problemas de transpirao a mais, e fica constrangido com o mau cheiro, a soluo mgica! Todas a noites passar gua oxigenada nos ps, mata os fungos (causadores de micoses), elimina a tendncia para a sudao (fim ao mau cheiro!) e amacia a pele. c) como desentupidor do nariz e alvio nas constipaes - basta mistura 50% de gua normal com 50% de gua oxigenada e aspirar pelo nariz. Esperar alguns instantes e assoar. Garanto: um alvio para as crises de sinusite! d) como desinfectante domstico: manter as nossas escovas de dentes mergulhadas em gua oxigenada uma ptima ideia para evitar infeces na boca; passar um pano embebido nas banheiras dos bebs, fantstico; e lavar as tbuas de cortar (carne, peixe, legumes,...) que usamos na cozinha tambm excelente (mata as salmonelas!). Sugiro que uma vez por semana, mergulhem a vossa esponja de lavar a loia em gua oxigenada - mata os grmenes todos, e assim podem us-las em segurana muito mais tempo! e) para aliviar dores de garganta, porque funciona como anti-inflamatrio: neste caso, deve-se usar a diluio em gua, e fazer gargarejos por 2 ou 3 minutos. POUPAR na ENERGIA - Gs: cozinhar sempre na boca de gs com tamanho mais prximo do dimetro do tacho/panela; usar sempre os testos; cozinhar quantidades maiores e congelar em doses individuais (ou para dois...) - Electricidade: tarifa bi-horria e s usar os electrodomsticos mais potentes nos horrios de vazio (ex: ferro de engomar; secador de cabelo; alguns aspiradores...) para quem trabalha todos os dias, a melhor tarifa a semanal. SE aquecimento da gua for em "cilindro" elctrico, comprar um temporizador para s ligar o cilindro durante a noite (gua quente de manh para o banho; noite ainda estar morna...) Regular o frigorfico para o mnimo - uma temperatura de 3 graus negativos chega perfeitamente para a conservao de alimentos congelados (abaixo disto, s para gastar sem necessidade!). Ter cuidado em desligar sempre da tomada todos os aparelhos com "stand-by" assim como os carregadores (telemveis, PC, cmara fotogrfica...) - gua: reduzir a capacidade dos autoclismos (com uma garrafa de 1,5 litros de gua dentro deles, por exemplo. A cada descarga, poupa-se esta quantidade de gua. muito, no fim do ms!). Outra: enquanto a gua do banho no "aquece", aproveitar a gua que sai para um balde - d trabalho, mas compensa! CONGELAO DE HORTCOLAS - Tomate: escolher o tamanho mdio, at "apequenado" e sempre sem defeitos. No lavar. Apenas congelar na arca. Podem ser usados directamente ou depois de descongelados, conforme o que se vai fazer com eles. S no do para salada. - Feijo-verde: o que tem forma de "cilindro", e parece uns "canudinhos", pode ser congelado inteiro. Deve ser escaldado com gua a ferver por dois minutos. Escorrer e congelar. Depois pode ser cozido como se fosse fresco. O que "achatado" deve ser logo cortadinho em

quadrados (para salada russa, jardineira de legumes, arroz...) ou laminado fininho (para sopa). Escaldar tambm antes de congelar. - Brcolos: desmanchar em raminhos pequenos. Escaldar por 2 minutos. Escorrer e congelar. Pode ser usado na sopa, em arroz, em crepes vegetarianos... - Espinafres ou nabias: separar folha por folha. Tirar TODAS as sementes. Escaldar, escorrer e congelar. NUNCA descongelar antes de usar - vai directo para a panela da sopa, ou para a gua a ferver (no caso de cozer para fazer esparregado)... - Favas: coz-las um pouco (deixar ferver por cerca de 5 a 7 minutos). Escorrer. Congelar. Podem ser salteadas com presunto - muito rpido e muito saboroso! - Couve penca - para a sopa: segar em "juliana" grossa. Escaldar por dois minutos. Escorrer muito bem. Congelar. Vai directa, congelada, para dentro da base de sopa a ferver. - Couve-flor: pr de molho em gua fria, durante umas horas, em gua com umas gotas de vinagre (pode ser de um dia para o outro). Este procedimento garante que no haver insectozinhos escondidos na couve... Escorrer. Congelar. Pode deixar-se descongelar lentamente, temperatura ambiente fica como se estivesse acabada de colher... - Laranjas e limes: se quiserem aproveitar a casca, comear por retir-la com cuidado (o mais fina possvel. Pode ser congelada e servir para fazer ch, ou picar na picadora - ainda congelada. Fica-se com "raspa" para doaria, por exemplo). Depois, espremer o sumo e congelar em saquinhos de plstico prprios para fazer "cubos de gelo". Podem depois fazer-se refrescos ou, no caso do limo, usar em temperos. - Pimentos: podem partir-se em quadradinhos (para espetadas, por ex.) e em tirinhas (caldeiradas, guisados, arroz de marisco...). Lavar, retirar todas as sementes, congelar. Vai directo para o tacho! - Feijo de todo o tipo: vermelho, frade, canrio, rajado... normalmente, se estiver bem seco, no precisa de mais nada para poder ser guardado durante anos! Mas s vezes damos conta de que foi atacado por uns "bichinhos" (insectos minsculos a que os lavradores chamam "piolho do feijo"). Neste caso, antes que o prejuzo seja grande, pe-se o feijo em gua abundante. O que ficar a boiar tona da gua est furado e oco - deve ser deitado fora. O que fica "no fundo" est bom. Deixar este de molho umas 8 horas (ex.: durante a noite). Cozlo em gua SEM SAL (seno, fica duro e nunca mais coze!). Depois de estar bem cozido, temperar de sal e deixar por uma fervura (2 minutos bastam) para temperar. Escorrer muito bem. Deixar arrefecer. Congelar em pores (ex.: para uma feijoada de N pessoas; para uma sopa; etc.) - Gro-de-bico: exactamente o mesmo que o feijo excepto que o gro gosta de ser posto em gua com sal! Coze muito mais depressa. - Courgette e abbora: descascar, cortar em cubos, NO LAVAR (se for molhada, depois fica mole...). Congelar. Vai directo para a panela da sopa! - Nabo: o mesmo que para a abbora e para a courgette - mas pode ser lavado.

- Amoras e framboesas: podem ser apanhadas no vero, de preferncia num dia de sol bem quente e bem seco. Lavar em gua fria. Deixar escorrer e secar bem ao sol. Congelar. Podem fazer tarte de frutos silvestres em pleno inverno - basta deixar descongelar lentamente temperatura ambiente. - Dispiros: quando esto muito bem maduros (literalmente, a "desfazer-se"), tirar a casca e desmanch-los numa taa que possa ir para a arca congelar. Quando quiserem servir, s deixar descongelar, sempre temperatura ambiente, e depois mex-los com um clice de vinho do Porto. Fica uma sobremesa deliciosa, que pode ser servida em tacinhas decoradas com um pau de canela. PUERICULTURA - Banho: sabonete de glicerina, puro. Sem perfume. Lavar a cabecinha, tambm (no preciso champ!). ultra-suave com a pele, hidrata e respeita o pH. Muito mais econmico que qualquer outro! - Termmetro para a gua do banho: perfeitamente dispensvel. A temperatura deve medirse metendo o cotovelo (!!!) na gua se estiver morna e confortvel no nosso cotovelo, estar ptima para o banho do beb! - Limpar rabinhos quando se muda a fralda: leo de amndoas doces. Muito mais barato que usar as toalhitas. Protege contra as assaduras. Combate a irritao do xi-xi. E como aplicar/usar? No tempo em que o algodo em rama era "luxo", as mams usavam paninhos. Os mais macios? So retalhos de camisas velhas dos paps (ateno: s vale as de 100% algodo). Para no ter trabalho a fazer bainhas nos paninhos, a minha irm cortava quadrados de tecido com uma tesoura prpria para trabalhos manuais - as fazem o efeito ziguezague no deixam os paninhos esfiapar! Brilhante, no? - Primeiras papas: amido de milho (tipo "farinha Maizena") cozido em leite (ou uma mistura de 50% de gua + leite, no tempo em que se comprava "leite inteiro" de vaca, directamente ao produtor - demasiado "forte" para os mais novinhos!). Saudvel, nutritiva - e muito mais barata que as papas "industriais" actuais! - Limpar "farrapinhos" ou "sapinhos" (uns grumos brancos que aparecem na boquinha dos pequerruchos): nada de coisas da farmcia - basta gua fervida, s colherinhas... - Sopa: para mams com pouco tempo, a sopa pode ser feita apenas uma vez por semana e congelar-se em doses individuais. Evitar a descongelao em micro-ondas: melhor em "banho-maria". - Esterilizadores de biberes: podem ser dispensveis, basta para isso colocar os biberes em gua a ferver, assim como o aquecedor: aquecer o bibero em banho-maria. - Pomadas do rabinho: s devem ser colocadas caso o rabinho comece a ficar vermelho ou aps um coco com xixi (que o mais propcio a criar a assadura no rabinho). - Roupa de bebs com ndoas: antes de mais, deves tentar retirar a maior quantidade possvel de papa, sopa, iogurte, pur... o que for, raspando com uma colher ou faquinha, LOGO que

caia na roupa. Se deixarem os resduos "slidos" secarem, eles agarram ao tecido e quase impossvel que saia na lavagem. Depois, experimentar pr de molho umas horas antes de meter a roupa na mquina, numa mistura de gua com vinagre. Basta um esguicho de vinagre por cada litro de gua. No preciso lavar com gua mais quente que 60C! Se as ndoas persistirem o que ser raro, depois da aco do vinagre! faz-se uma "pasta" com bicarbonato de sdio, aplica-se sobre a ndoa e deixa-se actuar por umas horas. Depois lavase normalmente.

Potrebbero piacerti anche