Sei sulla pagina 1di 22

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE FACULDADE DE DIREITO

FICHAMENTO DE ECONOMIA

DIREITO NOTURNO TURMA 1T

T.I.A. BIANCA GOURLART CARDOSO GABRIELA MI JIN HWANGBO MARIANA SILVA ALVES STEPHANIE FAGALI GUIDA THAIS MICHELLI MARCONDES E SILVA 41251229 41250540 41228340 41242904 41203216

SUMARIO

ADAM SMITH..............................................................03 DAVID RICARDO........................................................05 THOMAS ROBERT MALTHUS..................................08 KARL MARX................................................................10 LEON WALRAS............................................................13 JOHN MAYNARD KEYNES.......................................15 JOSEPH ALOS SCHUMPETER..................................17 MILTON FRIEDMAN...................................................19 GEORG FRIEDRICH LIST21

ADAM SMITH

Adam Smith foi um importante filsofo e economista escocs do sculo XVIII. Nasceu na cidade escocesa de Kirkcaldy, em 5 de junho de 1723, e faleceu em Edimburgo no dia 17 de julho de 1790.

Teoria Em plena poca do Iluminismo, Adam Smith tornou-se um dos principais tericos do liberalismo econmico. Sua principal teoria baseavase na ideia de que deveria haver total liberdade econmica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem a interveno do Estado. A livre concorrncia entre os empresrios regularia o mercado, provocando a queda de preos e as inovaes tecnolgicas necessrias para melhorar a qualidade dos produtos e aumentar o ritmo de produo. As ideias de Adam Smith tiveram uma grande influncia na burguesia europia do sculo XVIII, pois atacavam a poltica econmica mercantilista promovida pelos reis absolutistas, alm de contestar o regime de direitos feudais que ainda persistia em muitas regies rurais da Europa. A teoria de Adam Smith foi de fundamental importncia para o desenvolvimento do capitalismo nos sculos XIX e XX.

A Riqueza das Naes Grande parte das contribuies de Adam Smith para o campo da economia no foi original. Porm, ele foi o primeiro a lanar os fundamentos para o campo desta cincia. Ele tornou o assunto compreensvel e sistemtico e seu livro A Riqueza das Naes pode ser considerada como a origem do estudo da Economia. Sua principal obra foi A Riqueza das Naes escrita em 1776. Nesta obra Adam Smith buscou diferenciar a economia poltica da cincia poltica, a tica e a jurisprudncia. Fez tambm duras crticas a poltica mercantilista e sua interveno irrestrita na economia. Porm, a teoria principal defendida por Adam Smith nesta obra a de que o desenvolvimento e o bem estar de uma nao advm do crescimento econmico e da diviso do trabalho. Esta ltima garante a reduo dos custos de produo e a queda dos preos das mercadorias. Defende tambm a livre concorrncia econmica e a acumulao de capital como fonte para o desenvolvimento econmico.

Obras principais: - Teoria dos sentimentos morais (1759) - A Riqueza das Naes (1776)

Smith frente da sua poca Torna-se evidente que Adam Smith escreveu sobre um mundo h muito tempo desaparecido. A fbrica de dez pessoas, ainda pequena, era to importante na poca que era tida como modelo. Nesse mundo, ainda havia vestgios das restries mercantilistas, e inclusive feudais, determinando quantos aprendizes podia contratar um patro. Os sindicatos eram considerados ilegais na sua maioria, quase no existia legislao social e a grande maioria da populao era muito pobre. Apesar disso, Smith captou os atributos fundamentais no sistema econmico que ainda no estavam completamente desenvolvidos na sua poca: 1. Uma sociedade de pessoas competitivas procura de lucro, que pudessem assegurar seu ordenado, fornecimento material, mediante o mecanismo autoregulador do mercado. 2. Este tipo de sociedade tende a acumular capital e, ao faz-lo, estimula sua produtividade e riqueza. O interessante das observaes de Smith que muitas delas ainda so de grande relevncia para o mundo moderno. Os economistas da atualidade ainda continuam sendo seus alunos.

DAVID RICARDO
David Ricardo nasceu em Londres, no dia 18 de abril de 1772. Descendentes de judeus expulsos de Portugal Seguindo os passos do pai, tornou-se operador da Bolsa de Valores de Londres, onde acumulou fortuna. Leu A Riqueza das Naes de Adam Smith que atraiu seus interesses para assuntos econmicos. Grande obra prima: Princpios da Economia Poltica e Tributao, de 1817, que o consagrou como grande economista clssico, junto de Adam Smith. Morreu em 11 de setembro de 1823, aos 51 anos de idade. As suas obras atingiram vastas reas da economia, tais como: poltica monetria, teoria dos lucros, teoria da renda fundiria e da distribuio, teoria do valor e do comrcio internacional, sendo que muitos destes temas permanecem atuais nos dias de hoje. Contexto Histrico Inglaterra (1772-1823), desenvolvimento do capitalismo industrial que iniciou-se com a Revoluo Industrial de 1750. Efeitos: desenvolvimento de cidades de grande porte, criao de uma indstria que atende a todos, radical transformao das relaes sociais e do estabelecimento de trabalhadores, capitalistas e latifundirios de classes com caractersticas especficas. Relao com a Poltica Defendia o capitalismo e tinha posies liberais tanto em matrias polticas (voto secreto, sufrgio universal), quanto em temas econmicos (liberdade de comrcio).

Principais Obras O Alto Preo do Ouro, uma Prova da Depreciao das Notas Bancrias, 1810, que defende a adoo do ouro como moeda corrente e pregava a limitao na emisso de moeda como medida preventiva para o combate inflao. Ensaio sobre a Influncia de um Baixo Preo do Cereal sobre os Lucros do Capital, 1815, que argumenta que revogando as corn laws, uma maior riqueza seria distribuida aos membros da sociedade. A queda dos preos dos gros fez com que os agricultores passassem a exigir a proteo contra a concorrncia do produto estrangeiro. Tinha o intuito de mostrar a inconvenincia das restries importao. Ricardo favorecia a liberdade de comrcio e os lucros dos capitalistas, que ele considerava como a nica fonte de acumulao de capital. Princpios da Economia Poltica e Tributao, 1817, uma anlise que conclui que a renda da terra aumenta com o aumento da populao. Tambm claramente define a teoria da vantagem comparativa, que argumenta que todas as naes podem beneficiar-se com o livre comrcio, mesmo que uma nao seja menos eficiente a respeito da produo de todos os tipos de bens que suas parceiras.

Teorias de Ricardo
Teoria da Renda
na elaborao da teoria da renda que se nota a forte influncia de Malthus sobre o pensamento ricardiano, uma vez que suas concluses refletem claramente a preocupao de Malthus decorrente da desproporo entre o crescimento da populao e o da produo de alimentos. Paulo Sandroni, no Dicionrio de economia do sculo XXI, descreve assim a abordagem de Ricardo: Em sua anlise dos problemas econmicos, construiu um modelo terico fundamentado numa economia predominantemente agrcola, procurando determinar as leis que regulam a distribuio do produto entre as diferentes classes da sociedade e localizando no trabalho o valor de troca das mercadorias. Apesar disso, acreditava que os custos do capital podem influenciar os preos e que o aumento dos salrios sobre os preos relativos depende da proporo desses dois fatores de produo. Para Ricardo, a renda relaciona-se com o aumento da populao. Acreditavam que a maior demanda acarretada por esse aumento da populao exige o cultivo de terras menos frteis, nas quais o custo de produo mais elevado do que em terras mais frteis. Mas custos e lucros deveriam ser mantidos no mesmo nvel dos dois casos, pois, de outro modo, as terras de pior qualidade deixariam de ser cultivadas. Mesmo com essas medidas, no entanto, os arrendatrios das melhores terras acabariam tendo uma maior receita, independente do trabalho e do capital aplicados na produo. Essa diferena em seu favor (ou o excedente sobre o custo da produo) constituiria a renda da terra apropriada pelo proprietrio. Assim, a renda de determinada terra seria a diferena entre o valor da colheita dessa rea frtil e da colheita de outras menos frteis. Com o inevitvel crescimento da renda diferencial da terra, os proprietrios rurais iriam se apossando de maior percentual do excedente econmico, em detrimento dos capitalistas.

A Teoria das Vantagens Comparativas


Adam Smith havia desenvolvido a teoria das vantagens absolutas para explicar o funcionamento do comrcio internacional. Em contraposio, Ricardo formulou a teoria das vantagens comparativas (ou dos custos comparativos), segundo a qual cada pas tende a se especializar nos ramos em que tem maiores vantagens, isto , em que seus custos de produo so menores do que os de seus concorrentes. Com isso, procurou demonstrar, como bem observa Paulo Sandroni, "a vantagem de um pas importar determinados produtos, mesmo que pudesse produzi-los por preo inferior, desde que sua vantagem, em comparao com outros produtos, fosse ainda maior". A Teoria das Vantagens Comparativas tambm foi aceita nos pases no desenvolvidos; o livre-cambismo levou-os a se especializarem na produo primria, o que retardou bastante sua industrializao. O embate entre livre-cambistas e protecionistas, no plano terico e prtico, prossegue at hoje nos pases capitalistas. Diversas outras teorias do comrcio internacional tm sido propostas, mas a abordagem ricardiana continua sendo o ponto de partida clssico das discusses.

Teoria de Valor

A idia bsica dessa teoria que Ricardo diz que o valor da mercadoria depende da quantidade de trabalho empregado na produo e no pelo salrio pago pelo trabalho.

Dessa maneira se pretende responder por que, por exemplo, um mao de cigarros vale vinte caixas de fsforo: basicamente porque o tempo de trabalho necessrio produo do primeiro seria vinte vezes maior que aquele utilizado para produzir a segunda. Ricardo, como vimos acima, supunha que o salrio seria relativamente uniforme e constante, sempre prximo do "nvel de subsistncia". O valor do salrio, em tempo de trabalho, dependeria do tempo de trabalho necessrio para produzir a subsistncia do trabalhador. Se a produtividade do trabalho aumentasse na produo do que hoje chamamos de bens de salrio, o valor do salrio (sempre em tempo de trabalho) diminuiria, elevando-se em consequncia o lucro. Em sntese salrio e lucro variam sempre inversamente e seu movimento basicamente determinado pelas variaes da produtividade do trabalho. A grande descoberta de Ricardo que, se os capitais esto sujeitos mesma taxa de lucros, o valor das mercadorias passa a depender no s do tempo de trabalho requerido pela sua produo, mas tambm do valor do capital total nela aplicado e do seu tempo de rotao. Ricardo teve a brilhante intuio, de que os preos relativos das mercadorias se determinam simultaneamente pela quantidade de trabalho nelas incorporado e pela repartio da renda entre capital e trabalho ou, dito de outra forma, pela participao relativa dos salrios e lucros no produto.

O Legado A contribuio Economia Poltica de Ricardo imortal. Nos deu um mundo simplificado que revelava as teorias de renda, como tambm as questes vitais de comrcio internacional, moeda, tributao e terras. Teorias sobre quase todos os temas de grande relevncia nessa rea de conhecimento, mas tambm pelo apuro e engenhosidade com que aplicou o mtodo lgico-dedutivo. Embora se situando, em geral, em nveis inadequadamente altos de abstrao, Ricardo ensinou a todos como procurar, por detrs da aparncia catica da vida econmica, leis fundamentais de movimento que permitem entend-la em sua totalidade.

Thomas Robert Malthus. (terico da superpopulao)


Biografia: Nasceu em Rookery Surrey, em 1766. Depois de estudar matemtica e literatura em Cambridge, ele tomou o sacerdcio em 1789,assumindo uma parquia em 1791. O exrcito do ministrio o ps em contato brutal com as realidades de seu tempo: A situao das classes trabalhadoras arrastadas para o processo de industrializao da economia birtnica. A anlise das desgraas da poca o levou a economia poltica. Em 1805, tornou professor de historia e economia poltica na faculdade fundada pela Companhia das ndias Orientais, em Haileybury. Morreu em 1834. Como Smith e Ricardo, Malthus um dos principais representantes da escola clssica inglesa. Influenciado pelo esprito do Iluminismo, favorvel a ideia de progresso social, Malthus inicialmente defendia uma retribuio de renda entre as populaes mais desfavorecidas. Mas a extenso da pobreza e o espetculo cotidiano da misria o levaram a rever suas posies ticas e a orientar suas reflexes para um maior pragmatismo econmico. No entanto, Malthus no merece epteto de pessimista que tantas vezes lhe atribuem os historiadores do pensamento econmico. Ao criticar o excesso de poupana da classe capitalista, ao frisar o benefcio coletivo dos trabalhos de utilidade pblica,Malthus pode ser considerado primeiro terico da demanda. Sob esse aspecto, ele prefigura o Keynesianismo. Principais Obras: an essay on the principle of population [Ensaio sobre a populao] 1803 An inquiry into the nature and progress of rent [investigao sobre a natureza e a evoluo da renda] 1815 Principles of political economy: considered with a view to their practical application [princpios de economia poltica e consideraes sobre sua aplicao prtica] 1820 The measure of value [A medida do valor] 1823 Definition on political economy [definies de economia politica] 1827

Principal teoria Malthusiana : [A populao pode aumentar mais depressa do que seus meios de subsistncia] A produo agrcola determinada pelo estabelecimento do valor das terras, considerado sob o aspecto quantitativo ( superfcie agrcola til ) e o qualitativo ( mtodo de cultivo). Do ponto de vista quantitativo, as terras cultivveis esto limitadas

pelo espao geogrfico do territrio nacional. No tem extenso infinita. Exploradas todas as terras, naturalmente surge um ponto de estrangulamento na produo dos alimentos. De um ponto de vista mais qualitativo, Malthus se baseia na lei dos rendimentos decrescentes, cuja paternidade foi atribuda ao economista e poltico Frances Anne Robert. A semente num terreno inculto no d nenhum resultado. A primeira aragem permite a obteno de uma colheita, a segunda aragem permite aumentar o rendimento, e a terceira tambm. Assim se tem um rendimento crescente. Mas, a partir de um certo ponto, qualquer que seja o trabalho do campons, os rendimentos diminuem devido ao esgotamento do solo; neste momento que se pode falar em rendimentos decrescentes. Malhtus considera que os bens de subsistncia, extrados da produo agrcola, crescem apenas em proporo aritmtica ( 1,2,3,4,5, etc.). O aumento da populao, graas ao aumento da fecundidade, evolui num ritmo muito mais rpido do que a produo agrcola. A produo cresce em proporo geomtrica (1,2,4,8,16 etc.). Quando a populao no detida por nenhum obstculo, ela dobra a cada 25 anos e, assim,cresce a cada perodo numa progresso geomtrica. [...] Portanto podemos afirmar, partindo do estado atual da terra habitvel, que os meios de subsistncia, nas circunstncias mais favorveis a produo, nunca podem aumentar num ritmo mais rpido do que a uma progresso aritmtica. A exploso demogrfica se choca, ento, com o nvel dos recursos alimentares disponveis, o que se traduz na generalizao da pobreza, na fome e, por fim, na subverso da ordem social.

Karl Marx (economista militante)


Karl Marx, nasceu em Trier,Alemanha,em 1818. Estudou direito e filosofia em Bonn, depois em Berlim, e obteve o doutorado em 1841. No conseguindo ingressar no ensino universitrio, voltou-se para o jornalism e colaborou em vrias revistas, como Rheinische Zeitung [Gazeta Renana] e Deutsch-Franzsischen Jahrbcher [Anais Franco-Alemes]. Suas posies polticas (em artigos e livros) lhe valeram varias expulses, que o levaram a percorrer a Europa. Tendo feito amizade com Friedrich Engels, Marx entrou na poltica com a criao de comits operrios que se fundiram com a Liga dos Justos, movimento revolucionrio britnico. Ele se afirmou como um dos principais dirigentes da Associao Internacional dos Trabalhadores, fundada em 1864. Morreu em Londres,em 1883. Como o prprio Marx explicou,sua obra teve uma tripla origem: A filosofia de Friedrich Hegel, a economia poltica inglesa encarnava em David Ricardo e o socialismo Frances. Tomando de emprstimo a Hegel o mtodo dialtico, Marx deu origem a uma filosofia da historia de carter universalista que inspirou a constituio de Estados ditos socialistas. Leitor critico dos clssicos ingleses, ele apontou as disfunes intrnsecas economia capitalista, revelando a oposio de interesses entre a burguesia e o proletariado. A obra de Marx constitui uma importante contribuio para o estuda da transformao social,por introduzir a dinmica das classes sociais no progresso histrico.

Principais Obras: konomisch-philophiesche Manuskripte [Manuscritos econmico-filosficos] 1844 Die Deutsche Ideologie [A ideologia alem] 1846 Das Elend der Philosophie [A misria da filosofia] 1847 Manifest der Kommunistischen Partei [Manifesto do Partido Comunista] 1848 Der achtzehnte Brumaire ds Louis Bonaparte [O Dezoito Brumrio de Lus Bonaparte] 1852 Zur Kritik der politischen konomie [Contribuio critica da economia poltica] 1859 Der Brgerkrieg in Frankreich [Aguerra civil da Frana] 1871 Das Kapital [O capital] 1867-1894 Principal teoria Marxista: [ a evoluo histrica r s transformao social]

O conceito de modo de produo est no centro de anlise marxista. como Marx designa a maneira com que os homens reproduzem suas condies de existncia, ou seja, a produo dos bens necessrios sobrevivncia dos grupos humanos. Sucederam-se trs modos de produo: O modo de produo escravagista (sociedades antigas), o modo de produo feudal (sociedades medievais) e por fim o modo de produo capitalista (sociedades industriais),caracterizado pelo surgimento da industria e pelo regime assalariado. Cada modo de produo se baseia num conjunto de elementos e interao, postos em dois nveis: A infraestrutura econmica e as superestruturas polticas e ideolgicas. A infraestrutura representa a base econmica que rene as foras produtivas, como as matrias primas,o capital tcnico e o uso do trabalho humano. Mas os diversos componentes das foras produtivas esto ligados por interaes que geram o que Marx chama de relaes de produo. Estas colocam em oposio os proprietrios dos instrumentos de produo (o capital) e os que vendem sua fora de trabalho: Os operrios vtimas da extorso da mais-valia. A produo social de uma existncia, os homens entre relaes determinadas, necessrias, independentes de sua vontade, relaes de produo correspondem a um determinado grau de desenvolvimento de suas foras produtivas e materiais. O conjunto dessas relaes de produo constitui a estrutura econmica da sociedade, a base concreta sobre a qual se ergue uma superestrutura jurdica e poltica e qual correspondem formas determinadas de conscincia social.

O conjunto histrico Classe dominante Superestrutura Estado e Ideologia Infraestrutura Relaes de Produo Foras Produtivas

As superestruturas polticas e ideolgicas reproduzem as relaes de produo. Contrapondo-se filosofia do contrato social, Marx constata que o Estado no um rbitro, e sim um conjunto de instrumentos coercitivos nas mos de uma classe que procura perpetuas sua dominao sobre outras classes. A ideologia concebida como sistema de representaes, como concepes de mundo, tambm no independente das relaes de produo. Geralmente constitui a ideologia da classe dominante,um

conjunto de valores e ideias destinado a iludir as consequncias e a permitir a reproduo das relaes de explorao. A infraestrutura determina as superestruturas. a base material da sociedade que est na origem das formas polticas e do contedo ideolgico. Assim o marxismo parece impor um determinismo histrico. Aqui cabem matrizes nessa viso pedaggica de Marx,que julgou adequado insistir na importncia da economia,mas sempre ressaltando a relativa autonomia das superestruturas e sua ao de retorno sobre a base econmica das sociedades.

A luta das classes: Para Marx, todas as formas de conflitos, qualquer que seja seu contedo poltico, filosfico, ou religioso-, so apenas expresso da luta de classes. Assim, ele mostra o papel revolucionrio da burguesia em sua tentativa de eliminar obstculos que impediam o desenvolvimento do capitalismo (regime feudal, corporaes, sociedades de ordens). Sobre as runas de modo de produo feudal, a classe burguesa instaurou a livre concorrncia e igualdade jurdica. Essa subverso dos quadros sociais e polticos permitiu um desenvolvimento sem precedentes das foras produtivas.

LEON WALRAS

Economista francs nascido em vreux, Normandia, um dos criadores da teoria da utilidade marginal, ao propor a matematizao dos processos econmicos. Marie-Esprit-Lon Walras nascido em vreux, Frana, em 16 de dezembro de 1834, filho do economista Antoine-Auguste Walras, abandonou os estudos na Escola de Minas de Paris e tentou, sem sucesso, a literatura. Decidiu dedicar-se anlise econmica, mas a falta de formao acadmica impediu-lhe assumir cargos universitrios. Todavia, obteve prestgio com seus artigos em revistas especializadas e, a partir de 1865, por sua eficincia na direo de um banco para cooperativas de produtores. Em 1870, foi enfim nomeado professor de economia da Universidade de Lausanne, na Sua. Walras morreu em Clarens, perto de Montreux, Sua, em 5 de janeiro de 1910, sofrendo de graves problemas mentais enquanto estava internado em um hospcio.

Teoria A revoluo marginalista (nome que se deu ao surgimento, quase simultneo e independente, no final do sculo XIX, de uma srie de obras que trouxeram os fundamentos para uma nova concepo da Economia) foi iniciada no comeo da dcada de 1870 por trs economistas: Jevons, na Inglaterra, Carl Menger na ustria, e Leon Walras na Sua. Dos trs, Walras foi o nico que se atreveu a entrar nas complexidades matemticas de um equilbrio geral dos mercados mltiplos. A influncia de Walras, defensor da livre iniciativa como instrumento para alcanar a justia social, deveu-se basicamente a lments d'conomie politique pure (1874-1877; Elementos de economia poltica pura) no qual, mediante um complexo procedimento matemtico, elaborou um modelo econmico geral para demonstrar que, num regime de concorrncia perfeitamente livre, os fatores produtivos, os produtos e os preos se equilibram automaticamente. Assim, uniu as teorias de produo, troca, moeda e capital. Walras lanou nessa obra as bases da teoria marginalista, que fundamenta o valor de um bem econmico em sua utilidade e abundncia relativa. Walras defendeu ainda a adoo de reformas que

julgava essenciais para a eficcia do sistema de livre empresa, sobretudo a nacionalizao de terras e a modificao do padro-ouro. Suas teses, ampliadas em obras como tudes d'conomie applique (1898; Estudos de economia aplicada), foram resgatadas pela Escola de Lausanne, grupo de economistas que liderou. Entre os representantes do grupo esto Vilfredo Pareto, que sucedeu Walras em sua ctedra, Joseph Schumpeter e Irving Fisher.

Obras principais:

Francis Saveur, 1858. "De la Proprit Intellectuelle", 1859, Journal des Economistes. L'Economie Politique et la Justice, 1860. "Paradoxes conomiques I", 1860, Journal des Economistes. "Thorie Critique de l'Impt, 1861. De l'Impt dans le Cantont de Vaud, 1861. Les Associations Populaires de Consommation, de Production et de Crdit, 1865. "La Bourse et le Crdit", 1867, Paris Guide. Recherche de l'Idal Social, 1868. "Principe d'une Thorie Mathmatique de l'change", 1874, Journal des Economistes. Elements of Pure Economics, or the theory of social wealth, 1874. "Correspondance entre M. Jevons, professeur a Manchester, et M. Walras, professeur a Lausanne", 1874, Journal des Economistes. Thorie Mathmatique de la Richesse Sociale, 1883. Notice Autobiographique de L Walras, 1893. Etudes d'conomie Sociale: thorie de la rpartition de la richesse sociale, 1896. Etudes d'conomie Politique Applique: thorie de la production de la richesse sociale, 1898. "Thrie du Crdit", 1898, Revue d'Economie Politique. "Sur le Equations de la Circulations", 1899, Giornale degli Economisti Elements 1899 (fourth & last edition) "Cournot et l'conomique Mathmatique", 1905, Gazette de Lausanne. "La Paix par la Justice Sociale et le Libre change", 1907, Questions Pratiques de Legislation Ouvriere. L'Etat et le Chemin de Fer "Leone Walras, Autobiografia", 1908, Giornale degli Economisti. Seu principal livro lments d'conomie politique pure (1874-1877), no qual defendia a livre iniciativa como instrumento para alcanar a justia social e a justificava matematicamente, unindo as teorias de produo, troca, moeda e capital. Estavam lanadas as bases da teoria marginalista, ideal que continuaria defendendo em outras obras como tudes d'conomie applique (1898).

JOHN MAYNARD KEYNES


John Maynard Keynes nasceu em Cambridge em 1883. Aluno de Eton, depois estudante de matemtica e economia no King's College em Cambridge, ele seguiu os ensinamentos do grande representante da escola neoclssica Alfred Marshall. Depois de uma rpida passagem pela administrao britnica no Ministrio dos Negcios das ndias, tornou-se assistente do King's College, aps defender sua tese sobre a teoria das probabilidades em 1908. A seguir foi chamado para vrias misses administrativas, primeiro no Tesouro em 1915, e depois para conferencia de paz em 1919, para preparar o Tratado de Versalhes. Discordando do montante das indenizaes impostas Alemanha, ele renunciou a suas funes. Ento, passou a se dedicar a hbeis especulaes na Bolsa, como Ricardo, ao mesmo tempo em que escrevia vrios artigos os problemas econmicos da poca. Recebendo o ttulo de lorde em 1942. Representou a delegao britnica na Conferncia de Bretton Woods, em 1944. Morreu em 1946, de um ataque cardaco. A obra de Keynes constitui um dos monumentos do pensamento econmico. A exemplo de Smith e Marx, ele deu origem a um dos principais paradigmas da cincia econmica: o keynesiano. Opondo-se ortoxia liberal, Keynes mostrou os limites das reflexes neoclssicas, sobretudo na questo do subemprego. Pronunciou-se tambm contra a teoria quantitativa da moeda. Mas a quintessncia da revoluo keynesiana reside na interpretao da grande crise dos anos 1930. Com uma viso global das interaes econmicas, Keynes,em sua Teoria geral, props um modelo macroeconmico que seria o fio condutor das polticas econmicas das chamadas Trente Glorieuses, os trinta anos de reconstruo e desenvolvimento psguerra.

Principais Obras - The economic consequences of Peace [As consequncias econmicas da paz](1919). - Tratise on Money [Tratado sobre a moeda](1930). - Essays in persuasion [Ensaios de persuaso](1931).

- General theory of employment,interest,and Money [Teoria geral do emprego, do juro e da moeda](1936).

Teoria Keynesiana A doutrina keynesiana uma teoria econmica que ganhou destaque no incio da dcada de 1930, no momento em que o capitalismo vivia uma de suas mais graves crises. Nesta poca, as naes capitalistas geriam o campo econmico com base nas teorias estabelecidas por liberalismo clssico, doutrina econmica onde se defendia a ideia de que o desenvolvimento econmico de uma nao estaria atrelado a um princpio de no interveno do Estado na economia. De fato, a proposta keynesiana tem como ponto fundamental revisar as teorias liberais lanadas pelo terico Adam Smith, principalmente, no que se refere s novas configuraes assumidas pela economia capitalista. O principal responsvel por tal exerccio de reviso do liberalismo foi o economista britnico John Maynard Keynes, que em sua obra Teoria Geral do Emprego, do Juro e do Dinheiro estabeleceu os pontos fundamentais da teoria econmica que leva o seu nome. Segundo o pensamento keynesiano, a premissa fundamental para se compreender uma economia encontrava-se na simples observao dos nveis de consumo e investimento do governo, das empresas e dos prprios consumidores. Partindo desse princpio, a doutrina keynesiana aponta que no momento em que as empresas tendem a investir menos, inicia-se todo um processo de retrao econmica que abre portas para o estabelecimento de uma crise. Dessa maneira, para que essa situao fosse evitada, o keynesianismo defende a necessidade do Estado em buscar formas para se conter o desequilbrio da economia. Entre outras medidas, os governos deveriam aplicar grandes remessas de capital na realizao de investimentos que aquecessem a economia de modo geral. Paralelamente, era de fundamental importncia que o governo tambm concedesse linhas de crdito ao baixo custo, garantido a realizao de investimentos do setor privado. Promovendo tais medidas de incentivo, os nveis de emprego aumentariam e consequentemente garantiriam que o mercado consumidor desse sustentao real a toda essa aplicao de recursos. Dessa maneira, o pensamento proposto por Keynes transformava radicalmente o papel do Estado frente economia, colocando em total descrdito as velhas perspectivas do laissez faire liberal. Somente a partir da dcada de 1970, novas correntes de pensamento econmico combateram os princpios do pensamento keynesiano. Nessa poca, a retrao dos altos ndices de desenvolvimento alcanados nas duas dcadas seguintes Segunda Guerra Mundial ps em cheque a teoria John M. Keynes. Com isso, as perspectivas liberais dos tericos da escola monetarista de Chicago ganharam destaque no pensamento econmico capitalista.

JOSEPH ALOS SCHUMPETER


Terico da inovao e dos ciclos

Nasceu em Triesch, na Morvia em 1883. Estudou sociologia e depois economia em Viena, seguindo os cursos de Eugen Von Bhm-Bawerk (um dos fundadores da escola neoclssica austraca). Tornou-se professor da Universidade de Czernowitz e mais tarde em Graz. Aps Primeira Guerra Mundial teve uma rpida carreira poltica como ministro das Finanas e depois assumiu a diretoria de um grande banco que acabou falindo. Retornou ao ensino universitrio e em Harvard (EUA) lecionou de 1932 at a sua morte em 1950. Schumpeter se define como o terico da mudana e dos desequilbrios do sistema capitalista.

Principais obras: -Die Theorie der Wirschaftlichen Entwicklung (Teoria do desenvolvimento econmico 1911); -Busines cycles (Ciclos de negcios 1939); -Capitalism, socialism and democracy (Capitalismo, socialismo e democracia 1942).

Teorias Em sua teoria do desenvolvimento econmico, os motivos que caracterizam o empreendedor e o impulso ao so: - a criao de um espao de poder: vontade do empreendedor de constituir um reino privado e que possa passar a seus descendentes criando uma verdadeira dinastia industrial ou comercial; - a vontade de lutar e vencer: a atividade econmica vista como uma luta de boxe em que o melhor vence. O lucro o ndice de sucesso, porem no a nica razo de ser do empreendimento; - a satisfao de criar uma forma econmica nova: o empreendedor escolhe o campo econmico, a produo de riquezas. Apesar dos riscos e problemas, a satisfao de criar e difundir um novo produto recompensa qualquer dificuldade que o empreendedor tenha passado.

O empreendedor quem utiliza os meios de produo de maneira inovadora, vantajosa. Para Shumpeter o empreendedor aquele que, diferentemente dos capitalistas que no assume riscos e evitam inovaes, nada contra a corrente, longe dos caminhos batidos. o elemento motor da mudana econmica. Em sua teoria do desenvolvimento econmico (cinco formas de inovao): - fabricao de um novo bem ou transformao de um bem antigo com acrscimo de nova qualidade, ou seja, melhorado; - introduo de um novo mtodo de produo; - abertura de uma nova sada num mercado que ainda no havia sido considerado; - conquista de uma nova fonte de matria prima; - realizao de uma nova organizao de produo; O papel do empreendedor reformar ou revolucionar a rotina de produo. Ao obter essa inovao o resultado um excedente de valor: o lucro, que se torna a remunerao do empreendedor dinmico. Porem o lucro no permanente, o empreendedor se beneficia da situao de monoplio por curto prazo, pois a inovao atrai outros empreendedores que passam a fabricar o produto tambm (imitao), reduzindo a margem de lucro para todo o setor. A inovao se caracteriza por um processo de destruio criadora. No h estabilidade no capitalismo, pois um sistema econmico em movimento incessante, destruindo elementos velhos e criando continuamente elementos novos. Uma inovao nunca surge sozinha, e pertence a um grupo que rene varias inovaes, surgem em pacotes. A inovao motriz o vetor do crescimento econmico, na medida em que ela condiciona o investimento, o emprego e a demanda dos consumidores. um fenmeno descontinuo que gera flutuaes no crescimento econmico: - num 1 perodo a inovao apresenta seus benefcios alimentado o crescimento econmico; - num 2 perodo h um impacto desestabilizador nas estruturas econmicas: o momento critico da destruio criadora podendo levar empresas a falncia, gerando desempregos, queda das naes; Schumpeter retoma 3 series de ciclos da literatura econmica: - ciclo longo ou ciclo de Kondratieff: durao de 50 anos, dividida em 2 perodos de 25 anos, onde fase A o crescimento da produo e aumento dos preos e fase justamente o oposto; - ciclo intermedirio ou ciclo de Juglar: com periodicidade de cerca de 10 anos, se divide em 4 fases (expanso, crise, recesso e retomada); - ciclo curto ou ciclo de Kitchin: durao de 40 meses h uma diminuio da atividade em perodos de expanso e uma acentuao da baixa em perodos de recesso; Esses 3 ciclos em conjunto explicam as irregularidades do crescimento econmico e a alternncia das fases de expanso e recesso.

MILTON FRIEDMAN
Milton Friedman nasceu no Brooklyn, em 1912,numa famlia judaica de origens modestas. Graas a diversas bolsas ,ele pode financiar seus estudos superiores, principalmente nas Universidade de Chicago, onde estudou matemtica, orientando-se a seguir para a economia. Em 1946,ano da morte de Keynes, Friedman obteve seu doutorado e iniciou carreira docente na mesma universidade. Em 1947, ao lado de Friedich von Hayek, Milton Friedman participou da fundao da Sociedade de MontPlerin-reunindo economistas ligados defesas dos valores prprios do liberalismo econmico-, qual viria a presidir de 1970 a 1972.Alm de suas atividades de ensino e pesquisa, ele escreveu regularmente para a revista Newsweek, o que o tornou conhecido junto ao grande pblico. Recebeu vrias misses de consultoria para diversas instituies de primeira importncia, como o Federal Reserv e o Partido Republicano. Foi a esse ttulo que se tornou conselheiro dos presidentes Richard Nixon e Ronal Reagen. Sua obra cientfica foi agraciada em 1976 com o prmio de cincias econmicas do Banco de Sucia, em memria de Alfred Nobel por sua contribuio anlise do consumo, histria e a teoria monetria, bem como por suas explicaes das complexas polticas de estabilizao. Ao lado de Keynes, Milton Friedman considerado um dos maiores economistas do sculo XX. Tal como seu colega britnico, ele exerceu uma grande influncia sobre as polticas econmicas dos pases anglo-saxes e das naes em desenvolvimento. Friedman , acima de tudo, um economista liberal, defensor do laisser-faire das foras espontneas do mercado para se atingir um estado de equilbrio. Assim, Friedman se contrape a teoria e as polticas de inspirao keynesiana. Retomando a teoria e as polticas de inspirao, de Irving Fisher, ele contestava a viso monetria derivada do keynesianismo: a inflao sempre um fenmeno monetrio. Nessa perspectiva, um banco central deve vincular a criao monetria ao aumento do volume de produo nacional. Por outro lado, ele aponta a existncia de um desemprego natural, que no pode ser reduzido pelas polticas de alavancagem conjuntural, cuja nica consequncia seria o aumento da inflao.

Principais Obras

- The theory of the consumption function [Teoria da uno consumo](1957). - Capitalism and freedom [Capitalismo e liberdade](1962). -A monetary history of the United Satates,1867-1960 [Uma historia monetaria dos Estados Unidos,1867-1960(1963). - The role of monetary policy [O papel da politica monetaria]American Economic Review 58(1968). -Price theory[Teoria dos preos](1976). -Free to choose[Liberdade de escolher](1980).

Contribuies Tericas Segundo Friedman, o rendimento corrente de um agente econmico resulta de dois componentes, um permanente e outro transitrio. Teoria do rendimento permanente, funo dos recursos que um indivduo considera estveis ao longo do tempo (patrimnio, salrio vinculado qualificao, avano previsvel na carreira profissional). a partir do rendimento permanente que um agente econmico decide o montante de suas despesas, e determina o nvel de consumo. O componente transitrio, pode se manifestar por uma busca ou alta do rendimento no curto prazo, e para Friedman a alta do componente transitrio do rendimento no tem efeito imediato sobre o consumo. Apresenta tambm a ideia de uma taxa de emprego natural, que remete a um certo nvel de desemprego que no pode ser diminudo pelos instrumentos tradicionais da poltica conjuntural, em particular por uma poltica monetria de expanso, logo na economia existe uma taxa de desemprego natural, determinada pelas imperfeies do mercado de trabalho, amplamente relacionadas com uma excessiva interveno pblica na relao macroeconmica. O desemprego natural no uma fatalidade ele pode diminuir, e s pode pensar em reduzi-lo a partir de polticas estruturais que liberalizem o mercado de trabalho. Por fim, Friedman prega a cruzada anti-inflao, ele pretende mostrar que a inflao, fenmeno exclusivamente monetrio, se deve a um aumento demasiado rpido da massa monetria em relao ao volume de produo. Os primeiros a ouvir a mensagem de Friedman no mundo anglo-saxo foram aqueles que iriam ocupar as mais latas funes polticas nos EUA e no Reino Unido: o presidente Ronald Reagan e a primeira-ministra Margaret Thatchet.

GEORG FRIEDRICH LIST


Nasceu em Reutlingen, Wttemberg, em 1789. Foi crtico nacionalista romntico da teoria econmica , tambm um dos fundadores da Escola Histrica Alem, a Escola Historicista. Foi professor de Economia Poltica na Universidade de Tubingen e foi um dos membros da ala liberal dos legisladores de Wrttemburg. Liberal em poltica e em economia, entusiasta, arquiteto e um dos principais articuladores da criao de uma associao dos alfandegrios germnicos, a Zollverein, que conduziria criao do estado alemo, e defensor da expanso das ferrovias ao longo da Alemanha. Por causa de seu pensamento foi preso exilado (1825) e passou a morar em New York, nos Estados Unidos. Nos EEUU exerceu a profisso de jornalista, antes de retornar para a Alemanha como cnsul norte-americano (1832) em Leipzig. No mais voltou a lecionar doente morreu em 1846 Kufstein Selbstmord, ustria. Principais obras: - El Sistema Natural de la Economa Poltica. (1837); - O Sistema Nacional de Economia Poltica (1841).

Teoria De acordo com o seu pensamento econmico, as empresas nacionais no se poderiam desenvolver se o mercado j estivesse ocupado por empresas de pases estrangeiros economicamente mais avanados. Nessas circunstncias justificava-se um protecionismo educador, tendo por objetivo proteger temporariamente o mercado nacional para assegurar a consolidao das indstrias nacionais para que em mdio prazo pudessem concorrer com sucesso num ambiente de livre concorrncia que no se transformasse rapidamente num sistema de sentido nico pelo esmagamento das indstrias do territrio economicamente menos desenvolvido. Apesar de toda a retrica em torno da globalizao e do livre-comrcio, mesmo os Estados mais avanados ainda recorrem a medidas de protecionismo seletivo nos setores considerados estratgicos que se enquadram no pensamento de List. Seu melhor trabalho foi The National System of Political Economy (1841), um escrito em oposio ideia de livre comrcio defendida pelos Clssicos. Argumentava que era dever do governo nutrir os fatores produtivos da Nao, fazendo isso o livre comrcio poderia existir, mas nunca antes. Era, portanto, partidrio da interveno do

estado para forar a industrializao, pois considerava que essa era a nica forma de tirar um pas da pobreza. Foi nos Estados Unidos onde obteve inspirao, principalmente a partir do Relatrio sobre as Manufaturas de Alexander Hamilton, que o levou a economia e sua viso de "Sistema Nacional", posteriormente posta em prtica no chamado Sistema Americano de Henry Clay. Ficou rico por conta do descobrimento de carvo em terras que havia adquirido, e foi cnsul dos Estados Unidos em Leipzig em 1832. Defendeu com firmeza a extenso do sistema de ferrovias na Alemanha e foi um dos inspiradores da criao da Unio Aduaneira dos Estados Alemes de 1834 (Zollverein), que abrangeu a maior parte das entidades polticas que formaram a Alemanha unificada.

Potrebbero piacerti anche