Sei sulla pagina 1di 18

RIM 1.

O Yang do Rim a fundao material para o Yin do Rim; o Yin do Rim representa a atividade fisiolgica que transforma o Yang do Rim. Resposta correta: Falso 2. O Pulmo envia o Qi ao Rim; o Rim responde por "receber" ou "segurar" o Qi a fim de mant-lo em baixo. Resposta correta: Verdadeiro 3. A cor do Rim literalmente preta e pode ser observada nas bochechas ou abaixo dos olhos. Resposta correta: Falso 4. Frio exterior prejudica o Rim e, particularmente, o Yang do Rim.

Resposta correta: Verdadeiro 5. Se o Estmago no puder excretar os fluidos adequadamente, eles estagnaro e afetaro o Rim. Resposta correta: Falso ================================================================= ========== 1. Qual dos itens a seguir no corresponde a uma funo do Rim? a) Governa a gua. b) Controla a recepo do Qi. c) Abre-se no ouvido. d) Manifesta-se no cabelo. e) Controla os quatro orifcios superiores. 2. Qual das declaraes em relao essncia pr-Celestial est incorreta? a) base da vida intelectual. b) Nutre o feto. c) a matria bsica para a produo de esperma, vulo e sangue menstrual. d) derivada dos pais e pode ser preenchida com alimento.

e) Controla crescimento, maturao sexual, fertilidade e desenvolvimento. 3. Qual das seguintes declaraes est correta? a) "Medula" na medicina chinesa corresponda "Medula" na medicina ocidental. b) Medula ssea, coluna espinal e crebro so tipos de Qi densos, materiais. c) Os ossos so tambm referidos como "Mar da Medula". d) A medula ssea base para formao da Medula. e) Nenhuma das anteriores. 4. Se houver um equilbrio adequado entre Yin e Yang do Rim, a regulao de abertura e fechamento do "porto" tambm ser correta, portanto: a) A mico ser normal em quantidade e cor. b) No ocorrer sangue na urina. c) A fertilidade ser boa. d) A libido ser saudvel. e) Nenhuma das anteriores. 5. Quais das seguintes caractersticas da Porta da Vida esto corretas? a) a Raiz do Qi Original (Yuan Qi). b) a Fonte do Fogo (fisiolgico) para todos os rgos Internos. c) Aquece Aquecedor Inferior e Bexiga. d) Aquece Estmago e Bao para auxiliar a digesto. e) Todas as anteriores. ========================================================== 1. Descreva Yin do Rim e Yang do Rim utilizando a analogia de uma lamparina de leo. O leo na lamparina representa o Yin do Rim e a chama representa o Yang do Rim. Se o leo diminuir, a chama tambm diminuir; se o leo aumentar muito, ele pode sufocar a chama. 2. Por que na fitoterapia comum tonificar conjuntamente tanto Yin do Rim

como Yang do Rim? Porque eles so fundamentalmente um e tambm interdependentes; a deficincia de um necessariamente implicaria na deficincia do outro. 3. Enumere os processos fisiolgicos que so governados ou influenciados pela Essncia do Rim. Crescimento, reproduo, desenvolvimento, maturao sexual, ciclos de 7 e 8 anos, concepo, gravidez, menopausa e envelhecimento. 4. Descreva o desenvolvimento da osteoporose em mulheres idosas em termos de Essncia do Rim, Medula e ossos. O declnio da Essncia do Rim das mulheres na menopausa significa que a Essncia no nutre a Medula e os ossos, de forma que eles ficam frgeis, o que acarreta osteoporose. 5. D trs exemplos do Rim controlando a gua.

O Rim o "porto" que controla a mico; ele influencia a excreo dos fluidos do Aquecedor Inferior. O Yang do Rim influencia a capacidade dos Intestinos de transformao e separao dos fluidos. O Rim recebe os fluidos do Pulmo e manda de volta para ele os fluidos vaporizados. O Yang do Rim proporciona calor ao Bao para a transformao e transporte dos fluidos. 6. O que aconteceria se o Rim falhasse em "pegar" o Qi enviado em descida pelo Pulmo? Se o Rim no receber e mantiver o Qi, ele escapar em subida, causando falta de ar e asma. 7. Cite exemplos de sintomas que ocorreriam caso o Qi do Rim enfraquecido no controlasse os dois orifcios inferiores. Incontinncia urinria, espermatorria ou diarria (escoando da uretra, do tubo espermtico ou do nus). 8. Se um paciente sofre de cansao, esgotamento e edema, por que seria necessrio tonificar o Rim? O Rim controla a Porta da Vida ou o Fogo Ministro, que proporcionam calor para todas as funes corporais. Quando o Yang de Bao e Rim ficam esvaziados, produzindo sintomas de cansao, esgotamento e edema, necessrio tonificar o Fogo Ministro do Rim. 9. Qual o odor, a cor, o sabor, o clima e o som do Rim?

Ptrido, preta, salgado, frio, gemido. 10. Como um estado de Secura interior poderia surgir e como isso afetaria o Rim?

Secura interior pode ser decorrente de deficincia do Estmago, perda profusa de fluidos (como em sudorese ou diarria) ou fumo. Secura interior prejudicaria o Yin do Rim. PERICRDIO 1. Em nvel fsico, o Pericrdio bem parecido com o Corao, influenciando tambm a rea ao centro do trax. Resposta correta: Verdadeiro 2. A patologia do Pericrdio pode afetar a menstruao.

Resposta correta: Verdadeiro 3. O Pericrdio pertence ao Fogo Ministro juntamente com o Corao.

Resposta correta: Falso 4. Os padres do Pericrdio so caracterizados por manifestaes clnicas ao longo dos canais do trax. Resposta correta: Verdadeiro 5. Nas doenas febris agudas, o Pericrdio pode ser obstrudo por Umidade, a qual manifesta-se com febre alta e delrio. Resposta correta: Falso ==================================================== 1. Na fitoterapia, o Pericrdio se refere normalmente apenas ao contexto de: a) Deficincia de Sangue. b) Fogo do Corao. c) Doenas infecciosas causadas por Calor exterior. d) Febre baixa. e) Nenhuma das anteriores. 2. Qual das seguintes declaraes sobre o Pericrdio est correta? a) estreitamente relacionado ao Corao.

b) a "membrana que recobre o Corao". c) Protege o Corao. d) Governa o Sangue e abriga a Mente. e) Todas as anteriores. 3. em: Deficincia de Sangue afetar o Pericrdio, bem como o Corao, resultando a) Depresso e ansiedade. b) Delrios furiosos e mania. c) Insnia. d) Nenhum apetite. e) Raiva. 4. Ansiedade, insnia e agitao so resultados de qual padro do Pericrdio? a) Deficincia do Sangue do Pericrdio. b) Calor do Sangue do Pericrdio. c) Fleuma no Pericrdio. d) Deficincia do Qi do Pericrdio. e) Nenhuma das anteriores 5. Qual Vaso conecta o tero ao Corao e est relacionado ao Pericrdio? a) Vaso da Concepo. b) Vaso Governador. c) Vaso do Rim. d) Vaso do tero. e) Vaso Chong. =================================================== 1. Qual a funo do Pericrdio?

O Pericrdio funciona como uma cobertura externa do Corao, protegendo-o de ataques pelos fatores patognicos exteriores. (Considera-se que se o Corao for atacado por um fator patognico, isso afetar Mente-Esprito, fato que pode ser fatal. Se um fator patognico atacar o Corao, atacar primeiro o Pericrdio; por isso, o Corao no tem ponto de Transporte Riacho). 2. De acordo com a teoria dos rgos internos, quais so as duas funes primrias do Pericrdio? De acordo com a teoria dos rgos Internos, as duas funes primrias do Pericrdio so semelhantes s do Corao: governar Sangue e abrigar Mente-Esprito. 3. Quais os efeitos que os pontos no canal do Pericrdio tm sobre o Sangue? Os pontos no canal do Pericrdio podem revigorar ou resfriar o Sangue. 4. Quais os efeitos que os pontos no canal do Pericrdio tm sobre MenteEsprito? Os pontos no canal de Pericrdio podem estimular ou acalmar Mente-Esprito. Por exemplo, PC-6 (Neiguan) estimula o humor, a fim de aliviar a depresso; PC-7 (Daling) acalma a Mente, a fim de aliviar a ansiedade. 5. Qual a esfera de influncia do canal do Pericrdio? O canal do Pericrdio influencia a rea no centro do trax. 6. Em termos de canais, com qual canal o canal do Pericrdio est interior/exteriormente relacionado? Em termos de relaes de canal, o canal do Pericrdio tem relao interior/exterior com o canal do Triplo Aquecedor. Assim, o Pericrdio representa o canal Yin e o Triplo Aquecedor, o Yang. 7. Qual a relao entre Fogo Ministro e Pericrdio?

O Fogo Ministro surge da regio entre os Rins, onde o Fogo da Porta da Vida reside. O Fogo Ministro comunica-se acima com Fgado, Triplo Aquecedor e Pericrdio. Sob a perspectiva de canal, o Pericrdio est interior/exteriormente relacionado ao Triplo Aquecedor; sob a perspectiva dos Cinco Elementos, Pericrdio e Triplo Aquecedor so chamados de "Fogo Ministro", uma vez que so como os Ministros que ajudam o Monarca, ou seja, o Corao. Portanto, o "Fogo Ministro" que surge do Fogo da Porta da Vida diferente do "Fogo Ministro" no contexto dos Cinco Elementos.

INTERRELAES DOS ORGOS Corao e Pulmo 1. Quais as duas substncias vitais que Corao e Pulmo governam? Como isso afeta a relao entre os dois rgos? O Corao governa o Sangue e o Pulmo governa o Qi; a relao entre Corao e Pulmo essencialmente a relao entre Qi e Sangue. 2. Explique a relao entre Qi e Sangue.

Qi e Sangue so mutuamente dependentes, uma vez que o Qi o comandante do Sangue e o Sangue a me do Qi. O Sangue precisa da fora do Qi para circular nos vasos sangneos. O Sangue tambm precisa do calor do Qi para circular; o Qi precisa da "imerso" ou da qualidade lquida do Sangue como veculo para circular. 3. Se o Qi do Pulmo estiver deficiente, o que pode acontecer com o Qi do Corao? Se o Qi do Pulmo estiver deficiente, ele pode causar estagnao do Qi do Corao que, por sua vez, pode acarretar estase do sangue do corao. 4. Como o padro de Fogo Excessivo do Corao pode afetar o Pulmo?

O Fogo Excessivo do Corao seca os fluidos do Pulmo, causando tosse seca, nariz seco e sede. 5. Por que comum que Qi do Corao e Qi do Pulmo fiquem deficientes ao mesmo tempo? comum tanto o Qi do Corao quanto o Qi do Pulmo ficarem deficientes ao mesmo tempo, j que ambos esto situados no trax e so influenciados pelo Qi da Reunio. 6. Como o Qi da Reunio afeta a funo do Corao e do Pulmo?

O Qi da Reunio se concentra no trax, influenciando as funes tanto do Corao quanto do Pulmo e a circulao de Qi e Sangue. Se o Qi da Reunio estiver debilitado, Qi e Sangue do Pulmo e do Corao ficaro diminudos, conduzindo a sintomas como voz fraca e mos frias. 7. Qual emoo depaupera tanto Qi do Corao quanto Qi do Pulmo? A tristeza depaupera o Qi do Corao e do Pulmo.

Corao e Fgado

1.

Explique a relao entre Corao e Fgado em termos de sua ao no Sangue.

O Corao governa o Sangue, ao passo que o Fgado o armazena e regula seu volume; essas duas atividades devem ser coordenadas e harmonizadas. 2. Que efeito pode ter a deficincia do Sangue do Fgado no Corao?

A deficincia do Sangue do Fgado pode causar deficincia do Sangue do Corao, uma vez que quantidade no suficiente de Sangue armazenada pelo Fgado a fim de nutrir o Corao, causando palpitaes e insnia. Em termos de Cinco Elementos, tal situao seria descrita como "Me que no nutre Filho". 3. Como a deficincia do Sangue do Corao pode afetar o Fgado? Quais sintomas tal situao pode provocar? O Sangue deficiente do Corao pode romper a habilidade do Fgado de regular o Sangue, originando sintomas como tontura e sonhos excessivos. Em termos de Cinco Elementos, tal situao seria descrita como "Filho que esgota Me". 4. Quais os aspectos psicolgicos de uma pessoa que podem ser "abrigados" por Fgado e Corao? Corao abriga Mente (Shen) e Fgado abriga Alma Etrea (Hun). A Alma Etrea representa o "vai-e-vem" da Mente, oferecendo o que poderia ser descrito como "movimento" para a Mente, no sentido de inspirao, viso e senso de direo. 5. Explique como Corao e Fgado tm efeito sobre emoes e estado psicolgico. Corao abriga Mente (Shen), influenciando humor e esprito de uma pessoa; o Fgado responsvel pelo fluxo homogneo do Qi. Esse fluxo homogneo do Qi assegura que as emoes da pessoa sejam experimentadas de forma equilibrada: elas no so reprimidas e so expressas adequadamente, em vez de maneira inapropriada. Corao e Rim

1. Em termos da teoria dos Cinco Elementos, Corao e Rim correspondem a que elementos? Explique a relao desses dois elementos: (a) sob a perspectiva dos Cinco Elementos; (b) sob a perspectiva do rgo.

O Corao pertence ao Fogo, e o Rim gua. O Fogo , em natureza, Yang e corresponde ao movimento; a gua , em natureza, Yin e corresponde quietude. importante que Corao e Rim estejam em equilbrio, uma vez que representam as duas polaridades do Yin e Yang. (a) Sob a perspectiva dos Cinco Elementos, Fogo e gua controlam um ao outro. O Fogo seca a gua, a gua apaga o Fogo. (b) Sob a perspectiva do rgo, Fogo e gua interagem e se apiam mutuamente. Da mesma maneira que o Qi do Pulmo no Aquecedor Superior desce para ser agarrado pelo Qi do Rim no Aquecedor Inferior, o Qi do Corao do Aquecedor Superior desce para ser agarrado pelo Qi do Rim. Enquanto o Qi do Corao desce ao Rim, o Qi do Rim sobe ao Corao. Mais especificamente, o Yang do Corao desce para aquecer o Yin do Rim; o Yin do Rim sobe para nutrir e esfriar o Yang do Corao. Isso conhecido como "suporte mtuo do Fogo e da gua" ou "suporte mtuo do Corao e do Rim". 2. Qual padro do Corao pode se desenvolver caso o Yang do Rim esteja deficiente? Se o Yang do Rim estiver deficiente, o Rim ser incapaz de executar sua funo de transformar os fluidos, os quais podem transbordar em subida, causando o padro "gua afrontando o Corao". 3. Qual padro do Corao pode se desenvolver caso o Yin do Rim esteja deficiente? Se o Yin do Rim estiver deficiente, ele no pode subir para nutrir o Yin do Corao. Isso conduz ao desenvolvimento de Calor por Deficincia dentro do Corao, manifestando-se em sintomas como palpitaes, inquietude mental, insnia, rubor malar e sudorese noturna. 4. Explique como Mente e Essncia tm raiz comum.

Corao abriga Mente; Rim armazena Essncia. Mente e Essncia tm raiz comum, uma vez que a Essncia a substncia fundamental da qual a Mente derivada. Essncia, Qi e Mente so trs estados diferentes de condensao do Qi; a Essncia sendo o mais denso, o Qi o mais rarefeito e a Mente o mais sutil e imaterial. 5. O que pode acontecer Mente caso a Essncia de uma pessoa esteja fraca?

Se a Essncia de uma pessoa estiver debilitada, isso ser refletido no estado da Mente: a pessoa se apresentar com falta de vitalidade, autoconfiana e fora de vontade. 6. O que pode acontecer Essncia caso a Mente de uma pessoa esteja transtornada por problemas emocionais? Como isso pode se manifestar? Se a Mente for perturbada por problemas emocionais, ficar incapaz de dirigir a

Essncia, manifestando-se com falta de motivao e sensao de cansao permanente. 7. Qual o aspecto espiritual do rgo Rim? O aspecto espiritual do rgo Rim conhecido como Zhi ou Fora de Vontade. 8. Explique como a relao entre Mente e Essncia reflete a relao entre Mente e Fora de Vontade (Por exemplo, como a Fora de Vontade ficar afetada caso a Essncia esteja fraca e vice-versa?). Se a Essncia do Rim estiver debilitada, a Fora de Vontade ser, em conseqncia, diminuda. Isso afetar a Mente de um modo negativo: a pessoa ficar deprimida e ter falta de vitalidade, fora de vontade e determinao. 9. Descreva o que acontece ao Yin do Rim e ao Yang do Rim durante o ciclo menstrual. O ciclo menstrual um fluxo de Yin e Yang do Rim, uma vez que o Rim a origem do Tian Gui, que a base para o sangue menstrual. Durante a primeira metade do ciclo menstrual, o Yin cresce para alcanar seu mximo na ovulao. Na ovulao, o Yin comea a diminuir e o Yang a aumentar, alcanando o mximo logo antes do incio do perodo menstrual. O fluxo e o refluxo de Yin e Yang so determinados por Yin e Yang do Rim. A ovulao marca a mudana de Yin para Yang (o Yin alcanou seu mximo); o incio da menstruao marca uma mudana de Yang para Yin. 10. O Corao desempenha um papel no ciclo menstrual de duas maneiras. Quais so elas? Em primeiro lugar, o Rim proporciona a base material (Tian Gui) para o fluxo e o refluxo de Yin e Yang; o Corao proporciona o mpeto para a transformao de Yin em Yang e vice-versa. Em segundo lugar, o Qi do Corao e o Sangue do Corao descem durante a menstruao para promover o fluxo em descida do sangue (durante a menstruao) e a descarga dos vulos (durante a ovulao). Fgado e Pulmo 1. A relao entre Fgado e Pulmo reflete a relao entre quais duas substncias vitais? Explique. A relao entre Fgado e Pulmo reflete a relao entre Qi e Sangue. O Pulmo governa o Qi, o Fgado armazena e regula o Sangue: Qi e Sangue dependem um do outro para executar suas respectivas funes. 2. Como o Fgado depende do Qi do Pulmo para regular o Sangue?

O Fgado depende do Qi do Pulmo para regular o Sangue, porque o Qi do Pulmo dirige o Sangue dentro dos vasos sangneos (Qi como comandante do Sangue). 3. Como o Sangue do Fgado afeta o Qi do Pulmo?

O Sangue do Fgado proporciona umidade e nutrio necessrias para o Qi do Pulmo circular corretamente (Sangue como me do Qi). 4. Quais so as direes dos fluxos do Qi do Pulmo e do Qi do Fgado?

O Qi do Pulmo desce; o Qi do Fgado sobe. Embora o Qi do Fgado flua em todas as direes, nesse contexto ele sobe para coordenar o movimento do Qi com o Pulmo. Deve-se lembrar que esse o movimento fisiolgico normal de subida e no o movimento patolgico de subida do Yang do Fgado. A descida do Qi do Pulmo depende da subida do Qi do Fgado e vice-versa. 5. Explique como o Qi deficiente do Pulmo afetar a funo do fluxo homogneo do Qi do Fgado. Tal fato corresponde a qual situao em termos de Cinco Elementos? Se o Qi do Pulmo estiver deficiente e no descer, ele pode afetar a funo de fluxo homogneo do Qi do Fgado, impedindo-o de subir e fazendo-o estagnar. Em tal caso, a pessoa sofrer de apatia (decorrente da deficincia do Qi), depresso (decorrente da estagnao do Qi do Fgado), tosse e dor na regio do hipocndrio. Tal situao corresponde "Madeira afrontando Metal". Fgado e Bao 1. Quais as duas maneiras em que o Fgado auxilia o Bao a transformar, separar e transportar alimentos e fluidos? O Qi do Fgado: 1) assegura o fluxo homogneo do Qi ao redor do corpo; 2) assegura o fluxo homogneo da blis que auxilia a digesto. 2. Qual a direo normal do Qi do Bao? A direo normal do Qi do Bao em subida. 3. Que sintomas podem ocorrer se o Qi do Fgado estagnado romper a habilidade do Bao de transformar alimentos e fluidos? Tal fato corresponde a qual situao em termos de Cinco Elementos? O Qi do Fgado estagnado rompe o fluxo em subida do Qi do Bao. Isso se manifesta como distenso abdominal, dor na regio do hipocndrio e fezes amolecidas. De acordo com a teoria dos Cinco Elementos, tal situao corresponde "Madeira agindo excessivamente

sobre Terra" 4. Como o Qi deficiente do Bao pode afetar o Qi do Fgado? Quais sintomas ele pode causar? A qual padro dos Cinco Elementos corresponde tal situao? Se o Qi do Bao estiver deficiente, sua funo de transformao e transporte de alimento e fluidos ser prejudicada. Alimento e fluidos no sero digeridos corretamente e sero retidos no Aquecedor Mdio; muitas vezes tambm com formao de Umidade. Isso, por sua vez, pode prejudicar a circulao do Qi do Fgado e o fluxo homogneo do Qi no Aquecedor Mdio, causando distenso abdominal, dor na regio do hipocndrio e irritabilidade. De acordo com a teoria dos Cinco Elementos, tal situao corresponde "Terra afrontando Madeira". 5. Explique como Fgado e Bao tm relao com Sangue. Bao produz Sangue; Fgado armazena Sangue. Fgado e Rim 1. Explique como a relao entre Fgado e Rim est baseada na troca mtua entre Sangue e Essncia. O Sangue do Fgado nutre e preenche a Essncia do Rim; a Essncia, por sua vez, contribui para a fabricao do Sangue, j que produz medula ssea, a qual produz Sangue. O Rim tambm contribui para a fabricao do Sangue pela ao do Qi Original: o Qi Original facilita a transformao do Qi do Alimento em Sangue no Corao. 2. Qual a relao entre Yin do Rim e Yin e Sangue do Fgado? Descreva tal relao em termos de Cinco Elementos. O Yin do Rim nutre o Yin e o Sangue do Fgado. Em termos dos Cinco Elementos, tal situao conhecida como "gua nutrindo Madeira". 3. Se o Sangue do Fgado estiver deficiente, o que pode acontecer Essncia do Rim? Que sintomas podem ocorrer em tal situao? Sem a nutrio do Sangue do Fgado, a Essncia do Rim pode ficar debilitada, causando sintomas como surdez, tinido e emisses noturnas. 4. Se o Yin do Rim estiver deficiente, o que pode acontecer com Yin do Fgado e Sangue do Fgado? Que sintomas podem ocorrer em tal situao? Se o Yin do Rim estiver deficiente, o Yin do Fgado (e, ento, o Sangue do Fgado) tambm ficar deficiente, uma vez que o Yin do Rim a base do Yin do Fgado. A deficincia do Yin do Fgado pode provocar a subida do Yang do Fgado, com sintomas

como viso turva, tinido, tontura, dores de cabea e irritabilidade. 5. Explique como Fgado e Rim desempenham um papel em assegurar um ciclo menstrual regular. Fgado armazena Sangue e responsvel por suplementar o tero com Sangue. O Rim a origem de Tian Gui, que a substncia da qual o sangue menstrual deriva. Portanto, o funcionamento saudvel dos rgos do Fgado e do Rim de importncia suprema para assegurar um ciclo menstrual saudvel e regular. 6. A quais canais extraordinrios os canais de Fgado e Rim esto estreitamente ligados? Os canais do Fgado e do Rim esto estreitamente ligados aos Vasos Diretor e Penetrador (Ren Mai e Chong Mai). Bao e Pulmo 1. Explique o papel desempenhado por Bao e Pulmo na formao do Qi da Reunio. O Bao extrai a Essncia refinada do alimento e a envia ao Pulmo, onde ela combinada com ar para formar Qi da Reunio. 2. Qual a direo do Qi do Pulmo? Como tal direo ajuda na ao do Qi do Bao? O Qi do Pulmo desce. O Bao depende do movimento em descida do Qi do Pulmo para auxiliar seu papel de transformao e transporte de Fluidos Corpreos. Se o Bao no pode transformar e transportar os fluidos, pode ocorrer edema. 3. Se o Qi do Bao estiver deficiente, de que maneira o Qi do Pulmo pode ser afetado? Em tal situao, quais sintomas podem ocorrer? Em termos de Cinco Elementos, como essa situao pode ser descrita? Se o Qi do Bao estiver deficiente, o Qi do Alimento ficar deficiente e a produo de Qi, especialmente do Qi do Pulmo, ser prejudicada. Podem ocorrer sintomas como encurtamento da respirao, cansao e voz fraca. Tal situao pode ser descrita em termos dos Cinco Elementos como "Terra no produzindo Metal". 4. Descreva a relao que Bao e Pulmo tm com Fleuma.

Se o Qi do Bao estiver deficiente, os fluidos no sero transformados, levando formao de Fleuma. A Fleuma normalmente se instala no Pulmo, prejudicando a funo do Pulmo. Diz-se que "o Bao a origem da Fleuma e o Pulmo a armazena".

Bao e Rim 1. O Bao a raiz do Qi ps-Celestial; o Rim a raiz do Qi pr-Celestial. Como o Qi ps-Celestial e o pr-Celestial se apiam mutuamente? O Qi ps-Celestial preenche continuamente o Qi pr-Celestial com o Qi derivado do alimento. O Qi pr-Celestial auxilia na produo do Qi ps-Celestial ao proporcionar calor necessrio para digesto e transformao (por meio do Fogo da Porta da Vida). 2. Como uma deficincia do Qi do Bao pode afetar a Essncia do Rim? Que sintomas podem ocorrer em tal situao? Se o Qi do Bao estiver deficiente, no ser produzido Qi suficiente para preencher a Essncia do Rim, causando fraqueza da Essncia do Rim. Isso pode causar cansao, lombalgia, inapetncia, tinido e tontura. 3. O que pode acontecer ao Qi do Bao se o Yang do Rim estiver deficiente? Nessa situao, quais sintomas podem ocorrer? Em termos de Cinco Elementos, como tal situao pode ser descrita? Se o Yang do Rim estiver deficiente, o Fogo da Porta da Vida no pode aquecer e auxiliar o Bao em sua funo de transformao e transporte de alimento e fluidos, resultando em sintomas como fezes amolecidas, diarria e calafrios. A Umidade pode acumular e pode ocorrer edema. Em termos dos Cinco Elementos, tal situao pode ser descrita como "Fogo no produzindo Terra". 4. Descreva o papel desempenhado por Bao e Rim com relao aos Fluidos Corpreos. O Yang do Rim proporciona calor necessrio para o Bao transformar e transportar os fluidos. Como ele transporta e transforma os fluidos, o Qi do Bao auxilia o Rim em seu papel de transformao e excreo dos fluidos. Se o Qi do Bao no pode transformar e transportar os fluidos, eles podem se acumular, formando Umidade. A formao de Umidade prejudica a funo do Rim de governar a gua; por sua vez, isso posteriormente piora a condio de Umidade. Pulmo e Rim 1. Explique como Pulmo e Rim esto relacionados em termos de Qi e fluidos.

O Pulmo envia Qi e fluidos ao Rim. O Rim responde por manter o Qi, evaporando parte dos fluidos e encaminhando de volta o vapor resultante ao Pulmo a fim de mant-lo umedecido. 2. Explique a relao entre Qi da Reunio e Qi Original.

Qi da Reunio e Qi Original auxiliam um ao outro. O Qi da Reunio do trax flui em descida para auxiliar o Rim, e o Qi Original do Rim flui em subida para auxiliar a respirao. 3. O que acontece ao rgo Rim se o Qi do Pulmo estiver deficiente? Quais sintomas podem ocorrer? Se o Qi do Pulmo estiver deficiente, ele no pode enviar os fluidos em descida e o Pulmo no pode se comunicar com Rim e Bexiga, causando incontinncia ou reteno de urina. 4. Como a deficincia do Yang do Rim afeta o Pulmo? Quais sintomas podem ocorrer? Se o Yang do Rim estiver deficiente e no puder transformar e excretar os fluidos no Aquecedor Inferior, eles podem se acumular e formar edema. Isso pode prejudicar as funes de descida e de disperso do Pulmo, causando sintomas como encurtamento da respirao ou tosse. 5. Como a deficincia do Yin do Rim afeta o Pulmo? Quais sintomas podem ocorrer? Uma deficincia do Yin do Rim resulta em deficincia dos fluidos do Aquecedor Inferior. Os fluidos no sobem para umedecer o Pulmo, resultando em deficincia do Yin do Pulmo. Os sintomas resultantes de deficincia do Yin do Rim e do Pulmo incluem garganta seca, tosse seca, sudorese noturna e sensao de calor nas palmas das mos e solas dos ps. Bao e Corao 1. Explique que papel Bao e Corao desempenham com relao ao Sangue.

Bao produz Sangue (porque proporciona Essncia do Alimento, que base para o Sangue); Corao governa Sangue. 2. Se o Qi do Bao estiver deficiente e no puder produzir sangue suficiente, o que poder acontecer ao Corao? Se o Qi do Bao estiver deficiente e no puder produzir Sangue suficiente, isso pode causar deficincia do Sangue do Corao, com sintomas de tontura, palpitaes, memria fraca e insnia. 1. A medicina chinesa diz que: a) "Sangue controla disperso".

b) "Sangue controla imerso". c) "Sangue previne coero". 2. Se o Qi do Pulmo estiver deficiente, ele pode causar: a) Deficincia do Yin do Fgado. b) Umidade no Aquecedor Inferior. c) Estagnao do Qi do Corao. 3. Deficincia do Sangue do Fgado pode afetar o Sangue do Corao, causando: a) Palpitaes e insnia. b) Prurido. c) Sangue nas fezes. 4. Alma Etrea representa o: a) "Giro da Mente" b) "Ir e vir da Mente". c) "Calor do Fogo da Vida". 5. Se o Yang do Rim estiver deficiente: a) O Corao no pode transformar os fluidos. b) O Rim no pode transformar os fluidos. c) O Rim aquece demasiadamente. 6. Falta de vitalidade, autoconfiana e fora de vontade indica: a) Deficincia de fluidos. b) Calor por Excesso. c) Deficincia da Essncia. 7. O incio da menstruao marca uma mudana rpida de: a) Qi para Sangue. b) Yin para Yang.

c) Yang para Yin. 8. O Fgado depende do Qi do Pulmo para: a) "Pegar" o Qi. b) Regular o Sangue. c) Aquecer o Rim. 9. A relao entre Fgado e Rim : a) Baseada em um intercmbio de Fogo e gua. b) Relao de "irm e irmo". c) Baseada na troca mtua entre Sangue e Essncia. 10. O Qi do Bao auxilia o Rim em: a) Transformar e excretar os fluidos. b) Mover o Sangue. c) Armazenar a Essncia. 1. O Corao governa o Qi.

Resposta correta: Falso 2. O Sangue a me do Qi.

Resposta correta: Verdadeiro 3. O Pulmo proporciona Qi para dirigir o Sangue pelos vasos sangneos.

Resposta correta: Verdadeiro 4. Se o Qi da Reunio estiver fraco, as mos estaro mornas e a voz alta.

Resposta correta: Falso 5. A Mente (por meio do Corao) e nosso estado emocional (por meio do Fgado) so interdependentes. Resposta correta: Verdadeiro 6. O Yang do Corao desce para esfriar o Yin do Rim.

Resposta correta: Falso 7. Uma Mente saudvel depende da fora da Essncia, a qual armazenada no Estmago. Resposta correta: Falso 8. O Rim a origem de Tian Gui, que base para o sangue menstrual.

Resposta correta: Verdadeiro 9. O Fgado assegura o fluxo em descida do Qi do Bao.

Resposta correta: Falso 10. A medicina chinesa diz que "o Rim governa a gua e o Pulmo a Fonte Superior da gua". Resposta correta: Verdadeiro

Potrebbero piacerti anche