Sei sulla pagina 1di 27

O ESPECTRO DE WALL STREET - O CRASH FINANCEIRO E A CRISE DE SOBREPRODUO

O ESPECTRO DE WALL STREET


O CRASH FINANCEIRO E A CRISE DE SOBREPRODUO

Nota: o que segue a transcrio, editada, de uma sesso pblica sobre a crise nanceira realizada em Lisboa a 3 de Outubro, cuja gravao udio est disponvel em (mms://62.193.240.114/esquerda/grandeplano/_crise_nan.wma). O objectivo desta sesso era apresentar de uma forma simples uma interpretao dos principais factores da crise nanceira. Foram acrescentadas algumas notas sobre acontecimentos anteriores, para efeitos desta publicao.

1. INTRODUO
Nesta exposio vou discutir trs questes. A primeira o impacto da crise nanceira na economia portuguesa. A segunda a comparao desta crise com a de 1929, a maior crise econmica do sculo XX, para vericarmos as semelhanas e diferenas, que so esclarecedoras. A terceira a natureza e as caractersticas desta crise, as suas origens, a sua durao possvel e os seus impactos. O dossier que o portal www.esquerda.net tem vindo a publicar apresenta muitos textos interessantes e muita informao, e quem est interessado em conhecer esta crise deve l-los com ateno para formar a sua opinio. nos momentos de crise que se verica como importante que todos os militantes, os activistas sociais, as pessoas interessadas estudem, pensem e conheam as contradies do capitalismo. So essas contradies que esto agora em evidncia. Comeo pelos factos e pelas suas interpretaes, antes de mais. O que vem na Imagem 01 um desenho de 1875, muito curioso, porque nos mostra como que se pode ser pobre e como que se pode ser rico. Para se ser rico preciso o trabalho organizado, a indstria, as fbricas a deitarem fumo, os operrios a baterem com o seu martelo, todos compenetrados, diz o desenho. Para se ser pobre, basta aceitar a especulao, com uma multido de gente confusa e perturbada atrs de bales: os bales so aces, como as do canal de Suez, a grande especulao das empresas dos caminhos-de-ferro, que foram algumas das grandes empresas por aces que comeavam a surgir no nal do sc. XIX.
IMAGEM 01 - AS CRISES ECONMICAS. DESENHO DE 1875.

O ESPECTRO DE WALL STREET - O CRASH FINANCEIRO E A CRISE DE SOBREPRODUO

A imagem 02 um cartoon de h pouco dias, da revista Economist. bastante mais sosticado, mas a ideia mais ou menos a mesma: as empresas so retratadas como o Humpty-Dumpty, uma gura de uma fbula, Alice no Pas das Maravilhas, sempre em cima do muro, tem-te-que-no-caias. Aparecem ento os heris da Reserva Federal, o banco central norte-americano, que vo intervir deitando bias de salvao. Cada uma dessas bias deita um Humpty-Dumpty abaixo: o caso da AIG, a grande empresa de seguros nacionalizada h pouco tempo, e l esto os cacos de algumas dessas empresas, a Fannie Mae, a Lehman Brothers, a Freddie Mac, que j foram nacionalizadas ou que faliram. Entre 1875 e 2008 vo mais de 130 anos, mas os caricaturistas tm mais ou menos a mesma ideia da especulao. Mais adiante vou voltar a esta questo: at que ponto que a especulao fundamental para o sistema capitalista moderno?

IMAGEM 02 - A CRISE ECONMICA. 2008

Antes disso, duas observaes sobre o que est agora a ser discutido. A primeira sobre o pacote Bush-Paulson, que pode ser aprovado enquanto esta sesso decorre : esse plano prope o uso de 700 mil milhes de dlares para salvar o sistema nanceiro atingido pelos prejuzos da especulao [a aprovao aconteceu dias depois, no valor de 850 mil milhes]. Diz o Financial Times de 19 Setembro: as loucuras de uma gerao de nanceiros irresponsveis tero que ser pagas pelos contribuintes. Assim ser: na imagem 03 mostra-se a comparao deste valor com os grandes investimentos pblicos norte-americanos ao longo da histria, em preos reais e actuais. Assim, durante os quatro anos da sua aco militar na Segunda Guerra mundial, os Estados Unidos gastaram seis vezes o que Bush agora prope gastar de um momento para o outro. Durante os cinco anos da Guerra do Iraque, um desastre militar e poltico que custou

exorbitantemente mais do que o previsto, a conta total aproximadamente igual do Plano Bush-Paulson. O programa de explorao espacial Apollo, da NASA, foi sete vezes menor do que o pode ser espatifado em pouco tempo em aces sem qualquer valor, para proteger as empresas norte-americanas. Isto d uma ideia da dimenso da salvao nanceira que est agora em causa.
IMAGEM 03 - O CUSTO DO PLANO BUSH - PAULSON

Finalmente, a Imagem 04, demonstra que no se trata de uma crise americana. O grco compara a dimenso e o tempo das principais operaes de nacionalizao ou de falncia nos EUA e na Europa, e demonstra que, at agora, j foi gasto mais dinheiro na Europa, j houve mais nacionalizaes na Europa [e depois desta conferncia, j houve mais nacionalizaes e intervenes em bancos europeus, nomeadamente na Islndia e nos dez principais bancos britnicos]. De Julho a Setembro deste ano, a dimenso dos crculos indica a dimenso do montante investido, a branco so as operaes nos Estados Unidos, a cinzento na Europa. H sucessivas nacionalizaes e falncias, tanto na Europa (Northern Rock, agora Fortis, Dexia, etc) como nos Estados Unidos (AIG, Lehmann Brothers, Merril Lynch, Washington Mutual), grandes operaes de compra e de venda. O total das operaes na Europa at agora maior, o Banco Central Europeu gastou mais, o Banco de Inglaterra gastou mais, e outros Bancos Centrais, no conjunto, j gastaram mais do que os Estados Unidos [em meados de Outubro, a garantia de avales dos governos europeus s operaes dos bancos nacionais ultrapassou um milho de milhes de euros, mais do que o Plano Bush-Paulson].

O ESPECTRO DE WALL STREET - O CRASH FINANCEIRO E A CRISE DE SOBREPRODUO

IMAGEM 04 - EUROPA E EUA: MAIS NACIONALIZAES NA EUROPA

H portanto duas ideias falsas: a de que em Portugal no h responsveis pela crise, e, em segundo lugar, que no uma questo europeia. Pelo contrrio, esta crise est no centro da economia europeia, como est no centro da economia norte-americana, por razes que vo ser muito evidentes.

2. OS EFEITOS DA CRISE EM PORTUGAL


O primeiro-ministro tenta convencer a opinio pblica de que a crise de l de fora, que o que nos atinge um cometa estratosfrico de que ningum em Portugal tem culpa e, sobretudo, que no h nenhum risco para a nossa economia. tudo falso. A crise no externa, interna ao sistema econmico globalizado que tem governado o mundo. Mais: a nanciarizao e a economia especulativa to portuguesa como europeia e como mundial. Mais ainda: a vulnerabilidade da economia portuguesa muito grande, precisamente porque tem as desvantagens da periferia e no tem as vantagens de ser dominante. Por isso mesmo, a queda do principal ndice da Bolsa portuguesa, o PSI20, foi a
9

maior das economias europeias na semana de quedas mais intensas (entre 6 e 10 de Outubro), porque as aces tinham valores especulativos que no correspondiam a valores potenciais, como se v na imagem 05. Outros pases sofreram a desvalorizao da bolsa, mas nenhum como Portugal. Nos primeiros seis meses deste ano, Portugal tem a bolsa mais desvalorizada do que qualquer outro pas europeu, por razes bvias: o processo especulativo numa bolsa relativamente pequena era mais acentuado e com menos base real do que noutros pases.
IMAGEM 05 - DE JANEIRO A JUNHO DE 2008 A BOLSA PORTUGUESA FOI RECORDISTA DE PERDAS

IMAGEM 06 - 1000 MILHES DE EUROS PERDIDOS PELOS 3 PRINCIPAIS FUNDOS DE PENSES

Mas o mais grave que a exposio do sistema bancrio portugus, do sistema de crditos e em particular das poupanas que protegem penses futuras no sistema privado (PPRs), muito grande. Os fundos dos PPRs j perderam mil milhes de euros s em trs bancos: no BCP mais de 500 milhes de euros, no BPI 250 milhes de euros, no BES 234 milhes de

10

O ESPECTRO DE WALL STREET - O CRASH FINANCEIRO E A CRISE DE SOBREPRODUO

euros. Foram perdas do valor efectivo das carteiras que protegem os planos de poupana em que as pessoas depositaram parte dos seus salrios. Portanto, das duas uma, ou o banco recompe estas carteiras substituindo este lixo por valores efectivos, ou as pessoas perdem uma parte do dinheiro das suas penses. Em qualquer caso, j agora, os PPRs em Portugal h muitos anos que no do qualquer valor s pessoas, so o pior investimento possvel porque tm sempre rentabilidades abaixo da inao. portanto extraordinrio que os sucessivos governos promovam estes PPRs, atravs de um pequeno incentivo scal, levando as pessoas a porem o dinheiro nos bancos para nanciarem as suas operaes. O nico objectivo dos vrios governos tem sido alimentar a capacidade de acumulao dos bancos, em depsitos consignados a reformas futuras mas com rentabilidade medocre, nanciando assim a liquidez e as operaes especulativas. J agora, como vemos na imagem 07, h PPRs diferentes: ao longo do ltimo ano temos aqui dois tipos de PPRs, os que tinham investimentos em mais de 35% em aces, que eram os que prometiam mais s pessoas, e que j desvalorizaram 9%, e os PPRs que tm menos de 35% em aces (ou seja, aplicam o dinheiro sobretudo em ttulos da dvida pblica), porque o Estado garante a proteco destes ttulos, que ganharam a esfuziante marca de 0,2%: no ganharam nada, mas tambm no perderam - essa a diferena.
IMAGEM 07 - A RENTABILIDADE DOS FUNDOS DE PENSES

Diz o governo que isto no problema porque uma questo de privados. Ateno: no s uma questo de privados, porque a publicidade dos bancos e o apoio do governo levaram as pessoas a acreditar que, como as penses se vo reduzir no futuro - por aco do governo Scrates - seria necessrio que cada um constitusse um comple-

11

mento de penso, o PPR. E, levando as pessoas a fazerem este complemento de penso, convenceram-nas de que iam ter garantias no futuro e as pessoas tem o direito de ter essas garantias, porque usaram uma parte do seu salrio, a sua pequena poupana, para fazer este complemento de penso. Ora, se PPRs privados esto nesta situao e os bancos esto exos a esta desvalorizao porque perderam na especulao nanceira, a situao perigosa. Mas perigosa por ainda outro motivo. que Scrates diz-nos que o sistema de Segurana Social est protegido, quando na realidade tambm h riscos no sistema pblico.
IMAGEM 08 - APLICAES DO FUNDO DE ESTABILIZAO DA SEGURANA SOCIAL

Na imagem 08, vemos o total do fundo de capitalizao da Segurana Social, ou seja, aquilo que ns descontamos obrigatoriamente: cerca de 7.500 milhes euros. Ora, desse dinheiro, 20% est aplicado em aces, cerca de mil e quinhentos milhes de euros, uma parte dos quais em aces nos Estados Unidos, e ningum sabe o que que elas valem, e uma parte tambm, alm disso, no imobilirio, que precisamente o sector que mais est desvalorizado. [Sabe-se agora que o fundo pblico perdeu este ano 200 milhes de euros, cerca de 3%]. De facto, no eram s as bolsas que estavam sobrevalorizadas, era tambm o mercado imobilirio, ou seja, vendiam-se casas por muito mais do que elas valem, e era assim nos Estados Unidos, assim em Inglaterra e assim em Portugal. O problema dos fundos pblicos, portanto, que tambm podem ser contaminados pela crise nanceira e pela desvalorizao das Bolsas. E portanto uma das medidas importantes que tem que estar no debate poltico a garantia da publicao, da apresentao das listagens das operaes do fundo pblico da Segurana Social para sabermos da sua sustentabilidade.

12

O ESPECTRO DE WALL STREET - O CRASH FINANCEIRO E A CRISE DE SOBREPRODUO

IMAGEM 09 - DUPLICAO DA TAXA DE JURO

Finalmente, na imagem 09, outro dado que todos conhecem bem, e que descreve a evoluo da taxa de juro Euribor, que era de 2,5% na altura em que Jos Scrates toma posse e que agora de 5,3%, um recorde histrico [depois disto, a Euribor continuou a subir para 5,5% e depois desceu um pouco, cando ainda na primeira metade de Outubro muito acima dos 5%]. claro que no o governo que xa a taxa de juro: o Banco Central Europeu xa a taxa de juro de referncia, que de 4,25% [baixou logo depois para 3,75%], sobre a qual h uma taxa de risco que determina a Euribor, xada pelos prprios bancos em sua vantagem. Quanto mais confuso est o mercado (os tais bales do desenho de 1875), maior a taxa de risco e maior a diferena entre a taxa de juro garantida pelo Banco Central e a taxa de juro paga pelas pessoas. Essa diferena est a crescer no momento actual. Mesmo que depois venha a descer um pouco, a tendncia que as pessoas endividadas paguem agora muito mais do que h um ano atrs. Mas o grande problema que os governos europeus dizem: no se baixa a taxa de juro, bem gostvamos, mas o BCE independente. Uma treta! O Banco Central Europeu independente porque os governos que dizem que ele independente aprovaram um tratado que determina a sua independncia. Sempre foi uma escolha poltica determinar uma poltica monetria imune s presses da realidade social e das opinies pblicas, para favorecer o poder do capital. Isso um erro catastrco, que s serve para criar uma espcie de libi para todas as circunstncias. (Diga-se de passagem: amanh vai haver uma cimeira que rene o Directrio europeu e para qual Jos Scrates no foi convidado - s foram convidados os mais poderosos. Junto de Sarkozy estaro Brown,

13

Berlusconi e Merkel. Mas Trichet, o governador do tal BCE que independente, vai estar nesta cimeira que apesar de toda a evidncia no vai decidir uma reduo das taxas de juro). H em tudo isto uma hipocrisia impressionante. Os governantes dizem que bem queriam que o BCE respondesse s diculdades da economia, mas o certo que foram eles que tomaram a deciso de constituir esta independncia, para ser o Banco Central a car sempre com o nus da deciso. De facto, o BCE dependente dos mercados e assim que os governos europeus o querem. O efeito desta poltica de juros altos evidente e todos conhecem as contas: s este ano a variao das taxas de juros signicou mais uns 50 euros para um emprstimo mdio de uma famlia portuguesa. H um milho de famlias endividadas e, s com isso, os bancos embolsaram cerca de 600 milhes de euros ao longo deste ano. Por isso, o Bloco de Esquerda tem insistido ao longo do tempo sobre quatro questes fundamentais: (I) Proteco dos mais vulnerveis, reduo da taxa de juros e sua xao administrativa contra o abuso do Euribor; (II) Combate ao ngimento da regulao independente, porque no h nenhuma regulao independente: h hoje institutos de regulao que dependem do mercado. Assim, o governo aliviado da responsabilidade de responder pelos aumentos dos preos da gasolina, ou pelo aumento das taxas de juro, ou pelo facto de haver conivncia e monoplio ou oligoplio entre as principais empresas em alguns sectores que determinam os preos. bom frisar a nossa posio: a regulao uma funo do Estado, porque no Estado que esto os representantes que foram eleitos e que podem ser responsabilizados. O presidente da Autoridade da Concorrncia no escolhido por nenhum portugus, no tem que responder a ningum, foge de toda a gente, e por isso alis que protege os preos dos combustveis como eles esto. (III) indispensvel insistir noutra proa, o m dos offshores. (IV) Finalmente, esta crise reintroduz a questo das nacionalizaes, que talvez a mais interessante de todo este debate. Percebe-se que quando se privatiza a GALP, o Estado est a perder uma segurana, est a perder uma garantia, um mau negcio oramental que protege os interesses privados em desfavor do interesse pblico. Os prejuzos criados pela privatizao da GALP ou da EDP, ou por uma futura privatizao das guas de Portugal, tm que ser compensados um dia por imos. Vamos tambm pagar o seu custo nos preos, porque so preos de monoplio (mais altos) que deixam de estar

14

O ESPECTRO DE WALL STREET - O CRASH FINANCEIRO E A CRISE DE SOBREPRODUO

submetidos ao princpio do servio pblico. Estes sectores devem ser nacionalizados, porque devem ser pblicos, so empresas rentveis e estratgicas, e so seguranas contra o jogo de mercado.

3. 1929: UMA CRISE TPICA QUE SE REPETE?


O segundo ponto desta sesso sobre 1929. A imagem 10 resume uma histria tcnica e poltica da Bolsa; o que nos interessa o perodo assinalado. A evoluo surpreendente: o ndice da Bolsa vai sempre crescendo, por muitos factores de conana e de entusiasmo. Vemos no grco o momento do princpio da produo massiva de rdios, a primeira demonstrao de televiso, o voo de Lindberg, a criao da mquina automtica de cortar po e a introduo de muitas outras tecnologias que deslumbravam a populao (sobretudo electrodomsticos que mudaram os padres de consumo). Acreditava-se que este capitalismo tinha a fora para acumular invenes, para criar novos mercados, para desenvolver as suas economias. Em consequncia, as aces valiam mais, as empresas valorizavam, at que de repente, numa tera-feira (a black tuesday), as aces caem para cerca de metade do seu valor. Depois do crash, a crise tem um momento culminante em 1933, e somente em 1954 25 anos depois que o ndice da Bolsa voltou aos nveis anteriores a 1929. Durante todos estes anos mantm-se uma depresso profunda.
IMAGEM 10 - A CRISE DE 1929

15

Instalou-se o pnico: a imagem 11 reproduz um jornal do dia seguinte, anunciando a tera-feira negra e o pnico em Wall Street. Todos os jornais falam de pnico. O New York Times, mais circunspecto, diz que se perderam 14 milhes de dlares num pice. Acrescenta este jornal, e isto vem mesmo a propsito: Espera-se que os banqueiros apoiem os mercados hoje. exactamente o que acontece hoje, nos dias do crash quase 80 anos depois.
IMAGEM 11 - OS JORNAIS DE 1929

Para o caso portugus, aqui est uma capa do Pblico. Na tera-feira desta semana, escreve que o combate crise recua nos Estados Unidos, quando recusada a primeira verso do plano Paulson e as Bolsas se afundam. Mas depois tem uma listagem. Bradford & Bingley, nacionalizado. Fortis, nacionalizado. Hypo, intervencionado. E continua pelo mundo fora, pela Tailndia, pelo Dxia na Blgica, etc.
IMAGEM 12 - CAPA JORNAL PBLICO

16

O ESPECTRO DE WALL STREET - O CRASH FINANCEIRO E A CRISE DE SOBREPRODUO

Recapitulemos o grco da crise de 1929, na imagem 13, uma verso mais longa, que regista os anos seguintes. Aqui tm o que aconteceu na crise de Nova York, com a subida das cotaes at catstrofe da black tuesday, e reparem no que acontece depois. Durante os quatro anos seguintes, a Bolsa mal recupera e continua sempre a perder. o que pode acontecer com o voto do Plano Bush-Paulson, com perdas nas bolsas durante anos.
IMAGEM 13 - CRISE DE 1929

Qual foi a soluo para esta crise? Voltarei depois s caractersticas desta crise, mas vocs sabem qual foi a soluo: foi a segunda guerra mundial. Nem sempre a soluo tem que ser uma guerra, mas tem que ser sempre um mecanismo de fortssima desvalorizao do capital. Neste caso, a soluo estrutural para a crise de 1929-33 foi a precipitao dum conito imperialista, ou inter-capitalista, que conduziu a uma desvalorizao massiva de capitais por via da guerra. Ou seja, a guerra destruiu massivamente capital ao mesmo tempo que tambm destruiu massivamente a humanidade. E ao mesmo tempo abriu espao dominao dos Estados Unidos da Amrica, que construram a sua vantagem econmica na base de um sistema monetrio internacional ancorado no dlar e na base de um sistema de produo e de organizao social, o fordismo, capaz de produzir bens de consumo relativamente baratos para um mercado muito alargado, e que depois ainda se ampliou com a reconstruo da Europa e do Japo. A partir destes factos, interroguemo-nos sobre as razes desta crise e os seus mecanismos. Um humorista, que faz caricaturas para o Economist, apresentou uma vez uma curiosa verso do que a especulao, que est na capa da revista, que aqui se repro-

17

duz. Algum ouve uma conversa ao telefone: Tenho aqui um stock de aces que pode ser excepcional [that could excell]. Algum ouve excell e grita sell, sell!. Comea o movimento de venda, at que um corretor, desesperado, diz que se vai embora (good bye!). Os outros ouvem buy! e comeam a gritar compra, compra!. A explicao engenhosa: so os sinais de mercado que iludem e criam movimentos de contaminao. E h uma parte de verdade nisto. Mas o que a crise actual demonstra, muito para alm da insinuao curiosa do humorista, que a economia especulativa mesmo uma parte fundamental da economia global e do processo de distribuio de rendimentos.
IMAGEM 14 - CARTOON DO ECONOMIST

4. 2008: A CRISE DO SCULO XXI SER O FIM DA EXCEPO NORTE-AMERICANA?


H certamente muitas formas de analisar a diferena entre as crises de 1929 e a de 2008: este cartoon uma delas. Sugere, maliciosamente, que em 1929 os banqueiros se suicidavam e que agora empurram as pessoas que vivem no desesperado equilbrio das suas dvidas. H muito de verdade nisto. Mas vejamos a questo a partir dos nmeros, que so menos interpretativos e mais objectivos. A imagem 15 sugere uma das grandes diferenas entre o crash actual e o de 1929, sublinhando a evoluo da acumulao mundial. Em 1980, a acumulao de valores nanceiros era ligeiramente superior ao produto (119%). Entre 1980 e 2007, o produto mundial cresceu 5 vezes mas, em contra-partida, a nanciarizao cresceu cerca de 15 vezes. V-se como a desproporo vai sendo acentuada: em 1990 j o dobro, em 2000 j o triplo, em 2005 j o quadruplo, e continua a acelerar muito. Nos EUA, a parte da actividade nanceira nos lucros era
18

O ESPECTRO DE WALL STREET - O CRASH FINANCEIRO E A CRISE DE SOBREPRODUO

de 10% de 1980, mas j de 40% em 2007. Mas este grco s regista uma parte dos mercados, os depsitos, os ttulos governamentais pblicos, a dvida pblica, os ttulos de dvida privada e valores de aces. No inclui outros mercados especulativos, onde se compram futuros, swaps, trocas de aces ou outros produtos em mercados ctcios, os valores depositados ou transaccionados em offshores. Em qualquer caso, esta nanciarizao gigantesca uma diferena importante em relao a 1929.
IMAGEM 15 - O PIB MUNDIAL E A FINANCIARIZAO

A segunda diferena a situao da economia capitalista dominante, a dos Estados Unidos. Em 1929 os Estados Unidos j eram a economia capitalista dominante, mas estava relativamente prxima dos principais concorrentes, a Inglaterra e a Alemanha. Depois disso, com a derrota da Alemanha, a destruio da Inglaterra na guerra e a reestruturao da economia mundial, a burguesia dos Estados Unidos assegurou uma hegemonia duradoura. Essa hegemonia assentava na capacidade tecnolgica, exportadora, nanceira e monetria. Manteve-se e reforou-se durante os chamados 30 anos gloriosos (do m da guerra a 1973-1974). Tal como diversos economistas - Ernest Mandel e outros - defendi que esse perodo corresponde a uma onda longa expansiva, interrompida pela grave recesso de 1973-1974. A partir de ento esgotaram-se os principais factores de acumulao de capital e de crescimento da rentabilidade e o mundo capitalista entrou numa onda longa depressiva, em que se sucedem crises mais profundas e a rentabilidade medocre. no contexto deste longo perodo de rentabilidade diminuda que se deve analisar a presente crise [este foi o tema de um livro que escrevi com Chris Freeman, publicado em portugus com o titulo Crises e Ciclos no Capitalismo Global, Edies Afrontamento, 2007].

19

As razes da sobrevivncia da hegemonia dos EUA, entretanto, devem ser cuidadosamente consideradas para se perceber a excepo histrica que representam.

4.1. AS RAZES E FRAGILIDADES DA HEGEMONIA ECONMICA DOS EUA


A primeira caracterstica desta economia que, nos Estados Unidos, no h poupana: de cada cem dlares do rendimento disponvel, 99,8 so utilizados em consumo e 20 cntimos so para poupana. A poupana nacional no nancia o investimento. A segunda caracterstica que, para manter o alto nvel de consumo de produtos que suporta a hegemonia social, preciso import-los e import-los baratos da China. Mas isso provoca um gigantesco dce comercial. Os EUA pagam com dlares os produtos que compram. A terceira caracterstica que aqui nos importa o dce oramental que Bush elevou at aos cus, em particular com as concesses scais aos mais ricos e com o desastre militar da guerra do Iraque. Por outras palavras, os Estados Unidos so o pas mais endividado do mundo e precisam de grandes entradas de capital dois mil milhes de dlares por dia para compensar os seus dces de balana comercial, de balana de capitais e de gastos oramentais. Ora, a nica forma de atrair esses capitais garantir-lhes um benefcio importante. E esse benefcio a especulao bolsista (o modelo Greenspan-Clinton de juros baixos visava proteger esse mercado bolsista). Como o diferencial de juros entre a Europa e os EUA de 4,25% para 2% [o BCE reduziu entretanto o juro de referncia na Europa para 3,75%, ainda muito superior ao dos EUA], os capitais iriam procurar os bancos europeus, a no ser que Wall Street oferecesse um diferencial de rentabilidade superior diferena de juros para os seus depsitos. Para que esta economia se sustente, a Bolsa americana tem que ser esfuziante, tem que atrair capitais para a Bolsa para compensar o dce comercial e pagar o dce oramental.O mercado de aces tem que ter taxas de rentabilidade elevadssimas, e

20

O ESPECTRO DE WALL STREET - O CRASH FINANCEIRO E A CRISE DE SOBREPRODUO

isso justica todos esses truques que estamos a descobrir: a nanciarizao global, com a titularizao de todo o tipo de crditos, que so vendidos em pacotes de empresa em empresa. H no portal Esquerda.net um vdeo divertidssimo e serissimo, sobre como se negoceiam estes fundos hipotecrios de alto risco. Revela de forma simples como se cria este efeito domin de rentabilidades elevadas at algum vericar que correspondem a crditos incobrveis e portanto sem valor nem garantias. H um outro aspecto deste processo que deve ser esclarecido. Muitos falam hoje da ganncia ouvimos at Scrates, que sempre me acusa de moralista, a clamar indignado contra esses gananciosos que faltaram aos seus deveres morais... para esconderem que o sistema especulativo que gera estas estratgias. Como os administradores dos fundos e dos bancos so pagos em percentagem dos resultados imediatos, so estimulados a criar balanos ctcios com valorizaes articiais de ttulos que no valem nada. Assim, ganham fortunas. Agora, vejam como funciona este sistema no dia-a-dia do banco: havia milhares de agentes que recebiam percentagem dos contratos de crdito que estabeleciam, e foi assim que cresceu o subprime. O que que lhes interessava se dentro de dez anos se vericasse que os crditos eram incobrveis? J tinham recebido a sua percentagem e provavelmente mudado de emprego, e por isso prometeram emprstimos a todos os que podiam convencer a fazer uma dvida para habitao. S no ms de Agosto, houve 300 mil famlias norte-americanas noticadas para abandonar as suas casas, que no conseguem pagar.

4.2. A DVIDA PBLICA DOS EUA E AS RAZES PARA A GUERRA INFINITA


Um outro aspecto importante a dimenso da dvida acumulada nos Estados Unidos, que agora de 48 milhes de milhes de dlares, se considerarmos a dvida pblica e privada. Ou seja, quatro vezes maior do que o produto mundial. Como disse atrs, as razes so vrias, desde os benefcios scais at guerra do Iraque. Neste contexto, o mercado dos ttulos da dvida pblica o maior mercado do

21

mundo. Para conseguir o nanciamento deste dce e para proteger o seu poder excepcional nesta situao de decadncia, os Estados Unidos precisam de manter a fora poltica e militar que lhes d superioridade. Essa alis uma das razes da guerra innita para a dominao dos recursos estratgicos. A interveno dos Estados Unidos no Iraque e a estratgia de, atravs de Israel, controlar uma parte do Mdio Oriente e ameaar toda a regio so garantias sobre um recurso estratgico do sculo XXI, o petrleo. Garantias de valor, de acumulao de valor, uma segurana. Isso revela as duas formas de poder americano: o dlar, que ainda a referncia internacional, e o Pentgono, com as armas e a dominao militar e tecnolgica que representa. Sem o dlar e o Pentgono, a decadncia da hegemonia imperial seria muito mais rpida, tanto mais que os EUA chegaram a uma situao de superioridade militar que no tem disputa, a que, com outras pessoas, chamei de supraimperialismo. Portanto, a chave desta vantagem o militarismo associado poltica imperial, no sentido exacto em que preciso tropas para proteger o dlar e o uxo de capitais. A guerra tem ainda um outro efeito, pois tambm permite dominar os aliados. O estmulo do governo Bush Gergia para ameaar a Rssia, a independncia do Kosovo ou a criao de um cinto de msseis na fronteira russa so instrumentos para dividir a Europa, subordinar a sua poltica a Washington, e para ter, face ao poder regional emergente da Rssia, maior capacidade de controlo.

4.3. OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES


Toda a economia portanto suportada pelo crdito. E assim se cria um mar de dvidas, como demonstra a imagem 16. Em 1920 as dvidas eram reduzidas, agora so enormes. E o crdito hipotecrio o mais importante: existe uma massa enorme de pessoas que deve imenso dinheiro nos Estados Unidos e que no o pode pagar. Estes pacotes de dvidas foram transaccionados entre empresas e os problemas surgem quando os pagamentos cessam e as hipotecas so cobradas.

22

O ESPECTRO DE WALL STREET - O CRASH FINANCEIRO E A CRISE DE SOBREPRODUO

IMAGEM 16 - UM MAR DE DIVIDAS NA HABITAO

Isto tanto mais grave quanto a evoluo da distribuio da riqueza se fez de forma cada vez mais distorcida. A imagem 17 compara o tempo que vai da segunda guerra a 1979, e o tempo presente. Descreve quanto ganhou, em cada perodo, cada sector da populao. No primeiro perodo, quase todos ganham e quase o mesmo, em proporo. Mas no perodo mais recente esta equao muda radicalmente, a partir de 1979, quando eleito Reagan. A partir da, desenvolve-se a liberalizao, os offshores, os mercados nanceiros, a nanciarizao e a globalizao da economia. A consequncia evidente: (imagem 18) a partir de 1979 at agora, os de baixo, os mais pobres, perdem, os mais ricos ganham muito mais. portanto este desequilbrio na estrutura social norte-americana que uma das consequncias directas desta poltica de liberalizao. Nos EUA, h 52 milhes de pobres e 47 milhes de pessoas sem seguro de sade.

IMAGEM 17 - EVOLUO DISTRIBUIO RENDIMENTO 1947 - 1979

IMAGEM 18 - EVOLUO DISTRIBUIO RENDIMENTO 1979 - 2005

23

4.4. O CAPITAL FICTCIO E O VALOR PRODUZIDO E DISTRIBUDO


Para concluir, depois desta descrio factual, quero introduzir os temas mais difceis, que interrogam as teorias crticas do capitalismo e, em particular, a anlise marxista. A primeira diz respeito ao mecanismo de distribuio do valor produzido e explicao desta onda longa depressiva. Na imagem 19 mostra-se como cresce o valor acrescentado, ou seja, o que toda a actividade econmica produz, de 1980 at agora. Cresce pouco. No entanto, os lucros crescem mais depressa: utuam, mas predominantemente sobem. O importante que, nos ltimos dez anos, cada vez maior a diferena entre os lucros e o valor acrescentado realmente produzido. O que que se passa aqui?

IMAGEM 19 - OS LUCROS SO MAIORES DO QUE O VALOR ACRESCENTADO?

A imagem 20 explica este paradoxo. Compara-se a Unio Europeia, os EUA e o Japo, usando a medida da taxa de lucro e da taxa de acumulao. Nos primeiros anos aqui descritos, a taxa de acumulao segue a taxa de lucro: o lucro usado para investir, para acumular, porque essa a lgica do capitalismo, investir sempre, investir mais, concorrer mais. A lgica imanente do capital investir mais, para concorrer, e para ganhar posies dominantes. Mas a partir de 1979, passa a haver uma divergncia: a taxa de acumulao vai baixando e a taxa de lucro vai recuperando. Porque que isto assim? Porque a nanciarizao tem um custo, em primeiro lugar. que, mesmo que a taxa de lucro seja elevada, vai sofrer uma puno e uma parte importante do lucro efectivo criado nas actividades econmicas vai pagar os custos da intermediao nanceira. A

24

O ESPECTRO DE WALL STREET - O CRASH FINANCEIRO E A CRISE DE SOBREPRODUO

acumulao reduz-se porque no h conana: desde a crise de 1973, temos grandes oscilaes da taxa de lucro e uma acumulao medocre.

IMAGEM 20 - LUCRO E ACUMULAO NA UE, EUA E JAPO

A sociedade capitalista actual apresentada como uma nova economia baseada nas tecnologias da informao e de comunicao, e verdade que so tecnologias completamente novas, no se comparam com as de h vinte anos. H quase trinta anos, comprei o meu primeiro computador, um Apple 2e, que tinha 126k de memria. Qualquer pen tem hoje em dia 4 gigas ou mais um facto que a tecnologia mudou muito, quer com a miniaturizao quer com novos procedimentos de armazenamento e tratamento de dados. Mas, na estrutura produtiva, o resultado ainda muito limitado e no permite um relanamento da acumulao, pela simples razo que exige uma modicao das relaes sociais. por isso que a liberalizao, o m dos contratos colectivos, o novo Cdigo do Trabalho, so to importantes para alterar as relaes sociais. Essa diculdade de reajustamento explica o ciclo depressivo de longo prazo. Essas diculdades tornam-se evidentes na imagem 21 que compara duas dcadas sucessivas para vrios pases, usando duas variveis, a taxa de investimento (em que se destacam a Islndia, Blgica, Espanha, Irlanda) e a evoluo da taxa de lucro. A economia portuguesa tem das mais pequenas taxas de investimento e uma variao pequena da taxa de lucro, embora com uma recuperao signicativa em relao aos outros pases. Mais uma vez, a explicao para a diferena entre acumulao e lucro a absoro de valor pelo sistema nanceiro.

25

IMAGEM 21 - LUCRO E INVESTIMENTO

Est na altura de perguntar: qual ento a realidade destes activos nanceiros? O que que eles signicam? H uma grande discusso entre muitos marxistas, e muitos economistas, sobre a natureza destes activos nanceiros. Quando escreveu O Capital, Marx dizia que eram sombras de investimentos, expresso curiosa num momento em que quase no havia activos nanceiros. claro que hoje j no so s sombras de investimentos, so tambm meios de reserva de valor e mesmo meios de pagamento que permitem garantir direitos de investimento. Cumprem um papel de garantia mesmo que ctcia na circulao e distribuio de valor. verdade que so activos ctcios, mas correspondem tambm a um poder real de movimentao de fundos, isto , de capacidade de adquirir propriedade. Vejam o que se passou com a AIG, que foi a maior seguradora mundial. A AIG valia 1,5 trilies, e de repente as aces desvalorizam 80%, portanto, o valor daquele capital reduziu-se a 1/5. Portanto, havia um valor que era um meio de pagamento potencial, algum podia agarrar em 100 milhes de dlares de aces da AIG e troc-los por 100 milhes de dlares em dinheiro, ou comprar aces sobre outra empresa: podia, assim, transformar o capital ctcio em capital real, em investimento. Mas, quando o valor nominal se desvaloriza, deixa de o poder fazer. Na economia actual, o capital inclui direitos de propriedade que representam valores produzidos e tambm garantias de valores, nomeadamente de mercadorias reais ou simblicas, incluindo formas comercializveis de conhecimento, como patentes, copyright ou outros direitos. Tudo o que consumimos, material e imaterial, mercadoria. Se h um activo nanceiro que tem direitos sobre essa produo, ento capital no sentido

26

O ESPECTRO DE WALL STREET - O CRASH FINANCEIRO E A CRISE DE SOBREPRODUO

clssico do termo. Por outro lado, uma grande parte destes activos nanceiros so fundos de penses. Por outras palavras, so partes acumuladas do salrio dos trabalhadores, so poupanas do valor que os trabalhadores produziram e que lhes foi pago como salrio. Essa parte de valor serve como garantia, como ncora, para a valorizao destes fundos: deste ponto de vista, no so capital ctcio, porque so direitos reais conseguidos com valores reais. Quando esses valores so usados para operar nos mercados nanceiros transformam-se em parte desse capital ctcio: um dos dramas do capitalismo moderno que o valor ctcio que os mercados nanceiros obtm atravs das poupanas dos trabalhadores pode ser usado para especulao que provoca despedimentos de outros trabalhadores. Uma das maiores transformaes estruturais da histria do capitalismo foi poder apropriar-se dessa parte dos salrios que constitui os fundos de penses dos trabalhadores. Em Portugal estamos no princpio do processo de desagregao do sistema pblico de penses. A poltica de Scrates no foi a privatizao da segurana social, mas a reduo da sua cobertura com a diminuio das penses futuras. um crime perfeito: quando descoberto j no se sabe quem disparou, porque passaram trinta anos. O responsvel desapareceu mas as penses baixaram, j no se pode pedir responsabilidades a ningum. Ora, com a reduo das penses est-se a pressionar para que haja um complemento privado. No caso do Chile, tem-se uma ideia do impacto destas polticas porque o nico pas do mundo que privatizou a segurana social. Quando os liberais americanos participaram no governo do Pinochet desde 1973, a primeira coisa que zeram foi impor a privatizao do sistema de penses - sem nenhuma diculdade porque era uma ditadura. Como j passaram 35 anos e quem tinha 30 anos nessa altura tem agora 65 anos, h uma gerao que est a sentir os resultados. O que as pessoas descobriram foi que a penso era metade daquilo que lhes tinha sido garantido, ou que teriam se estivessem num sistema pblico igual ao dos outros pases da Amrica Latina, j para no falar da Europa. Portanto, esta perda de valor das penses provoca uma de duas: ou temos revolta social, ou o Estado vai trazer para as suas contas tudo o que foi perdido nas sucessivas especulaes dos gestores dos fundos privados. o que o governo chileno est a fazer, compensando uma parte dessas penses, com um elevado custo de dce oramental. Os exemplos dos fundos privados norte-americanos so igualmente esclarecedores.

27

Na Enron, que faliu h poucos anos (o administrador foi condenado a 25 anos de priso), o fundo de penses tinha metade aplicada em aces da prpria empresa: foi tudo perdido. No banco Lehmann Brothers, que faliu agora, metade dos salrios era pago em aces prprias: tudo perdido. A luta por um sistema de segurana social pblico e garantido um dos grandes combates do Bloco de Esquerda, por esta razo.

4.5. AS NOVAS RELAES INTERNACIONAIS COM A DECADNCIA DA HEGEMONIA NORTE-AMERICANA


O que quer George Bush e o que querer o seu sucessor? Querer manter o dlar como referncia internacional, porque permite aos Estados Unidos fazer pagar pelo mundo inteiro a sua inao e os seus dces. Sempre que precisarem de pagar, imprimem dlares e, enquanto o dlar for a moeda de reserva internacional, os Estados Unidos no precisam de ter nenhuma reserva de valor. Este privilgio excepcional, porque se um pas tem um dce comercial como o dos Estados Unidos, tem que o pagar e se no o consegue pagar desvaloriza a sua moeda. Os Estados Unidos esto sempre protegidos por causa deste poder imenso. O dlar ainda uma raiz do poder americano. A segunda raiz o complexo militar-industrial, que gera uma superioridade tecnolgica acentuada. Os Estados Unidos ainda so dominantes na produo de bens de equipamento, mas a China que domina a produo de bens de consumo. Por isso, a Administrao norte-americana quer manter o controlo dos recursos essenciais. E quer negociar com a China. Essas negociaes podem ser mais agressivas ou mais diplomticas. Exemplo: parece que a nacionalizao de dois bancos hipotecrios nos Estados Unidos, do Freddie Mac e do Fannie Mae, h poucas semanas, decorreu da presso da China. Com os dlares que acumulam, os chineses compram sucessivamente empresas e aces americanas. Assim, a China tinha 396 mil milhes dos activos dos dois bancos (o Japo tem 228, a Rssia 75, a Coreia do Sul 63, Taiwan 55). A falncia signicaria a perda de todos estes valores. Ora, sendo os dois bancos entidades protegidas pelo Estado, a diplomacia foi clara e obrigou Bush a nacionaliz-los para proteger os interesses estrangeiros. Bush achou, pesando bem as coisas, que mais valia tirar dinheiro dos contribuintes americanos do que abrir esta guerra com a China. Isto alis revela um novo facto poltico que o peso crescente dos fundos soberanos. Fundos soberanos

28

O ESPECTRO DE WALL STREET - O CRASH FINANCEIRO E A CRISE DE SOBREPRODUO

j existem h muito tempo, com petrodlares dos pases rabes. Mas agora h outros fundos soberanos: da China, da Rssia, da Noruega, ou outro que tem importncia para ns, o fundo angolano da Sonangol. A Sonangol um fundo soberano, o dinheiro do Estado Angolano que usado atravs da petrolfera, para comprar empresas em Portugal (tem partes da EDP e da Amorim Energia, ou seja, da GALP). O Estado chins faz isso em grande dimenso: o caso talvez mais extraordinrio a compra por uma empresa chinesa do departamento de PCs da IBM e a sua transformao numa das maiores produes mundiais de computadores pessoais. Isso implica uma reorganizao do sistema de distribuio do capital e do valor escala mundial. E uma expresso da decadncia da hegemonia econmica norte-americana. Os dados so muito claros: em 1950, os EUA produziam 60% da produo industrial mundial; em 2000 j s produzem 25%. Uma parte desta produo feita no estrangeiro por empresas americanas, mas tambm a o seu poderio foi maior: em 1960, 47% do investimento directo no estrangeiro era de empresas norte-americanas; est hoje reduzido a 21%. Finalmente, importante termos uma viso ntida da natureza desta crise. Esta uma crise de sobreproduo, que agravada e multiplicada pelo colapso do sistema de nanciarizao, em que uma parte dos activos perde valor, o capital ctcio. O sistema capitalista respondeu a esta crise de sobreproduo com a liberalizao das economias, que torna possvel a nanciarizao, e com a globalizao, que cria um exrcito mundial de reserva de trabalho e reduz a composio orgnica do capital (isto , aumenta a taxa de lucro) com a incorporao da China no mercado mundial. Na China, os trabalhadores so duas vezes mais do que o total dos trabalhadores dos EUA, da Unio Europeia e do Japo juntos. Por isso, a sua incorporao na produo capitalista uma condio para a expanso do mercado a China, 1,3 bilies de pessoas, ser dentro de poucos anos o principal mercado mundial. S o crescimento da China em 2009 pode evitar a recesso mundial (em 2008 j foi responsvel por um tero do crescimento total da economia mundial). Qualquer que seja o efeito deste plano Bush-Paulson, as bolsas vo continuar a ter grandes oscilaes e vai continuar a haver um processo de desvalorizao do capital, com recurso a medidas extremas como nacionalizaes. Estamos por tudo isso beira

29

de uma recesso: no vejo como a Alemanha, Frana, Estados Unidos, escaparo recesso agora. Haver mais desemprego em 2009. Nos Estados Unidos, h mais 750 mil desempregados em 2008, e s em Setembro j so 160 mil. O FMI previu hoje que o crescimento em Portugal ser de 0.1% em 2009 e que voltaremos ao record de desemprego. Essa a medida das polticas erradas que temos sofrido.

UM DICIONRIO DO LIXO TXICO


Se encontrares algum destes produtos no teu banco, foge deles:
ABCP, asset backed commercial papers: certicados negociveis, emitidos por bancos, sem garantia real e por perodos inferiores a um ano. CDO, collateralized debt obligations: obrigaes emitidas sobre dvidas. LBO, leveraged debts buy-outs: nanciamento de aquisio de empresas por emisso de dvida. CDS, credit default swaps: garantias contra o no pagamento de dvidas. Cresceram muito depressa e ditaram a morte do banco Bear Stearns. ARS, auction rate securities: ttulos apoiados nos crditos a cidades, universidades e hospitais. Os bancos tiveram que pagar elevadas multas quando este mercado colapsou em Junho-Julho de 2008. CLO, commercial mortgage backed securities: ttulos de penhoras comerciais. RMBS, residential mortgage backed securities: ttulos de penhoras de habitao.

30

Potrebbero piacerti anche