Sei sulla pagina 1di 2

Funo emotiva ou expressiva

Esta funo ocorre quando se destaca o emissor. A mensagem centra-se nas opinies, sentimentos e emoes do emissor, sendo um texto completamente subjetivo e pessoal. A ideia de destaque do locutor d-se pelo emprego da 1 pessoa do singular, tanto das formas verbais, quanto dos pronomes. A presena de interjeies, pontuao com reticncias e pontos de exclamao tambm evidenciam a funo emotiva ou expressiva da linguagem. Os textos que expressam o estado de alma do locutor, ou seja, que exemplificam melhor essa funo, so os textos lricos, as autobiografias, as memrias, a poesia lrica e as cartas de amor. Essa a funo emotiva.
Emissor o que emite a mensagem. Receptor o que recebe a mensagem. Mensagem o conjunto de informaes transmitidas. Cdigo a combinao de signos utilizados na transmisso de uma mensagem. A comunicao s se concretizar, se o receptor souber decodificar a mensagem. Canal de Comunicao por onde a mensagem transmitida: TV, rdio, jornal, revista, cordas vocais, ar... os canais de comunicao so trs:

Visual = pela forma da imagem em que a pessoa processa e interpreta o mundo. Para uma pessoa ou pblico visual, as informaes obtidas do meio ambiente ou de sua mente esto voltadas para dados sobre tamanho, proporo, cor, beleza, altura, profundidade, largura, detalhes... Uma pessoa visual muito observadora no conjunto e nos detalhes. Auditivo = a forma sonora a mais predominante. O auditivo consegue perceber com maior nitidez e facilidade dados vinculados ao som: volume, tonalidade, vocabulrio, rudos, discursos, conversas, discusses. Uma pessoa auditiva presta muita ateno naquilo que est sendo dito. Cinestsico = a caracterstica das pessoas muito extrovertidas, que se movimentam muito, que gesticulam com facilidade e que utilizam o corpo (linguagem no verbal) para se expressar.

Contexto a situao a que a mensagem se refere, tambm chamado de referente. Rudo qualquer perturbao na comunicao.

Canal de comunicao: meio fsico ou virtual, que assegura a circulao da mensagem, por exemplo, ondas sonoras, no caso da voz. O canal deve garantir o contato entre emissor e receptor.

Cdigo: a maneira pela qual a mensagem se organiza. O cdigo formado por um conjunto de sinais, organizados de acordo com determinadas regras, em que cada um dos elementos tem significado em relao com os demais. Pode ser a lngua, oral ou escrita, gestos, cdigo Morse, sons, etc. O cdigo deve ser de conhecimento de ambos os envolvidos: emissor e destinatrio Canal de comunicao: meio fsico ou virtual, que assegura a circulao da mensagem, por exemplo, ondas sonoras, no caso da voz. O canal deve garantir o contato entre emissor e receptor. Mensagem: o objeto da comunicao, constituda pelo contedo das informaes transmitidas.

AMIGO APRENDIZ

Fernando Pessoa(emissor ou destinador)

Quero ser o teu amigo. Nem demais e nem de menos. Nem to longe e nem to perto. Na medida mais precisa que eu puder. Mas amar-te sem medida e ficar na tua vida, Da maneira mais discreta que eu souber. Sem tirar-te a liberdade, sem jamais te sufocar. Sem forar tua vontade. Sem falar, quando for hora de calar. E sem calar, quando for hora de falar. Nem ausente, nem presente por demais. Simplesmente, calmamente, ser-te paz. bonito ser amigo, mas confesso: to difcil aprender! E por isso eu te suplico pacincia. Vou encher este teu rosto de lembranas, D-me tempo de acertar nossas distncias
podemos perceber que uma pessoa (oemissor) escreveu alguma coisa a outra ou outras (o destinatrio), dando uma informao (a mensagem). Para isso precisou de papel ou da tela do computador, transformou o que tinha a dizer em um cdigo, (a lngua - no texto, a lngua portuguesa) Alm disso, o emissor, precisou selecionar um conjunto de vocbulos (ou de sinais) no cdigo que escolheu.

Potrebbero piacerti anche