Sei sulla pagina 1di 8

Introduo

Embora a frica seja a regio menos urbanizada do mundo, com apenas 40% da populao morando em cidades e vilas, esta taxa deve crescer para mais de 50% em torno de 2030. Com a taxa de urbanizao crescente de 4% quase o dobro das mesmas na Amrica Latina e na sia, torna-se urgente a necessidade de se enfrentar os desaos da urbanizao e promover o desenvolvimento urbano sustentvel. Governos locais so frequentemente fracos e mal equipados de recursos ecmicos e capital humano adequados face aos problemas criados pela rpida urbanizao. Funcionrios municipais necessitam accessar a instrumentos e informaes que possam contribuir para aumentar suas capacidades de satisfazer as necessidades de uma crescente populao urbana, assim como dar conta das novas responsabilidades repassadas para a esfera municipal pelos governos nacionais. As oportunidades econmicas so consideradas a pedra angular da urbanizao. Migrantes chegam nas cidades buscando melhorar o padro de vida, mas em geral se confrontam com a dura realidade do ambiente urbano e a falta de oportunidades econmicas productivas. Encarar o potencial econmico das cidades africanas uma tarefa avassaladora. As autoridades municipais necessitam desatar e desenvolver os ns urbanos existentes de infraestrutura e dos transportes, assim como assistir com treinamento a fora de trabalho j existente. As melhorias na qualidade de vida e no bem estar humano em quarteires urbanas e nos assentamentos rurais no podem ser efectivas enquanto os pobres tiverem pouco accesso infra-estrutura e a sistemas de servios urbanos. Especialistas urbanos concordam que os servios para a populao mais pobre podem ter convel xito apenas quando incluam toda a populao e quando seus planicadores e administradores tenham uma viso inclusiva do desenvolvimento.

Economia Urbana em Moambique


Em frica e, precisamente em Moambique discutvel seno impossvel falar de desenvolvimento econmico sem associ-lo aos sectores econmicos estritamente ligados, ou seja dois sectores dinamizadores da economia africana nomeadamente: formal e informal. Ora, falar de desenvolvimento da economia nos induz a concluir que seria tambm quase que intil falar do mesmo enquanto no lanarmos uma vista de olho e sem marginalizar o que designadamente chamamos economia urbana. Na maioria dos pases em desenvolvimento a populao economicamente activa, est experimentado uma rpida expanso como resultado do rpido crescimento da populao, esta expanso muitas vezes supera a capacidade de absoro laboral do sistema econmico. Tal desequilbrio tem sido particularmente srio nas reas urbanas, onde o crescimento natural da populao tem sido acelerado, pelas migraes de origem rural. Este problema tem como consequncias o desemprego e, em geral est na origem de situaes de emergncia e crescimento do chamado sector informal. No obstante de notar outro factor importante sobre a distribuio da populao economicamente activa, por posio no processo de trabalho, o facto de mais de metade do total dessa populao trabalhar por conta prpria. Afigura-se importante fazer uma abordagem profunda sobre a importncia do sector formal na economia urbana moambicana. Porm, est provado que nas cidades dos pases em desenvolvimento, com manifestas dificuldades do Estado e do sector formal darem respostas s necessidades bsicas da populao, o sector informal vem suprindo essas manifestas faltas. Temos como exemplos, as reas da produo (agricultura urbana e formas industriais simples), da distribuio (comrcio e servios), da construo (habitao), dos servios sociais (educao e sade) e, sobretudo, do emprego gerador de oportunidades salariais. Estima-se que esse sector emprega uma percentagem elevada da populao activa, permitindo a sua sobrevivncia. Ele constitui, deste modo, um fenmeno estruturante e inegvel a sua importncia estratgica. Questo importante que se tem levantado a da tipologia das actividades (comrcio, artesanato, construo, transportes, prestao de servios, intermediao financeira). Consoante a forma de localizao e meios de aco dos seus agentes: produtores e vendedores de rua; produtores e vendedores em oficinas, em lojas, em mercados fixos ou mveis, em ptios colectivos, etc., as relaes de mercado interno e externo. O problema agrava-se devido grande mobilidade de produtores e vendedores, quer no terreno quer no tipo de actividade.

Um trabalho recente sobre o sector informal urbano em Luanda e em Maputo (LOPES, 2003), mostra bem a complexidade das situaes. A proposta deste autor, de uma economia oficial (pblica e privada) e de uma economia no oficial, incluindo-se nesta a informal, a no declarada, a ilegal e a no mercantil. Assim reacende-se uma antiga discusso sobre como definir, exactamente, o que o informal, que tem servido de cobertura a uma grande heterogeneidade de actividades, com segmentos muito diversificados (HUGON, 1999). Os produtores e vendedores de rua, porque totalizam percentagens elevadas e continuam em expanso, porque testemunham a forte atomizao do sector informal, tm merecido ateno especial. Por isso mesmo selecciono os trabalhadores de rua para acrescentar algumas notas. H os sedentrios, os semi-sedentrios e os ambulantes, os que expem os seus artigos em bacias, em cestos ou sobre esteiras, sobre banquetas, mesas ou padiolas, os que possuem veculos (carretas, bicicletas, txopelas, etc.) ou pequenas barracas. Existem especializaes entre os vendedores ambulantes, a que os autores de lngua inglesa, referindo-se a alguns casos especficos, tm dado certa importncia, como, por exemplo, os hawkers e os peddlers (GEERTZ, 1963). De uma maneira muito geral, os primeiros caracterizavam-se pela venda de objectos manufacturados como jias, tapetes, etc., e os segundos pela de quinquilharias ou bugigangas, agulhas, linhas, rendas, sabonetes, etc. A perspectiva tradicional defende que o sector informal constitudo por uma grande percentagem de empresrios de subsistncia e uma percentagem bastante pequena de empresas viradas para o crescimento. Como resultado, tem sido prestada pouca ateno potencialidade dos sectores rural e informal enquanto motores do crescimento. primeira vista, os sectores rural e informal parecem, de facto, ter pouco a oferecer ao desenvolvimento e ao crescimento. Contudo, de realar o seu papel fulcral no desenvolvimento da economia urbana, pois, embora a maioria dos empresrios trabalhem a nveis muito reduzidos de capital e de produtividade estes sectores contribuem na gerao de emprego e alvio fome. De acordo com alguns entrevistados por sinal funcionrios, o CMCM, v o actual estgio do sector informal como um brao capaz de minimizar o sofrimento da populao moambicana a aliviar o sofrimento do exrcito de desempregados. Isto explica a razo pela qual o CMCM, ficou bastante sensvel quanto o comrcio informal, entretanto colocando condies acessveis aos informais, como por exemplo varrer os ptios, passeios e mercados. Esta atitude para mim uma forma implcita de reconhecer o contributo deste sector de economia no somente na reduo dos ndices de pobreza absoluta, mas tambm na dinamizao da economia urbana nacional.
3

Algumas das caractersticas do sector informal que me chamam ateno e me atraem muito a perenidade e a vitalidade, as capacidades inventivas e produtivas dos seus agentes. A constatao desse sector no ser um entrave para a expanso da economia urbana, e, muito pelo contrrio, contribuir para ela, ganham relevo a necessidade de elaborao de mtodos da anlise rigorosa da realidade e de procura de solues de integrao. Pois, desde h muito se concluiu que as anlises scio-econmicas do emprego subestimam o sector informal, uma vez que aqueles que a trabalham no correspondem ao critrio usual de pessoa empregada. Ora, ademais, so considerados, na maior parte dos casos, como desempregados, sem profisso ou inactivos. Testemunha isso a forma como so tidas (ou no so consideradas) as actividades do sector informal. Dado o acentuado crescimento populacional, o papel do sector pblico enquanto entidade empregadora tem estado a diminuir. Entretanto, sendo o sector privado formal demasiado pequeno para absorver a mo-de-obra crescente, os governantes, devero certamente encontrar solues no empreendedorismo juvenil para o desenvolvimento da economia urbana. Alternativamente, os jovens que no podem dar-se ao luxo de estar no desemprego nem de procurar emprego indefinidamente ficam confinados ao sector informal e a empregos de baixa qualidade. Das entrevistas tidas com alguns operadores informais cidade de Maputo, constatou-se que o custo de vida, a falta de emprego no moderno sector formal so questes que os levam a praticar actividades informais. Afirmam tambm que a prtica das actividades informais lhes garante uma renda por mais que no sejam estveis, eles conseguem suprir com parte das suas necessidades quotidianas. Estudos ainda revelam a importncia primria do emprego e do rendimento para fazer face a um ambiente urbano onde o dinheiro faz parte da maioria das relaes. So escassas as oportunidades de emprego formal e a maior parte das pessoas est dependente de uma frgil economia informal com baixos retornos. A mobilidade social a um nvel mais elevado tambm coibida pelo elevado custo da terra, da habitao, dos servios pblicos e dos transportes. Apesar dos relativamente mais elevados nveis de educao, comparados com Moambique rural, a economia urbana torna difcil para os pobres converter tais nveis de educao em emprego e mais rendimento e consumo. Pois embora, seja um sector instvel como se referiu no pargrafo anterior, atentamente pode se depreender que o sector informal tem caractersticas que lhes so prprias e que tornam-no atrativo e no menos importante para a economia urbana e at rural. O sector informal caracteriza-se por ser dinmico, o que faz com que os seus operadores sejam tambm
4

dinmicos e economicamente agressivos na busca de rendimentos alternativos s suas famlias. Este se manifesta em quase todos os sectores de economia, seja a agricultura, transformao, comrcio, construo, servios e outros. Dada a sua importncia e dinamismo, importante citar algumas das caractersticas com ele relacionadas. (CHICHAVA, 1998, p. 18):

Existe em quase todo o Pas, mas com maior intensidade nos centros urbanos; formado por pequenas unidades econmicas e familiares; No beneficia tanto como no sector formal de crdito bancrio oficial, mas dependem maioritariamente de poupanas pessoais, de amigos, familiares, normalmente atravs de colectas monetrias (Xitique, que aprincipal fonte de financiamento do sector informal);

um mercado competitivo, mas irregular, e sem exclusividade no exerccio de actividades; Emprega mo-de-obra jovem, e com predominncia do sexo feminino, em certas actividades como a venda de produtos hortculas, vegetais e outros produtos agrcolas, confeco de comida, comes e bebes, cabeleireiro, atc;

Comercializa uma vasta gama de produtos e presta servios diversos que no envolvem grande tecnologia ou equipamento: reparao de viaturas, canalizao, electricidade, carpintaria, serralharia, construo e reparao de imveis, vendas ambulantes, transforte de passageiros e carga, engraxadores, polidores de carros, curandeirismo, guardas, prostiuio, etc;

Dadas as caractersticas no pargrafos anterior, constata-se que o facto do sector informal mobilizar crianas, jovens, adultos e velhos, as actividades por eles desempenhadas tornam-se dinmicas e com implicaes sociais notrias. Estas implicaes sociais, podem se manifestar de forma positiva, e negativa na economia do pas. A contribuio dada pelo autor CHICHAVA (1998), no que concerne a caracterizao das actividades informais em Moambique na sua obra Sector Informal e as Economias Locais, torna-se num instrumento relevante para as autoridades. Ou seja, autoridades que tratam de questes relacionadas com as actividades praticadas pelos agentes informais, poderem tomar decises de acordo com as especificidades que este tem. Apesar das vantagens e do contributo trazido pelo sector informal, a sua contnua proliferao traz consigo problemas que preocupam de maneiras o Governo, a sociedade em geral, e o funcionamento da economia como um todo:
5

Apesar deste cenrio o Governo, j nota uma preocupao sobre as actividades do sector informal. Para alm da falta de registo administrativo, o que no permite a arrecadao de receitas pelo Estado, preocupao do Governo o facto dos agentes informais operarem em locais no apropriados. A precaridade em termos de infra-estruturas como o caso do desenvolvimento de actividades informais em locais sem sanitrios ou ausncia de uma organizao adequada para o desenvolvimento de actividades uma preocupao bastante. (MUENDANE, A. 2000, p. 18).

preciso no perder de vista que embora tenhamos que ter em rigor de solues tcnicas, scio-econmicas e ambientais viveis, no nos podemos deixar apaixonar pela tcnica em si mesma ou pelo resultado material do esforo. preciso ver que atrs disso h um problema maior, um problema de distribuio, um problema de equidade, um problema de resgate da misria, um problema de solidariedade, fraternidade. E isso que torna o desenvolvimento um processo integral. Francisco (2003:173-174) afirma que Moambique acumula actualmente trs activos pblicos preciosos: um crescimento econmico positivo, elevado, elevado optimismo do mercado e paz e estabilidade poltica. Mas Moambique possui tambm trs passivos extremamente pesados: mais de metade da populao vivendo em condies de pobreza absoluta, em endividamento externo asfixiante e um dos ndices de desenvolvimento mais baixos do mundo. perante este quadro devem ser equacionados os esforos com vista a relanar a economia urbana e rural para que a economia nacional possa desenvolver-se de forma mais rpida porque fragilizar dois grandes obstculos a saber: o desemprego e as desigualdades sociais e territoriais. A mensagem que se procura transmitir que as prximas duas dcadas devero ser orientadas para a reestruturao da economia urbana e rural com base em padres que valorizem e potenciem as lgicas e dinmicas daqueles produtores.

Concluso
A economia urbana em Moamique, tem se mostrado crescente, na medida em que em tudo que canto encontramos pessoas que praticam o comrcio quer formal assim como informal. No obstante, estes operadores tanto formais como informais aproveitam qualquer aglomerados populacionais para exercerem sua actividade comercial contribuindo desta feita para o desenvolvimento da economia nacional.
6

O sector informal em Moambique mostra hoje que acaba estando directa ou indirectamente associado aos principais objectivos do desenvolvimento (aumento da produo, criao de emprego e combate pobreza). Tendo como origem a actividade econmica no licenciada, ele constitui a base de subsistncia de milhares de cidados sem emprego no sector formal ou, estando empregados, os nveis salariais no permitem obter condies de subsistncia condignas. Em jeito de concluso a economia urbana em Moambique fortemente influenciada pelo sector informal e este tem contribudo positivamente para o crescimento econmico, pois este contribui para o alvio da pobreza absoluta, visto que este cria oportunidades de emprego, rendimentos, amplia as possibilidades de escolha dos consumidores e fomenta o empreendedorismo e a concorrncia no mercado.

Referncias Bibliogrficas
LOPES, C. (2003) O Sector Informal Urbano em Luanda e Maputo: Contrastes e Semelhanas. In I. CASTROHENRIQUES, coord., Novas Relaes com frica: que Perspectivas? Actas do III Congresso de Estudos Africanos no Mundo Ibrico, 2001. Vulgata, Lisboa. HUGON, PH. (1999) A Economia de frica. Vulgata, Lisboa.
7

GEERTZ, C. (1963) Peddlers and Princes: Social Change and Economic Modernization in Two Indonesian Towns. The University of Chicago Press, Chicago. CHICHAVA, J. (1998), O Sector Informal e as Economias Locais, Ministrio de Administrao Estatal, Maputo. FRANCISCO, Antnio (2003), Reestruturao Econmica e Desenvolvimento de Moambique, In: Conflito e Transformao Social; Uma Paisagem das Justias em Moambique: Edies Afrontamento, p. 173-174. BIBLIOTECA on-line. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia urbana Acesso em: 07 jun. 2012.

Potrebbero piacerti anche